Вы находитесь на странице: 1из 16

MANUAL DE CUIDADOS BSICOS COM A PELE

MDULO NICO

Ateno: O material deste mdulo est disponvel apenas como parmetro de estudos para este Programa de Educao Continuada. proibida qualquer forma de comercializao ou distribuio do mesmo sem a autorizao expressa do Portal Educao. Os crditos do contedo aqui contido so dados aos seus respectivos autores descritos nas Referncias Bibliogrficas.

SUMRIO

1 - INTRODUO
2- TIPO DE PELE 3- DICAS E SEQUNCIA PARA ROSTO COLO E PESCOO 4- DICAS E SEQUENCIA DE CUIDADOS PARA O CORPO 5- CUIDADOS COM MOS E PS

1.0 Introduo

Este um manual, que vai ajudar voc no cuidado dirio do dia a dia.Contudo se for realizar algum tipo de tratamento ou deseja algo especfico como uso de cremes base de cidos, clareadores, antiaging. Recomendamos sempre que procure uma orientao de um mdico dermatologista.

Ao compreendermos as funes que a pele exerce no corpo, poderemos enxergar de forma mais clara a necessidade de cuidados dirios que ela necessita.

A pele considerada o maior rgo (rgo?) isto mesmo e como todo rgo, ela envelhece e precisa de cuidados saudveis ( como beber muita gua, usar o protetor solar, hidratar e nutrir, ter uma alimentao saudvel...).

2.0 TIPOS DE PELE

Voc sabe qual o seu tipo de pele? Ento para poder fazer corretamente os cuidados dirios necessrio saber qual o seu tipo de pele.

PELE NORMAL: Ao tocar macia, aveludada e os poros so bem fechados, no apresenta oleosidade, semelhante a uma pele de beb.

PELES OLEOSAS:

Caracterstica principal deste tipo de pele o

carter brilhante devido presena quase que constante de oleosidade, alm dos poros serem mais dilatados, espessura mais grossa.

PELE SECA: Ao contrario da pele oleosa a pele seca falta oleosidade, e tambm gua (hidratao), esta pele apresenta-se mais fina, opaca, sem vitalidade, pouco elstica..

PELE MISTA: um tipo muito comum, a regio T (testa, nariz e pescoo) apresenta se mais oleosa, onde justamente temos uma maior quantidade de glndulas sebceas.Pode ser tambm que alguns apresentem esta regio central (T) oleosa e as laterais como bochecha, ser considerada normal ou seca.

3.0 SEQUNCIA PARA ROSTO COLO E PESCOO

MANH

Higienizao

Tonificao

Hidratao

Filtro Solar

Esfoliar

Tonificao

Hidratao

Filtro Solar

Higienizar : A primeira ao pela manh deve ser a higienizao. Esta deve ser com um sabonete adequado ao seu tipo de pele. Os sabonetes faciais podem ser comprados em lojas especficas para cosmticos ou manipulados em farmcias de manipulao.

Forma de aplicao: Aplique uma pequena quantidade de sabonete com a pele mida, faa movimentos circulares com os dedos, feche bem os olhos, e esfregue de forma suave todo o rosto, em seguida enxaguar com gua, vamos para o segundo passo.

Esfoliar : Se for o dia da esfoliao (obedecendo a regras quanto ao nmero de vezes) ento ela seria o segundo passo podendo ser pela manh ou noite. Caso no fosse esfoliar passaria para a etapa seguinte (tonificar).

O ato de esfoliar o rosto deve ser feito com movimentos circulares, lentos e superficiais, no forados para no machucar ou ferir a pele, o atrito no deve causar vermelhido exagerada nem irritaes.

Pessoas de pele sensvel devem evitar a esfoliao. A esfoliao o segundo passo, porm no para ser feita diariamente.

Pessoas de pele oleosas podem realizar at duas vezes na semana, j as peles normais, uma vez e pele seca a cada 15 dias. Isto somente se no estiver fazendo nenhum tratamento com cidos ou laser em clnicas. Pois quando realizamos esses tratamentos a pele j fica muito fina e sensvel, ento no podemos esfoliar em casa.

Forma de aplicar: Depois de definir seu esfoliante, aplique em todo o rosto e espalhe, tome cuidado com os olhos com as partculas de esfoliante. Realize movimentos circulares, suaves em todo rosto em torno de 5 repeties por local. Depois enxgue bem com gua retirando completamente os resduos.

Tonificar: Muitos desconhecem a funo e importncia de um tnico. Acontece que ao lavarmos a pele mesmo com um sabonete especialmente para o rosto, tiramos o pH natural, alm do que o sebo, que forma um manto hidrolipdico na pele uma proteo do organismo .

Tonificar devolver o equilbrio a pele. Os tnicos so formulados justamente em forma de loo, e podem trazer outros benefcios com ativos especficos.

Formas de aplicar: Para tonificar voc ir, colocar o produto em um algodo a fim de ficar bem mido, aplicando na face, colo e pescoo, com leves batidinhas, estimulando a pele a absorver a loo tnica. Espere secar, no retire.

