Вы находитесь на странице: 1из 13

Agrupamento de Escolas de Proena-a-Nova

Biologia e Geologia
11 Ano

Resumo

ROCHAS METAMRFICAS: GNESE E TIPOS


As rochas so encaradas como algo estvel e imutvel, no entanto isso s se verifica quando comparado com a escala de tempo humana. Na realidade, as rochas so algo bastante dinmico em que actuam diversos e contnuos processos, cuja durao muito prolongada, ao nvel dos milhes de anos, e que levam a que as rochas sofram muitas alteraes e

transformaes

significativas

vezes com resultados espectaculares. Desde h milhes de anos que a energia interna da Terra leva a

profundas deformaes da litosfera, como consequncia desta dinmica tendem a originar-se foras tectnicas que deformam em grande escala os materiais rochosos. Estas deformaes traduzem-se no aparecimento de

estruturas geolgicas como as falhas e as dobras. Quando um corpo sujeito a foras externas, ocorrem alteraes ao nvel da estrutura interna nomeadamente pelo desenvolvimento de foras internas que tendem a manter ou a restaurar a forma original do objecto. Quando esta situao se verifica dizemos que o corpo se encontra sobre tenso. Denomina-se tenso fora exercida por unidade de rea, assim se a mesma fora for aplicada em duas superfcies distintas, cada uma delas com reas diferentes, a tenso aplicada ser maior quando menor for a rea. A tenso, enquanto fora, pode decompor-se em duas componentes, a tenso normal, orientada perpendicularmente ao plano em que a fora se aplica; e tenso cisalhante ou de corte, cuja orientao paralela ao plano em que a tenso se aplica.

______________________________________________________________________________________________ Pgina 1 de 13

A tenso normal pode ser considerada como: Compressivas quando a resultante das foras actuantes convergente.

Distensivas quando a resultante das foras actuantes divergente.

Dependendo do tipo de foras, as transformaes nas rochas vo ser distintos. A deformao pode corresponder a alteraes no volume ou da forma, sendo que na maior parte dos casos o que ocorre uma mistura das duas situaes. Assim a cada tipo de tenso, as rochas vo sofrer transformaes de volume e forma que so caractersticos, como se pode verificar no esquema seguinte.

Temos no entanto que compreender que por vezes uma dada zona no est sujeita apenas a um tipo de tenses, mas sim, ao longo dos milhes de anos, pode ser sujeito a um conjunto diferente de tenses que levam a que as deformaes sejam uma mistura de todas as foras aplicadas.

______________________________________________________________________________________________ Pgina 2 de 13

Comportamento mecnico das rochas


As rochas embora slidas temperatura ambiente, j passaram, a sua maioria, por condies termodinmicas que as colocaram prximas do estado de fuso. O comportamento dos materiais quando submetidos a estados de tenso por ser elstico ou plstico.

Comportamento elstico a deformao reversvel e proporcional ao estado de tenso aplicado. O material suporta esta situao desde que no se ultrapasse o seu limite de elasticidade.

Comportamento plstico uma vez ultrapassado o limite elstico (ponto de cedncia) a alterao do volume e/ou forma do material mantm-se permanentemente, mesmo que a situao de tenso termine. Por vezes devido a aco contnua da tenso as rochas atingem o limite de resistncia mxima (limite de plasticidade) entrando em ruptura, isto , partem.

De uma forma geral, os materiais geolgicos em condies de baixa profundidade, entre os 15 e os 20km, apresentam comportamento elstico, seguido de ruptura, pelo que se diz que a deformao ocorreu em regime frgil. A profundidade mais elevada, caracterizadas por presses crescentes, as rochas no entram em ruptura to facilmente, logo apresentam comportamento plstico, pelo que se diz que a deformao ocorreu em regime dctil. O comportamento dos materiais geolgicos depende muitas vezes das condies de temperatura e presso, que por sua vez dependem normalmente da profundidade. No entanto outros parmetros influenciam este comportamento, tal como a composio

