Вы находитесь на странице: 1из 12

LEITURA E PRODUO TEXTUAL

Maria do Carmo Moreira 1 Lidia Maria C. Rocha2

RESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar os problemas existentes na leitura e produo de textos, bem como a anlise textual, para poder perceber o nvel de escrita dos alunos e as dificuldades que mais os afligem, procurando tambm perceber os tipos de metodologias que os docentes utilizam no momento das aulas de leitura e produo de texto. Foi a partir desses objetivos que podemos focalizar o que realmente tem levado tanto o aluno quanto o professor a possurem tamanha dificuldade na concretizao das atividades de leitura e produo de textos. Analisamos que, era uma grande deficincia por parte dos alunos frente as produes textuais e de observar que professores no tinham metodologias eficazes para viabilizar trabalhos a leitura e produo de texto em sala de aula. Foi elaborado um projeto que visou inspecionar caos e problemas ocorridos no tocante escrita dos alunos, tendo como meta fundamental a busca de conceitos que norteasse numa estratgia de ensino mais vivel o que assiste no seio de algumas escolas brasileiras. Sendo das entrevistas com professores de escolas pblicas, com o intuito primaz de compreender de fato o real problema de tanta ruptura gramtica ocorridas nos textos na sala de aula que os alunos tm tanta dificuldade em ler e produzir seus textos. Palavras-Chave: Professor. Aluno. Leitura. Dissertao. Produo texto.

1 INTRODUO

Ter conhecimento das dificuldades existentes no processo ensino aprendizagem e que tanto inquieta toda comunidade escolar no nosso mundo globalizado. Em meio a tantos que nos deparamos no nosso cotidiano de profissional de lngua portuguesa. No poderamos de nos dedicar com amor nfase aos problemas que envolvem a linguagem, principalmente quando observamos a necessidade de se falar e de se escrever bem. Portanto, esse trabalho de pesquisa tem como foco a observao do nvel de leitura e de escrita dos alunos mediante o gnero dissertativo, inclusive srie a metodologia utilizada pelo professor na aplicao dessas produes. A pesquisa foi realizada com os alunos da rede pblica na cidade de Araci.
Licenciatura em Letras com Habilitao em espanhol pela UNISEB INTERATVA COC. (2011) Email: carmi.moreira@hotmail.com.
1 2

(formao acadmica da tutora e e-mail)

Pretendi pesquisar sobre a leitura e produo de textos dissertativos com alunos da 8 srie do ensino fundamental, esclarecendo mais sobre as deficincias que existem nesse processo, pois sabemos da necessidade de se comunicar bem atravs da leitura e da escrita, uma vez que a forma de se transmitir une mensagem ou enunciado se tornou fundamental numa sociedade cada vez mais excludente onde s existe espao para os mais capacitados. O presente trabalho cientifico est dividido em trs captulos onde se apresenta numa seqncia simples e objetiva: Texto, PCNs, texto 2, o que texto, 2.1 gnero textual, 2.2 a dissertao, texto 3, metodologia, e 3.1 coleta e analise de dados.

