Вы находитесь на странице: 1из 18

Circuito Retificador Bsico

Circuito Retificador de Meia Onda


Eng.: Roberto Bairros dos Santos. Um empreendimento Bairros Projetos Didticos www.bairrospd.kit.net
Este artigo descreve o conceito bsico de um circuito retificador monofsico de meia onda e faz uma reviso nos principais componentes usados em um circuito retificador como: diodo, capacitor e transformador!

Circuito Retificador Bsico

Contedo
1 2 3 4 5 6 7 8 9 Introduo:............................................................................................................. 3 O Diodo: ................................................................................................................. 4 Funcionamento do diodo: ....................................................................................... 5 O transformador:.................................................................................................... 6 Exemplo de circuito com transformador:................................................................ 7 O capacitor: ............................................................................................................ 8 O Retificador de meia onda: ................................................................................. 10 Como funciona o circuito retificador de meia: ...................................................... 11 A analise do circuito retificador de meia onda: ..................................................... 12 9.1 O capacitor de filtro: ...................................................................................... 13 10 A tenso de Ripple:............................................................................................ 15 11 Valor da tenso contnua na sada: ................................................................... 16 12 Equaes do circuito de meia onda: .................................................................. 17

Circuito Retificador Bsico

Introduo:

O circuito da fonte de alimentao um dos mais importantes da eletrnica, pois, todos os equipamentos eletrnicos possuem uma fonte eletrnica que pode ser um simples pilha a uma complexa fonte chaveada, e, a maioria das fontes possui um circuito retificador. A funo da fonte alimentao fornecer energia para o circuito eletrnico com um nvel de tenso e corrente apropriado! Na maioria das vezes este circuito retifica a tenso alternada da rede de forma que esta fique contnua, e ainda ajusta o nvel da tenso para um nvel de trabalho dos componentes eletrnicos. A tenso na sada de um circuito retificador normalmente menor do que a tenso da rede de alimentao! O componente eletrnico que executa a tarefa de retificao o diodo e o componente usado para ajustar os nveis de tenso o transformador. Este artigo trata da fonte retificadora bsica monofsica. Este tipo de fonte pode ter duas configuraes: meia-onda onda-completa. A configurao de fonte de onda completa possui dois circuitos bsicos: Montagem com diodo em ponte Montagem usando transformador com tape central (Center Tape).

Antes de ver como funciona cada um dos circuitos retificadores voc dever fazer uma reviso dos principais componentes usados em uma fonte de alimentao que so: O diodo, o transformador e o capacitor!

Circuito Retificador Bsico

2 O Diodo:
O diodo uma componente que funciona como uma vlvula eletrnica deixando o fluxo de corrente circular somente em um sentido, no sentido da seta! O diodo tem a funo de retificador, isto , vai retificar a tenso alternada da entrada transformando-a em tenso contnua. Quando o diodo est conduzindo aparece entre os seus terminais uma tenso entre 0,5V e 0,7 V que ser designada por VD e ser considerada nos nossos clculos como sendo 0,7V! O diagrama e a aparncia do diodo so mostrados abaixo onde salientado como identificar os terminais do diodo que so chamados de: Catodo e Anodo. Mais detalhes sobre o diodo voc poder na apostila sobre Diodo Bsico.

Figura 1: Figura mostrando um diodo e o seu smbolo.

Circuito Retificador Bsico

3 Funcionamento do diodo:
O diodo um dispositivo que deixa a corrente circular em um sentido (o da seta do diagrama) e bloqueia o fluxo de corrente no sentido inverso, esta propriedade chamada de propriedade retificadora do diodo. Esta propriedade mostrada na figura abaixo. Na figura A a lmpada acende indicando a passagem da corrente. Na figura B a lmpada esta apagada indicando que corrente est cortada, corrente igual a zero.

Figura 2: Figura mostrando o funcionamento do diodo. Quando a corrente percorre o diodo no sentido da seta voc diz que o diodo est conduzindo ou diretamente polarizado! Quando o diodo est bloqueando a passagem da corrente voc diz que o diodo est cortado ou inversamente polarizado!

