Вы находитесь на странице: 1из 39

FAMLIA NA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS E INTERVENO SOCIAL1/ Maria das Dores Saraiva de Loreto2 1.

INTRODUO Ao abordar a temtica Famlia na contemporaneidade: Estudos e Interveno Social, buscou-se, inicialmente, caracterizar o cenrio contemporneo e suas implicaes na famlia, para, em seguida, comentar acerca da famlia como objeto de estudo; e, finalmente, discutir o processo de interveno social, fazendo um recorte para uma atuao da autoridade legal, por meio das polticas sociais e seu processo de gesto. Alm disso, procurou-se inserir a Economia Domstica no contexto da temtica em questo, salientando seus principais estudos e trabalhos de interveno com famlias, diante da realidade brasileira.

2. CENRIO CONTEMPORNEO Muitas so as denominaes utilizadas para designar a contemporaneidade, como: ps-modernismo, modernidade tardia, sociedade do conhecimento e da informao entre outras. Entretanto, segundo Harvey (1994), possvel identificar certo consenso para suas transformaes, cujas origens esto pautadas na expanso do capitalismo globalizado, no desenvolvimento cientfico-tecnolgico e no acirramento das desigualdades sociais. O referido autor ressalta que essas transformaes tm suas razes na prpria modernidade, como um processo marcado pela fragmentao, insegurana, de desenvolvimento desigual e efmero no espao global unificado, em funo da saturao de imagens, compresso do tempo-espao, em meio ao fluxo intenso de informaes surgidas tanto pelas inovaes quanto por pseudonecessidades, impostas pela lgica capitalista (HARVEY, 1994: 267). Segundo Petrini (2005), essas mudanas significativas, tanto no campo da economia, quanto da poltica e cultura, com repercusses em todos os aspectos da existncia humana e da vida social, assumem, no Brasil, um ritmo intenso, principalmente depois da 2a Guerra Mundial, criando-se um novo cenrio sociocultural, principalmente nos centros urbanos.
1 /

Palestra apresentada no XX Congresso Brasileiro de Economia Domstica, VIII Encontro Latino-Americano de Economia Domstica, I Encontro Internacional de Economia Domstica, Fortaleza-CE. / Ps-Doctor em Famlia e Meio Ambiente, Profa Associada do DED, UFV, Viosa/MG. E-mail: mdora@ufv.br

Trata-se de modificaes associadas atividade produtiva, organizao do trabalho, processos educativos e de comunicao, socializao das novas geraes; alcanando, inclusive, o universo de valores e critrios, que orientam o comportamento, as atitudes e a organizao da vida cotidiana das famlias. O referido autor destaca os elementos da crise da modernidade, para caracterizar o cenrio da sociedade contempornea, luz da histria social e da sociologia, salientando os seguintes aspectos: imploso do tempo; crise da razo; primazia do individualismo, fragmentao e pluralismo; colonizao do mundo da vida pelo mercado; reorganizao do capitalismo globalizado; situao de mutao antropolgica.
2.1. IMPLOSO DO TEMPO

O centro da gravidade da cultura foi consolidando a desvalorizao do passado, considerado contrrio razo e liberdade, e, em seguida, desconstruindo a credibilidade do futuro, pela primazia do aqui e agora, em uma temporalidade dominada pelo precrio e pelo efmero (LIPOVETSKY, 2004); com repercusses sobre as possibilidades de vida, valorizao de modelos consumistas, concentrados no presente e na satisfao imediata; isto , incentivo para que cada indivduo viva mais para si prprio.
2. 2. CRISE DA RAZO

A sociedade moderna entra em crise por uma carncia de razo, uma vez que, apesar de contribuir para o avano das cincias e da tcnica, no mais capaz de adequar seus produtos s exigncias elementares do ser humano (liberdade, justia, verdade, felicidade, dentre outras), mas s exigncias do mercado, isto , do lucro e do poder.
2.3. INDIVIDUALISMO, FRAGMENTAO E PLURALISMO

As primazias do presente e das satisfaes oferecidas pelo mercado acentuaram o individualismo, com abandono dos valores tradicionais ou de qualquer sistema que exigisse disciplina, para perseguir um estilo de vida independente e autnomo. Como visualizado por Sarti (1995), a sociedade atual apresenta-se como fragmentada e com tendncia individualidade. Ou seja, em todos os nveis de convivncia social, verifica-se a

fragmentao, com predomnio de um indivduo instvel de convices volteis e compromissos fludos. A cultura contempornea procura assimilar esses fragmentos contraditrios e heterogneos, valorizando os aspectos positivos do pluralismo cultura, tico e religioso (PETRINI, 2005).
2.4. O MERCADO COLONIZA O MUNDO DA VIDA

No contexto sociocultural contemporneo, o poder de mercado coloniza o mundo da vida, ao calcular tudo em funo da convenincia e da utilidade, em busca da produo do lucro e do poder. Condiciona, no somente os cidados, introduzindo nas relaes humanas os critrios e mtodos que lhe so inerentes; mas tambm os prprios Estados, que tm que adaptar seus objetivos de poltica econmica e social ao poder impessoal do mercado. Segundo Kowalsk (2009), evidenciam-se tempos de banalizao do ser humano, das suas condies de vida e de suas necessidades, quando interesses particulares e egostas, regidos pela tica do mercado e pelo intercmbio de equivalentes, superam os interesses coletivos, desencadeando relaes desiguais e desumanizadas.
2.5. REORGANIZAO DO CAPITALISMO GLOBALIZADO

A reorganizao pela qual vem passando o capitalismo globalizado e multifacetado, envolvendo crises, incertezas e mltiplos conflitos, tem reflexo na vida social e poltica. Como discute o historiador Eric Hobsbawm, apud Glass (2009), nos ltimos quarenta anos, a globalizao esteve combinada com a hegemonia de polticas neoliberais, favorecendo um mercado global irrestrito para o capital em busca de lucros, principalmente no setor financeiro. A tendncia de declnio das taxas de lucro e a desregulamentao do setor financeiro tm induzido aos operadores financeiros a manter os investimentos especulativos, inseguros e de alto risco, a exemplo dos financiamentos imobilirios subprime nos Estados Unidos (EUA), epicentro da atual crise mundial. Os dados mostram a forma mais avanada do capitalismo, resumida no mote "lucrar sem produzir", considerando que o PIB mundial alcanou quase US$ 55 trilhes, em 2007, enquanto que o volume dos direitos negociados no sistema financeiro mundial chegou a aproximadamente US$ 600 trilhes (OLVEIRA, 2009). Este fato mostra o deslocamento do capital do setor produtivo para o financiamento e a globalizao financeira, bem como menor dinamismo do setor real. 3

Essa reorganizao leva reestruturao do modo de produo, com intensificao das inovaes e da competitividade; desorganizao do trabalho, com flexibilizao do trabalho e do trabalhador, precarizao das relaes de trabalho (trabalho temporrio, terceirizado e subcontratado), crescimento do desemprego e do trabalho informal, bem como reduo do poder das organizaes sindicais; alm de reformulao das funes e responsabilidades do Estado, com reduo do seu tamanho e reorientao dos modos de gesto da poltica econmica e social, em funo da nossa fragilidade e dependncia do mercado global. Ocorre tambm um agravamento do quadro social, com acentuao das desigualdades e excluso social de parcela significativa da populao, que possui acesso limitado s condies mnimas de cidadania, com reflexos na dinmica e estrutura das unidades familiares (CARVALHO e ALMEIDA, 2003; GOMES e PEREIRA, 2003).
2.5. UMA MUTAO ANTROPOLGICA

De acordo com Petrini (2003), a mutao antropolgica indica a intensidade e a extenso das mudanas, que alteram os significados atribudos aos aspectos relevantes da existncia pessoal e da convivncia humana. Na sua viso, as tendncias contemporneas exprimem uma nova organizao da vida familiar, mudando o modo de conceber e viver a sexualidade, a maternidade, a paternidade, a procriao dos filhos e toda esfera da vida privada. Reduzem-se, cada vez mais, o entrelaamento entre o amor, sexualidade e fecundidade, uma vez que as tecnologias contraceptivas e de fecundao artificial, clonagem e manipulao gentica possibilitam viver a sexualidade sem a fecundidade, a sexualidade sem o amor e a fecundidade sem a sexualidade. Ou seja, cada um desses trs elementos se distanciou, percorrendo um itinerrio prprio, em funo da revoluo sexual, influncia dos meios de comunicao social e acesso s tecnologias modernas; alm da deciso individual, inclusive com avaliao dos custos e benefcios. Como reportado por Carvalho Filho (2000), em seu livro Marcas de Famlia, Travessias no Tempo, como a famlia, instituio transdisciplinar por excelncia, sempre em mudana, carregasse elementos de positividade (a idia de refgio) e negatividade (fbrica de ideologias), numa tenso constante onde est inserida. Ou seja, a subjetividade, os valores, as crenas e os costumes mudam, transmudam-se e desaparecem, proporo que se alteram as bases que lhe do sustentao e, em seu lugar, surge um novo ethos, uma nova forma de viver e sentir o mundo. 4