2 PCNS. LEITURA E PRODUO DE TEXTO Os parmetros curriculares nacionais relativos ao ensino fundamental foram publicados em 1998, com o objetivo de orientar os professores no melhoramento de suas prticas educativas na sala de aula. Todavia, a escola juntamente com os educadores no tem desempenhado com eficincia o trabalho da leitura e produo de texto no ambiente escolar mesmo recebendo cursos de capacitaes e instrues sobre os PCNs que ajudam a desenvolver habilidades profissionais relacionadas a leitura e produo de texto. Ainda existem professores despreparados para utilizar os novos prticos metodolgicos. De acordo com os PCNs a leitura, como pratica social, sempre um meio, nunca um fim. Ler resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. Fora da escola, no se l s pra aprender a ler, no decodifica palavra por palavra, mas se responde a pergunta de verificao do entendimento preenchendo fichas exclusivas, no se faz desenho sobre o que mais gostou e raramente se l em voz alta. Isso no significa que na escola no se possa eventualmente responder o que o texto lido sugere, ou ler em voz alta quando necessrio. No entanto, uma prtica constante de leitura no significa a repetio infindvel dessas atividades escolares. Toda educao comprometida com o exerccio da cidadania, precisa criar condies para que o aluno possa desenvolver sua competncia discursiva. o sujeito ser capaz de utilizar a lngua de modo variado, para produzir diferentes efeitos de sentido e adequar o texto a diferentes situaes de interlocuo oral e escrita. (PCNs. 2001 P 23). Os PCNs, baseados no imaginrio social que promove a escola como instituio autorizada pela cultura de ensinar a ler e a escrever como detentora do saber legitima, so oferecidos como referncia para as discusses curriculares da rea em curro. H vrios anos em muitos estados e municpios como contribuio a tcnicas e professores no processo de reviso e elaborao de propostas didticas. E com relao as suas escolhas curriculares, a disciplina lngua portuguesa deve ser articulada com os pressupostos da rea. Diferentemente de outras legislaes que estipulavam carga horria especifica para a disciplina, o parecer do CNE ( conselho Nacional de Educao) e a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) preconizam sua permanncia de acordo no s com a proposta pedaggica da escola, mas tambm em razo das competncias a serem objetivadas na rea, isto , a escola deve decidir a carga horria da disciplina com base nos objetivos da escola e da aprendizagem com tratamento indisciplinar.

Uma prtica constante de leitura na escola deve admitir vrias leituras, pois outra concepo que dever ser superada a do mito da interpretao nica, fruto do pressuposto que o significado est dado no texto. necessrio compreender o que h por trs dos diferentes sentidos atribudos pelos alunos aos textos, s vezes porque o autor jogou com palavras para provocar interpretaes mltiplas, as vezes porque o texto difcil ou confuso, as vezes porque o leitor tem pouco conhecimento sobre o assunto tratado e, a despeito do seu esforo, compreende mal. Formar leitores algo que requer, portanto, condies favorveis para a prtica de leitura e produo de texto. conveniente ressaltar que o ensino de lngua portuguesa passa a ser repensado por razes peculiares ao desenvolvimento de novos paradigmas no campo das cincias e da linguagem que orientam as discusses a partir de conhecimentos sobre que ensina e quem aprende; sobre linguagem e lngua. Por outro lado, o campo das cincias da linguagem aponte para a concepo da linguagem como forma de interao mediadora e construtiva das relaes sociais. Para a percepo das diferenas dialetais, para a necessidade de se ensinar a partir de diversidade textual, para adoo das prticas de leitura e produo de textos. Separe, no tempo, o momento de produo do momento de refaco, produz efeitos interessantes para o ensino e a aprendizagem de um determinado genro. Permite que o aluno se distancie de seu prprio texto, da maneira de altura sobre ele criticamente. Possibilite que o professor possa elaborar atividades e exerccios que forneam os instrumentos lingsticos para o aluno pode revisar o texto (OP.CIT.P77). Todas as propostas de produo de texto precisam estar relacionadas ao tem discutido ou escolhido em sala. Assim, a construo torna-se mesmo isolada e mais real. O importante oferecer elementos aos alunos para organizarem e desenvolverem melhor seu texto. ideal que o professor seja um bom leitor e que esteja sempre atualizado em relao a novas publicaes. Cabe a ele proporcionar aos adolescentes um convvio estimulante com a leitura, assim como possibilitar que esta cumpra o seu papel, que o de ampliar, pela leitura da palavra a leitura do mundo. 2.1 ALUNOS E PRODUO DE TEXTOS A luta que os alunos enfrentam com relao leitura e produo de texto do gnero dissertativo muito importante. Em geral eles no apresentam dificuldades em se expressar atravs da fala coloquial. importante a conversa entre professor e alunos, favorece a prtica de produo de textos, pois permite, por exemplo, a explicitao de certos componentes necessrios a realizao do trabalho. Formar bons escritores depende no s de uma prtica continuada de produo de textos, mas de uma prtica constante de leitura. Para que possamos compreender um texto com suas relaes textuais, contextuais e intertextuais para que possamos ler atribuindo sentido scio-historicamente e, assim, compreendendo o mundo devemos, primeiramente, saber que, conforme Kleiman (1989), no

