Вы находитесь на странице: 1из 62

Ato Administrativo

A administrao no exerccio da funo dela atua editando atos e celebrando contratos.

Ato administrativo diferente de ato da administrao

Ato da administrao todo ato praticado pela Administrao. No exerccio da funo administrativa, ora regido pelo direito pblico, ora regido pelo direito privado. Todo ato administrativo um ato da administrao, mas nem todo ato da administrao um ato administrativo.

Atos da administrao:

a)

Atos de direito privado os atos de direito privado so atos da administrao, mas esto fora de ato administrativo, por ser regido pelo regime jurdico do direito privado. Todo ato administrativo regido pelo regime jurdico de direito pblico. Atos materiais ou de mera execuo so atos de execuo, eles no tm declarao de vontade, um ato de mera execuo de um agente. (ex. um lixeiro varrendo a rua, uma pessoa pavimentando a pista so exemplos de atos da administrao, porm no so atos administrativos).

b)

c) Atos enunciativos esses atos enunciativos no so atos administrativos, so atos da administrao porque eles no esto criando direitos, nenhuma obrigao nova, eles apenas esto declarando algo que j existe.

a)

Atos normativos Ex.: portarias, circulares, etc... Esto abaixo da lei, mas criam condutas aplicveis a administrao e so parecidos com a lei. So abstratos, gerais (Ex. Prefeito cria decreto para limpeza urbana, estabelecendo horrios, etc.).

b)

Atos polticos ou de governo; so atos de diretriz governamental com regime constitucional e uma discricionariedade muito maior que a dos atos administrativos. Quem defende que eles no so atos administrativos e sim da administrao apoiam-se na discricionariedade desses atos, existe controle, mas mais difcil. (ex. interveno federal, veto do presidente da Repblica, decretao de estado de sitio ou de defesa). e) atos administrativos uma declarao unilateral de vontade do Estado ou de quem lhe faa s vezes (quem o represente) regida por um regime jurdico publico editada sob a gide da lei que produz efeitos jurdicos imediatos e que est sempre sujeita a controle pelo poder judicirio.

Caractersticas do ato administrativo:

a)

Presuno de legalidade ou legitimidade: os atos administrativos se presumem legais, ou seja, quando o administrador edita um ato, presumidamente legal, porm essa presuno relativa, pois pode ser ilegal.

b)

Presuno de veracidade: o fato que o administrador alega para executar o ato presumidamente verdadeiro, verdica; essa presuno relativa, pois pode haver prova em contrrio. Quem deve provar que essa presuno no verdadeira o administrado e no a administrao, nesse caso inverte-se o nus da prova;

c)

Autoexecutoriedade: o poder que a administrao tem de editar o ato sem precisar de prvia autorizao do poder judicirio;

d)

Imperatividade a Administrao impe, obriga o ato mesmo contra a vontade do administrado (ex. quando a Administrao decide que uma via ter mo nica, ela decide sozinha, no precisa da concordncia do administrado). Tipicidade para cada finalidade que a administrao pretende atingir existe um ato tpico previsto na lei. (ex. se a Administrao Quer retirar a propriedade de algum, ela tem que tombar ou desapropriar desapropriar e se ela quer preservar um bem tombar. Para cada ato existe uma tipicidade prevista em lei).

e)

*O professor Digenes atribui a caracterstica de ato administrativo aos atos enunciativos, normativos e polticos ou de governo.

Aula 07 de 24/02/2011

Elementos do Ato Administrativo

1) Agente capaz e competente 2) Objeto 3) Forma 4) Finalidade 5) Motivos (Finalidade e motivo s existem nos atos administrativos, so elementos exclusivos do ato administrativo).

O ato administrativo um ato jurdico.

1) Agente: agente capaz aptido que a pessoa tem que ter para exercer por si s os direitos e obrigaes. Competente a competncia algo importante no direito administrativo. A competncia um conjunto de atribuies conferido pela lei ao agente publico para a pratica do ato administrativo. A analise deve ser feita em 03 esferas (federal). - Qual o rgo competente dentro da Pessoa Jurdica? - Qual o agente competente? Para a doutrina, em regra a lei diz quem o agente competente. Se houver omisso da lei (exceo) quem devera praticar o ato aquele que tem o maior grau hierrquico. (Presidente, Governador e Prefeito a depender da esfera). Lei 9784/99 Cuida do processo administrativo federal. Esta lei adota um procedimento contrario do que foi explicado acima (doutrina), determina que quem vai praticar o ato o de menor grau hierrquico. 2) Objeto o efeito jurdico imediato que o ato produz. - O que o ato quer? - O que pretende? A resposta o objeto. Ex. Desapropriao. O que o ato administrativo quer? A retirada do bem, que o objeto. Ex. 2: Tombamento. O que o ato administrativo quer? Inscrever o bem no livro do tombo, que o objeto. Cuidado para no confundir objeto com finalidade. O objeto deve ser licito possvel, determinado ou determinvel e moral.

3) Forma as solenidades/formalidades que o ato tem que preencher para que possa ser considerado completo, perfeito. (Forma ampla); Sentido estrito a prpria exteriorizao do ato. Como ele se apresenta no mundo jurdico. Ex. Forma escrita (regra geral), verbal, atravs de smbolos. Ex. Placas de transito, semforo, etc... OBS.: A forma tambm esta prescrita na lei.

4) Finalidade o resultado jurdico especifico que o ato produz e que est previsto explicita ou implicitamente na lei. - Para que o ato foi praticado? Ex.1- Desapropriao para atender a necessidade publica e o interesse social.

Ex. 2 Tombamento para preservar o bem. OBS.: A finalidade no sentido amplo sempre para atender ao interesse publico. Desvio de poder ou finalidade - est se desviando do interesse publico e gera nulidade absoluta do ato. Ex. Desapropriar para beneficiar um particular.

5) Motivos So os pressupostos de fato e de direito que levam o administrador a praticar o ato. Duas coisas impulsionam o administrador: Um fato e o dispositivo da lei que autoriza o fato. Ex.: Desapropriao Por que a desapropriao vai acontecer? Para construir uma ponte, conforme previsto na lei. Motivos diferente de motivao, que diferente tambm da Teoria dos motivos determinantes. Motivo = elemento do ato Motivao um principio. Demonstrao por escrito de quais os motivos. Teoria dos Motivos Determinantes: uma teoria criada pela doutrina. Os motivos determinam a validade do ato administrativo. (O administrador fica vinculado motivao. Se o administrador eleger um motivo falso ou inexistente, o ato perde a validade. Ex. O administrador vai punir um agente porque ele cometeu uma infrao. A punio s ser valida se o agente tiver cometido a infrao.).

Classificao do ato administrativo

- Quanto liberdade de atuao: Vinculado ou Discricionrio. O ato vinculado aquele que a lei no fornece margem de liberdade para o administrador. Quando o ato vinculado, os cinco elementos j foram definidos pela lei. (agente competente, objeto, forma, finalidade e motivos). O ato discricionrio aquele que a lei fornece margem de liberdade para o administrador. Quem fornece as opes para o administrado a lei. No ato discricionrio, trs elementos sempre estaro previstos/definidos na lei: agente competente, forma e finalidade.

Os outros dois elementos, objeto ou motivos, podem ficar em aberto para que o administrador possa optar no momento de praticar o ato. No momento que o administrador edita o ato, ele preenche o elemento que ficou em aberto (o motivo ou o objeto). *Mrito administrativo elementos do ato discricionrio que podem ficar em aberto (motivo ou objeto). Para preencher o elemento que ficou em aberto, o administrador levar em conta dois critrios: convenincia (pertinncia) e oportunidade (momento), sempre visando o interesse publico. Ex. 1: Autorizao para porte de arma um ato discricionrio, est em aberto o objeto (portar arma). Ex. 2: ato de remoo de funcionrio por necessidade de servio (tambm um ato discricionrio) est em aberto o motivo (excesso de servio para que a transferncia possa ocorrer).

Controle dos atos vinculados e discricionrios a) Ato vinculado ilegal quando algum elemento no for observado leva anulao do ato. ANULACAO: a retirada de um ato administrativo ilegal com efeitos ex tunc (retroativos). A prpria Administrao pode anular o ato ilegal (de oficio). O ato ilegal pode ser anulado pelo Judicirio (se provocado). b) Ato discricionrio ilegal quando um dos trs elementos previstos em lei no for respeitado, o ato ser anulado. c) Ato discricionrio legal inconveniente ou inoportuno ao interesse publico levar a revogao com efeitos ex nunc (no retroage). Ex. Servidor que foi transferido e precisa retornar para o seu local de trabalho. O ato ser revogado. REVOGAO a retirada de um ato administrativo discricionrio por questes de mrito administrativo, com efeito, ex nunc (no retroativos). OBS. No existe revogao de ato vinculado porque no tem mrito administrativo (liberdade de escolha).

Quem revoga somente a Administrao. S o administrador pode analisar o que melhor para o interesse publico. O Judicirio no revoga ato discricionrio. O Judicirio aprecia e controla atos discricionrios sob o aspecto da legalidade, da inconstitucionalidade e no de mrito administrativo. (CUIDADO! QUESTO DE PROVA).

Aula 08 de 25/02/2011

Vcios do ato administrativo

s vezes melhor deixar um ato viciado do que anular esse ato Confirmao ocorre quando o administrador abre mo de anular um ato viciado porque mant-lo assim mais benfico ao interesse Pblico do que a sua anulao. (excepcionalmente). Existem trs condies para essa confirmao: - No pode haver m-f; - Sem prejuzos ao errio; - Sem prejuzos a terceiros Ex. Um prefeito autoriza o loteamento de terras proibidas, depois de um tempo j com 1000 famlias morando l, pagando IPTU, gua, etc., descobre-se que h uma irregularidade nesse processo. Nesse caso melhor deixar do jeito que est. Confirmao diferente de convalidao, pois na confirmao ningum vai mudar nada, vai deixar como esta. Na convalidao, vai tentar-se corrigir esse vicio para convalidar, desde que o vicio gere uma nulidade relativa e no absoluta. Para saber se a nulidade absoluta ou relativa, deve-se pegar o ato e refaz-lo vrias vezes. Se esse vcio se repetir sempre, teremos nulidade absoluta. Se esse vcio for corrigido, estaremos diante de uma nulidade relativa. Ex. Do agente incapaz, substitudo por agente capaz (nulidade relativa); Do municpio desapropriando um terreno da unio, repete-se, mas sempre estar irregular, absoluta. Convalidao o ato pelo qual o administrador supre o vicio de um ato ilegal que gerou nulidade relativa com efeitos ex tunc, ou seja, retroage.

A convalidao

a) Quanto ao agente: - Usurpao de funo (art. 328, CP). Ocorre quando aquele que no foi investido em cargo, emprego ou funo pblica pratica atos administrativos como se agente pblico fosse (usurpador age com dolo, m-f, ele no aquilo que tenta se fazer passar) esse ato tem nulidade absoluta, no tem convalidao.

Funo de fato: ocorre quando a pessoa investida em cargo, emprego ou funo, mas de maneira irregular. (existe toda uma aparncia de legalidade, ela prestou concurso, etc.) os atos praticados por essa pessoa at ento so vlidos, pois no houve m-f. (mas se no preenche todos os requisitos, a pessoa dispensada do servio pblico); Excesso de poder: ocorre quando o agente tem competncia prevista na lei, mas ultrapassa seus limites esses atos so considerados de nulidade absoluta e os atos praticados por ele sero nulos; ex. O caso da escriv que teve sua roupa arrancada por policiais homens houve excesso nesse caso, configura um crime tpico de abuso de poder;

Distines entre: Abuso de poder: gnero que contem duas espcies: excesso de poder e desvio de finalidade ou de poder (quem se afasta da finalidade publica para se beneficiar ou beneficiar a privados comete desvio de finalidade)

Incompetncia: o agente que no tem competncia prevista na lei pratica atos administrativos em regra, a nulidade absoluta, no convalida, mas como exceo pode aceitar ratificao. Ratificao a convalidao de um vicio de incompetncia. (quando o agente corrige, retifica um vicio de um ato).

b) Quanto ao objeto: - Ilicitude: ex. De objeto ilcito: Municpio desapropriando bem da Unio no convalida nulidade absoluta. - Impossibilidade: ex. De objeto impossvel nomeao para cargo que no existe no convalida. - Indeterminao: ex. De objeto indeterminado no d para tombar um bem que no foi identificado.

Imoralidade: licena de funcionamento para casa de prostituio no convalida nulidade absoluta.

