Вы находитесь на странице: 1из 38

Educao Corporativa

Movimentos Bancrios

Matriz - Av. Braz Leme, 1.717 - 02511-000 - So Paulo - SP - Brasil. Tel.: 55 (11) 3981 - 7001 www.microsiga.com.br
Todos os direitos reservados. Planejamento e controle oramentrio

Sumrio

VISO GERAL DO CURSO METODOLOGIA DO CURSO Configurao Cadastros Moedas Projeo das Taxas das Moedas Bancos Movimentos Bancrios Transferncias Bancrias Estornos de Transferncias Bancrias Classificao Border de Cheques Recebidos Reconciliao bancria Controle do Caixinha Manuteno Movimentos Prestao de Contas Reposio Fechamento Reclculos do Caixinha

3 4 4 6 6 8 9 12 18 21 22 25 26 29 29 31 34 36 36 37

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Sumrio

VISO GERAL DO CURSO

Este curso foi elaborado para capacitar os usurios do Advanced Protheus a utilizarem os recursos do Mdulo Financeiro, relacionados aos Movimentos Bancrios e Controle do Caixinha, abordando os conceitos por ele utilizados e orientando-os na operao de cada uma de suas opes para que seja possvel a aplicao s movimentaes de sua empresa. Objetivos do Curso Ao trmino deste curso, o aluno dever estar habilitado a: Identificar os Parmetros e Tabelas do mdulo; Dar Manuteno nos cadastros de: Moedas; Bancos. Tratar as Movimentaes Bancrias: Pagar; Receber; Transferncias e Estornos; Classificao; Border de Cheques. Tratar as Movimentaes do Caixinha: Manuteno; Movimentos; Reclculos. Realizar Consultas: Posio de Clientes; Posio de Fornecedores. Emitir Relatrios.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

METODOLOGIA DO CURSO
O curso de Movimentos Bancrios e Controle do Caixinha ministrado com um Kit de Auto-Treinamento composto por: Apostila: Aborda as movimentaes do Mdulo, conduzindo os alunos na sua utilizao, atravs de uma srie de exerccios para prtica e reviso da matria. Os exerccios devem ser executados, junto ao sistema, exatamente da forma como esto apresentados, para que o grau de aprendizado proposto seja obtido. A cada captulo, o aluno posicionado sobre o contedo fornecido e os assuntos complementares que sero expostos. Manual Eletrnico: Para verificar o Manual Eletrnico do Usurio do Mdulo Financeiro, posicione no Menu Principal do Mdulo e pressione a tecla <F1>. Materiais de Apoio: Pasta e Caneta. O aluno deve acompanhar o curso nas instalaes da MICROSIGA ou de suas franquias, com o direcionamento de um instrutor que conduzir as sesses de treinamento de modo que os objetivos propostos sejam atingidos.

Configurao
O Mdulo Financeiro, possui uma srie de Parmetros que determinam a forma de processamento de cada empresa, como por exemplo, o parmetro (MV_MOEDAn), que indica quais moedas sero utilizadas para valorizao das movimentaes. A MICROSIGA envia os Parmetros com contedos padres, que podem ser alterados de acordo com a sua necessidade. Os Parmetros so customizados no Mdulo Configurador.

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Nome MV_1DUP

Descrio Define a inicializao da primeira parcela do ttulo gerado. Exemplo: A -> Para seqncia alfa. 1 -> Para seqncia numrica. A

Contedo

MV_3DUPREF

Campo ou dado a ser gravado no prefixo do ttulo "COM" quando for gerado automaticamente pela rotina Atualizao de Comisso - (E2_PREFIXO). Descrio modalidade de tratamento da dispensa 2 de reteno para PIS/Cofins/CSLL . 1 = Avaliao por nota/ttulo. 2 = Avaliao por somatrio das notas/ttulos por cliente/l oja/ms/ano.

MV_AB10925

MV_AC10925

Indica se o usurio tem permisso para alterar a 1 modalidade de reteno na janela Clculo de Reteno.1 = permite alterao (padro); 2 = no permite alterao. A lquota de IRRF para ttulos com reteno na 3 fonte. Os percentuais so utilizados de acordo com tabela legal. lquota do ISS em casos de prestao de servios, utilizando percentuais definidos pelo municpio. Verifica se o ttulo liberado para pagamento pode, ou no, ser alterado. (S=pode alterar; N=no pode alterar). Permite a baixa de ttulo a receber com data de F crdito menor que a data de emisso. Indica quais operaes de aplicao utilizam o "CDI" clculo de rendimento por percentual sobre uma determinada moeda de periodicidade diria. Indica quais operaes de aplicao utilizam o clculo de rendimento na forma de juro composto e variao cambial. "CDB/RDB" 5

MV_ALIQIRF

MV_ALIQISS

MV_ALTLIPG

MV_ANTCRED

MV_APLCAL1

MV_APLCAL2

MV_APLCAL3

Indica quais operaes de aplicao utilizam o "CP" clculo de rendimento na forma de juros simples e variao cambial. Indica quais operaes de aplicao utilizam o "FAF" clculo de rendimento na forma de cotas/ttulos. Indica o nmero de dias que deve ser considerado 0 para o clculo da variao cambial.
Movimentos Bancrios

MV_APLCAL4

MV_APLVCAB

Todos os direitos reservados.

