Вы находитесь на странице: 1из 6

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Antes mesmo de inaugurar seu hospital, em 1971, a Sociedade j se dedicava ao exerccio da responsabilidade social, atendendo crianas carentes da comunidade na rea de Pediatria Assistencial, criada em 1969 pelos voluntrios. Os projetos se multiplicaram e as parcerias com o setor pblico resultaram em aes que contribuem para que um nmero cada vez maior de brasileiros tenha acesso a uma medicina de qualidade. Os projetos so coordenados pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, que tem como principal objetivo planejar, acompanhar e avaliar todas as atividades desenvolvidas nos Programas Sociais e tambm aquelas integradas s polticas pblicas de sade e direcionadas para a ateno sade, educacional e assistencial que prestada comunidade.

1. Programa EinstEin

na

ComunidadE

dE

ParaisPolis (Pecp)

O Programa Einstein na Comunidade de Paraispolis tem como objetivo principal, atuar na preveno e promoo da sade das crianas da comunidade de Paraispolis, propiciando uma assistncia integral sade e buscando a melhoria da qualidade de vida.

1.1. ambulatrio mdiCo


Assistncia a 10 mil crianas cadastradas (de 0 a 10 anos de idade), com atendimento ambulatorial em pediatria e puericultura, atendimento multi e interdisciplinar, fornecimento de toda a medicao necessria para continuidade do tratamento e administrao de vacinas que no constam do calendrio da rede pblica.

1.2. CEntro

dE

Promoo

E atEno

sadE

Desenvolve atividades socioeducativas a mais de 6 mil moradores da comunidade de Paraispolis. Para esse publico no h limitao de faixa etria e suas atividades so desenvolvidas atravs de cinco ncleos: Sade, Educao, Esportes, Adolescentes e Servio Social.

2. Programas govErnamEntais
Com o objetivo de apoiar iniciativas governamentais na rea da sade, para o fortalecimento do Sistema nico de Sade (SUS) desde 2001, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein tem estabelecido diversas parcerias com a Secretaria Municipal de Sade da Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS/PMSP, implantando e implementando servios focados, principalmente, na ateno bsica.

2.1. Estratgia sadE

da

Famlia

Surgiu em 1994 como estratgia do Ministrio da Sade para reorganizao da ateno bsica e mudana do modelo assistencial. Desde agosto de 2001, a SBIBHAE foi uma das doze Instituies que firmou o convnio de parceria com a Secretaria Municipal de Sade da Prefeitura do Municpio de So Paulo (SMS/PMSP), para auxiliar na coordenao, implantao e no desenvolvimento do Programa Sade da Famlia no municpio de So Paulo. A SBIBHAE atua especificamente na regio da Superviso Tcnica de Sade de Campo Limpo, zona Sul de So Paulo, cuja populao estimada de 294.089 habitantes. 75 equipes de sade da famlia. 26 equipes de sade bucal. 5 Ncleos de Apoio Sade da Famlia.

2.2. assistnCia mdiCa ambulatorial ama


As AMAs atuam como um servio de sade da ateno bsica, ofertando atendimento de baixa complexidade nas clnicas bsicas, a partir da procura espontnea ou demanda referenciada das Unidades Bsicas de Sade. Tm como objetivos ampliar o acesso da populao rede bsica de sade, dar retaguarda s Unidades Bsicas de Sade e otimizar o atendimento nos pronto atendimentos e pronto-socorros da rede pblica. 4 AMAs.

3. Programa EinstEin

na

ComunidadE

O Programa Einstein na Comunidade desenvolveu aes de promoo, preveno e reabilitao da sade de populaes assistidas por entidades judaicas filantrpicas da cidade de So Paulo, tais como a Unio BrasileiroIsraelita do Bem Estar Social (UNIBES), o Residencial Israelita Albert Einstein (antigo Lar Golda Meir), o Lar das Crianas da Congregao Israelita Paulista e o Berrio Naar Yisrael. O Programa possibilitou o atendimento mdico ambulatorial e hospitalar dessa populao para a resoluo de seus problemas agudos de sade bem como das patologias crnicas preexistentes.