Assim, considera-se que todas as mudanas retratadas no cenrio contemporneo atingem as famlias, uma vez que estas participam dos dinamismos prprios das relaes sociais e sofrem as influncias do contexto poltico, econmico e sociocultural, no tempo e no espao. 3. A FAMLIA NA CONTEMPORANEIDADE Robert Castel (2003), em seu livro As metamorfoses da questo social, salienta que a situao da famlia na sociedade contempornea adquire caractersticas associadas ao contexto social, marcado pelo desemprego, precarizao do trabalho, desigualdades sociais e inadequao dos sistemas de proteo social, dentre outros. Nesse mesmo sentido, Siqueira (2006) salienta que, paradoxalmente, o sculo dos extraordinrios avanos tecnolgicos e da expresso acentuada das liberdades individuais convive com elementos de manifestao de vulnerabilidade humana. O ser humano contemporneo se tornou pea nfima e descartvel do mercado, manipulado por grandes conglomerados financeiros, que promovem contnuas desregulamentaes das estruturas e organizaes sociais, como o caso das famlias, que buscam no consumismo, dentro da lgica individualista, amenizar suas angstias e inseguranas. Assim, as famlias contemporneas vivem contnuas transformaes, tanto em sua estrutura quanto na dinmica e em seu funcionamento. Os modelos de comportamento, que regulamentavam, no contexto da famlia patriarcal, as relaes intergeracionais e de intimidade foram abandonados, acontecendo o mesmo com o modelo da famlia nuclear urbana, que no parece mais adequado para os tempos atuais. Os novos padres familiares constituem um sistema complexo de relaes, com novos valores de comportamentos e concepes, traduzindo novos significados e diferentes arranjos familiares. Nesse sentido, as famlias na sociedade contempornea caracterizam-se por serem plurais e multifacetadas, integrando diversas configuraes, em seu espao de liberdade, que conjuga a falta de um passado vinculante a um futuro indeterminado e inseguro, levando a que a famlia procure viver o presente, com certa fluidez, por meio de tentativas de acerto/erro. Essa exigncia de satisfao no presente limita o ideal do sacrifcio individual para o bem-estar familiar, com possibilidades de que seja alcanado o ponto de saturao no relacionamento conjugal e a ruptura do vnculo familiar. Segundo Abeche e Rodrigues (2009), todo esse funcionamento das unidades familiares reflexo de uma cultura da instantaneidade, efemeridade, sem histria e sem 5

possibilidades de projetos contnuos, que faz com que a famlia deixe de ser uma instituio transmissora dos deveres para se transformar em uma instituio emocional e flexvel ao servio do indivduo e de sua realizao pessoal. Dal Bello e Silva (2009) corroboram esse pensamento ao afirmarem que as transformaes na sociedade contempornea tm implicado em mudanas no comportamento das pessoas, favorecendo ao individualismo, uma vez que desencadeiam novos modos de pensar, sentir e agir, calcados na volatilidade e efemeridade das ideologias, valores e estilos de vida. Entretanto, conforme Cynthia Sarti (1996), ao universo cultural dos pobres, no so dadas as condies para a realizao de seus projetos individuais, que tm que buscar sua sobrevivncia na lgica de reciprocidade, de solidariedade dos laos de parentesco e de vizinhana. A autora, em sua pesquisa com famlias de classes populares, chama a ateno para a especificidade, entre pobres e trabalhadores, do paradigma cultural da famlia como valor moral, centrado nos princpios da reciprocidade: dar, receber e retribuir entre a parentela. Ou seja, considera que a percepo do cdigo relacional precede o cdigo individualista, em torno de um territrio simblico, constitudo de valor moral. Por outro lado, segundo Gilberto Velho (1981), essa primazia por um determinado cdigo de relacionamento estaria na dependncia da posio social do indivduo/grupo; ou seja, caberia tanto s classes populares quanto s classes altas serem depositrias dos valores mais relacionais. Para os pobres, como j relatado, pelo fato do valor da famlia ser instituidor de uma moralidade, estabelecida por um conjunto de regras de reciprocidade, obrigaes e ddivas; enquanto que, para as classes altas, o valor da famlia visto como o princpio instituidor de prestgio e poder. Nesse sentido, o valor do individualismo prevaleceria nas camadas mdias, que percebem as relaes familiares e de parentesco como resultado da vontade ou do interesse do indivduo. Essa mesma questo reafirmada por Machado (2001), quando considera a coexistncia na sociedade brasileira de dois cdigos - o relacional e o individualista- sendo que as diferentes modalidades de articulao e de preeminncia de um e de outro variam em funo das posies e situaes de classe, nas diferentes temporalidades. Vivencia-se, portanto, na sociedade contempornea, tanto o desenvolvimento do individualismo quanto a lgica da solidariedade, diante da perda gradativa da eficincia do estado na proviso dos mecanismos de proteo social. Na perspectiva de Donati apud Petrini (2007), o limiar entre estas duas lgicas encontra-se em estado fluido, sujeito deciso subjetiva. Assim, um dos desafios da famlia 6

contempornea consiste em como equacionar o ideal da autonomia, percebido como indispensvel para a realizao individual, com as exigncias da integrao e da coeso familiar. Outras caractersticas da famlia contempornea, associadas ao universo dos valores, crenas e critrios do processo decisrio, dizem respeito igualdade entre os sexos, formao de vnculos, convivncia, socializao e construo de identidades. O valor da igualdade entre os eixos foi absorvido gradativamente no cotidiano da convivncia familiar, permitindo formas mais igualitria de partilha de tarefas e responsabilidades, que contribuem para a insero da mulher no mercado laboral. A perspectiva de realizao pessoal e profissional da mulher cria, por sua vez, um espao de autonomia, com o exerccio do trabalho remunerado. Entretanto, a participao feminina crescente no mercado de trabalho aproximou a mulher de modelos vistos como masculinos, mas alterou muito pouco o envolvimento do homem nas tarefas domsticas e papis tradicionalmente femininos, levando sobrecarga do trabalho feminino, alm de propiciar conflitos constantes, quanto conciliao da realizao pessoal e o cuidado da famlia. Na busca do eu e da realizao profissional, o contato entre os pais e filhos reduz. Esse distanciamento, pelas prprias exigncias do mundo do trabalho, fragiliza a internalizao de modelos identificatrios ou referenciais, ficando a transmisso de valores, direta ou indiretamente, conferida s escolas e mdia. H, portanto, um adoecimento do contato, citado por Adorno (1986), que leva a que a relao social seja mais efmera e os vnculos mais tnues, principalmente quando o posicionamento individualista sobrepe aos vnculos recprocos de pertena, que constituem um polo de atrao na convivncia familiar. Ou seja, no novo contexto sociocultural efmero, os vnculos familiares podem se tornar mais frgeis, sendo menos importantes as relaes de parentesco vivenciadas no mbito familiar. Existe, assim, uma maior facilidade para que o vnculo familiar seja desfeito, quando deixa de ser fonte de prazer e satisfao, o que pode ser demonstrado pelo aumento do nmero de separaes e divrcios, da ordem de 44%, no perodo de 1993 a 2003 (IBGE, 2006). Outros dados que evidenciam a fragilidade dos vnculos e, consequentemente, uma maior mobilidade das configuraes familiares, gerando novas formas de convvio, so: reduo significativa do nmero de casamentos, aumento do nmero de famlias reconstitudas, das unies de fato, das famlias monoparentais e as chefiadas por mulheres, das famlias adotivas e homossexuais, entre outras. 7