Cadastros
Os Cadastros apresentam as informaes bsicas para iniciar as movimentaes do Mdulo Financeiro. A sua correta informao fundamental, para execuo das suas movimentaes.

Durante o cadastramento deve-se observar os Campos Destacados Estes campos possuem Preenchimento Obrigatrio . , no sendo possvel finalizar uma incluso sem a sua informao; Caso haja alguma dvida sobre um campo, pressione a tecla <F1> sobre o mesmo. Ser apresentada uma tela com a Descrio do Campo; Alguns campos esto associados a Tabelas ou Cadastros eles apresentam a opo sua esquerda quando selecionados. , Para selecionar uma das suas opes, clique sobre esta opo ou pressione a tecla <F3>.

Dica

Moedas
O Advanced Protheus, possui 5 moedas j definidas para valorizao dos seus movimentos, mantendo com isso o seu Histrico para pesquisa e/ou consulta posterior, porm o usurio pode alter-las e at mesmo incluir novas (at 99 moedas). A Moeda 1 a moeda nacional, sendo utilizada como referncia, para a converso dos valores nas demais moedas. Caso a empresa necessite de outras moedas, devem ser criados, no Mdulo Configurador, os parmetros (MV_MOEDAn e MV_SIMBn), que indicam respectivamente o nome da moeda e o seu smbolo. Devem tambm ser criados os respectivos campos no Arquivo de Moedas (SM2). As Taxas das Moedas so atualizadas no primeiro acesso do dia ao sistema. Caso se queira alterar ou incluir novas taxas, deve ser utilizada a opo (Moedas) do menu (Atualizaes). Este cadastro armazena as Taxas das Moedas informadas diariamente. As Taxas das Moedas, tambm, podem ser projetadas para um perodo, com base na Regresso Linear (Tendncias) ou considerando a Inflao Prevista. Com este recurso as Taxas so atualizadas automaticamente, o que elimina a necessidade de inform-las a cada dia. Assim, quando o sistema for carregado a Taxa j estar preenchida, cabendo ao usurio alter-la, se necessrio.

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Como a informao das taxas de responsabilidade da rea Financeira, vale ressaltar que Taxas das Moedas devem ser informadas todos os dias, inclusive Sbados e Domingos, neste caso, com o objetivo da valorizao dos Custos de Estoque.

Exerccios
Como cadastrar Taxas das Moedas: 1. Acesse o Mdulo Financeiro; 2. Carregue a empresa deste curso para execuo dos exerccios; Observao: Ao iniciar o trabalho no Mdulo Financeiro, ser apresentada uma tela destacando as moedas utilizadas no sistema. 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: Taxa Moeda 2: Taxa Moeda 3: Taxa Moeda 4: Taxa Moeda 5: 3,10 (Dlar) 1,0641 (Ufir) 3,00 (Euro) 3,10 (Iene)

4. Confira os dados e confirme o cadastro de Taxas das Moedas .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

Projeo das Taxas das Moedas


Esta opo possibilita efetuar a projeo das taxas das moedas por um determinado perodo. A projeo pode ser realizada de duas formas: Regresso linear: com base no comportamento dos valores num dado intervalo (nmero de dias anteriores), realizada a projeo. Para processar a regresso linear, imprescindvel a existncia de, no mnimo, dois valores anteriores. Inflao: projeta a inflao do ms informado com base na taxa de inflao prevista para o perodo.

Exerccios
Como projetar Taxas das Moedas 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Cadastros > Moedas 2. Clique na opo Projetar; 3. Informe 40 dias para Projeo das Taxas das Moedas;

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

4. Clique na opo Inflao Projetada para cada moeda; 5. Informe 3% de Inflao Prevista para as Moedas DlarEuro e Iene nos meses apresentados; , 6. Confira os dados e confirme a Projeo das Taxas das Moedas .

Anotaes

Bancos
O cadastro de Bancos relaciona os agentes cobradores, onde os ttulos sero pagos e/ou recebidos e tambm os caixas da empresa. Atravs deste cadastro, possvel controlar o Fluxo de Caixa, e tambm as suas disponibilidades.

