Вы находитесь на странице: 1из 112

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA

Juliana de Souza Fonseca

Capitalidade e Civilizao na Reforma Urbana de Pereira Passos (1903-1906)

Rio de Janeiro 2007

Juliana de Souza Fonseca

Capitalidade e Civilizao na Reforma Urbana de Pereira Passos (1903-1906)

Dissertao apresentada como requisito parcial para obteno do ttulo de Mestre, ao Programa de Ps-Graduao em Histria, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. rea de concentrao: Poltica e Cultura.

Orientadores: Prof. Dr. Antnio Edmilson Martins Rodrigues Prof. Dr. Andr Nunes de Azevedo

Rio de Janeiro 2007


1

CATALOGAO NA FONTE
UERJ/REDE SIRIUS/CCSA

F676

Fonseca, Juliana de Souza. Capitalidade e civilizao na reforma urbana de Pereira Passos (1903-1906) / Juliana de Souza Fonseca. 2007. 111 f. Orientador : Antnio Edmilson Martins Rodrigues; Andr Nunes de Azevedo. Dissertao (mestrado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Histria. 1. Urbanizaao - Rio de Janeiro (RJ) - Teses. 2. Renovao urbana - Rio de Janeiro (RJ) - Teses. 3. Poltica urbana - Rio de Janeiro (RJ) Teses. 4. Passos, Francisco Pereira, 1836-1913 - Teses. I. Rodrigues, Antnio Edmilson Martins. II. Azevedo, Andr Nunes. II. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Histria. III. Ttulo.

CDU 711.4(815.31)

Autorizo, apenas para fins acadmicos e cientficos, a reproduo total ou parcial desta dissertao.

____________________________ Assinatura

____________________________ Data

Memria de Antnio Cndido Martins, Aquele que sempre quis ver-me bem e feliz.

Agradecimentos

A possibilidade de realizar este mestrado na UERJ foi to repleta de circunstncias favorveis que so inmeras as pessoas s quais devo agradecer. Primeiramente, a meu orientador, Professor Dr. Antnio Edmilson, e a meu coorientador, Professor Dr. Andr Azevedo, que me acolheram prontamente. Incentivaram minha vinda para o Rio de Janeiro para desenvolver esta pesquisa e sempre foram os maiores incentivadores deste trabalho. Agradeo especialmente a ateno e a pacincia que tiveram comigo neste perodo. Com eles cresceu mais ainda meu fascnio pela histria e pela beleza urbana do Rio de Janeiro. Agradeo tambm a todos os professores do Departamento de Histria que sempre foram receptivos e apoiaram meu trabalho. Especialmente os Professores Francisco Martinho, Maria Emlia Prado e Orlando Barros cujas contribuies foram valiosas para a elaborao deste trabalho e tambm para o meu crescimento profissional. Agradeo Capes que financiou minha pesquisa atravs da bolsa de mestrado. Agradeo especialmente minha famlia que sempre me estimulou a concretizar meus sonhos, e pela compreenso da minha ausncia. Agradeo, por fim, aos meus amigos do Movimento Comunho e Libertao, porque a forma como me acolheram nesta cidade maravilhosa deu um gosto novo minha vida.

Resumo

O presente trabalho analisa a reforma urbana realizada pelo prefeito Francisco Pereira Passos no Rio de Janeiro entre os anos 1903 e 1906. A questo da reforma urbana obteve a partir da segunda metade do sculo XIX uma posio central na maioria das grandes cidades ocidentais. No Rio de Janeiro houve solicitaes por obras de remodelao da cidade e encaminhamento de projetos municipalidade desde a dcada de 1870. No entanto, a grande reforma urbana que a cidade exigia s foi iniciada em 1903 no governo do Presidente Rodrigues Alves, sob a administrao municipal do Prefeito Pereira Passos. O incio do perodo republicano marcado por um reordenamento da capitalidade da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente a partir de 1891 com a Constituio Republicana. Analisamos como a reforma urbana municipal, implementada diretamente pelo prefeito Pereira Passos, props reafirmar a capitalidade da cidade dentro da nova ordem republicana, atravs da opo de civilizar o espao urbano.

Palavras-chave: Capitalidade, Civilizao, Reforma urbana, Pereira Passos, Rio de Janeiro.

Abstract

Sumrio

Introduo ........................................................................................................................... 09 1. Centralidade e Capitalidade na Idia de Reforma Urbana na Segunda Metade do Sculo XIX.................................................................................................................................. 13 1.1. A Centralidade da Idia de Reforma para a Modernidade Ocidental.......................13 1.1.1. As Reformas Urbanas em Paris........................................................................18 1.1.2. A Reforma Urbana em Viena...........................................................................19 1.2. A Reforma Urbana como um Elemento de Capitalidade no sculo XIX ............... 20 1.2.1. A Reforma Urbana na Amrica Latina ............................................................21 1.2.2. As Reformas Urbanas no Brasil (1861 1910)................................................23 1.2.2.1 A Construo de Belo Horizonte (1897)................................................24 1.2.2.2 A Reforma Urbana em So Paulo (1899 1910) ..................................27 1.3. A Capitalidade da Cidade do Rio de Janeiro .......................................................... 29 1.3.1. O Reordenamento na Capitalidade da Cidade do Rio de Janeiro ................... 31 1.3.2 A Elite Cafeicultora Paulista............................................................................. 33 1.3.3 Os Anos Iniciais da Repblica.......................................................................... 34 1.3.4. A Constituio de 1891.................................................................................... 37 1.3.5. O Clube de Engenharia.................................................................................... 39 1.3.6. O Revigoramento na Capitalidade da Cidade do Rio de Janeiro .....................41 2. O Carter da Idia de Civilizao na Reforma Urbana de Pereira Passos ......................44 2.1. Os Primeiros Projetos de Interveno na Cidade sculo XIX.............................. 44 2.1.1. A Comisso de Melhoramentos 1874-1875 .................................................... 50 2.2. Francisco Pereira Passos na Prefeitura Municipal (1902-1906) ............................ 62 2.3. A Reforma Urbana Municipal ................................................................................ 65
7

2.3.1. A Idia de Civilizao na Reforma Urbana de Pereira Passos....................... 74 3. A Relao Uso e Funo na Cidade Reformada............................................................. 79 3.1. Cidade de Uso e Cidade de Funo......................................................................... 79 3.2. Novos Usos do Espao Urbano, Civilizao dos Gestos e Costumes.................... 80 3.3. Os Conceitos e Experincias de Civilizao na Capital Republicana ....................85 3.3.1. A Cidade Corte.............................................................................................. 88 3.3.2. A Cidade da Cultura das Ruas....................................................................... 92 3.4. A Idia de Civilizao de Pereira Passos e os Usos Urbanos Populares..................95 3.4.1. A Balnearizao da Zona Sul ....................................................................... 98 Consideraes finais.......................................................................................................... 102 Referncias Bibliogrficas e Documentais ....................................................................... 106

Introduo

Homo sum: humani nihil a me alienum puto1; essa frase de Terenzio nos ajuda a retomar o sentido do fazer histria. medida que a riqueza do homem a experincia do humano, tudo o que nos dado um passado que nos pertence. Pertence a nossa condio natural, pertence a nossa pessoa que envolvida num mesmo destino por causa da humanidade que carregamos. Intuitivamente sabemos por experincia pessoal, que esta condio humana caracterizada por desejo e limite. Da deriva que a histria antes de tudo uma procura sobre o nosso passado que no tem outro objetivo se no o de buscar entender melhor quem somos. Neste sentido buscamos o espao temporal da cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1903 e 1906, para propor esse olhar para o passado atravs de uma testemunha humana, que nos possibilite entender melhor algumas relaes que o homem estabeleceu com seu tempo e espao atravs da sua experincia na cidade. O objetivo dessa dissertao discutir a reforma urbana municipal realizada no Rio de Janeiro no perodo de 1903 1906, pelo Prefeito Francisco Pereira Passos, diante da existncia de uma centralidade da idia de reforma urbana para a modernidade ocidental a partir da segunda metade do sculo XIX. O trabalho realizado nesta pesquisa revelou a existncia de uma centralidade da idia de reforma urbana que esteve presente nas principais cidades da Europa e Amrica Latina na segunda metade do sculo XIX. Na Amrica Latina, essa centralidade foi marcada por uma afirmao da capitalidade de algumas cidades como Montevidu, Buenos Aires e principalmente o Rio de Janeiro.

Homem sou, nada do que humano me estranho. P.A. Terenzio, Heautontimrmenos, I, 77.

A grande reforma urbana2 ocorrida no Rio de Janeiro entre 1903 e 1906 foi analisada na dcada de 1980 no mbito acadmico, em um momento em que ocorreu uma renovao no campo da pesquisa historiogrfica na cidade do Rio de Janeiro, muito marcada pela presena de novas linhas de pesquisa onde o espao urbano emergiu como importante objeto de estudo na Histria e nas Cincias Sociais. Nesse momento surgiram importantes trabalhos sobre a histria da cidade do Rio de Janeiro, entre eles: Evoluo Urbana do Rio de Janeiro (1978) de Maurcio de Abreu, Habitaes Populares (1980) de Lia de Aquino Carvalho, Pereira Passos Um Haussmann Tropical (1982) de Jaime Larry Benchimol, A Era das Demolies (1983) de Oswaldo Porto Rocha, Dos Trapiches ao Porto (1984) de Srgio Tadeu de Niemeyer Lamaro. Estes trabalhos tm em comum o fato de investigarem a transformao urbana pela tica da interveno do Estado numa valorizao da dicotomia entre centro e periferia na anlise das idias e valores da modernidade presente no contexto da reforma urbana, como uma imposio e recepo acrtica de valores exgenos. So trabalhos marcados por opo terica prpria do contexto social e poltico, utilizando um vis da corrente marxista numa viso de embate de classes no meio social. Tal viso favorecida por um mtodo que procura ouvir das fontes pesquisadas aquilo que confirme sua hiptese inicial, encaixando os testemunhos em conceitos desenvolvidos a posteriori, correndo o risco de um reducionismo ao elevar o particular generalidade das leis. Diante dessa circunstncia, verificamos que o melhor caminho para desenvolver esse trabalho utilizar como referncia terica a hermenutica segundo Hans-Georg Gadamer. A reflexo hermenutica enquanto um referencial terico nos ajuda a entender como realizar o processo interpretativo da histria dentro de um movimento de compreenso. Sua

Termo proposto na Tese de Doutorado do Andr Nunes Azevedo (2002) para designar a reforma de uma maneira geral englobando as obras municipais e as obras federais, no entanto, entendendo essas intervenes com concepes e propostas distintas.

10

contribuio nos ajudar a lidar com os limites inerentes da investigao em cincias humanas. Com uma outra proposta de anlise, diversa do que a historiografia citada prope, identificamos que a reforma urbana de 1903 a 1906 implementada dentro de um amplo contexto de transformaes ocorridas na cidade do Rio de Janeiro que no se opera restringindo-se a uma reproduo acrtica de valores externos, notadamente a modernidade parisiense, e nem a um processo de segregao do espao urbano fruto da articulao entre o Estado e as elites contra as camadas populares. Compreendemos que as obras realizadas na reforma urbana so gestadas pelos engenheiros e empreendedores da cidade desde a segunda metade do sculo XIX no sendo realizadas naquele perodo devido ausncia de condies polticas, administrativas, econmicas e tcnicas favorveis a empreitada. Uma das novidades da reforma urbana foi congregar as intervenes propostas no sculo XIX com o contexto das experincias modernas vividas no incio do sculo XX. Nossa hiptese principal de que a reforma municipal realizada no Rio de Janeiro procurou reafirmar a capitalidade da cidade atravs do ideal de civilizar o espao urbano. Este ideal foi expresso principalmente atravs da figura do prefeito Francisco Pereira Passos. Optamos por desenvolver nosso trabalho em trs captulos. No primeiro captulo propomos uma compreenso sobre a centralidade da idia de reforma urbana para a modernidade ocidental que especificamente na Amrica Latina ser marcada pela reafirmao da capitalidade da cidade. Dessa forma procuramos compreender a capitalidade da cidade do Rio de Janeiro a partir da proclamao da Repblica e o carter do revigoramento proposto pela reforma urbana em 1903.

11

No segundo captulo, investigamos o carter da idia de civilizao presente na reforma urbana executada por Pereira Passos, compreendendo a reforma dentro de um contexto de transformaes da cidade que se inicia na segunda metade do sculo XIX. No terceiro captulo, investigamos as experincias de cidade presentes no Rio de Janeiro reformado, identificando a cidade de uso e a cidade funo, e as experincias que emergem na dinmica entre elas3. O trabalho de pesquisa foi realizado com os documentos primrios em sua maior parte localizados no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, no Museu da Repblica e na Biblioteca Nacional. Foram consultados cdices contendo as peties e deferimentos a respeito das obras solicitadas entre os anos 1870 e 1890, Relatrios do Ministrio dos Negcios do Imprio entre 1870 e 1875, Relatrios da Comisso de Melhoramentos de 1875 e 1876, Cdigo de leis e posturas municipais de 1903 1906, Mensagens do Prefeito ao Conselho Municipal relativas reforma urbana entre 1903 e 1906, uma parte do arquivo pessoal de Francisco Pereira Passos localizado no Museu da Repblica, jornais e revistas do perodo. Por fim, o objetivo desse estudo contribuir com a historiografia existente sobre a reforma urbana e sobre o Rio de Janeiro com novos argumentos, no intuito de participar na reconstruo de um aspecto daquela realidade.

Lucrcia Ferraro DAlssio. Ver a Cidade. So Paulo: Nobel, 1982.

12

Captulo 1 Centralidade e Capitalidade na Idia de Reforma Urbana na Segunda Metade do Sculo XIX
1.1. A Centralidade da Idia de Reforma para a Modernidade Ocidental A partir do sculo XIX, vrias capitais foram reformadas de forma sistemtica levando em conta vrios fatores de sua historicidade, e principalmente entre eles a questo da modernidade civilizadora que abrangeu toda a Europa, Amrica Latina, Amrica Norte e at o Oriente atravs de reformas em grandes cidades como Nova York, Barcelona, Londres, Argentina, So Petersburgo e Japo. Nos reportamos a modernidade ocidental levando em conta os processos que ocorreram no contexto do sculo XIX aps a segunda revoluo industrial na Europa. Diante da necessidade de entrar na nova ordem mundial guiada pelos ideais de modernizao civilizadora, muitas cidades e capitais importantes vo, atravs da reforma, responder as suas necessidades urbanas, e atender as exigncias de crescimento e desenvolvimento. Na Europa, a Revoluo Industrial ocasionou mudanas significativas na estrutura do territrio. Os locais de concentrao das indstrias, tornaram-se centros de novos aglomerados humanos em crescente desenvolvimento. A convivncia dos homens na cidade industrial colocou novos problemas de organizao do espao. Entre 1830 e 1850 em virtude das mudanas ocorridas na sociedade europia, nasceu a urbanstica moderna partindo de duas realidades presentes naquele momento, as inovaes tcnicas que surgiram a partir do uso do ferro e as medidas realizadas pelos higienistas para resolver as questes sanitrias surgidas a partir do crescimento dos centros urbanos4.

Conforme Leonardo Benevolo. Histria da Cidade. So Paulo: Perspectiva, 2005.

13

Dentre as inovaes tcnicas, aquela que teve um grande impacto sobre o territrio foi o desenvolvimento das ferrovias, novo meio potente de modificar o aspecto do territrio. Em virtude da necessidade de ampliar essa malha de transporte, surgiram as leis de expropriao a fim de conseguir obter reas necessrias para a construo das ferrovias. A questo sanitria foi tratada na Inglaterra inicialmente pelos agentes de associaes privadas de natureza filantrpica, como a Associao So Vicente de Paula e a Entidade Sanitria de Manchester. Paralelo a questo sanitria de habitao, contaminao de rios e tratamento de detritos, os principais pases onde a Revoluo Industrial se desenvolveu mais fortemente na Europa Inglaterra, Frana e Blgica vo sofrer grandes epidemias de varola e clera. Desde ento surgiu a preocupao de se criar uma legislao que regulamentasse as construes e instalaes urbanas, como o Sanitary Act criado na Inglaterra em 1866 e o Public Health Act em 1875, o documento produzido pelo engenheiro Freycenet a pedido do ministro da agricultura da Frana Princpios de Saneamento das Cidades e a lei de expropiao na Blgica de 18675. Em 1850 foi promulgada a primeira lei urbanstica na Frana onde as comunas foram autorizadas a criarem comisses para avaliar as medidas indispensveis de melhoramentos das estruturas habitacionais, sendo compostas por um mdico e um engenheiro podendo a comuna expropriar as propriedades, objeto das intervenes. Ou seja, passou-se a contemplar a expropriao para o saneamento da regio urbana. A lei de expropriao vigente nas cidades que buscavam o saneamento das reas em crescimento, acarretadas pela inovao industrial, propiciou as grandiosas obras de

Citamos estes quatro documentos mais importantes produzidos na Europa e difundidos entre vrias comisses responsveis por melhoramentos urbanos, como a Comisso de Melhoramentos do Rio de Janeiro de 1874. Encontramos a citao desses documentos em correspondncia de Pereira Passos com o Presidente da Junta de Higiene do Rio de Janeiro, Jos Bento da Cunha Figueiredo em 1876.

14

reestruturao urbanas que comearam a ocorrer no sculo XIX. Foi a primeira grande medida que viabilizou as obras de melhoramentos da cidade. A cidade reformada no sculo XIX era a cidade que buscava congregar a gama de inovaes tecnolgicas e culturais que estavam sendo produzidas num ritmo frentico com a melhoria das condies de vida, ou seja, estruturar a vida na cidade de acordo com os desenvolvimentos alcanados na poca. As exposies universais realizadas nesse perodo demonstraram o nvel das invenes que estavam sendo propostas s cidades o gs, a eletricidade, o telefone e os transportes pblicos sobre trilhos. O desenvolvimento da cidade do sculo XIX na Europa estava estritamente relacionado com a revoluo de 1848 e o desenvolvimento poltico e econmico a partir desse perodo, o grupo poltico vitorioso estabeleceu entre si um pacto sobre um modelo de cidade, considerando os interesses dos vrios grupos que emergiram politicamente neste perodo, o que Leonardo Benvolo chama de cidade ps liberal6. A cidade moderna foi transformada pelo ritmo dos pedestres e automveis. o ambiente descrito pelos realistas como Flaubert e Zola e reproduzido pelos impressionistas como Claude Monet e Camille Pissarro. a cidade que desenvolve centenas de ambientes diversos, onde acontecem mltiplas experincias individuais, onde as diversidades e as excentricidades dos indivduos so cultivadas e onde Baudelaire se sentia sozinho no meio da multido. A sociedade europia ficou fascinada e perturbada por essa nova cidade. As exposies universais que aconteceram em Londes (1851), Paris (1893), Chicago (1893), Saint Louis (1904) e Rio de Janeiro (1910), tornaram-se espao para exposio da modernizao tcnica e urbana que as grandes capitais ocidentais conquistaram. Nas exposies urbanas, cada capital apresentava aquilo que compunha a modernizao de suas

Conforme Leonardo Benevolo. Histria da Cidade. So Paulo: Perspectiva, 2005. p.109

15

estruturas, sendo momentos de exibio e confronto entre elas. Essas exposies marcaram etapas importantes na renovao urbanas das respectivas cidades. Paris inaugurou o modelo de cidade integrada atravs da abertura dos grandes eixos de comunicao. O mesmo ocorreu posteriormente em Barcelona com La Grand Via, em Roma com a via Nazionale, em Buenos Aires com a avenida de Mayo e no Rio de Janeiro com a Avenida Central. No entanto cada cidade aplicou este conceito das grandes avenidas segundo a interpretao de suas influncias culturais, elaboradas segundo suas prprias necessidades, de acordo com seus prprios interesses e sua prpria histria. A idia de reforma urbana tornou-se central na mentalidade ocidental moderna medida que significava um referencial de cidade com os novos interesses culturais, econmicos e polticos. Uma liberdade das iniciativas privadas convivia com uma interveno da administrao pblica que estabelecia os regulamentos e executava as obras. Essa referncia de cidade moderna permitiu a reorganizao das cidades europias, tambm orientais e da Amrica Latina, influenciando a maneira da organizao das cidades at a atualidade. O que esteve presente na centralizao da idia de reforma urbana foi a monumentalidade e o desenvolvimento material caracterstico do contexto econmico cultural do sculo XIX. A centralidade da idia de reforma foi sustentada pela modernidade que estava substanciada em elementos como progresso, desenvolvimento material, valores tcnicos, artsticos e culturais. A capacidade de Haussmann e de Pereira Passos de aderir sem reservas realidade de seu tempo tambm a chave para compreender, tanto o sucesso dos mtodos empreendidos em Paris e no Rio de Janeiro, quanto a discusso sempre viva sobre a figura e obra destes dois engenheiros.

16

As realizaes de Haussmann em Paris constituem o prottipo do que seria realizado em vrias cidades europias depois de 1870, principalmente no que diz respeito ampliao do espao central da cidade atravs da assimilao da periferia cidade e do traado de amplas avenidas. Em Bruxelas, entre 1867 e 1871 a parte baixa da cidade foi transformada, canalizando o rio Senne e abrindo sobre seu leito uma grande rua retilnea, ligando as duas estaes ferrovirias da cidade. Na Itlia a maioria das grandes cidades traaram uma rua em linha reta entre o centro e a estao ferroviria, como a Via Nazionale em Roma, a Via Indipendenza em Bologna, a rua reta de Npoles e a Via Roma em Turim. Contudo, a experincia mais importante foi a reordenao de Florena em 1864 por Giuseppe Poggi, onde foram realizadas vrias iniciativas para aumentar a cidade e acolher os novos habitantes7. Na Amrica Latina, iniciativa parecida foi realizada no Mxico, onde em 1860 foi aberta o Passeio da Rforme, semelhante ao Champs-lyses, para conjugar a cidade Asteca com o palcio de Chapultepec. No mesmo conceito de ampliao, fundam-se muitos outros planos de reformas nesta poca, como o plano de Alfonso Cerda para Barcelona em 1859 e o de Lindhagen para Estocolmo em 1866. As intervenes pblicas citadas acima se consolidaram de forma mais precisa com o que posteriormente foi chamado de plano regulador. Em quase todas as grandes cidades europias, at o fim do sculo XIX, houve a exigncia de um plano geral para a cidade estabelecido oficialmente. Em Paris, o projeto de Haussmann foi consolidado em 1900 atravs da rede metropolitana. Em Viena, a ordenao do conjunto iniciada com a construo da Ringstrasse

Conforme Leonardo Benevolo. Histria da Arquitetura Moderna. So Paulo: Perspectiva, 2005. p.64

17

completada pelo regulamento de 1885, pelo zoneamento em 1893 e posteriormente em 1905. Em Roma, capital da Itlia desde 1870, o primeiro plano regulador apontado em 1883 e o segundo em 1908. Na Europa, entre as vrias cidades reformadas no sculo XIX como Barcelona (1859), Florena (1864), Paris (1853-1870), Viena (1857), nos atemos aos exemplos de Paris e Viena.

1.1.1. A Reforma Urbana em Paris O movimento de 1848 conduziu ao poder na Europa uma elite poltica preocupada com um controle direto do Estado sobre muitos setores da vida social e econmica. Fruto dessa preocupao foram as srie de reformas realizadas de carter contra-revolucionrio. A reforma de Paris antes de tudo foi marcada por uma srie de circunstncias favorveis que permitiram a realizao de um amplo programa urbanstico. Dentre os principais fatores destacamos: os amplos poderes do Imperador Napoleo III, a capacidade operativa do prefeito Haussmann e a existncia de duas leis viabilizantes, a lei de expropiao de 1840 e a lei sanitria de 1850. Dessa forma Paris demonstrou para o mundo ocidental uma prtica de reforma da cidade a ser reconhecido por vrias capitais no sculo XIX8. H uma vasta biografia que cita a reforma urbana de Paris como paradigmtica para todas as demais reformas ocorridas a partir do sculo XIX. Preferimos no tratar a reforma parisiense como modelo paradigmtico evitando utilizar a idia de reforma modelo. Identificamos a reforma parisiense como espao temporal onde foi inaugurada a centralidade da idia de reforma urbana como opo ao desenvolvimento e modernizao da nova cidade. As primeiras aes que o prefeito Haussmann empreendeu na cidade foi a abertura de 165 kilometros de ruas entre a cidade velha e a periferia de Paris, fazendo desaparecer 50 kilometros de ruas antigas. Esta medida foi tomada diante da necessidade de ampliar os corredores de ligao da cidade, evitando as ruas estreitas e interligadas to bem ocupadas
8

Conforme Leonardo Benevolo. Histria da Cidade. So Paulo: Perspectiva, 2005. p.113

18

pelos insurgentes na revoluo de 1848. As ruas amplas e largas davam maior visibilidade cidade, eliminavam as possibilidades de novas barricadas populares como as existentes nas antigas ruas medievais e acoplava cidade antiga os novos bairros em crescimento. Juntamente com a abertura de novas ruas, foram adaptados na cidade os servios urbanos fruto do desenvolvimento material, como o aqueduto, o esgoto, a iluminao a gs e a rede de transporte pblico. Neste novo espao foram redimensionados as escolas, os hospitais, os quartis as prises e tambm os parques pblicos. As demais medidas foram mais administrativas que urbanas, como a diviso da cidade em distritos. Entre 1853 e 1870 os habitantes de Paris passaram de um milho e duzentos mil quase dois milhes. Enquanto foram demolidas cerca de 27.500 casas, construram-se cerca de 100.000 novas. O plano de Haussmann interessa-nos sobretudo enquanto primeira iniciativa de uma ao suficientemente ampla e enrgica para acompanhar os pesos das transformaes que ocorriam em uma grande cidade em processo de modernizao, e para regul-las com determinao ao invs de sofr-las passivamente. No entanto, esse modo de agir considerado quase uma arbitrariedade, e ainda suporta crticas violentas de ordem polticas e culturais.

