Вы находитесь на странице: 1из 3

O SERVIO SOCIAL NO BRASIL E SUA EVOLUO HISTRICA

Jos Ozildo dos Santos

1 Apresentao

O Servio Social uma profisso dinmica que possui um curto, mas belo processo histrico. Seus fundamentos foram estruturados no final do sculo XIX, quando se consolidou o processo de industrializao, conhecido na histria da humanidade como Revoluo Industrial. Tal revoluo facilitou a consolidao do capitalismo, que ainda no final daquele sculo, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto o concorrencial para adquirir seu estgio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societria. Nesse cenrio de grandes questes sociais, surgiram as bases que estruturam o Servio Social, que, durante muito tempo, esteve a servio da burguesia, recebendo forte influncia da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Catlica. O presente artigo tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Servio Social, mostrando como ocorreu o seu processo de profisionalizao.

2 Reviso de literatura

O Servio Social como conhecemos na atualidade teve origem no final do sculo XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estgio monopolista. Esse processo, segundo informa Paulo Neto (2001), foi caracterizado por significativos impactos na estrutura societria, decorrentes do recrudescimento das contradies surgidas nesse sistema.

Em seu princpio, o Servio Social serviu aos propsitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da rea, para, de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operria absorvida pelo sistema capitalista em ascenso, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da Amrica. Acrescenta Paulo Neto (2001, p. 79), que:

Emergindo como profisso a partir do background acumulado na organizao da filantropia prpria sociedade burguesa, o Servio Social desborda o acervo das suas protoformas ao se desenvolver como um produto tpico da diviso social (e tcnica) do trabalho da ordem monoplica. Originalmente parametrado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refraes individualizadas (donde a funcionalidade da psicologizao das relaes sociais), quer tomados como seqelas inevitveis do progresso (donde a funcionalidade da perspectiva pblica da interveno - e desenvolveu-se legitimando-se precisamente como interveniente prtico-emprico e organizador simblico no mbito das polticas sociais.

O Servio Social, no princpio, possua um carter de filantropia, sem, contudo, apresentar um perfil profissional. Durante muito tempo, o Servio Social assim se manteve, aderindo, posteriormente, aos dogmas da doutrina social da Igreja Catlica, que deu um aspecto humanista profissionalizao do Servio Social. Perfil este que foi incorporado no incio do sculo passado, pelo Servio Social desenvolvido no Brasil.

Ao mesmo tempo que se desenvolveu na Europa, seguindo concepes semelhantes, o Servio Social tambm se desenvolveu nos Estados Unidos, que se tornaram o centro de referncia do capitalismo, logo no incio do sculo XX. Tanto na Europa, quanto nos EUA, foram desenvolvidos esforos no sentido de viabilizar a profissionalizao do Servio Social. Abordando esse perodo do processo histrico do Servio Social, afirma Paulo Netto (2001, p. 114), que:

no imediato ps-guerra civil que se engendram as condies culturais elementares que, na virada do sculo, permearo as protoformas do Servio Social [...]. A crtica scio-cultural, na Europa, era obrigada a pr em questo aspectos da socialidade burguesa; na Amrica, o tipo de desenvolvimento capitalista no conduzia a crtica a chec-lo. No perodo que estamos enfocando, a sntese dessas diferenas pode ser resumida da seguinte maneira: nas fontes ideolgicas das protoformas e da afirmao inicial do Servio Social europeu, dado o anticapitalismo romntico, h vigoroso componente de apologia indireta do capitalismo; nas fontes americanas, nem desta forma a ordem capitalista era objeto de questionamento.

Assim sendo, percebe-se que o Servio Social desenvolvido na Amrica no apresentava o mesmo perfil daquele promovido pela burguesia europia. Este, por sua vez, teve as suas formulaes vinculadas ao pensamento sociolgico-conservador, que tambm atrelou-se doutrina social da Igreja catlica. Iamamoto (1998), assinala que o Servio Social surgiu como uma das estratgias concretas de disciplinamento, controle e reproduo da fora de trabalho. E seu papel conter e controlar as lutas sociais. Contudo, importante informar que as duas primeiras dcada do sculo XX foram caracterizadas por intensas lutas travadas entre as foras da organizao poltica e sindical dos trabalhadores e as foras constitutivas do capitalismo monopolista. Estas, apoiada pelo fascismo. Nesse perodo da histria da humanidade, vrios movimentos surgiram, espalhando suas filosofias e princpios pelo mundo inteiro, refletindo, de certa forma, sob algumas cincias. Dentre esses movimentos, pode-se citar o movimento das mulheres, que espalhou-se por vrios pases da Europa. Afirma Wagner (2004), que o movimento de mulheres desencadeado na Europa no final do sculo XIX e ampliado no incio do sculo seguinte, contribui de forma decisiva para o processo de profissionalizao do Servio Social. Nesse mesmo perodo, outros movimentos sociais tambm deram impulso considervel nesse processo. O processo de profissionalizao do Servio Social foi lento. Isto porque o mesmo foi produzido para atender aos interesses da burguesia, que tentava desarticular a classe operria, sacrificada pelas relaes trabalho-capital. Por outro lado, importante tambm destacar que no Brasil, o Servio Social teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Catlica objetivando recristianizar a sociedade. Registra Silva (2008, p. 2), que:

So inegveis os vnculos conservadores da profisso desde a sua origem, marcada pelo capitalismo na era dos monoplios e pela agudizao da questo social reconhecida, no caso brasileiro, pelo modelo urbano-industrial, claramente assumido no primeiro governo de Getlio Vargas (1930-1945) e pela tendncia crescente da Igreja Catlica - nessa mesma poca - em recristianizar a sociedade apoiando-se na modernizao das aes leigas.