podemos ensinar a compreenso. O que podemos enquanto professores, por exemplo, favorecer o desenvolvimento da compreenso textual, por meio da reflexo sobre o prprio saber e por meio de trs grandes conhecimentos, o qual citar a seguir: a) Conhecimento prvio na leitura, b) objetivo e expectativas de leitura, c) estratgia de processamento do texto. Afirma Orlandi (1999), saber o que o texto diz e o que ele no diz isto ter conscincia dos implcitos, da intertextualidade das ambigidades, das idias veiculadas e daquelas que no so veiculadas naquele momento em determinado texto. Ler e compreenso. O professor ao solicitar um texto dissertativo para que o aluno perceba como h leitura de tudo a sua volta. Quando estivermos lendo um texto, comeamos a perceber o vocabulrio, quem foi o autor, discutem o mesmo tema, observamos os conhecimentos necessrios compreenso. Ento este o comando para que passemos a adquirir maior habilidade em ler e produzir texto. Segundo Guedes (2004), durante a atividade da revista textual, os alunos e o professor devero saber debruar-se sobre o texto buscando melhor-lo. Para isso devero detectar o ponto identificado os problemas e aplicando os conhecimentos sobre a lngua para resolv-lo acrescentando, retirando, deslocando ou substituindo pores do texto com o objetivo de torn-lo coerente para o leitor, observa-se que os elementos lingsticos empregados a no estando de acordo como o gnero discursivo pretendido: Coerncia, recurso coesivo, pontuao, concordncia, regncia, paragrafao, emprego de maiscula, recursos grficos e vocabulrios adequados. Portanto quando a escrita cabe inteirar que o ato de escrever deve ser visto como uma atitude scia interacionista, pois escrevemos para boa parte das crianas e dos jovens. A escola o nico lugar que pode proporcionar acesso a texto e escritas. Textos esses que se convertero inevitavelmente, em modelo pra produes. Se for de esperar que o escritor iniciante redija seus textos usando como referncias estratgicas e organizaes tpicas da oralidade e a possibilidade de que venha a construir uma representao do que eu seja a escrita s estar colocada se as atividades escolares lhe oferecem uma rica convivncia com a diversidade de tetos que caracterizam as prticas sociais. (OP.CIT.P.25) Segundo Costaval, (1997), necessrio que compreenda que a leitura e a escrita so praticas complementares, esto sempre relacionadas, que se modificam no processo de letramento, onde a escrita transforma e fala, e a fala influencia a escrita. Essas prticas ajudam o aluno a construir o seu conhecimento a partir dos diferentes gneros discursivos, sobre os procedimentos mais adequados para l-los e escrev-los nas mais diferentes circunstncias do uso da linguagem. Nas atividades de produo que envolve autoria ou criao, a tarefa do sujeito precisa articular ambos os planos, o do contedo o que dizer, e o da expresso- como dizer (Op. CIT.P.76). De acordo como PCNs (2001), a escola espera que o aluno o desempenhe o papel de escritor, porm no aplica: atividades que o ajude a identificar e a compreender os diversos aspectos fundamentais que envolvem determinadas produes. Existe uma gama de atividades que enriquecero na realizao de uma produo textual, como por exemplo, na reproduo

