Вы находитесь на странице: 1из 4

Curso de Gerenciamento de Projetos

Veja abaixo um roteiro com todos os elementos previstos no Guia do PMBOBK. Item N 1. 1.1 ITEM SUMRIO (Termo de abertura do projeto) Problema ou oportunidade (justificativa do projeto) Explique qual problema a ser resolvido, ou necessidades a serem atendidas, ou oportunidade a ser aproveitada, ou objetivo a ser atingido. Por exemplo: o aprimoramento da competitividade da empresa, por meio do lanamento de um novo produto ou o aumento da capacidade produtiva, por meio da ampliao das instalaes. Nome do Projeto Crie um nome para o projeto Objetivo (objetivo Geral) e objetivo especfico Identifique o produto que o projeto fornecer. Por exemplo: o projeto consiste em ampliar e modernizar a linha de produo da empresa. Descrio do produto Descreva o produto, com especificaes bsicas de desempenho (o que o produto ser capaz de fazer). Faa uma comparao com produtos alternativos, similares ou concorrentes. Esta parte da preparao do plano difcil. O roteiro presume que voc tenha realizado atividades anteriores que consomem tempo e recursos. A descrio do produto pode exigir levantamentos, elaborao de desenhos., construo de modelos ou exemplares para estudos e realizao de testes, caracterizando um mini-projeto dentro de outro. Custo estimado Apresente uma estimativa dos custos (voc precisar completar a linha 7.2 deste roteiro para preencher esta parte).

1.2

1.3

1.4

1.5

1.6

Prazo estimado Apresente uma estimativa da durao do projeto (voc precisar completar o campo 6 deste roteiro para preencher esta parte). Benefcios esperados A seu critrio.

1.7

2. 2.1

2.2

PREMISSAS E RESTRIES Descrever as principais premissas Identifique as hipteses que sustentam seu projeto ou as condies que o facilitam. Por exemplo: o sucesso do projeto est condicionado ao entendimento das especificaes definidas pelo cliente. Descrever as principais restries Identifique as principais dificuldades que o projeto enfrentar

3. 3.1

3.2

3.3

ANLISE DOS STAKEHOLDERS (OU PARTES INTERESSADAS) Listar as principais partes interessadas Identifique as pessoas ou organizaes que participaro do projeto ou sero por ele afetadas. Descrever a natureza do interesse Descreva de que forma essas pessoas ou organizaes participaro ou sero afetadas pelo projeto. Identificar posio (favorvel/desfavorvel) Identifique a posio de cada parte interessada: a favor, contra ou neutra em relao ao projeto. CICLO DE VIDA E ESRATGIA DE IMPLANTAO Principais fases do projeto e resultados esperados em cada uma Divida o projeto em suas fases principais e defina o (os) resultado(s) em cada uma Descrever como o projeto est colocado em prtica Defina sua estratgia para fazer o projeto funcionar por onde voc pretende comear, com quem pretende contar, que recurso pretende mobilizar e assim por diante. ESCOPO Declarao de Escopo do Projeto Repita o objetivo do projeto (Linha 1.3). Detalhamento do Escopo do Projeto Desenhe uma estrutura analtica para detalhar os produtos fornecidos pelo projeto. Plano de Gerenciamento do Escopo Explique como sero administradas as mudanas que ocorrerem ao longo do projeto. Por exemplo: se o cliente desejar uma mudana no escopo, como ser administrado o impacto sobre o oramento? Quem pode autorizar as mudanas? Que documentos devem ser providenciados e assinados para que a mudana possa ser feita? PRAZO Lista das atividades Tomando por base a estrutura analtica do projeto, faa uma lista das atividades necessrias para realizar os produtos especificados no item 5.2. Durao das atividades Defina quando as atividades comeam e terminam, para calcular a durao do projeto Precedncias Indique a ordem em que as atividades sero realizadas, bem como as interdependncias entre elas. Cronograma Desenhe o cronograma do Projeto CUSTOS Previso de Recursos Indique os recursos que sero necessrios para realizar o projeto, tomando por base a estrutura analtica e o cronograma. Agrupe os recursos em categorias: - Mo de obra dividida em tipos de funcionrios - Instalaes - Equipamentos