O pluralismo tico, cultural e religioso leva a uma multiplicidade de formas de relaes entre os sexos, especialmente ocasionais, alm de um enfraquecimento das relaes intergeracionais. Pesquisa nacional do Ministrio da Sade, divulgada por Pinho (2009), revela que os brasileiros esto tendo mais relacionamentos casuais (relaes sexuais com paqueras, ficantes, etc.), incorporando a internet como uma forma de encontrar parceiros sexuais. O percentual de pessoas aumentou de 4,0% para 9,3%, nos anos de 2003 e 2008, respectivamente, que afirmou ter tido mais de cinco parceiros eventuais no ano. Em torno de 10% dos entrevistados, entre 15 e 24 anos, conheceram algum pela internet com quem, no ltimo ano, praticaram sexo. A pesquisa tambm aponta que 10% dos homens e 5% das mulheres sexualmente ativas tiveram relaes homossexuais. Vive-se, portanto, uma nova onda de liberao, em que os relacionamentos, a gerao dos filhos e, especialmente, a maternidade, passam a ser vividos como escolha subjetiva. Ou seja, todo o processo de convivncia familiar condicionado por aspectos subjetivos, mais instveis e flutuantes, em decorrncia do dinamismo das relaes familiares. Assim, como ressalta Petrini (2007), a famlia, na sociedade contempornea, prevalece como uma realidade privada, isto , como um grupo social expressivo de afetos, emoes e sentimentos, cujo significado diz respeito somente queles que a integra. Nesse contexto, o processo de socializao e construo de identidades sofre modificaes, porque tanto o sistema de referncias pessoais quanto os vnculos, tornam-se mais frgeis. Entretanto, como salienta Petrini (2003), apesar dessas mudanas, a famlia tem sido o lugar fundamental da socializao e da educao das novas geraes, pois transmite no apenas a vida, mas seu significado, alm de um conjunto de valores e critrios orientadores da conduta e da formao da identidade. Segundo Zillmer et al. (2009), apesar das crises vivenciadas pelas famlias, desde os tempos mais antigos at a contemporaneidade, a famlia tem representado um lugar de cuidados recprocos e de relaes afetivas para as pessoas que mantm vnculos de afinidade, amor e respeito, uma vez que no sistema familiar que os valores e princpios so consolidados, as emoes so compartilhadas e a nossa identidade, como ser social, construda. Em situaes em que a famlia encontra dificuldades para o atendimento da socializao primria e cuidado de seus membros abre-se espao para a interveno social, tanto preventiva quanto emergencial. Ou seja, caberia ao Estado regulamentar, sustentar e estimular as intervenes em favor da famlia, visando torn-la mais capaz autnoma na

gesto de suas necessidades e protagonista de sua existncia, preservando sua identidade e valorizando seus talentos e potencialidades. 4. ESTUDOS SOBRE FAMLIA A famlia tem sido foco de estudos por pesquisadores de diferentes reas, constituindo um desafio s pesquisas das Cincias Humanas e Sociais.
4.1. RUMOS DA PESQUISA

Petrini et al. (2008), no artigo Desafios ao estudo da famlia contempornea, apresentam os principais rumos tomados pelos estudos sobre famlia, em contexto de mudana social, salientando as seguintes fases: - A partir dos anos 60, a mentalidade era dominada pelo indivduo (trabalhador, desempregado, criana, mulher, adolescente idoso, etc.), como se existisse fora de uma concreta rede de relaes familiares, consideradas como irrelevantes. - No cenrio moderno, surge o indivduo instvel, de convices volteis e compromissos fluidos, em funo da cultura do efmero, que percebe os vnculos familiares como amarras livre expresso, do que como recursos essenciais realizao humana. Com a desvalorizao do passado e sem esperanas com respeito ao futuro, restam aos indivduos das novas geraes satisfaes efmeras e emoes momentneas. - Assim, somente a partir dos anos 80, iniciam-se na Europa e nos Estados Unidos e, em seguida, no resto do mundo, os estudos sobre a famlia, quando redescobriram sua importncia e funcionalidade para o bem-estar das pessoas, socializao e educao das novas geraes. Nesse sentido, as pesquisas centraram na anlise das funes da famlia para o desenvolvimento dos indivduos nas diversas etapas e circunstncias de vida. Tais estudos, por falta de instrumentos adequados de anlise, no investigaram a famlia como uma relao social plena, isto , com carter suprafuncional. Alm disso, com o crescimento da sociedade e menor disponibilidade de tempo dos pais profissionais, muitas funes, anteriormente das famlias, passaram a ser desenvolvidas por outras instituies (pblicas ou privadas) e, nesse cenrio, o pesquisador fica sem seu objeto de estudo; ou melhor, com uma leitura parcial da realidade familiar, pela pluralidade de aspectos envolvidos e complexidade do tema.

No Brasil, segundo Petrini (2003), houve um aumento do nmero de pesquisadores, das mais diversas disciplinas cientficas, que investigam o tema famlia, como, por exemplo, sob o ponto de vista jurdico, pelos aspectos contratuais do matrimnio e suas relaes; sob o ponto de vista psicolgico, para anlise das interferncias das relaes familiares na constituio e no desenvolvimento psquico de seus membros; na abordagem pedaggica, como fonte de educao nas diversas etapas dos ciclos de vida; na perspectiva da sociologia, examinando os processos de socializao e os reflexos dos condicionantes sociais na realidade familiar; alm de muitas outras disciplinas, como: antropologia, arquitetura, poltica, economia, sexologia, etc. Entretanto, na percepo de Donati (2008), apesar dessa variedade de estudos, as diversas disciplinas no conseguem dar conta da totalidade de fatores que interferem nessa temtica; tendo-se, portanto, uma leitura redutiva da famlia. Alguns estudos apresentam limitaes metodolgicas, outros partem para pesquisas empricas, de nvel local ou regional, sem buscar uma teoria da famlia que supere a fragmentao atual. Mesmo a pesquisa interdisciplinar, que tenta superar essas limitaes, tem um longo caminho a percorrer, considerando o ritmo intenso das mudanas sociais e culturais, que interferem na organizao e na convivncia familiar, dando origem a novas situaes e aspectos para os quais faltam categorias analticas adequadas que apreendam a realidade familiar. De acordo com Machado (2001), existem duas linhagens dominantes nos estudos de famlia no Brasil: uma que enfatiza a estrutura e a organizao, enfocando sua diversidade de mudanas; enquanto a outra focaliza a famlia como valor que ocupa em uma dada sociedade ou segmento social.
4.2. TEMAS RELEVANTES DE PESQUISA

Petrini et al. (2008), ao discutirem acerca a famlia como objeto de investigao, ressaltaram os seguintes temas relevantes de pesquisa em famlia: 4.2.1 O Casal como assunto de Pesquisa. Nos anos 80, o casal foi um dos temas mais relevantes para o incremento das pesquisas, principalmente pela elevao das taxas de separaes e divrcios e suas implicaes na sade mental e fsica dos cnjuges e dos filhos, incluindo a depresso,

10

dificuldades de conduta, baixo desempenho acadmico e outros problemas de sade (GOTTMAN, 1998). As questes especficas de investigao estavam associadas anlise das variveis determinantes da estabilidade marital e eventual felicidade do casal, bem como ao que disfuncional em casamentos fragilizados ou em lares desarmoniosos. No Brasil, pesquisas feitas por Feres-Carneiro, apud Petrini et al. (2008), tratam do recasamento e suas implicaes, incorporao de novos membros de relaes afetivas prvias, bem como expectativas quanto aos papis de marido e mulher, comparativamente ao primeiro casamento. 4.2.2 Apreender a Vida Familiar Os estudos sobre a vida familiar residem em apreender o seu significado, considerando a pluralidade de situaes vivenciadas pela famlia. Na perspectiva do contexto histrico-cultural familiar, a ateno dos historiadores se dirige para a anlise da tenso entre as constries institucionais e histricas sob as quais os indivduos/ famlias agem, bem como para o conjunto de recursos pessoais, culturais e sociais que as unidades familiares fazem uso para decidir como adaptar-se ou resistir s referidas constries; alm de analisar o conjunto de interaes resultantes das decises e escolhas das famlias. Mais recentemente, grupos de pesquisadores apontam para a relevncia de estudos do propium da famlia e suas redes, por meio da observao e anlise do cotidiano familiar. Pressupem que o surgimento de novos estilos de vida e de novos arranjos familiares mostra que a sociedade contempornea passa por um processo de rediferenciao e de redefinio da famlia com respeito a outras relaes, principalmente quanto s redes de ntimos. As famlias, no seu cotidiano, redefinem seus limites, distinguindo-se de outras relaes, por suas caractersticas especficas e por comportar um vnculo entre os sexos e entre geraes. 4.2.3 Abordagem Relacional para o Estudo da Famlia Na viso de Petrini et al. (2008), a mutao antropolgica repercute nas mudanas familiares, exigindo mais rigor dos estudos sobre famlia em contexto de mudana social, buscando captar suas dimenses relacionais e simblicas.