CONVERSAO a convalidao do vicio do objeto que ocorre quando o administrador substitui um ato por outro de outra categoria pra suprir o vicio. Ex. No caso da Administrao ter feito uma concesso de servio pblico sem licitao (concesso contrato e necessita de contrato), nesse caso pra suprir essa ilicitude o administrador que fez esse contrato, o transforma em ato, alterando a concesso para permisso (permisso um ato e no necessita de licitao).

c) Quanto forma: a forma a exteriorizao do ato, como ele se apresenta quem estabelece a forma a lei, se violar a forma nulidade absoluta ex. Como se chama para prestar concurso? Atravs de edital publicado; se no for feito dessa maneira, nulidade absoluta. Em alguns casos, permite convalidar (exceo) nos casos em que a forma no essencial, mas acessria, que no vai viciar o ato (ex. Deixar de datar). d) Quanto finalidade: tudo que o ato pretende produzir, objetivo: finalidade pblica. - Desvio de poder ou de finalidade: ex. O administrador diz: vou desapropriar pra construir uma ponte, depois de cinco anos, verifica-se que no foi construda ponte nenhuma (que ele fez para prejudicar algum, enfim, por interesse prprio) se conseguir provar isso nulidade absoluta.

Ex. O prefeito desapropria dizendo que vai construir uma creche, depois de um tempo foi construdo um hospital. Nesse caso, na pratica houve um desvio de poder, porm, nesse caso, o interesse pblico foi atingido, ento convalidado, esse ato valido.

e) Quanto aos motivos: sempre existe um motivo para ser feito o ato. Esse motivo deve ser verdadeiro (no pode falar que o motivo um, quando na verdade outro) e existir (ex. O administrador diz que puniu um agente por ter cometido um fato que esse agente nunca cometeu) no da para convalidar -; e nulidade absoluta. Teoria dos motivos determinantes Os motivos determinam a validade do ato. Se o motivo falso ou inexistente, o ato no valido. Falsidade Inexistncia

PROX. AULA: Extino dos atos.

Aula 09 de 03/03/2011

Extino dos atos administrativos

a) Pela produo dos seus efeitos b) Pelo desaparecimento do sujeito (beneficirio do ato) ou do objeto c) Pela retirada: quando o administrador pratica um ato para retirar os efeitos de outro. Anulao ou invalidao: a retirada de um ato administrativo ilegal com efeitos ex tunc (retroagem); Essa retirada pode ser feita pela Adm ou pelo Judicirio. A anulao pode tanto do ato vinculado como do discricionrio.

Revogao: a retirada de um ato administrativo legal, porm inconveniente ou inoportuno ao interesse pblico, com efeitos ex nunc (no retroage), somente para ato discricionrio, s pode ser revogado pela Administrao, pois mrito dela. Cassao: a retirada de um ato vinculado porque o beneficirio do ato deixou de cumprir as condies que se faziam necessrias para continuar desfrutando de uma situao jurdica. Cassao um termo utilizado somente para retirada de ato vinculado. Ex. Licena para dirigir (A pessoa recebe a licena, mas comete uma infrao gravssima, ela pode ter a licena cassada); - Caducidade: a retirada de um ato administrativo pela supervenincia de uma legislao que torna impossvel uma situao jurdica antes permitida. Ex. Eu quero instalar um parque de diverses numa via publica, eu preciso de uma permisso. Ok, depois de um tempo surge uma lei dizendo que proibido o uso daquela rea para parques. Isso se chama caducidade. A permisso um ato precrio, no d direito a indenizao, a pessoa que recebe a permisso sabe que a qualquer momento essa permisso pode ser retirada. Diz que a permisso caducou. Contraposio a retirada de um ato por outro com efeitos contrapostos ao ato anterior. A pessoa faz um concurso para delegado de policia, depois de um tempo ela no quer continuar mais no cargo. Ela pede o seu desligamento. Esse desligamento uma contraposio ao ato de ligao (nomeao) ao cargo, por isso chama-se contraposio; Renuncia: o beneficirio do ato abre Mao das vantagens que dele decorre. Ex. Renncia a um cargo de Ministro do Estado est renunciando as vantagens que poderiam acompanhar esse cargo.

LICITAO Art. 37, XXI CF Art. 22, XXVII CF Lei 8666/93

Art. 37 CFA Administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: XXI -

Licitao um procedimento (conjunto de atos) administrativo pelo qual a Administrao escolhe a proposta mais vantajosa para celebrao de um contrato de seu interesse. - A licitao funciona como um mecanismo de isonomia (Todo mundo participa igualmente dessa disputa); - A licitao tambm funciona como um fator de moralidade (Se o administrador pudesse escolher quem ele iria contratar, ele logicamente colocaria pessoas de seu relacionamento). - A licitao funciona como um fator de eficincia Pois feita uma comparao das propostas para se escolher qual a mais vantajosa.

A regra que a Administrao tem que licitar, no pode haver caso de contratao direta, salvo os casos especificados na legislao. (art. 37, XXI CF)

A Administrao direta (Unio, Estados, DF e Municpios) sempre dever licitar. A Administrao indireta, nos casos das Autarquias, Fundaes e Agencias Reguladoras e Executivas tambm devem licitar sempre. Para a administrao indireta, nos casos das empresas pblicas e sociedades de economia mista, que so pessoas jurdicas de direito privado, portanto tem o mesmo regime jurdico das empresas privadas, existe uma regra: Quando essas empresas estiverem exercendo um servio pblico, ela sempre ter que licitar. Quando essas empresas estiverem exercendo uma atividade econmica, existem duas regras: a) quando essas empresas precisam contratar para exercer sua atividade fim, elas no precisam licitar; b) no caso de precisar contratar para atender atividade-meio, elas devem licitar. Ex.

Obs.: Se uma entidade (SESC, SENAI, SESI e SENAC) no faz parte da administrao direta, porm lidam com contribuies, portanto existe dinheiro publico envolvido tambm, elas sempre devero licitar. Art. 22, XXVII CF Competncia para legislar sobre normas gerais da licitao - Unio (se aplica a todos) Lei 8666/93 Principio da isonomia ou igualdade: Licitao disputa, competio, todo mundo que participa deve receber o mesmo tratamento. Ex. Empresa A e B esto com uma licena vencida, eu no posso dar um prazo para a empresa A e excluir a B, o tratamento deve ser o mesmo para as duas. Principio da Publicidade A administrao deve divulgar a inteno dela de contratar para que os interessados possam ter conhecimento e participar. Serve tambm para que todas as pessoas que tiverem interesse possam acompanhar a licitao, pois um processo publico transparente; Carta Convite quando a administrao no precisa publicar o edital de licitao, nesse caso existe uma publicidade menor, pois ela apenas precisa afixar o documento (carta convite) no seu prdio, num lugar que fique disponvel para quem quiser ver. Instrumento convocatrio: o instrumento pelo qual a administrao chama quem quiser participar. Em regra esse instrumento o edital, a exceo a carta-convite. Vinculao ao Instrumento Convocatrio: A administrao fica vinculada ao edital e aos seus termos, ela no pode exigir nada que no esteja previsto no edital. Principio do julgamento objetivo: As propostas devem ser julgadas por critrios objetivos e no subjetivos: Existem 04 critrios de julgamento: 1) menor preo ( o critrio mais objetivo que existe); 2) melhor tcnica; 3) preo e tcnica Em relao aos critrios de melhor tcnica e preo e tcnica, a administrao s pode usar para licitao de servios predominantemente intelectuais. 4) maior lance (no caso de leilo) usado na modalidade leilo, o maior lance desde que igual ou maior ao preo da avaliao.

5) Principio da adjudicao compulsria: Adjudicar entregar, atribuir. Se a administrao pretende contratar, deve atribuir esse contrato ao 1 colocado. Se no for mais conveniente ou necessrio para Administrao contratar, mesmo que j tenha feito todo o processo de licitao, ela pode dispensar a contratao desde que comprove seus motivos. Os participantes da licitao no tem direito a indenizao, pois se trata de uma expectativa de direito e no um direito adquirido.

Aula 10 de 04/03/2011

Embora a regra geral seja a de que os contratos administrativos devam ser precedidos de licitao, em algumas hipteses a lei cuida de alinhavar sua desnecessidade; assim, nem todo contrato administrativo precedido de licitao, quando isso ocorre, fala-se em contratao direta: - Dispensa quando ausentes os pressupostos jurdico ou ftico da licitao (art. 24 da lei 8666/93): A dispensa um ato discricionrio, existe um roll taxativo (somente aquilo que est previsto legalmente); a licitao seria vivel Hipteses de dispensa (art. 24 Lei 8666/93): a) quanto ao valor do contrato, incisos I e II I - obras e servios de Engenharia (at R$ 15.000,00); II - outros servios e compras at R$ 8.000,0 (nas alienaes previstas na lei). Pargrafo nico, art. 24 Lei 8666/93. Os percentuais referidos nos incisos I e II podem dobrar se quem estiver contratando for

- Propostas com preos excessivos - Operaes que envolver somente pessoas jurdicas de Direito Pblico interno - Comprometimento da segurana nacional - compra ou locao de imvel para o servio pblico - complementao de obra, servio ou fornecimento compras eventuais de gneros alimentcios perecveis

Ib) quanto ao objeto do contrato, inciso XII (gnero perecvel) c) quanto pessoa do contratado, incisos XIII, XX e XXVII d) quanto a situao excepcional, incisos III, IV e VIII - nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem; IV - emergncia ou calamidade pblica; V - Desinteresse pela licitao anterior (licitao deserta); Para poder dispensar e contratar direto, na contratacao direta a Administracao tem que manter as mesmas normas e condicoes do edital da licitacao deserta VI - interveno no domnio econmico

- Inexigibilidade (art. 25 da lei 8666/93): A inexigibilidade um ato vinculado, existe um roll exemplificativo, a licitao no vivel. Quando ausente o pressuposto lgico da licitao; h impossibilidade jurdica de competio entre contratantes, quer pela natureza especfica do negcio, que pelos objetivos sociais visados pela Administrao. I - produtor ou fornecedor exclusivo; II - caso de contrataao de servios tcnicos de natureza singular com profissionais notariamente especializados; (deve ser um servico tecnico diferenciado, que foge do cotidiano da Adm. III - contratao de artistas

Licitao fracassada ou frustada Quando houver uma licitacao, porm a proposta de todos os licitantes estavam em desacordo com o edital (documentacao irregular), foram todos desabilitados. Esse caso no justifica dispensa e contratao direta. O que o legislador costuma fazer dar um prazo para os licitantes corrigirem a documentaao, caso eles persistam com a documentaao errada, eles sao desclassificados e aberto um novo edital.

Aula 11 de 10/03/2011

Modalidades de licitaao Lei 8666/93 01 Concorrncia prpria para contratos de grande valor, em que se admite a participao de quaisquer interessados, cadastrados ou no, que satisfaam a todas as condioes estabelecidas no edital. utilizada para contrataes de maior valor. Para obras e servios de engenharia acima de um milho e quinhentos mil reais e para compras e outros servios acima de seiscentos e cinquenta mil. Sempre modalidade de licitaao de concorrencia: concorrencia de servio publico; Para alienao de bem imvel a regra concorrencia, nao importa o valor. Para PPP (parceria publico privada);

02) Tomada de preos Realiza-se entre interessados previamente cadastrados ou que atendam a todas as condicoes para cadastramento at tres dias antes da licitaao. Registros cadastrais: sao assentamentos que se fazem nos rgaos publicos, para fins de qualificacao dos interessados em contratar com a Administracao. Para obras e servios de engenharia at R$ 1.500.000,00 e para compras e outros servios at R$ 650.000,00; Para participar desse tipo de licitaao deve ter Certificado de Registro Cadastral, isto , quem tem cadastro. Quem nao tem cadastro tambem pode participar com uma condicao: Deve apresentar a documentaao necessria ao cadastramento at 03 dias antes de iniciar o procedimento (entrega das propostas); Quem tem cadastro nao participa da fase de habilitacao, quem nao tem cadastro participa;

03) Convite: a modalidae mais simples, destinada as contratacoes de pequeno valor, consistindo na solicitacao escrita pelo menos tres interessados do ramo, para que apresentem suas propostas no prazo minimo de cinco dias uteis (art. 21, 2, IV). Uma copia do instrumento convocatorio deve ser afixado em local proprio, estendendo-se automaticamente aos demais cadastrados na mesma categoria, desde que manifestem seu interesse em at 24 horas antes da apresentacao das propostas (art. 22, 3), mediante a exibicao do CRC. Serve para contrataoes de menor valor; Para obras e servios de engenharia ate R$ 150.000,00 e para compras e outros servios at R$ 80.000,00;

