Вы находитесь на странице: 1из 2

Estudos Literrios UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ESTUDOS DE LITERATURA MESTRADO SUBREA: LITERATURAS ESTRANGEIRAS

S MODERNAS DOUTORADO SUBREA: LITERATURA COMPARADA

DISCIPLINA: Literatura e Outras Artes PERODO: 2 semestre de 2010 HORRIO: tera-feira, de 8h s 12h DOCENTE: ngela Maria Dias LINHA DE PESQUISA: Perspectivas Intersemiticas e Estudos de Traduo CURSO: Intersees entre o Pblico e o Privado: Poltica e Produo de Subjetividade na Fico Latino-Americana Contempornea (e nas Artes Visuais Brasileiras)

Ementa: O presente curso pretende promover uma leitura poltica das alternativas pelas quais a arte e a fico latino-americanas atuais vm elaborando a relao entre espao pblico e privado, ou entre vida poltica e produo de subjetividades. A pergunta sobre as formas de concepo artstica do trinmio personalismo-autoritarismo-populismo, neste contexto, prope-se a balizarse pelo arco de possibilidades entre as "alegorias da derrota" (na acepo de Idelber Aguiar) e a fico abjeta. Ou seja, pelo contraponto entre a criao alegrica polarizada pelo luto e/ou melancolia, e alimentada por seu estranhamento e poder alusivo e a produo ofuscada pelo trauma, que perverte e violenta a linguagem pela desmedida da abjeo, atravs de processos desenfreados de hibridao ou ainda, pela exacerbao do pastiche e da desqualificao da linguagem. O apagamento da distino entre poltica e no-poltica, entre existncia pblica e privada ou entre o mundo dos negcios e da cincia e o sistema poltico, embora se trate de fenmeno disseminado na vida contempornea do capitalismo ps-industrial, por razes scio-histricas est inscrito na formao poltica da Amrica Hispnica, bem como da portuguesa, e foi exemplarmente abordado por Sergio Buarque de Hollanda, na sua emblemtica obra Razes do Brasil, atravs da noo de "homem cordial". Este tipo de confuso, mistura e desintegrao das esferas poltica, social, cientfica e moral, antes distintas na sociabilidade moderna, visivelmente mais um efeito-abjeto na fisionomia da vida contempornea e, por meio de alguma reciclagem, continua seu curso no seio da cultura latino-americana contempornea. No sentido de examinar, a partir dos modos de produo apontados as produes alegricas (aparecidas na Amrica Latina desde a fico ps-ditatorial em diante) e a fico abjeta (surgida, sobretudo, a partir dos anos 90) como se configuram, artstica e ficcionalmente, as intersees entre as esferas pblica e privada, o curso promover o mapeamento de uma amostragem de fices contemporneas brasileiras (Andr SantAnna, Marcelo Mirisola, Silviano Santiago, Loureno Mutarelli, Chico Buarque, Joo Gilberto Noll)

contrapostas a algumas outras latino-americanas como, por exemplo, a obra de Roberto Bolao, Ricardo Piglia, Fernando Vallejo, Efraim Medina Reyes e Alberto Fuguet. Por outro lado, o contraponto com as artes visuais, atravs do ponto de vista e da perspectiva diante da alteridade, manifestada em ambos os cdigos de linguagem, buscar situar, por um lado, a ressonncia atual do processo colagem/montagem na criao plstica, e, por outro, as ocorrncias mais recentes da arte abjeta e da body art. Bibliografia bsica: AVELAR, Idelber. Alegorias da Derrota: A fico ps-ditatorial e o trabalho do luto na Amrica Latina. Trad. Saulo Gouveia. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2003. ARFUCH, Leonor. O espao biogrfico Dilemas da Subjetividade Contempornea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2010. BATAILLE, Georges. Visions of Excess: Selected Writings, 1927-1939. Minneapolis, University of Minnesota Press, 2004. BENJAMIN, Walter..Obras Escolhidas Magia e Tcnica, Arte e Poltica. Trad. Sergio Paulo Rouanet. So Paulo, Brasiliense, 1985, V.I. __________ Origem do Drama Barroco Alemo. Traduo, Apresentao e Notas Sergio Paulo Rouanet. So Paulo, Brasiliense, 1984, V.I. BEWES, Timothy. Cynicism and Postmodernity. London/New York, Verso, 1997. BUCK-MORSS, Susan. Dialtica do Olhar Walter Benjamin e o Projeto das Passagens. Trad. Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte, Editora UFMG; Chapec / SC, Editora Universitria Argos, 2002. DIAS, ngela Maria. Cruis Paisagens Literatura Brasileira e Cultura Contempornea. Niteri, EdUFF, 2007. FOSTER, Hal. The return of the real: the avant-garde at the end of the century. Cambridge/Massachussetts, MIT Press, 1996. KRISTEVA, Julia. Powers of Horror. An Essay on Abjection. Trans. Leon S. Roudiez. New York, Columbia University Press, 1982.

Вам также может понравиться