Вы находитесь на странице: 1из 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

PR-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS Edital n 191/2005 PRHAE Prova Objetiva - 19/03/2006

Farmacutico Hospitalar
INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. Aguarde autorizao para abrir o caderno de provas. Confira seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. A interpretao das 50 (cinqenta) questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova. Nesta prova, as questes so de mltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova. Transcreva para o carto-resposta a opo que julgar correta em cada questo, preenchendo o crculo correspondente com caneta de tinta preta. No ultrapasse o limite do espao destinado para cada marcao. No haver substituio do carto-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcao de mais de uma alternativa em uma mesma questo resultar na perda da questo pelo candidato. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrnicos ou no), inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a excluso do candidato deste concurso. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Portugus

6.

Legislao

7.

8.

9.

Especfica

10. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorizao para devolver o caderno de provas e o carto-resposta, devidamente assinados. 11. O tempo para o preenchimento do carto-resposta est contido na durao desta prova. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

.......................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 -

16 17 18 19 20 -

21 22 23 24 25 -

RESPOSTAS 26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 -

36 37 38 39 40 -

41 42 43 44 45 -

46 47 48 49 50 -

O gabarito provisrio ser colocado no site do Ncleo de Concursos www.nc.ufpr.br 24 horas aps a realizao da prova. Para acess-lo voc dever ter mo os seguintes dados: N de inscrio: Senha de acesso: de sua inteira responsabilidade o sigilo sobre esses dados.

PORTUGUS
01 - Determine a ordem correta dos pargrafos a seguir, de modo que eles formem um texto coerente. ( ) Ainda que estimativas dessa natureza estejam sujeitas a elevada margem de erro, a ordem de magnitude dos nmeros sugere que se trata de um foco importante de problema. ( ) Os dados de um estudo do Instituto de Engenharia de So Paulo sobre desperdcio na produo de bens e servios no pas so alarmantes. ( ) Entre as provveis causas desse problema, a falta de treinamento, a inadequao dos transportes, a utilizao de equipamentos obsoletos e a pequena difuso de processos automatizados constituem alguns dos fatores para desempenho to desfavorvel. ( ) A superao desses obstculos, como de tantos outros problemas da economia brasileira, est a exigir a consecuo prtica, e no apenas retrica, de reformas modernizantes como a da abertura, privatizao e concentrao dos recursos pblicos na formao de capital humano. ( ) Segundo a investigao, seriam perdidos sob as formas mais diversas, da produo de peas e componentes defeituosos a gargalos no sistema de transporte, cerca de US$ 50,78 bilhes anuais, ou 14,5% do PIB.
(Texto adaptado de Folha de S. Paulo, 24 ago. 1992.)

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta dos pargrafos. *a) b) c) d) e) 3, 1, 4, 5, 2. 2, 3, 5, 4, 1. 4, 2, 5, 1, 3. 3, 1, 2, 5, 4. 5, 3, 4, 2, 1.

02 - Assinale a alternativa em que as sentenas obedecem s regras de regncia. O placar s no teve mais gols graas os acertos dos goleiros das duas equipes, as traves e os erros finalizadores. E o Palmeiras mereceu a melhor sorte. b) O placar s no teve mais gols graas a acertos dos goleiros das duas equipes, a traves e os erros finalizadores. E ao Palmeiras mereceu melhor sorte. c) O placar s no teve mais gols graas a acertos de goleiros das duas equipes, s traves e os erros finalizadores. E o Palmeiras mereceu melhor sorte. d) O placar s no teve mais gols graas aos acertos dos goleiros das duas equipes, as traves e os erros finalizadores. E o Palmeiras mereceu a melhor sorte. *e) O placar s no teve mais gols graas aos acertos dos goleiros das duas equipes, s traves e aos erros finalizadores. E o Palmeiras mereceu a melhor sorte. O texto a seguir referncia para as questes 03 e 04. A descoberta, no ms passado, de bactrias vivendo na estratosfera terrestre, a 41 quilmetros de altitude, reacendeu a discusso sobre a panspermia, teoria segundo a qual a vida teria chegado Terra vinda do espao exterior por meio de microorganismos que viajaram a bordo de cometas e meteoros. Segundo o autor da descoberta, Chandra Wickramasingue, da Universidade Cardiff, no Reino Unido, bactrias terrqueas no teriam como alcanar a estratosfera, porque as correntes de ar provenientes da superfcie chegam, no mximo, a 16 quilmetros de altitude. Alm disso, a distribuio dos organismos indicaria que eles esto caindo do espao e no subindo da Terra. Os opositores da panspermia que vm adquirindo fora entre os cientistas argumentam que as condies do espao (vcuo, baixas temperaturas e radiao ultravioleta) tornam essa hiptese impensvel, mas testes em laboratrio mostraram que um percentual de bactrias, ainda que nfimo, sobrevive a essas condies. Alm disso, na ltima dcada, descobriram-se por aqui micrbios capazes de sobreviver a presses e temperaturas extremas (120C e 50C), e at no lixo nuclear. Ressalte-se tambm que h anos os cientistas encontram matria orgnica em objetos vindos do espao, como no meteoro proveniente de Marte, encontrado na Antrtida em 1996, embora no haja prova de sua origem biolgica. Apesar disso, a tese da panspermia continua sendo combatida. A maioria dos cientistas cr que a vida se originou na Terra.
(Texto adaptado da Revista Superinteressante de set. 2001, p. 21.)

