Вы находитесь на странице: 1из 3

Escola Secundria Jos Gomes Ferreira Departamento de Lnguas Disciplina: Portugus Ano: 11.

Ficha de Avaliao Sumativa 3. perodo Nome: _________________________________________________ N.: ____ Turma: _____

Leia com ateno o seguinte texto. DE VERO I No campo; eu acho nele a musa que me anima: A claridade, a robustez, a aco. Esta manh, sa com a minha prima, Em que eu noto a mais sincera estima E a mais completa e sria educao. VI II Criana encantadora! Eu mal esboo o quadro Da lrica excurso, de intimidade. No pinto a velha ermida com seu adro; Sei s desenho de compasso e esquadro, Respiro insstria, paz, salubridade. VII III Andam cantando aos bois; vamos cortando as leiras E tu dizias: Fumas? e as fagulhas? Apaga o teu cachimbo junto s eiras; Colhe-me uns brincos rubros nas gingeiras! Quando me alegra a calma das debulhas! IV E perguntavas sobre os ltimos inventos Agrcolas. Que aldeias to lavadas! Bons ares! Boa luz! Bons alimentos! Olha: Os saloios vivos, corpulentos, Como nos fazem grandes barretadas!
Cesrio Verde (Texto com supresses)

V Voltemos. Na ribeira abundam as ramagens Dos olivais escuros. Onde irs? Regressam os rebanhos das pastagens; Ondeiam milhos, nuvens e miragens, E, silencioso, eu fico para trs.

Numa colina azul brilha um lugar caiado. Belo! E arrimada ao cabo da sombrinha, Com o teu chapu de palha, desabado, Tu continuas na azinhaga; ao lado Verdeja, vicejante, a nossa vinha.

Nisto, parando, como algum que se analisa, Sem desprender do cho teus olhos castos, Tu comeaste, harmnica, indecisa, A arregaar a chita, alegre e lisa Da tua cauda um poucochinho a rastos. (...)

GRUPO I 120 pt

Docente: Margarida Espiguinha

-1-

Ano Lectivo: 2010/2011

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas ao questionrio. 1. Identifique o espao descrito, procedendo sua caracterizao. 2. Refira os intervenientes, destacando afinidades / distanciao relativamente ao espao descrito. 3. Na interveno da prima do sujeito potico, sobressai uma preocupao. 3.1. Indique-a justificando a sua pertinncia. 4. Destaque as sensaes de que o sujeito potico se serve para pintar o quadro apresentado, comprovando-as com exemplos textuais. 5. Assinale a opo que melhor completa o sentido de cada afirmao: 5.1. Cesrio Verde viveu no(a) ... a) campo _____ b) cidade _____ c) meio rural e no urbano _____ 5.2. Literariamente, Cesrio Verde foi a) desde cedo reconhecido ____ b) longo tempo ignorado _____ c) admirado pelos realistas _____ 5.3. O poeta auto intitula-se de a) poeta pintor _____ b) parnasiano _____ c) realista _____ 5.4. A narratividade, associada subjectividade, a) marca da poesia de Cesrio Verde _____ b) est ausente da poesia cesariana _____ c) deve-se dupla vivncia do poeta _____

Docente: Margarida Espiguinha

-2-

Ano Lectivo: 2010/2011

GRUPO II 30 pt Tendo em conta a leitura da obra Os Maias, de Ea de Queirs, verifique o grau de conhecimento que possui sobre a obra. 1. Assinale as afirmaes com verdadeiro (V) ou falso (F).

1.1. A narrativa inicia-se em 1875, um ano aps a data de formatura de Carlos da Maia. 1.2. Apesar de no ter a dimenso de Santa Olvia, o Ramalhete agradava a Afonso, em virtude de ter um lindo terrao de onde se avistava o mar. 1.3. No passado, Afonso, que tivera uma relao conflituosa com seu pai, fora viver em Inglaterra em virtude das suas ideias liberais. 1.4. Pedro suicida-se porque a sua mulher decide enfrentar Afonso da Maia. 1.5. A educao de Carlos da Maia e Eusebiozinho diferiam, j que Carlos tinha uma educao que valorizava o rigor, a criatividade, o juzo crtico e Euzebiozinho uma educao tradicionalista onde era essencial o estudo da cartilha e o apelo memria. 1.6. Carlos opta pelo curso de medicina para agradar ao av. 1.7. O consultrio que Carlos montou no Rossio foi mobilado com os objectos profissionais que ele enviara durante a sua viagem de fim de curso. 1.8. Os relacionamentos de Carlos e Ega com a Gouvarinho e a Cohen, respectivamente, constituem uma crtica ao adultrio praticado na alta sociedade lisboeta. 2. Corriga as afirmaes falsas.

GRUPO III 50 pt 1. Tenha em ateno a seguinte afirmao: A poesia de Cesrio Verde revela a sua faceta de um observador atento da realidade da sua poca. Partindo da afirmao acima transcrita e evocando leituras feitas nas aulas, elabore um texto expositivo, entre oitenta a cento e trinta palavras, onde esclarea a faceta de Cesrio Verde como o poeta-reprter da cidade.

Docente: Margarida Espiguinha

-3-

Ano Lectivo: 2010/2011

Вам также может понравиться