Вы находитесь на странице: 1из 13

Psicologia no Desporto

2. O objectivo da Psicologia do Desporto A Psicologia do Desporto uma disciplina cientfica que se dirige para a aplicao de tcnicas e princpios psicolgicos no sentido da promoo e optimizao do rendimento e do bem -estar em contexto desportivo de atletas e demais agentes desportivos.

Poder identificar-se dois objectivos primordiais: (a) compreender como os factores psicolgicos afectam o rendimento fsico dos indivduos; e (b) compreender como o exerccio e a participao desportiva afectam o desenvolvimento, a sade e o bem estar psicolgico dos indivduos. Ora, a partir dos objectivos transcritos, algumas ideias f eitas acerca da interveno da psicologia do desporto, concretamente, que era somente destinada ao desporto de Alto Rendimento, podero ser agora dissipadas. At porque, os desportistas de Alto Rendimento explicam somente 2% da populao que prat ica desporto a nvel mundial. Os mbitos e contextos de prtica e interveno vo muito alm do desporto de elite, ou seja, passam pelo desporto de crianas e jovens (iniciao e especializao desportiva), pelo desporto snior, pelo desporto e actividade fsica de recreao e lazer, pelo desporto e actividade fsica de pessoas com necessidades especiais , exerccio e sade, etc. E as pessoas alvo de interveno podero provir dos mai s variados contextos do desporto e actividade fsica, tais como, atletas, treinadores, dirigentes, rbitros, e os pais das crianas e jovens atletas. Estas populaes tm, obviamente, caractersticas e necessidades prprias, e que a PD direcciona a interve no tambm especifica para cada um destes indivduos.

3. O Psiclogo do Desporto Parece claro que, nem qualquer pessoa est habilita da acadmica e/ou pessoalmente para ser e estar como psiclogo em contexto desportivo. O psiclogo do desporto , estritamente, um/a licenciado/a em psicologia logo, exclui-se outra licenciatura que no seja a anteriormente mencionada. Mas somente a licenciatura no suficiente. A pessoa licenciada em psicologia para ser psiclogo do desporto deve cursar pelo menos 4 uma especializao em PD um mestrado ou doutoramento e, acrescente-se, ter um conhecimento suficiente da/das modalidade/s desportiva/s em que v intervir. Cumpridos os anteriores requisitos, o psiclogo do desporto es t capacitado para realizar as seguintes funes: 1. Avaliar e diagnosticar pessoas e situaes; 2. Planificar e assessorar pessoas e organizaes (club es, sociedades, associaes, e federaes desportivas); 3. Intervir em consonncia com o treinador na modalidade desportiva e na optimizao da sua prtica; 4. Educar e formar as demais pessoas implica das na actividade desportiva a qualquer nvel (atletas, treinadores, dirigentes, rbitros, pais); 5. Investigar a realidade desportiva. Ora, atravs do anteriormente escrito, podemos facilmente diferenciar determinados trminos e funes que o contexto sociocultural costuma confundir e sobrepor. Posto isto, importa afirmar que a Psicologia constituda por v rias reas e disciplinas, com constructos tericos prprios e aplicaes e intervenes diferenciadas. Portanto, a Psicologia Clnica ocupa -se dos aspectos patolgicos do comportamento humano, e esta, somente uma das reas da Psicologia. Neste sentido, a viso do atleta no div completamente desadaptada da realidade da inte rveno e prtica da PD. Nesta perspectiva, o psiclogo do desporto um preparador e assessor psicolgico.