a)

de alguns de alguns de alguns de alguns de alguns

03 - De acordo com o texto, correto afirmar: Chandra Wickramasingue, da Universidade Cardiff, no Reino Unido, com base na descoberta de bactrias vivendo na estratosfera terrestre, o autor da teoria da panspermia. b) A panspermia, assentada nos resultados de testes em laboratrios que mostraram um percentual de bactrias capaz de sobreviver no espao, est adquirindo fora entre os cientistas. c) De acordo com a teoria da panspermia e com dados coletados em objetos vindos do espao encontrados na Antrtida em 1996, a vida na Terra seria proveniente de Marte. *d) Os micrbios capazes de sobreviver a temperaturas e presses elevadas e at no lixo nuclear, ainda que descobertos na Terra, reforam a hiptese dos defensores da panspermia. e) Os opositores da panspermia alegam que ela uma hiptese impensvel porque o percentual de bactrias que sobrevive s condies do espao nfimo. a)

04 - Esse texto apresenta: *a) b) c) d) e) 5 (cinco) argumentos a favor da panspermia e 1 (um) contra. 4 (quatro) argumentos a favor da panspermia e 2 (dois) contra. 3 (trs) argumentos a favor da panspermia e 3 (trs) contra. 2 (dois) argumentos a favor da panspermia e 4 (quatro) contra. 1 (um) argumento a favor da panspermia e 5 (cinco) contra.

05 - O texto a seguir reproduz a resposta do historiador Marc Ferro a uma pergunta do reprter do jornal Folha de S. Paulo, em entrevista publicada em 02/06/96: Ferro Exatamente. H um nvel duplo de colonizao, que se exerce contra as partes mais pobres dos pases pobres e contra as partes mais pobres dos pases ricos e h um nmero de pessoas ricas dos pases pobres que participam dessa colonizao. Um exemplo a Guin, antiga colnia francesa, em que talvez 100 ou 200 indivduos participam do sistema. Considere as seguintes perguntas: I. II. III. O processo de colonizao atinge igualmente todas as classes sociais dos pases colonizados? As partes mais pobres dos pases ricos exercem colonizao sobre as partes mais pobres dos pases pobres? A colonizao pode tambm ser interna, isto , exercida por algumas classes sociais de um pas contra as menos favorecidas desse mesmo pas? IV. Em resumo, pode-se dizer que a colonizao nada mais do que o poder exercido sobre os pobres de qualquer nacionalidade? V. A Guin um exemplo de pas colonizador de outros pases? VI. correto afirmar que praticamente em quase todos os pases h colonizadores e colonizados? A resposta de Ferro tm coerncia para as perguntas formuladas em: a) *b) c) d) e) I, II e IV apenas. III, IV e VI apenas. II, III e VI apenas. I, III e IV apenas. I, II e V apenas.

O texto a seguir referncia para as questes 06 e 07. Mesmo tendo de enfrentar condies muitas vezes adversas, as expedies enviadas para explorar as terras recmdescobertas da Amrica fizeram um minucioso inventrio das diferenas entre o Velho e o Novo Mundo. Juntando um olhar pensante sobre a paisagem com os procedimentos cientficos disponveis na poca (observao, descrio, classificao), os estrangeiros compuseram um amplo catlogo sobre a fauna e a flora, as riquezas minerais, a hidrografia e o relevo, os hbitos e saberes dos povos no-europeus. Simultaneamente, eles satisfaziam as necessidades estticas e, em especial, a sede de informao geogrfica e etnolgica de uma clientela vida por conhecer as vastas regies incorporadas pela expanso neocolonialista europia.
(Adaptado de Veja na Sala de Aula: guia do professor. Suplemento da edio n 1603 da revista Veja.)

06 - O pronome eles, sublinhado no texto, est substituindo um elemento anteriormente citado. Assinale a alternativa que identifica esse elemento. a) b) c) *d) e) procedimentos cientficos. povos no-europeus. o Velho e Novo Mundo. os estrangeiros. hbitos e saberes.