4 4.1 4.2

5 5.1

5.2

5.3

6 6.1

6.2

6.3

6.4

7 7.1

7.2

- Material de consumo - Servios de terceiros - Outras despesas Estimativas de custos Indique o custo unitrio e o custo total de cada recurso. Oramento Somando os custos totais de cada recurso, por perodo do projeto, faa o oramento e desenhe a curva de custos acumulados. PESSOAS Organograma Desenhe o organograma do projeto dentro da estrutura da empresa. Matriz de Responsabilidades Desenhe um organograma linear, especificando as responsabilidades e a autoridade dentro da equipe do projeto. Recrutamento Defina o perfil das competncias necessrias para os membros da equipe do projeto. Identifique as pessoas que tm essas competncias e onde elas esto atualmente. Plano de Gerenciamento da Equipe Defina como a equipe ser gerenciada como ser a relao com os chefes funcionais, qual ser o modelo e os horrio de trabalho, e assim por diante. RISCOS Identificao dos riscos Identifique os principais problemas e eventos desfavorveis que possam comprometer o andamento do projeto e a realizao de seus objetivos. Estude casos de fracasso e converse bastante sobre o assunto, para aproveitar a experincia de outras pessoas. Estimativa de impacto e probabilidade Calcule de forma intuitiva a probabilidade de os riscos acontecerem e, nesse caso, qual ser o impacto sobre o projeto. Classifique os riscos de acordo com esses dois critrios.

7.3

8 8.1

8.2

8.3

8.4

9 9.1

9.2

9.3

Plano de gerenciamento de riscos Especifique como pretende lidar com os riscos identificados.

10 10.1

QUALIDADE Especificaes funcionais do produto Esclarea suas expectativas e oua a voz do cliente para definir as especificaes funcionais do produto que ser fornecido pelo projeto. Indicadores de sucesso do projeto (o projeto ser bem-sucedido se ...) Indique como o sucesso do projeto poder ser medido por exemplo: grau de satisfao do cliente, retorno sobre o investimento, funcionamento satisfatrio do produto, etc.

10.2

10.3

Procedimento e mtodo para garantir a qualidade do produto e do projeto Elabore seu plano de garantia e gesto da qualidade, para assegurar que as especificaes funcionais e os indicadores de sucesso sero atendidos. COMUNICAO Documentos a serem gerados ao longo do projeto Faa uma lista de todos os documentos necessrios para o gerenciamento eficaz do projeto: plano do projeto, lista dos nomes e endereos dos membros da equipe, oramento, contrato, plantas e documentao tcnica de produtos, notas fiscais, calendrio de reunies, etc. Necessidade de comunicao a serem atendidas Faa uma lista das pessoas e organizaes envolvidas no projeto e identifique suas necessidades de informao: quem e quais so, de que tipo de informao necessitam e em que momentos. Com base nisso, verifique se a lista de documentos atende a todos os envolvidos ou se necessrio aumenta-las. Plano de Distribuio de Informaes Faa o plano de distribuio da informao para as partes interessadas. Especifique em uma tabela quem receber quais informaes em que momento e em que formato. Programao de Reunies Estabelea e comunique um calendrio de reunies com a equipe, fornecedores e outros envolvidos. FORNECEDORES Lista de Recursos Faa a lista dos recursos a serem adquiridos para a execuo do projeto: materiais, servios de terceiros, mquinas e equipamentos, instalaes, etc. Fornecedores Potenciais Identifique os potenciais fornecedores desses recursos. Plano de Suprimentos Prepare o plano para aquisio dos recursos: de quem e quando sero comprados, por qual modalidade de contratao, como ser feito o controle das entregas e da qualidade dos materiais e servios, etc. Acrescente em seu plano de projeto outros elementos que julgar necessrio.

11 11.1

11.2

11.3

11.4

12 12.1

12.2

12.3

12.4

Bom Trabalho!

Вам также может понравиться