No existe edital, as pessoas recebem uma carta convite, a publicidade se d atravs de folhetos que sao colocados nos prdios da Adm. A Administracao deve convidar no minimo 03 empresas do ramo para participar. Quem nao convidado pode participar com 02 condioes: a) o naoconvidado tem que ser cadastrado; b) manifestar a sua intencao de participar 24 hrs. antes do inicio do procedimento (licitacao); OBSERVAOES: A cada nova modalidade de convite cujo objeto seja igual ou semelhante, a Administracao deve convidar pelo menos 01 convidado diferente, por uma questao de moralidade, imparcialidade;

04) CONCURSO: Destina-se escolha de trabalho tcnico ou artstico, predominantemente de criaao intellectual, e de projetos. Cabe para escolha de trabalho tecnico, artistico ou cientifico em que se atribui ao vencedor um premio ou uma remuneracao. Ex. Um concurso nas escolas publicas para quem fizer a melhor redacao ganhara uma viagem para Disney. Todos os dados vao constar no regulamento do concurso;

05) LEILAO: aplicavel a venda de bens moveis que nao servem para Administracao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados ( arts. 22, 5, e 53) e em casos especiais, tambem de imoveis (art. 19, III). A Lei 9.491/97 passou a admitir o leilao como forma de licitacao em varias modalidades de privatizacao, entre eles a aliencao de acoes (inclusive de controle acionario); a alienaca, arrendamento, locacao, comodatoou cessao de bens e instalacoes; e a concessao, permissao ou autorizacao de servicos publicos. Todavia, imprescindivel que essa transferencia de bens, ativos ou encargos para o setor privado seja aprovado pelo Conselho Nacional de Desestatizacao. para alienacao de bens moveis inservvel Administracao , bens mveis legalmente apreendidos ou bens mveis penhorados (dados em penhor, garantia); Em regra geral a aliencao de bens imoveis feita pela modalidade de licitacao concorrencia, exceto nos seguintes casos: bem imovel recebido em daao em pagamento ou judicialmente apreendidos (que feito por leilao);

06) PREGAO: Modalidade de licitacao para aquisicao de bens e servios comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratacao, em que a disputa pelo fornecimento feita por meio de propostas Modalidade que surgiu em 2000 com o decreto 3555/00 (inicialmente s para a Uniao) e 5450/05 A partir da lei 10520/02 passou a servir para Uniao, Estados, DF e Municipios. Surge inicialmente para ser pregao presencial, a partir do decreto lei 5450/05 passou a ser pelo pregao eletronico. Em regra deve ser feito pregao eletronico. Cabe para aquisicao de bens ou servicos comuns. O que vai determinar nao o valor e sim a qualidade do servico. Bem comum um bem que pode ser descrito facilmente no edital. Ex. Um carro com vidro eletrico, ar condicionado, cor tal, tantas portas, etc. e tambem deve ser facilmente encontrado no Mercado. Servio comum: Se o servico esta no art. 13 da Lei 8666/93 nao sao bens comuns. Ex.: bem e servicos comuns: anexo 2, decreto 3555/00.

Procedimento da Concorrencia 01 ) fase interna: 02) fase externa: Comea com a fase do edital: Deve ser publicado no Diario Oficial, se for federal no Diario Oficial da Uniao, se for estadual, no Diario Oficial do Estado e se for municipal no Diario Oficial do Municipio. Se nesse Municipio nao huver imprensa official, deve ser publicado no Diario Oficial do Estado e em jornais de grande circulacao do Municipio.

CONCORRENCIA Se o critrio for melhor tcnica, deve ser publicado no prazo de 30 dias antes do procedimento; Se o critrio for preo e tcnica, deve ser publicado no prazo de 45 dias antes do procedimento; Tomada de Precos: Criterio melhor preo o prazo 15 dias; melhor tecnica ou preco e tecnica, o prazo 30 dias antes

Convite ( carta-convite) Deve ser (enviado) em ate 05 dias uteis o convite para participacao; Concurso O prazo para publicacao deve ser de 45 dias antes do procedimente; Leilao O prazo para publicacao do edital de 15 dias antes do procedimento; Pregao: deve ser publicado em at 08 dias uteis antes do procedimento; a) edital: A partir do momento do conhecimento do edital, qualquer cidadao, participante ou nao na licitacao, pode fazer a impugnacao desse edital. Para o participante o prazo para impugnar o edital at 02 dias antes do procedimento e para o cidadao comum que nao vai participar o prazo de ate 05 dias antes do procedimento; Esse prazo para todas as modalidades de licitacao, exceto o pregao; b) habilitacao: o momento em que os envelopes sao abertos para conferir a documentacao dos licitantes. E uma fase demorada em que feito a conferencia de todos os concorrentes. Sao 02 envelopes, um com a documentacao e o outro com a proposta (sao abertos em momentos diferentes); Os que estiverem com a documentacao correta sao considerados habilitados e passam para a proxima fase; Os que nao estiverem com a documentacao correta, sao considerados inabilitados e nao passam para a proxima fase (os envelopes das propostas nem sao abertos). Para essa inabilitacao cabe recurso, com efeito suspensivo. c) Classificacao e julgamento das propostas: Fase em que a comissao vai abrir os envelopes contendo as propostas dos habilitados. As propostas que estiverem de acordo com o edital serao consideradas classificadas e as que nao estiverem de acordo com o edital serao desclassificados. feita uma classificao de quem ficou em 1, 2, 3 e seguintes lugares. O que ficou em 1 lugar considerado vencedor. Cabe recurso com efeito suspensivo; d) Homologaao (no sentido de aprovar): a fase pela qual a autoridade competente aprova o procedimento licitatorio. Fase em que se verifica se existe algum caso de ilegalidade ou inconveniencia. No caso de ser detectada uma ilegalidade, a Adm. Nao homologa, ela anula o ato. No caso de ser detectada uma inconveniencia, a Adm. Revoga o procedimento. No caso de anulacao, em regra, nao h indenizacao, pois houve uma ilegalidade. No caso de revogaao, em regra, h indenizacao, pois trata-se de uma inconveniencia.

Adjudicacao o ato pelo qual a autoridade competente entrega ao licitante vencedor o objeto do contrato.

Continuao Adm. Dia 11/03 A lei da preferncia ao prego eletrnico, s se faz o presencial mediante justificativa. No prego deve haver um cadastramento no proceder, a fim de que seja gerado uma senha. As fases so as mesmas, ha publicao do edital, marcado

Aula 12 de 11/03/2011

Procedimento do Pregao Lei 10.520/02 e Decretos 3555/00 e 5450/05 01 edital 02 julgamento e classificaao das propostas 03 habilitaao 04 adjudicaao 05 homologao

Prego presencial 1a fase a do edital, publica-se o edital no Dirio Oficial da Uniao, dos Estados e dos Municipios, se o Municipio no tem o Diario Oficial, publica-se em jornal de grande circulao. Faculta-se a publicaao no site da entidade que esta promovendo a licitaao. O prazo de publicaao do edital de 8 dias teis antes do procedimento.

No pregao h uma inversao das fasesem relacao a concorrencia. Primeiro h julgamento e classificaao das propostas e depois a habilitaao, entao, mais rapido, porque s h habilitaao do vencedor. Primeiro abre-se proposta escrita de todos e verifica-se a proposta do menor preo, constatado que h proposta de at 10% a mais daquela apresentada pelo vencedor, s pode participar o vencedor e aqueles que apresentarem propostas de at 10% superior melhor proposta, e para que isso acontea deve ter no mnimo trs participantes nessa condio. Outra hiptese para lances verbais pegar as 03 melhores propostas, independentemente do percentual. Escolhido o vencedor parte-se para a fase de habilitaao. S habilita o vencedor, mas se caso houver irregularidades na documentacao apresentada, passa-se para o 2o colocado e assim por diante. Feita a habilitaao o proximo passo na autoridade competente onde h adjudicaao e homologaao. Caso haja interesse de interpor recurso, deve ser manifestado no ato o interesse de recorrer e apresentaras razoes tres dias uteis depois. A lei d preferencia ao pregao eletronico, so se faz o presencial mediante justificativa. No pregao eletronico deve haver um cadastramento no provedor, a fim de que seja gerado uma senha. As fases sao as mesmas, ha publicacao do edital, marcado uma data, e nessa data, por meio da senha o participante ter acesso para dar os seus lances, e no proprio sistema aparecera o menor lance, e havera campo especifico para manifestar o interesse em interpor recurso. A ideia do pregao eletronico diminuir o problema de fraude, mas na verdade, aumentou, porque o controle mais dificil. A vantagem a economia e a rapidez. Microempresas e Empresas de pequeno porte EPP Lei complementar 123/2006 Arts. 174, 4o e 179 CF/88 Elas tem tratamento diferenciado nas licitaoes, tem certos beneficios. Se por acaso sair vencedor uma microempresa ou uma EPP e tiver alguma irregularidade fiscal, ela ter prazo para regularizar.

Em caso de empate entre uma microempresa ou EPP contra outra empresa, a preferencia sera da microempresa ou EPP.

Aula 13 de 17/03/2011

Contratos Administrativos Lei 8666/93 (Aplica-se a todos os Poderes: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) Art. 22, XXVII CF privativa da Uniao legislar sobre normas gerais de contratos e licitaes

Contratos Administrativos # Contratos da Administrao

Contratos da Administraao uma expresso gnero, ampla: todo ajuste celebrado pela Administraao e regido por um regime jurdico pblico ou privado. Dentro dessa classificao vai haver contratos que a Adm celebra em p de igualdade, como:

Dentro dessa classificaao vai haver contratos que a Adm celebra com grau de supremacia, como: O Contrato administrativo uma espcie de contrato da Administrao e consiste em todo ajuste celebrado pela Adm. regido por um regime jurdico necessariamente pblico. Ex. Concesso de servico publico, concessao de , parceria privado publico (PPP). Para ser contrato administrativo necessrio que a Administrao esteja num dos polos da relaao sempre numa posio de supremacia. Se um contrato administrativo vai haver clusula exorbitante, atravs das clusulas exorbitantes que a Administraao exerce sua supremacia. Clusula exorbitante uma clusula que s encontramos no Poder Pblico e que expressa a supremacia da Administraao.

Caractersticas dos contratos administrativos

- Contratos que envolvem supremacia da Administrao So contratos regidos por normas e regimes do direito pblico. - Contrato de Adeso Sao contratos que quem elabora as clausulas a Administraao, o contratado nao participa da elaboracao desse contrato. O contratado adere se quiser, pois as clusulas so previamente mostrada, mas podem ser mudadas a qualquer tempo. S existe um tipo de clusula que deve ter a aceitaao, a anuencia do contratado: as clusulas econmicos-financeira ou monetrias. (art. 58, 1o, Lei 8666/93)

- Contratos Personalssimos ou intuitu personae As condies pessoais do contratado so muito importantes, so determinantes para que ele seja contratado. Pode haver subcontratao, como exceo, desde que a subcontratao esteja prevista no edital e no contrato para no ser considerada uma ilegalidade. Se a contratada subcontratar sem previso no edital e no contrato, esse contrato pode ser cancelado.

Contratos que dependem de licitao

- Contratos formais/formalismo So contratos que exigem uma forma escrita. Admite apennas uma exceao ao contrato escrito, para pequenas compras (at R$ 4.000,00) com pagamento feito a vista, pode ser verbal, fora disso deve ser sempre escrito.

- Mutabilidade Os contratos administrativos envolvem o interesse pblico. O interesse pblico varia muito, mutvel e os contratos sofrero alteraes na medida em que houver alteraes no Poder Pblico para melhor se adequarem ao mesmo.

- Presena de clusulas exorbitantes Se so contratos administrativos se caracterizam pela presena de clusulas exorbitantes.

