Вы находитесь на странице: 1из 7

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCATIVAS

NVEL MDIO
Auxiliar de Administrao, Auxiliar de Disciplina e Auxiliar de Enfermagem
Data: 21/10/2007 Durao: 3 horas
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 40 (quarenta) questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, assim distribudas:

Turno: Manh

Portugus 01 a 10

Conhecimentos Especficos 11 a 40

b) Um CARTO DE RESPOSTAS destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO DE RESPOSTAS. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO DE RESPOSTAS, com caneta esferogrfica de tinta na cor AZUL ou PRETA. 04 - No CARTO DE RESPOSTAS, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo:

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 06 - SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o CARTO DE RESPOSTAS. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova e somente poder levar o Caderno de Questes faltanto UMA HORA PARA O TRMINO DAS PROVAS. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO DE RESPOSTAS. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova NO SERO LEVADOS EM CONTA.

www.fesp.rj.gov.br

FESP-RJ Escola de Governo

Realizao:

concurso@fesp.rj.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS

NVEL MDIO

PORTUGUS
LEIA O
TEXTO ABAIXO E RESPONDA S QUESTES DE N

01

A 10.

PARA ISSO HAVIA VINDO DO CEAR Bem-Te-Vi morreu h quase dois anos, mas, no momento mesmo em que foi morto, nem bem o carregavam como um fardo, j ia rumo ao esquecimento. Reis so mortos e postos a toda hora na Rocinha. Naquele dia, ia vistoriar seus postos de comrcio cercado por 12 seguranas, sua guarda pretoriana, mas no sabia que, no caminho, policiais com 4 mil munies estocadas numa quitinete esperavam por ele. Ningum 5 os havia visto entrar sorrateiros na cidadela, atravessando as vielas. Para isso havia vindo do Cear. Para parar diante da quitinete s duas e tantas da madrugada daquele exato sbado, com seu cabelo pintado de vermelho, sua pistola Glock, seus 28 anos e a certeza de ter vencido na vida. Quem lhe ps o apelido de Bem-Te-Vi no pensou no alapo. E o apelido deve ter sido posto antes 10 dele virar bandido, porque bandido no tem apelido, tem codinome, e no ficaria bem a um bandido ser chamado como passarinho. Pelo menos no ao bandido que se sabia o mais procurado pela polcia, e que com seu celular se fotografou sorrindo, de peito nu, empunhando uma Uzi dourada. quele melhor caberia chamar-se Gavio. Erismar, como havia sido batizado no comeo de tudo, quando ainda no era possvel ou era? 15 prever sua trajetria, chegou no Rio aos 11 anos e aos 14 entrou para o trfico. Os jovens que esto transformando as periferias de Paris em campo de batalha, incendiando carros e destruindo escolas, devem ter aproximadamente a mesma idade. Sim, claro, os jovens franceses que a Frana abriga to a contragosto, vindos das antigas colnias ou filhos de emigrantes, esto defendendo a sua cidadania, o seu direito igualdade. Os jovens sempre descarregam em guerras o excesso de testosterona, e as causas nobres sem20 pre justificam a guerra. Um traficante no luta por causas nobres. Um traficante quando distribui presentes comunidade e faz assistencialismo no , moda de Robin Hood, para redistribuir renda, mas para garantir conivncia. Um traficante uma variante de mercenrio, faz guerra pelo butim e pela possibilidade, ainda que pequena, de vir um dia a ser chefe, com armas douradas, guarda de corpo e trs mulheres. 25 Mas na sociedade do eu, que estimula a satisfao dos desejos e se esmera em multiplic-los, na sociedade miditica em que 15 minutos de fama so meta mais recomendvel do que uma digna vida obscura, na nossa sociedade que, aps ter falsamente horizontalizado os bens e as marcas se volta agora para o luxo mais desenfreado e exclusivo, o dinheiro pode ser considerado uma causa suficientemente nobre para fazerse soldado. 30 O reinado de Bem-Te-Vi no durou nem dois anos. O de Soul, seu sucessor, durou apenas dois dias. Ambos haviam acompanhado seu chefe, Lulu, e o haviam visto ser morto pela polcia. Ambos sabiam que s teriam 15 minutos pela frente. Mas achavam que valia a pena. E nas favelas deste pas, que s fazem crescer, h cada vez mais jovens pensando dessa maneira. (Marina Colasanti Jornal do Brasil, Caderno B 6 de novembro de 2005, com adaptaes)