07 - Segundo o texto, o interesse maior pelos relatos dos estrangeiros era de ordem: a) b) c) *d) e) econmica. religiosa. esttica. cientfica. humanista.

08 - Vrios estudos demonstraram que, ao (1) serem oferecidos aos alunos texto com informaes destacadas, em oposio a texto com informaes no destacadas, o texto com informaes destacadas (2) tendem a facilitar a recordao. Alm do mais, o destaque de informaes relevantes do texto (3) favorece significativamente a compreenso, enquanto que destaques dados a informaes irrelevantes (4) tem efeito negativo para a compreenso. O resultado de algumas investigaes tambm (5) enfatizam a importncia de se ensinar a ler o texto todo antes de comear a destacar as partes relevantes. Assinale a alternativa que apresenta o uso e a justificativa correta para a concordncia verbal em cada lacuna do texto acima. a) b) *c) d) e) Em (1), o verbo deve concordar com aos alunos. Em (2), o verbo deve concordar com informaes destacadas. Em (3), o verbo deve concordar com destaque. Em (4), o verbo deve concordar com efeito negativo. Em (5), o verbo deve concordar com algumas investigaes.

09 - Considere as seguintes declaraes: I. II. III. IV. Minha irm disse Vtor a Ivete est com problemas de sade e precisa de nosso apoio. Minha irm disse: Vtor, a Ivete est com problemas de sade e precisa de nosso apoio. Minha irm disse Vtor , a Ivete est com problemas de sade e precisa de nosso apoio. Minha irm disse Vtor , a Ivete, est com problemas de sade e precisa de nosso apoio.

O personagem chamado Vtor, cuja irm se chama Ivete, fala com algum sobre ela: a) b) c) d) *e) no item I apenas. no item II apenas. no item III apenas. nos itens I e III apenas. no item IV apenas.

10 - So raras as pessoas que no preferem a certeza dvida, mas ainda mais raras so as que logram adquirir certezas. (Michael Guillen) Considere as seguintes afirmativas. I. II. III. IV. V. VI. VII. Existem pessoas que preferem a dvida, mas a grande maioria prefere a certeza. H menos pessoas que preferem a certeza do que pessoas que preferem a dvida. Muitas pessoas preferem a certeza, porque as que preferem a dvida so logradas. Muitas pessoas preferem a dvida, porque so raras as que conseguem obter certezas. As pessoas que preferem a certeza so bem mais numerosas do que as que preferem a dvida. As pessoas que adquirem certezas logram as outras. Pouqussimas pessoas obtm certezas.

Esto de acordo com a frase de Michael Guillen as afirmativas: *a) b) c) d) e) I, V e VII apenas. II, III e V apenas. III, IV e VI apenas. I, II e IV apenas. II, IV e VII apenas.

LEGISLAO
11 - Considere os seguintes itens: I. II. III. IV. Nacionalidade brasileira. Idade mnima de 18 anos. Curso superior completo para o exerccio de qualquer cargo. Trabalho anterior como estagirio para o cargo pretendido.

So requisitos bsicos para ocupar um cargo pblico: *a) b) c) d) e) I e II apenas. I e III apenas. II e IV apenas. III e IV apenas. I e IV apenas.

12 - De acordo com a lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, correto afirmar: As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou fora maior no precisam ser compensadas; portanto, a chefia imediata deve consider-las como efetivo exerccio. *b) Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. c) Os servidores dos trs poderes esto proibidos de receber qualquer vantagem pecuniria alm do vencimento. d) Ao servidor poder ser concedida licena para tratar de parente por um perodo de at 02 anos, sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo. e) Para desempenho de mandato eletivo, o servidor deve solicitar a exonerao do cargo ou funo que exercia antes da eleio. a)

13 - A respeito da lei 9.784, de 21 de janeiro de 1999, considere as seguintes afirmativas: Os processos administrativos podem iniciar-se de ofcio ou a pedido do interessado. Para os fins dessa lei, considera-se rgo a unidade de atuao dotada de poder de deciso. Deve abster-se de atuar em processo administrativo o servidor que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante do processo. IV. Mesmo havendo interesse pblico em processo administrativo, se o interessado manifestar a sua desistncia no processo, ele declarado extinto. Assinale a alternativa correta. ** Aps anlise de recurso, questo anulada e pontuada a todos os candidatos. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa III verdadeira. Somente as afirmativas I e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. I. II. III.

14 - Considere as seguintes penalidades: I. II. III. IV. V. Privao ou restrio de liberdade. Perda de bens. Pena de morte. Pena de carter perptuo. Pena de banimento.