decalque e de criao. Todas essas atividades so fundamentais e o aluno necessita onero ara us-la de acordo com as necessidades, no momento de escrever qualquer tipo de texto. Vale enfatizar que no momento de sua produo, o aluno estar realizando atividades sintticas, semnticas e pragmticas, em especial o caso da escrita e concomitante na oralidade. Por tanto o aluno precisa receber orientao do professor para desenvolver sua competncia comunicativa, reconhecendo a ampliao de conhecimento em direo a norma lngua padro. explicito que existem educadores que norteiam linhas metodolgicas e posturas educacionais que priorizam o ensino da lngua portuguesa na prtica efetiva da leitura e da escrita. necessrio saber se o que est no papel representativo. no momento de convidar o conhecimento, inclusive o gramatical, quando este est empenhado em melhorar a sua a qualidade expressiva e do seu texto, sendo assim cada escrita um estimulo, um novo ponto de partida. O estudo dos tpicos das gramticas escolares no garante que o aluno possa se apropriar deles na produo de textos, ampliados efetivamente, os instrumentos expressivos de que se dispe para produzir textos adequados s qualidades especificadas da situao interativa. (O.P.C.I.T.P.80) Ao produzir um texto, o aluno utiliza uma grande quantidade de palavras necessria para poder transmitir a idia desejada, ento o professor utiliza o lxico como recurso essencial para o conhecimento de palavras desconhecidas e difceis para o estudo aprofundado do vocabulrio. Muitos acreditam que a formao de um glossrio a nica tarefa, porm esta idia restringe as unidades menores constitudas de significado. Portanto, a escola deve no apenas trabalhar o lxico na sala de aula, como algo isolado da fala cotidiana do aluno, mas proporcionar atividades que o individuo a AP. Render novas palavras e empreg-las no processo da oralidade e da escola. O trabalho com lxico no se produz a apresentar sinnimos de um conjunto de palavras desconhecidas pelos alunos isolando a palavra e associando a outra presenteada como idntica, acaba-se por tratar a palavra como significado absoluto e no como ndice para a construo do sentido, j que as propriedades semnticas das palavras projetam restries selecionadas. (O.P.CITem(2002). 3 O QUE TEXTO? Segundo Fiorin (2002), o termo texto aparece com bastante freqncia no linguajar cotidiano, tanto no interior da escola quanto fora dos seus limites, isso fica evidente quando se faz, por exemplo, um trabalho ou projeto voltado para essa rea do conhecimento. No nada fora do normal se ouvir expresses como as que seguem: Decore bem o seu texto. O texto constitucional no estava bem elaborado. Escreva de forma clara o seu texto. O escritor foi muito feliz ao produzir o seu texto para aquele livro. A pea que assistimos ontem tinha um texto muito bem elaborado.. etc.

Para terra (2001), exatamente por causa desse uso freqente dessa prtica, que causa certa curiosidade em saber exatamente o que um texto, como ele constitudo, quais os tipos existentes e, tambm, os mais utilizados, principalmente em sala de aula. (...) Todo texto necessariamente composto por tipos de discurso, ou seja, so compostas em diferentes modalidades de gneros textuais. (Bonckart,1999,p.137). De acordo co Guedes (2004), todo texto uma tentativa para solucionar um problema. Qualquer artigo, ensaio, livro, etc. o resultado de um processo que relaciona um auto. Seu objetivo, seu assunto e seu pblico para atingir um propsito determinado: Produzir uma modificao nesse pblico. O autor que no for capaz de entender cada ponto neste triangulo se relaciona com os demais e os influencia. Quem no determinar seu prprio relacionamento com seu leitor e com seu assunto, pode perceber a esperana de alcanar qualquer objetivo com seu leitor. Portanto existem algumas perguntas fundamentais que o autor do texto deve fazer a se mesmo antes de escrever, so estas: Que problema est tentando resolver? Qual o objetivo? De que maneira quero que meu pblico modifique seu comportamento depois de ter lido meu texto? Que novo conhecimento deseja que ele adquira? Que novas atitudes ou crenas? Que estados emocionais? Em sntese, num texto o sentido de cada parte definido pela relao que mantm com os demais constituintes do todo. O sentido do todo no mera som das partes, mas dada pelas mltipas relaes que se estabelecem entre elas. Para Plato e Fiorin(2003), apesar do uso corrente da palavra todo o seu conceito no to simples mesmo para aquelas pessoas habilitadas a empregar esse termo como freqncia, e completa falando que pode definir as prioridades de um texto faz necessrio observar alguns conceitos como: Primeiro que ela tenha coerncia de sentido. Isso quer dizer que ele no um amontoado frases. Ou seja, nele as frases no esto relacionadas entre si. por isso que nele, o sentido de uma frase depende dos demais com que se relaciona. Uma mesma frase pode ter sentidos distintos, dependendo do contexto dentro do qual ela est inserida. 3.1 GNERO TEXTUAL Conceituar gnero textual no simples uma vez que esse objeto de estudo no algo exato, que se possa pesquisar e conseqentemente se estabelece uma definio pronta e acabada. Isso se d pela quantidade e complexidade em que eles surgem inseridos numa sociedade, num determinado tempo e espao, por isso essa atividade de qualificao sobre produo escrita est totalmente vinculada questo da vida cultural e social. Segundo Orlandi (1999), fala que considerando a linguagem como prtica, isto como mediao necessria entre o homem e a sua realidade natural e/ ou social vai se articular o lingstico ao scio-histrico e ao ideolgico, colocando a linguagem na relao com os modos de produo social. Por isso no h discurso sem sujeito e no h discurso sem

