Вы находитесь на странице: 1из 10

1

IDEOLOGIA, TRABALHO E EDUCAO. Prof. Dr. Marcos Cassin

O tema Trabalho e Educao passou a ocupar novos espaos nas anlises e estudos educacionais a partir dos anos 70, em decorrncia do processo de reorganizao do modo de produo capitalista, identificado com a nova revoluo tcnico-cientfica, a construo de um mercado globalizado, a implementao do projeto poltico neoliberal e o endividamento externo dos pases do 3 mundo. Essa reorganizao do processo de produo tem proporcionado o levantamento de novos questionamentos com relao ao tema Trabalho e Educao, como por exemplo: Qual o papel da escola nesse novo contexto? Que mudanas devem ocorrer na qualificao dos operrios para atender s exigncias das novas tecnologias? As novas exigncias deslocam o local da formao do trabalhador do interior da fbrica para escola? Como relacionar mudanas no processo de trabalho e a manuteno das relaes de produo capitalista? Quais mudanas no discurso das classes dominantes que justificam a manuteno de relaes de dominao e, portanto, relaes de explorao? Essas so algumas das muitas questes que envolvem esta temtica e que em nosso entendimento devem ser acrescidas do problema ideolgico que a permeia. Com relao bibliografia lida, sobre a temtica Trabalho e Educao, possibilitou-nos retomar a discusso do centro das anlises desses trabalhos: o interior do processo de trabalho, a qualificao dos agentes da produo e que essas anlises deixam de problematizar as relaes mais amplas existentes entre a produo da cincia e da tecnologia e o processo de produo capitalista. O que pretendemos com esta polmica contribuir na nfase da necessidade de anlises mais estruturais que apontem para o processo de produo enquanto unidade do processo de trabalho e das relaes de produo e que a temtica Trabalho e Educao desloque o foco do processo de trabalho para o processo de produo. Nicos Poulantzas, em seu livro As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje afirma que: O processo de produo pois composto da unidade do processo de trabalho e das relaes de produo. Mas, no seio desta unidade, no o processo de trabalho incluindo a tecnologia e o processo tcnico que detm o papel principal: so as relaes de produo que dominam sempre o processo de trabalho e as foras produtivas, imprimindo-lhes seu traado e seu modo de proceder. esta mesma dominao das relaes de produo sobre as foras produtivas que d sua articulao a forma de um processo de produo e reproduo.1 (grifos do autor)

Professor de Sociologia da Educao da Faculdade de Filosofia Cincias e Letras - Universidade de So Paulo campus Ribeiro Preto. E-mail marcosc@ffclrp.usp.br. 1 Nicos POULANTZAS, As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje, p.22.