Segundo a Constituio Federal do Brasil, de 1988, para os crimes dolosos contra a vida so adotadas as penas que constam dos itens: ** Aps anlise de recurso, questo anulada e pontuada a todos os candidatos. a) b) c) d) e) II e III apenas. III e IV apenas. I e II apenas. IV e V apenas. I e V apenas.

15 - Com relao Constituio Federal de 1988, considere as seguintes afirmativas: I. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. II. vedada a acumulao remunerada de cargos e empregos, exceto nos casos previstos em lei. III. O servidor que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria e que opte por permanecer em atividade far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria. IV. Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico so estveis aps 3 anos de efetivo exerccio. V. obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda como condio para a aquisio da estabilidade do servidor. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III e V so verdadeiras. As afirmativas I, II, III, IV e V so verdadeiras.

ESPECFICA
16 - Qual dos elementos abaixo relacionados NO desempenha um papel importante na sntese de protenas? a) b) c) *d) e) RNA ribossomal Ribossomas RNA mensageiro Lisossomas RNA de transferncia

17 - A qual dos seguintes elementos a membrana celular menos permevel? a) *b) c) d) e) gua Sdio Oxignio Etanol Dixido de carbono

18 - A fora da profisso farmacutica est baseada primariamente: *a) b) c) d) e) no suporte legal do monoplio da dispensao do medicamento e ateno farmacutica. na manuteno do alto prestgio e, conseqentemente, nos altos salrios dos farmacuticos. na habilidade dos farmacuticos de atingir a unanimidade junto populao. na atuao poltico-partidria dos farmacuticos. nos benefcios evidentes de seus cuidados ao anunciar os medicamentos, fazendo referncia a preos e modalidades de pagamento.

19 - Qual dos seguintes fatores NO retarda a cicatrizao de feridas? a) *b) c) d) e) Infeco Luz ultravioleta Falta de imobilizao adequada Diabetes mellitus Corticosterides

20 - A sensibilidade de um teste laboratorial determinada pela proporo de resultados: a) b) c) *d) e) falsos negativos. falsos positivos. negativos verdadeiros. positivos verdadeiros. indeterminados.

21 - De acordo com a RDC n 45, de 12/03/2003, que dispe sobre o Regulamento Tcnico de Boas Prticas de Utilizao das Solues Parenterais (SP) em Servios de Sade, assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) A responsabilidade pelo preparo das SP deve ser uma atividade individual do enfermeiro. As atividades de aquisio, recebimento, armazenamento, distribuio e dispensao das SP devem ser realizadas por profissionais habilitados e/ou treinados, com conhecimentos especficos sobre os produtos e fornecedores. Deve haver adoo de exigncias especficas para o aviamento de receita mdica ou odontolgica, relativas sua forma e identificao do paciente e do profissional que a prescreve. As atribuies e responsabilidades individuais devem estar formalmente reservadas diretoria da Farmcia Hospitalar. Todos os profissionais devem conhecer os princpios bsicos das Boas Prticas de Laboratrio e elaborao de POPS.

22 - De acordo com a RDC n 45, de 12/03/2003, assinale a alternativa correta. *a) As reas de armazenamento, distribuio e dispensao devem ter capacidade que permita a segregao seletiva e ordenada dos produtos, bem como a rotao de estoque. b) A iluminao e ventilao devem ser superiores para que no deteriorem os medicamentos e os produtos para a sade e facilitem as atividades desenvolvidas. Os produtos devem estar protegidos da incidncia de raio solares. c) A finalidade da RDC n 45 garantir a adequao de Laboratrios de Anlises Clnicas que utilizem substncias objeto desse Regulamento Tcnico unicamente com finalidade diagnstica. d) A RDC n 45 tem por atribuio autorizar o funcionamento de farmcias, drogarias e unidades de sade que somente dispensem medicamentos objetos desse Regulamento Tcnico, em suas embalagens originais, adquiridos no mercado nacional. e) Os ambientes de armazenamento devem ser dotados de lavatrios/pias em nmero suficiente, com proviso de sabo, anti-sptico e recursos para secagem das mos, de acordo com recomendaes do farmacutico responsvel. 23 - So objetivos do sistema de dispensao de medicamentos, segundo a Organizao Pan-Americana de Sade: a) b) *c) d) e) Reduzir erros de medicao e treinamento adequado do paciente. Aumentar o controle sobre os medicamentos e orientar a lavagem das mos. Racionalizar a distribuio de frmacos e promover a reduo de custos com medicamentos. Aumentar a segurana para os pacientes e o tipo de servio prestado. Aumentar a distribuio de frmacos e a compra de medicamentos.