1.1.2. A Reforma Urbana em Viena Um estudo que se torna referncia para a nossa pesquisa a anlise de Carl Schorske sobre a cidade de Viena, na ustria, em fins do sculo XIX9. Viena era a capital do Imprio e a sede do poder imperial. O paralelo lgico da centralizao poltica era a centralizao cultural. A cidade precisava se tornar foco irradiador de uma conscincia moderna. Para difundir uma cultura, foi necessrio recuperar uma herana tradicional com prticas
9

Carl Schorske. Viena fin-de-Sicle. Poltica e Cultura. Companhia das Letras, 2002.

19

modernas. Viena promoveu a modernizao atravs da arte, utilizando a historicidade da cidade. Os estilos dos edifcios de Viena foram reunidos numa unidade harmoniosa pelo compromisso comum com a monumentalidade e pelos significados simblicos de estilos concordantes com a historicidade compartilhados por seus construtores. Shorske entende o planejamento urbano como atividade cultural e poltica, o que permite observar em Viena expresses sobre a vida e a forma urbana, e entender como se formula o modernismo urbano. O projeto de reforma da cidade de Viena se iniciou com o interesse do Imperador Francisco Jos, em 1857, de derrubar as muralhas antigas da cidade, visando melhorar a ligao entre a rea central e a rea de expanso da cidade. No lugar das antigas muralhas foi construda uma avenida a Ringstrasse ao longo da qual foram construdos edifcios, parques e jardins. A Ringstrasse se tornou um elemento estruturador da vida na cidade, nela se situavam edifcios pblicos monumentais destinados educao, cultura, poltica e residenciais. Uma das crticas do arquiteto Camillo Sitte ao projeto da Ringstrasse era a necessidade de se estender a historicidade presente nas edificaes prpria concepo urbana empreendida na reforma na valorizao dos aspectos tradicionais da vida urbana. Como observamos, a idia de reforma urbana tem uma centralidade dentro das concepes polticas e culturais da Europa aps o movimento de 1848. Essa centralidade favorecida pela realidade poltica social das grandes cidades europias em face do vertiginoso crescimento e desenvolvimento no sculo XIX.

1.2. A Reforma Urbana como um Elemento de Capitalidade no sculo XIX As mudanas na nova ordem econmica mundial foram refletidas nos principais pases da Amrica Latina na questo porturia. O processo dinmico de importao e exportao,
20

principalmente aps a segunda revoluo industrial na Europa, colocou a questo da modernizao da infra-estrutura como adaptao necessria nova realidade econmica de circulao de bens de consumo e matria prima. As cidades que mais viveram amplamente este processo na Amrica Latina foram Montevidu, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Nestas trs capitais existiu uma confluncia funcional entre cidade, porto e capital. Em Montevidu foi realizada a reforma do Porto em 1859. Buenos Aires passou por transformaes na sua estrutura urbana entre 1883 e 1887, e o Rio de Janeiro operou as sries de obras necessrias apenas entre 1903 e 1906. Nas trs experincias a renovao do centro da cidade correspondeu a um processo de transformao do seu uso. Desta forma a centralidade da idia de reforma urbana esteve presente tambm na Amrica Latina. Observamos que em face das reformas ocorridas principalmente em Buenos Aires, Montevidu e Rio de Janeiro h reaes especficas em cada uma dessas cidades, existindo de maneira geral uma influncia sobre a capitalidade que cada cidade desempenhou perante sua nao, a partir das obras de reestruturao. As reformas realizadas revigoraram a capitalidade das cidades da Amrica Latina, porque reafirmou aspectos principais das cidades diante da realidade nacional, como a dinamizao da capacidade porturia, a confluncia de uma mentalidade ocidental marcada pela conexo com as idias europias presentes na monumentalidade que tambm foi caractersticas das reformas ocorridas na Amrica Latina10.

1.2.1. As Reformas Urbanas na Amrica Latina A transformao urbana em Montevidu aconteceu em 1859 aps a guerra de independncia. A cidade passou por uma situao singular aps a quase destruio da antiga
10

Um relato das reformas urbanas e da arquitetura construda na Amrica Latina no sculo XIX e XX pode ser encontrado em Ramon Gutierrez. Arquitetura y Urbanismo em Iberoamerica. Ed. Manuales Arte Ctedra, Madrid, 1983.

21

cidade durante a guerra. Dessa forma a cidade foi redesenhada segundo um esquema funcional entre ruas e avenidas numa proporo simtrica. A reforma reafirmou a funo da capital do Uruguai de grande centro urbano, pois abrigou na segunda metade do sculo XIX cerca de um tero da populao uruguaia e pela funo econmica para o pas ao abrigar concomitantemente o porto martimo e fluvial marcando uma posio importante como centralizador do fluxo comercial interno e externo. A Argentina caso paradigmtico da Amrica Latina. Passou por uma remodelao dcadas antes do Brasil. Depois da federalizao de Buenos Aires, houve um acelerado crescimento da populao impulsionado pelo processo de imigrao, o que deu propores novas urbanizao. Apenas em 1884 entraram na Argentina 10.000 imigrantes. A populao de Buenos Aires passou de 174.000 habitantes em 1869 para 1.000.000 em 190011. A transformao urbana da capital ocorreu sob o governo do intendente Alvear (1883-1887), como a abertura da Avenida de Mayo como eixo urbano central, a abertura da Avenida de Contorno, que permitiu uma leitura da expanso da cidade atravs da definio do seu novo permetro e a criao de amplas avenidas a partir de inmeras praas construdas na cidade. Mas a principal atividade da reforma foi reestruturao do porto diante das grandes necessidades de comrcio impulsionados no sculo XIX. O crescimento populacional foi uma realidade presente nos principais pases da Amrica Latina. Em Santiago do Chile, a populao da capital cresceu de 30.000 em 1800 para 280.000 no fim do sculo XIX. Em Santiago foi mais visvel e rpida a transformao do reordenamento da estrutura colonial. Em 1872 foi iniciadas as obras como a canalizao do Rio Mapocho, ampliao da rede de gua, construo de praas, reas verdes, estruturas de mercados e abertura de largas avenidas. Houve um planejamento urbanstico da cidade para

11

Idem, p. 531.

22

novos usos urbanos como cafs, teatros, restaurantes, clubes, sales de jogos, hotis e a construo de 341 novos prdios pblicos e privados na regio central12. A experincia urbanstica no Chile foi diferente de Montevidu e Buenos Aires. O crescimento urbano no Chile foi produto de uma renovao urbana, no foi o planejamento da cidade sobre o desenvolvimento de suas estruturas.

1.2.2. As Reformas Urbanas no Brasil (1861 1910) A segunda metade do sculo XIX e o incio do sculo XX marcaram um perodo de reformas urbanas tambm nas principais cidades brasileiras. O grande fator incentivador dessa dinmica de reestruturao foi a necessidade de reformulao dos portos, responsveis pela exportao e importao, ou seja, pela dinmica da vida comercial do pas. A necessidade de reestruturao dos portos contribuiu para a revitalizao de importantes cidades como Santos (1904), Belm (1867), Recife (1909) e Salvador (1912). Em Recife coexistiu a cidade velha cujo traado refletia as origens holandesas e portuguesas da cidade, e a nova expanso influenciada pelo Imperador D. Pedro II realizada para a cidade ser a sede da Exposio Nacional de 1861. Na planta da cidade percebemos uma estreita ligao entre a transformao da cidade com a criao de novos bairros e a modernizao do porto, a construo de diversos edifcios em estilo neoclssico como o palcio do governo, o prdio da cmara municipal, o teatro santa isabel, os prdios do hospital e da cadeia e as casas de cinco e seis pavimentos com grades de ferros e vidraas. Estilo que se antecipava ao Rio de Janeiro. Outro exemplo de remodelao ainda no sculo XIX foi o de Belm em 1867. O porto de Belm foi por tradio grande exportador de caf e baunilha. O trfego aumentou aps a abertura do rio a navegao, o que possibilitou um acmulo de riqueza para investir na infraestrutura urbana.
12

Op. Cit. p.241.

23

No obstante a importncia destas reformas, procuramos tratar aqui de dois exemplos de urbanismo por serem emblemticos de uma preocupao, caracterstica desse perodo, com a constituio de uma legitimao social da Repblica brasileira a construo de Belo Horizonte em 1897 e a reforma urbana realizada em So Paulo por Antnio Prado entre 1899 e 1910. Nas obras para reforma de So Paulo e a construo da cidade de Belo Horizonte, estiveram presentes os elementos que deram s reformas urbanas um aspecto de centralidade dentro da modernidade ocidental, como o crescimento populacional e a receptividade ao desenvolvimento tcnico na estrutura da cidade, como o gs e os bondes.

1.2.2.1. A Construo de Belo Horizonte (1897)


Belo Horizonte o centro corogrfico do rio das Velhas, calcrio, ameno, claro, aberto alegria de todas as vozes novas. Joo Guimares Rosa

No momento da transio entre a Monarquia e a Repblica emergiu uma camada tcnica e intelectual de engenheiros e industriais dedicando-se a pensar e a executar a chamada modernizao material do Brasil. Esses engenheiros se associaram formando o Clube de Engenharia com uma viso tcnica e funcionalista de progresso onde a urbanizao deveria servir para tal fim. Os engenheiros que empreenderam a construo da Cidade de Belo Horizonte eram ativos membros do Clube de Engenharia. Aaro Reis era scio-fundador do Clube e Francisco Bicalho, alm de membro do Clube foi um dos responsveis pela realizao das obras federais durante a reforma de 1903 1906 no Rio de Janeiro. A construo de Belo Horizonte foi realizada atravs de um planejamento estratificado da cidade, onde suas zonas sub-divididas estabeleciam o devido lugar para cada tipo de trabalho e moradia, exemplo de uma cidade marcada pela funo a ser desenvolvida no espao.
24

Em 14 de fevereiro de 1894, atravs do Decreto n 680, foi criada a Comisso Construtora da Nova Capital, chefiada pelo engenheiro Aaro Reis, membro fundador do Clube de Engenharia no Rio de Janeiro. Aaro Reis coordenou os trabalhos at 1895 quando foi substitudo por outro membro do Clube de Engenharia, Francisco Bicalho que permaneceu at o final da construo 12 de dezembro de 1897, quando a cidade foi inaugurada. Francisco Bicalho, posteriormente, seria um dos engenheiros responsveis pelas obras de abertura das avenidas da reforma urbana federal do Rio de Janeiro entre 1903 e 1906. Iniciaram-se as obras e em pouco tempo, todo o arraial de Belo Horizonte deixou de existir. Suas casas e capelas foram demolidas. Construiu-se uma cidade como se nada tivesse existido ali. Ruas, avenidas e praas surgiam de acordo com os projetos. 430 propriedades foram desapropriadas. O censo realizado em 1890 revelava que o arraial dispunha de 172 casas, 16 estabelecimentos comerciais, 31 fazendas, 40 fbricas de farinha e 16 engenhos de cana13.
Enfim, quanto havia de mais notvel no arraial em vias de cidade estava na Rua General Deodoro. E durante o dia, enquanto as dinamites estouravam pedreiras nas pedreiras; enquanto os comboios do Ramal, apitando a cada momento, transportavam os materiais para as construes; enquanto se ouvia a cantilena dolente dos operrios na faina de seus trabalhos na rua General Deodoro era aquele contnuo desfilar de homens calados de botas, todos com o pensamento voltado para o dia 17 de dezembro de 1897, ltimo prazo constitucional estabelecido para a mudana da Capital14.

A cidade foi dividida em trs setores: o urbano, o suburbano e o rural. A rea urbana foi cuidadosamente planejada, como relata o prprio Aaro Reis:

As ruas fiz dar largura de 20m, necessria para a conveniente arborizao, a livre circulao dos veculos, o trfego dos carris e os trabalhos da colocao e reparaes das canalizaes subterrneas. As avenidas fixei a largura de 35 m, suficiente para dar-lhes a beleza e o conforto que devero, de futuro, proporcionar populao. Apenas a uma das avenidas - que corta a zona urbana de norte a sul, e que destinada ligao dos bairros opostos - dei a largura de 50m, para constitula em centro obrigatrio da cidade e, assim, forar a populao, quando possvel, a
13 14

Memrias do Padre Francisco Martins Dias (1897). Belo Horizonte: Museu Ablio Barreto, 1946. p.18 Memrias de Ablio Barreto. Belo Horizonte: Museu Ablio Barreto, 1946. p.56

25

ir-se desenvolvendo do centro para a periferia, como convm economia municipal, manuteno da higiene sanitria, e ao prosseguimento regular dos trabalhos tcnicos. Essa zona urbana delimitada e separada da suburbana por uma avenida de contorno, que facilitar a conveniente distribuio dos impostos locais15.

O Padre Francisco Martins Dias deixou suas impresses do que via acontecer com seu velho arraial:
Belo Horizonte hoje um contraste de velharias e novidades: ao p de uma cafua de barro, coberta de capim ou zinco, eleva-se um edifcio velho do Curral del Rei, surge um primoroso palacete da Nova Capital; junto de uma estreita e pobre rua, formada de casas e choupanas de todos os tons e categorias, que atestam a modstia ou pobreza dos antigos habitantes do Curral, estira-se, desafrontada, larga e extensa rua da nova cidade. Mas essas cafuas, essas velhas casas e essas ruas irregulares do Curral vo desaparecendo, pouco a pouco, ao passo que, como que por encanto, surgem outras nova16.

A cidade foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897 pelo governador Crispim Jacques Bias Fortes, sendo nomeado Alberto Ferraz como Prefeito. Contava com 10.000 mil habitantes e foi-lhe dado o nome de Cidade de Minas, que voltaria a chamar-se Belo Horizonte em 1901. A construo da cidade era uma oportunidade para o engenheiro Aaro Reis de planejar cientfica e racionalmente o espao urbano. Belo Horizonte hierarquizava socialmente o seu espao, tpico de uma concepo funcionalista de cidade, concepo esta tambm perceptvel na reforma urbana realizada sobre responsabilidade do governo federal na cidade do Rio de Janeiro. A zona urbana estava reservada s classes mais abastadas e aos funcionrios pblicos servidores do Estado - enquanto que operrios e artesos localizavam-se na zona suburbana e rural. Dentro da zona urbana a regio norte, mais prxima ao Ribeiro Arrudas, era destinada estao ferroviria e ao comrcio. Na regio sul, estavam os servios mais "nobres" como a

15 16

Aaro Reis. Relatrio da Construo de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Museu Ablio Barreto, 1946. p.46 Memrias do Padre Francisco Martins Dias (1897). Belo Horizonte: Museu Ablio Barreto, 1946. p.22

26

Praa da Liberdade, o Palcio do governador, a Prefeitura e o Teatro. A cidade era abastecida pela "zona rural" onde um grande nmero de imigrantes italianos e espanhis se estabeleceram. Foram criadas as colnias de Carlos Prates, Bias Fortes entre outras. Belo Horizonte respondia a uma necessidade da elite republicana mineira de ter uma capital que assegurasse a unidade territorial que estava ameaada pelas oligarquias separatistas do sul e da zona da mata. A jovem repblica brasileira tinha como uma de suas filosofias a modernizao do pas que poderia ser alcanada por meio do progresso tcnico. O desejo dos republicanos mineiros era de mostrar a todo Brasil uma cidade que simbolizasse o esprito da modernidade que a Repblica exaltava. Observando o mapa da cidade de Belo Horizonte e o mapa da cidade de Paris aps a reforma implementada por Hausmann, percebemos que a construo de Belo Horizonte est mais prxima de uma concepo urbana da reforma de Hausmann do que o Rio de Janeiro.

1.2.2.2. A Reforma Urbana em So Paulo (1899 1910) Contemporaneamente s obras realizadas no Rio de Janeiro por Pereira Passos e pelo governo federal,
(...) um fato idntico se verificava na Paulicia: executavam-se vastas e custosas obras de saneamento, sobretudo na vrzea do Tamanduate; canalizavam-se rios e ribeires da cidade; garantiu-se, para a populao, melhor e maior quantidade de gua potvel; rasgaram-se novas ruas e avenidas; ajardinaram-se as praas e pavimentaram-se, da melhor maneira possvel, as ruas da parte principal da cidade. Disso tudo resultou uma nova cidade de So Paulo, bem diversa daquela que nos havia legado o sculo XIX17.

Dentre as principais obras realizadas na administrao do Prefeito Antnio Prado entre 1899 e 1911 destacam-se18:
17 Conforme Pasquale Petrone. So Paulo no sculo XX. In. AZEVEDO, Aroldo. A cidade de So Paulo. volume II. A evoluo urbana. So Paulo: Cia. Editora Nacional. 1958. p.125. 18 Augusto Carlos da Silva Telles. Melhoramentos de So Paulo. So Paulo: Melhoramento, 1956.

27

- Abertura da av. Tiradentes, transformando o antigo Campo da Luz em uma via regularizada e bem arborizada e, eventualmente, a mais larga da cidade, componente essencial no eixo norte sul; - novo alinhamento das ruas Quinze de Novembro, lvares Penteado, Quintino Bocaiva, Fundio; - encanamento do Riacho Anhangaba; - reurbanizao do Vale do Inhangaba. - saneamento da Vrzea do Tamanduate; - remodelao do Jardim da Luz; - edificao da Estao da Luz; - demolio de quarteires entre a Rua Esperana e Marechal Deodoro para remodelao do Largo da S; - construo do parque do Ibirapuera (1909); - construo dos jardins do Museu do Ipiranga; - ajardinamento da Praa da Repblica; - construo do Teatro Municipal (1903-1911); Em So Paulo, existiu neste perodo do incio do sculo XX inmeros arquitetos estrangeiros e brasileiros dedicados construo dos palacetes no centro da cidade. O centro re-urbanizado era o lugar da elite cafeicultora, dos nobres da repblica construir os smbolos do Brasil moderno e agrrio. A cidade reformada era divulgada. Foram produzidas vrias fotografias e utilizadas como cartes postais da nova cidade e lanadas como convite para os imigrantes estrangeiros. Nos postais a cidade convidativa aos imigrantes era uma cidade prspera, reformada, com grandes palcios e jardins que demonstravam a prosperidade vivida naquele espao. No

28

entanto, os imigrantes que desembarcavam nos portos do Rio de Janeiro e de Santos, tinham como destino as fazendas de cafeicultura do interior paulista, bem distante da Paulicia. A reforma de So Paulo a reforma do progresso tcnico e da modernizao alcanado atravs da prosperidade econmica. No Rio de Janeiro, a reforma no centro da cidade visava civilizar aqueles que l se dirigiam, civilizar os hbitos e costumes. O estilo de vida confortvel que foi criado na cidade com o desenvolvimento material e a inaugurao da vida balneria foi transferido para a regio sul da cidade, para os novos bairros que surgiam. Em So Paulo, a reforma tambm buscava melhorar as condies de vida, mas principalmente re-construir a cidade a luz do novo desenvolvimento material e econmico que vivia, e isso era realizado no centro da cidade, aos olhos nacionais e estrangeiros. A realizao desses dois empreendimentos Belo Horizonte e So Paulo foi uma alerta para o Rio de Janeiro, que diante da eminncia de ser destituda da funo de capital da Repblica, diante da proposta da Constituio de 1891, via outras regies importantes para o executivo federal se modernizando. Belo Horizonte se colocou como centro de visibilidade dos ideais polticos republicanos. So Paulo era o centro da elite poltica republicana e j estava se tornando o centro econmico do pas atravs da sua poltica agro-exportadora. Estas circunstncias fortaleceram a necessidade da cidade do Rio de Janeiro de se modernizar, acompanhando o desenvolvimento dessa nova estrutura poltica.

1.3. A Capitalidade da Cidade do Rio de Janeiro Neste ponto fazemos a passagem da centralidade capitalidade. O canal por onde se expressou a centralidade da idia de reforma urbana na Amrica Latina foi o revigoramento da capitalidade da cidade.

29

A capitalidade da cidade do Rio de Janeiro um dos elementos da sua historicidade, da sua tradio19. A capitalidade utilizando uma definio dada por Andr Nunes Azevedo est caracterizada pela constituio de uma esfera simblica originada de uma maior abertura s novas idias por parte de uma determinada cidade, o que confere esta um maior cosmopolitismo relativo s suas congneres e uma maior capacidade de operar snteses a partir das diversas idias que recepciona20. Capitalidade no algo esttico ou inerente de uma determinada cidade, mas conquistada atravs das experincias urbanas que circulam no territrio. Dessa maneira, possvel compreender a capitalidade da cidade do Rio de Janeiro observando o desenvolvimento histrico da cidade principalmente entre os sculos XVI e XVIII. No sculo XVI, o Rio de Janeiro era a cidade mais importante depois de Salvador pela sua posio geogrfica ao sul da Amrica Portuguesa. O interesse econmico da regio se diferenciava do interesse do Vice-Reino e conseqentemente se diferenciava tambm dos interesses metropolitanos medida que a vida na cidade se desenvolvia em torno do comrcio, principalmente o comrcio clandestino com o Rio da Prata e o trfico negreiro africano, ou seja, era uma cidade aberta para o exterior, onde o porto atuava como elemento fundamental que trazia dinamismo vida urbana. Este contato com o comrcio interno e externo gerou o espao carioca como lugar de circulao de idias e culturas diversas que seriam assimiladas e processadas pelas referncias culturais da urbe carioca21. A partir de 1776, quando se tornou a capital do Vice-Reino do Brasil, a capitalidade que a cidade desenvolveu enquanto entreposto comercial e cultural, tendeu a ser revigorada com uma participao ativa do poder da metrpole. Em 1808 com a vinda da Famlia Real foi acrescentada capitalidade novas caractersticas como a centralidade poltica e cultural e o
A compreenso que temos de Capitalidade a que foi tratada no Seminrio Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade, realizado na UERJ em 2000, que contou com a participao de vrios historiadores que se dedicam histria do Rio de Janeiro, especialmente os professores Antnio Edmilson Martins Rodrigues Andr Nunes Azevedo, Maria Emlia Prado e Marilene Rosa Nogueira. 20 Andr Nunes de Azevedo. Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. P. 45. 21 Idem, p.48.
19

30

cosmopolitismo. A Centralidade que a cidade recebeu como sede da Famlia Real, ou seja, enquanto centro do pas por onde deveriam passar os principais acontecimentos polticos e culturais, revigorou a capitalidade desenvolvida pela cidade nos dois sculos anteriores. As opes polticas de se afirmar uma civilizao na urbe atravs das iniciativas de D. Joo VI e posteriormente de D. Pedro II, potencializaram os elementos que j existiam na cidade, como, por exemplo, a abertura para o mundo, a circulao de idias e a capacidade de operar snteses sobre o novo. A transformao da cidade em cidade-corte, sede de um projeto civilizador, proporcionou uma dinamizao da vida cultural, dando ares mais cosmopolitas a cidade22, ou seja re-afirmou e revigorou a capitalidade do Rio de Janeiro. Compreendemos que a capitalidade prpria da cultura urbana da cidade do Rio de Janeiro, medida que formada pela historicidade da cidade, por elementos que foram moldando a tradio urbana da cidade enquanto esta se constitua como centro econmico, poltico e cultural do pas. No entanto, no algo inerente cidade, acompanha o desenvolvimento da sua cultura poltica, social, econmica e urbana. Dessa forma um conceito fluido e datado dentro das experincias da cidade.

1.3.1. O Reordenamento na Capitalidade da Cidade do Rio de Janeiro Considerando que a capitalidade no algo esttico, mas fruto da historicidade da cidade, a mesma historicidade que pode possibilitar tambm o reordenamento dessa capacidade de articulao e sntese dentro da cidade em fins do sculo XIX. Foi o que aconteceu com a cidade do Rio de Janeiro no ltimo quartel do oitocentos. A nossa compreenso sobre esse momento de reordenao da capitalidade da cidade do Rio de Janeiro est fundada sobre trs aspectos. Primeiro sobre a existncia de uma populao urbana carioca multiforme, socialmente heterognea, dividida por conflitos e

22

Idem, p.54.

31

interesses internos que no dava sustentao a um governo que representava as foras dominantes do Brasil agrrio23. A Repblica foi um regime esperado como aquele que daria voz s classes excludas do sistema poltico, respaldado na opinio pblica, o que no aconteceu. O segundo aspecto diz respeito fragilidade da instituio do regime republicano. Havia as guerras civis nos Estados do Sul, fragilidade econmica com a queda do preo do caf, base da economia agro-exportadora. A ausncia no Rio de Janeiro de uma fora poltica que sustentasse o regime levou a atuao da elite republicana paulista ao Pacto Federativo, com o objetivo de neutralizar a fora poltica da capital na poltica nacional. Associado a este contexto temos em 1891 a promulgao da Constituio Federal que contribui para a destituio da esfera simblica do Rio de Janeiro. A capital da Repblica deveria ocupar um espao neutro nas foras polticas nacionais, onde um novo pacto de manuteno das estruturas polticas pudesse ser fundado, ou seja, uma nova capital para um novo regime. Conforme ressaltamos que a capitalidade um conceito fluido que obedece s experincias da cidade. Os elementos que historicamente formaram a capitalidade da cidade do Rio de Janeiro tinham se modificado. As atividades porturias no estavam mais concentradas apenas no Rio de Janeiro, o Porto de Santos e Salvador exerciam grande participao na balana comercial brasileira. A capacidade de articulao e embates da populao tinham se perdido entre as diversas correntes de pensamento e ao marcando uma miscigenao de idias e interesses que no convergiam num modelo manifesto. A centralidade oferecida pela atuao da poltica burocrtica da metrpole no existia mais, bem como a prtica civilizadora difundida pelo Imprio, uma vez que na Repblica, o conceito de

23

Argumento desenvolvido por Jos Murilo de Carvalho. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Cia das Letras, 1987.