Principais Campos Cdigo: nesse campo, deve ser informado o cdigo do banco que pode ser alfanumrico, ou seja, comporta tanto letras quanto nmeros. Caso a empresa no utilize comunicao bancria (CNAB), esse pode ser um cdigo qualquer, seguindo um critrio prprio predefinido.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

Nro Agncia: agncia do banco na qual est cadastrada a conta corrente da empresa no banco acima informado. Sugere-se no utilizar caracteres especiais no preenchimento desses dados caso a empresa utilize comunicao bancria. Nro Conta: cdigo da conta corrente da empresa no banco e agncia acima preenchidos. Sugerese no utilizar caracteres especiais no preenchimento desses dados caso a empresa utilize comunicao bancria. Dias de Reteno: informe o nmero de dias que o banco retm os valores nele depositados para compensao. Essa informao importante para que a empresa possa calcular o dia da disponibilidade do recebimento para o fluxo de caixa, ou seja, a data em que o crdito dos valores recebidos estar disponvel. Saldo Atual: identifica o saldo atual da conta corrente. Este campo no poder ser alterado, uma vez que atualizado automaticamente, conforme as transaes so executadas. Para informar os saldos j existentes nas contas correntes, o usurio deve utilizar a rotina de Movimentaes Bancrias do ambiente FINANCEIRO e informar um valor a receber (se o saldo estiver positivo) ou a pagar (se o saldo estiver negativo). Taxa de Cobrana Simplificada: neste campo, deve ser informado o valor que a empresa paga ao banco pela cobrana de cada ttulo. Taxa Descont.: informe o percentual pago ao banco pela operao de desconto de ttulos. Conta Contab.: informe o cdigo da conta contbil em que devem ser lanadas as movimentaes dos agentes cobradores na integrao contbil. Este campo deve ser utilizado caso a empresa esteja utilizando o ambiente CONTBIL de forma integrada. Fluxo de Caixa: define se o saldo da conta corrente ser considerado como disponvel para fins de fluxo de caixa. Limite de Crdito: limite de crdito bancrio. Fornecedor/Loja: selecione os cdigos de fornecedor e loja, quando houver a necessidade de controle de negociao do processo CDCI - Crdito Direto ao Consumidor por Intervenincia. Cliente/Loja: selecione os cdigos de cliente e loja, quando houver a necessidade de controle de negociao do processo CDCI - Crdito Direto ao Consumidor por Intervenincia. Bloqueio: define se esta conta corrente est bloqueada ou no para movimentao bancria. Este campo utilizado quando a conta bancria foi encerrada ou no mais utilizada pela empresa, j que no existe a possibilidade de excluso devido a integridade dos dados com os movimentos bancrios.

10

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Exerccios
Como cadastrar Bancos: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Cadastros > Bancos 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Cdigo: N Agncia: N Conta: Nome Banco: Nome Red. Bco.: Endereo: Bairro: Municpio: CEP: Estado: Telefone: Conta Contb.: Lim. Crdito: 341 00001 00001 Banco Itau S/A Itau Av. Paulista, 1189 Cerqueira Csar So Paulo 01310-010 SP (F3 Disponvel) (11) 3187-9887 1110203 (F3 Disponvel) 20.000,00

3. Confira os dados e confirme o cadastro de Bancos; 4. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Cadastros > Bancos 5. Confira os dados e confirme a emisso do relatrio de Cadastro de Bancos .

Os Saldos Bancrios so atualizados automaticamente, de acordo com as movimentaes realizadas atravs da Baixa de Ttulos a Receber e Ttulos a Pagar mais as Movimentaes Bancrias manuais realizadas diariamente; Na Implantao a iniciao do Saldo Bancrio deve ser realizado atravs de um Movimento Bancrio a Receber se a , conta estiver positiva, ou a Pagar se negativa; , Consulte o captulo Movimentao Bancria para obter mais detalhes. ,

Fique atento

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

11

Movimentos Bancrios
A movimentao de Movimentos Bancrios, consiste no controle financeiro de uma empresa sem que haja a necessidade de um ttulo. Nesta opo podem ser realizados: Pagamentos ou Recebimentos diversos. Exemplo: Despesas Bancrias, Despesas com Txis, Entradas de Trocos no Caixinha, Iniciao dos Saldos Bancrios, etc; Transferncias de Valores Entre Contas; Classificao Contbil dos Movimentos, quando no se quiser realizar a Contabilizao Automtica. Saiba que os Movimentos Bancrios, tambm so atualizados quando executadas as movimentaes de Baixas de Ttulos a Receber e a Pagar, Gerao de Cheques, Aplicaes e Resgates, Emprstimos e Pagamentos e Movimentaes no Caixinha da empresa.