24 - A administrao de um medicamento com ao bactericida deve ter preferncia sobre um medicamento bacteriosttico em um paciente que apresente: a) b) *c) d) e) cirrose. insuficincia renal. neutropenia. anemia hemoltica. falha cardaca congestiva.

25 - Assinale a alternativa que apresenta uma situao para a qual NO indicada a administrao de combinaes de agentes antimicrobianos. a) b) c) *d) e) Preveno da emergncia de agentes microbianos resistentes. Terapia de infeces severas nas quais o agente etiolgico ainda no foi identificado. Tratamento de infeces bacterianas mistas. Tratamento de febre de origem desconhecida. Aumento da atividade antimicrobiana no tratamento de infeces especficas.

26 - Sobre o cido acetilsaliclico (aspirina), assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) *d) e) Possui importante atividade antiinflamatria. Causa desconforto gstrico em um nmero significante de pacientes. Induz inibio de agregao de plaquetas. No bem reabsorvido a partir dos tbulos renais. Possui propriedades analgsicas.

27 - Com relao ateno farmacutica a usurios individuais, assinale a alternativa correta. Quando executadas, em sua totalidade ou em parte, essas aes de ateno farmacutica, embora acrescente valor terapia medicamentosa, levam a resultados inconclusivos relativos ateno sade. *b) importante para monitorar o usurio para verificar a obteno dos resultados teraputicos e empreender aes subseqentes apropriadas (reiniciar o ciclo de ateno teraputica). c) importante para o desenvolvimento e elaborao de projetos de lei relativos ao controle, fabricao, distribuio e dispensao de medicamentos. d) Envolve a capacitao, superviso e orientao dos trabalhadores comunitrios de sade com tarefas de farmcia. e) Garante a qualidade (incluindo as boas prticas de fabricao), por meio da validao das vrias etapas de produo e dos testes de produtos antes de seu lanamento. 28 - De acordo com a Resoluo RDC n 33, de 25/02/2003, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade(RSS), assinale a alternativa que apresenta uma definio correta. ** Aps anlise de recurso, questo anulada e pontuada a todos os candidatos. a) b) Segregao: consiste na separao do resduo distante do local de sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas, a sua espcie, estado fsico e classificao. Acondicionamento: consiste na guarda temporria dos recipientes contendo os resduos j acondicionados, em local prximo aos pontos de gerao, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o traslado entre os pontos geradores e o ponto destinado apresentao para coleta externa. No poder ser feito armazenamento temporrio com disposio direta dos sacos sobre o piso. Armazenamento temporrio: consiste no ato de embalar corretamente os resduos segregados, de acordo com as suas caractersticas, em sacos e/ou recipientes impermeveis, resistentes punctura, ruptura e vazamentos. Coleta e transporte externos: a coleta e transporte externos consistem na remoo dos RSS do abrigo de resduos (armazenamento externo) at a unidade de tratamento ou destinao final, utilizando-se tcnicas que garantam a preservao do material. Responsabilidade: consiste na exigncia, para servios que gerem exclusivamente resduos qumicos e comuns, de profissional de nvel superior com habilitao na rea de qumica (Engenheiro Qumico, Qumico, Farmacutico, Bilogo), com treinamento em gerenciamento de RSS, independentemente do volume de resduos gerados. a)

c) d) e)

29 - "2. Objetivo 2.1. Este Regulamento Tcnico fixa os requisitos mnimos exigidos para o funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica (STA). 3. Abrangncia 3.1. Esta norma aplicvel a todos os estabelecimentos pblicos e privados do pas que realizam atividades de Terapia Antineoplsica (TA)". O texto acima consta da: a) b) c) d) *e) Portaria Federal 16/95. RDC 210/03. Portaria Federal 802/98. Portaria Federal 348/97. RDC 220/04.

30 - Com relao Portaria n 272/MS/SNVS, de 08/04/1998, que estabelece o Regulamento Tcnico para a Terapia de Nutrio Parenteral, assinale a alternativa correta. Esse regulamento impede as empresas de formalizar seu sistema de garantia da qualidade, propondo-lhes uma metodologia prvia a ser seguida. b) Esse regulamento estabelece um roteiro para as diferentes etapas do processo de fabricao do medicamento. *c) Esse regulamento confere ao farmacutico a competncia para realizar todas as operaes inerentes ao desenvolvimento, preparao, avaliao farmacutica, manipulao, controle de qualidade, conservao e transporte da NP. d) Esse regulamento confere ao farmacutico a competncia para a capacitao, o treinamento e a manuteno de programa de educao continuada para o pessoal envolvido na gesto e manejo dos resduos. e) Esse regulamento estabelece que as farmcias devem possuir recursos humanos, infra-estrutura fsica, equipamentos e procedimentos operacionais mnimos para realizar tais procedimentos teraputicos. a)

31 - A nutrio parenteral, que tem como objetivo principal a administrao intravenosa de nutrientes, indicada quando: a) b) c) *d) e) h situaes de desidratao. a absoro de nutrientes total. a alimentao possvel. a capacidade digestiva no supre as necessidades metablicas bsicas. o trato gastrointestinal funciona.