4. atividadEs dEsEnvolvidas aEs EduCativas


4.1. Comisso soCial

Para a

ComunidadE gEral

Atendimento gratuito populao usuria de instituies sociais, rede

pblica conveniada ao Sistema nico de Sade, para pessoas em situao de vulnerabilidade social. Anlise e aprovao de exames de alto custo e alta complexidade, solicitados por hospitais pblicos municipais e estaduais como: Hospital Darcy Vargas, Hospital Menino Jesus, Hospital do Campo Limpo, entre outros. Anlise e aprovao de casos de pacientes desprovidos de recursos atendidos no HIAE, originrios do Pronto Atendimento, casos sociais encaminhados pelos profissionais mdicos ou de interesse cientfico e demanda espontnea. Anlise e concesso de bolsas de estudo para alunos regularmente matriculados na Escola de Enfermagem e na Faculdade de Enfermagem da Escola da Sade do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

4.2. aEs EduCativas


Em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, desenvolvemos vrios cursos, seminrios e treinamentos, direcionados a profissionais de sade que atuam no setor pblico e em entidades filantrpicas.

5. HosPital muniCiPal

do

mboi mirim - dr. moyss dEutsCH

O Hospital Municipal do MBoi Mirim Dr. Moiss Deutsch (HMMD), est localizado na regio sul da cidade de So Paulo distante 30 quilmetros do centro. o nico hospital num raio de 7 km para atender a uma populao aproximada de 500 mil habitantes. A construo, com 27 mil metros quadrados, planejada para 240 leitos, 10 salas de cirurgias, 4 salas de parto, 40 leitos de terapia intensiva (adultos, crianas e neonatos) e um Pronto-Socorro para atender 700 consultas por dia e 60 doentes em observao. O hospital foi inaugurado em 08/04/2008. A prefeitura contratou a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein SBIBAE em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. Joo Amorim CEJAM para gerenciar o HMMD. A lei municipal, Lei 14.132/06 autoriza no mbito do Municpio de So Paulo, a contratao de Organizaes Sociais para gesto de hospitais e outras unidades assistenciais. Este modelo de gesto tem 10 anos de existncia, com 18 hospitais pblicos da administrao estadual. No Municpio o segundo hospital com este modelo de gesto. O Contrato de Gesto com a Secretaria Municipal de Sade pressupe recursos oramentrios para investimento e custeio, segundo metas de produo predefinidas.

6. alguns dos ProjEtos da soCiEdadE bEnEFiCEntE israElita brasilEira albErt EinstEin aProvados PElo ministrio da sadE
ProjEto atlas
da

sadE

Disponibilizao, via internet, de mapas que permitem analisar a distribuio geogrfica e socioeconmico-cultural das necessidades e oferta dos servios de sade nas cidades de So Paulo e Fortaleza, alm de atender demandas especficas de projetos de interesse pblico, como por exemplo o mapeamento do Acidente Vascular Cerebral em Fortaleza.

ProjEto CaPaCitao dos gEstorEs sEgurana do PaCiEntE

do

sErvio PbliCo

Em

QualidadE

Capacitao de gestores da rea da sade (mdicos e enfermeiros) para anlise dos processos de qualidade e segurana do paciente, atravs da metodologia de simulao realstica, que permite o treinamento em diversos cenrios (inclusive os considerados raros), dentro de um ambiente de controle, com a utilizao de simuladores de paciente, atores e manequins. Este tipo de treinamento desenvolve habilidades tcnicas e fortalece as competncias comportamentais dos profissionais.