12

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Exerccios
Como cadastrar Saldos Bancrios: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Pressione a tecla <F12> e preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Contabilizao On-Line = No . 3. Confira os dados e confirme os Parmetros; 4. Clique na opo Receber e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Histrico: Data de hoje M1 (F3 Disponvel) 12.000,00 1012 (F3 Disponvel) 341/00001/00001 (F3 Disponvel) Saldo Inicial conta Banco Ita

5. Confira os dados e confirme o cadastro de Saldo Inicial para o Banco 341 , .

Fique atento

Para iniciar os Saldos Bancrios deve-se realizar uma Movimentao Bancria a Pagar se Negativo ou a Receber se , , , , Positivo .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

13

Exerccios
Como realizar Movimentos Bancrios a Pagar com Cheques: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Pagar e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Nm. Cheque: Beneficirio: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje C1 (F3 Disponvel) 3800,00 2020 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) 001010 Ind. Comrcio Niagara Ltda. Devoluo cliente NF 120001 Partida Dobrada (X) 41101 (F3 Disponvel) 1110201

3. Confira os dados e confirme a Movimentao Bancria a Pagar com Cheques .

Anotaes

Exerccios
Como registrar Tarifas Bancrias: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio

14

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

2. Clique na opo Pagar e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje M1 (F3 Disponvel) 540,00 202 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) Pag. Tarifas Bancrias Mensais Partida Dobrada (X) 31902 (F3 Disponvel) 1110201 (F3 Disponvel

3. Confira os dados e confirme a Movimentao Bancria a Pagar de Tarifas Bancrias .

Anotaes

Exerccios
Como realizar Lanamentos de CPMFs: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Pagar e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Documento: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje M1 (F3 Disponvel) 180,00 202 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) CPMF<Data de hoje> Dbito referente a CPMF Partida Dobrada (X) 31902001 (F3 Disponvel) 1110201 (F3 Disponvel)

3. Confira os dados e confirme a Movimentao Bancria de Lanamento de CPMFs .

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

15

Exerccios
Como realizar Movimentos Bancrios a Receber com Cheques: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Receber e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Nm. Cheque: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje C1 (F3 Disponvel) 7.500,00 101 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) 000750 Recebimento de Dividendos Partida Dobrada (X) 1110201 (F3 Disponvel) 1120404

3. Confira os dados, confirme a Movimentao Bancria a Receber com Cheques e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Nm. Cheque: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje C2 (F3 Disponvel) 6.780,00 101 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) 000678 Receb. Vendas de Sucatas Partida Dobrada (X) 1110201 (F3 Disponvel) 11307 (F3 Disponvel)

4. Confira os dados e confirme a Movimentao Bancria a Receber com Cheques .

Anotaes

16

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Exerccios
Como realizar Movimentos Bancrios a Receber em Dinheiro: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Receber e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje M1 (F3 Disponvel) 1500,00 101 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) Depsito em dinheiro Partida Dobrada (X) 1110201 (F3 Disponvel) 12101 (F3 Disponvel)

3. Confira os dados, confirme a Movimentao Bancria a Receber em Dinheiro .

Anotaes

Exerccios
Como Excluir Movimentos Bancrios a Receber e a Pagar: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Posicione o cursor sobre o movimento que deseja Excluir para isto voc poder utilizar a opo , Pesquisa; 3. Clique na opo Localizar e informe como chave de pesquisa a Data de Movimentao , informando a Data de Hoje . 4. Verifique os movimentos realizados nesta data e posicione sobre o Dposito Bancrio realizado , no exerccio anterior. 5. Clique na opo Excluir; 6. Confira os dados e confirme a Excluso de Movimento Bancrio a Pagar .
Todos os direitos reservados. Movimentos Bancrios

17

Exerccios
Como cadastrar Depsitos Bancrios: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Receber e informe os dados a seguir: Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Histrico: Tipo Lan.: Cta. Dbito: Cta. Crdito: Data de hoje M1 (F3 Disponvel) 1750,00 101 (F3 Disponvel) 001/00001/00001 (F3 Disponvel) Depsito em dinheiro Partida Dobrada (X) 1110201 (F3 Disponvel) 12101 (F3 Disponvel)

3. Confira os dados, confirme o Depsito Bancrio .

Transferncias Bancrias
Esta opo permite a realizao de Trasferncias entre Contas Bancrias, inclusive transferncias de valores para o Caixa da empresa.