Circuito Retificador Bsico

4 O transformador:
O transformador um componente que trabalha com tenses alternadas, como o nome sugere, o transformador transforma tenses e correntes, aumentando ou diminuindo estas grandezas eltricas! O smbolo do transformador mostrado abaixo, o lado onde aplicada a tenso chamado de primrio, o lado onde a carga ligada chamado de secundrio!

Figura 3: Figura mostrando o smbolo de um transformador. A principal caracterstica de um transformador que ele transforma, no gera energia, assim a energia que entra a mesma que sai, o produto tenso x corrente a mesma no primrio e no secundrio!

A relao de transformao indicada pelas letras 1:N onde N indica a relao entre o nmero de espiras do secundrio em relao ao primrio. Se o nmero de espiras do primrio for maior do que o nmero de espiras do secundrio a relao pode ser indicada por N:1 ou ainda com o valor de N indicado em frao decimal! A relao entre a tenso e corrente no primrio e no secundrio mostrada abaixo:

Vs N Vp 1
Is 1 Ip N
Note que se o nmero de espiras do secundrio aumentar a tenso tambm aumenta, mas a corrente diminui de forma que o produto tenso x corrente se mantenha o mesmo! Se o nmero de espiras do secundrio diminuir a tenso diminui, mas a corrente aumenta!

Circuito Retificador Bsico

5 Exemplo de circuito com transformador:


O circuito abaixo usa um transformador para reduzir a tenso de alimentao de 220VAC para 12 VAC. Observe que a tenso alternada, logo as grandezas tenso e corrente so indicadas em RMS (valor eficaz)! Veja um exemplo onde mostrado como determinar a tenso e corrente presente no primrio e no secundrio do transformador?

Soluo:

Vs 12V Is N Vs 12V 1A R L 12

110 9,2 12 Is 1A Ip 0,11A N 9,2


Observe que o N foi colocado do lado da tenso maior por convenincia. A tenso do secundrio j indicada no prprio transformador e a corrente no primrio calculada baseada na relao de transformao N. A tenso no secundrio diminuiu, mas a corrente aumentou!

Circuito Retificador Bsico

6 O capacitor:
O capacitor um componente que armazena energia eltrica na forma de tenso. Observe que a bateria no armazena, gera energia. No entanto a bateria pode ser carregada esta carga consiste em recompor os compostos quimicos internos de forma a recuperar o estado inicial, esta recuperao feita a custas de energia externa. O capacitor e o indutor so os nicos elementos eltricos capazes de realmente armazenarem energia eltrica: O capacitor na forma de tenso e o indutor na forma de corrente! O capacitor construdo com duas placas de material condutor separadas por um isolante chamado de dieltrico. O capacitor pode ser de dois tipos, conforme a sua construo: Eletroltico. Eletrosttico.

No capacitor eletrosttico as placas so construdas de lminas de alumnio e o dieltrico composto de um material isolante comum como papel, cermica ou plstica. Os tipos mais comuns so de plstico ou cermico. Nos capacitores com isolante plstico. As placas so construdas com tiras muito finas de o alumino, estas tiras so depositadas sobre o plstico. Os capacitores de cermica o metal depositado sobre um material cermico. A figura abaixo a forma construtiva de um capacitor de plstico e o seu smbolo:

Figura 4: A figura abaixo mostra a construo um capacitor de eletrosttico tpico e o seu smbolo.

Circuito Retificador Bsico

J o capacitor eletroltico possui uma construo bem mais complexa onde o dieltrico isolante xido de alumnio depositado sobre a placa metlica constituda de uma tira de alumnio. A tira de alumnio submetida a um processo qumico de corroso de forma a aumentar a sua rea. A segunda placa condutora composta por um lquido bom condutor chamado eletrlito. Uma terceira lmina lisa de alumnio montada junto do capacitor para melhorar o contato eltrico com o eletrlito. Para que o dieltrico no escorra este retido em uma tira de papel montado entre as lminas de alumnio! Muita gente pensa que o papel entre as lminas de alumino o dieltrico , mas no , ela serve apenas para reter o eletrlito. A figura abaixo mostra a construo do capacitor eletroltico!