ProjEto CEntro

dE

Estudos

da

sadE

do

adulto

idoso

O Centro de Estudos da Sade do Adulto e Idoso CESAI cuida da gesto da sade de aproximadamente 700 usurios atendidos no Residencial Israelita Albert Einstein e usurios encaminhados pelo Centro de Geriatria da UNIFESP. Os pacientes so atendidos por meio de avaliao com mdicos, enfermeiros, nutricionistas, psiclogos, fonoaudilogos, alm da realizao de exames complementares (anlise laboratorial, radiografia e ultrassonografia).

ProjEto CEntros

dE

Estudos

das

doEnas

da

tiridE

Capacitar mdicos de formao geral a investigar e tratar os pacientes que apresentem ndulos de tiride. Realizao de consulta mdica, exame ultrassonogrfico com puno, em parceria com a UNIFESP. Se necessrio o paciente ser encaminhado para cirurgia e iodoterapia no Hospital Israelita Albert Einstein.

ProjEto Cirurgias

dE

Catarata

Contribuir com o Ministrio da Sade no cumprimento da Meta Mundial da OMS de erradicao da cegueira reversvel at o ano de 2020 no Brasil, na realizao de cirurgias de catarata para pacientes do SUS. Capacitao dos residentes em Oftalmologia do 3 ano do Programa de Residncia mdica em Oftalmologia da UNIFESP em cirurgia de catarata, por meio de convnio entre a Universidade Federal de So Paulo e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

ProjEto sErvio

dE aPoio

rEdE muniCiPal

Apoio para realizao de exames diagnsticos: Oftalmologia, Ultrassonografia, Eletroencefalograma e Eletroneuromiografia.

ProjEto aPoio gEsto dE sErvios dE atEno bsiCa Em sadE na rEgio dE CamPo limPo (muniCPio dE so Paulo)
Desenvolver e aprimorar a coordenao, implantao e o desenvolvimento dos servios de ateno bsica Estratgia Sade da Famlia e Assistncia Mdica Ambulatorial, visando excelncia dos servios prestados e firmados em convnio com a Secretaria Municipal de Sade de So Paulo.

ProjEto aPoio

gEsto

dE

HosPitais muniCiPais

Estadual

Apoio ao Hospital Municipal Dr. Moyss Deutsch (MBoi Mirim), Hospital Infantil Darcy Vargas (Estadual) e Hospital Municipal de Campo Limpo.

ProjEto aPoio ao dEsEnvolvimEnto da doao, CaPtao E transPlantE dE rgos E tECidos no brasil PElo sistEma niCo dE sadE
Projeto realizado em parceria com a Central de Notificao, Captao e Distribuio de rgos e Tecidos/SP e o Sistema Nacional de Transplantes para: 1. Anlise de potencial de doao de rgos. 2. Capacitao de coordenadores intra-hospitalares. 3. Capacitao para abordagem familiar. 4. ENCIHDOTT. 5. Notificao e captao de rgos. 6. Programa pr e ps-transplante (ambulatrio e internao). 7. Simulao realstica. 8. Transplante de crneas. 9. USG heptica contrastada.

ProjEto Programa EinstEin na ComunidadE dE ParaisPolis CEntro dE Estudos do dEsEnvolvimEnto inFantil E CEntro dE Promoo E atEno sadE
Atendimento a crianas de zero a 10 anos de idade, em ambulatrio de pediatria geral e subespecialidades peditricas, enfermagem, servio social, farmcia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia e nutrio. Desenvolvimento de tecnologias para ateno, preveno, promoo e controle de sade da criana em comunidades carentes. Inclui ainda o desenvolvimento pessoal, social, cultural e de sade das crianas, jovens e adultos da comunidade de Paraispolis, proporcionando melhora na qualidade de vida.

ProjEto ProjEto brasilCord - banCo PbliCo umbiliCal

dE

sanguE

dE

Cordo

Manter a coleta e o congelamento de unidades de sangue de cordo umbilical para atender a qualquer cidado brasileiro que necessite de transplante de medula ssea e no tenha doador familiar HLA-compatvel. Projeto em parceria com INCA, UNICAMP e USP Ribeiro Preto.

Вам также может понравиться