18

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Exerccios
Como realizar Transferncias Bancrias em Dinheiro: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Transf.; Observao: O sistema apresentar uma tela, para informao dos dados da Transferncia Bancria . 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: Origem CX1/000/000 (F3 Disponvel) 101 (F3 Disponvel) Destino 341/00001/00001 (F3 Disponvel) 100 (F3 Disponvel) Identificao R$ - Dinheiro (F3 Disponvel) TB341 2.000,00 Transferncia em Dinheiro

Banco/Agncia/Conta: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Natureza: Tipo Movimentao: N Documento: Valor: Histrico:

4. Confira os dados e confirme a Transferncia Bancria em Dinheiro .

Confira os lanamentos gerados por esta Transferncia Bancria realizada:


Fique atento

Banco Origem Caixa foi gerado um Movimento de Sada a Pagar; , Banco Destino Ita foi gerado um Movimento de Entrada a Receber , .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

19

Exerccios
Como realizar Transferncias Bancrias com Cheques: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Transf.; Observao: O sistema apresentar uma tela, para informao dos dados da Transferncia Bancria . 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: Origem Banco/Agncia/Conta: Natureza: Destino Banco/Agncia/Conta: Natureza: Identificao Tipo Movimentao: N Documento: Valor: Histrico: CH - CHEQUE (F3 Disponvel) 479100 300,00 Transf. Bancria entre Contas 001/00001/00001 (F3 Disponvel) 101 (F3 Disponvel) 479/00001/00001 (F3 Disponvel) 100 (F3 Disponvel)

4. Confira os dados e confirme a Transferncia com Cheques .

Anotaes

Exerccios
Como realizar Transferncias Bancrias - TB: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio

20

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

2. Clique na opo Transf.; Observao: O sistema apresentar uma tela, para informao dos dados da Transferncia Bancria . 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: Origem Banco/Agncia/Conta: Natureza: Destino Banco/Agncia/Conta: Natureza: Identificao Tipo Movimentao: N Documento: Valor: Histrico: TB -Transf. Banc. (F3 Disponvel) 479200 400,00 Transf. Bancria entre Contas 001/00001/00001 (F3 Disponvel) 101 (F3 Disponvel) 479/00001/00001 (F3 Disponvel) 100 (F3 Disponvel)

4. Confira os dados e confirme a Transferncia Bancria .

Estornos de Transferncias Bancrias


As Transferncias Bancrias, realizadas podem ser Estornadas, com lanamentos de dbito e crdito nas contas envolvidas.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

21

Exerccios
Como realizar Estornos de Transferncias Bancrias: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Est.trnsf.; Observao: O sistema apresentar uma tela com as infomao da Transferncia Bancria a ser Estornada . 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: N de Documento?: Data Movimentao?: Banco/Agncia/Conta?: TB341 Data de hoje CX1/000/000 (F3 Disponvel)

4. Confira os dados e confirme o Estorno de Transferncia Bancria .

Anotaes

Classificao
Caso tenha se optado pela no Contabilizao Automtica dos Movimentos Bancrios, atravs da tecla <F12>, deve-se utilizar a opo Classificar, para que os Lanamentos Contbeis sejam executados. A Classificao pode ser realizada com base os Lanamentos Padronizados envolvidos ou nas contas dbito e crdito informadas nos Movimentos a Pagar ou a Receber. Consulte o Manual Eletrnico do Usurio, para verificar todos os lanamentos relacionados s Movimentaes Bancrias.

22

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Exerccios
Como realizar Classificao dos Movimentos Bancrios realizados: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Classif.; Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 3. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , A Partir da Data?: At a Data?: 01/01/XX Data de hoje

4. Confira os dados e confirme os Parmetros; Observao: O sistema apresentar os Lanamentos Contbeis da Classificao . 5. Confira os dados e confirme a Classificao dos Movimentos Bancrios e os Lanamentos Contbeis .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

23

Exerccios
Como emitir as Movimentaes Bancrias realizados: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 2. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , A Partir da Data?: At a Data?: Do Banco ?: At o Banco?: Da Natureza?: At a Natureza?: Da Data Digitao?: At Data Digitao?: Qual Moeda?: Imp. Histrico?: Imprime?: Considera Filial?: 01/01/XX Data de hoje <branco> (F3 Disponvel) ZZZ (F3 Disponvel) <branco> (F3 Disponvel) ZZZZZZZZ (F3 Disponvel) 01/01/XX Data de hoje Moeda 1 Da Movimentao Analtico No

3. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso do relatrio de Movimentaes Bancrias; 4. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Movimento Bancrio > Extrato Bancrio Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 5. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Do Banco?: Da Agncia?: Da Conta?: Da Data?: At a Data?: Qual Moeda?: Conciliao?: 001 (F3 Disponvel) 00001 00001 01/01/XX Data de hoje Moeda 1 Todos

6. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso do Extrato Bancrio; 7. Selecione as seguintes opes Relatrios > Movimento Bancrio > Mov. Financ Dirio

24

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 8. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Referente a Data?: Qual Moeda?: Considera Lim. Crd.? Outras Moedas? Data de hoje Moeda 1 Sim Converter

9. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso das Movimentaes Financeiras Dirias .