A doutrina conceitua assim: Clusulas exorbitantes so aquelas clusulas que no encontramos no direito privado, elas esto fora da rbita do direito privado. So compatveis com o interesse pblico, no tem nenhuma abusividade. Ainda que essas clusulas no tenham previso no contrato administrativo elas podem ser utilizadas, a presena delas mplicita (art. 58 da Lei 8666/93).

a) alteraao ou modificaao unilateral do contrato Quem pode alterar o contrato somente a Administrao. Existem duas formas de alterao: qualitativa e quantitative. Alteraao qualitativa serve para alterar a qualidade da prestaao do servio. Para essa alteraao no existe limites. Alteraao quantitative: A Administraao pode fazer acrescimos ou supressao no contrato. Ex. Ela contratou uma empresa para asfaltar 2 vias pblicas, depois ela altera para apenas 03 vias (acrescimo). Ela contratos uma empresa para asfaltar 02 vias e altera para 01 via (decrescimo)). Para esses tipos de alteraes a lei estabele um limite no art. 65, par. 1o da Lei 8666/93 b) resciso unilateral do contrato A Adm pode reincindir unilateralmente esse contrato, sem precisar da anuencia do contratado. Ela pode reincidir por dois motivos: 1o por inadiplemento: Ex. O contratado tinha que entregar a obra e no entregou, quando ele viola alguma clausula contrattual. Tambm pode reincidir pelo interesse pblico, quando o contrato no mais interessante ou conveniente ao interesse pblico.

c) exigncia de garantia A Adm pode exigir na hora da celebraao do contrato que o contratado preste uma garantia. O contratado quem escolhe qual sera a garantia dada a Administraao (art. 56, 1o ) d) fiscalizao do contrato A Administraao designar um agente somente para fiscalizar seus servios e) imposiao de penalidades

Que escolhe a penalidade a Administraao pois ela dever escolher qual a penalidade mais adequada a cada caso; Punioes: advertencia , Suspenao de contratar ou participar de licitaao (prazo mximo de 2 anos), falta da delaraao de inidoneidade pelo prazo mximo de 02 anos. Ficando inabilitado de participar de novas licitaoes, impede qualquer participacao em qualquer plano.

f) ocupaao provisria ou temporria Nos caso da Administraao ter contratado servios essenciais que no podem parar de ser prestados, mas que ela percebeu uma falta grave, a Administraao ocupa provisoriamente o bem mvel ou imvel para tomar conta do servio durante o tempo necessrio para apurar sobre essa falta grave por tempo indeterminado.

Para impor qualquer penalidade a Administraao deve dar o direito ao contraditrio e ampla defesa para o contratado se defender sob pena de ser acusada de ilegalidade.

Aula 14 de 18/03/2011

Equao (equilbrio) econmica-financeira do contrato administrativo e teoria do risco dos contratos a) lea ou risco ordinrio

b) lea ou risco extraordinrio: 1- caso fortuto ou fora maior

2 riscos administrativos: - modificao unilateral do contrato - fato do prncipe - fato da administraao

3 leas econmica

O equilibrio econmico-financeiro deve ser mantido durante todo o perodo do contrato. Se essa equao no fosse mantida ningum ia querer contratar com ela (Adm.). Se a Administraao usar uma clausula exorbitante mas que seja favoravel ao interesse publico e isso mexer nessa equaao, nesse equilibrio economico-financeiro, ela deve de alguma forma restabelecer. Deve haver a manuntenao do equilibrio economico-financeiro nesta relao.

1 - Risco ordinrio: um risco considerado comum, prevsivel a todo empreendedor que j est sujeitos a riscos, oscilaces do Mercado, etc Nesse caso a Administracao nao precisa restabelecer nada nesse contrato pois os riscos no tem nada haver com a Administracao

2 - Risco extraordinrio: Sao fatores inevitaveis, imprevisiveis, estranhos a vontade das partes, praticado direta ou indiretamente pela Administracao ou que surgem por forca de um evento economico ou da fora da natureza. Vrios fatores podem gerar esses riscos que sao imprevisiveis, inevitveis.

a) risco extraordinrio por caso fortuto ou fora maior: (art. 79, 2o , Lei 8666/93) Ex. Tsunami Nesses casos no tem como continuar o contrato, porem havendo prejuizos ao contratado a Administracao arcar com o pagamento dos mesmos. A Administrao tem responsabilidade objetiva.

b) riscos administrativos: De alguma forma, direta ou indiretamente existe a participacao da Administrao.

b.1) Pela modificao unilateral do contrato (art. 58, I, Lei 8666/93) Apesar de ser previsto, nao se sabe se vai ser usado e nem quando sera usado pela Administrao. Pode ser uma alterao qualitative ou quantitativa.

Toda vez que a Administracao alterar esse contrato que desequilbrar a relacao economico-financeiro, ela deve ressarcir o contratado.

b.2) Fato do principe: todo fator consistente num ato normativo editado pela Administrao que nao parte no contrato, que se destina a toda coletividade, mas que repercute indiretamente nos contratos administrativos, gerando o seu desequilibrio economico. A Administrao Publica tem responsabilidade objetiva e deve restabelecer o equilibrio do contrato, ressarcindo a parte contratada por ela. b.3) Fato da Administrao: um fator inevitvel, imprevisvel consistente numa aao ou omissao da Administracao que parte no contrato e que causa um desequilbrio econmico-financeiro. A Administraao que est inadimplente e deve restabelecer o equilibrio economico financeiro de alguma forma.

Aula 15 de 24/03/2011

Prazo dos Contratos Administrativos art. 57 Lei 8666/93

Existem 03 leis que regulam os contratos administrativos: Lei oramentria Plano Plurianual Lei de Diretriz Oramentria

Art. 57 A durao dos contratos regidos por esta Lei ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: Os contratos administrativos so celebrados sempre com prazo determinado. O prazo de vigncia destes contratos equivale a vigncia dos respectivos crditos oramentrios. O oramento tem o prazo de 01 ano. Todo ano feita a lei oramentria. Se o oramento vigora por um ano e os contratos devem ter o mesmo prazo do crdito oramentrio, em regra os contratos devem durar um ano. Pode haver prorrogao, porem as prorrogaes devem estar previstas no edital.

01 projetos previstos no plano plurianual: I aos projetos cujos produtos estejam contempladas nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio (edital); Plano plurianual uma lei que prev todas as despesas do Estado, do Poder Pblico que vo ultrapassar um exerccio financeiro. Se estiver previsto no plano plurianual, esse contrato j tem previso de prorrogao.

02 contratos que envolvem prestao continuada: at 60 meses II prestaao de serviceos a serem executados de forma continua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses;

03 contratos que envolvem utilizao de programa de informtica ou aluguel de equipamento at 48 meses IV ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 meses aps o nicio da vigncia do contrato; 04 por razes excepcionais: Precisa ser justificado. Ex. Pegou fogo No precisa estar previsto no edital.

Extino dos Contratos Administrativos

art. 59 A declaraao de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, alm de desconstituir os j produzidos.

01 anulao art. 59 e nico da Lei 8666/93 = ilegalidade ex tunc

Pargrado nico A nulidade nao exonera a Administracao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuizos regularmente comprovados, contanto que nao lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. A decretao de nulidade no exonera a Administrao de pagar ao contratado at o momento em que o serviceo fori prestado.

02 resciso: a) de pleno direito: teoricamente no preciso nem formalizar, pois ocorrendo motivos de caso fortuto e fora maior, que so casos que impedem a continuao do contrato, ele extinto de pleno direito; b) amigvel ou administrativa: Ambas as partes (Adm e contratado) colocam fim ao contrato. Deve ser feito por escrito, atravs de um termo (distrato) em que seo estabelecidas as condies desse distrato; c) Resciso unilateral: uma clusula exorbitante, uma prerrogativa apenas da Adm. Ela pode rescindir unilateralmente sem precisar da concordncia do contratado. Pode ser feita por dois motivos: interesse pblico: cabe indenizao ao contratado, poise la teve que rescindir por interesses pblicos; - por inadimplemento do contratado: quando o contratado deixa de cumprir o que foi contratado, no cabe indenizao da Administrao ao contratado, mas pode haver indenizao do contratado para a Administracao Pblica. d) resciso judicial: aquela decretada pelo Poder Judicirio em aao obrigatoriamente proposta pelo contratado e facultativamente pela Administraao. -

Diferenas entre Contratos, Convnios e Consrcios

Convnio e Consrcio so instrumentos de associao. So na verdade instrumentos de acordo de vontade, mas a maioria da doutrina diz que no tem natureza contractual. um instrumento pelo qua los entes estatais se associam. - O contrato envolve partes: Contratante e Contratado. Nos convnios e consrcios no existem partes, so particpies ou conveniados.

- Os interesses das partes no contrato so divergentes. (A Adm tem interesse na prestao de serviceo e o contratado na remuneraao) Os interesses nos convenios e consrcios sao convergentes. (Realizaao de um serviceo, etc) - Nos contratos existe remunerao e o contratado faz o que quiser com sua remuneraao; Nos convenios pode haver repasse de verbas, mas os conveniados no podem fazer o que quiserem, deve ser aplicado nas

Convenio uma associao entre rgaos ou entes publicos de natureza diferente ou entre eles e entidades privadas para realizaao de objetivos comuns. Ex.: Convenio entre o Estado e Municipio para implementar organizaao dos serviceos de esgoto; Ex. 2 Convenio entre uma universidade publica e uma privada para fazerem uma pesquisa.

Consrcio (Lei 11.107/05 que regula os consrcios publicos) Conceito antes da Lei 11.107/05 instrumento de associacao entre orgaos ou entidades publicas da mesma natureza para realizacao de objetivos comuns. O que diferenciava o convenio do consorcio que um podia ser de natureza publica e o outro de natureza privada. Consrcio no. A Lei 11.107/05 surgiu em virtude do art. 241 da CF O que diferencia o convenio do consorcio hoje em dia que os consrcios ganham personalidade juridica. Os entes se associam e dessa associacao surge uma nova pessoa juridical que se responsabilizara pelo consorcio, devendo gerir os objetivos do consorcio e se responsabiliza tambem pelas obrigacoes surgidas desse consorcio. Nao basta se assinar um consorcio, antes disso deve haver um protocolo de intenao, esse protocolo deve ser publicado no DOU e uma lei de cada ente associado ratificando o protocolo de inteno para criao do consrcio.

Aula 16 de 25/03/2011

Interveno do Estado na propriedade art. 5o, XXII e XXIII CF Direito de Propriedade: O art. 5o CF trata sobre o direito de propriedade (direito fundamental). Antigamente pelo CF de 1916 o direito de propriedade tinha um carter absoluto. A partir da CF de 88 isso mudou pois foi colocado como prioridade a funo social prevista no art. 5o XXIII CF/88. Funo social da propriedade significa dizer que o uso da propriedade deve atender um bem estar social. PROPRIEDADE URBANA art. 182, 4o CF Aquele que proprietrio de um solo urbano e no cumpre sua funo social pode sofrer sanes. Sanes Sucessivas: art. 182, 2o CF plano diretor I Parcelamento ou edificao compulsrios: O Estado notifica o proprietrio do imvel para que ele realize uma edificao ou parcelamento do seu terreno; II Cobrana de IPTU progressivo no tempo: Quanto mais o proprietrio demorar para cumprir a funo social desse solo urbano (edificao ou parcelamento compulsrios), maior ser a alquota do IPTU; III Desapropriao sano : Esse tipo de desapropriao no paga em dinheiro, ela paga em ttulos da divida pblica, resgatveis em ate 10 anos (aos poucos). Tem carter de sano. Funciona justamente para punir o proprietrio. A competncia para aplicar as sanes sucessivas do Poder Publico Municipal (Municpios). Que o responsvel pela cobrana do IPTU. Funo social urbana Para cumprir a funo social, a propriedade urbana deve cumprir o plano diretor. art. 182, 2o CF A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende as exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor. PROPRIEDADE RURAL art. 186 CF

Art. 186 A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I aproveitamento racional e adequado; II utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; (ex. trabalho escravo) IV explorao que favorea o bem estar dos proprietrios e dos trabalhadores. SANES art. 184 CF Desapropriao Sano (extraordinria): pago uma indenizao em ttulos da divida agrria, resgatveis em at 20 anos (aos poucos). Competncia da Unio para fins de reforma agrria.

MODALIDADES DE INTERVENCAO DO ESTADO I Desapropriao - decreto-lei 3365/41 (Lei das desapropriaes); Desapropriao (ordinria): o procedimento legal pelo qual a Administrao ou seus delegados, atravs de previa declarao de necessidade publica, utilidade publica ou interesse social, impe a algum a perda de um bem, substituindo em seu patrimnio por uma justa e previa indenizao em dinheiro art. 5o, XXIV CF. Pressupostos da desapropriao: Previstos no decreto 3365/41 a) Necessidade publica; Quando o bem indispensvel para um determinado servio, para uma determinada obra. Ex.: Necessidade de construo de metro, obra, creche, etc... b) Utilidade publica; Quando o bem no mais indispensvel para a realizao de uma obra, ele e apenas til, conveniente. Ex. desapropriao por zona art. 4o decreto-lei 3365/41 - Ocorre quando a Administrao desapropria uma rea maior do que a necessria para realizao de uma obra porque apos a valorizao imobiliria esta rea ser revendida a terceiro para obteno de lucro. c) Interesse social.