ideologia. H entre os diferentes modos de produo social, um modo de produo social especifica que o smbolo. H, pois prticas simblicas (produzindo) o social. A maternidade do simblico, assim concebida o gnero textual. Os textos, independentemente do gnero a que pertencem se constituem de seqncia com determinadas caractersticas lingsticas, como classe gramatical predominante, estrutura sinttica, predomnio de determinados tempos e modos verbais, relaes lgicas. Assim dependem dessas caractersticas temos os diferentes tipos textuais (terra 2004.p.50). Segundo Barros (1999), os gneros textuais so inmeros, pois dependem das diferentes situaes de comunicao em que se estabelece entre os indivduos de uma determinada comunidade lingstica num determinado de tempo, como tambm da funo da cada texto. Em contrapartida, existem os tipos textuais, que na sua essncia so classificados sem muitas dificuldades, so elas: Narrao, descrio, dissertativo, argumentativo, explicativo ou expositivo, intuitivo ou institucional. Usamos a expresso tipo textual por designar uma espcie de seqncia teoricamente definido pela natureza lingstica de sua composio usamos a expresso gnero textual como uma nao propriamente vaga para referir os textos materializados em que encontramos em nossa vida. Envolve outras aes, adquam-se ao gnero dissertativo, planejar o texto, organizar sua seqncia, articular suas partes, selecionando e dialogando com discurso que circula socialmente. Portanto nas propostas de escrita lanadas pelo o professor, poderemos analisar que ele no procura deixar claro, principalmente ao interlocutor, a finalidade do texto e suas caractersticas de gnero, a fim de facilitar a organizao do aluno no momento do planejamento da escrita, sua realizao propriamente dita, para tornar a atividades significativas, portanto se o professor tivesse deixado as condies de escrita clara para o aluno, ele teria o momento para planejar, escrever, revisar e reescrever seus textos. Quanto ao reescrita, o professor deveria intervir na produo questionada, sugerindo formas mais adequadas para contemplar aquilo que o autor do texto pretende dizer. Reescrever o texto, exercer a segunda, a terceira e a quarta chance um direito de algum ler. Isso implica que o interlocutor, um condicionante do texto. Com conseqncia, a escrita Cobre uma ao contnua do que vai ser dito no momento da produo. Conforme Guedes (2004), quando o professor propor atividades de escrita deve sempre contextualizar-loas e, ao mesmo tempo fundamental que o aluno mostre o seu texto para colegas. uma das formas que o professor transforma-o numa atividade efetivamente geradora de sentido. O ambiente tambm influncia muito, percebi que o mesmo no tem sido atrativo e estimulador. essencial para as prticas de escritas, pois a escrita no deve ser encarada como algo burocrtico, mas como uma atividade em que os alunos se sintam coletivamente envolvidos com a preparao, apreciao e releitura dos textos. Em todo o processo os alunos percebero aos poucos que a escrita uma atividade scio- integracionista, desafiadora e cativante. 3.2 A DISSERTAO