32

civilizao vai estar submetido ao conceito de progresso material como ideal mximo a ser alcanado pelo pas24. Esta reconfigurao da capitalidade da cidade agravada pelas experincias paulistas onde houve o crescimento de uma elite econmica e poltica, e uma renovao urbana da cidade de So Paulo, que gerou tambm uma forte propaganda dos desenvolvimentos tcnicos e econmicos da cidade em prol do favorecimento da imigrao de mos de obra para a lavoura cafeeira. Por outro lado, a Constituio promulgada em 1891 previa a mudana da capital federal para a regio central do pas, promovendo uma nova capital para a Repblica. Os elementos que durante sculos compuseram a capitalidade da cidade do Rio de Janeiro agora so reordenados, colocados dentro da nova ordem republicana.

1.3.2. A Elite Cafeicultora Paulista Nas ltimas dcadas do Imprio emergiu uma nova fora econmica politicamente organizada no interior paulista - os cafeicultores que tiveram papel decisivo na implementao da Repblica. O Partido Republicano fundado em 1872 tendo como base as oligarquias regionais foi o grande elemento do movimento republicano a dar as bases sociais e polticas para os primeiros anos da Repblica Brasileira. A fragmentao do partido em representaes regionais favoreceu a multiplicidade de interesses, que comearam a predominar sobre o interesse nacional. Em So Paulo o Partido Republicano se organizou de forma mais slida. O ideal republicano professado pelos paulistas buscou identificar seus interesses de classe com os interesses da nao. Assumia dessa forma sua identidade liberal conservadora, ou seja, um regime de veias liberais, mas que no deveria modificar as estruturas econmicas.
24

Conforme trabalho desenvolvido por Andr Nunes de Azevedo. Da Monarquia Repblica: um estudo dos conceitos de civilizao e progresso na cidade do Rio de Janeiro entre 1868 e 1906. Rio de Janeiro: Tese de Doutoramento em Histria. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2003.

33

O perodo da hegemonia paulista na poltica nacional se iniciou em 1894 com a eleio de Prudente de Moraes para a Presidncia. Como os governos antecessores, o perodo foi marcado pela instabilidade poltica. A cidade do Rio de Janeiro estava fragilizada politicamente pela ausncia de foras polticas que sustentasse a institucionalizao do regime, e sede de uma poltica oligrquica que era regida pela poltica agro-exportadora paulista. A confirmao dessa fragilidade poltica foi dada com a Constituio proclamada em 1891.

1.3.3. Os Anos Iniciais da Repblica No obstante os problemas da imigrao, salubridade e epidemias que assolavam a cidade, a passagem do sculo XIX para o XX foi marcada por uma grande fragilidade poltica. At o governo de Floriano Peixoto (1891-1894) a vida na Repblica foi marcada por uma grande movimentao de idias e mentalidades. O novo regime no produziu uma corrente ideolgica de sustentao do poder, mas utilizou um pouco de todas as correntes produzidas pelo pensamento Europeu sem uma preocupao lgica entre elas como, liberalismo, positivismo, socialismo, anarquismo25. A Proclamao da Repblica era esperada por muitos, principalmente a elite intelectual, como um novo regime ancorado na opinio pblica, que viabilizaria a formao de uma comunidade poltica na antiga capital do Imprio. Havia a expectativa de maior participao no poder e de agregao das camadas at ento excludas do jogo poltico. Mas no foi bem isso o que aconteceu naquele perodo. Para os intelectuais e literatos, logo ficou explcito que no seria vivel uma feliz convivncia entre a Repblica poltica e a repblica das letras26.

25

Conforme Jos Murilo de Carvalho. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Cia das Letras, 1987. 26 Termo utilizado para fazer referncia aos escritores e literatos que viviam nas confeitarias a par dos principais acontecimentos polticos da Repblica.

34

Jos Murilo de Carvalho retrata em sua obra Os Bestializados27 o contexto social e poltico dos primeiros anos da Repblica, onde podemos perceber as circunstncias que geraram a fragilidade do regime republicano. A impopularidade da Repblica deveu-se entre outros fatores, principalmente a popularidade do Imprio, pois o Imperador e a Princesa Isabel eram muito estimados entre a maior parte da populao do Rio de Janeiro, principalmente entre escravos e libertos. Segundo Joo do Rio, os pobres eram monarquistas. A perseguio implementada na Repblica contra os capoeiras, os bicheiros e os episdios de destruio dos cortios - principalmente aps o fatdico evento da destruio do cortio Cabea de Porco pelo Prefeito Barata Ribeiro em 1893 contriburam ainda mais para agravar o descontentamento dos populares e tambm dos literrios da poca28. A fragilidade dos anos iniciais da repblica que podemos observar nos acontecimentos da Revolta Federalista (1893-1895), Revolta da Armada (1893-1894), a Revolta de Canudos (1896-1897), a ameaa econmica atravs da queda do preo do caf, so circunstncias que exigiam medidas no sentido de organizar um outro pacto de poder que substitusse o ento realizado pela Monarquia, e que desse estabilidade Repblica. Por outro lado, segundo Jos Murilo de Carvalho era necessrio neutralizar a fora poltica da capital na poltica nacional. A cidade poderia ser a caixa de ressonncia mas no tinha fora poltica, porque havia uma populao urbana multiforme, socialmente heterognea, indisciplinada, dividida por conflitos e interesses internos, que no podia dar sustentao a um governo que tivesse de representar as foras dominantes do Brasil agrrio. O Rio de Janeiro enquanto capital da Repblica no tinha fora poltica prpria para dar sustentao ao regime. Nesse sentido implementada com Campos Salles a chamada poltica dos governadores em 1900. O governo

27

Conforme Jos Murilo de Carvalho. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Cia das Letras, 1987. 28 Segundo Joo do Rio. A Alma Encantadora das Ruas. Rio de Janeiro: Fundao Biblioteca Nacional, 1994.

35

de Campos Salles garantindo a estabilidade econmica possibilita a implementao da Grande Reforma Urbana no governo de Rodrigues Alves29. A expectativa inicial em torno da Repblica, de uma maior participao popular foi sendo frustrada. Os intelectuais, os jacobinos, os operrios, todos esses grupos tiveram de aprender novas formas de participao na vida social. Os intelectuais desistiram da poltica oficial alguns foram para os jornais, outros foram fazer literatura, os operrios se tornaram anarquistas. Foi formado um mundo de participao popular distante do mundo oficial da poltica. Era uma participao de natureza religiosa e cultural atravs das Festas da Penha, Festas da Glria, os entrudos, a convivncia social nas estalagens, nos cortios, as colnias de imigrantes, como a colnia portuguesa, a colnia africana dos amigos da Tia Ciata. So vrias as obras da literatura desse perodo que retratam esse momento, como O Cortio de Aluisio de Azevedo. Durante os quarenta anos do Segundo Reinado, vo ser formadas estruturas de participao dentro da sociedade que emergiram apenas aps a proclamao da Repblica. Foram elementos que assistiram a formao, auge e queda do Imprio e que se formaram dentro das estruturas que sustentavam a Monarquia, e que muitas vezes valeu-se dela como formao intelectual, poltica e econmica. Identificamos nesse contexto dois elementos que emergiram com papel relevante na Repblica e participao ativa na Grande Reforma Urbana, a elite cafeicultora paulista e a elite tcnica dos engenheiros e industriais. A sociedade que neste momento se organizava em torno das associaes de classe, como a Associao Industrial (1870), o Clube de Engenharia (1880), a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro (1883), a Sociedade Nacional de Agricultura (1897), favoreceram debates em toda a sociedade em prol dos melhoramentos necessrios tendo como

29

Conforme Jos Murilo de Carvalho. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Cia das Letras, 1987.

36

referncia terica ideolgica as matrizes do positivismo que propagavam o alcance do progresso atravs do desenvolvimento material e cientfico.

1.3.4. A Constituio de 1891 O primeiro ato do governo provisrio liderado por Deodoro da Fonseca foi convocar uma Assemblia Constituinte em 1890 promovendo uma reviso na legislao que resultou na promulgao da primeira Constituio da Repblica em 1891. A constituio prope entre outras medidas, o federalismo, ou seja, a descentralizao do Governo Federal, a elevao das provncias em Estados e a alterao na arrecadao tributria, atribuindo aos Estados o direito sobre os impostos de exportao e ao Governo Federal a arrecadao dos impostos sobre as importaes. A cidade do Rio de Janeiro ficou enfraquecida na sua referncia na formulao das polticas nacionais, que passou a estar pautada no aumento do poder poltico local que a partir de ento, procurou formular suas polticas em prol de interesses regionais, excluindo a preocupao com um projeto poltico econmico nacional. Outra medida tomada em busca de esvaziar a capital da Repblica das querelas internas que podiam afetar a manuteno da ordem republicana, um espao vazio das multides foi destinado para a sede da nova capital da Repblica, uma rea de 14.400 km2 no planalto central. Na poca, o que parecia um ideal longnquo construir uma nova cidade no planalto distante do centro econmico, foi um ato que marcou o interesse da Repblica de estabelecer um desligamento simblico com a sede do Imprio centralizado. A constituio Federal de 1891 estabelece a Repblica Federativa como regime de governo constitudo pela unio das antigas Provncias agora denominadas de Estados Unidos do Brasil.

37

O Rio de Janeiro, que fora Municpio Neutro desde 1828, com a Constituio passava a Distrito Federal, conforme rege o artigo segundo: continuando a ser a Capital da Unio, enquanto no se der execuo ao disposto no artigo seguinte:
Art 3 - Fica pertencendo Unio, no planalto central da Repblica, uma zona de 14.400 quilmetros quadrados, que ser oportunamente demarcada para nela 30 estabelecer-se a futura Capital federal .

A Constituio prossegue dizendo que efetuada a mudana da Capital, o atual Distrito Federal passar a constituir um Estado. O novo regime poltico previa de imediato uma nova Capital onde as foras polticas podiam ser ordenadas segundo as caractersticas desse novo regime. Compreendemos que reformar a velha capital, insalubre e confusa, era um desafio para perpetuar uma capitalidade que em breve no teria mais a centralidade para afirm-la. A Lei orgnica de 20 de setembro de 1892 definiu o ordenamento institucional da nova unidade federativa. Nesse aspecto havia uma divergncia de interesses entre a escolha do governante do Distrito Federal, havia os que desejavam uma eleio indireta entre os intendentes, outros esperavam uma maior politizao da capital da Repblica, e preferiam a eleio direta pelo voto popular. A opo foi a neutralizao poltica da Capital, definida pela Lei orgnica que previa a escolha do Prefeito do Distrito Federal por indicao do Executivo Federal, cabendo ao Senado referendar a nomeao e os vetos do prefeito, ou seja, dando ao Regime republicano um lugar estratgico no controle poltico da capital, ao mesmo tempo que pulverizava o campo poltico no Rio de Janeiro. A Capital tinha uma tutela federal, administrao municipal e apreciao Estadual dos Senadores da Repblica. Dessa forma, a politizao da cidade, herana histrica e cultural, uma das marca da capitalidade da cidade, foi marcada por uma pulverizao na poltica, seja nos rgos formais que a compunham Congresso, Prefeitura, Conselho Municipal seja nas
30

Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. 24 de fevereiro de 1891.

38

vrias faces da sociedade que se apropriava da poltica sindicatos, clubes, partidos polticos31. A ateno que a erupo poltica no Rio de Janeiro ganhou no olhar republicano pode ser percebida na denncia de fraudes na eleio para Prefeito de 1902, o que levou o ento Presidente Campos Salles a denunciar a falta de legitimidade da poltica carioca e a anulao das eleies municipais. A Capital no foi transferida de imediato para o planalto central conforme definira a Constituio, isso s aconteceu 69 anos mais tarde. No entanto, a poltica implementada por Campos Salles foi um golpe na participao poltica da Capital na Repblica. Para Campos Salles, dos Estados que se governa a Repblica, por cima das multides que tumultuam agitadas, nas ruas da Capital da Unio32. Dessa forma foi hierarquizados dois cenrios, que marcam o princpio da poltica de Campos Salles, a Capital a ser politicamente esvaziada, e os Estados, a serem tomados como lcus do exerccio do poder.

1.3.5. O Clube de Engenharia O Clube de Engenharia foi fundado em 1880 no Rio de Janeiro, como um espao onde uma corrente intelectual brasileira pensava a modernidade atravs de uma modernizao material. Para Gramsci, todo homem intelectual, mas s alguns assumem a funo de intelectual. O intelectual, no sentido gramsciano, todo aquele que cumpre uma funo organizadora na sociedade, elaborado por uma classe em seu desenvolvimento histrico33. Os engenheiros do Clube de Engenharia, enquanto figuras que desempenhavam funes tcnicas, no eram vistos como intelectuais na sociedade. No entanto, por uma definio do trabalho e
31

Conforme artigo de Marly da Silva Motta e ngela Moulin Simes P. Santos. O bota-abaixo revistado: O Executivo Municipal e as reformas urbanas no Rio de Janeiro (1902-2003). Revista Rio de Janeiro, n.10, maio-agosto 2003. p.11-33. 32 Campos Salles. Da Propaganda Presidncia. Lisboa, Rio de Janeiro. Apud CARVALHO, Jos Murilo de. Repblica no Catete. (org.) Maria Alice Rezende de Carvalho. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2001. 33 A Gramsci. A questo meridional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

39

dos discursos que os engenheiros implementavam no espao pblico que nos permite identific-los como intelectuais. Reconhecemos os engenheiros da segunda metade do sculo XIX como membros de uma corrente intelectual brasileira medida que esto ligados a idia da modernidade atravs da modernizao do pas. Esses profissionais no pensavam a tcnica como um fim em si mesma, mas procuravam produzir um conhecimento compartilhado com a sociedade e com as elites polticas, contribuindo com uma restrita, mas existente esfera pblica. Eram professores ligados ao ensino superior e a formao do profissional de engenharia; a produo do conhecimento inclua publicao de livros, artigos, peridicos, discusses e conferncias pblicas. Um desses debates foi realizado em 1900 no Congresso de Engenharia e Indstria promovido pelo Clube de Engenharia. Nesta ocasio houve o discurso do engenheiro Paulo de Frontim a respeito da necessidade de que as obras de saneamento fossem realizadas tendo em vista a dimenso tcnica que deveria reger as medidas necessrias para a resoluo dos problemas urbanos34. No mesmo congresso foi sugerida a criao de uma junta tcnica composta na maioria por engenheiros para redigir um plano de interveno e acompanhar a execuo das obras35. Compreendemos que a centralidade da idia de reforma urbana como caminho para alcanar a modernidade no Brasil republicano era marcada pela idia de uma modernidade tcnica, alcanada atravs do progresso material. A aplicao do saber tcnico dos engenheiros, a necessidade de ampliar um campo de trabalho para essa classe, aliados s necessidades da cidade do Rio de Janeiro, favoreceu o estudo e apresentao de diversos pareceres tcnicos referentes ao saneamento da cidade e as obras de reformas necessrias no espao urbano. Na ausncia de uma ao mdica que
34 35

Revista do Clube de Engenharia. Fevereiro de 1901. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1901. p.137-138. Idem. p.149.

40

respondesse aos surtos de epidemias, constantes entre os anos de 1887 e 1902, os engenheiros produziram vrios pareceres sobre os problemas de salubridade da cidade, com propostas de melhorar as condies urbano-sanitrias e remodelao do espao. Na Repblica os engenheiros foram reconhecidos como uma camada altamente tcnica e qualificada, capaz de responder as necessidades de desenvolvimento tcnico do pas. Este papel foi amplamente assumido pelo Clube de Engenharia durante o governo do Presidente Rodrigues Alves que nomeou importantes engenheiros do Clube como responsveis pelas obras da reforma federal, como Paulo de Frontin, Francisco Bicalho, Alfredo Lisboa e Del Vechio.

1.3.6. O Revigoramento da Capitalidade da Cidade do Rio de Janeiro Desde o sculo XIX as propostas de intervenes de reestruturao da cidade estiveram presentes na vida urbana do Rio de Janeiro. No entanto, por que uma reforma desse porte s foi possvel na repblica? A Repblica ainda lutava pela sua consolidao no incio do sculo XX. No incio desse perodo a Repblica atravessava uma fase bastante difcil, sendo palco de lutas entre as faces ligadas a Floriano e a burguesia cafeeira. A questo poltica se refletiu na prefeitura do Distrito Federal que foi administrada, entre 1889 e 1902, por 19 prefeitos que se sucedem no cargo conforme a oscilao da vida poltica da Repblica. Uma reforma dessas propores foi possvel acontecer naquele momento devido a uma confluncia de fatores polticos, econmicos, sociais e culturais. Havia um respaldo poltico medida que a reforma fazia parte do plano do governo federal para reforma e saneamento da capital da Repblica, tendo sido o prefeito nomeado exclusivamente por sua capacidade tcnica de engenheiro e empreendedor, conhecedor das

41

necessidades da cidade, pois foi ele o principal relator da Comisso de Melhoramentos entre os de 1874 e 1876. Dentre os fatores sociais identificamos naquele momento a transitoriedade dos relacionamentos e das habitaes no centro. Era fcil intervir desapropriando moradias que serviam de casas de cmodos para habitantes recm chegados na cidade que estabelecia com aquele ambiente uma relao de trabalho, estavam ali porque era uma hospedagem de baixo custo e mais prxima do trabalho. No havia uma relao de pertencimento com aquele espao urbano. Enquanto os proprietrios dos imveis viviam nos bairros mais cmodos da zona sul, Botafogo, Catete e Laranjeiras. No aspecto cultural identificamos a centralidade que havia em torno da idia de reforma urbana como caminho de uma nao civilizada rumo a modernidade, o que colocava o Rio de Janeiro enquanto capital federal e grande cidade do Brasil na necessidade de acompanhar esse movimento, que j havia sido iniciado por suas congneres Montevidu e Buenos Aires. O fator econmico que viabilizou a reforma no perodo republicano foi o fato de que a o ideal de civilizar a capital significava o retorno da cidade a centro econmico, a entreposto comercial, e principalmente uma cidade atrativa para a mo-de-obra imigrante, to necessria para a economia cafeeira. Por outro lado, os cofres pblicos tinham sido reordenados no governo de Campos Salles o que permitia uma sade econmica no governo de Rodrigues Alves. O Rio de Janeiro, Capital da Repblica, deveria continuar sendo o carto postal do pas, por sua capitalidade formada por elementos polticos, econmicos, sociais e culturais, embora sofresse um processo de esvaziamento poltico. Como representante da civilizao que estava sendo construda a cidade deveria atender a objetivos prticos no incio do sculo

42

XX. O Brasil estava comprometido, desde o Imprio, com os ideais modernos, principalmente a civilizao, o progresso e a cincia. Revigorar a capitalidade do Rio de Janeiro significava reafirmar a opo do pas pelo progresso, pela tcnica, pela civilizao. Dessa forma, o revigoramento da capitalidade da cidade do Rio de Janeiro estava ligada a uma questo de centralidade social e cultural do pas, ou seja, um cosmopolitismo. A hiptese central levantada por este trabalho a de que a opo civilizadora promovida por Pereira Passos na reforma urbana municipal buscou revigorar a capitalidade do Rio de Janeiro, tema do nosso prximo captulo.

43

Captulo 2 O Carter da Idia de Civilizao na Reforma Urbana de Pereira Passos 1903 1906
Como isso mudou! Ento de uns tempos para c, parece que essa gente est doida; botam abaixo, derrubam casas, levantam outras, tampam umas ruas, abrem outras... Esto doidos!!! Lima Barreto, Recordaes do escrivo Isaias Caminha. So Paulo: Brasiliense, 1976, p.58.

2.1. Os Primeiros Projetos de Interveno na Cidade Sculo XIX A cidade no sculo XIX refletia, na sua interpretao, as diversas influncias culturais e ideolgicas do momento elaboradas segundo as necessidades e circunstncias, de acordo com seus interesses e sua prpria histria. Essa autenticidade se manifestava pela explicitao que se impunha sobre as construes e as grandes obras numa imagem de pujana que se projetava sobre a cidade, onde se revelavam as dualidades entre um aparato suntuoso e uma intimidade modesta, como as ricas fachadas da Avenida Central e as casas de cmodos da Praa XI. Uma reflexo sobre as cidades brasileiras pe em evidncia suas peculiaridades dentro do sistema de colonizao portuguesa. A vida urbana incipiente foi se desenvolvendo em torno das atividades de produo da Colnia. Segundo censo de 1873 havia 10 milhes de habitantes no Brasil, sendo que apenas 5,9% viviam em reas urbanas. J em 1900, eram 17 milhes de habitantes com 9,4% vivendo nas cidades36. O processo que indica a transformao do pas em uma sociedade urbana se iniciou em meados do sculo XIX a partir do desenvolvimento econmico e de mudanas sociais provocadas por fatores externos e internos como a gradativa lei de abolio da escravido, o incio do processo de imigrao e o

36

Censo 1874.

44

crescimento da rede ferroviria de transportes, favorecendo o exerccio de uma atrao da cidade e a resposta atravs de uma maior mobilidade social. O termo urbanismo recente, o dicionrio Larousse define-a como cincia e teoria da localizao humana37. Segundo Franoise Choay a sua criao remonta ao surgimento de uma realidade nova no fim do sculo XIX causada pela sociedade industrial que criou uma disciplina nova no espao urbano. Nasce como rea de estudo privilegiada de arquitetos e urbanistas e se institucionaliza enquanto disciplina e campo de saber em meados do sculo XX. A cidade foi vastamente analisada pela sociologia, entre os sculos XIX e XX de forma descritiva e estatstica para entender o crescimento urbano. Surgiu como conceito sociolgico referindo-se a movimentos migratrios e de crescimento demogrfico que provocaram o crescimento das cidades modernas. Houve tambm uma viso dos pensadores polticos em uma crtica da cidade ligada a uma crtica da sociedade industrial. A urbanizao, enquanto conceito arquitetnico urbanstico, est associada a transformaes materiais da infra-estrutura urbana, como saneamento, eletrificao, regulao de transportes, suprimento de gua e esgoto, ou seja a introduo dos instrumentos necessrios ao desenvolvimento da cidade moderna. O novo interesse que a vida urbana passou a desempenhar no sculo XIX fez emergir diversas obras de remodelao de cidades e capitais, seja na Europa como tambm na Amrica Latina, correspondendo a um perodo de centralizao da idia de reforma urbana para a modernidade ocidental. A remodelao referia-se a criao de novos bairros residenciais, embelezamento da cidade, abertura de praas e jardins, com uma evidente correspondncia com os modelos europeus nas dimenses das ruas, nas construes neoclssicas, na arborizao, embora sem

37

Franoise Choay. O Urbanismo. Utopias e Realidades. Uma Antologia. So Paulo: Perspectiva, 1992. p.2.

45

origem programtica, tendo como resultado uma valorizao local do estilo. Por outro lado teve como perspectiva o desenvolvimento comercial e sanitarista atravs da ampliao do porto e de adoo de medidas higinicas. As primeiras iniciativas no campo da interveno na cidade do Rio de Janeiro datam da primeira metade do sculo XIX, dirigidas a questo sanitria da cidade, com obras hidrulicas de drenagem de pntanos, aterramento de manguezais e lagoas. At ento a cidade se comprimia entre os morros do Castelo, de Santo Antnio, de So Bento, da Conceio e Pedro Dias e o Mangue de So Diogo, que ocupava toda a rea desde o Campo de Santana at a vrzea do canal do Mangue onde desaguavam os rios Maracan, Comprido e Joana38. Na segunda metade do sculo XIX houve uma grande mudana nesse espao urbano. A populao do Rio de Janeiro mais do que dobrou entre 1821 e 1870, passando de 110 mil para 235 mil habitantes. Durante a primeira metade do sculo a cidade viu a chegada da Famlia Real e a Independncia de Portugal. O status de capital do Imprio a transformou do ponto de vista simblico, criando novas necessidades materiais. Economicamente a cidade dinamizou a sua funo de centro mercantil, especialmente aps 1830 com a produo de caf para exportao. Neste contexto de mudanas na cidade, surgiram nos anos de 1870, atravs da solicitao Municipalidade por parte de pequenos empreendedores e grandes empresas, vrias peties em prol de abertura, prolongamento e alargamento de ruas que permitisse uma melhor circulao na cidade, construo de prdios para moradias e comrcios e grandes obras pblicas como abertura de tneis, construo de um novo cais e demolio de morros. O projeto de Manuel Pereira Reis apresentado em 1889 propunha a abertura de uma avenida que atravessaria o Morro do Castelo por meio de um tnel39. Outros eram ainda mais ousados, como Francisco Gonalves Siqueira que props em 1890 a construo de uma nova
38 39

Luis Edmundo. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. p.584 Arquivo Geral da Cidade. Cdice 32-4-18 fls. 37,38,105,106.