Uma caracterstica importante no capacitor eletroltico que ele polarizado, voc no deve lig-lo invertido! Se o capacitor eletroltico for ligado invertido ele pode explodir, literalmente. Quando o capacitor eletroltico explode vaza eletrlito que pode causar grande estrago ao circuito. Os capacitores modernos possuem uma vlvula de escape e com isto ele no explode, mas continua vazando eletrlito! O capacitor eletroltico possui no seu corpo uma indicao da polaridade, normalmente indicado o plo negativo, ou ainda pelo comprimento dos terminais; o terminal positivo o mais comprido como mostra a figura abaixo!

Voc tambm deve observar a tenso e trabalho indicada no corpo do capacitor eletroltico, voc deve ligar o capacitor somente em circuitos com tenso inferior a tenso de trabalho! O smbolo do capacitor eletroltico mostrado abaixo onde o plo positivo fica bem claro! O smbolo A a forma atual de desenhar o eletroltico e o smbolo B a forma antiga.

Circuito Retificador Bsico

7 O Retificador de meia onda:


O circuito retificador de meia onda o mais simples e barato e o diagrama mostrado abaixo:

Figura 5: Circuito retificador de meia onda.

Neste circuito a tenso de entrada alternada V1 aplicada no primrio do transformador. O transformador serve para ajustar a tenso de sada do retificador ao nvel desejado. O secundrio do transformador ligado ao circuito retificador propriamente dito que composto pelo diodo D1e capacitor C1. A resistncia RL chamada de resistncia de carga (Load em ingls) e ir representar o circuito que a fonte ir alimentar, pode ser desde um rdio at o circuito de navegao de uma nave espacial!

10

Circuito Retificador Bsico

8 Como funciona o circuito retificador de meia:


No primeiro momento vamos analisar o circuito sem o capacitor C1 e vamos estabelecer dois pontos de medio A e B! Circuito mostrado abaixo.

A tenso no secundrio do transformador Vs aparece entre o ponto de medio A e o terra, esta tenso est sempre alternando a polaridade e possui uma forma senoidal. Se voc medir com um osciloscpio no ponto A encontrar uma forma de onda como na figura abaixo!

Figura 6: Tenso no ponto A Medindo no ponto B voc encontrar a forma de onda desenhada na figura abaixo!

Figura 7: Tenso no ponto B Note que a tenso no secundrio tem somente metade da onda, por isto este circuito chamado de meia onda. Somente o semi-ciclo positivo aparece sobre a resistncia de carga, esta j no mais uma tenso alternada, mas no uma tenso apropriada para a maioria dos circuitos eletrnicos. Este tipo de tenso descrito como tenso contnua pulsante!

11

Circuito Retificador Bsico

A analise do circuito retificador de meia onda:

No secundrio do transformador no ponto A a tenso aparece com polaridade positiva na primeira metade do ciclo e negativa na segunda metade. Para voc entender como funciona, voc dever analisar o circuito para cada um dos casos. Anlise na metade positiva do ciclo: Neste caso o secundrio do transformador se comporta como uma fonte com o positivo ligado ao ponto A e o negativo ao terra, como mostra a figura abaixo!

Figura 8: Semi-ciclo positivo. Note que a corrente segue no sentido da conduo do diodo, logo, o diodo se comporta como uma chave fechada e o semi-ciclo positivo aparece sobre a resistncia de carga RL. Anlise da metade negativa do ciclo: Neste caso o ponto A aparece com a polaridade negativa e a linha tracejada indica que o diodo no est conduzindo, logo, no aparece tenso sobre a carga RL!

Figura 9: Semi-ciclo negativo Durante o semi-ciclo negativo o diodo est cortado e a fonte no est fornecendo energia para a carga!

12

Circuito Retificador Bsico

9.1 O capacitor de filtro:


Um circuito eletrnico requer uma tenso contnua bem comportada, assim, necessrio retificar a tenso de sada pulsante para transform-la em tenso contnua ou mais prximo possvel de uma forma contnua, para isto usado o capacitor eletroltico! O capacitor colocado em paralelo com carga tem a funo de fornecer energia no semi-ciclo negativo, quando o diodo est cortado e a fonte de alimentao no est fornecendo energia para a carga! Durante o semi-ciclo positivo o capacitor carregado uma vez que o diodo est conduzindo, durante o semi-ciclo negativo a energia armazenada no capacitor transferida para a carga e o capacitor quem fornece energia a resistncia de carga! Se voc colocasse um osciloscpio na sada (ponto B) do circuito retificador de meia-onda com capacitor, voc veria a figura mostrada abaixo. No ponto A a figura no muda, observe a reta na tela do osciloscpio indicando uma tenso contnua!