Quando a Administrao desapropria para atender as camadas mais pobres da sociedade, para distribuir melhor as terras. Ex. toda desapropriao com fins de reforma agrria; Desapropriao para construo de um conjunto habitacional para as classes menos favorecidas. A Administrao est visando cumprir um interesse social.

II Requisio administrativa art. 5o , XXV CF; III Ocupao Temporria art. 5o , XXV CF e art. 36 do Decreto 3365/41 (Lei das Desapropriaes); IV Servido administrativa; V Limitaes administrativas; VI Tombamento (decreto-lei 25/1937 e art. 216 CF); Aula 17 de 31/03/2011

Sujeito ativo da desapropriao: - Quem tem competncia para declarar: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios - Quem tem competncia para praticar atos desapropriatrios Unio, Estados, Distrito Federal, Concessionrias e Permissionrias Competncias especiais 01 Desapropriao sano urbana funo social Competncia para esta desapropriao do Municpio. 02 Desapropriao sano propriedade rural funo social competncia para esta desapropriao da Unio para fins de reforma agrria. 03 Desapropriao de bens rurais para fins de reforma agrria Competncia da Unio * Toda vez que o fim da desapropriao for para reforma agrria, a competncia da Unio. Estado e Municpios podem desapropriar imveis rurais, desde que seja por necessidade e utilidade publica, nunca para reforma agrria (RT 595/266 STF). Sujeito passivo da desapropriao: Municpios, Administrao indireta,

Qualquer pessoa fsica ou jurdica (de direito publico ou privado) decreto-lei 3365/41 * Pessoas jurdicas de direito publico: Estados, DF, Municpios, Autarquias, Fundaes Objeto? Bens? Art. 2o decreto 3365/41 Qualquer espcie de bens (corpreos e incorpreos), inclusive direitos, exceto os direitos personalssimos, pessoas e dinheiro. * Bens pblicos: necessrio 02 condies para que haja a desapropriao de bens pblicos: - necessrio a edio de uma lei autorizando esta desapropriao de bens pblicos; - Existe uma ordem para a desapropriao ser realizada: O ente poltico maior pode desapropriar do ente poltico menor. O contrario no possvel. A ordem : Unio Estados Municpios Somente a Unio pode desapropriar Bens do DF Os bens da Unio no podem ser desapropriados. Administrao indireta Uma autarquia municipal no pode desapropriar um bem de uma autarquia federal (hierarquia). * Se o bem no estiver vinculado a nenhuma finalidade publica poder ser desapropriado (no precisa obedecer a ordem). Procedimento da desapropriao: 01 fase declaratria: Inicia pela edio de ato declaratrio, que pode ser um decreto (do Presidente, Governador ou Prefeito) ou atravs de uma lei. Produz 04 efeitos: a) A partir desse ato declaratria incide o que se chama de fora expropriatria do Poder Publico (forca de imprio) considerado um ato discricionrio da Administrao (ela pode optar se ir desapropriar ou no, de acordo com a oportunidade e convenincia). A partir do momento que esse decreto ou lei publicado, o proprietrio fica ciente que ir sofrer atos desapropriatrios;

b) Fixar o estado do bem para fins de calculo da indenizao (Como esta a conservao, se tem benfeitorias ou melhoramentos). Qualquer benfeitoria ou melhoramento dever ser calculado para ser indenizado. At o momento do ato declaratrio, qualquer benfeitoria ser indenizada, aps a publicao do ato, apenas as benfeitorias necessria sero sempre indenizadas; as benfeitorias teis (aquelas que aumentam a comodidade) devem ter uma autorizao do Poder Publico para que possam ser indenizadas e as benfeitoria volupturias, apos o ato declaratrio nunca sero indenizadas. Sumula 23 STF Aps a publicao do ato de desapropriao, mesmo que voc receba uma autorizao da Administrao para construir em um determinado terreno, essa construo ou o que for feito no terreno no sero indenizadas. c) Direito de penetrar - O direito que o agente da Administrao Publica tem de ingressar no bem para realizar medies, pericias, etc (Sem abusos); d) Comea a correr o prazo de caducidade o prazo que a Administrao tem ou para fazer acordo com o proprietrio ou para ingressar com ao de desapropriao. Se dentro desse prazo ela no realizar nada nesse perodo, o ato declaratrio ira caducar. - Quando a desapropriao por necessidade ou utilidade o prazo de 05 anos a partir do ato declaratrio, podendo a Administrao publicar um novo ato declaratrio de desapropriao apos 01 ano da edio do primeiro ato, isto , ela ter mais 5 anos, totalizando em 06 anos para caducar o ato declaratrio inicial. - Quando a desapropriao por interesse social (Lei 4132/62) o prazo de 02 anos, transcorrido o prazo o ato declaratrio caduca e no poder ser declarado novamente (caduca o direito da Administrao de desapropriar). 02 fase executria: - administrativa ou amigvel - judicial = ao de desapropriao Aula 18 de 01/04/2011 Procedimento: * Fase declaratria * Fase executria: - amigvel ou administrativa: Alternativa em que se chega a um acordo.

- judicial: No havendo acordo, o Poder Publico ingressa com uma ao de desapropriao, faz um deposito prvio e uma alegao de urgncia (na petio inicial) pedindo uma imisso provisria na posse (liminar). O juiz concede uma liminar dando a posse ao Poder Publico desde que tenha sido solicitado na petio inicial e que tenha sido feito o deposito prvio (art. 15, 1 o , decreto 3365/41). Art. 15 Se o expropriante alegar urgncia e deposita quantia arbitrada de conformidade com o art. 685 do CPC, o juiz mandara imiti-lo provisoriamente na posse dos bens; 1o - A imisso provisria poder ser feita, independente da citao do ru, mediante o deposito. 2o A alegao de urgncia, que no poder ser renovada, obrigar o expropriante a requerer a imisso provisria dentro do prazo improrrogvel de 120 dias. Smula 652 STF No contraria a CF o art. 15, 1o , do Decreto-Lei 3365/1941. Depois possvel entrar com uma ao de contestao contra o Poder Publico para reclamar sobre o valor estipulado e tambm por vcios/ilegalidade da desapropriao. Se o proprietrio sacar o valor integral do deposito prvio, significa que ele est de acordo com o valor venal estipulado que foi depositado. Se quiser contestar o valor, ele s poder retirar 80% do valor do deposito prvio. Indenizao final: Previa, justa e em $ (art. 5o , XXIV, CF) Art. 243 CF expropriao = confisco As glebas de qualquer regio do Pais onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. O juiz deve fazer uma composio dos valores com base nos critrios abaixo para fixar o valor final da indenizao. Parcelas: 01) Valor do bem mais as benfeitorias e melhoramentos Esse levantamento feito pela pericia;

02) Lucros cessantes e danos emergentes Por exemplo no caso de um imvel comercial; 03) Juros compensatrios S cabe no caso da imisso provisria Serve para compensar a perda imediata da posse; 04) Juros Moratrios Serve para compensar pela demora do pagamento (smula 12 STJ); 05) Correo Monetria; 06) Custas e despesas processuais; 07) Honorrios advocatcios

Natureza Jurdica da desapropriao: * Forma originria de aquisio da propriedade * Formas derivadas: aquelas em que no necessrio um titulo anterior, a relao entre o sujeito e a coisa (Poder Publico e o bem) s se d de forma compra e venda Geram 03 consequncias: a) Se o Poder Publico indenizar quem no titular do direito, isso no anula a desapropriao. Quem paga mal, paga duas vezes; b) Quando o Poder Publico recebe essa propriedade, ele recebe ela livre de qualquer nus real que recaia sobre a propriedade. (ex. hipoteca que ira se extinguir) c) Os terceiros titulares de direitos reais incidentes sobre a coisa desapropriada so sub rogados no preo da desapropriao. (Ex. o banco que tinha o direito real sobre a propriedade por ter feito uma hipoteca sub rogado no direito creditcio para receber sua parte correspondente); S so sub rogados no preo os titulares de direitos reais, os demais podem entrar em Juzo. Ex. os titulares de direitos pessoais. Aula 19 de 07/04/2011 Desapropriao indireta, Desapropriao indireta: ocorre quando a Administrao pratica atos de apossamento do bem sem observar o procedimento legal da desapropriao. Est violando o procedimento e se apossando do bem chamado pela doutrina de esbulho possessrio a perda injusta da posse do bem.

Para impedir o esbulho deve-se ingressar imediatamente com a ao de reintegrao de posse. (para impedir o esbulho e retomar a posse do bem). Art. 35 do decreto 3365/41 se o poder publico incorporou o seu bem ao patrimnio publico, ainda que injustamente, no da mais para pedir a reintegrao de posse e terminara em perdas e danos (ao de desapropriao indireta para se discutir perdas e danos). Por isso, a ao de reintegrao de posse devera ser ingressada o mais rpido possvel. RETROCESSO o direito de preferncia do seu ex proprietrio na aquisio do bem quando ocorrer na desapropriao uma tredestinao ( o nome que se d ao desvio de finalidade na desapropriao) Ex.: o bem desapropriado para construir um hospital e a construo no efetuada, descobre-se que a desapropriao foi para beneficiar ou prejudicar algum. Quando isso ocorre surge para o proprietrio a retrocesso. Duas correntes: 01 O proprietrio poder pedir o bem de volta (ingressar com ao reivindicatria). A retrocesso tem natureza de direito real. 02 se resolve em perdas e danos (material e moral). Nesse caso, a retrocesso tem a natureza de direito pessoal (ao de perdas e danos). A jurisprudncia oscila entre duas possibilidades: direito real ou direito pessoal. Art. 519 CC retrocesso pelo preo atual da coisa (natureza de direito pessoal). Existe uma lei e tendncia de considerar a natureza de direito pessoal, baseado no novo CC. No h retrocesso se o Poder Publico diz que vai construir um hospital e constri uma creche, por exemplo. Se de qualquer forma o interesse publico foi atingido, no h que se falar em retrocesso, ainda que a finalidade inicial no tenha sido atingida. REQUISIO ADMINISTRATIVA art. 5o , XXV, CF/88 Outra modalidade de interveno. uma forma de interveno do Estado na propriedade privada, voltada ao seu uso, cabendo ao final, indenizao ao proprietrio, se houver dano. Obs.: Diferena entre desapropriao e requisio

- Na desapropriao perde-se a propriedade, na requisio perde-se o uso temporariamente; - Na desapropriao sempre haver indenizao previa, na requisio s haver indenizao se houver dano e ser posterior ao uso; - Na desapropriao depende de um processo que autorize o uso, se no houver acordo a Administrao deve ingressar com uma ao, na requisio um ato auto executrio (a Administrao requisita o bem e usa). A requisio depende da ocorrncia de perigo publico iminente. OCUPAO TEMPORRIA - art. 5o , XXV, CF/88 e Decreto 3365/41 art. 36 a utilizao temporria da propriedade de maneira gratuita ou onerosa que ocorre para satisfazer uma necessidade ou utilidade publica. Ex. O Poder Publico precisa de um terreno prximo para a realizao de uma obra, ao final deve indenizar. - Ocupao temporria onerosa: terreno no edificado; - vizinho a obra - indenizao ao final ao prpria. 03 SERVIDAO (ESCRAVIDO) ADMINISTRATIVA a instituio de um direito real sobre coisa alheia que devera suport-lo em ateno ao interesse da coletividade. Ex.: Placa de identificao com o nome da rua no muro de uma residncia. SERVIDO: Bem dominante interesse publico Bem serviente aquele que vai servir o interesse publico Espcies de Servido I Servido legal instituda por lei Ex. Cdigo de guas terreno marginal para a retirada de energia hidrulica. Art. 18 do Decreto 25/37 Quando a servido decorre de lei, em regra, ela nao poder ser indenizada. II Servido instituda por acordo

Ocorre de um prvio decreto mais escritura publica, pode ocorrer indenizao. III Servido instituda por sentena O juiz decreta a servido, neste caso cabe indenizao. Enquanto existir interesse publico haver a servido que imprescritvel (mesmo que no haja uso do bem). IV Limitaes Administrativas so restries parciais criadas por lei e impostas a propriedade que decorrem do poder de policia da administrao. Ex. Construir um muro alinhado respeitando as regras da Administrao (obrigao de fazer) Permitir que agentes sanitrios faam vistorias nos imveis; Equipamentos contra incndio nos edifcios (obrigatrios obrigao de fazer) No cabe indenizao neste caso. V Tombamento art. 23, II e 216 CF/88 Decreto Lei 25/37 Tombamento um procedimento administrativa pelo qual o Poder Publico pretende preservar bens considerados importantes a memria da sociedade brasileira e possua de um valor histrico, artstico, cultural ou paisagstico. Bens que podem ser tomados: Bens matrias Bens Imateriais Bens Moveis Bens Imveis Bens Pblicos Bens Privados Em regra o tombamento ocorre em razo de um procedimento administrativo. Mas pode ocorrer por lei tambm (discusses doutrinarias quanto a este caso). O tombamento no retira a propriedade, apenas sofre restries (parciais) quanto ao uso. Aula 21 de 08/04/2011

Tombamento Procedimento 01 de oficio recai sobre bens pblicos, basta notificar o proprietrio. 02 voluntario recai sobre bens privados. O proprietrio notificado e concorda, ou ele mesmo requer o tombamento. 03 Compulsrio recai sobre bens privados. O proprietrio notificado e no concorda. Tem o prazo de 15 dias para impugnao. O rgo consultivo da a deciso, que depende da homologao do Ministrio da Cultura, com a homologao h inscrio definitiva no livro do Tombo.

