Вы находитесь на странице: 1из 5

SEMINRIO TEOLGICO NAZARENO DO BRASIL

RESENHA SOBRE O LIVRO AVALIE SUA VIDA

Docente: Pr. Walter Jr. Discente: Diogo Arajo Soares Disciplina: Doutrina de Santidade I

Gara 2011

O liv

de Wesley Duwel t s questes prti s da vida crist Ele apresenta

dezessete razes para avaliar nossa vida. O autortrs temas como a vida de orao, de comunho, de f, entre outros. Mas, almdisso, o livro vem com um tom muito ntimo. Ou seja, faz com que ns, cristos, repensemos o nosso tipo de cristianismo ou ainda, nossa vida com Deus. Muitas vezes estamos levando uma rotina de contato com as coisas de Deus, com as atividades do ministrio e no paramos para pensar em quem somo ou em como estamos. Em seu livro, Duewel trs exatamente a lupa que est na capa de seu trabalho, para nossa vida. O olhar para ns mesmos muitas vezes se torna incmodo e desconfortvel, pois vemos falhas, dificuldades e barreiras a serem superadas. Por outro lado, o autor revela que o Senhor tem um plano para ns e nossa vida e deixa claro a todo o momento a presena do cu em nossas atitudes, pensamentos, palavras e principalmente naquilo que o nosso corao produz. Sabemos que o Senhor est presente em nse por isso que devemos sempre reavaliar nossas vidas, pois ela um dom de Deus. A presena de Dele depende do estilo de vida que decidimos ter. importante saber que quando vivemos para o Senhor devemos servi-lo, e devemos fazer isso com amor, pois ele sempre nos observa. Ele no faz isso para parecer um Deus que condena tudo que v e o eu ouve, mas sim para estar mais perto do seu povo e acompanha-lo. O que precisamos estar cientes que o Senhor nos avalia em todas as reas da nossa vida, mas h uma delas que a mais importante de todas: o amor. Nosso amor pelo que temos, pelas pessoas que amamos, seja qual for o motivo ou situao no deve superar o amor pelo nosso Senhor e Salvador. Ns demonstramos nosso amor por Jesus atravs de atitudes da nossa vida crist. Precisamos entender que estamos tanto em contato com as coisas de Deus ou com os negcios do Senhor que s vezes esquecemo-nos de dizer como amamos ao Senhor e aprofundarmos nosso relacionamento com Ele.

evidente que se amarmos ao Senhor, nossa vida ir transbordar at chegar aos outros e isso tambm nosso papel. Orar pelos perdidos, am-los e pregar esse amor do qual falamos e vivemos. Duwel revela em seu livro que existem muitas reas na nossa vida que precisam ser transformadas pelo Esprito de Deus. Olhar no espelho exige coragem para encarar uma imagem que nem sempre era aquela que espervamos, mas o que temos a certeza que o Senhor quer transformar essa realidade. Das mais variadas formas, o Esprito Santo faz-nos olhar para dentro de ns e retornarmos para o propsito inicial do homem. A palavra de Deus deixa claro que Uma das principais razes de Deus ter criado os seres humanos foi para ter comunho, pois Deus amor. (Duwel, pg.47) Devido a essa comunho que o Senhor deseja que estejamos sempre na presena Dele. No porque somos obrigados ou apenas por um cerimonialismo vazio e ftil, mas com o intuito de aprofundarmos nosso relacionamento com Ele. Assim como o trecho da Palavra que relata sobre Marta e Maria, devemos ficar com a boa parte. Nosso tempo de oraoe qualidade desse momento imprescindvel para uma vida crist verdadeira e santa. na intercesso que descobrimos se amamos estar na presena de Deus. Nossas oraes podem alcanar outras pessoas, mover o corao de Deus, mas para isso precisamos melhorar nosso tempo em estar na presena do Pai. Nunca podemos perder o amor pela voz do Senhor, no podemos acostumar com a Graa Dele. Viver com Cristo sempre um desafio. Um desafio bom e capaz de arrancar de ns algo que no tnhamos nem ideia que poderamos oferecer para o Senhor, pois Cada vez que o Senhor o recompensa, imensa gratido inunda a sua alma(...) Somos servos inteis, porque fizemos apenas o que devamos fazer (Lc. 17:10) (Duwel, pg. 83). A humildade verdadeira atrai a presena de Deus e nos capacita a obedece -lo naquilo que Ele tem para nossas vidas. O Grande desafio saber se estamos realmente caminhando para aquilo que Deus quer de ns, pois muitas vezes andamos segundo nossos prprios pensamentos e achamos que o prprio Deus. O apstolo Paulo em sua carta aos Romanos no captulo 8 e versculo 14 diz que os que so guiados pelo Esprito de Deus, esses so filhos de

