Вы находитесь на странице: 1из 4

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAP CEAP

O ESPORTE NA ESCOLA E O ESPORTE DA ESCOLA

MACAP 2011 IHANA LARIZIA

JULIANA KARINE LIMA MAYARA LUANA MAX AZEVEDO PBULA NATALY

O ESPORTE NA ESCOLA E O ESPORTE DA ESCOLA

Trabalho apresentado disciplina Teoria do Esporte, do curso de Educao Fsica (5semestre) do Centro de Ensino Superior do Amap sob orientao da professora Maria Helena.

MACAP 2011 O Esporte na Escola e o Esporte da Escola

Antes de debater o artigo por si, importante levar em consideraes outros autores quando se define esporte na escola, repassar apenas o citado, torna algo imposto por aquele que tem apenas uma viso sobre o esporte na escola e o esporte da escola. Como diz FREIRE (1996) que apresenta o esporte, como uma forma a ser trabalhada na escola, porm a sua aplicao carece de algumas modificaes, para que no se torne uma atividade competitiva, de excluso. Ou seja, onde valorize o vencedor, objetivo este que no condiz muito com a educao escolar, onde a metodologia prega uma atividade que busque um esporte agregador, de incluso dos alunos, de participao coletiva, logo sem a necessidade de no final surja um vencedor. E claro, outros autores tambm. Porm, o objetivo voltado ao artigo O esporte na Escola e o esporte da Escola de Tarcsio Mauro Vago. O artigo discute as relaes da escola com as praticas culturais do esporte, debatendo com o livro de Valter Bracht (1992). Tarcsio Mauro, o autor desse artigo, divide os debates nos quatro captulos do livro de Valter, no primeiro ele relembra fatos histricos ligados a educao fsica, a mesma abrange as atividades pedaggicas, tendo como tema o movimento corporal e que toma lugar na instituio educacional, ou seja, ele questiona se a educao fsica tem uma funo, uma liberdade ou ela ainda sofre influncias de instituio militar e instituio esporte?! Nesse mesmo captulo, foi questionada a relao escola/sociedade, uma escola que possua autonomia para produzir a sua cultura, com seus prprios cdigos e critrios. Se resumindo em inexistncia de autonomia pedaggica. No segundo captulo h um debate sobre ensinar esporte, seria esse o papel da educao fsica? Transmitir e reproduzir esporte, servir como indstria do esporte, adio de uma boa forma, da, fazer parte de uma massa do esporte de rendimento. Por isso, que nesse captulo Bracht, traz a reflexo discusso sobre a legitimidade pedaggica do ensino da educao fsica. Logo, pergunta-se a educao fsica, no pode construir uma forma prpria de cultivar e ensinar o esporte?Incorporando valores sociais, culturais; a escola um lugar apropriado para a pratica cultural de esporte, Mas como inserir um esporte da escola, sem intervir num esporte na escola? importante visar que a prtica esportiva de grande importncia para a vida social do homem, pois, nela que encontramos unio, respeito, amizade. Onde outros povos se encontram sem preconceito para um objetivo e uma prtica em comum. a partir deste conceito que a Educao Fsica, tanto na ludicidade como nas prticas pr-desportivas, auxilia o desenvolvimento

das crianas, ditas normais ou no, alm de poderem estruturar sua auto-estima e desejo de avanar na vida rompendo barreiras e enfrentando as dificuldades sem receio do que o encontre adiante. Enfim, traz um debate inquestionvel, pois trabalhar o esporte da escola, sem o esporte na escola, no ponto de vista, torna-se difcil, o que pode ser feito a valorizao da cultura esportiva, sem predominncia do esporte pra rendimento, mas sim o esporte da escola, que pertena a ela, aos alunos e a comunidade, voltado a realidade de cada. Como diz o autor,em cima das palavras de Bracht saber produzido socialmente e cultura escolar, podendo ser debatidos em outros temas da educao fsica.

Вам также может понравиться