46

capital para a Repblica, a ser construda entre a Estao Ferroviria Central do Brasil e os rios Pavuna e Meriti40. Interessante citar ainda dois outros exemplos de projetos pretensiosos que surgiram na poca do Encilhamento propondo a reforma total do centro da cidade, o do Dr. Joaquim Galdino Pimentel41, apresentado tambm em 1890, sugeria a construo de cinco praas na zona central, sendo uma delas em rea a ser aterrada junto ao mar. Outro projeto era de Cordoville propondo a reconstruo de toda a rea central e a criao de uma linha de bondes elevada, correndo sobre a cobertura dos prdios42. Muitos empreendedores particulares que solicitaram concesses no sculo XIX tornaram-se nomes destacados no governo municipal, na administrao de empresas pblicas, na engenharia e no comrcio. So exemplos: Francisco Pereira Passos, que na ocasio em que era presidente da Companhia So Cristvo, obteve a concordncia e autorizao dos acionistas para adquirir de Giuseppe Flogiani seu projeto de abertura de uma grande avenida no Centro43. Paulo de Frontim, presidente da empresa Industrial Melhoramentos do Brasil, a qual recebeu concesso para realizar obras no cais e apresentou projeto de abertura de vrias ruas em Botafogo44. Carlos Sampaio, que recebeu concesso para derrubada do Morro do Castelo e abertura do Tnel Joo Ricardo45. Andr e Antnio Rebouas, que em 1871 pediram autorizao do Governo Imperial para construir um cais, um boulevar e um bairro martimo junto ao Calabouo46. Vieira Souto, que apresentou na dcada de 1870 proposta para a abertura de uma avenida Beira Mar e de obras para construo de um novo porto47, e obteve em 1885 a concesso para construo de vilas para os trabalhadores48. As obras do porto

Arquivo Geral da Cidade. Cdice 32-4-46 fls. 98 e 99. Arquivo Geral da Cidade. Cdice 32-4-6 fls. 47 e 48. 42 H. Cordoville. Reconstruo e Saneamento da Zona Comercial da Capital Federal. Rio de Janeiro, Imprensa MontAlverne, 1892. p. 15. 43 Giuseppe Fogliani. Projeto de Melhoramento na Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Typografia Ligh Borbonovo, 1903, p. 17. 44 Arquivo Geral da Cidade, Cdice 32-4-25. fls. 133 e 135. 45 Arquivo Geral da Cidade, Cdice 32-4-40. fls. 101 e 102. 46 Arquivo Geral da Cidade, Cdice 32-3-13 fls. 46 47 Arquivo Geral da Cidade, Cdice 32-1-4 fls. 167. 48 O projeto se encontra na Revista dos Construtores, junho de 1888.
41

40

47

foram as mais concorridas para concesses, em 1890 pediram concesso para a construo de um novo cais, Raymundo Castro Maia, Cndido Gaffre e Eduardo Guinle49. A justificao para a apresentao dos projetos junto ao Poder Pblico era que as obras trariam benefcios para a cidade, de modo geral em trs aspectos: melhoria das condies de higiene pblica com a abertura de ruas largas e alongamento de outras que proporcionariam melhor circulao do ar; embelezamento da cidade, com a construo de prdios novos e modernos; e a facilidade do trnsito e circulao na cidade. Os projetos relativos periferia justificavam-se da mesma forma, com especial nfase na necessidade de melhorar as condies de salubridade. A abertura de novas vias melhoraria a ventilao, diminuiria a aglomerao de moradias e o nmero de casas anti-higinicas, numa aluso aos cortios existentes nessas reas. Nesses planos havia tambm a proposta de construo de casas para os trabalhadores. Em troca das melhorias que dariam a cidade os peticionrios requeriam incentivos como direito sobre a desapropriao de prdios e terrenos numa faixa de 30 a 60 metros de largura para cada eixo das avenidas projetadas; iseno de pagamento de taxas como sobre a gua, iseno do pagamento do impostos de transmisso, do imposto de importao de materiais de construo e at garantia de juros sobre o capital empregado. Alguns projetos foram considerados melhoramentos de real utilidade pblica e seus peticionrios receberam as devidas concesses. No entanto, muitas obras nunca foram realizadas devido s dificuldades legais para a desapropriao dos edifcios. Algumas concesses foram extintas, outras foram adquiridas pelo governo nas vsperas da reforma urbana. Na poca do Encilhamento, perodo de grandes especulaes financeiras, o espao urbano da cidade do Rio de Janeiro tornou-se objeto de cobia a extrao de lucros. O

49

Arquivo Geral da Cidade, Cdice 32-4-25.

48

objetivo dos empreendedores era conseguir o direito de desapropriao sobre terrenos construdos, realizar alguns melhoramentos ou reconstruir os edifcios e vend-los a preos muito elevados. Um parecer de 1892 sobre diversos projetos enviados a Municipalidade referente abertura de ruas no bairro de Botafogo ilustra essa situao: Os peticionrios s visam obter terreno barato para novamente edificar na zona de 60 metros que pedem para desapropriar, inutilizando um nmero extraordinrio de magnficas habitaes higienicamente construdas.50 Outro parecer afirma A sem-cerimnia com que um certo nmero de cidados procura obter terrenos a pequeno preo para edificar dentro da melhor rea da cidade, lesando o interesse particular e acobertado por um pseudo-impulso altrustico(...) e conclui que (...) inadivel um paradeiro a essas concesses que jamais so levadas a efeito".51 Foram tantos projetos e concesses que, em documento de 1891, a Secretaria de Negcios do Interior recomendou ao Conselho de Intendncia Municipal.
No intuito de promover o melhoramento das condies materiais da Capital da Repblica (...), a adoo de providncias em ordem a ser organizado, com a possvel urgncia, um projeto detalhado e minucioso dos melhoramentos que nesse particular convenha levar a efeito de modo harmonioso e sistemtico em toda a rea urbana do Distrito Federal e subrbios circunvizinhos.52

medida que um campo tcnico ia se consolidando no Rio de Janeiro foram surgindo debates e propostas em torno da questo da necessidade de reforma e saneamento da capital. Uma delas foi organizada pelo engenheiro Antnio de Paula Freitas em 1884 dentro do Instituto Politcnico. Outra em 1896 apresentada pelo vice-presidente da Repblica, Manuel Vitorino Pereira. Uma terceira realizada em 1900 no Congresso de Engenharia e Indstria realizado pelo Clube de Engenharia. Nestes debates o que mais emergia no era a questo tcnica, mas a questo administrativa que dizia respeito aos recursos financeiros para a
50 51

Arquivo Geral da Cidade. Cdice 32-1-7 fls. 110. Arquivo Geral da Cidade. Cdice 33-1-7. 52 Arquivo Geral da Cidade. Cdice 33-1-7 fls. 41.

49

realizao das intervenes, pois o saneamento do Rio de Janeiro no poderia se restringir ao Municpio, uma vez que a municipalidade sozinha no poderia arcar com os custos desta tarefa.

2.1.1. A Comisso de Melhoramentos - 1874-1875 O saneamento foi um problema comum as grandes cidades em crescimento. No Rio de Janeiro, a partir da dcada de 1870, aumentou a freqncia com que as epidemias assolavam a cidade. As epidemias eram um agravo para a economia do pas, ameaando a sobrevivncia e a reproduo da mo-de-obra. A fama de insalubridade provocava a excluso do porto do Rio de Janeiro das rotas da maioria dos navios, com evidente prejuzo na entrada de capitais e na chegada de imigrantes estrangeiros para o trabalho na cafeicultura. Em 1870 Joo Alfredo Correia de Oliveira assumiu o cargo de Ministro dos Negcios do Imprio. Joo Alfredo chegou no gabinete trazendo boas impresses a respeito de obras de melhoramentos testemunhadas por ele no Par, onde foi Presidente de Provncia, e em sua cidade natal, Recife, e dentro deste esprito em 1872 apresentou, de prprio punho, um plano de ajardinamento do Campo da Aclamao, cujo objetivo principal era conferir quela parte da cidade um ar mais salubre e proporcionar um clima mais clido53. O plano mais ambicioso de Joo Alfredo ocorreu em 1874, quando nomeou uma comisso de engenheiros denominada Comisso de Melhoramentos da Cidade do Rio de Janeiro, dando a incumbncia de formular um plano geral de reformulao da cidade54. Para tanto chamou para chefi-la o engenheiro Jernimo Jardim, ex - Inspetor de Obras Pblicas do Imprio, o engenheiro Francisco Pereira Passos, ento Consultor Tcnico do Ministrio da Agricultura e Obras Pblicas, e o engenheiro civil Marcelino de Moraes Jardim. A partir deste
53 Jos Pereira do Rego. Ofcio do Presidente da Junta Central de Higiene Pblica sobre as providncias necessrias para a salubridade da Capital do Imprio. In: BRASIL. Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Joo Alfredo Correia de Oliveira. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1872. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1873. Anexo F. p.102. 54 BRASIL.Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Joo Alfredo Correia de Oliveira. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1874. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1875. p.70.

50

momento todas as questes referentes s obras pblicas ficaram a cargo dos engenheiros do Imprio cancelando assim todos os contratos com particulares, marcando o surgimento de uma burocracia profissional dentro do governo55. Este tambm um momento de consolidao da engenharia como uma elite tcnica e intelectual com capacidade de pensar solues para o pas. A Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro trabalhou de 1874 a 1876 formulando propostas de obras de melhoramentos para a cidade. Neste perodo produziu dois relatrios, o primeiro publicado em 12 de janeiro de 1875 e o segundo em 29 de fevereiro de 1876, que tratavam de transformaes necessrias no contexto urbano, designando os melhoramentos desejveis e aqueles mais urgentes.
Cumpria-nos designar a largura das caladas e passeios laterais nas novas ruas e praas, e a altura das arcadas ou prticos contnuos no caso de haver vantagem em cobrir os passeios com estas construes; indicar quais as ruas que devem ser desde j abertas ou alargadas e retificadas, e aquelas cujo alargamento e retificao devem ser feitos medida que se reedificam os prdios existentes, a fim de que tais reedificaes fiquem subordinadas aos novos alinhamentos adotados; propor, finalmente, todos os melhoramentos que possam interessar salubridade pblica (...) ocupando-nos especialmente do dessecamento dos terrenos e aterro dos pntanos, e indicando as regras essenciais que devem ser observadas na construo das habitaes56.

O primeiro Relatrio da Comisso tratava da parte chamada arrabalde, abrangendo as freguesias do Engenho Velho, Andara, So Cristvo, Catete e Botafogo e o canal do Mangue, formulando tambm as regras para a construo de casas particulares. Para estas freguesias as propostas eram de alargamento e retificao das ruas e a abertura de algumas grandes vias, os boulevares, cujo objetivo era ligar o Campo da Aclamao raiz da Serra do Andara57. Nas freguesias de So Cristvo, Catete e Botafogo,

Conforme Maria Alice Rezende de Carvalho. O quinto sculo. Andr Rebouas e a construo do Brasil. Rio de Janeiro: Revan/IUPERJ-UCAM, 1998. p.211. 56 Arquivo Geral da Cidade. Cdice 80-5-11. Apresentao do redator do Primeiro Relatrio da Comisso de Melhoramentos da Cidade do Rio de Janeiro. 1875. p.1. 57 Francisco Pereira Passos, et alli. Primeiro relatrio da Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Joo Alfredo Correia de Oliveira. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1875. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1876. p.5.

55

51

as obras propostas se limitavam ao alargamento de ruas e construes de praas, alm de sugestes de construo de um sistema de esgoto subterrneo em substituio ao j existente58. Para elevar as condies higinicas destes bairros foi concentrada a ateno sobre a obra de saneamento do Mangue, considerado foco permanente de infeco miasmtica e responsvel pela insalubridade de toda aquela rea. A Comisso propunha o prolongamento do Canal do Mangue de um lado at a Serra do Andara, e de outro lado at o mar. Nas proximidades da Serra recolheria as nascentes de guas provenientes da montanha, onde canalizadas, formariam um lago entre a Rua do Andara Grande, hoje Baro de Mesquita e o Boulevard 28 de Setembro, prximo de onde seria projetado tambm pela Comisso a Universidade do Rio de Janeiro, o Horto Botnico e o Jardim Zoolgico. O canal destinava-se principalmente ao dessecamento dos pntanos e terrenos alagadios existentes naquela regio. A cheia do canal do Mangue permitiria sua navegao para transporte de cargas para a construo, passageiros e at para recreao, (...) fazendo desaparecer aqueles pntanos to prejudiciais sade pblica e de to repugnante aspecto, e convertendo-se assim os alagadios em terrenos teis de sabido valor pela posio que ocupam em relao ao mar59. A proposta previa tambm a construo de um cais da Ponta da Chichorra at a Praia dos Lzaros, estabelecendo assim, comunicao direta entre os bairros de So Cristvo e Gamboa. Uma vez construdo o cais e aterrado o espao prximo ao Saco de So Diogo, seria instalado ali uma estao da Estrada de Ferro D. Pedro II. Um ramal ferrovirio acompanharia a margem esquerda do canal at o cais e prosseguiria sobre uma ponte de mais de 500 metros de extenso, at encontrar fundo suficiente para a atracao de navios de grande calado. O objetivo deste ramal e do novo cais era evitar os congestionamentos das ruas estreitas do centro pelo trnsito de mercadorias entre a estao ferroviria e o porto:
58 59

Op. Cit. p.7 Op. Cit. p.5.

52

Construda a estao martima da Estrada de Ferro D. Pedro II, os gneros de exportao que por esta vm podem ali ser arrumados e transferidos depois para bordo dos navios, sem necessidade de serem baldeados, como hoje se faz, atravs das ruas da cidade, e em carroas pesadas, que tanto dificultam a circulao de outros carros. Admitindo-se mesmo que muitos exportadores queiram embarcar seus gneros nos trapiches da cidade, a baldeao pode se fazer por mar muito mais facilmente do que por terra60.

As duas ltimas obras projetadas pela comisso eram uma capela ao lado direito da Estrada de Ferro D. Pedro II, e uma grande praa de mercado junto bacia onde o canal bifurcava; l poderiam chegar, com facilidade, verduras e outros gneros transportados por ferrovia, e em embarcaes pelo canal. To logo foi apresentado, este relatrio sofreu inmeras crticas inclusive de outros engenheiros por no ter priorizado a parte central da cidade onde os problemas eram mais graves. Pereira Passos respondeu em um artigo publicado no Jornal do Comrcio onde defendia a escolha destas freguesias, pois nestes locais seria possvel iniciar as obras sem grandes problemas, por ter um terreno menos acidentado e ter menos construes. Com a normatizao devida para as ruas e construes, seria possvel mais tarde deslocar a populao da parte central para os arrabaldes61. Avaliando as medidas propostas pela Comisso no Primeiro Relatrio compreendemos aspectos importantes na viso que estes trs engenheiros tinham sobre a experincia na cidade. As obras seriam iniciadas nas freguesias do arrabalde que por ser uma rea menos habitada que as freguesias do Centro, as obras teriam um impacto menor em termos de prejuzos particulares e transtornos aos habitantes. As obras nestas localidades exigiam um volume de capital inferior s intervenes que seriam necessrias no Centro; as edificaes dessas freguesias tinham valor menor, e no estavam construdas to prximas umas das outras como as edificaes do Centro, o que viabilizava as demolies.

Op. Cit. p.6. Francisco Pereira Passos. O Melhoramento da cidade do Rio de Janeiro. Respostas s crticas a Comisso. Jornal do Comrcio, Rio de Janeiro, Fevereiro de 1875. Gazetilha, p.2.
61

60

53

Houve certamente uma valorizao daqueles bairros que ofereciam melhores condies para o desenvolvimento da cidade. Aps a concluso das obras, essas freguesias teriam mais espao livre para construes que poderiam servir a habitao daqueles que viviam no Centro. No uma opo de excluir a populao do centro da cidade, mas a opo de proporcionar uma melhor habitao, circulao e vivncia na cidade. A respeito disso explicita o relatrio que:
Sua grande extenso em plancie permite dar as ruas que ali se abrirem tal expanso necessrias, e proporcionar populao da cidade amplo espao para edificao de casas com jardins que tanto convm salubridade do pas. (...) A circunstncia mesma de achar-se aquela localidade rodeada de montanhas cobertas de vegetao onde nascem mananciais de gua pura, concorrer para amenizar o rigor da estao calmosa, e para purificao do 62 ar por tantas causas viciado em uma grande cidade .

Na segunda metade do sculo XIX houve um intenso crescimento das freguesias nos arredores do centro da cidade, como Andara, Caju, Pedregulho, Sade, Catumbi e Rio Comprido. Como constatao desse desenvolvimento encontramos a fundao da Companhia de Ferro Carril de Vila Isabel em 1872, por iniciativa do Baro de Drummond, e a Companhia Imobiliria em 1873, pelo Baro de So Francisco. A Companhia de Ferro Carril fazia a ligao das freguesias do Andara, Graja, Vila Isabel, Aldeia Campista, So Francisco Xavier e Engenho Novo com a Rua Uruguaiana. A Companhia Imobiliria ficou a cargo da venda dos terrenos adquiridos pelo Baro de Drummond segundo a planta do novo bairro que era fundado homenageando a Princesa Isabel. Ao mesmo tempo em que se fundava o bairro de Vila Isabel, o crescimento das linhas de transporte favorecia a urbanizao das freguesias de Tijuca e Campo de Santana63. Neste sentido, as obras propostas como a criao de avenidas que faziam a ligao do centro com esses novos bairros, ao mesmo tempo que proporcionavam novos espaos de
62

Francisco Pereira Passos, et alli. Primeiro relatrio da Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Joo Alfredo Correia de Oliveira. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1875. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1876. p.6. 63 No sculo XIX e at incio do XX no era utilizado o termo urbanismo, eram utilizados os termos embelezamento e melhoramento para designar as obras de melhorias na cidade.

54

habitao adequada, proporcionava um acesso estvel ao centro da cidade, uma livre circulao entre os bairros, o que demonstra que a Comisso tinha uma concepo orgnica sobre a cidade, ou seja, percebiam que a vida no Rio de Janeiro se tornava dinmica, no bastava uma ao voltada para o centro da cidade, havia uma compreenso de que a cidade no se reduzia ao centro mas era composta pelas diversas freguesias que se desenvolviam e outras que se iniciavam. Segundo Franoise Choay, a concepo organicista da cidade tem uma idia de integrao urbana que v as diversas funes e realidades da cidade de maneira integrada, percebendo a cidade dentro de uma totalidade, dessa maneira o projeto de reordenamento deve ter uma funo de integrar a cidade. Esta a grande novidade que os engenheiros da Comisso de Melhoramentos aplicam no projeto para a cidade. A opo por desconsiderar a demolio das habitaes das Ruas Conde dEu, Engenho Velho, hoje Haddock Lobo e Andara versa sobre a conscincia de que naquele momento no existia uma legislao clara sobre desapropriao que viabilizasse as obras. Conforme descrito pelo redator do Primeiro Relatrio, as obras foram propostas primeiramente segundo necessidades mais urgentes, depois como medidas mais aconselhveis. Outras medidas aconselhveis pela Comisso era a modificao na legislao de desapropriao. Propunham modificar a Lei 353 de 12/7/1845, e o Regulamento de 27/10/1855 da Lei de 10/07/1855 sobre desapropriao. A proposta de construo de um cais entre a Ponta da Chichorra e a Praia dos Lzaros demonstra a preocupao que a Comisso tinha com a desobstruo do centro da cidade e a viabilizao de um processo mais gil de carga e descarga no transporte martimo. O Cais viabilizaria diminuir o nmero de carroas que faziam o transporte de mercadorias para o porto localizado no centro, que com suas ruas estreitas sofria com o constante trfego.

55

Em anexo apresentado junto ao relatrio, so explicitadas as normas para a construo de habitaes particulares. Foram estabelecidos padres para a altura das fachadas, altura dos andares, a construo das paredes dos prdios com tijolos, material incombustvel durvel e boa argamassa, a espessura adequada das paredes, o uso de latrinas para o esgoto, a abertura de janelas em cada cmodo da casa e o encanamento do esgoto. Neste aspecto, os engenheiros foram unnimes em condenar os homens prticos sem instruo profissional, como incapazes de construir as habitaes necessrias ao conforto e a higiene. A Comisso propunha a nomeao, para cada distrito da cidade, de um engenheiro ou arquiteto, a exemplo dos district surveyors existentes na Inglaterra, para examinarem os planos de construo e fiscalizarem as obras, fazendo assim cumprir o conjunto das normas tcnicas que deviam presidir a construo das casas particulares. O segundo relatrio foi apresentado em 1876 ao ento Ministro dos Negcios do Imprio, Conselheiro Jos Bento da Cunha e Figueiredo, dentro de uma perspectiva que identificava as obras necessrias para a cidade do Rio de Janeiro com as intervenes que estavam sendo realizadas nas principais capitais europias. Percebemos na introduo do segundo relatrio da Comisso a presena da idia de centralidade sobre as reformas urbanas que marca as principais capitais do sculo XIX.
Paris que tem pretenses de ser a capital do mundo civilizado, foi a primeira a dar o exemplo de abertura de novas ruas e reconstruo em grande escala, que a princpio foram consideradas como obras meramente de luxo e de aformosamento para atrair o grande capital e maior nmero de estrangeiros. Entretanto, os resultados econmicos obtidos nos primeiros ensaios, os benefcios que resultaram para a salubridade pblica da substituio de casas antigas, mal construdas, por prdios novos feitos com todas as condies de conforto, e as vantagens colhidas para facilidade de circulao, animaram o governo Francs a empreender reconstruo semelhante segundo um plano geral e metdico em todos os bairros da cidade, e largas ruas e avenidas ornadas de elegantes casas, tm ido pouco a pouco substitudo os quarteires antigos, onde a populao apinhava-se em casas insalubres, desprovidas das acomodaes necessrias64.
64

Francisco Pereira Passos, et alli. Primeiro relatrio da Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Jos Bento da Cunha e Figueiredo. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1876. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1877. p.2.

56

Os engenheiros estavam atinados no s com as mudanas ocorridas em Paris, mas tambm com as transformaes que ocorriam em outras cidades da Europa como, Bruxelas, Londres e Viena.
Viena fez arrasar suas trincheiras e onde estas existiam, admitiram-se hoje magnficas ruas que se estendem pelo corao da cidade. Bruxelas que no constam mais habitantes que o Rio de Janeiro, fez abater extensos quarteires e abrir novas avenidas. Londres, onde as casas tm valor incalculvel e os ingleses, considerados o povo mais conservador do mundo, no hesitaram em rasgar ruas largas e levantar elegantes prdios naquele labirinto de ruas estreitas e sinuosas65.

A Comisso expe uma idia que est presente em todo o Segundo Reinado, da grandeza e vocao do Brasil.
A cidade do Rio de Janeiro j importante pelo seu comrcio, riqueza e populao tem em si um futuro imenso que lhe garantem sua situao geogrfica e a circunstncia de ser a capital de um dos mais extensos e mais frteis pases do mundo. Entretanto nada se tem feito at hoje para dot-la de construes apropriadas ao nosso clima de ruas que estejam em relao com as necessidades de seu trfego e satisfaam as imperiosas exigncias de higiene pblica66.

Dando continuidade as propostas apresentadas no Primeiro Relatrio, a Comisso continua com seu propsito de melhorar as condies de higiene e salubridade da cidade.
Se queremos ver melhorado o estado sanitrio do Rio de Janeiro, absolutamente indispensvel acabar com esse sistema de distribuio das casas, em que deixam os quartos de dormir sem janelas que so os meios de renovar o ar. Cada uma dessas alcovas midas e escuras, onde dormem vrias pessoas, guarda-se roupa suada, ajuntam-se guas sujas e outras imundices, uma fonte perene de febre amarela, tifo, e outras melstias, cujas causas se procuram alhures67.

Em nvel operativo, as obras propostas se iniciam na parte comercial da cidade, entre a Praa da Aclamao, os Morros de Santa Tereza, Santo Antnio e Castelo e o litoral, dividindo-se em trs propostas:

65 66

Op. Cit. p. 2. Op. Cit. p. 2 67 Op. Cit. p. 3

57

a) Abrir comunicao entre o centro do grande comrcio de exportao e importao, os trapiches e a Estao Central da Estrada de Ferro D. Pedro II; b) facilitar a renovao do ar e permitir a introduo das brisas do oceano tornando mais cmoda a circulao entre os vrios pontos da cidade; c) facilitar o escoamento das guas pluviais e o aterro dos pntanos68. O primeiro trecho selecionado a ligao entre os dois pontos mais importantes para a produo: o porto e a Estao Central da Estrada de Ferro Pedro II, a fim de tornar mais eficiente a circulao da mercadoria. Esta mesma ligao devia servir como comunicao entre a Estao Central e o centro comercial da cidade. No que dizia respeito s reformas do traado urbano propunha o alargamento da Rua de So Joaquim, pelo lado direito e o seu prolongamento at uma nova rua projetada entre a Rua dos Ourives e Uruguaiana, e posteriormente at o largo de Santa Rita69, que veio a ser mais tarde, na reforma de Pereira Passos, a abertura da Rua Marechal Floriano, que acabou por fazer desaparecer a Rua de So Joaquim. Propunha ainda o alargamento da Rua Visconde de Inhama, em toda a sua extenso, e o alargamento e retificao da Rua da Prainha, entre Ourives e o litoral e o prolongamento da mesma at a estreita de So Joaquim. O alargamento de vrios pontos da Rua da Sade, da Rua de So Bento e a abertura de uma nova rua, comeando na Prainha e passando pelas ruas do Ourives, Uruguaiana e Largo da Carioca, e seguindo em linha reta, passando pela Gonalves Dias at o Largo da Me do Bispo70. Um maior requinte dedicado rua 7 de Setembro, querendo torn-la a mais elegante rue de Rivoli carioca, juntamente com a idia de construo de um novo Pao, entre as ruas 7 de Setembro, rua do Carmo,

68 69

Idem, p.5. Francisco Pereira Passos, et alli. Primeiro relatrio da Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Jos Bento da Cunha e Figueiredo. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1876. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1877.p.24. 70 Idem. p25.