O autor acima citado nos aponta para a distino entre processo de produo e processo de trabalho, da determinao das relaes de produo sobre o processo de trabalho e a relao entre processo de produo e tecnologia. Sobre este ltimo ponto, mais enftico em outro trecho do mesmo livro, onde argumenta que: o processo de produo no definido por dados tecnolgicos, mas pelas relaes dos agentes com os meios de trabalho e, assim, entre eles, portanto, pela unidade do processo de trabalho das foras produtivas e das relaes de produo. Os processos de trabalho e as foras produtivas, inclusive a tecnologia, no existem em si, mas sempre na sua relao constitutiva com as relaes de produo. No se pode ento falar, em sociedades divididas em classe, de trabalho produtivo neutro e em si. trabalho produtivo, em cada modo de produo dividido em classes, o trabalho que corresponde s relaes de produo deste modo, isto , aquele que d lugar forma especfica e dominante de explorao. Produo, nestas sociedades, significa ao mesmo tempo, e num mesmo movimento, diviso de classes, explorao e luta de classes.2 (grifos do autor) A recuperao de Poulantzas e da determinao, em ltima instncia, das relaes de produo, nos remete ao filsofo francs Louis Althusser e seus Aparelhos Ideolgicos de Estado. Esses instrumentos de reproduo das relaes de produo, que tem a persuaso como elemento predominante de sua ao reprodutora, constituem-se em ideologia, conceito fundamental para entendermos o tema Trabalho e Educao no contexto do novo paradigma tecno-econmico e da reproduo das relaes de produo capitalista, portanto, reproduo de relaes de explorao do capital sobre o trabalho. Nesse texto, pretendemos apresentar as teses de Louis Althusser referente ideologia. Por isso, queremos deixar apontado o limite de nossa interveno, ao focarmos o tema ideologia a partir desse autor, uma vez que se trata de um conceito trabalhado por vrios autores e em muitas perspectivas. Isso no tira o mrito da contribuio do referencial althusseriano na compreenso do papel da educao e da escola nessa nova reorganizao do capital. Quanto ao conceito de ideologia na obra de Louis Althusser, esse se encontra de forma sistematizada no livro Sobre a Reproduo e no livro Aparelhos ideolgicos de Estado3, onde, o autor afirma a necessidade do marxismo formular uma Teoria da Ideologia em Geral, ausente nos prprios escritos de Marx, sobretudo no texto A Ideologia Alem. Entende que Marx mantm uma concepo mecanicista-positivista da ideologia, apesar de se encontrarem formulaes prodigiosas como a ideologia dominante a ideologia da classe dominante. Com relao ao texto de O Capital de Marx, reconhece que ele contm inmeros
2 3

Ibid, p.21. O livro Sobre a Reproduo a publicao dos manuscritos dos quais se originou a publicao do livro Aparelhos ideolgicos de Estado.

elementos para uma teoria das ideologias, sobretudo da ideologia dos economistas vulgares, O Capital no contm essa teoria em si mesma que, em grande parte (veremos qual, no momento oportuno), depende de uma teoria da ideologia em geral que continua ausente da teoria marxista enquanto tal.4 (grifos do autor) Partindo da necessidade de se formular uma teoria da ideologia em geral marxista, Althusser arrisca esboar um esquema que contribua, inicialmente, para tal desafio. Nesse sentido, o autor bastante cuidadoso ao apresentar as teses que coloca, alertando o leitor para os limites de suas formulaes. Eu gostaria de correr o risco considervel de propor, a esse respeito, um primeiro e muito esquemtico esboo. As teses que apresentarei no so, com certeza, improvisadas, mas no podem ser defendidas e submetidas prova, isto , confirmadas ou invalidadas a no ser com estudos e anlises muito longos que, talvez, sejam provocados pelo enunciado dessas teses. Portanto, peo ao leitor uma extrema vigilncia e, simultaneamente, uma extrema indulgncia em relao s proposies que vou arriscar.5 As teses a que se refere o autor so: A Ideologia uma representao da relao imaginria dos indivduos com suas condies reais de existncia, A Ideologia tem existncia material e A ideologia interpela os indivduos enquanto sujeitos. No livro Sobre a Reproduo, faz duas observaes antes de se dedicar a explicar suas teses a respeito da ideologia. A primeira observao diz respeito afirmao de que a ideologia no tem histria. Ao referir-se a essa afirmao, o autor a distingue da encontrada no texto A Ideologia Alem de Marx. Afirma que a formulao a ideologia no tem histria aparece no texto de Marx como uma tese puramente negativa e que significa, simultaneamente: 1-A ideologia nada enquanto puro sonho (fabricado por uma potncia desconhecida - salvo a alienao da diviso do trabalho, mas isso tambm uma determinao negativa); 2-A ideologia no tem histria, o que no quer dizer, de modo algum, que no tenha uma histria (pelo contrrio, j que ela no passa do plido reflexo vazio e invertido da histria real), mas no tem uma histria que lhe seja prpria.6 (grifos do autor)

4 5

Louis ALTHUSSER, Sobre a Reproduo, 195 Ibid,195 6 Louis ALTHUSSER, Sobre a Reproduo, 197