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 01. O ttulo do texto sugere: A) valorizao desmedida B) ironia amarga C) respeito reverencial D) admirao incondicional E) desconfiana infundada 02. A afirmativa Reis so mortos e postos a toda hora na Rocinha (L.2) encontra exemplificao no segmento: A) ...bandido no tem apelido, tem codinome, e no ficaria bem a um bandido ser chamado como passarinho (L.10/11) B)Pelo menos no ao bandido que se sabia o mais procurado pela polcia, e que com seu celular se fotografou sorrindo, de peito nu, empunhando uma Uzi dourada.(L.11/12) C) Quem lhe ps o apelido de Bem-Te-Vi no pensou no alapo. E o apelido deve ter sido posto antes dele virar bandido, porque bandido no tem apelido(L.9/10) D) Um traficante no luta por causas nobres. Um traficante quando distribui presentes comunidade e faz assistencialismo no , moda de Robin Hood... (L.21/22) E) O reinado de Bem-Te-Vi no durou nem dois anos. O de Soul, seu sucessor, durou apenas dois dias. Ambos haviam acompanhado seu chefe, Lulu, e o haviam visto ser morto pela polcia (L.30/31) 03. Quem lhe ps o apelido de Bem-Te-Vi no pensou no alapo (L.9) de acordo com o contexto, a palavra em destaque remete ao segmento: A) ...policiais com 4 mil munies estocadas numa quitinete esperavam por ele (L.4) B) e que com seu celular se fotografou sorrindo, de peito nu... (L.11/12) C) Os jovens que esto transformando as periferias de Paris em campo de batalha, incendiando carros e destruindo escolas... (L.15/16) D) ...o dinheiro pode ser considerado uma causa suficientemente nobre para fazer-se soldado. (L.28/29) E) E nas favelas deste pas, que s fazem crescer, h cada vez mais jovens pensando dessa maneira (L.32/33) 04. Nem bem o carregavam como um fardo... (L.1/2) neste segmento, utilizando o padro formal da linguagem, se o pronome o pudesse ser deslocado para depois do verbo, resultaria: A) Nem bem carregavam-lhe como um fardo... B) Nem bem carregavam-lo como um fardo... C) Nem bem carregavam-no como um fardo... D) Nem bem carregavam ele como um fardo... E) Nem bem carregavam-o como um fardo... 05. Para isso havia vindo do Cear o verbo principal dessa frase encontrado tambm no segmento: A) ...Ia vistoriar seus postos... (L.3) B) Ningum os havia visto... (L.4/5) C) Erismar, como havia sido batizado... (L.14) D) ...e o haviam visto ser morto... (L.31) E) ...de vir um dia a ser chefe... (L.23/24)

NVEL MDIO 06. Classifica-se como coloquial a regncia verbal presente em: A) ...nem bem o carregavam como um fardo... (L.1/2) B) Para parar diante da quitinete ... (L.6) C) Quem lhe ps o apelido... (L.9) D) ...chegou no Rio aos 11 anos... (L.15) E) O reinado de Bem-Te-Vi no durou nem dois anos (L.30) 07. ...aps ter falsamente horizontalizado os bens e as marcas... (L.27) a expresso em destaque pode ser substituda, sem prejuzo de sentido, pela expresso presente em: A) ...aps ter elegantemente desvirtuado a caracterizao de bens e marcas... B) ...aps ter adulterado traioeiramente a legitimidade dos bens e das marcas... C) ...aps ter nivelado enganosamente o acesso aos bens e s marcas... D) ...aps ter falhado propositalmente na erradicao dos bens e das marcas... E) ...aps ter valorizado intencionalmente a aquisio de bens e o apego s marcas... 08. O segmento ...15 minutos de fama so meta mais recomendvel do que uma digna vida obscura... (L.26) pode ser reescrito corretamente, substituindo-se a expresso sublinhada por prefervel, fazendo-se as devidas alteraes, por: A) ...15 minutos de fama so meta prefervel a uma digna vida obscura... B) ...15 minutos de fama so meta mais prefervel do que uma digna vida obscura... C) ...15 minutos de fama so meta mais prefervel que de uma digna vida obscura... D) ...15 minutos de fama so meta antes prefervel que uma digna vida obscura... E) ...15 minutos de fama so meta muito prefervel do que uma digna vida obscura... 09. ...s duas e tantas da madrugada... a frase correta quanto necessidade de uso do sinal indicativo de crase : A) Ele esperou de duas s trs horas da madrugada. B) Ele esperou das duas s trs horas da madrugada. C) Ele esperou das duas trs horas da madrugada. D) Ele esperou das duas as trs horas da madrugada. E) Ele esperou de duas trs horas da madrugada. 10. ...se sabia o mais procurado pela polcia... (L.11) o adjetivo em destaque encontra-se no grau: A) superlativo absoluto sinttico B) superlativo absoluto analtico C) superlativo relativo de superioridade D) superlativo absoluto erudito E) aumentativo