4. O treino dos factores psicolgicos numa organizao desportiva Os factores psicolgicos sotreinveis, tais como, os factores fsicos, tcnicos e tcticos. Por conseguinte, o psiclogo, tal como o preparador fsico, o fisioterapeuta, o mdico ou o roupeiro dever trabalhar em consonncia com o tr einador. A avaliao das necessidades depende de factores situacionais q ue devero ser identificados e trabalhados. Algumas das habilidades psicol gicas bsicas mais comummente trabalhadas directamente com os atletas so as seguintes: nvel de activao, ateno e concentrao, motivao e auto-confiana, controlo emocional, tomada de deciso, estratgias de confronto competitivo e relaes interpessoais. Algumas destas caractersticas podero ser trabalhadas individualmente ou em grupo. Por outro lado, o psiclogo poder realizar uma interveno indirecta. Isto , o psiclogo intervm junto do treinador, de forma a criar um ambiente psicolgico positivo, que propicie a optimizao do rendimento e bem -estar da equipa. Neste caso, a interveno dirigir-se- para a optimizao de componentes como a liderana, a comunicao, e a 5 motivao no treinador (e.g. organizao das palestras, co municao nos treinos e jogos, relao com a imprensa, etc.).

5. Alguns mitos da interveno do psiclogo em contexto desportivo O psiclogo a mesma coisa que um bruxo . Incrivelmente, h quem ainda compare E existe quem ainda procure milagres no desporto. Mas a psicologia uma disciplina cientfica, e como tal, no faz milagres. Se algum est espera que o tcnico em psicologia faa milagres, melhor contratar o bruxo. Ser que algum treinador, preparador fsico, mdico, fisioterapeuta, ou at mesm o, um atleta contratado para fazer milagres? O psiclogo para os malucos, e na equipa nin gum maluco. Importa afirmar que a Psicologia Geral constituda por vria s reas e disciplinas, com constructos tericos prprios e aplicaes e intervenes diferenciadas. Portanto, a Psic ologia Clnica ocupa-se dos aspectos patolgicos do comportamento humano, e esta, somente uma das reas da Psicologia. A Psicologia do Des porto uma disciplina cientfica que utiliza tcnicas e aplicaes psicolgicas para a optimizao do rendimento e bem-estar de atletas e demais agentes desportivos (treinadores, dirigentes, rbitros).Logo, como objecto de estudo, o comportamento normal, de pessoas normais e em situaes normais. O objectivo ser ajudar os atletas e treinador a atingir as etapas a que se prope, promovendo ao mximo o rendimento desportivo. No precisamos de psiclogo. A psicologia com o treinador. O treinador uma figura essencial na vida de qualquer atleta e, muitas vezes, tem a responsabilidade de os preparar psicologicamente. No duvidemos de que o tr einador tem que saber muito de psicologia para ser bem sucedido. Mas, no psiclogo. As competncias do treinador devero abranger algumas reas importantes especficas ao contexto desportivo princpios de preparao fsica, conceitos bsicos de me dicina e fisioterapia, gesto, psicologia e outros. No entanto, o treinador no poder substituir todos os tcnicos especializados em qualquer destas reas. Neste caso, se um atleta tiver uma leso nos ligamentos cruzados, no compete ao treinador realizar a interveno cirrgica. Da mesma forma que o treinador dever dominar alguns conc eitos de psicologia, mas a sua competncia, naturalmente, tem um limite. O psic logo no consegue substituir o treinador, e o treinador no substitui o psiclogo. Mas, o treinador o lder de uma equipa, e a ele cabe-lhe organizar uma equipa tcnica q ue possa melhorar o rendimento dos atletas da equipa preparador fsico, fisioterapeuta, psiclogo, etc. 6 A psicologia do desporto s para os atletas do Alto Rendimento. Os atletas de elite, que competem ao mais alto nvel