Conseqncias da inscrio no livro do Tombo 01 O proprietrio sofrera constante fiscalizao do Poder Publico; 02 O bem tombado pode ser alienado desde que o proprietrio d preferncia ao poder publico (Unio, Estados, Municpios); 03 O proprietrio no pode fazer nenhuma obra ou reforma sem previa autorizao do rgo competente; 04 - As obras de conservao do bem so de responsabilidade do proprietrio. Se o proprietrio no tiver condies deve comunicar ao Poder Publico; 05 O art. 18 do Decreto 25/37 institui uma servido administrativa. No pode colocar cartazes ou fazer obras que impeam a viso do bem tombado.

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO A responsabilidade extracontratual o dever que o Poder Publico tem de indenizar os danos causados a terceiros em razo da atividade de um agente publico. 03 Observaes: I - Responsabilidade Extracontratual ou aquiliana; II Responsabilidade do Estado em regra do Poder Executivo; III Responsabilidade que surge tanto de atos lcitos ou ilcitos.

Evoluo das teorias (sculo XIX)

A responsabilidade do Estado objetiva, mas nem sempre foi assim. Antes do sculo XIX os Estados eram absolutistas (centralizadores e autoritrios) e no permitiam nenhuma discusso sobre as decises tomadas. O rei no pode errar Teoria da irresponsabilidade O Estado no tinha nenhuma obrigao de indenizar qualquer dano sofrido pelo cidado. No sculo XIX surge o Direito Administrativo e a doutrina comea a se mobilizar para criar teorias que gerassem para o Estado o dever de indenizar.

1a Teoria Civilista da Culpa: tomava por base a teoria j existente; teoria subjetivo (direito civil). Se ficasse provada a culpa ou o dolo do agente estatal o Estado deveria indenizar. 2a Teoria Publicista a idia era criar teorias com base no direito publico. Ramificaes: A Teoria publicista da culpa do servio publico ou da culpa annima; Foi a 1 a evoluo apos as teorias civilistas. A culpa ainda uma teoria subjetiva mas deve ser provada. A culpa do servio que no funcionou, aquele que funcionou com atraso ou com insuficincia para que aquele que sofreu o dano seja indenizado. Ex.: enchente, falha no servio de limpeza.

Teoria do Risco: Toda atividade estatal envolve riscos. Se no exerccio da atividade estatal for causado um dano , o Estado obrigado a indenizar; Responsabilidade objetiva = ao ou omisso, dano causado pelo nexo causal. Art. 37 , 6o , CF/88 Adota a Teoria do Risco Teoria do Risco integral cria a responsabilidade objetiva, onde o Estado responde pelos danos causados e no permite clausulas de excluso da responsabilidade. Exceo: atividade nuclear Teoria do Risco Administrativo: a responsabilidade civil do Estado por atos comissivos ou omissivos de seus agentes, de natureza objetiva, ou seja, dispensa a comprovao de culpa. Para que se configure a responsabilidade objetiva do ente pblico, basta a prova da omisso e do fato danoso e que deste resulte o dano material ou moral. Portanto, basta to s o ato lesivo e injusto imputvel Administrao Pblica. No se indaga da culpa do Poder Pblico mesmo porque ela inferida do ato lesivo da Administrao. fundamental, entretanto, que haja o nexo causal. "Deve haver nexo de causalidade, isto , uma relao de causa e efeito entre a conduta do agente e

o dano que se pretende reparar. Inexistindo o nexo causal, ainda que haja prejuzo sofrido pelo credor, no cabe cogitao de indenizao. Lembrando que a dispensa de comprovao de culpa da Administrao pelo administrado no quer dizer que aquela esteja proibida de comprovar a culpa total ou parcial da vtima, para excluir ou atenuar a indenizao. Verificado o dolo ou a culpa do agente, cabe fazenda pblica acionar regressivamente para recuperar deste, tudo aquilo que despendeu com a indenizao da vtima. A Teoria do Risco Administrativo responsabilidade estatal. Ex. a) fora maior: evento inevitvel, imprevisvel, decorrente da forca da natureza. S exclui se vier sozinha. Ex. Chuva que causa enchente, terremoto. Se houver omisso estatal no possvel. b) Culpa exclusiva da vitima: a vitima por si s causou o dano e provocou o risco. * Culpa concorrente no exclui a responsabilidade do Estado. c) fato de terceiro: aquele que no realizado por agente estatal. Ver cada caso, se houver omisso responsabilidade do Estado. Ex. Detento que mata detento, neste caso o Estado pode ser responsabilizado . * Danos causados por movimentos multitudinrios multido causadora do dano deve... (completar) * Bala perdida: questo de segurana publica, mas os Tribunais alegavam que no responsabilidade do Estado pois ele no pode estar presente em todos os lugares, mas isto esta mudando. TJPE: Conceder indenizao em caso de bala perdida. Aula 22 de 28/04/2011 Art. 37, 6o , CF/88 Adotou a Teoria do Risco Administrativo a) Contra quem proposta a ao? Contra o Estado 01) Pessoa Jurdica de Direito Publico: a responsabilidade objetiva, independente do servio que exerce. a) Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; b) Autarquias; c) Fundaes Governamentais permite clausulas excludentes da

02) Pessoa Jurdica de Direito privado prestadora de servio publico (Empresa Publica, Sociedade de Economia Mista, Concessionrias e Permissionrias de servio publico) CONCLUSO: Se ha Pessoa Jurdica de Direito Privado que exerce atividade econmica tpica da atividade privada, a responsabilidade subjetiva. Se exerce servio publico a responsabilidade objetiva. b) Demonstrar dano, atividade estatal + nexo causal Responsabilidade Objetiva no discute s dolo ou culpa. Provar que o dano decorreu de atividade estatal. c) Dano causado por agente publico nessa qualidade Estava atuando como Agente na hora de causar o dano, na qualidade de agente, o Estado deve indenizar. d) A responsabilidade do Estado objetiva (no discute dolo ou culpa) a vitima ser indenizada independente de culpa. DIREITO DE REGRESSO O Estado pode cobrar do Agente o ressarcimento pelo qual ele pagou. e) A responsabilidade do Agente subjetiva Para a ao regressiva ser procedente, deve-se provar dolo ou culpa do Agente. Denunciao LIDE art. 70, III CPC: Todo aquele que por lei ou contrato for garante de um direito, poder ser denunciado lide. O Agente Garante do direito do Estado. Denunciar a lide para tudo se resolver em uma ao e nao precisar de ao de regresso (02 lides). LIDE principal Vitima e Estado = Responsabilidade Objetiva LIDE secundaria Estado e Agente = Responsabilidade Subjetiva (dolo ou culpa) * Resolver as duas lides em apenas uma sentena.

Corrente Majoritria melhor que nao haja denunciao lide, pois a vitima nao obrigada a discutir dolo ou culpa do Agente. Nao seria bom pois o fundamento de uma lide diferente da outra. Para a vitima irrelevante saber se o agente agiu com dolo ou culpa. STJ j permitiu a denunciao lide por uma questo de economia processual.

DANOS CAUSADOS POR OMISSO ESTATAL Se h dano, o agente praticou uma ao ou omisso. Ex. 1: Estacionar veiculo na via publica e uma arvore caiu em cima do veiculo falta de manuteno, de poda. Ex. 2: Buraco na via que quebra algo do carro falta de manuteno da via ou manuteno deficiente. Celso Antonio Bandeira de Mello Danos causados por omisso no se aplica responsabilidade objetiva e sim a Teoria da culpa do servio publico. Para ele, a expresso causaremda lei esta relacionada com ao e no omisso. Discusso que esta em modificao : - A jurisprudncia esta mudando, aplicando a Teoria Objetiva - Na doutrina ainda prevalece a idia de Celso Antonio Bandeira de Mello (posio majoritria, no unnime).

RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR ATOS DO LEGISLATIVO E DO JUDICIRIO Regra por atos do Executivo Excees atos do Legislativo e Judicirio (responsabilidade objetiva).

LEGISLATIVO como regra no responsabilidade do Estado. Excees funo tpica: legislar e fiscalizar 01 Lei declarada inconstitucional pois o Congresso esta para fazer leis compatveis com a CF. Deve ser declarao dentro do Controle Concentrado do STF (ADIN, ADECON, ADPF). 02 Lei de efeito concreto A doutrina fala que formalmente uma lei mas ato ao contedo (materialmente) parecida com atos administrativo (efeito concreto e no geral, abstrato) atinge casos concretos (particular ou grupo predefinido de pessoas). Se causar dano cabe indenizao.

Ex.: desapropriao dano ao proprietrio lei determina que h desapropriao e o bem ia ser vendido dano por perder a venda.

JUDICIRIO regra: Estado no responde por atos do Judicirio. Exceo: art. 5o , LXXV CF/88 : 01) 02) Quando tiver erro no Judicirio, por exemplo, o Juiz condena irmo gmeo do condenado por engano; Pessoa que fica presa alem do tempo fixado na sentena. Aula 23 de 29/04/2011

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Art. 37, par. 4o e Lei 8429/92 A improbidade administrativa o ato pelo qual o agente publico, valendo-se de uma imoralidade causa um enriquecimento ilcito, uma leso ao errio ou atenta contra os princpios da administrao. - art. 9o enriquecimento ilcito (acrscimo patrimonial indevido ex. quando o agente recebe propina para passar um processo na frente) - art. 10 leso ao errio (dano ao patrimnio publico) ; - art. 11 atentar contra os princpios da Administrao (dano moral, nesse caso no necessrio ter nem enriquecimento ilcito e nem leso ao errio, apenas atentar j ilcito). O ato de improbidade um ilcito de natureza civil. O que pode ocorrer uma concomitncia de instancias (civil, penal e administrativo). Por exemplo, o agente que faz uma apropriao de bens pblicos, ele comete crime civil, penal e administrativo. Em regra, as aes correm separadas, so independentes nas esferas civil, penal e administrativa, mas pode ocorrer exceo por exemplo, quando as questes da parte criminal em relao a autoria e existncia do fato o juiz criminal diz: ele o autor e o fato existiu considerado coisa julgada no civil e no administrativo, no podendo ser questionada a deciso criminal. Art. 386 CPP

- Quando o juiz absolve o ru dizendo que ele no o autor ou que o fato no existiu isso interfere nas instancias civil e administrativa. - Quando o juiz absolve o ru por falta de provas (in dbio pro reo), isso no interfere na esfera civil e nem administrativa, podendo continuar o processo nas duas esferas. Diferena entre moralidade e improbidade a) moralidade art. 37 caput CF Quando a Constituio fala sobre principio ela esta se referindo a moralidade. A moralidade um gnero porque um principio. b) improbidade art. 37, 4o CF Quando a Constituio fala de dano ou leso moralidade ela est falando de improbidade. A improbidade uma espcie de imoralidade que vai gerar sempre um dano a esse principio. Sujeito ativo do ato de Improbidade art. 2o Lei 8429/92 O sujeito ativo do ato o sujeito passivo (ru) da ao. Quem pratica o ato o agente publico (todas as categorias de agente publico). NOTA: Os agentes polticos (Presidente, Governadores, Deputados, Senadores, etc) que cometem crime de responsabilidade quando praticarem ato de improbidade (Lei 1079/50) respondem apenas pelo crime de responsabilidade. O 3o tambm pode praticar crime de improbidade administrativa quando ele concorre para o ato (incentivou, se beneficiou desse ato, participou de alguma forma para o ato se realizar) respondendo da mesma forma que o agente publico com as mesmas condies exceto a perda do cargo pois ele no tem. Sujeito Passivo do ato de Improbidade art. 1o e nico da Lei 8429/92 quem sofre o ato de improbidade - Unio, Estados, DF e Municpios (Administrao direta) - Administrao Indireta - Qualquer entidade que recebeu incentivos, subvenes (por ex. ONG que recebe dinheiro publico). Sanes art. 37, 4o CF - Perda da funo; - Suspenso de direitos polticos; - Indisponibilidade de bens