58

Assemblia e Praa Pedro II. previsto um novo cais que, do Hospital da Misericrdia, corre at o Morro da Viva, com 40m de largura. Percebemos que o Segundo Relatrio bem mais audacioso que o anterior. As propostas so apresentadas com hipteses alternativas que consideram a possibilidade de uma modificao total na parte central da cidade. Inicialmente so apresentadas obras para alargamento de ruas, mas segundo o redator, abrir novas ruas mais barato que alargar as ruas j existentes. Assim, de acordo com a concesso do governo ao Comendador Joaquim Antnio Fernandes Pinheiro, para o arrasamento do Morro de Santo Antnio e do Morro do Senado, conforme a indicao dos higienistas, a Comisso versa sobre a possibilidade de abertura de novas ruas no centro da cidade aps o arrasamento dos principais morros. Uma nova rua seria aberta partindo do lado do Morro do Santo Antnio, atravessando o Convento Dajuda passando atrs da Escola Municipal So Jos. Essa nova rua deveria alterar a fachada do Teatro D. Pedro II, mas segundo a Comisso no importava porque ali no havia obra importante de arquitetura. Outra rua seria traada entre a Rua da Misericrdia e o mar, cuja direo seria dada aps o arrasamento do Morro do Castelo. Outra rua seria aberta entre as ruas Evaristo da Veiga, Riachuelo, Conde dEu, Visconde do Rio Branco e Carioca, dependendo do arrasamento do Morro de Santo Antnio e do Morro do Senado. O projeto procura ao mesmo tempo satisfazer as condies de beleza e salubridade, valendo-se tambm do contedo dos projetos formulados ao longo do perodo Imperial. No que diz respeito s habitaes populares, a Comisso estabelecia regras para as construes, onde opinava desde a altura e espessura das paredes internas e externas dos edifcios at a disposio dos cmodos71, um bom exemplo o artigo de nmero 22 onde estabelece que cada cmodo deveria ter uma abertura de pelo menos 1metro para a rua ou

71

Francisco Pereira Passos, et alli. Primeiro relatrio da Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Jos Bento da Cunha e Figueiredo. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1876. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1877. p.19.

59

para o quintal72, e tais regras, sempre tendo como orientao as diretrizes da Junta Central de Higiene, se aplicavam a novos prdios e tambm para os antigos, que deviam, inclusive ser demolidos caso houvesse necessidade73, pois estas eram uma das responsveis pelo pssimo estado de salubridade da capital do Imprio. A prpria Junta Central de Higiene, em seu relatrio do ano de 1874 j havia assinalado que as casas insalubres e sem ventilao como so os cortios e estalagens eram a causa da febre amarela uma vez que era onde se abrigavam mais de 20.000 almas, muitas quaes em grande misria74. Doravante todas as propostas feitas pela Comisso de Melhoramentos, a grande reforma urbana que a cidade necessitava no foi implementada nesse perodo. A crise poltica e financeira pela qual passava o Imprio, com o fim da Guerra do Paraguai e o enfraquecimento poltico cada vez maior do Imprio, aliada a sada do Ministro Joo Alfredo Correia de Oliveira, foram algumas das razes para o fim da Comisso e dos planos de reforma naquele momento. Embora os projetos estabelecidos pela Comisso de Melhoramentos no tenham sido realizados em virtude dos sucessivos eventos polticos e econmicos, esse primeiro plano importante para a histria da reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro, por suscitar pela primeira vez de forma oficial e explcita um debate aberto sobre os problemas da cidade e no da capital, olhando para o espao urbano como um todo orgnico, dentro de suas necessidades e problemticas. Os projetos no foram implementados, ocorreu a queda do Imprio e na Repblica o crescimento urbano continuou. Nos anos de 1890 dois fatores continuam a agravar a vida na cidade do Rio de Janeiro, o crescimento populacional e as epidemias. Entre 1872 e 1890 a

PASSOS, Francisco Pereira et alli Segundo relatrio da Comisso de Melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Jos Bento da Cunha e Figueiredo. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1876. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1877.p.16. 73 Idem. p.19. 74 , Jos Pereira do Rego. Relatrio da Junta Central de Higiene. In: BRASIL Ministrio dos Negcios do Imprio. Ministro Joo Alfredo Correia de Oliveira. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio do ano de 1875. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1876. p.19.

72

60

populao de cidade cresceu de 274.972 para 522.651, na dcada seguinte permaneceu o crescimento progressivo alcanando o nmero de 691.565 habitantes em 1900. Aspectos decisivos para o enorme crescimento demogrfico foram as migraes internas principalmente fruto da abolio da escravido e a imigrao estrangeira j que, depois de abolida a escravido, h uma poltica de incentivo a imigrao para o trabalho nas lavouras de caf75. Em 1900 o nmero de estrangeiros no pas era de 1.256.806 pessoas, correspondendo a 7,26% da populao total do pas. Essa populao imigrante vai se alojar no centro da cidade nos cortios e casas de cmodos.
De 1869 a 1888, o nmero de cortios aumentou, o nmero de habitantes por cortio no s aumentou, como elevou-se a mdia de habitantes por quarto ou casinha, o que demonstra que nesse perodo a populao neles aquartelada sofreu forte condensao. Ora, exatamente de 1888 a 1890 essa populao especial teve extraordinrio aumento. A grande massa da antiga populao servil que nesse trinio desapareceu das fazendas, que no reside nos povoados e cidades do interior do pas, porque a no se poderia manter, aflui, em grande parte, para este centro de absoro, onde se achava o trabalho fcil e o salrio elevado. Tudo faz crer que a populao domiciliada nos cortios representasse em 1890 o dobro da recenseada em 1888, se no mais, isto , mais de 100.000 habitantes.76

A segunda metade do sculo XIX marcada pela conscincia da necessidade de mudanas na cidade de acordo com as circunstncias que se faziam presente. As iniciativas foram se desenvolvendo e culminou na dcada de 1870 com a nomeao da Comisso de Melhoramentos que seria responsvel pelo planejamento e acompanhamento das obras. No entanto, fatores de ordem poltica e econmica inviabilizaram a realizao de uma grande reestruturao urbana. Mas de certa forma esse foi um momento importante como incio de uma discusso em torno das necessidades de reestruturao olhando a cidade de maneira orgnica.

No conseguimos estipular com preciso esse dado apenas para a cidade do Rio de Janeiro porque os nmeros correspondem a entrada dos imigrantes no Porto do Rio de Janeiro, no havendo a certeza sobre o nmero de imigrantes que se deslocaram para as outras provncias e o nmero que permaneceu no Rio de Janeiro. 76 Relatrio dos trabalhos da Inspetoria Geral de Higiene. 1892. p.68.

75

61

2.2. Francisco Pereira Passos na Prefeitura Municipal (1902-1906) Buscamos apresentar aqui o homem pblico responsvel pela implementao das obras municipais de 1903 a 1906. A historiografia produziu uma considervel biografia sobre a vida de Francisco Pereira Passos, o que no temos inteno retomar neste momento. No entanto, primordial para a compreenso do percurso que apresentamos nesta dissertao, observar aspectos pontuais da experincia de Pereira Passos que nos ajuda a entender a idia que este desenvolveu sobre o conceito de civilizao. Muitas palavras j foram utilizadas para dar uma definio da pessoa de Pereira Passos. Mas muito pouco as palavras podem dizer de um homem. No entanto, nos coube compreender as aes do engenheiro e prefeito do Distrito Federal. Pereira Passos um homem da monarquia, no sentido que a sua vida cresceu e se desenvolveu durante o Brasil Imprio. Isto significou muito para a formao da pessoa e da figura pblica do engenheiro. Estudou na Escola de Engenharia entre 1852 e 1856, aps a formatura seguiu para a Frana onde viveu como adido da legao brasileira entre 1857 e 1860, perodo em que ocorria na Frana a reforma de Paris. De volta ao Brasil, em 1873 publica o Dirio Cadernetas de Campo, em 1879 publica o livro Estradas de Ferro do Brasil e em 1881 publica Renseignements statistiques su ls chemins de fera u brsil. Em 1884, projeta a Estrada de Ferro do Corcovado, com a viso inovadora de que aquele espao deveria ser utilizado como local de lazer para a populao carioca. Em 1887 adquire a Serraria Santa Luzia, dando incio a sua vida de empresrio, sempre ligado ao ramo da engenharia e construo. Em 1891 promove o prolongamento do percurso dos bondes de Santa Tereza do centro da cidade at o Silvestre, atravs de trao eltrica, passando sobre os Arcos da Lapa. Sua vida poltica se iniciou em 30 de dezembro de 1902 quando tomou posse da Prefeitura do Distrito Federal ao ser nomeado diretamente pelo presidente da Repblica Rodrigues Alves conforme a legislao vigente instrua. A escolha de um homem distante
62

da vida poltica para ser o prefeito da capital da Repblica estava estritamente ligada a empreitada que este deveria realizar no tocante a reordenao urbana da cidade. A Lei orgnica do Municpio, Lei n 85 de 20 de novembro de 1892, foi criada a partir da Constituio de 1891, com a finalidade de reger a organizao da Capital federal. Essa lei doava ao Conselho Municipal competncia para legislar sobre a organizao municipal do Distrito Federal, mas a constituio no traava normas para regular a administrao, o que dava grandes poderes ao Conselho, no colocando limites sobre sua atuao. Era necessrio naquele momento uma lei que desse poderes ao prefeito para trabalhar em consonncia com o que era proposto pelo governo federal. Em 29 de dezembro foi promulgado o decreto Federal n 939, que alterava a lei orgnica do Distrito Federal e suspendia por seis meses as atividades do Conselho Municipal. Este decreto valeu a Pereira Passos na ocasio, e ainda posteriormente, o ttulo de ditador, pelo fato de que legislou por decretos sem ter que passar pela aprovao do Conselho Municipal pelo perodo de seis meses. A figura de Pereira Passos marcante em toda a historiografia sobre a reforma urbana. Por muito tempo a historiografia tratou a reforma de maneira uniforme no diferenciando as obras realizadas pelo governo federal das obras realizadas sobre a responsabilidade direta da Prefeitura do Distrito Federal, ou seja, analisando as intervenes como uma obra nica colocou Pereira Passos no centro das intervenes, como arquiteto e responsvel, o que nos leva a indagar sobre o que tornou Pereira Passos um cone da reforma urbana. Identificamos nas fontes consultadas, principalmente no arquivo da famlia Oliveira Passos no Museu da Repblica, um conjunto de reportagens contemporneas e pstumas a sua administrao, que pode revelar, atravs de um estudo minucioso que estar por ser realizado, como se deu o processo de construo da imagem de Pereira Passos como cone da reforma urbana do Rio de Janeiro. No trabalho de compilao de reportagens sobre a reforma urbana
63

realizado por Giovanna Del Brenna77, a figura de Pereira Passos j no momento da reforma, emerge como cone central da reestruturao. Seu temperamento, sua forma de fazer poltica, ou seja, suas caractersticas pessoais e polticas deram uma conotao pblica ao trabalho individual do engenheiro prefeito. A reforma urbana realizada no Rio de Janeiro, com o passar dos anos seguintes a realizao, foi se tornando um acontecimento de abertura da cidade a modernidade cultural que era vivida nos grandes centros urbanos europeus. Este acontecimento foi visto e proclamado como o grande acontecimento de civilizao do Rio de Janeiro. Em 1906, na ocasio da visita de Pereira Passos a Portugal, o cnsul lhe envia um telegrama com os seguintes dizeres: Eu e brasileiros residentes nesta cidade saudamos em V. Excia. o grande patriota e insigne reformador da nossa capital, fazendo votos pela sua honrosa visita a esta cidade. Da mesma forma, quando retorna da viagem a Europa em 1909 a bordo do navio Araguaya, quando este entra na baa de Guanabara recebido por diversos barcos dando boas vindas, juntamente com vrias cartas de felicitaes, e um jantar oferecido pela municipalidade do Distrito Federal em 28 de agosto de 1909. Era grande a popularidade de Pereira Passos, em todas as partes era lembrado, criticado e discutido. Francisco Pereira Passos tornou-se emblemtico das obras de reforma da cidade to logo estas foram concludas. Em 1906 os industriais portugueses, Adriano Ramos Pinto e irmos homenagearam o prefeito oferecendo a Passos uma fonte artstica que foi inaugurada no jardim da Praa da Glria.
A colossal obra, que tanto nos eleva e engrandece aos olhos do estrangeiro e nos reabilita aos nossos prprios olhos, a est patente como realidade brilhante, para maior confuso dos incrdulos, dos pessimistas e dos retrgrados, nos inmeros e notabilssimos melhoramentos realizados78.
77 78

Giovanna Del Brenna (org.). O Rio de Janeiro de Pereira Passos Uma cidade em questo II. Rio de Janeiro: Index. (1985) Aureliano PORTUGAL. Discurso proferido a 24 de fevereiro de 1906 no jardim da Praa da Glria por ocasio de se inaugurar a fonte artstica oferecida cidade do Rio de Janeiro pelo industriais portugueses Srs. Adriano Ramos Pinto & irmos. Rio de Janeiro: Tipografia da Gazeta de Notcias, 1906. p.10.

64

A obra de remodelao do Rio de Janeiro teve grande repercusso em outros Estados do Brasil e tambm no exterior. Em Fortaleza o Jornal Repblica dizia,
(...) quem viu a capital da Repblica h quatro anos e a v hoje, julga estar numa cidade inteiramente nova. Aquelas ruas estreitas, escuras, mal caladas, de casares feios e pesados, desapareceram para dar lugar a bonitas avenidas, alegres, arborizadas, cheias de luz, asfaltadas e de arquitetura moderna. No h exemplo de fato igual. inaudito o opulento acervo que 79 apresenta de sua memorvel administrao.

O Jornal La Nacion, de Buenos Aires, publica que Foi o Dr. Passos que transformou o Rio em uma magnfica cidade, a cujo cenrio tropical agregou, com encanto extraordinrio, os caracteres e comodidades completamente modernos, adquiridas depois de sua recente transformao.80

2.3. A Reforma Urbana Municipal No trabalho de pesquisa sobre conceitos e paradigmas do urbanismo utilizamos a obra de Franoise Choay, O urbanismo: Utopias e realidades, onde a autora investiga as principais correntes do urbanismo vigentes a partir da segunda metade do sculo XIX. Utilizamos esta obra para compreender as duas correntes que estiveram presentes na grande reforma urbana realizada no Rio de Janeiro, e tambm em outras obras, como a construo de Belo Horizonte em 1897. O primeiro modelo apresentado por Choay e que identificamos na cidade do Rio de Janeiro, o modelo progressista que ilustra a cidade futura. Neste modelo h uma relao estreita entre o conceito de homem e o conceito de razo. O racionalismo, a cincia, a tcnica devem possibilitar a resoluo dos problemas do relacionamento do homem com o meio, sempre orientando para o futuro e dominado pela idia do progresso. Concebe o homem como um tipo independente das experincias, do relacionamento entre tempo e espao, vendo-o

79 80

Raymundo de Athayde. Pereira Passos, Biografia e Histria. Rio de Janeiro: A Noite, (s/d) p.303. Idem, p.290-291.

65

atravs de necessidades cientficas dedutveis. A corrente Progressista, que utiliza a razo atravs da f no progresso como instrumento da modernidade, implica em uma viso funcionalista da cidade. A cidade progressista aberta, o espao traado segundo a anlise das funes humanas, como trabalho, lazer, habitao, valorizando os traados geomtricos e recusando o passado, a tradio. Em outra concepo, o modelo culturalista de urbanismo busca uma realizao harmoniosa atravs da valorizao da totalidade cultural da cidade. Valoriza os agrupamentos humanos e procura o ideal do passado para faz-lo reviver valorizando a cultura. No modelo culturalista, a preeminncia das necessidades materiais desaparece diante das necessidades espirituais81. Um dos referencias mais importantes para a reestruturao urbana no sculo XIX e XX foi o arquiteto austraco Camillo Sitte (1843-1903) a sua obra publicada em 1889 A Construo da Cidade Segundo Seus Princpios Artsticos82, com grande repercusso na Europa, foi um grande instrumento contra a reduo da cidade a um objeto tcnico, propondo o resgate de um saber tradicional sobre a cidade, defendendo a concepo da cidade como obra de arte. Neste sentido, a reflexo urbanstica de Pereira Passos se aproxima com a viso reformadora de Camillo Sitte. Camillo Sitte um urbanista culturalista que busca valorizar a razo cultural e histrica em detrimento da razo tcnica nas obras de interveno nas cidades. Segundo Sitte, uma cidade deve ser construda de modo a proporcionar a seus habitantes segurana e felicidade83, citando Aristteles. E para atingir esse objetivo no basta a cincia e a tcnica, preciso o talento de um artista, foi assim na Antiguidade, na Idade Mdia e na Renascena. Sitte chamava a ateno para a dimenso esttica da cidade, ao consider-la como uma obra de arte e no apenas um problema tcnico. Era contra a via expressa, contra os caminhos
81 82

Franoise Choay. O Urbanismo. Utopias e Realidades. Uma Antologia. So Paulo: Perspectiva, 1992. p.28 Camillo Sitte. A Construo das Cidades Segundo seus Princpios Artsticos. So Paulo: tica, 1992. 83 Camillo Sitte. A Construo das Cidades Segundo seus Princpios Artsticos. So Paulo: tica, 1992, p. 14.

66

retos, lutava por praas e por um espao urbano como representao espacial de pensamento e de poesia:
Apenas em nosso sculo matemtico que os conjuntos urbanos e a expanso das cidades se tornaram uma questo quase puramente tcnica, e assim parece importante lembrar que, com isso, apenas um aspecto do problema solucionado, enquanto o outro, o artstico, deveria ter, no mnimo, a mesma importncia84.

No final do sculo XIX, Viena foi uma cidade em que a discusso sobre o urbanismo colocou os fundamentos do planejamento das cidades modernas. Com a construo de Ringsstrasse, uma avenida larga que se estendia como um anel por volta da cidade antiga, pontuada de arquitetura historicista, houve um grande debate entre o arquiteto Otto Wagner e Camilo Sitte85. Enquanto Otto Wagner defendia o modernismo, o projeto de Sitte era restaurar a praa, a fim de deter o fluxo dos homens em movimento num espao que conduzisse sociabilidade e congregao. A praa era para ele a forma urbana que poderia gerar e sustentar a comunidade, restaurar o sentimento de pertencer a uma cidade que a cultura comercial moderna estava destruindo. Otto Wagner defendia a primazia da utilidade. Seu lema era a necessidade como a nica dona da arte. Enquanto Sitte queria restaurar a comunidade, Wagner tinha a inteno de criar uma metrpole moderna para a sociedade comercial. Para Sitte, sintoma de violncia modernista era o fato de se demolirem aquilo que para a nova cultura era um obstculo, em vez de tirar proveito deles. Linhas e ngulos retos significavam para Sitte caractersticas tpicas das cidades insensveis. Mesmo as renncias s numerosas belezas pitorescas e a crescente importncia das reivindicaes da higiene e do trfego nas novas construes no deveriam desencorajar a busca por solues artsticas e fundamentar a aceitao passiva das solues tcnicas como na construo de uma estrada ou uma mquina, pois no devemos furtar ao nosso cotidiano as
84 85

Idem, p. 15. Carl Shorske. Viena em fin de siecle. So Paulo: Companhia das Letras, 1988.

67

impresses sublimes que jorram continuamente da perfeio artstica86. preciso ter em mente que a cidade o espao da arte por excelncia, porque este tipo de obra que surte os efeitos mais edificantes e duradouros sobre a grande massa da populao, enquanto os teatros e os concertos so acessveis apenas s classes abastadas. Sitte o engenheiro terico do embelezamento da cidade lutanto contra a destituio dos valores da cidade antiga. Em 1902 o arquiteto suo Camille Martin, publica com o ttulo LArt de Btir les Villes Notes et rflexions dun architecte, a traduo para o francs da obra de Sitte. Com esta traduo Sitte torna-se conhecido dos principais reformadores que atuaram no mbito da cultura urbanstica no incio do sculo XX. Encontramos nas idias de Camillo Sitte os argumentos que sustentam as obras realizadas por Francisco Pereira Passos na reforma urbana de 1903 a 1906, a reflexo urbanstica de Pereira Passos guarda uma relao com a viso reformadora de Camillo sitte. Em oposio s obras executadas pelo governo federal, as obras municipais buscaram esse relacionamento com a historicidade da cidade, atravs da preservao de seu passado e na valorizao da sua constituio natural, na valorizao da beleza, do embelezamento da cidade, a assimilao dos aspectos naturais da urbe, agregando a natureza cidade. Amrico Rangel, chefe da Comisso da Carta Cadastral apresentou em 13 de abril de 1903 a Diretoria Geral de Obras e Viao o Plano de Melhoramentos da Cidade projetados pelo Prefeito da cidade, Francisco Pereira Passos. As intervenes propostas tinham como escopo: a) Dar maior facilidade de comunicao entre os diferentes bairros das cidades; b) permitir o estabelecimento de um traado vantajoso para as grandes linhas de canalizao; c) impedir a valorizao dos prdios antiquados das ruas estreitas;

86

Camillo Sitte. A Construo das Cidades Segundo seus Princpios Artsticos. So Paulo: tica, 1992, p. 117-118.

68

d) facilitar o enxugo do subsolo da cidade pela arborizao; e) despertar o gosto arquitetnico87. A primeira necessidade que se impunha era desafogar o acesso entre o centro e os bairros de Botafogo e Catete. Nesse sentido foi traada a Avenida Beira-Mar com 25 metros de largura, entre o princpio da Rua Chile e o fim da praia de Botafogo. As comunicaes do litoral e do centro da cidade (leste) com os bairros do Estcio de S e Engenho Velho (oeste) e arrabaldes so projetadas atravs de duas ligaes leste oeste, do mar ao largo do Estcio e do Matadouro. A primeira ligao seria uma artria de 4 quilmetros formada pelas ruas da Assemblia e Carioca, praa Tiradentes e da Repblica, ruas Visconde do Rio Branco, Frei Caneca e Estcio de S. A segunda ligao leste-oeste formada pelo Boulevard de So Cristvo, rua Visconde de Itana, praa da Repblica e rua Marechal Floriano Peixoto. Assim seria feita a ligao dos bairros da regio oeste com o centro da cidade, do cais dos Mineiros junto Alfndega, at o Matadouro passando pela Estao Central da Estrada de Ferro, desafogando o trfego das ruas estreitas. Outra necessidade era facilitar a comunicao dos bairros comerciais martimos, zona da Prainha, Sade e Gamboa, separados da cidade por uma cadeia de morros. Para tal seriam estabelecidas duas grandes linhas. A primeira formada pelo alargamento da rua da Prainha, at a Uruguaiana e depois at a rua do Sacramento prximo a Praa Tiradentes. A segunda linha iria da rua do Sacramento at a rua do Camerino e depois at o cais da Sade. Ambas as linhas atravessariam a rua Marechal Floriano, ligando-se pela praa Tiradentes a outra grande artria leste-oeste. A grande distncia entre os bairros da regio sul (Botafogo, Catete e Laranjeiras) e os bairros das regies oeste e noroeste (So Cristvo, Engenho Velho e Engenho Novo) onde existia um movimento considervel de carros e carroas seria ultrapassada por uma avenida
Melhoramentos da cidade projetados pelo Prefeito do Distrito Federal, Dr. Francisco Pereira Passos. Rio de Janeiro. Typographia da Gazeta de Notcias, 1903.
87

69

de 17 metros de largura entre o Largo da Lapa e a rua Frei Caneca, passando sob os arcos da Carioca no ponto onde comea a Riachuelo. Esta avenida encurtaria o percurso no sentido sul oeste/noroeste, ligando a avenida a Beira-Mar ao largo da Estcio de S por um traado direto. Outros melhoramentos foram projetados com o alargamento das ruas Treze de Maio e Santo Antnio, comunicando o Largo da Carioca com a Avenida Central que estava sendo planejada pelo Governo Federal, e com o prolongamento da travessa de So Francisco de Paula at a rua da Carioca. A Comisso da Carta Cadastral deliberou juntamente com a abertura, prolongamento e alargamento das ruas, a canalizao dos rios Berqu, Banana Podre e Carioca. Todas as obras propostas pela Comisso foram justificadas como sendo escolhidas as melhores solues para se obterem linhas de comunicao diretas e amplas, com a menor despesa. Propomos abaixo as obras efetivamente realizadas e apresentadas a Municipalidade atravs das Mensagens do Prefeito ao Conselho Municipal88.

Ano 1903:

21/06 - Inaugurao do Pavilho da Praa XV de Novembro; 27/06 - Prolongamento da Rua do Sacramento (atual Avenida Passos) at a Rua Marechal Floriano;

11/10 - Inaugurao do Jardim do Alto da Boa Vista incio do alargamento da antiga Rua da Prainha - atual Rua do Acre;

88

O levantamento do conjunto da obra realizada pela reforma municipal pode ser realizado atravs da anlise das Mensagens do Prefeito ao Conselho Municipal anos 1903, 1904, 1905 e 1906; do levantamento realizado por Giovanna Del Brenna (org.). O Rio de Janeiro de Pereira Passos Uma cidade em questo II. Rio de Janeiro: Index. (1985); e no artigo Pereira Passos, Vida e Obra Revista Rio Estudos, Instituo Pereira Passos, 221, Rio de Janeiro, agosto/2006.

70

Novembro alargamento da Rua Treze de Maio, ajardinamento da praa Tiradentes, Duque de Caxias (Largo do Machado), Praa da Glria, XI de Junho, XV de Novembro e praas de Copacabana;

Ano 1904:

Fevereiro - Trmino do alargamento da antiga Rua da Prainha - atual Rua do Acre; 18/09 - Inaugurao do Aqurio do Passeio Pblico; Melhoramento da Rua 13 de Maio.

Setembro - Obras de embelezamento na Ilha de Paquet.

Ano 1905:

03/01- Incio da construo do Teatro Municipal; 04/01 - Inaugurao da nova estrada de rodagem da Tijuca; 02/02 - Alargamento e prolongamento da rua Marechal Floriano at o largo de Santa Rita;

28/04 - Decreto de alargamento da Rua do Catete; setembro - Alargamento e prolongamento da Rua Uruguaiana; 04/11 - Decreto de construo da Avenida Atlntica em Copacabana; 24/11 - Inaugurao da Escola-Modelo Tiradentes (Visconde do Rio Branco); 29/12 - Decreto de abertura da Rua Gomes Freire de Andrade, entre a Rua do Riachuelo e a do Nncio;

30/12 Decreto de abertura da Avenida Maracan.