Deus. Ouvir a Deus e ser orientado por Ele deve ser um aspecto de nossa vida o qual nunca podemos nos desviar.A orientao pode ser uma alegria permanente, ao sentirmos a bondade e fidelidade de Deus. Ela ir fazer com que tenha confiana no Senhor. (Duwel, pg. 105) Existem inmeros setores que devemos analisar. Todavia, assim como Tiago, o autor Wesley Duwel destina como uma das tarefas mais importantes a fazer controlar nossas palavras. As palavras revelam pessoas. (Idem, pg. 108), mostram quem est no controle emocional da nossa vida diante de Deus e das pessoas. Devemos usar as palavras para beno e no para maldio. pela palavra que entregamos nossa vida Cristo, tambm por ela que continuamos a falar Dele para outras pessoas e a expresso daquilo que est em nossos coraes. no corao que esto todos os nossos maiores pensamentos, sentimentos, desejos e alvos de vida. Ele tambm deve ser avaliado, e com frequncia. O que o Senhor quer de ns que tenhamos os pensamentos voltados para Ele e nosso corao limpo para que haja a ao do Esprito Santo. justamente dentro dele que acontecem nossas decises e escolhas relacionadas a tudo. Servir ou no servir ao Senhor, dizer ou no dizer algo que magoa algum, ou at mesmo amar ou no amar a Jesus. O que Deus nota a sua reao a essas coisas. (Duwel, pg. 116). Ser cristo muito mais que cantar fazer coisas, achar que faz essas tais coisas direito, achar que ama a Deus, entre outras. Em seu livro, Duwel trs um choque estarrecedor s nossas vidas (no estou me referindo aqui que ele tem uma verdade absoluta acerca da vida crist). Ele traa, dentro dos princpios da Palavra do Senhor quais devem ser as nossas observncias e nos atentarmos mais para aquilo que parece estar dentro dos padres corretos aos nossos olhos. Vida para Cristo exige sacrifcio, renncia e negao a si mesmo sermos crucificados todos os dias. Temos o privilgio de oferecer sacrifcios cheios de amor, e a expresso mxima para isso o tempo. Tudo que fazemos ou que somo pertence ao Senhor. Todas as respostas que tivemos a vida que vivemos dele e para Ele. A partir da Ele produz em ns os frutos do Esprito, d uma misso, mora em ns e age ao nosso favor.

Avaliar nossa vida deve sempre ser um ato verdadeiro de curvar-se perante Cristo e humilhar-se para que Ele nos encha do Seu Esprito e da Sua glria. buscar incessantemente uma vida genuna, sem mscaras, que seja transparente e lmpida. O que passamos a refletir a partir dessa leitura que avaliar nossas vidas ideal para uma vida de santidade. A lupa deve ser sempre usada para saber se h em ns algo que nos afaste do nosso Pai. A profundidade no relacionamento deve ser buscada. Na lupa podemos ver onde e quais so os lugares que temos que arrumar recolocar peas no lugar, etc. Esse exerccio deve ser feito por ns e por aquele que sonda nosso interior. Tudo deve ser da maneira de Deus, tudo que formos realizar sonhar aspirar, etc. Para ns, que servimos ao Senhor, Ele o padro, o modelo a ser seguido. Somente assim teremos xito. Avaliar nossa vida significa manter viva a chama da santidade.

Вам также может понравиться