O autor, embora retomando os termos de A Ideologia Alem e a tese de que a ideologia no tem histria, o faz, segundo ele, num sentido radicalmente diferente do ali exposto. Althusser acredita poder defender essa tese em um sentido positivo e no no sentido negativo como aparece em A Ideologia Alem. Esse sentido positivo, se verdade que o carter prprio da ideologia ser dotada de uma estrutura e de um funcionamento tais que estes a transformam em uma realidade no-histrica, isto , oni-histrica no sentido de que essa estrutura e esse funcionamento esto presentes, sob uma mesma forma, imutvel, no que se chama a histria inteira, no sentido de que o Manifesto define a histria como a histria da luta de classes, isto , a histria das sociedades de classes.7 (grifos do autor) Ao afirmar que a ideologia no tem histria o faz, segundo ele, retomando Freud em sua proposio de que o inconsciente eterno, isto , no tem histria. Tomando por eterno o que no transcende a qualquer histria (temporal), mas onipresente, portanto, imutvel sob sua forma em toda extenso da histria, irei ao ponto de retomar, palavra por palavra, a expresso de Freud e escreverei: a ideologia eterna, do mesmo modo que o inconsciente. E, antecipando em relao s pesquisas necessrias e, daqui em diante, possveis, acrescentarei que essa aproximao teoricamente justificada pelo fato de que a eternidade do inconsciente est baseada, em ltima instncia, na eternidade da ideologia em geral.8 (grifos do autor) Essa argumentao o leva a propor a necessidade de uma teoria da ideologia em geral no mesmo sentido da proposio apresentada por Freud, uma teoria do inconsciente em geral. A segunda observao a que o autor se refere sobre a Represso e Ideologia, aqui faz observaes sobre o semanrio anarquista Action, criticando a concepo anarquista, afirmando que essa substitui a explorao pela represso ou a explorao pensada como uma forma de represso; outra crtica que faz ao semanrio e prpria concepo anarquista, a substituio da ideologia pela represso. A observao de Althusser concepo anarquista tem como objetivo reafirmar a ideologia como instrumento de persuaso e no como elemento de represso e de mostrar os mecanismos que a ideologia utiliza para levar os indivduos a agirem sozinhos sem a necessidade de agentes de represso. Nessa polmica com os anarquistas, o autor aponta para a necessidade de uma teoria da ideologia que mostre concretamente como funciona a ideologia em seu
7 8

Ibid,197 Ibid,198

nvel mais concreto, no nvel dos sujeitos individuais, isto , dos homens tais como existem, em sua individualidade concreta, em sua vida cotidiana. Portanto, indispensvel, terica e politicamente, mostrar atravs de quais mecanismos a ideologia leva na conversa os homens, isto , os indivduos concretos, quer estes atuem a servio da explorao de classe, ou faam a Longa Marcha que desembocar, mais depressa do que se possa pensar, na Revoluo nos pases capitalistas ocidentais, portanto, tambm na prpria Frana.9 Aqui o autor aponta a ideologia, no s a servio da conservao social, mas tambm, como um dos instrumentos para a transformao social, indicando a possibilidade de se constiturem Sujeitos interpeladores comprometidos com a transformao da sociedade capitalista. A ideologia uma representao da relao imaginria dos indivduos com suas condies reais de existncia. Essa tese incide sobre o objeto que representado sob a forma imaginria da ideologia; Althusser rompe com todas as conceitualizaes da ideologia como falsa conscincia. Em sua tese, o autor argumenta que o representado na ideologia so as relaes imaginrias que os indivduos tm com a realidade e no a prpria realidade. Com relao a esta primeira tese: A Ideologia uma representao da relao imaginria dos indivduos com suas condies reais de existncia10, afirma no livro Aparelhos Ideolgicos de Estado: no so as suas condies reais de existncia, seu mundo real que os homens se representam na ideologia, o que nelas representado , antes de mais nada, a sua relao com as suas condies reais de existncia. esta relao que est no centro de toda representao ideolgica, e portanto imaginria do mundo real. nesta relao que est a causa que deve dar conta da deformao imaginria da representao ideolgica do mundo real.11 Portanto, o que est representado na ideologia no uma representao das reais condies de existncia, mas uma representao de uma (imaginria) relao de indivduos com estas condies reais de existncia12.
9

