Вы находитесь на странице: 1из 4

PROJETO: Leitura e Produo de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos.

PROJETO LEITURA E PRODUO DE TEXTOS TEMTICA: Leitura e Produo de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos. Problemtica: A pouca ou falta total do hbito de leitura e escrita dos alunos, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto adequado s duas realidades: incentivar e facilitar o acesso, tanto queles que j possui gosto pela leitura como para aqueles que no tm e para os que gostariam de desenvolver o hbito de ler bem como instig-los e incentivar queles que no o tem a apreciar a leitura; conhecer clssicos literrios; leitura e anlise das poesias de modo que proporcione o desenvolvimento das potencialidades, habilidades e criatividade dos mesmos. Com o projeto cria-se condies para que o aluno se desenvolva e aperfeioe, de forma progressiva, contnua e integrada o uso da lngua, conforme os mais recentes estudos e pesquisas sobre a aquisio da leitura e da escrita, os Parmetros Curriculares Nacionais. Fundamentao Terica: O presente projeto fundamenta sua perspectiva de abordagem num referencial especificamente de leitura e produo de textos, que nortear o estudo e anlise dos diversos gneros textuais.Segundo Terra, [...]produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer alguma coisa para algum, de
uma determinada forma, num determinado contexto histrico. Isso significa que as escolhas feitas ao dizer, ao produzir um discurso, no so aleatrias ainda que possam ser inconscientes - mas decorrentes das condies em que esse discurso realizado. (p. 236).

Visto dessa perspectiva, podemos dizer que a linguagem uma forma de interao. Assim sendo, o indivduo, ao utilizar a linguagem, ao querer apenas transmitir informaes ou exteriorizar seus pensamentos, porque, na verdade, pela linguagem ele realiza aes e atua sobre o interlocutor, da a necessidade da fluncia da lngua nos mais diversos meios de interaes sociais, adaptando-a de acordo com a situao sociocomunicativa, uma vez que este sujeito est inserido na sociedade e dentro de vrios contextos, formal e informal. Os PCNs recomendam que as prticas educativas devem ser organizadas de modo a garantir, que os alunos sejam capazes de: [...] ler textos dos gneros previstos para o ciclo, combinando estratgias de decifrao com estratgias de seleo e antecipao, inferncia e verificao... (p.103). Cabe, portanto, ao professor promover a ampliao desse contato com os mais variados tipos de gneros textuais, inclusive os orais e no-verbais, sugerindo aos educandos que os identifique e at mesmo que pesquisem, em seu contexto social e de vida, outros exemplos de textos representativos. Koch em seu livro O texto e a construo dos sentidos diz que:

O que interessa, assim, ao estudo propriamente lingstico so as formas de organizao da linguagem para a realizao de fins sociais (o que inclui, evidentemente, o estudo do sistema dos signos de que valemos). Isto , seu objetivo verificar como se conseguem realizar determinadas aes ou interagir socialmente atravs da linguagem (que a essncia, tambm a preocupao da teoria dos atos da fala de Austin, Searle e suas variantes). (1997, p.13).

O objetivo do ensino-aprendizagem da lngua, portanto, desenvolver nos alunos sua competncia discursiva e a capacidade de compreender e produzir textos diversos, orais, escritos, de divulgao na sociedade, etc. Faz-los compreender que o texto escrito possui maior densidade lexical, o texto falado, ao contrrio do que se costuma afirmar, possui maior complexidade sinttica. Dessa forma, fala e escrita apresentam tipos de complexidade diferentes. Koch confirma que, o que se verifica, que existem textos escritos que se situam, no contnuo, mais prximos ao plo da fala conversacional (bilhetes, cartas familiares, textos de humor, por exemplo), ao passo que existem textos falados que mais se aproximam do plo da escrita formal (conferncias, entrevistas profissionais para altos cargos administrativos e outros), existindo, ainda, tipos mistos, alm de muitos outros intermedirios. (1997, p.62). na sala de aula que o aluno assimila esses saberes necessrios, e, somente atravs da leitura e produo dos mais variados gneros textuais que ser possvel. OBJETIVOS: Promover a leitura e escrita de diversos gneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compem os livros e textos trabalhados e a interpretao e anlise dos mesmos. Dessa maneira, prepar-los para a leitura e produo dos respectivos gneros, fazendo uso da lngua culta, aprimorando-a, e principalmente, despertar o gosto pela leitura. OBJETIVOS ESPECFICOS:

Promover primordialmente a leitura e a escrita; Elevar o nvel de aprendizagem dos educandos, nas diversas reas do conhecimento; Priorizar a leitura, interpretao e a escrita como fonte de formao e informao; Aprender a ler e analisar os aspectos diversos contidos na fico como "retrato" de realidades; Perceber que o estudo da gramtica dar- se- no contexto do texto; Valorizar e utilizar a linguagem de acordo com a situao sociocomuticativa, bem como as diferentes formas de falar, pensar e agir do indivduo.

METODOLOGIA :

A linha-mestra da metodologia ser a percepo e a construo da linguagem oral e escrita. Posteriormente, atravs do ensino da linguagem, ser trabalhado a produo de diversos gneros textuais, tais como: Leitura e anlise de contos de autores conhecidos, produo e exposio; Leitura, debate e produo de fbulas; Produo e exposio de poesias (tema meio ambiente); Produo de pardias e exposio com acompanhamento musical; Roda de piadas selecionadas; Produo de propagandas e slogans; Produo de notcias a partir da realidade da cidade; Produo de uma carta pessoal; Troca de bilhetes na sala de aula ou escola; Entrevistando o professor; Resenha de filme literrio; Brincadeira em grupo com adivinhas; Produo de histrias em quadrinhos e exposio para outras salas; Varal com literatura de cordel; Confeco e ilustrao de livro com os gneros estudados. Debates; Seminrios; Dramatizao dos textos produzidos; Trabalhos individuais e em grupos. Receita tradicional para o encerramento.

EQUIPE DE TRABALHO: Professores: Jianne Mirian de Souza e Adriana Minano.

RESULTADO ESPERADO:

Autonomia dos educandos na busca de livros variados para leitura extraclasse; Procura pelos clssicos brasileiros;

Saber que todo o processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura; Produo de textos coerentes, coesos e criativos; Alunos leitores capazes de influenciar na sua prpria aprendizagem, na escolha e hbito pela leitura. Expressar-se diante de diferentes interlocutores; Dramatizar (encenar textos); Desenvolver o senso crtico; Expressar-se oralmente com clareza, objetividade e postura. AVALIAO:

Os alunos sero avaliados processualmente de forma contnua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilao de cada educando, como: participao, interesse, motivao e desenvolvimento das atividades. RECURSOS E MEIOS PARA A EXECUO

Disponibilidade de computadores para pesquisa dos educandos; Aquisio de material didtico: De acordo com a necessidade; Cmera fotogrfica; Recurso pedaggico facilitador: livros, fita adesiva, cartolinas, cola, data show, impressora, papel sulfite, tesoura, etc.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa. O texto e a construo dos sentidos. So Paulo: Contexto, 1997. PCN +Ensino Mdio: Orientaes Educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, cdigos e suas tecnologias/Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Braslia: MEC; SENTEC, 2002. TERRA, Ernani. Portugus para todos. So Paulo: Scipione, 2002. Autora: Jianne Mirian de Souza.

Вам также может понравиться