Ano 1906:

janeiro e fevereiro - Alargamento da Rua da Carioca;


71

24/02 - Inaugurao da fonte do Jardim da Glria; 28/06 - Inaugurao da nova Fortaleza na Ilha de Lage; 22/07 - Inaugurao do palcio da exposio permanente de So Luiz (futuro Palcio do Monroe), para os trabalhos da 3 Conferncia Pan-Americana;

06/09 - Inaugurao do alargamento da Rua Sete de Setembro no trecho entre a Av. Central e 1 de Maro;

11/11 - Inaugurao das obras de melhoramento e embelezamento do Campo de So Cristvo inaugurao da Escola Municipal Gonalves Dias.

23/11 - Inaugurao da Avenida Beira-Mar;

Outras obras com datas no identificadas:


Melhoramento do Largo da Carioca; inauguraes dos quartis do Mier, da Sade, So Cristvo e Botafogo; aterramento das praias do Flamengo e Botafogo, com construo de jardins; construo do Pavilho Mourisco, em Botafogo; saneamento e melhorias no abastecimento de gua para a capital;

arborizao de diversas reas da cidade;


renovao do calamento da cidade; e inaugurao de calamento asfltico; iluminao da cidade; alargamento da Rua Camerino, Frei Caneca, Ourives, Assemblia, Estcio de S; abertura das Avenidas Salvador de S, Mem de S e Oswaldo Cruz;

canalizao do Rio Carioca (da Praa Jos de Alencar ao Cosme Velho); construo da Avenida Atlntica; inaugurao das Escolas-Modelo Rodrigues Alves (Catete), Escola Deodoro (Glria), Escola Barth (Av. Oswaldo Cruz) e Escola Prudente de Moraes (fabrica das chitas);
72

construo de 3 vilas operrias (casas para trabalhadores) com 120 habitaes: Rua Mendes Campos, Rua Leopoldo, Avenida Salvador de S;

prolongamento do Palcio da Prefeitura; criao da Assistncia Municipal; construo de prdios para as sedes das agncias e dos distritos municipais; nova organizao ao Montepio Municipal; inaugurao do Jardim do Vallongo; inaugurao do Pavilho Mourisco, pavilho de regatas do Flamengo, Vista Chinesa, teatrinho Guignol para crianas, localizadas em Botafogo;

melhoramentos da zona suburbana do Distrito Federal: calamento de ruas em Santa Cruz e Campo Grande; abertura de uma rua ligando a Estao Engenho Novo do Mier, no lado esquerdo da Estrada de Ferro Central; abertura de outras ruas ligando o Mier a Engenho de Dentro e Piedade Cupertino.

oportuno neste estudo uma anlise comparativa entre as obras projetadas para a reforma urbana municipal em 1903 e as obras apresentadas pela Comisso de Melhoramentos entre 1874 e 1876, ambas com participao direta e decisiva do engenheiro Francisco Pereira Passos. perceptvel que as obras apresentadas pela Comisso da Carta Cadastral levam em considerao as mesmas justificativas para as peties apresentadas municipalidade na segunda metade do sculo XIX tratadas no item 2.1. No entanto, o projeto da reforma municipal estabelece uma viso orgnica sobre a cidade, observando as necessidades de integrao urbana, de valorizao da dinmica estabelecida pela prpria historicidade da cidade. Neste sentido, se aproxima do projeto apresentado pela Comisso de Melhoramentos medida que demonstra grande preocupao com a integrao urbana dos bairros da regio
73

oeste com o centro e litoral da cidade, propondo em ambos os projetos alargamentos e prolongamentos de ruas e aberturas de novas vias de comunicao. Em vrios aspectos Pereira Passos deixou-se guiar por formulaes estabelecidas pela Comisso de Melhoramentos, como a questo de uma regulamentao para a construo dos prdios. No decreto n 391 de 10 de fevereiro de 1903 regulava a construo, reconstruo e conserto dos edifcios, regulamentando as fachadas, o arejamento e a ventilao, o material de construo empregado, a altura das paredes, reservatrios de gua, encanamentos de esgotos e latrinas, tal qual apresentado pela Comisso de Melhoramentos em 1875. No entanto, recordando quais foram as propostas da Comisso de Melhoramentos entre 1874 e 1876, observamos que as obras efetivamente realizadas durante a reforma urbana municipal entre 1903 e 1906 expressam mais que uma viso orgnica e de integrao da cidade, expressa tambm uma idia de cidade civilizada, ou seja, saneada, arborizada, com a polidez de gestos e costumes, a altura das grandes capitais civilizadas europias.

2.3.1 A Idia de Civilizao Presente na Reforma Urbana de Pereira Passos A reforma urbana municipal marcada pelo carter civilizatrio presente no Brasil durante a primeira metade do sculo XIX, principalmente no perodo do segundo reinado89. A concepo de civilizao que Pereira Passos procurou implementar na reforma urbana municipal o conceito apreendido durante sua vida, desde os tempos de estudante no perodo Imperial. Pereira Passos era diferente dos engenheiros formados no perodo republicano membros do Clube de Engenharia que primavam sobretudo pela tcnica como meio para alcanar o progresso. Podemos dizer que Passos foi um engenheiro ilustrado, que lia Homero,

89 Conforme trabalho de Andr Nunes Azevedo. Da Monarquia Repblica: um estudo dos conceitos de civilizao e progresso na cidade do Rio de Janeiro entre 1868 e 1906. Rio de Janeiro: Tese de Doutoramento em Histria. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2003.

74

Shakespeare, Racine, Molire, Cames e Flaubert. Tinha o gosto pela leitura e pela narrao literria como observamos em seu livro Notas de Viagem, Cartas a um amigo, de 191390. No sculo XVIII o termo civilizao indicava uma certa postura, polidez dos costumes e um refinamento dos gestos. Tendo em vista o momento de construo destes conceitos, expanso das idias iluministas, o termo civilizao esteve tambm associado a um desenvolvimento econmico, a um progresso material e a idia de um desenvolvimento da histria, idias marcadas pelo momento histrico que o ocidente vivia. No Brasil de D. Pedro II civilizao significava um ideal de comportamento, de valores morais e intelectuais, aquisio de conhecimentos humansticos e tcnicos, tendo como referncia as inovaes que os pases europeus apresentavam ao mundo. A civilizao era a ao de um movimento social, esttico e cultural que se buscava alcanar. Para Pereira Passos a civilizao de um povo era tambm o nvel de conscincia e valorizao do passado da cidade. Pereira Passos um engenheiro que empreende no Rio de Janeiro uma reforma culturalista, ou seja, que busca valorizar a tradio da cidade, seja na manuteno dos principais edifcios coloniais como o Prdio da Cmara Municipal e do Pao Imperial, na valorizao dos homens ilustres para a histria da cidade, como homenagem feita a Salvador de S e Mem de S, dando nome as principais vias de ligao da cidade reformada. Recuperamos aqui o trabalho de Sonia Gomes Pereira91 quando trata da questo da novidade implementada pela reforma urbana e de sua contribuio para a formao de uma identidade carioca. Segundo a autora, a reforma urbana inaugurou uma nova forma de viver o espao da cidade, em virtude desse espao reformado estar marcado por uma qualidade urbana que anima a vida na cidade. Animao esta contribuda tambm pela presente incorporao da natureza exuberante na vida urbana.
90 91

Francisco Pereira Passos. Notas de Viagem, Cartas a um amigo. Rio de Janeiro, 1913. Snia Gomes Pereira. A Reforma Urbana de Pereira Passos e a Construo da Identidade Carioca. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 1992

75

Percebemos nas correspondncias de Pereira Passos em suas viagens pela Europa alguns sinais sobre a construo do seu esprito. Passos era um homem apaixonado pela histria enquanto tradio, cultura e experincias dos povos. Neste sentido, tudo o interessava desde a construo das pirmides do Egito ao simbolismo das decoraes internas dos palcios que visitava. Era fascinado pelas runas antigas que demonstravam a existncia de povos antepassado, mas tambm admirava as construes da arquitetura moderna que demonstrava toda o conhecimento adquirido pelo homem. Pereira Passos como grande admirador das artes e da beleza o primeiro a perceber a necessidade de harmonizar a cidade, o espao construdo, com a natureza da cidade, fazendo desta uma obra de arte. Assim garante a preservao dos Morros do Castelo, do Senado e Santo Antnio; a construo da Avenida Atlntica e da Avenida Beira Mar respeitando a curva sinuosa modelada pela natureza, permitindo uma confluncia da cidade com o mar e a montanha, a beleza cativante do Rio de Janeiro. Assim Pereira Passos, como Camillo Sitte, concebe a cidade como uma obra de arte e no apenas um conjunto de solues tcnicas. A reforma no Rio de Janeiro respeitou aspectos da tradio e da composio natural da cidade, como a construo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro ao lado do prdio do perodo colonial mesclando o moderno e o que de valioso havia na arquitetura colonial, a incorporao do mar a cidade atravs da abertura da Avenida Atlntica e do Tnel Engenheiro Coelho Cintra, ligando o Botafogo ao Leme. Nos projetos apresentados e nas obras realizadas era pblica a inteno do prefeito de extinguir o que ele denominava de males arraigados que davam a nota deprimente do atraso da nossa civilizao92. O cerne da civilizao para Pereira Passos era a vida urbana no centro da cidade. Apesar de terem sido realizadas diversas obras no subrbio, as obras de valorizao cultural e

92

1 Mensagem do Prefeito do Distrito Federal ao Conselho Municipal. 01/09/1903. p.3.

76

esttica so realizadas no centro, porque para Pereira Passos o centro da cidade tem a funo pedaggica de civilizar aqueles que l circulam, de irradiar a cultura para toda a cidade. A civilizao no estava restrita aos moradores da regio central dos ricos casares, mas buscava abarcar a todos os habitantes da cidade que circulam naquele espao. Ou seja, o carter civilizatrio da reforma urbana empreendido sobre o espao, as posturas que foram promulgadas visavam uma civilizao do espao, o homem de hbitos rudes que circulava no centro da cidade conheceria atravs do espao a arte da polidez, da cultura e da civilizao. No espao central da cidade estavam presentes os principais elementos irradiadores da cultura civilizada, como os parques e jardins, os cafs literrios, a Academia de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, a Escola Politcnica e a Faculdade de Medicina. Pereira Passos buscou a realizao desse habitat civilizado para a sociedade carioca. Em sua mensagem em 1903 percebemos como presente para o prefeito o desejo de que o povo corresponda a desejo de civilizao:
Muito tem concorrido para os progressos que, no tocante jardinagem e embelezamento da cidade vamos realizando, com o decidido auxlio do povo, a cuja guarda e vigilncia se acham entregues os nossos jardins, sobretudo os abertos nos quais ningum toca sequer, nem consente que os menos avisados o faam. fato que sobremodo abona o bom gosto, o critrio e a elevada civilizao do povo desta capital93.

Em viagem empreendida entre 1907 e 1908 quando deixa o cargo de Prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos percorre Paris, Nice, Barcelona, Cairo, Alexandria, Atenas, Constantinopla, Budapeste, Viena, Wiebaden, Berlim, Varsvia, So Petersburgo, Estocolmo, Moscou, Copenhague e Hamburgo. Nestas cidades Passos vai observar os costumes do homem no espao urbano e comparar com os costumes motivados por sua reforma na cidade do Rio de Janeiro com os melhoramentos realizados. Nas cartas encaminhadas ao seu amigo Amrico Rangel, encontramos as narrativas de Passos sobre os usos urbanos que os habitantes faziam do espao da cidade, ento
93

4 Mensagem do Prefeito do Distrito Federal ao Conselho Municipal. 05/09/1906. p.5

77

compreendemos o ideal civilizador que Pereira Passos tinha para o Rio de Janeiro atravs das obras realizadas. Passos desejava que o homem entrasse em contato com o espao reformado, porque este seria o caminho de civilizao do povo carioca. Em carta a Amrico Rangel comparando a Promenade des Anglais com a avenida Beira Mar, lamenta que no Rio as pessoas no tenham o mesmo hbito de caminhar no passeio da avenida no fim da tarde tal como fazem os franceses, ou seja, a cidade reformada a cidade capaz de civilizar os gestos e os costumes do homem.

78

Captulo 3

A Relao Uso e Funo na Cidade Reformada

3.1. Cidade de Uso e Cidade Funo Com a vinda da Famlia Real em 1808, estiveram presentes na urbe elementos que modificaram o espao urbano atravs de novos usos e funes na cidade. Hospedando a corte do prncipe D. Joo VI, a cidade do Rio de Janeiro passou por transformaes com o objetivo de dar novo significado ao espao pblico. Neste perodo, foram construdos o Jardim Botnico em 1808, a Biblioteca Real em 1810, a Real Academia de Belas Artes em 1821 e a Faculdade de Medicina em 1829. Segundo Lucrecia Ferrara94, novos usos urbanos estimulam novas funes, assim, o espao urbano da cidade do Rio de Janeiro foi sendo adequado nova funo da cidade, a modificao poltica props novos usos dotando a cidade de nova significao. Estes novos usos da cidade foram tambm expresso de um projeto de civilizao para o pas, que se configurou mais amplamente durante o Segundo Reinado atravs da idia da construo de uma civilizao nos trpicos95. O momento de realizao da reforma urbana evidenciou uma dualidade existente no Rio de Janeiro entre cidade funo e cidade de uso. A cidade funo era a cidade republicana, reformada para ser a capital da Repblica que buscava afirmar seu capital poltico. a cidade que valorizava o espao urbano segundo a funo que este vai desempenhar. A reforma urbana federal valorizava a regio porturia enquanto funo que o porto ampliado desempenhava para a economia do pas.

A discusso sobre a relao dialtica entre novos usos e funes encontrada em Lucrecia Ferraro. Ver a Cidade. So Paulo, Nobel, 1982. 95 Lilian Schwarcz. As Barbas do Imperador. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, nos apresentam algumas dessas aes de D. Pedro II com o objetivo de propagar os usos e costumes da civilizao europia no Imprio do Brasil.

94

79

A cidade de uso a cidade com os relacionamentos que o homem estabelece com o espao urbano. A cidade de uso era a cidade da civilizao que Pereira Passos buscava oferecer aos cidados atravs da reforma urbana, e que pode ser percebida tambm na maneira como os habitantes se relacionavam com a cidade reformada. E neste momento comeamos a observar a reforma no apenas em seu aspecto mais propagador, como a Avenida Central e o Teatro Municipal, mas voltamos nosso olhar tambm para as demais freguesias, que mesmo sendo alvo das reformas, vai estabelecer um outro tipo de relacionamento com a cidade.

3.2. Novos Usos do Espao Urbano, Civilizao dos Gestos e Costumes


(...) nas grandes cidades a rua passa a criar seu tipo, a plasmar a moral de seus habitantes, a inocular-lhes (...) gostos, costumes, hbitos, modos e opinies. Joo do Rio. Nosso Sculo. So Paulo: Editora Abril, 1980. Vol II. p.143

Analisando o Cdigo de Posturas Municipais encontramos uma das grandes controvrsias das obras realizadas pelo Prefeito Pereira Passos, o que diz respeito aos hbitos urbanos. Pereira Passos era um homem atinado com os hbitos europeus, e os compreendia dentro de uma dimenso de uma civilizao que se desenvolvia. Neste sentido, props uma srie de medidas que concernia ao espao urbano hbitos e comportamentos em sintonia com os ideais de uma convivncia corts e civilizada. Estas medidas podem ser divididas em duas categorias, aquelas que visavam primeiramente erradicar as prticas que colocavam em risco a salubridade urbana, e outras medidas que diziam respeito a hbitos e costumes no condizentes com a civilizao que se almejava construir. A civilizao que Pereira Passos desejava no Rio de Janeiro era um iderio construdo em sua experincia de vida, de estudante nos anos do Imprio, onde a civilizao teve seus anos de propagao e grande incentivo por parte de D. Pedro II. Suas experincias tambm

80

nas viagens pela Europa contriburam para o desenvolvimento desse gosto pelos bons modos e pela elevao da cultura. Em sua primeira mensagem como prefeito do Distrito Federal ao Conselho Municipal, em setembro de 1903, Passos fez um balano de seus principais atos, entre eles a preocupao com a civilidade no espao urbano:
(...) encetei os melhoramentos de que a cidade to carecedora, j no que diz respeito abertura de novas vias de comunicao, j no que se refere ao alargamento das atuais, reforma do calamento, arborizao, ao ajardinamento das praas, ao embelezamento dos nossos melhores logradouros pblicos, ao desenvolvimento das diverses populares gratuitas, j, finalmente, cuidando da extino de males arraigados que davam a nota deprimente do atraso da nossa civilizao. Comecei por impedir a venda pelas ruas de vsceras de reses, expostas em tabuleiros, cercados pelo vo contnuo de insetos, o que constitua espetculo repugnante. Aboli, igualmente, a prtica rstica de ordenharem vacas leiteiras na via pblica, que iam cobrindo com seus dejetos, cenas estas que, ningum, certamente, achar dignas de uma cidade civilizada. (...) Mandei, tambm, desde logo, proceder apanha e extino de milhares de ces, que vagavam pela cidade, dando-lhe o aspecto repugnante de certas cidades do Oriente, e isso com grave prejuzo da segurana e da moral pblicas96.

A seguir, detalhamos os decretos apresentados pela administrao municipal regulando vrias atividades que eram realizadas na cidade e no contribuam para o ideal de civilizao que havia na administrao municipal. Os decretos apresentados em 1903, logo no incio do mandato de Pereira Passos, no diziam respeito apenas ao ideal de civilizar o espao, mas tambm a questes urgentes de salubridade e higiene. Identificamos que os decretos podem ser divididos entre medidas necessrias civilizao do espao urbano e medidas necessrias a higienizao e salubridade da cidade. No que diz respeito salubridade da cidade so lanados os decretos: - Decreto 370, proibindo que os mercadores ambulantes de leite conduzam vacas pelas ruas para a venda deste gnero;

96

1 Mensagem do Prefeito do Distrito Federal ao Conselho Municipal. 01/09/1903.

81

- decreto 371, proibindo a venda ambulante de midos de reses. No que diz respeito civilizao do espao urbano: - decreto 372, probe a venda ambulante de bilhetes de loteria97. - decreto 403, dispe sobre o recolhimento de tiradores de esmolas e mendingos os inbeis deveriam ser encaminhados ao Asilo So Francisco de Assis e os demais s autoridades competentes98. - decreto 414, providencia sobre a matrcula e impostos de ces, e sobre apanha e extino de ces vadios. Entre abril e maio de 1903 foram apanhados 2.212 ces. - decreto 422, prescreve o uso de escarradeiras nos estabelecimentos pblicos e probe cuspir e escarrar nos veculos de transporte de passageiros. - decreto 430, probe fogueiras e fogos de artifcio e os bales de fogo nas ruas e praas pblicas. Outra medida tomada foi a substituio do entrudo pela batalha das flores. Em 15 de agosto de 1903 realizou-se no Parque da Praa da Repblica a primeira batalha de flores organizada pela prefeitura, como forma de educar esteticamente os de gosto mais rudes; nas palavras de Pereira Passos. De que o Rio se civiliza tivemos uma prova no sbado ltimo99.
(...) A batalha das flores , segundo tenho lido, nada mais nada menos que o incio de uma phase de prosperidades. Na organizao de batalhas, como as de ontem, est na opinio autorizada do Jornal do Brasil, o remdio eficaz e pronto para os males da Nao. O povo, diz ele, s ser feliz quando abandonar pequeninas cogitaes e convencer-se de que a felicidade apenas a bonana, a tranquilhidade, o otimismo, o riso100.

Podemos perceber como estas medidas adotadas foram recebidas pelos habitantes da cidade, medida que so constantes os elogios nas colunas dos jornais.

97 98

Boletim da Intendncia Municipal. Decretos 370, 371 e 372. 1903. Boletim da Intendncia Municipal. Decreto 403. 1903 99 Jornal A Avenida, 22/08/1903. 100 Jornal O Paiz. A Batalha na Imprensa, 17/08/1903.

82

Em janeiro de 1903, o Jornal do Commrcio publicou uma carta de pessoa de todo o conceito, pedindo medidas contra a brincadeira do entrudo que cada ano, na poca do carnaval torna quase impossvel s famlias sarem e principalmente busquem o refrigrio dos jardins pblicos, sem voltarem completamente molhadas alm de estragar as roupas das senhoras, e causar constipaes e outras molstias no parece que semelhante divertimento seja digno de uma capital civilizada101. O Jornal do Commercio de 15 de setembro de 1903 noticia a autorizao do prefeito para a construo de water-closets e mictrios no Passeio Pblico e no Parque da Repblica, em substituio dos que at existiam e que apresentavam aspecto deprimente para o nosso grau de cultivo social102. A grande crtica estabelecida a Pereira Passos pela implementao das leis e regulamentaes dos hbitos e costumes, diz que estas medidas foram tomadas em despeito da realidade social da cidade. O Rio de Janeiro era uma cidade que, como grande parte das cidades brasileiras deste perodo, cresceu sob o regime da escravido. As circunstncias de desenvolvimento da cidade - cidade porturia, escravista, agrcola e centro poltico do pas proporcionou uma srie de experincias urbanas dentro de uma diversidade social. Seus habitantes se misturavam entre proprietrios rurais, estudantes , filhos das elites agrcolas, classe mdia urbana, comerciantes, imigrantes e ex-escravos. Uma legislao que buscasse enquadrar toda essa diversidade cultural e social em hbitos e costumes comuns seria imediatamente tomada como autoritria. No entanto, importante compreender que a legislao no era imposta exclusivamente sobre o indivduo, mas sobre o espao. O que se buscava criar era uma forma de utilizao do espao urbano consagrado como potencial educador de uma civilidade. Assim a interveno era sobre o espao onde estava se operando a reforma urbana, e se
101 102

Jornal do Commercio. Coluna Vrias. 09/01/1903. Jornal do Commercio. 15/09/1903.

83

aplicava pessoa na medida em que participava daquele ambiente. Na reforma urbana municipal, ao espao urbano foi dado o papel de primeiro educador, civilizador do indivduo, depois viria os locais de cultura e a escola. Dando continuidade ao processo de civilizar o centro da cidade, como espao onde o cidado poderia ter contato com a mais alta cultura civilizada, foi proposta a criao do Teatro Municipal. Em 19 de maro de 1904 por edital pblico foi aberto o concurso artstico para a apresentao de projetos para a construo do Teatro Municipal. O prefeito Pereira Passos sentiu-se realizado em seu trabalho como podemos observar na Mensagem de 05 de setembro de 1906 onde relata o xito da acolhida dos membros da Conferncia Internacional Americana com a prova de civilizao e cultura que o povo da cidade ofereceu.
Das diverses com que obsequiam os nossos illustres hospedes da Conferencia Internacional Americana foi das de mais xito a festa veneziana, realizada no dia 19 de agosto do corrente ano, na enseada de Botafogo, tornando-se notrio a enorme concorrncia havida, talvez nunca vista no Rio de Janeiro em ocasies semelhantes, a ordem e a harmonia que ali reinaram, sem nota discordante, de modo que foram poupados as flores e os gramados da Avenida Beira Mar, apezar do extraordinrio e continuo movimento da multido aglomerada, prova evidente do gro de cultura a que atingiu a populao desta metrpole que me grato aqui consignar 103.

Desta forma, a imagem que prevaleceu nos primeiros anos do sculo XX, a da cidade transformada em carto-postal da modernidade. O espao dignificado atuou como signo de um estilo de vida civilizado. Uma nova geografia do ser moderno se imps sobre a cidade, elegendo como espaos da aparncia: os sales, as confeitarias, os cafs, as livrarias e a rua.

103

4 Mensagem do Prefeito do Distrito Federal ao Conselho Municipal, 05/09/906, p. 3

84

Neste conjunto destaca-se a rua, como relata nosso grande cronista Joo do Rio, (...) nas grandes cidades a rua passa a criar seu tipo, a plasmar a moral de seus habitantes, a inocular-lhes gostos, costumes, hbitos, modos e opinies.104

3.3. Os Conceitos e Experincias de Civilizao na Capital Republicana Procuramos identificar o conceito de civilizao utilizando a obra de Norbert Elias O Processo Civilizador105. Nesta obra o autor trabalha com dois conceitos opostos, Kultur conceito alemo e civilization - seguindo o modelo francs e ingls. O primeiro modelo, Kultur, singulariza as naes, ou seja, refere-se ao que seja singular, particular de cada uma. O segundo modelo, civilization, transforma-se no sculo XIX em um termo que unifica os povos, e vai representar uma conscincia que o ocidente tinha de si mesmo. Segundo Oswald Spengler, civilizao so os estados extremos, mais artificiosos que uma espcie superior de homem capaz de atingir. A civilizao pura, como processo histrico, consiste na demolio gradual de formas mortas, que j se tornaram inorgnicas106. Para o autor, a civilizao cria uma anttese entre metrpole e provncia. A metrpole cosmopolita e nega a tradio expressa na nobreza, na igreja e nas convenes artsticas. Portanto, a civilizao o triunfo da cidade sobre o campo. Civilizao foi um termo usado no sculo XIX para abranger vrios significados, tcnicas, boas maneiras, conhecimento cientfico, idias, costumes, situaes polticas e culturais, que fazem par com a noo de progresso. Nos interessa neste captulo compreender a civilizao enquanto modos viventes na cidade republicana, como era vivida e concebida pelos habitantes, uma vez que compreendemos que a inteligibilidade da cidade passa pela compreenso da materialidade de suas aes e de suas representaes simblicas.

104 105

Joo do Rio, cit. Nosso Sculo, So Paulo, Editora Abril, 1980, Volume II, p. 143. Norbert Elias. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 2 volume 106 Oswald Spengler. A decadncia do ocidente. Braslia: UNB, 1918. p.47.