No dia a dia, constantemente temos que expor idias, opinies, ponto de vista. Com freqncia necessitamos deixar claro s pessoas com quem conversamos, o que pensamos sobre determinados assuntos. Em algumas coisas, preciso persuadi-la a adotar ou aceitar a nossa forma de pensar. Dissertar apresentar motivos, anlise e acrescentar um ponto de vista baseada em argumentos lgicos e estabelecer relaes de causa e efeito. Aqui no basta narrar ou descrever, necessrio explanar e explicar: O raciocnio que deve imperar neste tipo de composio, e quanto maior a fundamentao argumentativa mais brilhante ser o desempenho. (Medeiros, 1998. P.212) De acordo com a Terra (2004) a dissertao um estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposies de idias. Tem por base argumentao, apresentada de forma lgica e coerente a fim de defender um ponto de vista. a modalidade mais exigida na prtica de produo diria e que apresentam caractersticas scio-comunicativas definidas por contedos, propriedades funcionais, estilo e composio caracterstica. (Marcushi, 2005. P.22). Para Valente (1999), todos esses estudos a respeito da comunicao e mais especificamente sobre os gneros textuais so de grande valia para o entendimento de uma determinada lngua e seus mecanismos. Os textos desempenham um papel fundamental em nossa vida social, j que estamos nos comunicando o tempo todo. No processo comunicativo, os textos tm uma funo e cada esfera de utilizao da lngua, cada campo de atividade, elabora determinados tipos de textos que so estveis, ou seja, se repetem tanto no assunto como funo, no estilo, na forma. So esses fatores que permitem reconhecer a que gnero textual pertence determinados enunciados. Percebemos ento que os professores no trabalham com redao de textos dissertativos produzidos pelo aluno, tendo em vista que esse refazer poderia visar um melhor aproveitamento da escrita sabendo-se que interessante que haja um processo de analisar e de reconstruo do texto, para que o aluno perceba o quanto a sua produo foi aprimorada e transformada com a eliminao dos erros e o acrscimo de novas idias. A relao faz parte do processo da escrita e durante a elaborao de um texto se relem textos para prosseguir a redao se reformula passagens. Num texto pronto ser quase sempre produto de sucessivas verses. Tais procedimentos devem ser ensinados e podem ser aprendidos. (PCNs, 2001. P.77) Promover uma espcie de analise minuciosa do candidato no tocante a sua opinio, dos alunos mais cuidados em relao s colocaes, pois tambm revela um pouco do seu temperamento, numa espcie de psicotcnico. Dissertar significa descrever sobre idias, expondo e argumentando sobre o seu ponto de vista. Exige-se nessa construo (parte fsica) que caracterizam esse texto como dissertativo, so eles: Introduo o inicio do texto,, contendo o tem a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Deve destacar com nfase o problema a ser analisado da seqncia do texto, por isso o autor deve colocar todo o seu potencial de critico para conseguir fazer um chamado indispensvel, ou seja, deixar o leitor curioso a respeito do mesmo. Com isso ele prossegue at o final da leitura.