Louis ALTHUSSER, Sobre a Reproduo, 202-203 Idem, Aparelhos Ideolgicos de Estado, 85 11 Ibid, 87 12 Gregor MCLENNAN, Victor MOLINA, Roy PETERS. A teoria de Althusser sobre ideologia, In:
10

Nesse sentido, a ideologia passa a ser entendida no terreno da prticasocial e como uma instncia especfica de determinada formao social. A Ideologia tem uma existncia material Uma segunda tese a de que a ideologia tem uma existncia material na prtica ou prticas nos Aparelhos Ideolgicos de Estado: ...vejamos o que se passa com os indivduos que vivem na ideologia, isto , numa representao do mundo determinada (religiosa, moral etc.) cuja deformao imaginria depende de sua relao imaginria com suas condies de existncia, ou seja, em ltima instncia das relaes de produo e de classe (ideologia = relao imaginria com as relaes reais). Diremos que esta relao imaginria em si mesma dotada de uma existncia material.13 Em outras palavras, a ideologia materializa-se nos atos dos indivduos. Para demonstrar sua tese, utiliza a religio como exemplo da materialidade da ideologia: ... a existncia das idias de sua crena material, pois suas idias so seus atos materiais inseridos em prticas materiais, reguladas por rituais materiais, eles mesmos definidos pelo aparelho ideolgico material de onde provm as idias do dito sujeito... As idias desaparecem enquanto tais (enquanto dotadas de uma existncia ideal, espiritual), na medida mesma em que se evidenciava que sua existncia estava inscrita nos atos das prticas reguladas por rituais definidos em ltima instncia por um aparelho ideolgico. O sujeito portanto atua enquanto agente do seguinte sistema (enunciado em sua ordem de determinao real): a ideologia existente em um aparelho ideolgico material, que prescreve prticas materiais regulares por um ritual material, prticas estas que existem nos atos materiais de um sujeito, que age conscientemente segundo sua crena.14 A tese sobre a existncia material da ideologia, ou da ideologia como prticas sociais, tambm aparece no texto A transformao da filosofia, em que o autor reafirma

Da Ideologia, 124 13 Louis ALTHUSSER, Aparelhos Ideolgicos de Estado, 89-90 14 Louis ALTHUSSER, Aparelhos Ideolgicos de Estado, 91-92

as prticas sociais e as idias que os homens fazem delas esto estreitamente relacionadas. Pode dizer-se que no h prtica sem ideologia e que qualquer prtica, incluindo a cientfica, se realiza atravs de uma ideologia. Em todas as prticas sociais (quer pertenam ao domnio da produo econmica, ao da cincia, ao da arte, ao do direito, ao da moral ou da poltica), os homens que actuam esto submetidos s ideologias correspondentes, independentemente da sua vontade e mais ou menos com uma total ignorncia do assunto.15 A Ideologia interpela os indivduos enquanto sujeitos No que se refere ideologia em Althusser, a noo de sujeito central e enuncia duas teses simultneas, 1- s h prtica atravs de e sob uma ideologia. 2 - s h ideologia pelo sujeito e para o sujeito16. A partir dessas duas teses, o autor conclui: A Ideologia interpela os indivduos enquanto sujeito,17. A partir da concluso, caracteriza a funo da ideologia enquanto constituidora de indivduos concretos em sujeitos e seu efeito elementar, o de impor (sem parecer que o faz, pois se trata de evidncias). as evidncias como evidncias, que no podemos deixar de reconhecer e diante das quais, inevitvel e naturalmente, exclamamos (em voz alta, ou no silncio da conscincia): evidente! exatamente isso! verdade!. nesta reao que se exerce a funo de reconhecimento ideolgico, que uma das duas funes da ideologia enquanto tal (sendo o desconhecimento a sua funo inversa).18 (grifos do autor) Ao colocar que a ideologia interpela o indivduo, constituindo-o em sujeito, supe a existncia de um outro Sujeito, o que interpela o sujeito interpelado, Althusser diferencia o interpelador do interpelado, identificando o primeiro com a letra S (maiscula) e o segundo com a letra s (minscula), portanto, o Sujeito interpela o indivduo e esse se reconhecendo na interpelao, se constitui em sujeito. Ento, formula um qudruplo sistema de interpelao, de submisso ao Sujeito, de reconhecimento universal. O sistema comporta: 1- os indivduos so interpelados como sujeitos, 2- a submisso do sujeito ao Sujeito, 3- os sujeitos se reconhecem mutuamente e em relao ao Sujeito e 4- tudo funciona bem no reconhecimento dos sujeitos: ... envoltos neste qudruplo sistema de interpelao, de submisso ao Sujeito, de reconhecimento universal e de garantia absoluta, os sujeitos
15 16