85

Neste sentido, retomamos aqui o trabalho de Michel de Certeau107 quando apresenta a dimenso humana da cidade atravs da percepo das vivncias, modos de ser e fazer. Para compreender as experincias de uma cidade valorizamos a nfase no cotidiano, a cidade em movimento, atravs das prticas culturais das experincias concretas da cidade habitada. A discusso com a obra de Norbert Elias, O Processo Civilizador, um referencial para a compreenso dos elementos civilizao e costume que abordamos neste captulo. Utilizamos aqui civilizao enquanto civilidade dos gestos, hbitos e costumes. Na Frana, analisada por Elias, as convenes de estilo, as formas de intercmbio social, o controle das emoes, a estima pela cortesia, a impostao da boa fala e linguagem, so gestos civilizados que so formados dentro da corte e depois passa gradualmente de carter social para nacional, medida que so assumidas pela burguesia, uma vez que as barreiras entre a nobreza e a corte eram pequenas. No Rio de Janeiro, as barreiras existentes entre a nobreza herdeira do Imprio e os demais habitantes da corte tambm eram frgeis diante da circulao dos hbitos e costumes. A vida da cidade do Rio de Janeiro se habituou vida da corte, o feeting no passeio pblico, as conferncias literrias, os saraus, so ambientes onde a vida cultural, a polidez e a civilidade vo ser difundidas no Brasil Imprio. A cidade corte viveu o perodo da belle epoque, o que para alguns foi um momento de decadncia, para a sociedade no Rio de Janeiro foi o perodo da prosperidade, do otimismo pelas realizaes na cincia e na tecnologia. A cidade republicana viveu essas experincias.
S o aristocrata, o elegante, que foi exposio de 1900, em Paris, e mora em Botafogo ou em guas Frreas, muito cioso do seu chapu haute forme, comprado na rua Royale, e dos seus vernizes, mandados fazer ao Incroyable, foge aos desvarios de Momo, trantando-se no seu palacete de grades prateadas, quando no abala a correr, caminho de Petrpolis108.

107 108

Ver Michel de Certeau. A Inveno do Cotidiano, artes de fazer. So Paulo: Vozes, 1998. Luis Edmundo. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. p.784

86

Uma das novidades da reforma municipal em relao aos projetos apresentados no sculo XIX a concepo de civilizao que perpassa em suas iniciativas. Pereira Passos estava estreitamente ligado idia de civilizao propagada no sculo XIX. O Rio de Janeiro, nos primeiros anos da Repblica, era uma cidade herdeira dos costumes da corte, assim o ideal de uma civilizao nos trpicos no era alheio cidade. Pereira Passos era o homem capaz de fazer a cidade tornar-se capital de um pas civilizado, re-inserir o Brasil no rol dos pases em consonncia com os acontecimentos culturais das principais capitais do mundo ocidental, como fora no perodo Imperial. Essa conscincia fez da opo poltica de Rodrigues Alves de entregar a Prefeitura a um engenheiro nada afeito com poltica, uma atitude louvada at pela oposio ao regime.
O presidente Rodrigues Alves (...) obteve do Congresso uma lei que entregava o Distrito Federal ao governo de um homem enquanto no fosse eleito um novo Conselho Municipal; e para encontrar um homem na altura dessa elevadssima funo no teve mais do que dirigir-se ao engenheiro Pereira Passos e pedir-lhe que aceitasse o cargo de prefeito. Como este ilustre brasileiro correspondeu confiana nele depositada sabe a populao inteira desta capital. E (...) a obra deste homem sem ligaes polticas to aprecivel (...) que j no Congresso Nacional apareceu um projeto de lei adiando a eleio do legislativo municipal dilatando assim por mais um ano a independncia administrativa do invulnervel prefeito Passos.109

A idia de civilizao que esteve presente na Repblica na ao e pensamento de homens que se formaram durante o perodo Imperial a idia de civilizao como valores que foram desenvolvidos na modernidade europia. Estes valores estavam presentes na Repblica entre aqueles que viviam os laos de sociabilidade marcados pela condio social. A cidade crescia e junto dela, os espaos ficavam cada vez mais sociveis entre os novos habitantes da Repblica e os ex-escravos, imigrantes estrangeiros e tambm imigrantes de outras cidades brasileiras. As posturas municipais de Pereira Passos buscavam afirmar um ponto de equilbrio na vida urbana, nesta cidade em crescente ebulio.

109

Citado em Oswaldo Porto Rocha. A Era das Demolies. Rio de Janeiro: 1983. p.47.

87

Na literatura do sculo XIX esteve presente a idia de sociedade civilizada com seu ambiente na cidade que se modernizava. Segundo o escritor Pereira da Silva em seus Estudos sobre Literatura, publicado em 1836110:
A literatura sempre expresso de civilizao; ambas caminham em paralelo: a civilizao consistindo no desenvolvimento da sociedade e do indivduo, fatos necessariamente unidos e reproduzindo-se ao mesmo tempo. Quanto mais se espalha o gosto e a independncia da literatura em uma nao, tanto mais ela floresce e medra. Verdade da experincia que a cultura do esprito influi muito sobre nossas qualidades, e que a prtica das virtudes morais necessrias s sociedades, mais ou menos resistncia encontra em um povo, segundo o grau de sua ilustrao.

Os gestos e costumes civilizados presentes na sociedade imperial, principalmente aqueles to bem retratados nas obras de Machado de Assis, na rua do Ouvidor, nas confeitarias e sales literrios, estavam em confronto com o processo de desenvolvimento da cidade em fins do sculo XIX, onde existiam os problemas sanitrios, o crescimento populacional causado pela abolio da escravido e a poltica de imigrao.

3.3.1. A Cidade Corte Utilizamos a expresso Cidade Corte para falar da Capital que manteve sua sociabilidade atravs dos gestos e costumes herdados do Imprio e reafirmados na cidade reformada. Na Repblica no havia mais os cdigos de distino do Imprio atravs dos ttulos de nobreza, a distino do individuo agora era a aparncia, os gestos, os costumes, os hbitos civilizados ou no. O Rio civiliza-se, e vai entrando pelas normas da vida carioca a exigncia natural da elegncia e do conforto, que passava pela reformulao dos estabelecimentos comerciais, pois na Repblica, o comrcio tomou maiores expanses, a capital perdeu o seu velho ar carrancista e comeou a exigir conforto e elegncia na vida comercial, at a utilizao de
110

J. M. Pereira da Silva. Estudos sobre a literatura. Niteri. Rio de Janeiro, 1836. p. 174

88

calamento de macadame, permitindo o abandono dos antigos meios de transporte, em prol do smbolo mximo do novo sculo: O automvel... Fon-Fon!111 Em 1905, seis automveis circulavam pelas ruas da Capital Federal; trs anos depois este nmero aumentou, eram ento trinta e cinco pela cidade. O automvel teve, na Avenida, o seu espao por excelncia. Na Capital reformada os principais cafs permaneceram os mesmos dos fins do sculo XIX, o caf do Rio no cruzamento da rua do Ouvidor com a Gonalves Dias; o Java, no Largo de So Francisco, esquina de Ouvidor; o caf Paris, o caf Papagaio e o caf Globo, na rua Primeiro de Maro
112

. Estes locais eram pontos de encontro dos intelectuais da belle

epoque, dos polticos, dos literatos, eram locais de conversas, citaes literrias e arranjos polticos. Dos cafs olhava-se para a rua e por quem nela passava. Eram, portanto, estratgicos pontos de observao. As confeitarias eram a continuidade requintada dos cafs: a confeitaria Colombo, Paschoal, Lallet e Cav. Possuam tudo o que os cafs ofereciam, em termos de observao e exposio, com a vantagem da maior presena feminina, que ampliava o assunto e criava as condies para o flerte. Era nas confeitarias que a elegncia carioca se equiparava inglesa tomando tambm o seu five oclock tea. Entre os parques, o mais freqentado era o parque Fluminense, inaugurado em 1904, onde se destacavam, pela novidade, o cinematgrafo, o carrossel iluminado por cerca de mil lmpadas e a pista de patinao113. O Parque Fluminense, situado no Largo do Machado, , pela sua confortvel elegncia, um dos pontos preferidos para as festas radiosas de alta gente mundana. As cariocas levam-lhes, constantemente, o luxo festivo de suas vestes caras.114

111 112

Revista Fon-Fon! 31/8/1907. Brito Broca. Vida Literria Brasil em 1900. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editores, 1975, p. 33 e 38. 113 Vicente de Paula Arajo. A Bela poca do cinema Brasileiro, So Paulo: Perspectiva, 1976, p. 138. 114 Revista Fon-Fon! 08/09/1907

89

O tradicional Jardim Botnico era o local preferido para as garden-party, realizadas tarde e acompanhadas de pic-nic e fotografia. Neste espao o panorama urbano era redimensionado, sem perder as prticas do mundo civilizado, como fica exposto nos eventos especiais realizados no Parque:
Entre as festas com que a sincera amizade brasileira celebrou a nova visita dos chilenos, sobressaiu, pelo esplendor e concorrncia, o pic-nic que, no jardim Botnico, organizou o Clube Naval. A gente elegante dos diferentes bairros do Rio (...) foi mais uma vez testemunhar, o carinho que o Brasil Republicano continua a reservar a esse herico povo (...) Inmeras mesas bem sortidas emprestavam um novo aspecto ao velho parque (...) E com o crescente entusiasmo, pares geis em volteios de dana levantavam a poeira das alamedas, enquanto espantados, os suaves pssaros do bosque civilizado fugiam115.

Com o advento da energia eltrica, o limite entre a noite e o dia perdeu a antiga preciso. A vida noturna adquiriu um significado indito. Ampliou-se o espao da diverso e moldaram-se novos tipos urbanos. Teatros, restaurantes e cafs concertos compunham o roteiro noturno de uma nova boemia. A revista Fon-Fon fez uma tipologia dos freqentadores de teatro:
Primeiro tipo freqenta o Lrico, fala francs que a lngua que todos ns compreendemos. irrepreensvel no aprumo elegante de sua casaca preta e na mo direita luvas de pelica clara ( ...) Nos intervalos fala de Ibsen (...) usa p de arroz e leitor infalvel do Hachete... Se pudesse seria secretrio da legao e teria uma automvel... Possui uma vasta coleo de cartes postais; o segundo tipo freqenta o recreio dramtico aos domingos. Considera o teatro excelente escola moral ... Sabe de cor as falas e s vezes emprega-as mesa farta de amigos ntimos: o terceiro tipo novo. Apareceu com o caf-concerto. Adora maillot e faz corte as estrelas (...) freqenta o Richard e Valry e depois do espetculo vai aos clubes de jogo, continuar as conquistas. assduo s portas da Colombo tarde e onde haja mulheres infalvel116.

Os freqentadores dos cafs-concertos possuam um perfil mais definido como descreve Luiz Edmundo:
O homem que se prezasse frenquentava o caf Paris, o mais chic da Capital Federal. Mis chic e melhor freqentado onde a jeunesse dore da terra d rendez vous. So atrizes que chegam em coups e descem atravessando o caf, que vai dar no restaurante, num halo de importncia e perfume; so as grandes cocettes que
115 116

Revista Fon-Fon! 31/10/1907 Revista Fon-Fon! 10/08/1907

90

moram pela Richard ou Valry, acompanhadas de velhos abrilhantados, de polainas brancas e monculo; so diretores dos jornais, banqueiros, senadores e deputados, brasseurs daffaires , que vo trincar um poullet magengo, olhando Marie Granger comer huitres au tokay ... Isso tudo chic, elegante e de bom tom. Consola, agrada e delicia.117

O itinerrio continua pelo Pavilho Mourisco, restaurante Assrio, terrasses e bares modernos. Entretanto, nestes tempos de progresso e civilizao, a casa nem sempre estava associada privacidade e intimidade. Morar tornava-se sinnimo de ser. No apenas a concepo arquitetnica da casa e seus objetos de decorao eram valorizados, mas a prpria localizao denotava um estilo de vida e uma forma de ser. A Revista Fon-Fon, prdiga em tipologias, traou o perfil dos moradores dos diferentes bairros do Rio:

Sujeito adamado, com ares de capitalista, feies de boa vida, aspecto calmo, trazendo a mo apenas a elegncia de uma valise e do Jornal da Tarde, mora em Botafogo e fregus do Jardim Botnico (...) se no adido da legao e empregado de corretor ou de qualquer William Broad and Co. Ltda. Olha com desprezo quem mora na Tijuca ou no Rio Comprido. Cidado afobado, chapu enterrado nas orelhas, guarda-chuva muito apertado debaixo do brao e do outro um grande embrulho de jornal, possui um ar assustado de quem vai sempre com medo, morador de Vila Isabel, fregus obrigatrio do perigo amarelo (...) o destino o condenou a viajar nos bondes da Light. O mais apressado de todos morador do subrbio, fregus assduo do trem da central, no um homem mas a prpria pressa, mas no esquece nunca o clssico embrulho de po, sem embrulho de po no se mora decentemente nos subrbios. Morador de Santa Tereza freqentador da Carioca. estrangeiro, quase sempre ingls. No usa embrulho, apenas uma valise, um nmero do Graphic, trs magazines e uma tbua de xadrex. 118.

A civilizao valorizava ainda mais o aspecto da vida mundana, aquela de quem ver e quer ser visto, valorizava o luxo, o clssico, o moderno, aquilo que estava em sintonia com as novas tendncias europias.

117 118

Nosso Sculo, So Paulo, Volume I, p. 102, Editora Abril. Revista Fon-Fon! 04/05/1907

91

3.3.2. A Cidade da Cultura das Ruas119 Em maro de 1905, a revista Renascena retratou da seguinte maneira a transformao porque estava passando os bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Palacetes de feio afidalgada, por certo residncias nobres nos tempos da colnia ou do Imprio, estendidos pelas ruas Camerino, Baro de So Flix, Visconde de Itana, Riachuelo e um milheiro de outras, encobrem com o seu aspecto agigantado a negra misria de uma populao enorme. Ali se cozinha em comum, em corredores escuros, com ameaas permanentes de incndio que lamberiam rapidamente aqueles andares cheios de infortnio: mesmo nos vos de escadas, escondem-se fogareiros, luzindo com as suas brasas vermelhas como as faiscantes pupilas de gatos, a se aquecerem nos borralhos. As alcovas escuras ficam pesadas de camas.120

Os casares so os locais onde podemos encontrar a histria da outra cidade do Rio de Janeiro, diferente da cidade da belle epoque. No a cidade da Corte, do Municpio Neutro ou do Distrito Federal, ou seja, atribuies que sustentaram o Rio de Janeiro enquanto capital da Nao. Buscamos aqui a cidade que na historiografia tem ficado escondida atrs da Capital. Compreender como se deu no Rio de Janeiro essa relao entre cidade funo e cidade de uso, ou seja, entre a cidade e a capital, faz parte de uma proposta de compreender a reforma naquilo que ela props ao espao urbano do Rio de Janeiro. Esta compreenso no parte de um confronto de posies, mas percebe a existncia de uma relao, um enlaamento, como prope Mnica Pimenta Velloso, atravs do exerccio da intermediao cultural121. No promovendo apenas uma intermediao entre sociedade e Estado, mas uma intermediao entre os diferentes valores que a sociedade porta. Esses espaos da intermediao, a opinio, os processos de socializao, so conceitos importantes para compreender a cultura das ruas no Rio de Janeiro.

Utilizamos o conceito cultura das ruas apresentado no trabalho de Mnica Pimenta Velloso. A Cultura das Ruas no Rio de Janeiro (1900-1930). Rio de Janeiro: Fundao Casa Rui Barbosa, 2004. 120 Everado Backheuser. Onde moram os Pobres. Revista Renascena, ano II, n13, maro 1905, p.89-90. 121 Mnica Pimenta Velloso. A Cultura das Ruas no Rio de Janeiro (1900-1930). Rio de Janeiro: Fundao Casa Rui Barbosa, 2004. P.21

119

92

Para compreender a cidade de uso preciso lembrar das correntes migratrias que chegaram no Rio de Janeiro a partir do final do sculo XIX, principalmente os excombatentes da guerra de canudos e os escravos livres a partir da abolio. Estes vo se localizar na freguesia de Santana, no largo do Rocio pequeno, hoje denominada Praa Onze. O Largo do Rocio era um ponto de convergncia entre a Sade, Cidade Nova, Morro da Providncia e Campo de Santana. Os imigrantes a fixaram residncia, empregando-se na estiva e nos trabalhos do porto. Aos poucos foram surgindo os casares, os batuques e a Praa Onze foi se tornando um grande centro de lazer. O nmero 117 da Rua Visconde de Itana tornou-se clebre por ter sido a residncia da baiana Hilria de Almeida, a Tia Ciata, local de festas e reunies dos primeiros compositores do samba. Encontramos a descrio de Edigar de Alencar sobre essa outra face da cidade.
Nos fins do sculo passado, o bairro da Sade era reduto de costumes e usanas africanas transportadas da Bahia. Pequenas, mas inmeras famlias baianas ali se acumulavam, trazendo para o Rio hbitos da velha metrpole, com marca das reminiscncias do continente negro, entre os quais, cantigas e danas prprias, festas, comidas, ritos e crendices. Havia nas cercanias, babalas de fama que realizavam sambas (festas de dana) e candombls. Eram todos conhecidos como tios e tias. Donga relembra vrios deles, entre os quais a Tia Isabel, das mais respeitadas e me de um dos grandes raiadores do samba do partido alto Oscar do 24 assim chamado por ter servido na campanha de Canudos, como integrante do 24 batalho. Outros companheiros de Oscar eram Hilrio Jovino Ferreira, o Maioral, Dudu e Joo Cncio, todos conhecidos como reis do partido alto, raiadores afamados, isto , cantadores de chula. Os candombls da casa de Joo Alab, babala morador da rua Baro de So Flix, eram dos mais freqentados. Mas havia ainda os dos rios Obed e Sami, o primeiro na rua Joo Caetano, 69. Essas reunies, embora freqentes, no contavam com as simpatias das autoridades, dada a confuso que, de quando em quando, geravam. Por vezes se realizavam na moita, clandestinamente, o que lhe dava talvez maior sabor e seduo. Mais tarde, algumas dessas famlias se foram espalhando pelo Centro e pela zona chamada Cidade Nova. Na segunda dcada do sculo atual, at 1926, a praa Onze era, no dizer de Heitor dos Prazeres, uma frica em miniatura. Nas suas proximidades, na rua Visconde de Itana, n117, morava a Tia Ciata (Hilria de Almeida), babala-mirim acatada, vinda da rua da Alfndega para ali assentar sua tenda festiva e movimentada. Naquela rua e na Senador Eusbio, que lhe ficava paralela e noutras adjacentes, funcionavam sociedades danantes que mais tornavam rumoroso e festivo o local. Os sambas (danas) transbordavam dos casinhotos para os quintais e ruas. Da provavelmente surgir a praa Onze como autntico bero do samba
93

(msica e canto). E a casa da Tia Ciata viria a ser precisamente o local do nascimento do samba feito msica. Composio melanclica e no dana de grupo. Nascimento ruidoso, discutido, como sua importncia exigia, pois marcaria o advento de nova e expressiva fase da msica popular brasileira.122

A cidade marcada pela miscigenao. A cultura das ruas para ser entendida na sua dinmica necessita ser considerada na sua modalidade de organizao: tradio, etnias, naes. Manuel Antnio de Almeida narrava em Memria de um Sargento de Milcias em 1853 a presena dos imigrantes no Campo de Santana, o Campo de Santana dos ciganos. Segundo Mnica Pimenta Velloso, Pixinguinha em depoimento ao Museu da Imagem e do Som fala da sua convivncia com o grupo cigano. Ele e Sinh freqentavam os botequins, as rodas musicais dos ciganos e suas festas123. Nesta poca no havia um sentimento de pertencimento a uma nica entidade coletiva, o espao era marcado pela fragmentao, os vnculos de pertencimento eram atravs das comunidades. Gerson Brasil historiando as ruas do Rio de Janeiro nos apresenta essa multiculturalidade. O trecho entre a rua da Alfndega e Senhor dos Passos era a Pequena Turquia, reduto dos srios, libaneses, rabes e judeus. A rua da Alcntara, prximo a Estao Central do Brasil era espao dos italianos. Na rua Senador Euzbio se localizava a Sociedade Recreativa e Danante Kananga do Japo, onde Sinh tocava piano124. As duas cidades conviviam. So duas cidades convivendo num mesmo espao. Uma, a Capital Federal, civilizada, reformada como espao de centralidade; outra, a cidade das ruas e dos relacionamentos que se criavam em torno dela. H uma historiografia que compreende essa convivncia como os trabalhos de Oswaldo Porto Rocha e Mnica Pimenta Velloso. No
122 123

Edigar de Alencar. Nosso Sinh do Samba. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. Prefcio.

Conforme Mnica Pimenta Velloso. A Cultura das Ruas no Rio de Janeiro (1900-1930). Rio de Janeiro: Fundao Casa Rui Barbosa, 2004, p.25. 124 Conforme Gerson Brasil. Histria das Ruas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Pongetti, s.d.

94

entanto, estes autores, percebem essa convivncia como uma contradio dentro do espao. O que para muitos autores visto como uma contradio, ns chamamos de dualidade, uma dualidade que caracterstica da cultura do Rio de Janeiro, presente at mesmo nos dias de hoje. Esta dualidade, ou seja, a convivncia destas duas cidades, o que podemos chamar de cidade da belle epoque e cidade da cultura das ruas, pode ser percebida at mesmo nas escolhas oficiais realizadas no desenvolvimento da cidade. Hoje, na Avenida Presidente Vargas, h duas escolas municipais construdas lado a lado, com uma arquitetura moderna e funcionalista, do lado esquerdo temos a Escola Municipal Tia Ciata, uma homenagem a baiana que ajudou a desenvolver a cultura do samba na cidade; e do lado esquerdo a Escola Municipal Raquel de Queiroz, em homenagem a escritora prima de Jos de Alencar, de famlia tradicional do Cear, eleita membro da Academia Brasileira de Letras. A convivncia de duas homenagens a mulheres que de forma to diferentes participaram da formao de nossa cultura, so expresso dessa dualidade existente ainda hoje na cidade do Rio de Janeiro.

3.4. A Idia de Civilizao de Pereira Passos e os Usos Urbanos Populares Procuramos retratar diante da idia que Pereira Passos tinha sobre civilizao para a cidade reformada, os usos do espao urbano. Atravs das obras da reforma na cidade, Pereira Passos ministrava a populao lies de educao urbana por meio de decretos e posturas, tais como, no se deve cuspir nos bondes, proibido jogar papel, cascas de frutas e lixo nas vias pblicas. Ensina o comrcio a preparar suas vitrines, os seus mostrurios, a construir com arte e beleza as fachadas de seus edifcios. A idia de civilizao de Passos passava primeiramente pela valorizao da tradio, da histria, da cultura e da beleza. Neste sentido foi valorizada a arte tradicional da cidade presente nas igrejas e edifcios construdos no perodo imperial. Por solicitao do prefeito
95

foram retiradas as grades em torno das igrejas. Por essa medida Passos recebeu diversas congratulaes como a do Conselheiro Ferreira Viana.
O mundo est cheio de indiferena esttica, mas eu tenho a fortuna de me dirigir a quem ps em relevo a formosa fachada da igreja da Cruz dos Militares e desvendou as belezas do medalho de mrmore da porta do templo de Nossa Senhora do Carmo. Eu de corao o felicito por esta vitria artstica. Caram as grades de ferro, os crceres de duas belezas que ressurgiram com todo o esplendor para sempre125.

Como civilizao era a ilustrao do esprito, Pereira Passos se preocupou tambm com a educao. Nos primeiros anos do mandato reformou os servios da Instruo Pblica Municipal, aumentando os ordenados dos professores, ampliando o nmero de escolas na cidade e exigindo mais eficcia no ensino ao sugerir mtodos novos e progressistas. Em seu mandato foram construdas as escolas Prudentes de Morais, Rodrigues Alves, Tiradentes, Barth, Deodoro, Estcio de S, Estrada do Pica-pau, alm concluir estudos para a construo de outras escolas em vrios pontos da cidade. E com esse mesmo esprito ilustrado e patritico que Pereira Passos solicitou a Olavo Bilac e a Francisco Braga o Hino a Bandeira, que pudesse despertar o sentimento cvico desde a infncia. A cidade reformada teve o intuito de agregar o homem, fazendo-o conhecer os bons costumes de um povo ilustrado e corts. Apresentando ao Conselho Municipal sua mensagem no ltimo ano de mandato, Pereira Passos demonstrou orgulho ao comunicar a festa veneziana ocorrida em homenagem aos hspedes da Conferncia Internacional Americana, onde a populao compareceu e participou com zelo e educao, prova evidente do grau de cultura a que atingiu a populao desta metrpole que me grato aqui consignar.126

125 126

Raimundo de Athayde. Pereira Passos, biografia e histria. Rio de Janeiro: Editora A Noite. s/d. p.241. Mensagem do Prefeito do Distrito Federal ao Conselho Municipal. Rio de Janeiro, 05/09/1906.