Desenvolvimento Organizaes lgicas do pensamento voltado para o que foi detectado como problema na parte anterior do texto. Deve conter as defesas necessrias do posicionamento adotado da produo. Concluso Conseqncia natural da argumentao, parte, que completa a argumentao, vinda com alguma soluo para aquele ocorrido quanto discordncia gramatical permeiam no sentido em que a sintaxe da lngua deve ajustar-se aos fatores emotivos, (Monteiros, 1991, P.55) 4 FUNDAMENTOS METODOLGICOS A Pesquisa deste TCC foi realizada atravs de leituras diversas, bem como a pesquisa de campo realizada nos Colgios da rede estadual do municpio de Araci. Com respectivos professores atuantes na rea de Lngua Portuguesa de 5B a 8 srie do ensino fundamental. Onde analisamos o despreparo do professor ao usar sua metodologia de ensino (tradicional e arcaico) referente s aulas sobre leitura produo de texto dissertativo. Ao entrevistarmos o professor A, indaguei sobre seu procedimento ao trabalhar produo textual com os alunos, da notei que ele pede para que cada classe desenvolva um texto dissertativo (sem mesmo ter comentado sobre o tema), e em seguida, recolhe essas produes, corrige apontando os erros gramaticais e depois atribui uma nota para essas produes. Dessa forma percebemos que h certa imposio por parte do professor ao exigir o dito tema. Escrever na escola se resume quase sempre a produzir um texto proposto ou imposto em que o aluno teoricamente possa por em prtica regras e conceitos gramaticais aprendidos num momento anterior, o que revela uma viso etapista e fragmentada da lngua e do ensino (Suassuna, 1999, P. 1993). Da pesquisa realizada na rede estadual, no percebi muitas diferenas em relao ao mtodo. focar vrios temas na lousa e, em seguida solicitar que os alunos escolham um deste tema para ser desenvolvido um texto dissertativo, logo depois se recolhe as produes e a correo feita em cima dos erros ortogrficos, verbal ou nominal e da ausncia dos mecanismos da coeso e coerncia, sem levar em considerao os pontos positivos contidos nessas produes. Para Suassuna (1999), genericamente podemos dizer que as atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula so fortemente marcadas por uma pedagogia tradicional, baseada na dicotomia, certo versus errado (P. 193). 5 ANLISE DE DADOS Da coleta de texto realizada nos colgios estaduais e municipais foi licito perceber que na maioria das construes textuais dissertativos h uma srie de deformaes aparentes no que diz respeito aos preceitos gramticos. Essas ditas deformaes esto marcadas pelo uso inadequado da prpria lngua aprendida no seio familiar ou no meio social. Entende-se que os problemas vivenciados aos ditos erros de escrita esto atribudas m aprendizagem da

10

gramtica e a pouca leitura por parte dos alunos, sendo que esse desempenho lingsticos dado a sua escola sociolingstica est refletindo em vrios setores da sociedade estudantil. Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, esto sempre relacionadas com a utilizao da lngua. No de surpreender que o carter e os modos dessa utilizao sejam to variadas como as prprias esferas da atividade humana, o que contradiz a unidade nacional de uma lngua. A utilizao da lngua efetiva-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e nicos que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera de atividade humana. O enunciado reflete as condies especificas e as finalidades de cada uma dessas esferas, no s pelo seu, contudo, mas tambm, e, sobretudo, por sua construo composicional (Bakhtin, 1997.p279). Dos textos dissertativos recolhidos destacam-se distrbio lingstico no tocante a caracterizao da linguagem escrita e as colocaes de termos destacados contribuindo, porm para ruptura a coeso textual. Um dos caos enfocados so as irregularidades ortogrficas ocorridas nos textos analisados, fator esse decorrente do distanciamento do aluno da prtica comum s leituras ou metodologias no eficazes da escola ao trabalhar ortografia. Na maioria das escolas do ensino fundamental a ortografia vem sendo tratada, por meio de atividades de identificao, correo de palavras erradas seguidas de cpias e de enfadonhos exerccios de preenchimento de lacunas. possvel desenvolver um trabalho que permita ao aluno descobrir o funcionamento do sistema grafa-fenmeno e as convenes ortogrficas, analisando as relaes entre a fala e a escrita, as restries que o contexto empoe ao emprego das letras, os aspectos morfossintticos, tratando a ortografia como porta de entrada para uma reflexo a respeito da lngua, particularmente na modalidade escrita. (PCNs.2001.p.85). Vejamos o resultado da analise de alguns trechos dos textos dissertativos que serviram como objeto de estudo para a realizao desse trabalho. No texto 1 percebemos que no segundo pargrafo h dupla inadequao ortogrfica.Se todos colaborassem e botassem a cabea para funcionar porque nenhum deles queriam estar no lugar de cada um. Ao analisarmos o texto 2, percebemos a situao comunicativa que ele pretende transmitir, porm fica claro a contradio que era uma relao coeso textual. Ao analisarmos as distores ortogrficas como se observa no segundo pargrafo, tendo a inferncia de Morais. (2001). muitas vezes aparece gente de bem querendo ajudar. Nas oficinas realizadas na disciplina de lngua portuguesa, percebemos o quanto fundamental trabalharmos e exercitarmos a prtica de leitura e produo de textos dissertativos ou argumentativos. Sabemos o quanto difcil a realizao dessa tarefa no nosso cotidiano de professores para construir uma composio escrita competente, j que a mesma necessita de uma aprendizagem continua, no entanto a capacidade de produzir textos dissertativos de qualidade no privilegio de alguns, e sim de muitos que mergulham com fazer nesse mar de conhecimentos, ou seja, todos tm a capacidade de realizar essa tarefa, bastam-lhes orientaes adequadas. Portanto, cabe ao professor realizar atividades eficazes, que tenham objetivos dinmicos e eficientes a esse propsito.