11

Para essa nova perspectiva de estudo, o socilogo Donati (2008), em seu livro Famlia no Sculo XXI: abordagem relacional prope tanto para o estudo de famlias quanto da interveno social, a abordagem relacional, que j se revelou adequada investigao de diferentes subsistemas da sociedade complexa e mutante, como o caso da contempornea. Na sua viso, a anlise relacional no centra nos indivduos, nos mecanismos, nas instituies e nas estruturas, mas nas relaes sociais, que so feitas de referenciais simblicos e de vnculos estruturais, estabelecidos entre sujeitos humanos, ao interagir nas diversas circunstncias da vida. Considera a relao social, na sua contingncia e variabilidade, isto , em sua capacidade de estabelecer vnculos, constru-los ou dissolv-los, implicando na ao de um em relao a outro, para realizar algum tipo de intercmbio, para cooperar ou para conflitar-se. Discute a famlia como entrelaamento de pblico e privado, como relao de mediao social; identificando, na plena reciprocidade entre gneros e entre geraes, o fator caracterizante das relaes familiares. De acordo com Petrini et al. (2008), a perspectiva relacional um modo de reconhecer a famlia nas suas caractersticas e nos seus fatores constitutivos; de refletir sobre os aspectos invisveis, mas reais, da convivncia social, que induzem cooperao entre sexos e entre geraes ou ao conflito e at violncias. Consideram que a abordagem relacional abre uma nova perspectiva de estudo, por sua natureza terica e utilidade operativa para planejar e realizar intervenes no cenrio familiar quer no nvel micro ou macro de anlise. Os supracitados autores salientam que pesquisadores latino-americanos j fizeram uso dessa abordagem em questes que vo desde a preocupao com a superao do assistencialismo at a valorizao das relaes familiares, como fonte de bem estar e de rede de solidariedade; desde a percepo da famlia como recurso para o indivduo e para a sociedade at sua relevncia na constituio de ambientes de solidariedade, no contexto da sociedade contempornea; que, em muitos casos, tem exigido a interveno social.
4.3. ESTUDOS DE FAMLIA, NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA DOMSTICA.

Sem pretender esgotar o assunto, o objetivo foi de fornecer indicaes sobre os estudos, na perspectiva da Economia Domstica, a partir da leitura e anlise do contedo dos resumos das dissertaes do Programa de Ps-graduao em Economia Domstica (PPGED), da Universidade Federal de Viosa/MG (UFV), no perodo de 1995 a 2008, em sua linha de pesquisa Estudo da Famlia e Economia de Consumo Familiar, que abrange estudos relacionados construo de gnero e reproduo social, envolvendo as relaes intra e 12

interfamiliares, bem como a interdependncia da famlia com seu ambiente cultural, poltico e econmico; visando, inclusive, analisar as relaes da famlia/indivduo com o mercado e seu comportamento enquanto unidade consumidora de bens e servios. A anlise de contedo evidenciou que as produes da linha de pesquisa Estudo da Famlia integram configuraes plurais de temas e questes de pesquisa, pautadas em diversos marcos tericos e metodolgicos; embora tenha prevalecido a temtica referente construo social de gnero e anlise da imagem corporal, em diversas esferas (crianas/adolescentes, mulheres, homens) e mbitos de atuao (domstico, educacional, setor de confeces, militar e de servios), na perspectiva da terica das representaes sociais e das relaes de gnero. Outros temas relevantes tambm pesquisados pela Economia Domstica so: papis ou posicionamentos dos membros da famlia (trabalho feminino, trabalho domstico, idoso, paternidade em situaes de conflito e enfermidade, dentre outros); organizao e relaes familiares, em situao de estresse, de separaes e divrcio, em situaes de sobrevivncia, com membros portadores de necessidades especiais ou dependentes de cuidados, maternidade tardia, dentre outros. Enfim, constituem estudos, predominantemente qualitativos, com diferentes olhares acerca dos problemas da vida cotidiana, tanto na perspectiva pessoal quanto familiar. 5. INTERVENO SOCIAL

O desenvolvimento do ser humano um processo contnuo, derivado das interaes entre indivduos/famlias e seu ambiente; visando a integrao individual ou a formao de identidade (ser- eu mesmo, no sentido existencial), bem como a integrao social, mediante insero em contextos determinados e inter-relacionados (lar, escola, comunidade, etc.), com permanncia do sentimento de identidade ao longo do ciclo vital (AROLA, 2000). Naquelas situaes em que um determinado contexto no contribui para a socializao e construo/manuteno de identidades, ou o faz de forma insatisfatria, pode ocorrer interveno social. Segundo Arola (2002), o termo interveno pode significar tomar parte, estar presente, assistir ou interposio da autoridade. Nesse sentido, a interveno pode ser entendida, conforme Furtado e Vale (2009), como uma ao que se interpe a um processo espontneo de algum grupo social, podendo implicar em duas estratgias de atuao: atuao com base no modelo assistencialista e a interveno com base no modelo construtivo 13

e emancipador, que favorece o desenvolvimento do ser humano, ajudando-o a desenvolver seus pontos fortes, em vez de centrar-se em suas debilidades. Pressupe-se que a interveno implica em transformao da realidade, quando parte da realidade do indivduo/famlia, com seus diferentes arranjos, universos culturais, valores e estratgias de sobrevivncia; enfim, das suas histrias de vida e significaes, mediante prticas construtivas e emancipadoras, que resultem em autonomia e empoderamento. Reconhece-se que, para que a interveno seja contextualizada e integrada, necessria a busca da autonomia com respeito, por meio da preservao dos valores e da identidade, o que exige um conhecimento ou uma leitura dos fenmenos da questo social, que condicionam o processo de emancipao do ser humano.
5.1. FENMENOS DA QUESTO SOCIAL

A eficcia e a eficincia do processo de interveno social esto diretamente associadas ao que queremos alcanar no enfrentamento dos fenmenos da questo social. nesse debate que as categorias analticas pobreza, desigualdade social, excluso social, vulnerabilidade social e risco social, fenmenos dinmicos e simultneos, que olham a justia social sob diferentes perspectivas, se apresentam mostrando os desafios das polticas sociais. Como argumenta Jaccoud apud Sales et al. (2009):
as polticas sociais orientam-se, desde seus primrdios, no apenas para evitar as situaes de pobreza, mas, tambm, para promover a segurana social em face de vulnerabilidade da situao assalariada, promover igualdade mxima sob a qual se organizam as democracias modernas e ampliar as oportunidades.

Reconhece-se, que a dimenso scio-econmica das questes sociais bastante contundente, embora a dimenso poltica seja tambm muito relevante, tendo como expresso, no somente as interferncias do estilo de desenvolvimento, mas tambm a precariedade da participao popular em processos de deciso poltica, que possibilitam a sua autodeterminao enquanto sujeitos (CUNHA, 2004). Assim, considera-se importante compreender e refletir sobre as diferentes questes sociais presentes no universo familiar, para que as intervenes sociais sejam contextualizadas e integradas.

14

5.1.1. Pobreza A compreenso da pobreza varia no tempo e no espao, porque suas causas e efeitos tm carter multidimensional e complexo, envolvendo aspectos materiais e no materiais. Em sua concepo restrita vista como a falta de acesso do indivduo/famlia aos recursos financeiros, incapacitando-o para manter um nvel de vida aceitvel e ter acesso a servios e direitos estabelecidos para o alcance da cidadania. Esse estado de privao material ou de insuficincia de renda apresenta-se como elemento justificador da funo social do estado, muito embora ser pobre envolve outros aspectos no materiais e menos tangveis ligados s atitudes, aos valores e conceitos, ou mesmo, negao ou ausncia de possibilidades de projetos de vida. De acordo com Carneiro e Costa (2003), quando se adota uma concepo mais ampliada de pobreza, considerando uma multiplicidade de dimenses, que se sobrepem na produo, manuteno e transmisso intergeracional desse fenmeno, maiores sero as possibilidades das alternativas de interveno. Ou seja, uma estratgia consistente de combate pobreza deve considerar no apenas suas dimenses materiais, mas as diversas maneiras como os diversos vetores de destituio se relacionam e se interpenetram, em diferentes situaes e contextos. Exemplificando: escolaridade da me, insero precria no trabalho, gnero e monoparentalidade so dimenses que se sobrepem, favorecendo o ciclo de reproduo da pobreza. 5.1.2. Desigualdade Social A desigualdade social, diferentemente da pobreza (medida absoluta), uma medida relativa, que trata das alocaes dos recursos entre diferentes classes sociais; remetendo, assim, anlise das diferenas sociais. Historicamente, tem sido dimensionada por aspectos materiais, muito embora Fraser (2002) chama ateno para um outro tipo de injustia social, de natureza cultural/simblica, que seria a desigualdade de reconhecimento e desrespeito. Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econmica e Aplicada (IPEA, apud SCOLOSE, 2008) mostra, no caso brasileiro, uma persistncia de fortes desigualdades de renda, haja vista a manuteno num patamar elevado do coeficiente de Gini (da ordem de 0,505, no primeiro trimestre de 2008), associado s condies da velha e nova pobreza, esta ltima fruto do modelo de ajuste estrutural adotado pelas polticas econmicas, em face