96

Nas correspondncias de Passos com Amrico Rangel percebemos os interesses de Pereira Passos para a cidade civilizada. medida que visitava as grandes cidades da Europa e tambm da Rssia, Passos demonstrava os ideais que tinha para o Rio de Janeiro. Em visita Nice, na Frana, Passos relata que a clebre avenida Promenade des Anglais, comparvel a nossa Beira Mar, contudo, mais extensa, com prdios mais belos, mais elegantes, mais ricos, porm menos interessantes quanto a vegetao que o orna, tem todos os dias seus passeios repleto de homens, mulheres e crianas a percorrer a avenida, o que no acontece no Rio127. Passos esperava que a cidade fosse desfrutada pelo cidado que saindo do subrbio para o trabalho e lazer, conhecesse a civilizao, reformasse seus hbitos, adquirindo cultura e polidez. No entanto, percebemos na cidade de uso uma cidade multi-cultural. Os espaos de relacionamentos eram em torno da vivncia comunitria marcada primordialmente pela etnicidade. O fato de no haver um pertencimento a uma identidade nica na cidade do Rio de Janeiro permitiu que os habitantes da cidade no se sentissem pertencentes quele espao reformado do centro da cidade. A distncia inicial entre os usos da cidade geraram significados como cidade cingida e reforma segregadora. Para Michel de Certeau, o indivduo atribudo de astcias, tticas que podem ser percebidas como movimentos capazes de expressar suas experincias alm dos limites dos controles ou estratgias sobre o espao. O caminho para alcanar a cidade se faz pela experincia, pela vivncia que se traduz em permanente inveno do cotidiano128. Percebemos como estratgias que os habitantes encontraram para manifestar diante do novo espao civilizado a presena dos cordes suburbanos no desfile de carnaval da Travessa do Ouvidor e da Avenida Central. Esta uma das formas encontradas pelo habitante de se

127

Carta de Pereira Passos endereada a Amrico Rangel. Nice, 20 de janeiro de 1907. Coleo Pereira Passos, Museu da Repblica. 128 Ver Michel de Certeau. A Inveno do Cotidiano, artes de fazer. So Paulo: Vozes, 1998. p.75

97

relacionar com o espao de maneira comunitria e tambm alegrica, marca cultural desse conjunto tnico. Os estandartes dos cordes passaram a ser exibidos nas vitrines das lojas e nos jornais. As letras das msicas e os nomes dos cordes tornaram-se um canal de comunicao, s vezes nem to sutil, desses habitantes com seus usos populares do espao. A msica de Chiquinha Gonzaga composta em 1899 permaneceu a cada ano no repertrio de vrios cordes que cantavam na avenida Central: abre-alas que eu quero passar eu sou da lira no posso negar ... O subrbio foi para o centro da cidade e com orgulho diz quem e de onde , como os cordes intitulados: Valente cordo, Destemidos do Mier, Endiabrados da Piedade, Enjeitados de So Cristvo, Vamos misturar minha gente, entre outros.129 Os usos que o carioca fez da cidade foram totalmente diferentes daqueles previstos e esperados por Pereira Passos.

3.4.1. A Balnearizao da Zona Sul Procuramos evidenciar os usos urbanos praticados na cidade, diante das propostas da reforma urbana municipal e dos ideais civilizatrios propostos por Pereira Passos. Identificamos, neste sentido, o processo de balnearizao dos novos bairros da zona sul Copacabana e Ipanema. O incio do processo de urbanizao de Copacabana e posteriormente Ipanema, coincidiu com o crescimento das estruturas de transporte da cidade. Em agosto de 1890, foram renovadas as concesses das companhias do Jardim Botnico e de So Cristvo, o novo contrato permitia Companhia Ferro-Carril do Jardim

129

Jornal do Brasil. Edies de 03/02/1910 e 05/02/1910.

98

Botnico a construo do ramal de Copacabana atravs do tnel Alaor Prata ou Tnel Velho. A obra foi feita de forma bastante rpida, e o trfego dos bondes para Copacabana foi inaugurado em julho de 1892130. Em 1894 j se podia ir de bonde do Centro at a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana atual posto seis passando pelo Leme. A Companhia Jardim Botnico oferecia conduo gratuita a quem se interessasse em conhecer os lotes venda, onde se poderia ter um estilo de vida moderno. Em 1901 os lotes, ainda desabitados, da Vila Ipanema j contavam com iluminao eltrica. Ao iniciar as viagens para a orla martima, a Companhia Jardim Botnico fez uma intensa propaganda do novo espao que se abria, primeiro com viagens gratuitas, depois atravs de grandes tabuletas fixadas na porta das estaes com anncios: "Quereis gozar de boa sade? Ide Copacabana. Bondes em quantidade" ou "Passeio agradvel e refrigerante: Copacabana. Bondes at as duas horas da manh", e at quadrinhas:
Graciosas senhoritas, moos chics, Fugi das ruas, da poeira insana, No h lugares para pic-nics Como em Copacabana. 131

O objetivo era incentivar os possveis visitantes e futuros moradores.


Pedem vossos pulmes ar salitrado? Correi, antes que a tsica os algeme. Deixai do Rio o centro infeccioso, Tomai um bonde que va dar ao Leme...132

Ainda nesse mesmo clima de transformao do espao urbano, iniciaram-se as obras de extenso das linhas da Igreja de Copacabana at a Vila Ipanema, numa continuao da proposta de abertura de novos espaos nobres de moradia.

130

Ana Marta Rodrigues Bastos. "O Conselho de Intendncia Municipal : Autonomia e Instabilidade (1889-1892)". Trabalho apresentado no Seminrio Rio Republicano. Rio de Janeiro, FCRB, 1984.(mimeo). 131 DUNLOP, Ch. J. "Copacabana no comeo do sculo" in: A Turbina, n 65, Nov. 1959. p.3. 132 DUNLOP, Ch.J. Op. Cit. p.4.

99

O primeiro grupo organizado de turistas que chegou ao Rio de Janeiro, e ao Brasil, veio em 27 de junho de 1907 a bordo do navio a vapor Byron em excurso promovida pela agncia inglesa Cook and Son, a mesma a realizar a primeira viagem agenciada no mundo133. Este vem a ser um grande marco do turismo na modernidade no Rio de Janeiro. Os primeiros anos do sculo XX foram de grande progresso para o bairro de Copacabana, quando foram instalados os primeiros bondes movidos a eletricidade para o ramal do Tnel de Copacabana at a Estao Malvino Reis, atual praa Serzedelo Correia. Em 1906 foi inaugurado o Tnel do Leme, atual Engenheiro Coelho Cintra, que ligava Botafogo Rua Salvador Correia, hoje avenida Princesa Isabel, com bondes de trao eltrica at a praa do Vigia, atual Praa Jlio de Noronha. Neste mesmo ano, o prefeito Pereira Passos iniciou as obras de construo da Avenida Atlntica. A avenida passaria no quintal das casas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, inaugurando o estilo de vida a beira mar. A pedreira de Inhang foi arrasada e as caladas foram revestidas de mosaicos pretos e brancos trazidos de Portugal e ilustrando desenhos em forma de ondas nas caladas. Sobre a avenida Atlntica, Pereira Passos disse ao Conselho Municipal em 03 de setembro de 1906, Foram iniciados os trabalhos de aterro e construo de passeio na Avenida Atlntica, em toda a extenso da praia de Copacabana, passeio que constituir de futuro, um dos encantos da cidade. Pereira Passos construa uma cidade para o futuro, para a memria, para a contemplao da beleza. Correspondendo ao seu idealizador, a calada da Avenida Atlntica tornou-se, smbolo do bairro e da cidade que mais tarde, seria conhecida como maravilhosa.

133

Conforme Mrio Jorge Pires. Hspedes, hospedeiros e viajantes no sculo XIX: Razes do turismo no Brasil. Tese de doutorado. So Paulo: ECA/USP, 1991.

100

O Estilo de vida proposto por Pereira Passos, com a inaugurao da avenida Beira Mar e com a avenida Atlntica, incorporava a natureza cidade, confluindo para o que mais tarde foi chamado de balnearizao da zona sul. O bairro de Copacabana como balnerio, foi regulamentado pela prefeitura em 1917 com decreto do prefeito Amaro Cavalcanti:
O banho s ser permitido de 2 de Abril 30 de Novembro das 6h s 9h e das 16h s 18h. De 1 de Dezembro 31 de Maro das 5h s 8h e das 17h s 19h. Nos Domingos e feriados haver uma tolerncia de mais uma hora em cada perodo. Vesturio apropriado guardando a necessria decncia e compostura. No permitir o trnsito de banhistas nas ruas que do aceso s praias, sem uso de roupo ou paletots sufficientemente longos, os quaes devero se fechados ou abotoados e que s podero ser retirados nas praias." "No permitir vozerios ou gritos, que no importem em pedidos de socorro e que possam alarmar os banhistas. "Prohibir a permanencia de casaes que se portem de modo offensivo moral e decoro pblicos nas praias, logradouros e nos vehiculos.134

134

DUNLOP, Ch.J. Op. Cit. p.5.

101

Consideraes Finais
O presente trabalho no tem por objetivo concluir um tema em constante discusso na historiografia. Sabemos que na histria toda a construo feita primando pelo maior rigor metodolgico sempre uma re-construo parcial, porque o evento, o fato, o acontecimento, ou melhor, a realidade algo dado que no pode ser re-inventado. Propomos aqui uma retomada sinttica do trabalho feito com as hipteses levantadas no incio da pesquisa. Primeiramente percebemos observando os processos de melhoramentos urbanos ocorridos a partir da segunda metade do sculo XIX na Europa e Amrica Latina, que houve uma centralidade da idia de reforma urbana como caminho, percurso, mtodo de acompanhar as transformaes polticas, econmicas e urbanas ocorridas em cada contexto. A idia de reforma tornou-se central para a insero no processo de modernizao que ocorria na Europa e Amrica Latina, respeitando as propores e contextos diversos. A questo da reforma urbana obteve a partir da segunda metade do sculo XIX uma posio central na maioria das grandes cidades ocidentais. Fruto de uma necessidade prtica de desenvolvimento da cidade, mas tambm tinha uma viso cultural sobre as condies para uma cidade moderna. As reformas ocorridas nas trs principais capitais da Amrica Latina Montevidu, Buenos Aires e Rio de Janeiro marcaram a idia de reafirmao da capitalidade atravs a afirmao de uso e funo da cidade porturia, redimensionando sua capacidade operativa. No Rio de Janeiro, havia a solicitao por obras de remodelao da cidade e encaminhamento de projetos municipalidade desde a dcada de 1870. Lembramos principalmente os projetos apresentados por G. Fogliani (1883) e Manoel Pereira dos Reis (1889) sobre a Avenida Central. O primeiro projeto que pensa a totalidade da cidade a proposta apresentada pela Comisso de Melhoramento entre 1874 e 1875. A principal
102

inovao da proposta da Comisso a concepo orgnica da cidade que vai estar presente tambm na reforma urbana em 1903. A grande novidade da reforma urbana municipal em relao aos projetos anteriores, a opo civilizadora que unida as demais questes urgentes para a cidade como a questo sanitria e de integrao urbana. No Rio de Janeiro acontece no incio da Repblica, mais precisamente a partir de 1891 com a Constituio Republicana, um reordenamento da capitalidade da cidade do Rio de Janeiro. Procuramos responder neste trabalho, a proposta de reafirmar a capitalidade da cidade, dentro da nova ordem republicana, atravs da opo civilizadora da reforma urbana municipal implementada por Francisco Pereira Passos. A cidade reformada buscou reafirmar sua capitalidade como centro agregador poltico e cultural valorizando sua historicidade. Ao mesmo tempo, viu-se marcada por uma variedade de experincias urbanas fruto da prpria historicidade que no podia ser renegada, uma confluncia multi-social herana da abolio da escravido e do desenvolvimento urbano que impunha usos diversos cidade. A primeira separao entre a cidade formal e a cidade informal se d na Repblica que tira definitivamente da arena poltica a participao da elite intelectual e da populao. Nesse momento se fortalecem os laos de solidariedade entre os imigrantes, ex-escravos e os moradores dos cortios. Quando acontece a reforma urbana e so obrigados a sair do centro da cidade no protestam porque no havia um pertencimento dessas pessoas quele espao urbano. Como a cidade reformada com os ideais civilizatrios de novos usos do espao se relacionou com os usos e funes da cidade multi-social, fruto de outras experincias de relacionamento com a urbe? Como a cidade corte, dos gestos civilizados, da polidez dos costumes, se relacionou com a cidade da cultura das ruas, da Praa Onze, das rodas de samba, dos convvios sociais?
103

Entendemos que neste ponto, nesta encruzilhada vivenciada na histria, se evidenciou o incio do processo de afirmao da identidade carioca marcada pela juno da reforma culturalista, da miscigenao social e cultural e da capitalidade da cidade. O Rio de Janeiro por sua histria de sede da corte, hospedando a famlia real uma cidade de corte com todas as singularidades dos trpicos, mas uma corte. Como cidade corte desenvolveu aqui os costumes civilizados de uma nobreza europia. Estava em consonncia com a modernizao europia, tinha uma rede de relacionamentos em torno da corte e de seus costumes como as lojas da rua do Ouvidor, a confeitaria Colombo, a freqncia ao teatro, conforme bem relata Machado de Assis em seus contos. No entanto, a cidade corte no a sntese do Rio de Janeiro que vive a particularidade do fim do sculo XIX da abolio da escravido, imigrao interna, imigrao estrangeira, centro comercial porturio, uma mirade de situaes que ocorreu na cidade dos relacionamentos urbanos. A reforma urbana como espao de investigao histrica revela essa dualidade do Rio de Janeiro de ser corte e ser cidade. a convivncia entre a cidade de uso e a cidade de funo. Esta conjuno, convivncia entre a cidade corte como cidade de funo, e a cidade de uso proporcionou a formao da cultura carioca, da alma carioca. Foi possvel o nascimento do samba, a paixo do carioca pela rua. Em muitos momentos nos parece que a reforma urbana foi uma violncia com a cidade, isto porque realizada em meio a efervescncia dessa emaranhado de novos

contextos, atores, situaes no espao urbano. Mas ao mesmo tempo em que parece violenta com a cidade, uma reforma que gera uma qualidade na vida urbana, principalmente quando assimila a beleza natural da cidade e acopla a natureza ao espao urbano.

104

As contingncias do Brasil Republicano vo dar um novo carter a capitalidade da cidade do Rio de Janeiro, que esvaziada de sua capacidade de articulao poltica, emerge como smbolo exaltando sua centralidade de cidade cosmopolita e civilizada. Seja para o interior do pas, seja para o exterior. um redimensionamento da capitalidade, que deixa de ser econmica, poltica para se tornar cultural. A histria no se repete porque as aes humanas partem de uma experincia singular no tempo e no espao. O que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre 1903 e 1906 foi a harmonia de uma srie de circunstncias histricas aliadas a personalidade de um homem que podemos dizer protagonista da vida. Pereira Passos um protagonista da vida, da sua vida e da vida da cidade do Rio de Janeiro.

105

Referncias Bibliogrficas e Documentais

Documentos Impressos Aaro Reis. Relatrio da Construo de Belo Horizonte, 1946. Boletim da Intendncia Municipal, 1903. Coleo Pereira Passos. Rio de Janeiro, 1958. Consolidao das Leis e Posturas Municipais. Rio de Janeiro, 1906. Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. 24 de fevereiro de 1891. Giuseppe Fogliani. Projeto de Melhoramento na Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Typografia Ligh Borbonovo, 1903. H. Cordoville. Reconstruo e Saneamento da Zona Comercial da Capital Federal. Rio de Janeiro, Imprensa MontAlverne, 1892. p. 15. Memrias de Ablio Barreto, 1946. Memrias do Padre Francisco Martins Dias, 1897. Mensagens do Prefeito do Distrito Federal. Rio de Janeiro: Typografia da Gazeta de Notcias, 1903-1906. 7 v. Passos, Francisco Pereira. Notas de Viagem. Cartas um Amigo. Rio de Janeiro: Olmpio de Campos, 1913. Relatrio da Comisso de Melhoramentos, 1875 e 1876. Relatrio do Ministrio dos Negcios do Imprio, 1872, 1874 e 1875. Jornais e Revistas Jornal do Commercio, 1902-1906 Jornal A Avenida, 1903. Jornal O Paiz. 1903. Jornal do Brasil, 1910. Revista do Clube de Engenharia, 1901-1906 Revista da Semana, 1903-1906
106

Revista Renascena, 1905. Revista Fon-Fon!, 1907. Revista A Turbina, 1959. Revista Nosso Sculo, 1980. Iconografia e Plantas BARREIROS, Eduardo Canabrava. Atlas da Evoluo Urbana da Cidade do Rio de Janeiro. (1565-1965). Rio de Janeiro: IHGB, 1965. FERREZ, Marc. O lbum da Avenida Central. Um Documento Fotogrfico da Construo da Avenida Rio Branco. Rio de Janeiro, 1903-1906. Rio de Janeiro: Joo Fortes Engenharia/ Ex Libris, 1983.

Referncias Bibliogrficas ABREU, Maurcio de. Evoluo Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLAN-Rio/ Zahar, 1988. ALENCAR, Edigar de. Nosso Sinh do Samba. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. ARAJO, Vicente de Paula. A Bela poca do cinema Brasileiro, So Paulo: Perspectiva, 1976. ATHAYDE, Raymundo de. Pereira Passos, Biografia e Histria. Rio de Janeiro: A Noite, (s/d) AZEVEDO, Andr Nunes de (org.).Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/ Sr-3 UERJ, 2002. ______________. A Reforma Pereira Passos: Uma tentativa de integrao urbana. In: Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, n10, maio-agosto de 2003. P. 35-63. ______________. A Capitalidade do Rio de Janeiro. Um Exerccio de Reflexo Histrica. In: ______. (org.).Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/ Sr-3 UERJ, 2002. P. 45- 64. ______________. Da Monarquia Repblica: um estudo dos conceitos de civilizao e progresso na cidade do Rio de Janeiro entre 1868 e 1906. Tese de Doutoramento em Histria. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2003. ______________. Entre o Progresso e a Civilizao: O Rio de Janeiro nos Traados de sua Capitalidade. Rio de Janeiro: dissertao de Mestrado em Histria defendida pela UERJ, 1998.

107

BASTOS, Ana Marta Rodrigues. O Conselho de Intendncia Municipal: Autonomia e Instabilidade (1889-1892). Trabalho apresentado no Seminrio Rio Republicano. Rio de Janeiro, FCRB, 1984. BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Traduo e seleo de Teixeira Coelho. So Paulo: Paz e Terra, 1998. BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: Um Hausmann Tropical. A Renovao Urbana na Cidade do Rio de Janeiro no Incio do Sculo XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1992. BENEVOLO, Leonardo. Histria da Arquitetura Moderna. So Paulo: Perspectiva, 2005 ______________. Histria da Cidade. So Paulo: Perspectiva, 2005. BRASIL, Gerson. Histria das Ruas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Pongetti, s.d. BRENNA, Giovanna Rosso Del. O Rio de Janeiro de Pereira Passos. Uma Cidade em Questo II. Rio de Janeiro: Index, 1985. BROCA, Brito. Vida Literria em 1900. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1967. CARVALHO, Jos Murilo de. A Construo da Ordem. Rio de Janeiro: Campus, 1980. ______________. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Cia das Letras, 1987. CARVALHO, Lia de Aquino. Habitaes Populares. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1995. CARVALHO, Maria Alice Rezende de (org.). Repblica no Catete. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2001.
______________.

O quinto sculo. Andr Rebouas e a construo do Brasil. Rio de Janeiro: Revan/IUPERJ-UCAM, 1998.

______________. Quatro Vezes Cidade. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1994. CERTEAU, Michel de. A Inveno do Cotidiano, artes de fazer. So Paulo: Vozes, 1998. CHALHOUB, Sidney. A Cidade Febril: Cortios e Epidemias na Corte Imperial. So Paulo: Cia. das Letras, 1996. ______________. Trabalho, Lar e Botequim. O Cotidiano dos Trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle poque. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001. CHOAY, Franois. O Urbanismo. Utopias e Realidades. Uma Antologia. So Paulo: Perspectiva, 1992. CORRA, Sampaio. Francisco Pereira Passos. In: Revista do Clube de Engenharia. Rio de Janeiro: Clube de Engenharia, n 23, agosto de 1936.
108

EDMUNDO, Luis. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1938. ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. Volume 2. FERRARO DALSSIO, Lucrecia. Cidade: Imagem e Imaginrio. In: Clia Schiavo Weyrauch (org.) Trs vises de cidade. Rio de Janeiro: Departamento cultural/UERJ, 2000. ______________. Ver a Cidade. So Paulo: Nobel, 1982. FILHO, Adolfo Morales de los Rios. Dois Notveis Engenheiros, Pereira Passos e Vieira Souto. Rio de Janeiro: Ed. A Noite, 1951. GADAMER, H.G. Verdade e Mtodo. Petrpolis: Ed.Vozes, 1997. GRAMSCI, A. A questo meridional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GUTIERREZ, Ramon. Arquitetura y Urbanismo em Iberoamerica. Ed. Manuales Arte Ctedra, Madrid, 1983. JOO DO RIO. Alma Encantadora das Ruas. Rio de Janeiro: Simes, 1952. LAMARO, Srgio Tadeu de Niemeyer. Dos Trapiches ao Porto. Um Estudo sobre a rea Porturia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1991. LENZI, Maria Isabel Ribeiro. Pereira Passos Colecionador. In: Anais do Museu Histrico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN/ Ministrio da Cultura, 2001. LESSA, Renato. A Inveno Republicana. Campos Sales, as Bases e a Decadncia da Primeira Repblica Brasileira. Rio de Janeiro: Vrtice, 1988. LIPPI OLIVEIRA, Lcia. Cultura Urbana no Rio de Janeiro. In: Marieta de Moraes Ferreira (org.) Rio de Janeiro: uma cidade na histria. Rio de Janeiro: FGV, 2000. LOBO, Maria Eullia Lahmeyer. Histria do Rio de Janeiro: do capital comercial ao capital industrial e financeiro. Rio de Janeiro: IBMEC, 1978. MATTOS, Ilmar Rohloff. O Rio de Janeiro e a Experincia Imperial. In: Andr Nunes de Azevedo (org.). Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/SR-3/UERJ, 2002, pp. 77-86. MOTTA, Marly da Silva e SANTOS, ngela Moulin Simes P. O bota-abaixo revistado: O Executivo Municipal e as reformas urbanas no Rio de Janeiro (1902-2003). Revista Rio de Janeiro. MOTTA, Marly Silva da. O Rio de Janeiro continua sendo? In: Andr Nunes de Azevedo (org.). Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/SR3/UERJ, 2002, pp. 159-170. NEEDELL, Jeffrey. Belle poque Tropical. Sociedade e Cultura de Elite no Rio de Janeiro na Virada do Sculo. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1993.
109

NEVES, Margarida de Souza. As Vitrines do Progresso. Rio de Janeiro: PUC-Rio/ FINEP, 1986. ______________. Os cenrios da Repblica. O Brasil na virada do sculo XIX para o XX. In: Jorge Ferreira e Luclia de Almeida Neves Delgado. Brasil Republicano. Vol 1: O Tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. NORA, Pierre. O Acontecimento e o Historiador do Presente. In: Jacques Le Goff. A Nova Histria. Lisboa: Edies 70, 1997. PAULOPOLITANO. Biografia Histrica do Engenheiro Francisco Pereira Passos. Niteri, 1941. Pereira Passos, Vida e Obra. In: Revista Rio Estudos. Rio de Janeiro: Instituo Pereira Passos, n 221, agosto de 2006. PEREIRA, Snia Gomes. A Reforma Urbana de Pereira Passos e a Construo da Identidade Carioca. Tese de Doutoramento em Comunicao. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992. ______________. A reforma de Pereira Passos e seus reflexos na vida carioca. In: Seminrio A Paisagem Desenhada: O Rio de Janeiro de Pereira Passos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 08/11/1994. PETRONE, Pasquale. So Paulo no sculo XX. In: AZEVEDO, Aroldo. A cidade de So Paulo. So Paulo: Cia. Editora Nacional. 1958. 2 vol. PIRES, Mrio Jorge. Hspedes, hospedeiros e viajantes no sculo XIX: Razes do turismo no Brasil. Tese de doutorado. So Paulo: ECA/USP, 1991. ROCHA, Osvaldo Porto. A Era das Demolies. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Cultura. Departamento Geral de Documentao e Informao cultural. Diviso de Editorao, 1983. RODRIGUES, Antnio Edmilson Martins. Em Algum Lugar do Passado. Cultura e Histria na Cidade do Rio de Janeiro. In: Andr Nunes de Azevedo (org.). Rio de Janeiro: Capital e Capitalidade. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/SR-3/UERJ, 2002. P.11-43. ______________. A Modernidade Carioca: O Rio de Janeiro do Incio do Sculo XX Mentalidade e Vida Literria. Tese de Livre Docncia em Histria. Rio de Janeiro: UERJ, 1987. ______________. Joo do Rio. A Cidade e o Poeta. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2000. SCHORSKE, Carl. Pensando com a Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. ______________. Viena fin-de-Sicle. Poltica e Cultura. Companhia das Letras, 2002. SCHWARCZ, Lilian. As Barbas do Imperador. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. SILVA, Gasto Pereira da. Pereira Passos, o Reformador. Rio de Janeiro, 1943. (mimeo). PEREIRA DA SILVA, J. M. Estudos sobre a literatura. Niteri. Rio de Janeiro, 1836.
110

SITTE, Camillo. A Construo das Cidades Segundo seus Princpios Artsticos. So Paulo: tica, 1992. SPENGLER, Oswald. A decadncia do ocidente. Braslia: UNB, 1918. SVCENKO, Nicolau. A Literatura como Misso. Tenses Sociais e Criao Social na Primeira Repblica. So Paulo: Brasiliense, 1989. TELLES, Augusto Carlos da Silva. Melhoramentos de So Paulo. So Paulo: Melhoramento, 1956. VELLOSO, Mnica Pimenta. A Cultura das Ruas no Rio de Janeiro (1900-1930). Rio de Janeiro: Fundao Casa Rui Barbosa, 2004 ______________. Modernismo no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 1996. ______________. Joo do Rio; cinematgrafo da Belle poque; uma reconstituio histrica social. Rio de Janeiro, 1984. ______________. As Tradies Populares da Belle poque Carioca. Rio de Janeiro: Funarte, 1988.

111

Вам также может понравиться