Hidratar

Aplique seu produto de tratamento seja ele firmante, revitalizante ou para tratar e prevenir rugas.Use em creme para peles secas e normais, e em gel ou gel creme, para peles oleosas, se tiver acne este o momento de um tratamento, seja com um loo para cicatrizar e secar as espinhas, ou uma pomada indicada pelo dermatologista.

Formas de aplicao:

1-

Retire o produto da embalagem com o auxlio de uma esptula, para evitar

contaminao. Espalhe pouca quantidade de produto uniformemente em todo o rosto, o excesso s ira fazer perder produto, a pele s vai absorver a quantidade que necessita. 2Comece aplicando nos pontos principais: testa, dos dois lados do nariz, maas do rosto,

queixo, pescoo e colo. Espalhe o creme com os dedos, tendo o cuidado de fazer movimentos de baixo para cima e sempre do centro do rosto para fora, desta forma eleva e massageia os msculos prevenindo a flacidez. 3vezes. 4No deixe de aplicar no pescoo e colo, todos se esquecem desta regio, muitas vezes Para finalizar faa com a ponta dos dedos toques muito leves e rpidos, repita vrias

vemos uma pele da face bonita, revitalizada rejuvenescida, mas o pescoo e colo, com manchas, flacidez e rugas, se no darmos ateno a esta regio ela com certeza ficar diferente, espalhe creme fazendo movimentos de baixo para cima, existem tambm cremes especficos para o colo e pescoo.

Regio dos olhos

Devido a pele ser mais fina, sensvel e com menos glndulas sebceas, a pele da regio precisa mesmo de cuidados especiais com ativos e movimentos especficos, por isso vemos uma infinidade de produtos somente para a regio dos olhos, alm disso, eles podem vir com tratamento antiolheiras, bolsas (inchao) que muitos tem na regio da plpebra, coisa que as demais regies do rosto no necessitam.

To importante quanto o produto a maneira de aplic-lo. Movimentos corretos garantem melhor aproveitamento dos ativos e pele mais saudvel e bonita.

Formas de aplicar:

1-

Espalhe o produto com o dedo anelar, muitos usam passar com o dedo indicador junto

com o dedo mdio, mas com certeza a presso sobre a pele maior quando voc usa estes dedos, lembre se apele fina e sensvel. 2Aplique com leves batidinhas a partir do canto externo e, ao chegar ao canto interno,

cuidado com o canto interno (canal lacrimal) ao chegar neste ponto pule e recomece pela base da sobrancelha. Siga passando o creme logo abaixo da sobrancelha (sobre o ossinho) que segue o desenho da sobrancelha, at chegar no outro canto.

Protetor Solar

Este momento no pode ser ignorado, passe seu filtro logo pela manh, se for trabalhar ou sair de casa por um tempo prolongado (mais de 4 horas) leve com voc, o melhor ter uma verso prtica para reaplicao como em p ou loo spray, mas escolha de acordo com seu tipo de pele. Para quem adepta e no abre mo de maquiagem de dia, aplique o filtro e faa sua maquiagem (ela ser um barreira) para replicar o filtro ficar bem difcil remover todo o make e reaplicar, a dica use como preparo da pele uma base com filtro (j um comeo), mas o melhor e ideal mesmo usar filtro com base (tonalizantes) na hora de reaplicar vai facilitar muito.

NOITE Demaquilar Higienizao Tonificao Nutrio (Facial e rea Olhos).

Os passos so exatamente iguais aos feitos pela manh com pequenas diferenas, como:

DEMAQUILAR : Aps passar um longo perodo do seu ltimo cuidado com a pele, ela est com resduos de poluio, maquiagem e cosmticos. Ento demaquilar muito importante. Formas de aplicao: Espalhe o produto no rosto e passe um algodo com movimentos leves e de baixo para cima, veja que, provavelmente, sair no algodo sujeira (poluio).

HIDRATAO/NUTRIO: Talvez este seja o passo mais diferenciado, a noite podemos usar produtos se for indicado e necessrio, que contenham cidos, estes ativos so fotossensibilizantes (ou seja) se usados de dia causam queimaduras e manchas na pele devido aos raios solares. Por isto muitas embalagens podem vir escrito (uso noturno).

Nutrir diferente de hidratar, se de dia voc tem um hidratante a noite voc pode usar um creme nutritivo (com vitaminas, oligominerais) ex. vitamina C,E,A.

Aplique da mesma forma que o hidratante do dia, e aplique seu produto especfico para pele da regio dos olhos. Peles com acne ou manchas que estejam fazendo um tratamento sob orientaes, de certa forma seguir os mesmos passos, mas com produtos especficos para o tratamento de acordo com a necessidade.

4.0 DICAS E SEQUENCIA DE CUIDADOS PARA O CORPO

A pele do corpo diferente do rosto isto fato, ento, claro que os cuidados sero diferenciados. Na prtica diria o corpo no tem muitos procedimentos como o rosto, mas os cuidados so essenciais da mesma forma, para se ter uma pele renovada e macia.