32 - Considere o seguinte caso clnico: "O farmacutico dispensou a um paciente asmtico, com infeco pulmonar, o medicamento glibencamida, um hipoglicemiante oral, ao invs do medicamento amoxicilina. O paciente, devido alta dosagem de glibencamida, teve dano cerebral permanente. O farmacutico foi julgado culpado, com 75% da responsabilidade, e o mdico tambm foi responsabilizado, devido legibilidade da prescrio, prejudicada pela grafia". Acerca disso, assinale a alternativa correta. Para evitar esse problema, o farmacutico deve cadastrar seus pacientes, registrando os medicamentos usados e estimulando seu uso. b) O farmacutico sempre deve notificar as reaes qumicas, bem como qualquer desvio de qualidade e regularidade de medicamentos e outros produtos da drogaria em fichas prprias. *c) Trata-se de um caso tpico de erro de medicao. d) Segundo a Organizao Mundial de Sade, esse um caso tpico de reao adversa a medicamento, ou RAM. e) O farmacutico deve estimular a venda de medicamentos no estabelecimento. 33 - Assinale a alternativa correta. A rea de Farmacovigilncia contribui com aes para minimizar os procedimentos antiticos do profissional farmacutico. Erro de medicao qualquer evento inevitvel que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso adequado de medicamento. *c) Reao adversa a medicamento qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente aps a administrao de doses de medicamentos normalmente utilizadas no homem. d) A reao adversa a medicamentos considerada como um evento evitvel, por que so conhecidas suas possibilidades de ocorrncia, e os erros de medicao so por definio impossveis de ser prevenidos. e) No h diferena entre reao adversa e erro de medicao. 34 - Um cliente pretende desenvolver uma preparao semi-slida de uso dermatolgico para aplicao tpica. O farmacutico foi consultado sobre os componentes dessa preparao e informou que deveria ser includo um promotor de absoro. Essa informao baseou-se no fato de que a pele possui um epitlio: a) b) c) d) *e) colunar queratinizado com funo de absoro. colunar pseudo-estratificado com funo de absoro. colunar simples com funo de revestimento. escamoso ciliado com funo de absoro. escamoso estratificado com funo de revestimento. a) b) a)

35 - Os testes de esterilidade so realizados em produtos farmacuticos para avaliar: a) b) c) *d) e) a reduo do grau de contaminao. a presena de pirognio. a presena de microorganismos patognicos. a ausncia de microorganismos viveis. o grau de esterilidade atingida.

36 - Desconsiderando as bases da biofarmacotcnica, da legislao vigente e do Cdigo de tica, um farmacutico produziu um fitoterpico base do extrato alcolico das folhas de uma planta cujo uso consagrado na medicina popular como calmante, quando preparada na forma de ch. Vrias pessoas que fizeram uso contnuo desse extrato alcolico apresentaram ictercia, edema e anria. Diante dessas informaes, correto deduzir que essa preparao apresentou ao: a) *b) c) d) e) hepatotxica e cardiotnica, em decorrncia de modificaes qualitativas e/ou quantitativas nos fitoconstituintes. hepatotxica e nefrotxica, em decorrncia de modificaes qualitativas e/ou quantitativas nos fitoconstituintes. hepatotxica e hemosttica, em decorrncia de modificaes qualitativas e/ou quantitativas nos fitoconstituintes. nefrotxica e hemosttica, em decorrncia das modificaes causadas pelo teor alcolico nos fitoconstituintes. nefrotxica e cardiotnica, em decorrncia da concentrao alcolica e de modificaes nos fitoconstituintes.

37 - Considerando que o processo de dissoluo de um frmaco em determinado solvente dependente da temperatura e do comportamento trmico da mistura, correto afirmar: *a) O aumento da temperatura favorece a solubilizao do frmaco quando o processo de mistura for acompanhado absoro de calor. b) O aumento da temperatura durante a preparao de solues desfavorece a solubilizao do frmaco quando absoro de calor. c) O aumento da temperatura favorece a solubilizao do frmaco quando o processo de mistura for acompanhado liberao de calor. d) A diminuio da temperatura durante a preparao de solues desfavorece a solubilizao do frmaco quando liberao de calor. e) A diminuio da temperatura favorece a solubilizao do frmaco quando o processo de mistura for acompanhado absoro de calor. de h de h de