15

globalizao da economia.O estudo aponta que a distribuio de renda no Brasil s vai melhorar em 2016, quando o ndice ficasse abaixo de 0,453. Segundo Pinho e Vasconcellos (2003), comparativamente com outros pases, o Brasil disputa a liderana da pior distribuio de renda do mundo com a Repblica Centro-Africana, frica do Sul, Colmbia, Guatemala, Chile e Zimbbue. Nos pases desenvolvidos, em mdia, os 20% mais ricos detm uma renda, que de 8 a 10 vezes superior quela dos 20% mais pobres, enquanto que, no Brasil, a diferena entre a mdia salarial dos mais pobres e dos mais ricos , hoje, equivalente a 23,5 vezes. Assim, percebe-se que muito tem de ser feito para uma distribuio mais eqitativa da renda, principalmente no que diz respeito ao aumento do nvel de escolaridade, qualificao da mo de obra, reduo do desemprego e menor precarizao dos postos de trabalho. 5.1.3. Excluso Social Segundo Leal (2004), o termo excluso social se difundiu a partir da dcada de 1980, sendo possvel identificarmos, em linhas gerais, trs conjuntos de significados sobre esse tema, combinveis entre si, que so: - na acepo integracionista, a excluso social vista como um processo de rupturas sucessivas de laos sociais, que caracterizam situaes de precariedade e vulnerabilidade social, que podem pode chegar ruptura total, com potencial fonte de ameaas de violncia contra os segmentos mais vulnerveis, como crianas e mulheres. De acordo com alguns autores, como Zaluar (1997), a razo para tal situao deriva-se de uma crise da organizao da sociedade, que vai desde uma mudana de valores at uma alterao nos prprios fundamentos dessa organizao, gerando os apartados, vistos como no semelhantes por grande parte dos includos. - na viso da contradio, pensa-se a excluso social como insero precria no mundo do trabalho, e, ou, consumo, em decorrncia do funcionamento da organizao social. um processo que envolve o homem e suas relaes com os outros, uma vez que compreendem uma configurao de dimenses materiais, polticas, relacionais e subjetivas. Nesse sentido, a excluso resultaria da dinmica e das contradies do capitalismo que, com suas polticas neoliberais, busca o que mais conveniente e necessrio para a reproduo do capital e para o funcionamento da ordem poltica, em favor da classe dominante (MARTINS, 1997).

O ndice de Gini varia de 0,0 a 1,0, sendo que, quanto mais prximo de 1,0, maior ser a concentrao de renda.

16

- do ponto de vista dos direitos, a excluso social vista como no cidadania. Soares (2009) comenta que a cidadania ou a qualidade de ser cidado possui caractersticas prprias que se diferenciam conforme o tempo, o lugar e, sobretudo, conforme as condies socioeconmicas existentes. Na sua viso, no contexto social terceiro-mundistas, a cidadania jamais pode ser pensada fora de uma totalidade, que envolve as questes da autonomia, da democracia e do desenvolvimento, que se relacionando entre si define a cidadania. Assim, a viso da excluso social como no cidadania no concorre com as concepes anteriores, sendo mais bem um complemento de cada uma delas. Diz respeito, como comenta Sposati (2008), forma de distribuio de acessos e a um mnimo de bem-estar econmico e sociocultural, com direito liberdade individual e participao poltica, levando-se em conta quatro aspectos fundamentais: autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e equidade. De acordo com Carneiro e Costa (2003), a excluso produto da sociedade contempornea, ps-industrial e globalizada, que potencializa situaes de risco e vulnerabilidade. Enfim, consiste na incapacidade de se ter acessos aos mecanismos de desenvolvimento pessoal, insero scio-comunitria e sistemas de proteo. 5.1.4. Riscos e Vulnerabilidades Sociais Segundo Filgueiras (2004), constituem riscos os eventos ou as situaes que prejudicam o bem-estar, relacionando-se s desagregaes na sociedade e ameaas fratura social, que exigem proteo social especial. Gerir riscos sociais implicaria em programar aes em duas direes: a primeira consistiria em prevenir ou reduzir vulnerabilidades, isto , a maior sensibilidade e exposio dos indivduos/famlias a certos riscos; por outro lado, a segunda direo no manejo dos riscos envolveria a reduo do risco em si mesmo. A abordagem analtica da vulnerabilidade social nos estudos sociais data dos ltimos anos, quando houve maior reflexo sobre a limitao dos estudos de pobreza, considerando que os mesmos no davam conta de explicar as complexas razes desse fenmeno. Como sustenta Adorno (2001), ser vulnervel diferente de ser carente. O termo carente expressa o lugar ou status que dado pessoa na sociedade, como se aderisse ou fizesse parte de sua identidade; enquanto que o termo vulnerabilidade est associado capacidade de respostas diante das situaes de risco ou perdas, relacionadas tanto com os choques externos (no previsveis) quanto com os elementos estressores (presses contnuas, acumulativas e previsveis). 17

Um dos consensos sobre o conceito de vulnerabilidade social de que o mesmo apresenta um carter multifacetado, abrangendo vrias dimenses, como ressalta Busso, apud Salej et al. (2009), do tipo: habitat (condies habitacionais e riscos ambientais); de capital humano (escolaridade, alfabetizao, sade, experincias de trabalho, etc.); econmica (trabalho e renda); proteo social (seguro, sistema de aposentadoria, etc.); capital social (participao, associativismo, redes de apoio). Mas, a questo bsica da vulnerabilidade a debilidade ou a fora dos ativos que os indivduos dispem para enfrentar os riscos existentes no ambiente circundante, que implicam em perdas do bem-estar (DE LEON, 2006). Segundo Birkmann e Wisner (2006), existem vrias extenses do conceito vulnerabilidade, em funo da escala, do tema, do foco disciplinar e do propsito da definio. Inicia-se com a definio de que a vulnerabilidade uma caracterstica intrnseca do sistema, significando suscetibilidade. Posteriormente, segundo os autores, a definio de vulnerabilidade foi ampliada para uma abordagem dualstica, em termos de suscetibilidade e capacidade para lidar; e, em seguida, para uma mltipla estrutura, que envolve suscetibilidade, capacidade de lidar, exposio e capacidade adaptativa; e, finalmente, para uma vulnerabilidade multidimensional, incorporando todas as dimenses, em termos das caractersticas fsicas, sociais, econmicas, ambientais e institucionais. 5.1.4.1. A Proteo Social Brasileira para Situaes de Riscos e Vulnerabilidades De acordo com a diversidade e complexidade de situaes, estabelecidas pela Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS, 2004), na perspectiva do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) e das Normas de Operao Bsica do SUAS (NOB/SUAS, 2005), existem dois nveis de proteo, sob a hierarquia de Bsica (PSB) e Especial (PSE) e, ainda, por nveis de complexidade, em termos de: Proteo Social Especial de Mdia Complexidade e Proteo Social Especial de Alta Complexidade. Esse Sistemas de Proteo Social, Bsico, Mdia Complexidade e Alta complexidade, trabalham em seus territrios de forma interligada (FIG. 01), operando atravs da Rede Socioassistencial, que so os servios, programas e projetos, alm dos benefcios ou transferncias monetrias, como caso do Beneficio Prestao Continuada (BPC), o Programa Bolsa Famlia (BBF), bem como outros benefcios eventuais definidos na Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS, 1983).

18

ALTA COMPLEXIDADE

abrigos

Ce

Fonte: Brasil (2005).