Anotaes

Border de Cheques Recebidos


O Mdulo Financeiro permite a criao de Borders de Cheques Recebidos, atravs da movimentao de de Movimentos Bancrios, com numerrio Cn, para que se realize o Depsito Bancrio. Para verificao do Border gerado um relatrio em disco. Para a gerao, devem ser informados: os Nmeros do Border, Banco, Agncia, Conta, o Intervalo de Datas e o Valor Limite. Os Cheques so sugeridos, considerando: o Banco, Agncia, a Data e o Valor Limite.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

25

Exerccios
Como gerar Borders de Cheques Recebidos: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Contas a Receber > Border Cheques 2. Clique na opo Border e informe os dados a seguir: Border N: Vencimento De: Vencimento At: Limite?: Banco/Agncia/Conta: 3. Confira os dados e confirme; Observao: O sistema relacionar os Cheques Recebidos nos Movimentos Bancrios . 4. Marque Todos os Cheques para o Envio; 5. Confira os dados e confirme o gerao e a emisso do Border; Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 6. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso do Border dos Cheques Recebidos . 000001 01/01/XX 31/12/XX No especifique um valor limite 001/00001/00001 (F3 Disponvel)

Anotaes

Reconciliao bancria
Esta rotina permite confrontar o extrato bancrio com o extrato do Sistema, sendo fundamental para que o usurio concilie suas contas junto ao banco. A conferncia deve ser baseada no Relatrio de Extrato Bancrio emitido pelo Sistema.

26

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

No ambiente FINANCEIRO, temos duas formas de conciliao dos dados bancrios: Reconciliao bancria manual. Reconciliao bancria automtica.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

27

Exerccios
Como realizar Reconciliao Bancria Manual: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Reconc. Bancria 2. Clique na opo Reconciliao; O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 3. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Visibilidade: Todos . 4. Confira os dados, confirme e preencha os Dados Adicionais informando os dados a seguir: , Banco?: Agncia?: Conta?: De?: At?: 001 (F3 Disponvel) 45568 77889/5 <Incio do Curso> <Data de Hoje>

Observao: O sistema apresentar uma tela com os movimentos de cheques do banco selecionado, de acordo com o parmetro de visibilidade . 5. Clique no cone Edita Registro No campo Data para Conciliao informe a <Data do Curso> e , , selecione a opo Para todos os registros; 6. Em seguida, marque todos os movimentos para que estes sejam Reconciliados; , 7. Confira os dados e confirme a conciliao bancria; 8. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Movimento Bancrio > Extrato Bancrio Observao: Ser apresentado a tela de configurao do relatrio. Direcione a impresso em Disco e em seguida, clique em Parmetros . 9. Informe os dados segundo descrito a seguir: Do Banco/Agncia/Conta?: Da Data/At a Data?: Qual a Moeda?: Conciliao?: 001/45568/77889-5 (F3 Disponvel) <Incio do Curso>/<At Hoje> Moeda 1 Conciliados

28

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

10. Confira os dados e confirme a emisso do Extrato Bancrio; Observao: Observe nas linhas de totais, as colunas No Conciliados e Conciliados . Na emisso do Extrato Bancrio, configurando os Parmetros do Relatrio podemos observar o , parmetroConciliao = Todos, Conciliados ou No Conciliadosselecionando a opoConciliado , , possvel emitir um relatrio conciliado com os Movimentos Bancrios .

Anotaes

Controle do Caixinha
O Mdulo Financeiro, permite que haja um Controle dos Caixas da empresa, ou seja, dos valores disponveis sob a responsabilidade de uma pessoa, destinado Despesas Imediatas e Pequenas, com o objetivo de transformar a operao, tornando-a mais simples e menos burocrtica.