10

38 - Medicamentos injetveis para administrao por via intramuscular que contm a associao do hormnio folculo estimulante e do hormnio luteinizante so indicados para a induo da ovulao em pacientes com infertilidade anovulatria. Esses hormnios, que so molculas altamente hidrossolveis e instveis em meio aquoso, tm como forma de veiculao mais adequada para garantir sua estabilidade a preparao: a) b) c) *d) e) estril, na forma farmacutica soluo, empregando etanol como veculo. extempornea, na forma farmacutica p liofilizado e estril, a ser reconstitudo com gua para injeo estril. estril, na forma farmacutica suspenso aquosa. extempornea, na forma farmacutica p liofilizado e estril, a ser reconstitudo com veculo oleoso estril. estril, na forma farmacutica soluo, empregando veculo oleoso.

39 - Dentre os procedimentos farmacuticos abaixo, especfico da farmcia hospitalar: a) b) *c) d) e) a dispensao de produtos obtidos por manipulao que no estejam disponveis no mercado. a orientao aos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos. o fracionamento de especialidades farmacuticas prescritas para o atendimento das necessidades dos pacientes. a dispensao dos medicamentos prescritos ou substituio pelos genricos correspondentes. a realizao da anamnese farmacutica para monitorar a ocorrncia de reaes adversas.

40 - A Resoluo n 288, de 21/03/1996, do Conselho Federal de Farmcia, dispe sobre: a) b) c) d) *e) o funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. anlises clnicas e postos de coleta. a destinao de produtos vencidos. a tica profissional. a competncia legal para a manipulao de drogas antineoplsicas.

41 - Qual das alternativas abaixo apresenta o correto teor do artigo 1 da Resoluo n 300, de 30/01/1997, do Conselho Federal de Farmcia? Aprovar Norma Tcnica complementar para orientar quanto ao funcionamento e as condies fsicas e sanitrias referente aos servios de inalao, pequenos curativos, guarda de medicamentos biolgicos b) Aprovar a Poltica Nacional de Medicamentos, cuja ntegra consta do anexo desta Resoluo. *c) Regulamentar o exerccio profissional em Farmcia e unidade hospitalar, clnicas e casa de sade de natureza pblica ou privada. d) Determinar a todos os estabelecimentos produtores de Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Regulamento Tcnico Manual de Boas Prticas de Fabricao e Controle (BPF e C) para Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes, conforme o Anexo I da presente Resoluo. e) Determinar a todos os estabelecimentos fabricantes de medicamentos o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Regulamento Tcnico das Boas Prticas para a Fabricao de Medicamentos, conforme o Anexo I da presente Resoluo. 42 - Em relao Portaria n 344, de 12/05/1998, que aprova o Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial, assinale a alternativa correta. 1 A eventual mudana do endereo comercial ou industrial do detentor da Autorizao Especial dever ser imediatamente informada para fins de nova inspeo e subseqente autorizao se julgada cabvel Autoridade Sanitria local, que a encaminhar ao Conselho Federal de Farmcia. b) 2 A mudana do C.P.F. do proprietrio majoritrio, exceto por incorporao de empresas, obriga a solicitao de nova Autorizao Especial, obedecido ao disposto no caput deste artigo e suas alneas. c) 3 No caso de incorporao de empresas, no ser obrigatrio o pedido de cancelamento da Autorizao Especial de Funcionamento da empresa cujo C.G.C. tenha sido desativado. d) Art. 4 Ficam includas a produo, fabricao, importao, exportao, comrcio e uso de substncias e medicamentos proscritos. *e) Pargrafo nico Excetuam-se da proibio de que trata o caput deste artigo, as atividades exercidas por rgos e instituies autorizados pela Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade com a estrita finalidade de desenvolver pesquisas e trabalhos mdicos e cientficos. 43 - Tendo em vista o art. 3 do Decreto n 79.094, de 05/01/1977, que regulamenta a Lei n 6.360, de 23/09/1976, a qual submete a um sistema de vigilncia sanitria os medicamentos, insumos farmacuticos, drogas, correlatos, cosmticos, produtos de higiene, saneamento e outros, assinale a alternativa que apresenta uma definio correta. Droga: Substncia ou matria-prima que tenha finalidade curativa ou sanitria. Medicamento: Produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade medicamentosa, curativa, paliativa, sem uso para diagnstico. c) Insumo Farmacutico: Produto farmacutico aditivo ou complementar de natureza qumica, destinado a emprego em medicamentos, quando for o caso, ou em seus recipientes. *d) Correlato: Substncia, produto, aparelho ou acessrio no enquadrado nos conceitos anteriores, cujo uso ou aplicao esteja ligado defesa e proteo da sade individual ou coletiva, higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnsticos e analticos, os cosmticos e perfumes e, ainda, os produtos dietticos, ticos, de acstica mdica, odontolgicos e veterinrios. e) Produto Diettico: O produto tecnicamente elaborado para atender s necessidades dietticas de pessoas em condies fisiolgicas normais. a) b) a) a)

