Вы находитесь на странице: 1из 2

Aditivos So substncias ou misturas de substncias dotadas ou no de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alteraes,

manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado fsico desde que no prejudique seu valor nutritivo no seu processamento. ( Decreto Lei N. 55871-03/1965 / Brasil CNNPA). Importncia do Emprego dos Aditivos nos Alimentos Na proteo da matria prima. Na produo, segurana e melhoria do produto. No interesse do consumidor. No interesse do produtor. Requisitos para o Emprego de Aditivos nos Alimentos Ser estritamente necessrio tecnologia de fabricao. Ser empregado em quantidades absolutamente precisa para a obteno do resultado desejado. Estar registrado no rgo competente. No retardar a ao de enzimas digestivas. No ocasionar antagonismos orgnicos. Tornar o alimento mais atrativo. Manter o alimento seguro at o momento do consumo, conferindo-lhe maior tempo de vida. Ser facilmente identificvel pelo controle analtico. Atender aos hbitos alimentares da regio. Classificao dos Aditivos Quanto as Origens Naturais Semi-sintticos Sintticos Quanto aos Tipos Intencionais Incidentais: So substncias residuais ou migradas presentes nos alimentos em decorrncia dos tratamentos dos alimentos tanto "in natura" quanto do contato com os artigos e utenslios empregados nas suas diversas fases de processamento: manipulao, embalagem, estocagem, transporte e venda. Ex: - Agrotxicos com DDT; Pentana; Aldrin ... - Hidrxido de Clcio (cal) na refinao de acar - Material de embalagem Quanto as Funes (os cdigos em frente s funes representam a classificao em enlatados e refrigerantes em geral) Acidulantes: cdigo H => comunicam ou intensificam o gosto ou sabor cido aos produtos acidificar o meio (coalhada) - atuar como conservante. Antioxidante: cdigo A => Substncias que retardam o aparecimento de alteraes oxidativa nos alimentos impedindo que leos e gorduras principalmente ricos em cidos graxos insaturados se combinem com o oxignio do ar tornando-se ranosos.

Aromatizantes e Flavorizantes: cdigo F => Substncias ou misturas de substncias possuidoras de propriedades odorferas ou spidas capazes de conferir ou intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos. Estes classificam-se em: aroma natural; aroma natural reforado, aroma reconstitudo, aroma imitao e aroma artificial. Conservadores: cdigo P => Substncias que impossibilitam ou retardam a deteriorao microorgnica ou enzimtica nos alimentos, ou seja, evitam processo de fermentao, acidificao e evidncia de putrefao. Exemplos: cido benzico (P. I), cido brico (P. II), dixido de enxofre e derivados (P.V), nitratos (P. VII), nitritos (P.VIII). Corantes: cdigo C => substncias que conferem ou intensificam a cor dos alimentos. Classificam-se em: corantes orgnicos natural (C. I), corantes orgnico sinttico artificial (C. II) e idntico ao natural (C. III). Edulcorantes: cdigo D => substncias orgnicas artificiais no glicdicas capazes de conferir sabor doce aos alimentos utilizados em produtos dietticos. Ex: Sacarina (D. I) 0,05% = 300 vezes o efeito da sacarose, Ciclamato = 30 vezes o efeito da sacarose, Aspartame e outros. Estabilizantes: cdigo ET => substncias que favorecem e mantm as caractersticas fsicas das emulses e suspenses. Promovem uma integrao homognea de ingredientes como leo e gua, aumentam a viscosidade dos ingredientes e evitam a formao de cristais (leite achocolatado, sorvetes, refrigerantes, sucos de frutas e outros.). Espessantes: cdigo EP => substncias capazes de aumentar a viscosidade de solues, emulses e suspenses, melhorando a textura e a consistncia (dar corpo) dos produtos como: sorvete, pudins, sopas, coberturas ,etc. => Propriedades funcionais: adesividade, agente de ligao, agente incorporador, moldagem, formador de gel, agente encapsulador, inibidor de cristalizao e outros. => Agrupam-se em: Polissacardeos e Sais de fosfatos. Umectantes: cdigo U => substncias capazes de evitar a perda de gua ou umidade nos alimentos, pois possuem propriedades higroscpicas. Antiumectantes: cdigo AU => substncias capazes de reduzir as capacidades higroscpicas dos alimentos. Impedem que as partculas se agrupem quando em contato com a gua. Espumferos: substncias que influem na tenso superficial dos alimentos interferindo na produo de espumas com propsito de gerar espuma estvel. Antiespumferos: substncias que modificam a tenso superficial dos alimentos. Evitam a formao de espuma em alimento durante seu processamento. Ex: leos especiais e compostos sintticos (silicone).

Вам также может понравиться