Idem, A transformao da filosofia, 42 Idem, Aparelhos Ideolgicos de Estado, 93 17 Ibid, 93 18 Ibid,94-95

caminham, eles caminham por si mesmos na imensa maioria dos casos, com exceo dos maus sujeitos que provocam a interveno de um ou de outro setor do aparelho (repressivo) do Estado. Mas a imensa maioria dos (bons) sujeitos caminha por si, isto , entregues ideologia (cujas formas concretas se realizam nos Aparelhos ideolgicos do Estado). Eles se inserem nas prticas governadas pelos rituais dos AIE.19 As teses sobre a ideologia, apresentadas pelo autor, tm como objetivo possibilitar esclarecimentos de alguns aspectos do funcionamento da Superestrutura e de sua forma de interveno na Infraestrutura. Esta preocupao do autor em dar um lugar muito particular ideologia, pode ser encontrada de forma mais explcita no texto Prctica Terica y Lucha Ideolgica, devemos dar ideologia um lugar muito particular: para compreender sua eficcia, necessrio situ-la na superestrutura, e dar-lhe uma relativa autonomia com respeito ao direito e ao estado. Mas ao mesmo tempo, para compreender sua forma de presena mais geral h que considerar que a ideologia se introduz em todas as partes do edifcio e que constituem esse cimento de natureza particular que assegure o ajuste e a coeso dos homens em seus papis, suas funes e suas relaes sociais.20 Na citao acima, tambm encontramos a concepo de ideologia como cimento social e prticas materiais da mesma forma como aparece descrito por Nicos Poulantzas, A ideologia no consiste somente ou simplesmente num sistema de idias ou representaes. Compreende tambm uma srie de prticas materiais extensivas aos hbitos, aos costumes, ao modo de vida dos agentes, e assim se molda como cimento no conjunto das prticas sociais, a compreendidas as prticas polticas e econmicas.21 (grifos do autor)

19 20

Louis ALTHUSSER, Aparelhos Ideolgicos de Estado, 103 Idem, Prctica Terica y Lucha Ideolgica, In: La Filosofa como Arma de la Revolucin,51 21 POULANTZAS, Nicos. O Estado, O Poder, O Socialismo, 33