11

44 - O Programa Brasileiro de Acreditao Hospitalar busca promover o seguinte objetivo: *a) Realizar consultas permanentes com instituies pblicas e privadas responsveis pela assistncia mdico-hospitalar. b) Instituir, no mbito hospitalar, mecanismos para auto-avaliao e aprimoramento contnuo da qualidade da ateno farmacutica. c) Estabelecer os nveis e padres contidos no Manual Brasileiro de Acreditao Hospitalar. d) Amplo entendimento, em mbito exclusivamente regional, de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistncia, mediante a acreditao peridica da rede hospitalar pblica e privada. e) Estabelecer as bases mdicas e estruturais para a criao do rgo Nacional Multi-institucional de Acreditao Hospitalar. 45 - Assinale a alternativa correta. O Manual Brasileiro de Acreditao Hospitalar est orientado para a avaliao de estabelecimentos polivalentes e de internao de casos crnicos, devendo ser ampliado progressivamente para reas mais gerais. b) Para efeito de aplicao do Manual Brasileiro de Acreditao Hospitalar, conceitua-se hospital, independentemente da sua denominao, como "todo estabelecimento dedicado assistncia mdica, de carter privado, de alta complexidade, com fins lucrativos". c) Estabelecimento para casos agudos aquele dedicado resoluo de doenas a curto prazo, independentemente da natureza aguda ou crnica do processo patolgico, incluindo os nosocmios destinados a pacientes com incapacidades permanentes. d) Estabelecimentos com internao devem oferecer internao sem assistncia ambulatorial. A internao deve ser um servio acessrio, como leitos de recuperao ou hospital-dia para tratamentos ambulatoriais. *e) Os hospitais so componentes de uma rede de servios de ateno sade, associados geograficamente, seja por uma organizao planejada ou como conseqncia de uma organizao espontnea dos elementos assistenciais existentes. 46 - A resoluo RDC n 306, de 07/12/2004, dispe sobre: a) *b) c) d) e) Administrao de solues parenterais. Gerenciamento de resduos de servios de sade. Destinao de produtos vencidos. Anlises clnicas e postos de coleta. Acreditao Hospitalar. a)

47 - A Portaria n 2.616, de 12/05/1998, tem por objetivo: estabelecer o Programa de Controle de Infeces Hospitalares (PCIH) como sendo um conjunto de aes desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas reduo mnima possvel da incidncia e da gravidade das infeces hospitalares. b) determinar a adequada execuo do PCIH, e, para isso, os hospitais devero constituir Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), rgo de assessoria Farmcia Hospitalar da instituio e de execuo das aes de controle de infeco hospitalar. *c) determinar que a CCIH dever ser composta por profissionais da rea de sade, de nvel superior, formalmente designados. d) estabelecer que os membros executores da CCIH representam a Farmcia Hospitalar e o Laboratrio Clnico e, portanto, so encarregados da execuo das aes programadas de controle de infeco hospitalar. e) estabelecer que os membros executores sero, no mximo, 2 (dois) tcnicos de nvel superior da rea de sade para cada 20 (vinte) leitos ou frao desse nmero com carga horria diria, mnima, de 2 (duas) horas para o enfermeiro e 2 (duas) horas para os demais profissionais. 48 - "VII COMPROVAO DE EFICCIA Os produtos saneantes domissanitrios com ao antimicrobiana somente sero registrados e autorizados para uso mediante a comprovao de sua eficcia aos fins propostos, atravs de anlise prvia realizada com o produto acabado e nas diluies de uso indicadas pelo fabricante." O presente item est previsto na Portaria Federal: a) b) *c) d) e) 348/97 3916/98 15/88 2.814/GM/98 272/98 a)

12

49 - Foi feita uma solicitao para que se produza 100 mL de uma soluo padro de trabalho na concentrao de 0,2 mg/mL, a partir de uma soluo padro concentrada. A concentrao da soluo padro concentrada de 1000 mg/dL. Qual a diluio necessria para que a solicitao seja corretamente atendida? a) *b) c) d) e) 1/100 2/100 1/4 1/2 1/10

50 - Uma soluo contendo 80 mg de glicose em 100 mL de soluo diluda 1/50. Qual ser a concentrao de glicose resultante? a) b) c) *d) e) 62,5mg/100mL 1,0mg/100mL 1,6mg/50mL 1,6mg/100mL 62,5mg/50mL

Вам также может понравиться