Os marcos do surgimento do Servio Social no pas tambm coincidem com o incio do processo de industrializao e do crescimento das populaes das reas urbanas. Nesse contexto, constatou-se que era preciso controlar a massa operria e essa foi a primeira misso do Servio Social no Brasil. A situao econmica e social do pas, vigente na poca, levou o estado brasileiro a absorver algumas reivindicaes populares, principalmente, aquelas que demandavam condies de alimentao, moradia e sade. Com isso, atravs de uma legislao social e salarial, o governo federal ampliou as bases do reconhecimento da cidadania social (IAMAMOTO, 1998). Nesse perodo de sua histria, enquanto profisso, o Servio Social passou a situar-se no processo de reproduo das relaes sociais, sendo visto como atividade auxiliar e subsidiria no exerccio do controle social, bem como na difuso da ideologia da classe dominante entre a classe operria.

De acordo com Maciel, Tepedino e Campelo (2001), durante o perodo da ditadura do Estado Novo foram criadas vrias instituies de assistncia social no Brasil, das quais destacam-se as seguintes: a) Conselho Nacional de Servio Social (1938): com o objetivo de centralizar e organizar as obras assistenciais pblicas e privadas; b) Legio Brasileira de Assistncia (1942): com o objetivo de prover as necessidades das famlias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a II Guerra Mundial. Acrescenta esses autores que no Brasil, a partir da dcada de 1930, as instituies sociais e assistenciais, tornam-se instrumento de controle social e poltico dos setores dominados, servindo como instrumentos de manuteno do sistema de produo. Nessa poca, o Brasil passava por um momento conturbado de sua histria, caracterizado pelas contradies, pelos conflitos e pelas tenses, produzidas, principalmente, pelas relaes capital-trabalho resultantes do processo de consolidao de um capitalismo, que lanava suas primeiras bases. Observa Rodrigues On (1994), que a formao dos assistentes sociais nesse perodo pioneiro tinha por eixo os fundamentos que embasariam suas reflexes e prticas, os quais garantiriam tambm sua slida formao doutrinria e tica. Em sntese, o surgimento do Servio Social no Brasil recebeu uma forte influncia europia. No entanto, a expanso do Servio Social no pas, somente ocorreu a partir de 1945, visando atender as exigncias e necessidades de aprofundamento do capitalismo no pas, motivadas pelas mudanas ps-Segunda Guerra Mundial. No entanto, argumenta Silva (2008, p. 2-3), que:

O aprofundamento dessa ordem societria (necessariamente contraditria), marcada pela modernizao conservadora do pas ao longo das dcadas de 40, 50, 60 e 70 do sculo XX, imps profisso uma reviso do Servio Social tradicional, manifestada no chamado processo de reconceituao, que, com todos os seus limites, teve o mrito de recolocar questes centrais para o Servio Social: a formao profissional (nos seus aspectos terico, metodolgico, tcnico-instrumental e interventivo), a interlocuo com outras reas do conhecimento, a importncia da pesquisa e da produo de conhecimentos no mbito da profisso, entre outros aspectos. Esse rico contexto permitiu um debate mais intenso sobre as diferentes orientaes tericas na profisso (para alm da Doutrina Social da Igreja), desencadeando uma interlocuo com matrizes do conhecimento presentes nas Cincias Sociais.

Originado de uma prtica concreta e de uma posio de vanguarda, o Servio Social no princpio, caracterizou-se pela formao de profissionais destinados a atuarem nos problemas sociais, que envolveram todos os setores da sociedade, como uma conseqncia das transformaes econmicas e industriais, surgida a partir da segunda metade do sculo XIX. Contudo, novas idias foram se somando aos princpios bases do Servio Social, auxiliando, desta forma, a profissionalizao desse ramo profissional. No entanto, profundas foram as transformaes registradas nessa rea aps as duas grandes guerras. Assim sendo, pode-se afirmar que o assistente social na atualidade possui um novo perfil bem diferente daquele apresentado no incio do sculo passado.

3 Consideraes finais

O perfil que o assistente social possui na atualidade uma soma das experincias que outros profissionais das reas absorveram ao longo de pouco mais de um sculo. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuao profissional, levando em considerao a demanda que lhe colocada e a necessidade de responder s exigncias e s contradies da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Servio Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Catlica. Com a presente pesquisa, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalizao do Servio Social, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista. Absorvendo os princpios da filantropia desenvolvidos por movimentos ligados burguesia e doutrina social catlica, o Servio Social desenvolveu-se na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, contudo, priorizou-se no Servio Social a filosofia social, definida observando os parmetros da Igreja Catlica.

4 Referncias

01. IAMAMOTO, Marilda V. O servio social na contemporaneidade: trabalho e formao profissional. So Paulo: Cortez, 1998. 02. MACIEL, Heloisa H. Mesquita; TEPEDINO, Maria L. Rocha; CAMPELO, Snia M. Lima. LBA Trajetrias de uma instituio no contexto das polticas pblicas. In: Debates Sociais, Rio de Janeiro, n. 59, ano XXXVI, 2001. 03. PAULO NETTO, Jos. Capitalismo monopolista e servio social. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2001. 04. RODRIGUES ON, Maria Lcia (coord.) Uma trajetria da docncia em servio social perodo 1963/1976. So Paulo, PUCSP, 1994. 05. SILVA, Jos Fernando Siqueira da. Servio social e contemporaneidade: afirmao de direitos e emancipao poltica? Revista Cincias Humanas, UNITAU, v. 1, n. 2, 2008. 06. WAGNER, Leonie. Servio social e movimentos sociais: uma no-relao?. Civitas: Revista de Cincias Sociais, v. 4, n. 1, jan-jun/2008. HAGEN

Вам также может понравиться