desportivo,obviamente, devem ter uma preparao psicolgica adequada para a optimizao do rendimento desportivo. No entanto, a aplicao dos conceitos psicolgicos no des porto no se cinge aos atletas seniores ou de alto rendimento. Alis, os mais jovens, tal como os treinos da tcnica e da tctica desde a etapa da iniciao at especializao, devero ter uma preparao psicolgica por etapas. O psiclogo um avaliador. S passa testes. Existe m dois tipos de psiclogos. Os psiclogos que passam testes e os psiclogos que fazem uso eventual de questionrios para acederem a variveis que, de outra forma, teriam mais dificuldade para aceder. Considerando que a utilizao de questionrios no despor to, no mbito aplicado, poder tornar-se maadora e, muitas vezes, sem resultados diagnsticos credveis, a avaliao psicolgica dever realizar-se atravs da observao e/ou da entrevista. Sabendo de antemo que, para qualquer interveno, ter-se- que fazer um diagnstico avaliativo, o papel do psiclogo nesta situao a de estar no campo, equipado, tal como a equipa tcnica, de bloco na mo a tirar notas, a trocar opinies, a retirar informaes das vrias pessoas da instituio desportiva, etc. No entanto, o trabalho de gabinete , por vezes, necessrio. Para realizar uma entrevista aos atletas ou ao treinador, para trocar opinies privadas ou at para trabalhar os resultados obtidos. Para qu o psiclogo? Os jogadores j nascem com as caractersticas psicolgicas. As competncias psicolgicas no so inatas, mas aprendidas. E, portanto, podero ser treinadas. Talvez, reflexo de se pensar que o jogador j nasce, que existe uma componente gentica que responsvel por tudo, se pense que a dimenso psicolgica seja a mesma questo. No verdade. As competncias psicolgicas so alvo de desenvolvimento. De forma similar s componentes tctica, tcnica ou fsica, que so treinveis, que podem evoluir e/ou regredir consoante o n vel de prtica e de treino, a componente psicolgica apresenta as mesmas caractersticas. Por isso, por vezes, injusto para qualquer atleta ser acusado de falta de concentrao. J alguma vez lhe deram estratgias para se poder concentrar? Alis, ele sabe o que a concentrao?

A dimenso psicolgica, muitas vezes, incompreendida. Por isso, alguns mitos irracionais face o desconhecimento. Sabemos que estamos perante um campo inexplorado no desporto. E, tambmsabemos, que quem souber explorar convenientemente estacomponente no treino, ser mais bem sucedido do que os outros no desporto.

Introduo
Neste trabalho pretendo mostrar como e porque que a Psicologia do Desporto intervm no desporto. Vou falar do reconhecimento da importncia dos factores psicolgicos no desporto e como a psicologia pode ajudar um atleta a ultrapassar obstculos que possam surgir no desporto que frequenta. Abordarei o objectivo da Psicologia do Desporto, o que Psiclogo do Desporto, o treino dos factores psicolgicos numa organizao desportiva e ainda alguns mitos sobre a interveno do psiclogo no contexto desportivo.

Concluso

Cada vez mais se considera o fator psicolgico determinante para um bom rendimento em qualquer desporto de um atleta, por isso a Psicologia do Desporto intervm de forma muito positiva, podendo ajudar um atleta a ultrapassar dificuldades muito m ais facilmente devido a interveno da Psicologia. A Psicologia do Desporto procura o equilbrio e o bem -estar do atleta, a sua superao e o contributo positivo das vivncias desportivas para todos os outros aspectos da vida.

Bibliografia

Autor: Antnio De Paula Brito Ano:2007 Ttulo do livro: Psicologia do Desporto para atletas Editora: Editorial Caminho

Stios na internet

http://www.marciofariacorrea.com/psicol.php?subaction=showfull&id =1179019927&archive=&start_from=&ucat=16& http://www.luvaspretas.com/Ficheiros_PDF/A%20import%C3%A2nci a%20da%20psicologia%20no%20desporto.pdf

Escola Secundria Soares Basto

Educao Fsica

PSICOLOGIA NO DESPORTO

Michael Almeida Vasconcelos 11B N17

Ano lectivo 2010/2011

Escola Secundria Soares Basto

Educao Fsica

PSICOLOGIA NO DESPORTO

Data de entrega:

Ano Lectivo 2010/2011

ndice

Pg. Introduo 3

1 .Psicologia no Desporto 1.1 Objetivo da psicologia do Desporto 1.2 O Psiclogo do desporto 5

4 4

1.3 Factores psicolgicos numa organ izao desportiva 1.4 Interveno do psiclogo em contexto desportivo (mitos)

6 7,8,9

Concluso Bibliografia Stios da Internet 11

10

12

Вам также может понравиться