Centros assegurar cinco tipos de segurana: de acolhida, de renda, de convvio, de autonomia, alm de da As apoio e auxlio de carter transitrio, quando sob riscos circunstanciais.
famlia, visa atender cidados e grupos em situaes de vulnerabilidade e riscos para No caso da Proteo Bsica, as aes so de carter preventivo, tendo por objetivo

Cuidado no domiclio O modelo socioassistencial, de responsabilidade do Estado e com centralidade na

Liberdade vulnerabilidade social decorrente de: pobreza, privao ou ausncia deassistida renda, acesso precrio
prevenir situaes de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento fragilizado e situaes de discriminao (RIBEIRO, 2009).

dos laos familiares e comunitrios; destinando-se s pessoas que vivem em situao de ou nulo aos servios pblicos, vnculos afetivo-relacionais e de pertencimento social A Proteo Social Bsica opera por meio do Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS), do Programa de Ateno Integral s Famlias (PAIF), rede e servios eventuais, alm de projetos de enfrentamento pobreza. socioeducativos e de convivncia, benefcios de transferncia de renda (BPC, PBF) e

M DIA COMPLEXIDADE

Figura 01- Formas de Proteo Social para atendimento s Famlias em Situao de Riscos e Vulnerabilidades Sociais

BSICO

Aes de socializao

C d

19

Por outro lado, a Proteo Social Especial hierarquizada em mdia e alta complexidade, em funo da situao vivenciada por famlias e indivduos (Quadro 01), em decorrncia de risco pessoal e social ou violaes de direitos, por ocorrncia de abandono, violncia fsica ou psicolgica, abuso ou explorao sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situao de rua, trabalho infantil, dentre outros; alm da situao de contingncia, por deficincia ou processo de envelhecimento. Quadro 01 Situao das Famlias e dos Indivduos em Proteo Social Especial de Mdia e Alta Complexidade, segundo especializao exigida na Interveno Social.
Famlias e Indivduos em Situao de: Mdia Complexidade Alta Complexidade

Inseridos no ncleo familiar. De contingncia. Com direitos violados.

Risco, com atendimento fora do ncleo familiar. Abandono, sem referncia familiar. Afastados do convvio com o ncleo familiar.

Fonte: Ribeiro (2009).

De acordo com Ribeiro (2009), o plo de referncia da Proteo Social Especial Mdia Complexidade o Centro de Referncia Especializada de Assistncia Social (CREAS), cujos principais procedimentos so: busca ativa para identificar situaes de riscos e violao de direitos; acolhida; diagnstico da situao, a partir da escuta da famlia; plano de atendimento; acompanhamento psicossocial, com aes de orientao, proteo e juridicossociais; alm da articulao intersetorial com os demais servios da rede socioassistencial. Segundo a supracitada autora, no caso da Proteo Especial de Alta Complexidade, que oferece atendimento a indivduos afastados do convvio familiar, os servios de acolhimento so: Abrigo Institucional, para pequenos grupos, como crianas/adolescentes e mulheres vitimadas, mulheres com crianas, etc.; Casa-lar, com cuidador, para crianas/adolescentes, idosos e adultos com deficincia; Casa de Passagem, para pessoas em situaes de rua, abandono, risco ou violao de direitos, entre outros; Famlia Acolhedora, para acolhimento de indivduos em situao de abandono ou risco pessoal/social; Repblica, para proteo, apoio e condies de moradia subsidiada a jovens, adultos e idosos com deficincia; Albergue, para adultos, idosos e pessoas com deficincia, migrantes e refugiados,

20

em situao de rua ou abandono; Instituies de Longa Permanncia para Idosos (ILPI), para acolhimento de pessoas idosas. Enfim, de acordo com a realidade vivenciada pelo grupo familiar, esto previstos mecanismos de atendimento, em funo da sua capacidade de respostas diante das situaes de risco ou perdas, que direcionam os pressupostos e princpios da Interveno Social. 5.1.5. Pressupostos e Princpios da Interveno Social No atual contexto da sociedade contempornea e das polticas sociais, entendidas como aes e intervenes que um sistema social (pblico, privado ou misto) planeja e adota para o enfrentamento das questes sociais e melhoria do bem-estar dos indivduos/famlias, preciso ter clareza sobre os pressupostos e princpios, que embasam as intervenes sociais, que, segundo Furtado e Vale (2009), so: Especificidade e Diversidade Familiar, Incluso Social e Intersetorialidade, Territrio e Territorializao; Diagnstico; Comunidade e Participao; Redes de Servios e Redes Sociais. - Especificidade e Diversidade Familiar Segundo Carvalho e Almeida (2003), mesmo diante das crises perpassadas, a famlia apontada como elemento-chave no intercmbio simblico entre gneros e geraes; como instncia mediadora entre o indivduo e a sociedade; como mediao entre cultura e natureza, na transmisso do capital cultural e econmico; e como organizao responsvel pela existncia cotidiana de seus integrantes. Ou seja, tem ocorrido uma valorizao da famlia, como ponto de partida de prticas sociais, para a melhoria da qualidade vida e humanizao das intervenes sociais. Existe um consenso, em nveis nacionais e internacionais, de se optar pela abordagem familiar, considerando a famlia como parceira e geradora de solues, enfatizando suas redes sociais e desenvolvendo uma melhor integrao entre as famlias e os servios pblicos, as agncias no governamentais e iniciativas do setor informal (SERAPIONI, 2005). Mas, como ressalta Brasil apud Furtado e Vale (2009), nesse trabalho social com famlias, deve-se partir do reconhecimento da pluralidade de arranjos familiares presentes na sociedade contempornea; dos fenmenos scio-histricos com os quais interage; da organizao do seu cotidiano; das relaes de gerao, gnero, autoridade e afeto; dos valores, representaes e prticas de cuidado e socializao de seus membros; bem como da 21

convivncia e participao na comunidade. Ou seja, devem-se respeitar as diversidades, especificidades e caractersticas socioculturais das famlias e seus territrios. - Incluso Social e Intersetorialidade Uma das condies para que as intervenes junto s famlias contribuam para a incluso social seria por meio da perspectiva da intersetorialidade. Como discutem Carneiro e Costa (2003), intervenes setorializadas e residuais so ineficazes no rompimento dos mecanismos de reproduo da pobreza, gerando uma situao de dependncia constante em relao proviso pblica, com impacto negativo do ponto de vista de uma poltica emancipadora, por sua insustentabilidade tanto social quanto fiscal. importante ressaltar que a abordagem da intersetorialidade se expressa, no somente na cultura organizacional como tambm nos mecanismos de alocao dos recursos. Enfim, necessrio superar a especializao e a verticalidade, trabalhando a partir de redes de atores, em torno de problemticas, valores e objetivos comuns. - Territrio e Territorializao Considerando que cada famlia habita um territrio, com o qual mantm relaes tanto geogrficas quanto simblicas, considera-se que as intervenes devem se pautar em uma delimitao territorial. O territrio um espao vivo em permanente construo, que comporta diferentes comunidades, contextualizadas em razo de identidades comuns, sejam elas culturais, sociais, polticas, dentre outras. Por outro lado, territorializao consiste na definio de territrios vivos, com suas margens de responsabilizao, possibilitando modos de integrao e a orientao da proteo social, para aquelas reas mais precrias e segregadas, que se configuram como territrios de excluso socioespacial. - Comunidades e Participao O processo de interveno parte do pressuposto que as famlias vivem em permanente interao com as comunidades, com as quais estabelecem vnculos de pertencimento e identidade. Por tal razo, importante estabelecer um vnculo de confiana com a comunidade, para que haja uma maior participao e, assim, uma valorizao do 22

protagonismo familiar. Como comenta Barreto (2005), somente conhecendo a histria da famlia e a comunidade ser possvel construir uma teia de relaes e participaes, com possibilidades de controle social. - Diagnstico O diagnstico, o planejamento, a execuo e a avaliao so momentos no lineares do processo de interveno. O termo diagnstico vem do grego diagnosis, significando percepo verdadeira (sempre provisria), que permite, por meio de uma escuta ativa, conhecer a populao e sua comunidade. Existem diferentes modalidades para realizar o diagnstico, desde aquele socioeconmico feito com cada famlia at o diagnstico comunitrio participativo, como por exemplo, o DRP (Diagnstico Rpido Participativo) ou a cartografia territorial; o importante saber ouvir, tentar criar um vnculo de empatia, por meio da valorizao do saber e ser da famlia, do reconhecimento de suas dificuldades, mas confiando no seu poder como agente transformador (FURTADO e VALE, 2008). - Redes de Servios e Redes Sociais Considerando os problemas sociais da sociedade contempornea, bem como as suas demandas, em termos de no fragmentao, articulao, construo, flexibilidade, singularidade, agilidade e, em especial, inovao, ressalta-se o trabalho em rede, visto como um procedimento de interveno social inovador, porque pressupe aes articuladas, construdas coletivamente por diferentes atores sociais. Segundo Carneiro e Costa (2003), o trabalho em redes a maneira mais eficiente de viabilizar a flexibilizao dos programas e projetos s diferentes situaes e contextos concretos de pobreza e excluso social, porque possibilita a mobilizao e articulao dos recursos e servios necessrios proteo dos segmentos vulnerveis ou em situao de risco. Furtado e Vale (2009) discutem a esse respeito, ressaltando que, na perspectiva de intersetorialidade e territorializao, todos os recursos e servios so dispostos nas redes socioassistenciais, que representam um conjunto integrado de aes (pblicas e da sociedade), que ofertam e operam benefcios, servios, programas e projetos para a proviso da proteo social, que precisam estar interligados. Alm disso, como ressalta Portugal (2009), as redes sociais das famlias, tanto de ntimos quanto de troca e interao, precisam ser ativadas, uma