Manuteno
A opo Manuteno, possui trs funes: a Criao dos Caixas, a Reposio Manual de Valores e o Fechamento Dirio dos Caixas.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

29

Exerccios
Como realizar Movimentaes no Caixinha: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Manuteno 2. Pressione a tecla <F12> , para configurar os Parmetros; 3. Informe a pergunta Contabiliza On-Line como No; , 4. Confira os dados e confirme os Parmetros; 5. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Cdigo: Nome: Valor: Tipo. Repos.: Valor Rep.: Banco: Agncia: Conta: Situao: Natureza: Conta Contbil: 6. Confira os dados e confirme; Observao: O sistema apresentar uma tela com a pergunta relacionada ao Caixinha Aberto: Deseja realizar a Reposio agora?. 7. Confira os dados e confirme a Movimentao do Caixinha . 001 <Digite seu nome> 1.000,00 0=Por valor limite 500,00 CX1 (F3 Disponvel) 0001 0000001 Aberto 102 (F3 Disponvel) 11101

Na Movimentao do Caixinha podemos repor imediatamente o valor desejado, atravs da confirmao da pergunta , Deseja realizar a Reposio agora ? caso contrrio devemos utilizar a opo Reposio; , A Reposio consiste em realizar Transferncia de valores do Banco /Agncia/ Conta para o Caixa da empresa; ,
Fique atento

Neste exerccio foi transferido do Banco 341/00001/001 o valor de R$ 1.000,00 para repor o valor desejado no Caixa , , da empresa; A Reposio tambm pode ser realizada manualmete quando existir uma Diferena entre o Saldo e o Valor Limite , do Caixa .

Anotaes

30

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Movimentos
A opo Movimentos, possui duas funes: registrar todas as Retiradas dos Caixas e realizar a Prestao de Contas de Adiantamentos. Esta movimentao trabalhar com dois conceitos: Despesas e Adiantamentos. As Despesas, sero tratadas como pagamentos de gastos j realizados e que possuem os documentos referidos. Quando lanada, o sistema permite que a Reposio Automtica seja realizada. Caso o usurio opte pela Reposio, o valor ser transferido do Banco/Agncia/Conta, para repor o valor gasto e a despesa ser baixada (Vermelho). Caso contrrio, a Despesa ficar em aberto (Verde) e o valor no ser reposto. Esta Despesa somente ser baixada quando o Fechamento do Caixa for realizado. J os Adiantamentos, so valores destinados gastos que ainda sero realizados e que, quando ocorridos, devero ter seus documentos e valores reais informados para que possa ser realizada a prestao de contas. Quando lanado, seu registro fica em aberto (Amarelo) e no executada a Reposio Automtica do Caixa.

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

31

Principais campos: Tipo de Movimento: neste campo, deve ser selecionado o tipo do movimento que ser realizado. O Sistema trata apenas despesa e adiantamento. Os demais tipos apresentados na seleo do campo so utilizados para tratamento interno do Sistema. As despesas so tratadas como pagamentos de gastos j realizados que possuem os documentos referidos. Quando lanada, o Sistema permite que a reposio automtica seja realizada. Os adiantamentos so valores destinados a gastos que ainda sero realizados e que, quando ocorridos, devero ter seus documentos e valores reais informados para que possa ser realizada a prestao de contas.

Exerccios
Como realizar o registro de Despesas com Txi: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Movimentos 2. Pressione a tecla <F12> , para configurao de Parmetros; 3. Preencha a pergunta Contabiliza On-Line com No; , 4. Confira os dados e confirme o Parmetros; 5. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Nmero Int.: Caixinha: Tipo Movto.: Histrico: N Docto.: Valor: Beneficiado: Data Digit.: Data Emis.: <Conforme Sugerido> 001 (F3 Disponvel) 00=Despesa Despesas com Txi 000001 50,00 Jos da Silva Data de hoje Dia anterior

6. Confira os dados e confirme a Despesa . 7. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Manuteno 8. Clique na opo Visualizar para verificar o Saldo Atual do Caixinha , .

32

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Observao: Observe que ao registrar uma Despesa o sistema realiza a Baixa no Caixinha caso o , , mesmo, tenha Saldo Disponvel; Se a Despesa for maior que o saldo disponvel no Caixinha dever ser realizada a Reposio .

Anotaes

Exerccios
Como registrar Adiantamentos de Viagens: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Movimentos 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Nmero Int.: Caixinha: Tipo Movto.: Histrico: N Docto.: Valor: Beneficiado: Data Digit.: Data Emis.: <Conforme o Sugerido> 001 (F3 Disponvel) 01=Adiantamento Adiantamento de Viagem 000002 400,00 Gustavo Data de hoje Data de hoje

3. Confira os dados e confirme o cadastro de Adiantamentos de Viagens . Observao: Todo Adiantamento deve ser submetido Prestao de Contas para que seja , Baixado e o seu valor reposto.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

33

Prestao de Contas
Todo Adiantamento deve ser submetido Prestao de Contas, para que seja Baixado e o seu valor reposto. Nesta opo devem ser relacionados todos os documentos envolvidos no adiantamento posicionado e os valores reais gastos. Caso o valor gasto seja menor que o adiantamento realizado, o sistema permitir que o saldo remanescente seja devolvido ao Caixinha. Se o usurio optar por realiz-lo, o Adiantamento ser Baixado (Vermelho). Caso contrrio, ser lanado um registro de Pendncia (Azul), associado ao Adiantamento.