qumica/mineralgica, a temperatura e presso dos fludos intersticiais (como a gua). O aumento da temperatura e da presso (confinante) origina condies em que se torna difcil alcanar a ruptura dos materiais, isto , a deformao vai-se tornando progressivamente dctil. J superfcie o material tende a ser mais poroso, o que permite a entrada de gua que leva a que o material entre em ruptura facilmente, logo cria-se um regime frgil. As deformaes patentes nas rochas so ento registos, dos mais variados, no material geolgico (rochas, cristais e sedimentos) em resposta s tenses a que as rochas so sujeitas. Simular condies necessrias formao de falhas e dobras impossvel em laboratrio, primeiro porque as presses e temperaturas necessrias so to altas que
______________________________________________________________________________________________ Pgina 3 de 13

impossvel recre-las em laboratrio, segundo as rochas so uma mistura complexa de minerais, cada uma nica, mesmo dois granitos, embora sejam o mesmo tipo de rocha, podem ser completamente diferentes em comportamento por terem propores de minerais diferentes, logo apresentar comportamentos distintos. Assim os resultados em laboratrio no se podem generalizar a todas as rochas. No entanto, e dada a dificuldade do estudo do comportamento das rochas, podemos generalizar que as principais deformaes das rochas so as dobras e as falhas.

Falhas
As falhas so superfcies de fracturas onde ocorreu um movimento relativo entre dois blocos. Estas estruturas podem ir desde formaes microscpicas at zonas de falha de milhares de quilmetros. Ao analisar uma falha devemos ter em conta os seguintes elementos:
Plano de Falha (A) Superfcie de fractura ao longo da qual ocorreu

movimento dos blocos. Distncia entre dois pontos

Rejecto (DD)

que

anteriormente

actuao da falha estavam em contacto. Tecto (E) Bloco que se encontra acima do plano de falha. Muro (F) Bloco que est situado abaixo do plano de falha. Qualquer plano pode ser Atitude referenciado atravs da sua direco e inclinao.

De acordo com o movimento relativo entre os dois blocos, isto , entre tecto e muro as falhas podem ser classificadas como normais, inversas ou de desligamento.

Em muitas zonas de falha a superfcie de fractura apresenta-se polida e estriada ou com sulcos, testemunhos do movimento de um bloco relativamente ao outro. Estas marcas so de extrema importncia pois permitem determinar a direco do movimento.

______________________________________________________________________________________________ Pgina 4 de 13

Tipos de falhas Falha em que o tecto (bloco Falha Normal Falha Inversa Falha de desligamento superior) desce relativamente ao bloco inferior (muro). Resulta de foras distensivas, como as que existem em zonas divergentes. Neste tipo de falhas o tecto sobe relativamente ao muro. Resultam da actuao de foras compressivas, como as que existem nas zonas de coliso de placas. So falhas resultantes da aco de tenses cisalhantes, os blocos apresentam movimentos laterais ao longo do plano de falha. So frequentes nos limites conservativos.

Dobras
Por definio uma dobra uma deformao que se caracteriza pelo encurvamento de camadas inicialmente planas. Estas estruturas encontram-se a diferentes escalas, desde

microscpicas at macroscpicas de tal forma que apenas afastando-nos muito nos

apercebemos que realmente as rochas esto dobradas. As dobras so descritas tendo em conta certos elementos caracterizadores da sua geometria. Quando se analisa uma dobra necessrio determinar, dependendo da seco estudada, as linhas de mxima curvatura e as de mnima curvatura.
______________________________________________________________________________________________ Pgina 5 de 13

Elementos de um Dobra

Para que a descrio das dobras seja ainda mais correcta normal classificar as dobras tendo em considerao a sua orientao no espao e a idade relativa da sequncia de estratos. Relativamente a orientao espacial, estas podem apresentar a abertura virada para baixo antiforma; abertura voltada para cima sinforma; ou uma abertura orientada lateralmente, nem para cima nem para baixo, pelo que se denominam de dobras neutras.