23

vez que estas permitem um melhor uso e potencializao dos recursos, alm de fortalecer a participao das famlias e comunidades. As referidas autoras concluem que, no processo de interveno, a rede social construda por meio do conhecimento das famlias e seus contextos (comunidade e territrio), suas aspiraes, seus problemas e suas expectativas, bem como por meio do convvio (viver com, estar em sintonia, saber perceber e entender), respeitando e validando crenas, saberes e o querer da famlia e da comunidade. um processo capaz de oportunizar a ajuda mtua, a co-construo, ou seja, uma vivncia de cooperao entre indivduos, famlias e comunidade, para o enfrentamento dos limites e desafios da interveno social. 5.1.6. Desafios e Limites da Interveno Social Toda a diversidade do cenrio contemporneo, plural e fragmentado, alm de precrio em termos sociais, refletindo em uma configurao familiar plural e em movimento (incerta), leva a que a interveno social enfrente desafios e limites, que podem ser expressos em: Reconhecimento e acolhimento das especificidades familiares; Ateno s dimenses no tangveis da pobreza; Superao da dicotomia compensatrio e redistributivo; Recursos e financiamento condizente com os modelos da poltica social; Forma de gesto da proteo social, na perspectiva da intersetorialidade e em redes; alm da conexo necessria entre desenvolvimento econmico e social. Diante da necessidade de recorte do objeto de anlise, optou-se por refletir sobre o processo de interveno mais vinculado assistncia social, visando examinar os principais desafios e constrangimentos de ao governamental para o enfrentamento das questes sociais. - Reconhecimento e Acolhimento das Famlias A famlia ganhou um lugar de centralidade, como unidade de anlise e de interveno na gesto social, por ser considerada como fundamento bsico e universal da sociedade e como espao primeiro da socializao dos indivduos, o que representa um desafio no processo de interveno social, por sua natureza heterognea e efmera, com uma variedade de formas e arranjos. Segundo Pereira et al. (2009), a partir dos anos de 1960, surgem os novos modelos familiares, denominados por famlias contemporneas, representadas por dois indivduos que, 24

em busca de relaes ntimas ou realizao sexual, se unem, ao longo de uma durao relativa. Com a valorizao da individualidade e debilitao da autoridade, as relaes familiares se tornam cada vez mais complexas, como tambm mais problemticas, medida que o nmero de divrcios, separaes e recomposies conjugais se incrementa. O permanente processo de mudana e transformao das famlias, em resposta complexidade e instabilidade do cenrio histrico, econmico e scio-cultural, faz com que estas tenham que ser reconhecidas e acolhidas, no processo de interveno social, em sua singularidade scio-histrica e particular, como uma configurao, que possui uma composio subjetiva e instvel, cujos relacionamentos so construdos, negociados e repensados continuamente; entretanto, no como uma configurao desestruturada, mas reinventada, como expresso da poltica da vida, isto , dos estilos de vida (FRIDMAN, apud PEREIRA et al., 2009). Pesquisa realizada por Fracoli e Zoboli (2004), a respeito do acolhimento das famlias, ao nvel do Programa Sade da Famlia (PSF), mostra que o acolhimento, quase sempre, no tem se constitudo em um instrumento para autonomizar o usurio, uma vez que se resume em uma escuta clnica e focalizada na queixa, gerando uma interveno pontual, pouco resolutiva e no construtora de vnculos. Alm disso, constata-se que o acolhimento apresenta dificuldades no estabelecimento de escutas ampliadas, porque os problemas aflorados no podem ser totalmente resolvidos no mbito do PSF; reconhecendo-se a necessidade de que seja incorporada s prticas do Programa uma articulao intersetorial, em resposta s mudanas do contexto social e cultural. Assim, em uma situao de mudanas e reestruturaes, qualquer interveno ou trabalho social com famlias deve procurar perceber em que sentido sua configurao e dinmica de organizao possibilitam prticas cotidianas de socializao, de reconhecimento e de cuidado com os filhos e espao domstico; visando, ao mesmo tempo, respeitar a individualidade e identidade familiar, enaltecer suas possibilidades, reconhecer suas estratgias de sobrevivncia e, sobretudo, valorizar seus talentos. - Ateno Situao de Pobreza em suas Mltiplas Dimenses A persistncia das situaes de pobreza e de indigncia no Brasil ainda expressiva. Segundo Jaccoud (2006), um em cada dez brasileiros pode ser considerado indigente e trs de cada nove esto abaixo da linha de pobreza. Reconhece-se que esses valores seriam bem maiores, se no fossem as polticas e os programas de transferncia de renda monetria 25

populao, como o caso da Bolsa Famlia e do Benefcio de Prestao Continuada, dentre outros, da previdncia e assistncia social. Entretanto, cabe destacar que a busca por melhores condies de vida para as famlias mais pobres ultrapassa o escopo das aes de alocao direta de renda; sendo necessrio, como enfatiza Cardoso (2004), melhorar a auto-estima, contribuir para uma maior capacidade de comunicao e aumento da confiana nos prprios saberes e em suas condies de aprendizagem. Carneiro e Costa (2003) abordam essa questo, recomendando que os programas de combate pobreza tenham aes de interveno sobre as condies no tangveis da pobreza, visando identificar experincias, iniciativas, idias e capacidades existentes, bem como potencializar ativos ainda no aproveitados, que contribuem para a melhoria da autoestima, das expectativas, da autonomia dos grupos vulnerveis e para a construo de relaes sociais mais cooperativas e solidrias, com criao e consolidao do capital social. - Superao da Dicotomia Compensatrio e Redistributivo Anete Brito Leal Ivo (2004), em sua discusso sobre os dilemas da redistribuio no tratamento focalizado da poltica social brasileira, explicita as fragilidades e os efeitos desse modelo na segmentao da excluso. Considera que a perspectiva focalizada abandona a dimenso da universalidade inclusiva e faz a opo pela gesto estratgica da pobreza, por meio de um tratamento compensatrio dos seus efeitos (o controle parcial e mitigador da misria); institucionalizando-se, assim, margem do campo da proteo social. Sem (2000) discute a esse respeito, ressaltando que no possvel combater a pobreza com polticas focalizadas no componente compensatrio, isto , com apenas transferncia de renda, desconsiderando as capacidades humanas, entendidas como base das liberdades, para o acesso, uso e exerccio dos direitos civis, sociais e polticos. Para tanto, na perspectiva do autor, necessrio conciliar oportunidades econmicas com oportunidades sociais, que so as disposies que a sociedade estabelece nas reas de educao, sade etc., as quais influenciam a liberdade substantiva de o indivduo ter uma vida melhor. Carneiro e Costa (2003) ressaltam que essa dicotomia est condicionada cultura assistencialista ou tuteladora; que, como afirma Yabec (2007), no favorece a emancipao ou o protagonismo dos usurios das polticas sociais, ao privilegiar o carter compensatrio do suprimento imediato de carncias materiais mais extremas. Os referidos autores recomendam intervenes de diferentes naturezas, combinando iniciativas de diversos setores, que sejam, 26

