Вы находитесь на странице: 1из 4

Centro Universitrio Jorge Amado

Curso: Engenharia de Petrleo e Gs B Aluno: Ilton Reis Fahning Junior Coeficientes Convectivos, Local e Mdia Transferncia de Calor

A taxa total de transferncia de calor pode ser obtida por: q=

As

q dAs

Substituindo q = h ( Ts T ) q = ( Ts T )

na equao acima, resulta:

As

hdAs

Definindo um Coeficiente Convectivo Mdio q = h As ( Ts T )

Igualando as duas equaes acima se tem a relao entre o coeficiente convectivo mdio e local: h= 1 As

As

h dAs

Para placa plana, h varia apenas com a distncia x da aresta frontal, logo: h= 1 hdx L o

O Problema da Conveco O fluxo local e a taxa de transferncia total de calor e massa so de capital importncia em problemas de conveco; -As equaes para determinao do fluxo e da taxa dependem dos coeficientes convectivos local h e mdio h -A transferncia por conveco influenciada pelas camadas-limite; -Os coeficientes convectivos dependem de vrias propriedades dos fluidos como, densidade, viscosidade, condutividade trmica e calor especfico; -Os coeficientes convectivos so funes, tambm, da geometria da superfcie e das condies do escoamento; -A DETERMINAO CONVECO DESTES COEFICIENTES O PROBLEMA DA

Coeficiente de Transferncia Trmica


O coeficiente de transferncia trmica ou coeficiente de transferncia de calor, em termodinmica e em engenharia mecnica e qumica, usado no clculo da transferncia de calor, tipicamente por conveco ou mudana de fase entre um fluido e um slido:

Onde: Q = entrada de calor ou perda de calor, J h = coeficiente de transferncia trmica, W/(m2K) A = rea de superfcie de transferncia trmica, m2

T = diferena na temperatura entre a rea da superfcie do slido e a do fluido circundante, K t = perodo de tempo, s Da equao acima, o coeficiente de transferncia de calor o coeficiente de proporcionalidade entre o fluxo de calor, Q/(At), e a fora condutora termodinmica para o fluxo de calor (i.e., a diferena de temperatura, T). O coeficiente de transferncia de calor tem unidades SI em watts por metro quadradokelvin: W/(m2K). O coeficiente de transferncia de calor o inverso do isolamento trmico. Existem numerosos mtodos para o clculo do coeficiente de transferncia de calor em diferentes modos de transferncia de calor, diferentes fluidos, regimes de fluxo, e sob diferentes condies termohidrulicas. Freqentemente pode ser estimado pela diviso da condutividade trmica do fluido em conveco por uma escala de comprimento. O coeficiente de transferncia trmica frequentemente calculado do nmero de Nusselt.

Numero de Nusselt
O Nmero de Nusselt uma grandeza bastante utilizada para a determinao do coeficiente de transferncia de calor por conveco, baseada na anlise dimensional, na qual utilizada para determinar parmetros atravs de relaes de similaridade. O nmero de Nusselt tambm funo de outro nmero adimensional, o nmero de Reynolds, assim como o nmero de Prandtl. Sendo assim, comum expressar o Nmero de Nusselt como: Nu=f(Re,Pr) Este nmero se chama assim em honra a Wilhelm Nusselt, engenheiro alemo que nasceu em 25 de novembro de 1882 em Nuremberg. Define-se como:

Ambas as transferncias so consideradas na direo perpendicular ao fluxo. Na equao anterior se define: L como um comprimento caracterstico. Para formas complexas se define como o volume do corpo dividido pela sua rea superficial. Kf como a condutividade trmica do fluido. h como o coeficiente de transferncia trmica.

Fisicamente, o nmero de Nusselt representa a razo entre a transferencia de calor de um fluido por conveco (ou seja, a atransfrencia do fluido em movimento) e a conduo (que pode ser considerada um caso extremo de conveco, ou seja, a conveco de um fluido em repouso). Considerando uma camada de fluido de espessura L e com uma diferena de temperatura T entre suas superfcies: qconv/qcond=hT/L=Nu Pode-se perceber que quando o nmero de Nusselt resultar em 1, no haver conveco, apenas conduo, como se o fluido estivesse completamente em repouso. Podemos perceber claramente que quando maior for o nmero de Nusselt mais a transferncia de calor entre as duas superfcies se da por conveco do que por conduo do fluido. Por esse motivo que utilizamos a conveco forada diariamente. Trocamos mais calor com o ambiente sobre a influncia de um ventilador, pois esse influencia diretamente as condies de escoamento do fluido (aumenta Reynolds).

Вам также может понравиться