ESFOLIANTES

Os esfoliantes corporais so bem mais espessos (grossos) que os usados no rosto. A esfoliao corporal pode ser feita uma vez a cada 15 dias para peles normais, e uma vez no ms para peles secas. As partculas de esfoliantes podem vir em sabonetes em barras, cremes esfoliantes, sabonete lquidos, gomagem.

HIDRATANTES

Na parte hidratantes, deve ter milhes de opes no mercado. A pele possui uma hidratao natural, gua mesmo, mas por outro lado os fatores climticos fazem a pele diminuir esta hidratao, no frio a pele desidrata devido a pouca umidade do ar, j no calor o corpo transpira demais e perde muita gua.

Outros fatores externos como ares-condicionados que diminuem muito a umidade do local, banho muito quente, fatores hormonais (ex. menopausa) podem desfavorecer esta hidratao, sendo necessrio levarmos ou reter esta gua na pele. Em geral, as pessoas esto sujeitas a uma pele mais ressecada e importante observar que existem ativos valiosssimos que realmente hidratam. Exemplos de ativos hidratantes seriam, uria,acido hialurnico, pca-na, aquaporina, extratos vegetais, vitamina E, d pantenol).

LEOS

Os leos so uma forma de lubrificar a pele, no penetram nas camadas mais internas, mas faz o que chamamos de ocluso (forma um filme) com a pele e evita tambm a perda da gua. Preferencialmente use seu hidratante ps-banho com a pele mida ainda para aumentar o poder de penetrao, se for usar um leo o ideal tambm aplicar com o corpo molhado, podendo ser at durante o banho.

TRATAMENTOS ESPECFICOS

Quando falamos de celulite, gordura localizada, estrias, flacidez de pele temos que entender que trata-se ento de um produto ou sequncia de cuidados especficos, com muitas particularidades necessrio uma avaliao de um profissional que trabalhe com esttica.

Sequncia para o corpo:

Durante o banho use bons sabonetes, principalmente os que contenham ativos hidratantes, caso esteja muito frio no demore no banho quente, a gua quente resseca a pele, se tiver tempo e for o dia de esfoliar isto pode ser feito no banho, espalhe o esfoliante no corpo e com uma bucha vegetal ou mesmo com as mos faa movimentos circulares sempre de baixo para cima (comeando dos ps em direo a pernas).

Se for usar leo pode aplicar no banho tambm, caso prefira somente os hidratantes aplique:

1-

Dos ps, voc deve subir para panturrilha, fazendo movimentos

de baixo para cima at os joelhos; 2 importante massagear a pele com movimentos circulares e

pressionados. Quando aplicados nas pernas, a mulher deve massagear do joelho em direo virilha; 3Nas coxas, a massagem com o hidratante continua no sentindo

da regio da virilha;

4-

Na regio da cintura onde o lugar preferido das gorduras localizadas, os movimentos

devem ser diagonal (formando cintura). Na barriga, faa um deslizamento no sentido horrio em volta do umbigo (como o sentido do relgio), assim voc auxilia o trabalho intestinal; 5para fora; 67Nos braos comece na direo do punho em direo a axilas; Nas costas certamente voc precisar de um auxlio. Na parte inferior para virilha e a Nos seios o movimento continua em formato de crculos, rodeando a mama, do centro

parte superior em direo a axila.

Claro que uma sequncia enorme, mas o fato que seguindo a sequncia voc estar auxiliando o corpo com a massagem e tambm a prpria drenagem linftica. Isto serve para cremes e leos de hidratao.

Por fim no esquea que regies expostas ao sol devem sempre receber protetor solar, rosto,colo, pescoo, braos e mos principalmente.

5.0 CUIDADOS COM MOS E PS

As mos so as bssolas do envelhecimento, pois alm de muitas vezes esquecidas de receberem hidratao, tambm nos esquecemos da proteo solar, ficando exposta recebe todas as agresses possveis que levam formao de manchas, flacidez, rugas e ressecamento.

Cuidados Essenciais

1-

Esfolie no banho quando for esfoliar o corpo,

use hidratantes com ativos antioxidantes.

2-

Portanto, a forma mais eficaz de evitar esse problema continua sendo a utilizao

regular de luvas especiais para servios domsticos (como lavar louas, cuidar das plantas, ou mexer com qualquer tipo de produto qumico).

3-

Quem devido a profisso tem que lavar as mos a todo o momento, deve redobrar os

cuidados. Uma opo usar um creme para criar uma barreira protetora na pele e ainda, substituir os sabonetes comuns (muito alcalinos) por produtos base de glicerina ou com coco so menos agressivos. 4Sempre aplique filtro solar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermato-funcional. 3. ed. So Paulo: Manole, 2004.

BARATA, Eduardo A. F. Cosmticos: arte e cincia. Lisboa: Lidel, 2002.

BORGES, F. S. Modalidades Teraputicas nas disfunes estticas. So Paulo: Phorte, 2006.

KEDE, Maria P. V.; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Esttica. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003.

HERNANDEZ, Micheline; FRESNER, Marie M. M. Manual de Cosmetologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

RIBEIRO, Cludio. Cosmetologia Aplicada a Dermoesttica. 1. ed. So Paulo: Pharmabooks, 2006.

Вам также может понравиться