Вы находитесь на странице: 1из 8

Dto Administrativo: Administrao pblica. Finalidade = Satisfao do interesse pblico. Organizao administrativa.

Administrao Direta Unio Estados Membros Municpio Distrito Federal

Administrao indireta Autarquia Fundao Empresa Pblica Sociedade d economia mista

Caractersticas Seguem princpios e regras diferentes dos particulares.

Caractersticas Seguem princpios e regras semelhantes aos particulares.

Administrao Pblica Indireta: 1. Autarquias = INSS Pessoa jurdica de Dto pblico. Criada por lei Desempenha atividade tpica do Estado. Submetida a controle finalstico ( hierrquico)

Autarquias especiais: Agncias reguladoras = Anatel, Aneel Associaes Pblicas = Frutos dos consrcios pblicos.
2. Fundaes = FUNAI, TV Cultura.

Pessoa jurdica de Dto Pblico ou Privado. Patrimnio personalizado Desempenham atividades de ordem social (educao, sade, cultura).

*** Fundaes de Dto Pblico equivalem autarquia. 3. Empresa Pblica = cx. Econmica Federal CEF Pessoa jurdica de Dto Privado. Princpios e regras semelhantes a de particulares Exploradores da atividade econmica ou prestadores de servios pblicos.

4. Sociedade de economia mista = Banco do Brasil BB, Petrobrs

Pessoa jurdica de Dto Privado Princpios e regras semelhantes a de particulares Exploradores da atividade econmica ou prestadores de servio
pblico. Diferena entre Empresa Pblica e Soc. Economia Mista: 1 Quanto composio do capital: - EP = Capital integralmente pblico - Soc. Econ. Mista = Capital misto (Pblico/Privado) 2 Quanto a forma Societria: - EP =admite qualquer forma societria. - Soc. Econ. Mista = Somente adota a sociedade annima S/A. 3 Quanto competncia da justia; - EP =empresa pblica federal = justia Federal - Soc. Econ. Mista =Soc. Econ. Mista federal = justia Estadual. Art. 109, I CF/88 Aos juzes Federais compete processar e julgar: I As causas em que a - Unio, - Entidades Autrquicas ou - Empresas Pblicas federais forem interessadas na condio de: - Autoras, - Rs, - Assistentes ou - Oponentes, Exceto as de: - Falncia, - Acidente de trabalho e

- as sujeitas justia eleitoral e justia do trabalho. *** Organizaes Sociais - OSs, Servios Sociais autnomos SESI, SESC, SENAI, Organizaes Sociedade civil de interesse pblico Oscips e fundaes de apoio no so entidades da Administrao Pblica so entidades paraestatais ou do 3 setor e no integram a Administrao Pblica.

Art. 37 CF/88 A administrao Pblica Direta e Indireta de qualquer dos poderes da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios obedecer os princpios de: Princpios da Administrao Pblica expressos:
1. 2. 3. 4. 5.

L egalidade I mpessoalidade M oralidade P ublicidade E ficincia

*** Princpios explcitos na CF/88. Princpios da Administrao Pblica explcitos:


1. Principio da Legalidade: segundo este princpio a administrao s pode

fazer o q a lei ou o Dto determinam ou autorizam.

*** Particular = pode fazer tudo q a lei no probe. ***Administrao Pblica = S pode fazer o q a lei ou o Dto determinam ou autorizam.
2. Principio

da Impessoalidade: a administrao deve atuar de forma impessoal, ou seja de forma objetiva, isto significa atuar sem discriminaes infundadas nem tratamentos privilegiados sem motivao legal.