11

5 CONSIDERAES FINAIS A anlise desenvolvida, a partir deste trabalho cientifico, contribui para a compreenso da prtica de leitura e produo de texto na sala da 8 srie do ensino fundamental. Ao receber a realidade dos educadores envolvidos. Percebeu-se que a leitura e a produo de textos precisam atrair mais a ateno de quem a prtica. O primeiro passo para a mudana advir de um rendimento das concepes de leitura e de escrita que ainda perpassam as aulas. Alm disso, o educando precisa tambm se dispor a escrever mais e aprofundar a essa prtica. importante ressaltar que a leitura uma atividade de vital importncia no processo de produo textual, por isso proporcionar ao educando o acesso as leituras, condizentes com a sua realidade e com todas as suas diferenas, pode contribuir pra um trabalho destituitivo de problemas esiliolistas e estruturais. Pude observar a grande necessidade de se pesquisar com mais intensidade a produo de textos dissertativos, uma vez que ficou claro a carncia do conhecimento por parte dos alunos e despreparo por conta do professor ao elaborar atividades relacionadas a este assunto, ou seja, em trabalhar o uso adequado da lngua para produzir um enunciado possuidor de todos os mecanismos que cercam a nossa lngua. Para se produzir textos dissertativos de qualidade necessrio um conhecimento prvio do que se pretende escrever. Esse conhecimento deve partir do professor e se associar ao conhecimento do aluno. Percebe-se que os discentes no tm o hbito construdo, compete ao docente estimular esta prtica de fundamental importncia para formar grandes produtores de textos no cotidiano escolar. Cabe motiv-los a terem seus prprios textos, para que os mesmos percebam os problemas existentes na reconstruo da rua redao. importante salientar que a relao do descente com a produo textual deve ser caracterizada por atividades variadas, que permita um desafio constante do aprender para desenvolver suas competncias no que se refere aprendizagem.

12

REFERNCIAS BRASIL, Secretaria da Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental. Lngua Portuguesa, Braslia. MEC. 2001. FIORIN, Jos Luis, PLATO, Francisco. Lies de Texto, Leitura e Redao. Editora tica. 4 Edio. So Paulo, 2002. SIMES, Darcilia. Leitura e Produo de textos. Subsdios Semnticos. Petrpolis. Vozes, 1999. TERRA, Ernani, Praticas de Linguagem, Leitura e produo de texto. Ensino mdio. 1 Ed. So Paulo, Scpione. FIORIN, Jose Luis; SAVIOLE, Francisco Plato. Lies de Texto: Leitura e Redao. Editora tica. 4 Ed. So Paulo, 2002. TERRA, Ernane; NICOLA, A.JOSE. Praticas de Linguagem. So Paulo. Scipione, 2004. FREIRE, Paulo FEIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes Necessrios a Pratica Educativa. So Paulo. Paz e Terra, 1995

Вам также может понравиться