______________________________________________________________________________________________ Pgina 6 de 13

Sempre que se consiga determinar a idade das camadas e se verificar que o ncleo, ou seja, as camadas mais internas da dobra de uma antiforma ocupado pelas formaes mais antigas, trata-se de uma dobra anticlinal. Se por seu lado o ncleo de uma sinforma for constitudo camadas mais recentes, trata-se de uma dobra sinclinal. A utilizao destes termos implica que seja conhecida a sequncia de deposio de estratos, alm disso estes termos apenas podem ser utilizados em sries de rochas sedimentares ou sequncias vulcnicas, dado que apenas estas podem apresentar sequncias temporais inalteradas. Outro parmetro essencial no estudo das dobras a determinao da atitude da dobra, que representa a posio geomtrica da dobra, que por sua vez definida por outros dois parmetros: a direco e inclinao.
Dobra anticlinal

Metamorfismo As rochas quando submetidas a condies termodinmicas substancialmente diferentes das existentes aquando da sua origem, tornam-se instveis e, por isso, experimentam transformaes mais ou mesmo acentuadas, reajustando-se s novas condies ambientais. O processo geolgico que consiste num conjunto de

transforma es mineralgicas , qumicas e estruturais que ocorrem no estado

______________________________________________________________________________________________ Pgina 7 de 13

slido, em rochas sujeitas a estados de tenso, a temperatura e presso diferentes da sua gnese, denominam-se metamorfismo. Os fenmenos de metamorfismo so frequentes em contextos tectnicos das zonas de subduco, cadeias orognicas ou na proximidade da instalao de magma no seio de rochas existentes. A maioria das modificaes induzidas durante o processo metamrfico depende da actuao de um conjunto de factores de metamorfismo. As tenses (presses), o calor e a composio dos fludos actuando em enormes intervalos de tempo so factores que condicionam o metamorfismo.

Tenso - As rochas metamrficas so formadas a diferentes profundidade, medida que as rochas aumentam a profundidade na crusta terrestre, so sujeitas a campos de tenses quer devido ao peso exercido pela coluna de material suprajacente, que devido aos movimentos tectnicos. Essa presso denomina-se de tenso litosttica. A profundidade de 3km a presso litosttica exercida de igual modo em todas as direces, o que origina a diminuio do volume dos materiais rochosos, aumentando por isso a sua densidade. A maioria das rochas metamrficas exibe, contudo, o efeito de um outro tipo de tenso, uma vez que as foras no so exercidas de igual modo em todas as direces. Esta tenso designada por tenso no litosttica ou dirigida. Como consequncia desta tenso os minerais so orientados segundo um plano preferencial, que tendem a ficar

alinhados perpendicula rmente

direco da fora. rochas, As

______________________________________________________________________________________________ Pgina 8 de 13

quando sujeitas aco de tenses dirigidas, podem ser comprimidas ou estriadas consoante a tenso actuante seja do tipo compressivo, respectivamente.

Calor - O calor afecta de forma significativa a mineralogia e a textura de uma rocha, tendo uma importncia muito grande no processo de formao das rochas metamrficas. medida que as rochas aprofundam vo sendo sujeitas a temperaturas crescente, que no sendo suficientes para os fundir, provoca alteraes importantes nos seus minerais constituintes. Deste modo, a rocha ajusta-se aos novos valores de temperatura, estabelecendo-se novas ligaes atmicas, surgindo novas redes cristalinas e, consequentemente aparecem outros minerais, mais estveis segundo as novas condies. Uma das fontes de calor importante nos processos metamrficos nos processos metamrficos provm do contacto entre rochas e intruses magmticas, formando-se em volta da intruso uma aurola de rocha metamrfica que se denomina aurola metamrfica. Se as temperaturas ultrapassarem, normalmente, os 800C as rochas fundem verificando-se ento a transio do ambiente metamrfica para o magmtico.