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS

NVEL MDIO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 E STATUTO DOS FUNCIONRIOS PBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E RESPONDA S QUESTES DE N 11 A 16.
11. De acordo com o artigo 92, no absoluto interesse do servio, as frias de um funcionrio podero ser interrompidas ou poder ser admitido o seu parcelamento. As frias parceladas podero ser gozadas em perodos de: A) dez dias ou de quinze dias B) oito dias ou de doze dias C) sete dias ou de quatorze dias D) seis dias ou de doze dias E) cinco dias ou vinte dias 12. O artigo 98 estabelece que, salvo por motivo de prestao de servio militar, para acompanhar o cnjuge, para desempenho de mandato legislativo ou executivo, ou ainda em caso de doena, a juzo da junta mdica, o funcionrio s poder permanecer de licena pelo prazo mximo de: A) 18 meses B) 36 meses C) 24 meses D) 12 meses E) 20 meses 13. A pena de suspenso de um funcionrio ser aplicada, dentre outros motivos, em caso de falta grave. O artigo 296 determina que a pena de suspenso ser aplicada por um perodo mximo de: A) 120 dias B) 180 dias C) 90 dias D) 240 dias E) 150 dias 14. De acordo com o artigo 294, um funcionrio poder sofrer, em caso de negligncia, a pena de advertncia, que: A) aplicada por escrito B) publicada em dirio oficial C) aplicada verbalmente, sem qualquer registro ou comunicao D) aplicada verbalmente e por escrito E) aplicada verbalmente e comunicada ao rgo de pessoal 15. O artigo 298 determina que, no caso de embriaguez habitual em servio, o funcionrio estar sujeito aplicao da pena de: A) advertncia B) repreenso C) multa D) demisso E) destituio da funo 16. Segundo o artigo 145, se um funcionrio cumprir afastamento em razo de suspenso preventiva, durante esse perodo deixar de receber: A) 1/4 do vencimento B) 2/3 do vencimento C) 1/3 do vencimento e vantagens D) 2/3 do vencimento e vantagens E) 50% do vencimento 17. admissvel o habeas corpus no caso de: A) punies militares B) pena de multa C) valorao da pena D) indiciamento em inqurito policial E) extino da punibilidade 18. Em relao ao habeas data, o interesse de agir nasce, por exemplo, quando h: A) sonegao da informao B) coao no ir e vir C) pretenso de extino de multa D) ausncia de regulamentao E) coao psicolgica 19. Contra a priso ilegal de um indivduo, cabe: A) apelao B) habeas data C) mandado de injuno D) habeas corpus E) ao civil pblica 20. Cabe a todos os agentes pblicos a completa subordinao lei. Essa afirmao est de acordo com a diretriz bsica da conduta dos agentes da administrao pblica contida no princpio constitucional da: A) impessoalidade B) legalidade C) moralidade D) supremacia do interesse pblico E) autotutela 21. Dentre os princpios fundamentais que regem a administrao pblica, est a eficincia, que alcanada quando o agente pblico: A) emprega meios e instrumentos que atendem a interesses pessoais B) cuida de somente fazer o que a lei antecipadamente autoriza C) realiza suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional D) garante que a coletividade tome conhecimento dos atos administrativos praticados E) age respeitando os padres ticos dominantes