- Ressarcimento ao errio Lei 8429/92 - multa; - proibio de contratar com a Administrao art. 9o (mais grave) - direitos polticos = de 08 a 10 anos - multa de ate 3X o valor do beneficio que ele obteve - proibio = 10 anos art. 10 (intermedirio) - direitos polticos = de 05 a 08 anos - multa de ate 2X - proibio = 05 anos art. 11 (menos grave) - direitos polticos = de 03 a 05 anos - multa de ate 100X - proibio = 03 anos O juiz pode aplicar todas as sanes da CF (perda da funo, suspenso de direitos polticos, indisponibilidade de bens e ressarcimento ao errio) de uma vez, ao mesmo tempo e as demais sanes da Lei 8429/92 (arts. 9 o , 10o e 11o ) de acordo com cada caso em concreto. Aula 24 de 05/05/2011

Ao E Prescrio Da Improbidade Administrativa Ao Civil Publica, Lei 7347/85 Quem pode propor? MP, Unio, Estados, DF e Municpios. Se no o MP que prope a ao, ele atuar como fiscal da lei. Prescrio - Art. 23 da Lei 8429/92 - Para Agentes com mandato, cargo em comisso ou funo de confiana o cargo prescricional de 05 anos apos o trmino do exerccio de algum desses

cargos. Ex.: Prefeito com mandato de 04 anos, o prazo prescricional comea a contar a partir do termino do mandato at 05 anos apos. - Para Agentes com cargo efetivo ou emprego publico = o mesmo prazo previsto na legislao para aplicar pena de demisso (05 anos). Para ressarcimento ao errio imprescritvel . art. 37, 5o , CF BENS Bens pblicos artigos 98 a 103 do CC So todos aqueles que pertencem as pessoas jurdicas de direito publico interno. Pessoas Jurdicas de Direito Publico: Unio, Estados, DF e Municpios, Autarquias, Fundaes, Agencias. Pessoas Jurdicas de direito privado: Sociedade de economia mista, empresa publica Conceito de Celso Antonio Bandeira de Mello Um bem publico quando pertence as pessoas jurdicas de direito publica porem, tambm considerado um bem publico aquele que pertence a pessoa jurdica de direito privado quando estiverem atrelados a prestao de servio publico e quando elas prestarem atividade econmica os bens sero considerados privados. Os bens utilizados por Concessionrias ou Permissionrias que prestam servio publico considerado bem publico (os bens ligados diretamente a prestao do servio. Ex. maquinrios, etc.) Ao fim da concesso ou permisso esses bens se revestem ao Poder Publico Concedente pois so bens pblicos. Categorias ou classificao 01 bens de uso comum do povo So utilizados pelo povo, seu uso destinado ao cidado. Ex. Praia, Praa, Museu, etc. 02 Bens de Uso especial Tem um fim especifico geralmente para uso da Administrao. Ex. Prdio INSS, prdio do DETRAN, hospitais, 03 Bens dominicais (bem do patrimnio disponvel no tem finalidade publica). um bem publico que no tem no momento nenhuma finalidade. Ex. Um terreno baldio. Ex. importante de bens dominicais:

- Terreno de marinha: Um bem de propriedade da Unio. Esto compreendidos numa faixa de 33 metros que contado da mar alta para terra (geralmente a parte da orla martima). - Terras devolutas: Tem a ver com a historia da colonizao do Brasil. (atravs de um processo discriminatrio feito uma verificao de terras que no existem provas quanto a sua titularidade pelo privado ento so consideradas presumidamente publicas. Se existe uma presuno de que essa terra publica, quem ocupa a terra ter que fazer prova ao contrario). Geralmente essas terras devolutas pertencem ao Estado, exceto as que esto discriminadas no art. 20, II da CF/88 que pertencem a Unio. art. 20, II, CF/88 as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei; REGIME JURIDICO DOS BENS PUBLICOS a) Impenhorveis Bens publico no podem ser penhorados, no podem sofrer atos de imprio, isso seria uma constrio Penhora uma garantia que feita dentro de um processo como garantia de pagamento de execuo. Existe um processo especial de execuo contra Fazenda que feito atravs de precatrios (art. 100, CF/88). b) Imprescritveis Significa que eles no so passiveis de usucapio. Mesmo que seja exercido a posse prolongada de um bem publico no da para exigir a posse como usucapio Art. 183, 3o e 191, nico CF /88 c) Insuscetveis de onerao - Sobre um bem publico no pode cair um direito real. No pode ser hipotecado, no pode cair penhor, usufruto, anticrese. d) Inalienveis no pode ser comercializado, vendido. Fazem parte desses bens inalienveis apenas duas categorias: So bens considerados de finalidade publica, so bens afetados. Ex. - Bens de uso comum - Bens de uso especial Se um bem de uso comum ou de uso especial perder a sua finalidade publica atravs do processo de desafetao (geralmente feito por lei), ele passa a pertencer a categoria de bens dominicais e podero ser alienados. * Bens dominicais so bens sem finalidade publica, ento podem ser alienados pois so considerados bens desafetados (sem finalidade publica).

CONDIES PARA ALIENACAO DE BENS DOMINICAIS 01) Previa avaliao O bem deve ser previamente avaliado; 02) Interesse publico justificado O administrador dever justificar o interesse publico nesse bem; 03) Autorizao Legislativa Somente quando o bem imvel que se exige uma autorizao. 04) Licitao Em regra o processo de venda de concorrncia para bens imveis e leilo para bens mveis. Aula 25 de 06/05/2011 Controle dos atos administrativos pelo poder legislativo O Poder Legislativo desenvolve um papel de destaque no que se refere ao controle da Administrao Pblica. Mais comumente conhecido como "controle parlamentar", este se divide fundamentalmente em duas espcies, o controle poltico e controle oramentrio e financeiro. 01) Poltico: Controla a legalidade do ato e o mrito. Ex. A CF diz que a escolha do Procurador Geral da Republica escolhido pelo Presidente da Republica, porem depende de previa aprovao do Senado Federal (controle poltico); Ex. 2: Feito atravs da CPI (art. 58, 3o , CF) que tem poderes investigatrios para colher provas, faz relatrio, encaminha o relatrio para o MP e se for o caso de punio cabe ao MP propor ao. A CPI no tem poderes para julgar, apenas para investigar, isto uma forma de controle poltico. 02) Financeiro, contbil ou oramentrio. Faz o controle de contas/gastos pblicos, atravs do TCU-Tribunal de Contas da Unio (rgo autnomo e auxiliar do Poder Legislativo No pertence a nenhum Poder Judicirio, Legislativo e Executivo); O controle contbil, financeiro e oramentrio da Administrao Pblica exercido mediante a participao direta do Congresso Nacional com a assistncia do Tribunal de Contas da Unio. Art. 70, CF - A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das

subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Nos termos do pargrafo nico do artigo 70 da Constituio Federal obrigatria a prestao de contas ao Tribunal de Contas da Unio de qualquer pessoa ou rgo pblico que mantenha contato com dinheiro, bens e valores pblicos em nome da Unio, ou pelo qual, esta responda. Art.70... Pargrafo nico - Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Redao da E C n 19, de 04/06/98. Na realidade o Tribunal de Contas da Unio funciona como um rgo de apoio ao Congresso Nacional ao qual compete a fiscalizao oramentria, contbil e financeira dos atos da Administrao Pblica Federal e de suas empresas vinculadas. Desta forma, obedecendo aos ditames preconizados no artigo 71 e seus incisos da Constituio Federal, ao Tribunal de Contas da Unio foi atribuda diversas hipteses de controle, todas no sentido de apurar os atos da Administrao. Art. 71 - O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas

unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. Note-se que no s a anlise das contas atribuio do Tribunal de Contas Unio, como tambm o controle das admisses de pessoal da Administrao Pblica Direta e Indireta, dentre outras atribuies. As contas a serem prestadas ao Tribunal de contas da Unio se dividem em duas categorias: 1 Contas prestadas, anualmente pelo Presidente da Repblica.

2 - Contas prestadas pelos administradores e demais responsveis por atos administrativos que envolvam o dinheiro pblico. COMPOSIAO DO TCU composto por 09 ministros, escolhidos entre cidados com mais de 35 e menos de 65 anos, com reputao ilibada, com conhecimento na rea tcnica, contbil, oramentrio e com experincia de pelo menos 10 anos na rea. 1/3 (03) desses Ministros escolhido pelo Presidente da Republica com previa aprovao do Senado e 2/3 (06) escolhidos pelo Congresso Nacional.

Os Ministros do TCU se equiparam aos Ministros do STJ art. 73, 3o FUNES DO TCU 1o) O Tribunal de Contas da Unio apresenta parecer opinativo sobre as contas do Presidente da Republica. Quem julga as contas o Congresso Nacional com ajuda do Tribunal de Contas atravs de parecer opinativo; (art. 71, I, CF); 2o) Tem a funo de julgar as contas de todas autoridades ou responsveis por valores, bens e dinheiro publico. O TCU s no julga as contas do Presidente da Republica; Ele pode impor penalidades as autoridades ou responsveis. Geralmente essas penalidades so em forma de multas e em caso de no serem pagas, cabe execuo dos seus bens pessoais. O Poder Judicirio s pode rever aspectos formais, legais dessa deciso. Ele no vai poder opinar em relao ao mrito. A doutrina no unnime, mas essa a corrente majoritria. Sumula 347 STF O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e atos do Poder Publico. 3o) O TC tem a funo de assessoria. Ele presta informaes toda vez que elas forem solicitadas pelo Congresso Nacional; 4o ) Tem a funo de inspeo. Ele inspeciona, fiscaliza todos os atos de admisso de pessoal na administrao direta e indireta, exceto os cargos em comisso. a) Pelo Judicirio Art. 5o , XXXV , CF principio da inafastabilidade do Poder Judicirio A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio nenhuma leso ou ameaa ao direito. Isso quer dizer que no necessrio esgotar todas as vias administrativas para s depois poder levar para o poder judicirio, ao contrario, se quiser ir direto pelo Judicirio possvel, a nica exceo em relao ao direito desportivo (do desporto) em que torna-se necessrio esgotar primeiro as vias administrativas para depois recorrer ao Judicirio. O poder Judicirio no pode agir de oficio, deve ser sempre provocado.

Remdios constitucionais: Mandado de segurana, mandato de injuno, habeas corpus, habeas data, ao civil publica, ao popular. Mandato de segurana Cabe para proteger direito liquido e certo, no amparado por habeas corpus e nem por habeas data. O mandato de segurana residual (nem de locomoo, nem de informao). Ex. Direito a sade (remdios que o governo deve conceder), Direito a nomeao em concurso publico em que foi aprovado Direito liquido e certo um direito que a parte prova de plano na inicial, pois ele no depende de dilao probatria. O direito que precisa ser provado no liquido e certo. Se voc precisa de prova, admite apenas a documental. Mandado de injuno art. 5o, LXXI, CF/88 Toda vez que h um direito previsto na Constituio mas esta contido numa norma de eficcia limitada, dependendo de alguma lei para regulament-la. Serve para resolver o problema relacionado a ausncia de norma, ausncia de leis. Tem a ver com a inconstitucionalidade por omisso. Ex. direito de greve do funcionrio publico Habeas corpus, art. 5o , inciso LXVIII Para proteger direito liquido e certo de locomoo (direito de ir e vir). Qualquer um pode impetrar sem necessidade de acompanhamento por advogado. Habeas data, art. 5o , inciso LXXII Cabe habeas data para garantir acesso, retificao ou complementao de informao referente a pessoa do impetrante constante de banco de dados ou de registros de carter governamental ou publico. O habeas data no pegou, pois no qualquer informao que eu posso ter acesso atravs desse habeas data. Deve ter relao somente com a pessoa do impetrante e que conste de um banco de dados. Acaba se resumindo ao Serasa, SPC. Ao popular, art. 5o, LXXIII, CF. Cabe para anular atos lesivos ao patrimnio publico, moralidade administrativa, meio ambiente e patrimnio histrico ou cultural.