Nessa breve exposio, o pretendido foi relacionar o tema Trabalho e Educao com o conceito de Ideologia, relao inevitvel ao defendermos a necessidade de mudar o foco da temtica centrada no processo de trabalho para o processo de produo, sendo que nesse ltimo, as relaes de produo so determinante, em ltima instncia, do modo de produo. Partindo da tese da determinao, em ltima instncia, das relaes de produo frente s foras produtivas, os Aparelhos Ideolgicos de Estado, entre eles o sistema escolar, como reprodutores das relaes de produo tomam importncia no significado do desenvolvimento das foras produtivas e o impacto desse na composio do trabalho e do capital e o papel da educao, em particular a escola, nessa nova, ou no, composio. Por ltimo, a partir da discusso aqui levantada, formulamos algumas novas questes: 1-Que prticas sociais devem ser reproduzidas e que novas devem ser produzidas para atender as exigncias da reorganizao do capital? 2- Qual o papel da educao, em particular da escola, no contexto de hoje? 3- A questo da ideologia um elemento importante para a investigao da temtica Trabalho e Educao? 4- O conceito de ideologia na perspectiva da luta de classes possibilita compreender o papel da escola na reproduo das relaes de explorao nesse novo paradigma tecnoeconmico? 5- possvel constituio de Sujeitos interpeladores, comprometidos com a transformao das relaes de produo, agirem no interior da escola?.

BIBLIOGRAFIA ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos de Estado. 3 edio. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1987. ___________. A transformao da filosofia:seguido de Marx e Lnin perante Hegel. So Paulo: Edies Mandacaru, 1989. ___________. La Filosofa como Arma de la Revolucin. 21 edicin. Mxico: Siglo Veintiuno editores,1997. ___________. O Futuro Dura Muito Tempo. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. ___________. Sobre a Reproduo. Petrpolis: Editora Vozes, 1999. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho?. 5 edio. So Paulo: Cortez, 1998. __________. Os Sentidos do trabalho. So Paulo: Boitempo Editorial, 1999. BRAVERMAN, Harry.Trabalho e Capital Monopolista. 3 edio. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987. ENGELS, Friedrich. O Papel do Trabalho na Transformao do Macaco em Homem / OAKLEY, Kenneth B. O Homem Como Ser que Fabrica Utenslios. 2 edio. So Paulo: Global Editora, 1984. FERNANDES, Lus. Os mitos da globalizao e os desafios do desenvolvimento. Princpios. So Paulo: Editora Anita Ltda, n.43, p.32-35, nov.- jan.1997.

10

HARNECKER, Marta. Tornar Possvel o impossvel: A esquerda no liminar do sculo XXI. So Paulo: Paz e Terra, 2000. ENGUITA, Mariano F. A Face Oculta da Escola. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. __________________. Trabalho, Escola e Ideologia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. FERRETI, C.J., SILVA JUNIOR, J.R., SALES, M.R. (orgs.). Trabalho, formao e currculo: para onde vai a escola?. So Paulo: Xam, 1999. FIGOTTO, Gaudncio (org.). Educao e Crise do Trabalho: perspectivas de final de sculo. 2 edio. Petrpolis: Vozes, 1998. ______________________. Educao e a Crise do Capitalismo Real.So Paulo: Cortez, 1995. IANNI, Octavio. Teoria da Globalizao. 5 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. LAFARGUE, Paul. O direito preguia. 2 edio. So Paulo: Editora Hucitec, 2000. MACHADO, L.R.S., NEVES, M. de A., FRIGOTTO, G. e outros. Trabalho e Educao. 2 edio. Campinas: Papirus, 1994. MCLENNAN, G., MOLINA, V., PETERS, R.. A Teoria de Althusser sobre Ideologia. In: CENTER for Contemporary Cultural Studies da Universidade de Birminghan (org.). Da Ideologia. 2 edio. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. NEVES, Lcia M. W. Brasil 2000: nova diviso do trabalho na educao. 2 edio.So Paulo: Xam, 2000. OLIVEIRA, Carlos R. de. Histria do Trabalho. So Paulo: Editora tica, 1987. (Srie Princpios). PISTRAK, M. Fundamentos da Escola do Trabalho. So Paulo: Editora Expresso Popular, 2000. POULANTZAS, Nicos. As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje. 2 edio. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. ___________________. O Estado, Poder, O Socialismo. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1980. SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs). Ps-Neoliberalismo. So Paulo: Paz e Terra, 1995. SILVA, Tomaz Tadeu da. O que Produz e o que Reproduz em Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992.

Вам также может понравиться