Fludos - Muitas das alteraes qumicas e mineralgicas que ocorrem durante o processo de metamorfismo devem-se a fludos que circulam nas rochas que esto sujeitas a estes processos. Entre os fludos destaca-se a gua, que em profundidade se encontra a altas temperaturas e presses, que podem transportar vrios ies em soluo. Fludos libertados durante a instalao de um corpo magmtico podem desencadear e acelerar processos de metamorfismo. Estas solues reagem com as rochas, alterando a sua composio qumica e mineralgicas, substituindo, por vezes totalmente certos minerais existentes na rocha. Durante o processo de metamorfismo podem libertar-se fludos capazes de induzir transformaes nas rochas.

Um dos factores essenciais no metamorfismo o tempo, dado que todos estes processos so extremamente lentos.

______________________________________________________________________________________________ Pgina 9 de 13

Mineralogia das rochas metamrficas As rochas metamrficas so relativamente abundantes na crusta terrestre, como por exemplo no ncleo de cadeias montanhosas recentes (Alpes, Himalaias), bem como em zonas continentais estveis (crates). Normalmente recobertas por rochas sedimentares e encontram-se frequentemente subjacentes a rochas metamrficas discordantes. Os minerais das rochas so mais estveis em ambientes semelhantes queles que estiveram presentes durante a sua formao. Quando essas condies se alteram, os minerais podem experimentar transformaes. Temperaturas e presses diferentes das iniciais levam a que os minerais se tornem instveis pelo que sofrem alteraes nomeadamente ao nvel das associaes minerais, e/ou diferentes texturas, devido a novos arranjos de partculas, ocorrendo, desta forma, processos de recristalizao. A recristalizao verifica-se pela alterao da estrutura cristalina do mineral, podendo tambm ocorrer recristalizao induzida pela circulao de fludos que alteram a composio qumica dos minerais pr-existentes. Uma das formas de distinguir as rochas metamrficas de outro tipo de rochas atravs da sua mineralogia especfica. Alguns minerais so mesmo especficos de ambientes metamrficos e podem caracterizar as condies presentes num determinado contexto metamrfico. Destacam-se a clorite, a estaurolite, a silimanite, a granada, a cianite, a andaluzite e o epdoto. A identificao de determinados grupos de minerais em rochas existentes numa determinada zona afectada por metamorfismo pode ser utilizada na caracterizao das condies termodinmicas reinantes durante o processo metamrfico. Assim quando um determinado mineral permite inferir essas condies, geradoras de rochas metamrficas, designamo-los de mineralndice. Por andaluzite, exemplo, cianite e a a

silimanite so polimorfos de aluminosilicatos, a andaluzite indicadora de condies de baixa presso e baixa-mdia temperatura; por seu lado a cianite indicadora de de

condies

elevadas

______________________________________________________________________________________________ Pgina 10 de 13

presses; j a silimanite indica ambientes de elevadas temperaturas. Tendo em conta as condies de temperatura e presso que estiveram presentes na formao de uma rocha metamrfica podemos distinguir trs nveis de metamorfismo: baixo, mdio e alto grau de metamorfismo. As diferentes zonas metamrficas so delimitadas por superfcies de igual grau de metamorfismo, chamadas de isgradas. Sendo definidas pelos pontos onde ocorrem pela primeira vez determinados minerais ndice.

Tipos de metamorfismo Sabemos j que existem basicamente dois tipos de metamorfismo: o regional e o de contacto. Metamorfismo regional metamorfismo que afecta extensas reas da crusta terrestre, tendo origem em processos que envolvem, por vezes, um sequncia de fenmenos relacionados com a orogenia. Este tipo de metamorfismo est

relacionado com a tectnica de placas em limites convergentes, onde se podem gerar elevadas temperaturas e condies de tenso que variam de moderadas a altas. Quando as condies de temperatura e presso atingem valores muito elevados, como por exemplo temperaturas de 800C pode ocorrer fuso parcial, como

fenmeno

conhecido

ultrametamorfismo e que a fronteira para o magmatismo.