Exerccios
Como realizar Prestaes de Contas: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Movimentos 2. Posicione o cursor sobre o movimento de Adiantamento de Viagem;

34

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

3. Clique na opo Prest. Contas e informe os dados a seguir: Histrico: N Doc.: Valor: Data Emis.: 4. Confira os dados e confirme; Observao: O sistema apresentar uma tela informando o Adiantamento com Saldos Remanescentes junto com a seguinte pergunta: , Deseja transferir o Saldo Remanescente para o Caixinha ? 5. Confira os dados, confirme a Pergunta e a Transferncia . Observao: Verifique que a movimentao de Adiantamento de Viagens foi encerrada, alterando , o seu Status para a cor Vermelha , . Despesas Areas 100202 350,00 Data de hoje

Anotaes

Exerccios
Como emitir o relatrio de Movimentos do Caixinha: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Movimentos Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 2. Preencha os Parmetros informando dados a seguir: , De Caixinha?: At o Caixinha?: De Digitao?: At Digitao?: Mostra Adiant. Baix.?: Mostrar?: <branco> (F3 Disponvel) ZZZ (F3 Disponvel) 01/01/XX 31/12/XX Sim Todos

3. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso do relatrio de Movimentos do Caixinha .


Todos os direitos reservados. Movimentos Bancrios

35

Reposio
A opo Reposio, consiste em realizar a transferncia do Banco/Agncia/Conta Fornecedor para o Caixa posicionado, com base no tipo de reposio definido: Por Percentual ou Por Valor. Esta operao no pode ser realizada se o Banco/Agncia/Conta, no possuir Saldo suficiente

Exerccios
Como realizar a Reposio Manual do Caixinha: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Manuteno 2. Posicione com o cursor sobre o Cdigo 001; 3. Confira os dados, clique na opo Reposio e confirme a Reposio Manual do Caixinha . Observao: Verifique que o campo Saldo foi atualizado aps a Reposio .

Anotaes

Fechamento
A opo Fechamento, consiste em Transferir o Valor remanescente no Caixa, para o Banco/ Agncia/ Conta Fornecedor. Com o Caixa Fechado no possvel processar nenhuma incluso de movimento. O Caixa somente ser Fechado (Vermelho), se no existirem Prestaes de Contas pendentes.

Exerccios
Como realizar o Fechamento do Caixinha: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Manuteno

36

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

2. Posicione o cursor sobre o Cdigo 001; 3. Clique na opo Fechamento e confirme o Fechamento do Caixinha . Observao: Verifique que o Saldo que estava disponvel no Caixinha foi transferido para o Banco CX1/000/000 no podendo ser realizada novas movimentaes. , Para a Abertura do Caixa no dia seguinte, selecione as seguintes opes Atualizaes + Caixinha , + Manuteno e clique na opo Alterar , .

Anotaes

Reclculos do Caixinha
As Movimentaes processadas recalculam os Saldos dos Caixas automaticamente, porm a opo de Reclculo, permite que o saldo seja recalculado se houver alguma inconsistncia. O Saldo dos Caixas em aberto recalculado com base nos documentos de despesas e adiantamentos.

Exerccios
Como realizar Reclculos do Caixinha: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Caixinha > Reclculo Obervao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 2. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Do Caixinha?: At Caixinha?: Considera Sub-Nveis?: <branco> (F3 Disponvel) ZZZ (F3 Disponvel) Sim

3. Confira os dados, confirme os Parmetros e o Reclculo do Caixinha .

Todos os direitos reservados.

Movimentos Bancrios

37

Exerccios
Como emitir o Relatrio de Status de Caixa: . 1. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Caixinha > Status de Caixa Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 2. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Do Caixinha?: At Caixinha?: <branco> (F3 Disponvel) ZZZ (F3 Disponvel)

3. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso do relatrio de Status de Caixa .

Anotaes

Exerccios
Como emitir o Relatrio de Baixa de Caixa: 1. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Caixinha > Baixa de Caixa Observao: O sistema apresentar uma tela de Parmetros . 2. Preencha os Parmetros informando os dados a seguir: , Do Caixinha?: At Caixinha?: De Data de Digitao?: At Data de Digitao?: Situao?: <branco> (F3 Disponvel) ZZZ (F3 Disponvel) 01/01/XX 31/12/XX Todos

3. Confira os dados, confirme os Parmetros e a emisso do relatrio de Baixas de Caixa .

Nmero de registro: MOV10240707

38

Movimentos Bancrios

Todos os direitos reservados.

Вам также может понравиться