Вы находитесь на странице: 1из 9

PRECE

1-Conceito 2-Objetivos 3-Ao 4-Tipos 5-Direo 6-Maneira de orar 7-Eficcia da prece

Obras consultadas: O Livro dos Espritos Allan Kardec O Evangelho segundo o Espiritismo Allan Kardec

1- CONCEITUANDO PRECE:
A prece uma invocao, mediante a qual o homem entra pelo pensamento, em comunicao com o ser a quem se dirige.

Poderamos dizer que a prece uma projeo do pensamento, a partir do qual ir se estabelecer uma corrente fludica cuja intensidade depender do teor vibratrio de quem ora, e nisto reside o seu poder e o seu alcance, pois nesta relao fludica o homem atrai para si a ajuda dos Espritos Superiores a lhe inspirar bons pensamentos. Por que pensamentos? Porque so a origem da quase totalidade de nossas aes. (Primeiro pensamos depois agimos).

Poderamos dizer tambm que a prece uma invocao e que por meio dela pomos o pensamento em contato com o ente a quem nos dirigimos. A prece a expresso de um sentimento que sempre alcana a Deus, quando ditada pelo corao de quem ora.

A prece tambm um ato de adorao.

Recomendam-na todos os Espritos. Renunciar algum prece negar a bondade de Deus; recusar, para si, a sua assistncia e, para com os outros, abrir mo do bem que lhes pode fazer.

A prece o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixes. Filha primognita da f, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus. (Santo Agostinho)

2- OBJETIVOS DA PRECE:
Pode ter por objetivo um pedido, um agradecimento, ou uma glorificao. Podemos orar por ns mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. A prece um ato de adorao. Fazer preces a Deus pensar nele, aproximar-se dele, pr-se em comunicao com ele.

O Esprito daquele que ora est agindo pela vontade de fazer o bem. Pela prece atrai ele os bons Espritos que se associam ao bem que se deseja fazer.

Outro objetivo da prece fazer a limpeza no nosso campo espiritual, se no limparmos o nosso psiquismo, os espritos luminosos se afastam(mesmo que temporariamente), as trevas tomam conta favorecendo a ao de espritos endurecidos.

3- Ao da prece:

O Espiritismo faz compreender a ao da prece explicando o processo da transmisso do pensamento: quer o ser por quem se ora venha ao nosso chamado, quer o nosso pensamento chegue at ele.

Para compreender o que se passa nessa circunstncia, convm considerar todos os seres, encarnados e desencarnados, mergulhados no mesmo fluido universal que ocupa o espao, como neste planeta estamos ns na atmosfera. O ar o veculo do som com a diferena que as vibraes do ar so circunscritas ao planeta Terra, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito.

Ento, logo que o pensamento dirigido para um ser qualquer na Terra ou no espao, de encarnado a desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fludica se estabelece de um para o outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som. A energia da corrente est na razo da energia do pensamento e da vontade. por esse meio que a prece ouvida pelos Espritos onde quer que estejam; que eles se comunicam entre si; que nos transmitem as suas inspiraes; que as relaes se estabelecem a distncia, etc.

Esta sua vertente cientfica.

4- TIPOS DE PRECE:

Pela prece podemos fazer trs coisas louvar, pedir e agradecer. (LE, 659).

Louvar enaltecer os desgnios de Deus sobre todas as coisas, aceitando-O como Ser Supremo, causa primria de tudo o que existe, bendizendo-Lhe o nome.

Pedir recorrer ao Pai Todo-Poderoso em busca de luz, equilbrio, foras, pacincia, discernimento e coragem para lutar contra as foras do mal; enfim, tudo, desde que no se contrarie a lei de amor que rege e sustenta a Harmonia Universal.

Agradecer reconhecer as inmeras bnos recebidas, ainda que em diferentes graus de entendimento e aceitao: a alegria, a f, a bno do trabalho, a oportunidade de servir, a esperana, a famlia, os amigos, a ddiva da vida.

5- DIRECIONAMENTO DAS PRECES:

As preces feitas a Deus escutam-nas os Espritos incumbidos da execuo de Suas vontades: as que se dirigem aos bons Espritos so reportadas a Deus. Quando algum ora a outros seres que no a Deus, f-lo recorrendo a intermedirios, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.

As preces devem ser feitas diretamente ao Criador, mas tambm pode ser-lhe endereada por intermdio dos bons Espritos, que so os Seus mensageiros e executores da Sua vontade.

DEUS
JESUS ANJO GUARDIO ESPRITOS PROTETORES BONS ESPRITOS

6- MANEIRA DE ORAR: O essencial orar com sinceridade e aceitar os prprios defeitos, porque a prece no redime as faltas cometidas; aquele que pede a Deus perdo pelos seus erros, s o obtm mudando sua conduta na prtica do bem, as boas aes so a melhor prece, e por isso os atos valem mais do que as palavras.

A prece deve ser curta e feita em segredo, no recndito da conscincia e em profunda meditao. Preces prolongadas ou repetidas, tornam-se cansativas, sonolentas e, muitas vezes, delas no participam o pensamento e o corao.

Assim, a condio da prece est no pensamento reto, podendo-se orar em qualquer lugar, a qualquer hora, a ss ou em conjunto, em p, deitado, de luz acesa ou apagada, de olhos abertos ou fechado; desde que haja o recolhimento ntimo necessrio para se estabelecer a sintonia harmoniosa. Por isto a importncia do sentimento amoroso, humilde, piedoso, livre de qualquer ressentimento ou mgoa, dessa maneira o homem ir absorver a fora moral necessria para vencer as dificuldades com seus prprios mritos.

A prece deve conter o pedido das graas de que necessitais em realidade. Intil, portanto, pedir ao Senhor que vos abrevie as provas, que vos d alegria e riquezas.

Dispensvel repeties ou rituais, a prece deve ser simples, conjugar pensamento e sentimentos. Deve ser espontnea, inteligvel. Deus v o que se passa no fundo dos coraes, l o pensamento e percebe a sinceridade. Julg-lo, pois, mais sensvel forma do que ao fundo rebaix-lo condio das criaturas.

7- EFICCIA DA PRECE: Contestaes sobre a eficcia da prece: Dbitos passados devem ser pagos Deus tudo sabe e conhece todas as nossas necessidades As leis que regem o universo so imutveis

A eficcia da prece est na dependncia da renovao ntima do homem, em que deve prevalecer a linguagem do amor, do perdo e da humildade para que ele possa assim, de corao liberto de sentimentos negativos, agradecer a Deus a ddiva da vida.

quele que pede, Deus est sempre pronto a conceder-lhe a coragem, a pacincia, a resignao para enfrentar as dificuldades e os dissabores inerentes natureza humana, com idias que lhes so sugeridas pela aproximao dos Espritos benfeitores, deixando-nos contudo o mrito da ao, e isto porque no se deve ficar ocioso espera de um milagre, pois a Providncia Divina sempre ampara os que se ajudam a si mesmos, como asseverou o Mestre: Ajuda-te e o cu te ajudar (ESE, Cap. 27, item 7).

Seus efeitos ocorrem segundo os desgnios divinos: A curto prazo na medida em que consola, alivia os sofrimentos, reanima e encoraja; a mdio e longo prazo porque pelo pensamento edificante d-se a aproximao das foras do bem a restaurar as energias de quem ora e daquele a quem em benefcio se ora.

Asseverou Jesus: ...Orai e Vigiai...

Agradecemos pela sua ateno!

Вам также может понравиться