Вы находитесь на странице: 1из 3

DIREITO ADMINISTRATIVO II QUESTES PARA AV2

1) No caracterstica do contrato administrativo: a) b) c) d) presena de clusulas exorbitantes liberdade de forma mutabilidade finalidade pblica

2) O contrato administrativo poder ser rescindido: a) Em caso de ilegalidade da licitao, em procedimento administrativo em que no seja assegurado a ampla defesa. b) Por inadimplemento do contratado, desde que haja deciso judicial. c) Unilateralmente pela administrao, em caso de interesse pblico ou convenincia d) Somente por acordo em face de oposio das partes. C e d Horizontalidade.(???) 3) Particular age por sua conta e risco, sujeitando-se, contudo, a regulamentao, controle e fiscalizao do poder pblico no:

a) b) c) d)

Contrato de concesso de servio pblico. Processo de licitao. Exerccio de um cargo pblico. Processo de arbitragem.

4) A terra devoluta de propriedade da Unio um bem pblico: a) dominical. b) extraordinria. c) uso especial. d) uso comum. e) afetado ao uso da administrao. 5) Constitui monoplio da Unio, exceto: a) Pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos. b) A refinao do petrleo nacional e estrangeiro, que poder ser contratada por empresas estatais ou privadas. c) A navegao de capotagem entre portos localizados no mar territorial brasileiro. d) O transporte martimo de petrleo bruto de origem nacional ou de derivados bsicos de petrleo produzidos no pas. e) A pesquisa e o comercio de minrios e minerais e seus derivados. 6) So atributos dos bens pblicos: a) b) c) d) legalidade, moralidade e publicidade. presuno de legalidade e imperatividade. inalienabilidade, imprescritibilidade e legalidade. inalienabilidade, imprescritibilidade e impenhorabilidade.

7) A caracterstica da imprescritibilidade dos bens pblicos significa: a) que no se sujeitam a usucapio b) que s podem ser vendidos por licitao c) que no podem ser alienados nunca d) que s podem ser alienados nas hipteses previstas em lei 8) Assinale a opo correta: a) Os bens pblicos de uso comum so penhorveis b) Os bens pblicos de uso especial podem ser alienados em quanto mantiverem suas caractersticas. c) Os bens pblicos dominicais esto sob o domnio publico, sendo impenhorveis, porem podem ser usucapidos. d) Os bens pblicos so imprescritveis. 9) Consideram-se casos de utilidade pblica, conforme disposto no DL 3365/41: a) Socorro pblico em caso de calamidade e a construo de casas populares b) A salubridade pblica, a proteo do solo e a preservao de cursos e mananciais de gua e de reservas florestais c) A criao e o melhoramento de centros de populao, seu abastecimento regular de meios de subsistncia e o aproveitamento industrial das minas e das jazidas, dos minerais das guas, e energias hidrulicas. d) A explorao ou a conservao dos servios pblicos e a utilizao de reas, locais ou bens, por suas caractersticas serem apropriadas ao desenvolvimento 10) O expropriado pode, na contestao: a) Argir a nulidade do ato expropriatrio b) Alegar a inadequao do bem utilidade pblica, consignada do decreto expropriatrio c) Deduzir conjuntamente oposio d) Apontar vcios processuais 11) O direito que tem o expropriado de reaver os bens no utilizados de interesse, necessidade, ou utilidade pblicos, porque foram desapropriados, denominam-se: a) retrocesso b) destinao imprpria c) retrovenda d) extenso 12) Um Estado membro props ao de desapropriao por utilidade publica, declarando urgncia e requerendo imisso provisria na posse de um imvel em que ocorre um empreendimento imobilirio (loteamento), constitudo dentro dos parmetros legais e devidamente aprovado, vrios anos, pela administrao pblica municipal. O desapropriado:

a) pode pleitear a anulao do decreto expropriatrio, uma vez que a obra fora
aprovada pelo rgo municipal com competncia para autorizar o empreendimento em questo. b) No tem direito indenizao, porque a atuao do Estado prepondera sobre a do Municpio.

c) Tem direito justa e prvia indenizao d) No tem direito a indenizao, porque o interesse coletivo prevalece sobre o interesse individual. 13) O que concerne ao TCU, assinale a opo correta: a) TCU rgo integrante da estrutura administrativa do poder legislativo com competncia, entre outras, para aprovar as contas do presidente da repblica. b) O TCU no detm competncia para fiscalizar a aplicao de recursos pblicos feitas pelas empresas estatais, exploradora de atividades econmicas. c) As decises do TCU de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. d) O poder judicirio no podem anular as decises do TCU, sob pena de violao ao princpio da separao dos poderes.

Вам также может понравиться