Se quiser proteger qualquer desses objetos cabe essa ao popular. Pode ser impetrado por qualquer cidado com capacidade civil plena. Ao civil publica, art. 129, III, CF. Serve para defender os direitos difusos e coletivos. Direito Difuso pertence a um nmero indeterminado de pessoas ligadas por uma situao de fato. Ex. direito de respirar ar puro que cabe a todas as pessoas. Envolve o direito de respirar ar puro e cabe a todo mundo. Direitos Coletivos So direitos que pertencem a um grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contraria atravs de uma relao jurdica. Ex.: clausula abusiva de um plano de sade. O que liga as pessoas um plano de sade, ou seja, um contrato, uma relao jurdica que existe entre eles. Art. 129, III, CF promover o inqurito civil e a ao civil publica, para a proteo do patrimnio publico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Aula 26 de 12/05/2011 Controle dos atos administrativos 01) pelo legislativo 02) pelo judicirio 03) pela Administrao: chamado de controle interno. A prpria Administrao controla os atos que ela edita. Decorre do principio da auto-tutela (sumula 473, STF). 04) Outra forma de controle, segundo a doutrina atravs dos recursos hierrquicos que podem ser: - prprio: recurso dirigido a uma autoridade superior aquela que edita o ato que esta sendo recorrido. Considerado prprio porque a autoridade superior faz parte da mesma estrutura administrativa da autoridade recorrida. Ex. recorrer ao chefe da sesso de onde partiu o ato. - imprprio: dirigida a uma autoridade superior, que no faz parte da mesma estrutura administrativa da autoridade recorrida. Para impor esse tipo de recurso necessrio expressa previso legal.

Ex. impor recurso ao Ministro de Estado devido a ato imposto por uma autarquia que seja vinculada aquele Ministrio. O Ministro no faz parte da Autarquia, so apenas superiores hierrquicos porque a Autarquia esta vinculada aquele Ministrio. PROCESSO ADMINISTRATIVO E um conjunto de atos coordenados tendentes a soluo de uma controvrsia administrativa ou a preparar uma deciso final da Administrao. (alguns doutrinadores falam em procedimento administrativo, mas o mais correto usar processo administrativo) PRINCIPIOS QUE ADMINISTRATIVO INFORMAM O PROCESSO

01) Principio da Publicidade: Os atos administrativos tomados dentro do processo precisam ser divulgados e como regra, qualquer cidado pode ter acesso a esses dados, ressalvadas as hipteses de sigilo de justia conforme art. 5o , XXXIII e LX da CF/88. 02) Principio da Oficialidade ou Impulso Oficial: A Administrao pode instaurar o processo de oficio, impulsiona a tramitao de processo de oficio, rever os atos administrativos de oficio, ela no precisa de provocao para ser instaurada. 03) Principio da Gratuidade: Esse processo como regra gratuito, no tem nus de sucumbncia (em regra). Pode surgir lei fixando hiptese de cobrana de nus em caso de sucumbncia. 04) Principio da Pluralidade das Instancias Administrativas: A idia equivalente ao duplo grau de jurisdio. Sempre existe a possibilidade de poder rever a deciso administrativa em uma instancia superior. 05) Principio do Contraditrio e da Ampla Defesa (art. 5o, LV CF/88): um principio constitucional que garante que em qualquer processo, no importa se jurisdicional ou administrativo tem o direito do contraditrio e da ampla defesa. ESPECIES DE PROCESSO ADMINISTRATIVO 01) Processo Administrativo Disciplinar (art. 41, 1o CF/88): Esse processo instaurado toda vez que um servidor estvel for submetido a pena de perda do cargo (pena de demisso). No

estado de SP ele tambm usado para impor penas graves como suspenso acima de 30 dias. Quando o servidor ganha a estabilidade (apos o estagio probatrio perodo de 03 anos) ele s perde o cargo por trs vias: sentena transitado em julgado com condenao; processo administrativo disciplinar e processo peridico de avaliao de desempenho (decorre do principio da eficincia). Diferenas entre: Estabilidade: Garantia que o servidor tem de que s ira perder o cargo nessas 03 hipteses acima. Vitaliciedade: Quem possui: Magistrados, membros do MP, Ministros do TCU. A vitaliciedade muito mais forte do que a estabilidade. S perde o cargo com sentena transitado em julgado com condenao. (O prazo do estagio probatrio para os cargos de vitaliciedade de 02 anos). 02) Sindicncia ou Inqurito Administrativo muito mais simples do que o processo administrativo. Serve para colher provas, apurar atos ilcitos para at mesmo um futuro processo administrativo disciplinar. Pode impor penas leves, como: suspenso at 30 dias, advertncias. No pode demitir. 03) Verdade Sabida (art. 271, Estatuto dos Funcionrios Publico do Estado de SP): Ocorre quando a Autoridade competente para punir toma conhecimento direto da falta e impe imediatamente a penalidade. Ex. Um agente servidor pratica uma irregularidade, uma infrao administrativa na presena daquele Administrador que tem poderes para puni-la. Essa Autoridade pode puni-la imediatamente. A verdade sabida vem sendo considerada inconstitucional pois fere o principio do contraditrio e da ampla defesa. Ela deve instaurar pelo menos uma sindicncia para apurar a situao para no ser considerado inconstitucional. Consideraes Finais: O processo administrativo pode ser instaurado de oficio pela Administrao, sendo que esta parte nos processos que ela decide de modo que a deciso administrativa no produz coisa julgado. Quando a doutrina fala em coisa julgado administrativo ela no esta falando no mesmo sentido da deciso judicial, de coisa julgado pelo poder judicirio. A deciso da Administrao sempre poder recorrer ao Judicirio; Como a Administrao parte no processo administrativo sua deciso no tem a coisa em julgado prpria das decises judiciais. Quando a doutrina se refere

a coisa julgado administrao ela quer dizer que ela j recorreu todas as vias administrativas possveis, no sendo mais possvel recorrer a nenhuma via administrativa, apenas ao judicirio. LEI 9784/99 Lei que regula o processo administrativo na esfera federal: 01) Essa lei no se aplica ao processo administrativo estadual e municipal, apenas ao federal; 02) Prev expressamente o principio da publicidade ressalvando as hiptese de sigilo previstos na Constituio; 03) Fala expressamente do principio da gratuidade 04) Fala sobre a vedao de provas ilcitas no processo administrativo; 05) Quanto a contagem dos prazos no processo a lei adota os mesmos critrios da contagem de prazos no poder judicial (exclui o prazo do inicio e conta o prazo final); 06) Salvo disposio em contrario os atos processuais so praticados no prazo de 05 dias podendo ser prorrogados por igual perodo. Se a Lei nada falar o prazo de 05 dias. 07) Essa lei trata dos casos de omisso da competncia diferente da doutrina. Em caso de omisso da lei, o processo administrativo federal deve ser instaurado perante autoridade administrativa de menor grau hierrquico (pela doutrina o contrario). AGENTES PUBLICOS Conceito: Toda pessoa fsica que presta servios Administrao ainda que sem vinculo ou sem remunerao. 01) Servidor publico ou servidor administrativo: - Funcionrio publico ou servidor estatutrio: ocupa um cargo e seu regime um estatuto. - Empregado Publico: Ocupa um emprego e tem regime trabalhista celetista (CLT). - Servidor temporrio: funo temporria, no precisa ser concursado (art. 37, IX, CF/88); 02 ) Agentes Polticos : Presidente, Governadores, Prefeitos, Ministros de Estado, Secretrios de Estado, Deputados, Senadores, Vereadores

03) Particulares em colaborao: Mesrios, Jurados (agentes honorficos pois prestam uma funo de honra) so requisitados. Agentes delegados: exercem funo publica por delegao e que geralmente no recebem dos cofres pblicos: leiloeiro, peritos, tradutor publico, funcionrios de cartrios extrajudiciais, etc.. 04) Agentes Militares: - Estaduais: art. 42 CF/88 Bombeiros, policiais militares. - Federais: art. 142 CF/88 Foras Armadas: Marinha, Exercito e Aeronutica. Aula 27 de 13/05/2011 Agentes Pblicos Cargo um conjunto de atribuies criado por lei e que se liga ao seu respectivo agente por meio de um vinculo estatutrio. Emprego um conjunto de atribuies criado por lei e ligado ao respectivo agente por um vinculo empregatcio, celetista ou contratual. Funo um conjunto de atribuies que no corresponde nem a cargo, nem a emprego. H duas espcies de funo: - Funo temporria exercida pelo servidor temporrio, no precisa de concurso (art. 37, IX, CF); - Funo definitiva a funo de confiana (art. 37m V, CF). So sempre funes de chefia, de direo. Essa funo de confiana deve ser exercida por servidor de carreira, ou seja, concursado. Funo de confiana diferente de cargos em comisso, j que no cargo em comisso pode ou no ser servidor de carreira, pode inclusive ser de empresa privada, que no prestou concurso e que no faz parte do quadro da Administrao. Tanto para o agente de confiana, como para o agente em comisso h livre nomeao e livre exonerao (ad nutum). Diferena entre exonerao e demisso Os dois so atos de desligamento do agente. Na exonerao no h carter de pena, de punio. Na demisso h carter de pena, uma penalidade.

A exonerao ocorre porque o prprio agente pede ou porque no passou no estgio probatrio. Demisso s para casos de penalidade. Regras do art. 37 CF regras constitucionais aplicadas I traz a regra de acessibilidade, regra de acesso aos cargos, empregos e funes pblicas. - brasileiros (qualquer brasileiro), mas alguns cargos so s para brasileiros natos (art. 12, 3 CF) e tambm estrangeiros na forma da lei, ento um acesso limitado. II Regra da obrigatoriedade do concurso pblico. Somente para cargos e empregos porque funo temporria no precisa de concurso e na funo de confiana j concursado. III Prazo de validade dos concursos at 02 anos podendo ser prorrogados por mais igual perodo (mais 02 anos), ento o prazo mximo de at 04 anos. IV Se h um concurso em validade, pode abrir outro concurso, mas para nomeao deve respeitar os primeiros concursados. V Funo de confiana e cargo em comisso. VI Liberdade de sindicalizao do servidor pblico civil Pode associar a algum sindicato. (art. 142, 3, CF) o militar no pode. VII Direito de greve S ao servidor pblico civil. Precisa de lei estabelecendo condies e limites. Se no houver essa lei, ento se aplica por analogia lei da iniciativa privada. VIII Reserva de percentual de cargos e empregos pblicos para pessoas portadoras de deficincia. IX Fala do servidor temporrio. X Sistema remuneratrio dois sistemas vigorando: - Sistema do vencimento; - Sistema do subsdio (art. 39, 4 CF) Subsdio a regra, vencimento exceo. Vencimento significa que a pessoa recebe uma parte fixa e uma parte varivel, que pode ser abono, prmio ou de acordo com o percentual que ele ganha.

Subsdio recebe parcela nica, no tem parte varivel, ento no recebe abono, gratificao, prmios. Verbas trabalhistas incidem normalmente XI Teto remuneratrio Escolhe um agente que vai ser o teto e ningum pode receber mais do que ele. Dentro da esfera federal o teto o subsdio dos Ministros do STF. Na esfera estadual h uma diviso do teto entre Poderes. Poder Legislativo o teto o subsdio dos Deputados Estaduais; Poder Executivo o teto o subsdio do Governador; Poder Judicirio o teto o subsdio dos Desembargadores que est limitado a 90,25% dos Ministros do STF. Na esfera municipal o teto o subsdio do Prefeito. XII Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e Judicirio no podem ser superiores aos do Poder Executivo, ento entre os Poderes, o teto o Poder Executivo. XV Os subsdios e vencimentos so irredutveis. XVI Proibio de acumulao remunerada de cargos pblicos. Se remunerado um cargo s. Mas h excees, desde que obedecidas algumas condies, como por exemplo, a compatibilidade de horrio. Excees: - Pode exercer 02 cargos de Professor, desde que haja compatibilidade de horrio; - Professor pode exercer um cargo de professor e um cargo cientfico ou tcnico. - Dois cargos de profissionais da rea da sade. Ex. 02 de mdico, 02 de enfermeiro, 02 de nutricionista, desde que haja compatibilidade de horrio. - Juiz (art. 95, nico, I, CF) Juiz e magistrio - Ministrio Pblico (art. 128, 5, II, alnea d) MP e magistrio

Вам также может понравиться