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 22. Contra um ato administrativo que, por exemplo, fira o princpio da moralidade, pode-se impetrar: A) mandado de injuno B) ao civil pblica C) habeas data D) habeas corpus E) petio 23. O habeas corpus surge no Direito Brasileiro na Constituio de: A) 1937 B) 1891 C) 1988 D) 1934 E) 1946 24. O ato de improbidade administrativa fere fundamentalmente o princpio constitucional da: A) impessoalidade B) razoabilidade C) moralidade D) publicidade E) eficincia 25. Contra um ato do Poder Pblico caracterizado pela ilegalidade ou abuso do poder, qualquer pessoa pode utilizar o seguinte instrumento: A) mandado de injuno B) mandado de segurana C) boletim de ocorrncia D) mandado de busca E) certido de inteiro teor 26. Em seu artigo 88, o ECA relaciona algumas diretrizes da poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente, dentre as quais, a municipalizao do atendimento e a criao de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criana e do adolescente. Nessas duas diretrizes esto presentes, respectivamente, os seguintes princpios propostos pelo ECA para a poltica de atendimento: A) centralizao e delegao B) mobilizao e fragmentao C) descentralizao e participao D) federalizao e sustentao E) impugnao e desconcentrao 27. As medidas especficas de proteo, listadas no artigo 101 do ECA, com exceo da colocao em famlia substituta, podem ser aplicadas: A) somente pelo Juizado da Infncia e da Juventude, em caso de ato infracional atribudo a criana ou adolescente B) pelos Conselhos de Direitos, destinadas somente a adolescentes em situao de risco social e de grave ameaa C) pelo Ministrio Pblico, destinadas somente a adolescentes que tenham comprovadamente praticado ato infracional D) por qualquer autoridade pblica municipal, em sua jurisdio, sempre que houver uma solicitao de pais ou responsvel por criana ou adolescente E) pelos Conselhos Tutelares, sempre que os direitos de crianas e adolescentes forem ameaados ou violados

NVEL MDIO 28. Em seu artigo 129, o ECA enumera diversas medidas aplicveis aos pais ou responsvel, em defesa do direito de crianas e adolescentes convivncia familiar, entendida como o direito de serem criados no seio de uma famlia, de preferncia sua famlia natural, e, se for necessrio, em famlia substituta. Algumas dessas medidas, o ECA declara ser competncia da Justia da Infncia e da Juventude, no podendo ser aplicadas pelos Conselhos Tutelares, como, por exemplo: A) advertncia e incluso em programa oficial de proteo famlia B) destituio da tutela e suspenso do poder familiar (antigo ptrio poder) C) revogao da adoo e obrigao de encaminhar a criana ou o adolescente a tratamento especializado D) encaminhamento a tratamento psiquitrico e suspenso do poder familiar E) determinao de adoo e encaminhamento a curso ou programa de orientao 29. O ECA introduz algumas inovaes em relao ao processo de adoo de criana ou adolescente, como o fato de passar a ser apreciada pelo Poder Judicirio e deferida mediante sentena, com carter irrevogvel. Uma outra novidade a determinao de que a adoo: A) depende da concordncia do adotando, quando maior de doze anos de idade B) independe do consentimento dos pais ou responsveis, em qualquer hiptese C) depende de parecer do Conselho Tutelar, depois de ouvidos o adotando e os adotantes D) independe da vontade do adotando, desde que haja o consentimento dos pais ou responsvel E) depende fundamentalmente da melhor condio econmica dos adotantes, em relao famlia natural do adotando 30. Considerando-se que muitas vezes os direitos da criana e do adolescente so violados pelo prprio Estado, a questo do nvel de autonomia dos Conselhos Tutelares assume grande importncia. Sobre essa autonomia, correto afirmar que os Conselhos Tutelares: A) so diretamente subordinados ao Ministrio Pblico, que os mantm, mas autnomos em relao administrao pblica B) so absolutamente autnomos em relao administrao municipal, subordinando-se ao Conselho Estadual dos Direitos da Crianas e dos Adolescentes C) esto subordinados apenas s secretarias municipais da rea social, gozando de autonomia em relao aos rgo estaduais D) desfrutam de autonomia completa em relao ao Poder Pblico de qualquer esfera, uma vez que so mantidos por organizaes da sociedade civil E) esto desvinculados, quanto s suas decises, dos rgos da administrao pblica, mas sujeitos fiscalizao do Ministrio Pblico

