Вы находитесь на странице: 1из 3

TRABALHO DE METODOLOGIA

Aluno: Rodrigo Thadeu de Almeida Reis Curso: Sistemas p/ internet Turma:401/A

1. Elabore um conceito de pesquisa cientcia e de mtodo cientfico.

a. Conceito de pesquisa cientfica Pesquisa cientifica a busca da verdade atravs da utilizao de mtodos adequados para que seus resultados sejam aceitos e comprovados pela comunidade cientifica acrescentando algo ao conhecimento j produzido. Exemplo bem simples e resumido de uma pesquisa cientfica clssica Imaginemos que toda vez que chove, cai gua dentro da nossa sala de reunies. Este realmente um problema. Por que um problema? Porque indica que h uma imperfeio tcnica na construo do edifcio, visto que no deve chover dentro da sala, e isto pode se agravar mais ainda. Alm do mais, quando cai gua, molha a mesa que, alm de ser local ao redor do qual nos sentamos para discutir nossos assuntos, onde ficam temporariamente depositados documentos relativos ao nosso grupo. Estes trs pontos, entre outros que podem ser elencados, justificam a realizao de uma pesquisa sobre o tema, sendo este, portanto, atual, til e necessrio no se pode continuar com chuva caindo dentro da sala. Qual o objetivo da pesquisa, ento? Pesquisar por que est chovendo dentro da sala, ou, o que est fazendo com que chova dentro da sala. Com este objetivo bem claro, vou construir o caminho por onde vou percorrer para descobrir o que est provocando esta situao. Aps uma leitura inicial (exploratria) sobre os fatores que podem provocar esta situao, eu proponho algumas hipteses do porqu est chovendo dentro: os dados apresentados em outros estudos sugerem que pode ser porque h uma telha quebrada, uma rachadura no teto, infiltrao porque as calhas esto entupidas e toda vez que chove forma uma lagoa em cima do teto etc. possvel partir de uma hiptese geral principal (se eu souber o que est provocando o problema, eu posso resolv-lo) e ento propor hipteses secundrias (a telha, a rachadura, a infiltrao).

Dependendo da(s) hiptese(s) que eu me propor a seguir, ser estabelecida uma seqncia de passos para atingir o objetivo, e a isto se chama metodologia. Ento, se a hiptese for a da telha quebrada, vou traar passo a passo o que ser feito, incluindo revises tericas sobre o assunto. Isto vale para cada hiptese que for investigada. importante que o foco seja mantido e seja coerente do comeo ao fim. Fazer uma discusso generalizada, contextualizando o tema e o problema, fundamental. Entretanto, os aprofundamentos tericos e metodolgicos devem ser feitos apenas no que est diretamente ligado ao problema. Por exemplo, discutir o tipo de revestimento nas paredes da sala, ou o tipo de iluminao, tem relao com a sala, mas no com o problema da sala que est sendo investigado, portanto no cabem ser aprofundados. Entretanto, se a gua estiver entrando pela fiao da luz, a discusso sobre a iluminao pode ser pertinente. Da mesma forma, discutir o tipo de material do qual feita a mesa pode ser importante se, por exemplo, ajudar a justificar o problema: se um material no resistente gua, em pouco tempo ser estragado, e isto um bom motivo para se fazer este estudo. O resultado da pesquisa deve retornar ao objetivo e ao problema, confirmando ou no a(s) hiptese(s). Assim, no final da pesquisa, se bem estudada, planejada e executada, eu deverei saber o que est provocando a chuva dentro da sala. Ateno, pois isto no regra geral: s vezes, por mais bem feitas que tenham sido, as hipteses no so comprovadas. Se eu seguir a hiptese da telha quebrada unicamente e isto no for comprovado, o que fazer? Pacincia!! Caber minha discusso explicar porque eu segui somente esta hiptese e obtive este resultado. A concluso faz um fecho geral da pesquisa, normalmente de forma sucinta. A partir dos resultados, por exemplo, possvel se estabelecer perspectivas futuras: se for comprovado que a telha estava quebrada, pode-se sugerir que a partir de agora no se utilize mais este tipo de telhas.

b. Conceito de mtodo cientfico Mtodo cientfico o conjunto de processos que o esprito humano deve empregar na investigao e demonstrao da verdade,caminho a ser trilhado pelo pesquisador na busca do conhecimento, um conjunto de regras que os cientistas deveriam seguir para descobrir e testar leis e teorias, serve tambm como uma espcie de roteiro de pesquisa, isto , uma orientao para guiar os procedimentos de observao, de medio, de discrio, de justificao, etc., que podero leva-los s leis causais.

Exemplo de Mtodo cientfico

Parte desse mtodo o "bvio", o que usamos em nossa vida para resolver pequenos problemas dirios, o raciocnio com base em nossas experincias anteriores. Um exemplo? O disjuntor de nossa casa est desarmando. Precisamos descobrir por qu. Em nossa investigao, pensamos: uma janela aberta influi no desarme de um disjuntor? Nossa experincia anterior indica que isso bem improvvel. Ser que seria necessrio trocar todos os fios eltricos de nossa casa? A j esto embutidas hipteses conhecimentos prvios nossos: o vento que entra pela janela no faz o disjuntor desarmar; o disjuntor desarma porque est passando muita corrente nos fios. Ou seja,eletricidade tem a ver com corrente, que tem a ver com fios.Mas s malucos trocariam todos os fios imediatamente. Separamos o problema em seus pedaos menores desligamos todos os aparelhos eltricos, todas as lmpadas, todas as tomadas e vamos religando um a um e descobrimos que no h nada de errado com a parte eltrica da sala e da cozinha. Primeiro fato: o problema est no quarto. Investigamos o que realmente importa nesse problema menor. Aos poucos, chegamos concluso que a tomada do abajur est em curto. Desligamos a tomada da parede, e religamos o disjuntor; ele no desarma. Instalamos o abajur na sala, e o disjuntor volta a desarmar. Trocamos a tomada do abajur, e observamos que com essa troca o abajur pode ser colocado em qualquer lugar e ligado sem que o disjuntor desarme. O defeito estava na tomada do abajur. O que fizemos exatamente? Tnhamos uma observao o desarme do disjuntor.Tnhamos algumas hipteses sabemos que dentro dos fios passa corrente eltrica e que o disjuntor desarma sempre que esta corrente fica muito grande. Nossa experincia em resumo, nosso conhecimento prvio, mesmo que de forma no organizada, no "aprendida na escola", garante que vento no faz o disjuntor desarmar. De forma organizada e metdica,passamos a investigar o que poderia estar causando esse excesso de corrente. Aps termos chegado concluso de que o motivo do excesso de corrente era uma lmpada em curto, fizemos a comprovao: tiramos o abajur do quarto e o colocamos em outro ponto, esperando obter um curto no outro local. Foi exatamente o que conseguimos.De forma simplificada e esquemtica, se o problema fosse novo, o que fizemos poderia ser chamado aplicao do mtodo cientfico. Queremos entender, conhecer algum aspecto da natureza. Fazemos observaes, tentamos isolar quais so os aspectos relevantes do Fenmeno.

Вам также может понравиться