A figura abaixo mostra o processo de carga no semi-ciclo positivo da onda!

Figura 10: Carga do capacitor de filtro:

13

Circuito Retificador Bsico

Note que a tenso de carga mxima do capacitor tem o valor da tenso de pico da entrada, esta ser a tenso do capacitor carregado! A figura abaixo mostrado o semi-ciclo negativo, neste caso o capacitor alimenta a carga!

Figura 11: Semi-ciclo negativo

14

Circuito Retificador Bsico

10 A tenso de Ripple:
A tenso presente na carga com o capacitor de filtro no uma tenso contnua perfeita. Durante a descarga do capacitor perde energia acumulada durante a carga e a tenso diminui de forma exponencial, como resultado a tenso presente na sada ter uma forma de onda ondulada sobreposta tenso contnua. A ondulao na crista da tenso contnua chamada de tenso de ripple e um fator de qualidade da fonte. Quanto menor for a tenso de ripple, tanto melhor ser a fonte. A tenso de ripple medida na forma percentual relacionando o valor de variao da ondulao em relao a tenso contnua presente na sada, por exemplo, para uma fonte de 12 VCC na sada um ripple de 10% tolerado e um ripple de 1% excelente! Se no circuito anterior a resistncia de carga fosse alterada para 20 Ohm voc veria na tela do osciloscpio a forma de onda abaixo!

Figura 12: Osciloscpio mostrando a tenso de ripple. Para diminuir a tenso de ripple voc pode aumentar o valor do capacitor de filtro aumentando a energia armazenada durante o semi-ciclo positivo! Aumentar o capacitor significa maiores correntes no semi-ciclo positivo, pois a fonte alm de alimentar a carga ainda tem que fornecer energia para o capacitor, em alguns casos esta corrente pode alcanar um valor muito alto a pode queimar o fusvel de entrada na primeira carga do capacitor! Quando voc diminui a resistncia de carga a corrente de sada aumenta, voc pode dizer que a carga aumentou. Em eletrnica aumentar a carga significa diminuir a resistncia de carga!

15

Circuito Retificador Bsico

11

Valor da tenso contnua na sada:

A tenso contnua na sada ter o valor da tenso no capacitor, sem levar em conta o ripple. A tenso de sada ser igual ao valor de pico da tenso de entrada! Observe que a tenso de pico do secundrio do transformador maior do que a tenso RMS, assim, parece que a tenso na sada da fonte aumentou. Na verdade s uma questo de unidade, a tenso AC descrita na forma de tenso eficaz (RMS) que menor que a tenso de pico, e a tenso de carga do capacitor a tenso de pico expressa na forma de tenso contnua. A relao entre a tenso RMS e tenso de pico mostrada abaixo. Notar que a tenso de pico aproximadamente 40% maior do que a tenso RMS!

Vp VRMS x 2 VRMS x 1,414


Um erro comum comprar o transformador com a tenso de secundrio igual ao valor da tenso contnua desejada na sada da fonte, voc no pode cometer este erro, pois agora voc sabe que a tenso na sada maior do que a tenso especificada no transformador. Por exemplo: Para uma fonte CC de 24VCC na sada o transformador dever ter a tenso de secundrio de 17VAC!

16

Circuito Retificador Bsico

12

Equaes do circuito de meia onda:

Para especificar o diodo o que importa so as correntes e tenses presentes no circuito durante a conduo do diodo sem o capacitor. O diodo dever ser dimensionado para suportar a corrente mxima da carga e ainda a corrente de carga do capacitor! Outra grandeza importante a tenso reversa que o diodo vai estar submetido, neste caso ser a tenso entre o anodo e o catodo quando o diodo no est conduzindo. No circuito de meia onda a tenso reversa igual ao dobro tenso no secundrio Vs! Equaes no circuito de meia onda:

17

Circuito Retificador Bsico

Equaes:

VMAX I MAX ID V VRMS MAX 2 I MAX I RMS 2 VL

18

Вам также может понравиться