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 31. O artigo 94 do ECA relaciona obrigaes que devem ser cumpridas pelas entidades que desenvolvem programas de internao de adolescentes. Em relao questo de crena e culto religioso, essas entidades devem propiciar assistncia religiosa, na seguinte condio: A) de cunho ecumnico e participao obrigatria, desde que aprovada pelos pais ou responsvel B) oferecida queles que desejarem e atendendo orientao religiosa de escolha do adolescente C) de participao obrigatria, desde que no haja conflito com a crena religiosa da criana ou adolescente D) de participao obrigatria e, em se tratando de crianas, seguindo a orientao religiosa dos pais E) oferecida queles que desejarem, cabendo aos pais ou responsvel a definio da crena religiosa a ser seguida 32. O ECA, em seu artigo 100, recomenda que o Conselho Tutelar ou o Juizado da Infncia e da Juventude, ao escolher a medida de proteo adequada a uma criana ou a um adolescente, deve dar preferncia quela que atender aos seguintes objetivos fundamentais: A) atenuar a carncia econmica da famlia natural da criana ou adolescente e promover a sua preparao para ingresso no mercado de trabalho B) promover a participao da criana ou adolescente em atividades remuneradas e oferecer atendimento psicolgico especializado C) atender s necessidades pedaggicas da criana ou adolescente e fortalecer os seus vnculos familiares e comunitrios D) prevenir a possibilidade de maus-tratos na famlia natural da criana ou adolescente e atender sua necessidade de acompanhamento mdico E) promover o progressivo enfraquecimento dos laos familiares da criana ou adolescente e procurar encaminhar a sua colocao em famlia substituta 33. De acordo com o artigo 104 do ECA, so consideradas inimputveis e sujeitas apenas s medidas previstas no Estatuto as pessoas menores de: A) dezoito anos B) quatorze anos C) doze anos D) vinte e um anos E) dezesseis anos

NVEL MDIO 34. Ocorrendo a apreenso de um adolescente, a sua internao em entidade, antes da sentena, s pode ser decretada pela autoridade judiciria e pelo prazo mximo de quarenta e cinco dias. Esse prazo corresponde: A) ao prazo legal mximo para a preparao e apresentao da defesa do adolescente B) ao tempo reservado elaborao, pela entidade, de relatrio completo sobre o adolescente C) ao prazo mximo previsto para a concluso da apurao do ato infracional D) ao tempo destinado localizao e convocao dos pais ou responsvel pelo adolescente E) ao perodo destinado elaborao do perfil sociopsicolgico do adolescente 35. Ao tratar das medidas socioeducativas, o ECA preocupa-se em estabelecer as condies para a sua aplicao. Em relao prestao de servios comunitrios, determina que o perodo para cumprimento dessa medida no pode ser maior do que: A) dois meses B) quatro meses C) dezoito meses D) doze meses E) seis meses 36. Em relao aplicao a um adolescente da medida de internao, por fora de uma determinada infrao cometida, o ECA estabelece diretrizes em relao ao princpio da brevidade da medida. Sendo assim, a internao no tem prazo determinado, deve ser reavaliada no mximo a cada seis meses e em nenhuma hiptese o seu perodo mximo poder exceder: A) a um ano B) a dois anos C) a cinco anos D) a trs anos E) a quatro anos 37. O artigo 172 do ECA determina que, quando um adolescente apreendido em flagrante de ato infracional, deve ser, desde logo, encaminhado: A) autoridade policial competente B) a um programa especfico de atendimento, conforme o caso C) ao Conselho Tutelar D) aos seus pais ou ao seu responsvel E) entidade de internao mais prxima

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 38. Segundo o artigo 238 do ECA, prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa constitui: A) um ato de contraveno, sujeito priso em flagrante B) um ato culposo, sujeito perda do poder familiar C) um crime contra a honra, sujeito multa e ressarcimento dos danos D) um crime, sujeito pena de recluso de um a quatro anos, e multa E) um ato de improbidade, sujeito inqurito policial sumrio 39. Decretada a internao de um adolescente pela autoridade judiciria, o artigo 185 do ECA determina que a medida: A) poder ser cumprida em repartio policial, pelo prazo mximo de dois meses B) no poder ser cumprida em estabelecimento prisional C) somente poder ser cumprida em entidade de internao aprovada pelo adolescente D) dever ser cumprida em entidade para abrigo de adolescentes E) poder ser cumprida na residncia do adolescente, sob responsabilidade dos pais

NVEL MDIO 40. Segundo o artigo 201 do ECA, promover e acompanhar os procedimentos relativos s infraes atribudas a adolescentes uma atribuio: A) do Conselho Tutelar B) da Delegacia de Proteo Criana e ao Adolescente C) da entidade pblica de assistncia social D) do Ministrio Pblico E) de organizao no-governamental de defesa da cidadania

FESP-RJ Escola de Governo

Вам также может понравиться