Art. 37 1 A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou

imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servios pblicos. 3. Principio da Moralidade: a administrao deve atuar com probidade, tica e boa f.
STF Sumula 13 Vedou o nepotismo, Probe a nomeao de: Cnjuge, Companheiro ou Parente at o 3 grau da autoridade nomeada ou de servidor da mesma pessoa jurdica para chefia, direo e assessoramento em: Cargos em comisso, Funo de confiana e Funo gratificada.
4. Principio da Publicidade:

Regra: Os atos praticados pela administrao pblica devem ser pblicos. Exceo: O sigilo dos atos admitido quando for imprescindvel para: A segurana da Sociedade ou A segurana do Estado.
5. Principio da Eficincia: a administrao deve atuar com presteza, com

perfeio, com rendimento funcional.

*** Antes de 1998 no havia no Art. 37 CF/88 a redao expressa ou explicita do principio da eficincia, mas isso no quer dizer que este principio j no estivesse implcito para ser cumprido pela administrao pblica.

Princpios Implcitos da Administrao Pblica.


1. Princpio

da Supremacia do interesse pblico sobre o privado: O interesse Pblico prevalece sobre o Privado em um eventual conflito de interesses. Ex. Desapropriao. Art. 5, XXIV-CF/88 desapropriao por: Necessidade

A lei estabelecer o procedimento para a

Utilidade pblica Interesse social


2. Principio da Indisponibilidade do interesse pblico: indisponvel o

interesse pblico, ou seja, a administrao no pode renunciar o interesse pblico. Ex. Concurso pblico para provimento de cargo pblico. Art. 37,II CF/88 A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego,na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao.

3. Principio da Razoabilidade: A administrao deve atuar com bom senso e

de acordo com o senso comum.

4. Principio da Proporcionalidade: a adequao entre os meios empregados

pela administrao e os fins desejados.

*** No se matam pardais com bala de canho. 5. Principio da Segurana Jurdica: 6. Principio da Autotutela:

Poderes da Administrao: 1. Poder Vinculado A administrao est vinculada, ou seja, conduta prevista em lei. Ex. Aposentadoria compulsria do servidor

somente poder tomar a nica

Art. 401,II CF/88 O servidor titular de cargos efetivos assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, os servidores abrangidos por este regime sero aposentados compulsoriamente, aos 70 anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

lei. Mediante juzo de valor e observada a oportunidade e a convenincia. Ex. Autorizao para uso de bem pblico. Art. 5, XVI CF/88 Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente.
3. Poder Hierrquico: A administrao

2. Poder Discricionrio: A administrao tem certa liberdade conferida por

tem o poder de distribuir funes entre seus rgos e ordenar e rever a atuao de seus agentes.

4. Poder Disciplinar: o poder que tem a administrao de apurar infraes

funcionais e impor as penas administrativas aos seus servidores e demais pessoas submetidas disciplina da administrao.

5. Poder Normativo ou Regulamentar: 6. Poder de Policia:

Atributos do Poder de Policia: 1. Discricionariedade 2. Auto executoriedade 3. Coercibilidade

Art. 37 CF/88 Da administrao pblica:


A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes (executivo, legislativo e judicirio) da:

Unio, Estados Distrito Federal e Municpios

Obedecero aos princpios de:

L egalidade I mpessoalidade M oralidade P ublicidade E ficincia.

E tambm ao seguinte: I Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros na forma da lei. II- A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em: Concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. Ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado por lei de livre nomeao e exonerao. II- O prazo de validade do concurso pblico ser de at 2 anos, prorrogvel 1X (uma vez) por igual perodo. IV- Durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. V- As funes de confiana exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, E os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de: 1. Direo 2. Chefia 3. Assessoramento

VI- garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical. VII- O direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especifica. Art. 142, IV CF/88 Ao militar so proibidas a sindicalizao e a greve. VIII- A lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para s pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso. Art. 52 lei 8112/90 - Estatuto do servidor pblico civil federal: s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, para tais pessoas sero reservadas at 20% das vagas oferecidas no concurso. IX- A lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender:

A necessidade temporria de excepcional interesse pblico.

Remunerao do Servidor pblico:


X-

Вам также может понравиться