Metamorfismo de contacto ocorre em zonas prximas a intruses magmticas que antes de consolidar, e devido ao seu calor e fludos libertados, propagam-se s rochas encaixantes alterando os minerais existentes nessas rochas. As zonas nas imediaes da intruso so fortemente aquecidas, logo alteradas; por seu lado as mais distantes so menos alteradas. Desenvolve-se assim uma zona de alterao, quer mineralgica quer estrutural,
______________________________________________________________________________________________ Pgina 11 de 13

denominada metamorfismo.

de

aurola tipo

de de

Neste

metamorfismo o principal factor o calor, pelo que tambm se conhece por metamorfismo trmico. A extenso da aurola

depende da dimenso da intruso magmtica, e cada zona dessa aurola vai ter caractersticas

relativas ao modo como o calor e os fludos afectaram a rocha encaixante, bem como a sua composio mineralgico. De uma forma geral as rochas metamrficas mais prximas da intruso, so designadas de corneanas. Este termo pode tambm ser utilizado num contexto mais restrito para rochas metamrficas de contacto a partir de rochas argilosas. Os calcrios por processos de metamorfismo de contacto podem originar mrmore, por sua vez os arenitos podem originar quartzitos. Refora-se a ideia que a variedade de rochas metamrficas depende no s do grau de calor e presso actuantes durante o metamorfismo, mas tambm da composio mineralgica da rocha-me, tambm conhecida por protlito.

Textura das rochas metamrficas Durante o processo metamrfico so produzidos novos arranjos mineralgicos, podendo mesmo existir alteraes qumicas das rochas iniciais. A textura de uma rocha determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais que a constituem. A foliao assim uma forma de textura, de extrema importncia para a classificao das rochas metamrficas. Entende-se por foliao uma estrutura planar originada durante os processos metamrficos e que resulta quer de um alinhamento preferencial de certos minerais anteriores ao processo metamrfico, como, por exemplo, as micas, quer da orientao de novos minerais formados durante o processo de recristalizao. Muitas vezes a existncia de foliao est relacionada com a presena de minerais com hbito tabular/lamelar, onde se destacam as micas, que sob a aco de tenses dirigidas tendem a ficar orientados numa posio perpendicular da tenso que afectou a rocha.

______________________________________________________________________________________________ Pgina 12 de 13

Existem trs tipos de foliao: Clivagem presentes em rochas metamrficas cujo metamorfismo foi de baixo grau. Nestas os processos metamrficos levam ocorrncia de orientao paralela dos minerais lamelares, tais como a moscovite e os minerais de argila. Este tipo de estrutura conduz ao aparecimento de planos de clivagem favorveis existncia de fissilidade (facilidade das rochas se dividirem em lminas).
Filito

Xistosidade

aumento

do

grau

de

metamorfismo permite a existncia de significativos fenmenos de recristalizao, verificando-se um maior desenvolvimento dos cristais, nomeadamente de micas, quartzo e feldspatos. A xistosidade uma forma de
Micaxisto

foliao desenvolvida pela orientao paralela de minerais tabulares e lamelares em rochas metamrficas de grau grosseiro (visveis a olho nu).

Bandado gnissico um tipo de foliao gerada por diferenciao em bandas por efeito de tenses dirigidas e por ser identificado, por exemplo, em certas rochas de alto grau de metamorfismo como o gnisse. Face aos intensos fenmenos de recristalizao, nomeadamente de minerais no lamelares, como o quartzo e o feldspato, estes vo
Gnisse

ser separados de outros como a biotite e a anfbolas, formando-se bandas alternadas destes minerais que lhe conferem o bandado caracterstico.

Por vezes as rochas metamrficas no apresentam foliao pelo que se denomina textura afoliadas ou granublstica. o caso do quartzito, o mrmore e as corneanas, rochas metamrficas resultantes do
Corneana ______________________________________________________________________________________________ Pgina 13 de 13

metamorfismo de contacto.

Вам также может понравиться