ao mesmo tempo, compensatria, redistributivas, emergenciais e estratgicas, por meio de: preveno ou reduo do risco da entrada em uma situao de excluso; promoo da sada ou da transmisso de uma situao de excluso para inclusiva; proteo diante de determinados eventos, para que a situao de transio no se deteriore, tornando-se mais consolidada de excluso; propulso no percurso da sada da excluso, permitindo que as trajetrias estejam direcionadas para um estado de incluso. Considera-se, nesse contexto, que o dilema entre a redistribuio da riqueza e o tratamento compensatrio, por meio de programas mitigadores, setorializados e focalizados da pobreza, constituem um desafio no processo de interveno social, porque est condicionado tese da eficincia dos gastos sociais, isto , s condies das polticas econmicas e seus planos de estabilizao. - Dotao de Recursos para Rede de Proteo Social A formulao constitucional que determinou o trip da Seguridade Social Brasileira, integrado pelas Polticas de Assistncia Social, Sade e Previdncia Social, apesar dos seus avanos no campo da Proteo Social, ainda apresenta limitaes, principalmente quanto dotao de recursos, para a estruturao de toda rede de proteo e promoo social. Segundo Ananias (2009), o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), criado em fevereiro de 2004, para prestar atendimento populao pobre, com atuao em todos os 5.563 municpios e o Distrito Federal, atendendo em torno de 68 milhes de pessoas (37% da populao brasileira), necessita de recursos que aprimore os mecanismos de gesto social. Ou seja, necessita-se de recursos, tanto materiais quanto humanos, para que se tenha um pblico-alvo bem definido; bem como para que sejam aprimorados mecanismos de fiscalizao, controle, monitoramento e avaliao; que, por sua vez, gerariam indicadores confiveis e coerentes com a realidade nacional. - Gesto da Proteo Social: Intersetorialidade e Trabalho em Redes Evidncias empricas revelam que, de maneira quase generalizada, existe uma preferncia da gesto social por aes pontuais, setorializadas e pouco abrangentes, que atendem a um pblico relativamente especfico, no considerando a superposio das diferentes situaes de vulnerabilidade e riscos sociais.

27

Esse carter sobreposto das vulnerabilidades e riscos sociais demanda aes amplas e integradas, que possam contemplar a multidimensionalidade do fenmeno da excluso social. Ou seja, para enfrentar fenmenos multicausais, por meio da articulao de aes focadas no desenvolvimento integral das pessoas, em diversos mbitos, necessrio um pool de medidas diferenciadas, o que acaba por exigir a execuo de aes, na perspectiva da intersetorialidade, que busca superar a desarticulao entre as diversas polticas. Entretanto, a utilizao da intersetorialidade representa um desafio, uma vez que envolve uma nova institucionalidade na gesto das polticas sociais, isto , toda uma mudana na cultura e estrutura organizacional, bem como no mecanismo da destinao dos recursos. As redes, tanto de servios quanto sociais, disponveis no territrio, devem ser identificadas, no momento do diagnstico, para verificar a perspectiva de uma complementaridade e fortalecimento das aes, em um determinado setor ou segmento a ser atendido. - Conexo entre Desenvolvimento Econmico e Social Outra limitao e, ao mesmo tempo, um desafio importante da interveno social no combate pobreza, em suas mltiplas dimenses, diz respeito necessidade de inverter a posio subalterna das polticas sociais em relao s polticas econmicas, criando-se incentivos para a criao de empregos e incremento da capacidade produtiva dos setores mais pobres (CARNEIRO e COSTA, 2003). Na opinio de Mercadante (2002), a pobreza resultante de um padro de organizao da produo e de acumulao de capital, de carter dependente e excludente, cuja dinmica deriva-se de uma estrutura social polarizada, marcada pela concentrao da renda e da riqueza em mos de uma minoria privilegiada, que multiplica os processos de excluso social. Nesse sentido, para reverter essa situao preciso reduzir a dependncia e a vulnerabilidade externa do pas, incentivando os investimentos em infra-estrutura e produo interna. Outro elemento fundamental que no basta crescer, essencial mudar o padro de crescimento, tomando como eixo fundamental, nas prioridades da poltica econmica, a incluso social, isto , o atendimento das necessidades bsicas da populao pobre, bem como a extenso a todos do direito do trabalho e proteo social. Esse posicionamento compartilhado por Tavares (2002), ao afirmar que a prioridade social tem que ser a essncia do desenvolvimento econmico, caso se objetive incluir 56 milhes de subcidados, que sobrevivem em condies de extrema precariedade; preservar o 28

direito ao trabalho e seguridade social a milhes de assalariados, pequenos e mdios produtores rurais e urbanos; alm de universalizar os servios sociais bsicos. Entretanto, como ressalta a autora, a transformao do social no eixo do desenvolvimento implica, no somente, revalorizar os aspectos sociais, mas conceber programas integrados de investimentos, que sejam vetores do crescimento, da distribuio de renda e do emprego. 5.1.7. O processo de Interveno Social na Perspectiva da Economia Domstica Dentro da concepo, defendida por Engberg (1993), de que a Economia Domstica a nica profisso e campo de estudo que centrado no dia a dia das famlias e no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que podem dar suporte ao funcionamento das mesmas, considero que o processo de interveno social, na perspectiva da Economia Domstica, nos remete anlise do cotidiano, quando possvel conhecer quais e de que forma os diversos problemas atingem os indivduos/famlias no seu dia a dia, bem como as mesmas resistem ou se adaptam. Segundo Zandella (2003), nos estudos e pesquisas com o cotidiano, o ponto de partida a prtica humana, em um determinado espao-tempo; considerando que esta no algo isolado, individual, fragmentado e totalmente objetivo. Ou seja, a prtica humana complexa, possuindo uma trplice dimenso: Prticas Produtivas, associadas ao trabalho e sua capacidade de prover meios de existncia material dos homens; Prticas Sociais, que se constroem a partir das relaes estabelecidas entre os homens, caracterizadas por um determinado coeficiente de poder; Prtica Simbolizadora, que representa a dimenso subjetiva das relaes produtivas e sociais, simbolizadas em nveis de representao e de apreciao valorativa, visando significao e legitimao da realidade socioeconmica vivenciada pelos indivduos/famlias. A pesquisa no cotidiano envolve sujeitos em interao. O outro um participante da pesquisa e no apenas um informante. Sendo assim, reflete-se sobre os discursos e falas, que devem ser confrontados, negociados e transformados, isto , no somente aceitos ou mimetizados. Por tal razo, metodologicamente recomenda-se a triangulao, no mbito da pesquisa qualitativa, para se ter um conhecimento mais estreitamento associado s experincias do dia a dia, que pode ser apreendido por meio de observaes, registro e reflexes sobre fatos acontecidos e vividos, relatos de experincia, histrias orais de vida. Assim, compreender o cotidiano da famlia implica um movimento de ir e vir, abrindo possibilidades de entre lugares, em funo dos hbridos contextos e articuladas redes de 29

significaes. O cotidiano da famlia envolve uma complexa rede de interaes, onde se estabelecem intercmbios e interaes e onde esto presentes diferentes saberes, aptides, valores, atitudes e comportamentos, cada componente com sua prpria caracterstica de vida, linguagem e imaginrios; enfim, sistemas especficos de produo e formas hbridas de gesto de smbolos. Souza (2003), ao discutir as fronteiras do cotidiano de famlias, em situaes de vulnerabilidade, comenta sobre a cultura da sobrevivncia, sugerindo que esta deveria substituir a to comentada cultura da pobreza, que est associada falta, carncia e negatividade; ignorando-se que a pobreza uma condio histrica, social e poltica. Assim, em sua discusso sobre a cultura da sobrevivncia, destaca:
Traz a idia de ao, de interveno, da criatividade, de coragem, de cooperao e solidariedade, de enfrentamento de situaes impulsionadoras da existncia humana, para produzir a continuidade da vida... A cultura da subsistncia parece-me produzir uma outra idia e percepo de tempo, espao, relaes, saberes, desejos, imaginrios, dentro de uma existncia plena de mobilidade, de continuadas mutaes e pelas incertezas do futuro. (SOUZA, 2003, p. 253-254)

Nesse contexto, trabalhar o cotidiano das famlias vulnerveis socialmente, na cultura de sobrevivncia, implica em aprender o que so e o que sabem, quais so suas redes de relaes e suas experincias de solidariedade e de reciprocidade, visando possibilitar-lhes novos conhecimentos de si mesmas, de suas existncias sociais e culturais, bem como das prticas que se encontram envolvidas, para abrir possibilidades de desenvolvimento e transformao. Outro aspecto importante, destacado por Engberg (1993), que os problemas que os indivduos/famlias enfrentam em sua vida diria, no so somente tcnicos (como fazer), envolvem, tambm, problemas de interpretao, de reflexo, de comunicao e de negociao. Isto implica que o Economista Domstico, em seu trabalho de interveno, deveria, em primeiro lugar, reconhecer as diferentes e dinmicas formas assumidas pelas unidades familiares; incorporando o paradigma contextual da observao da situao e do reconhecimento e conceituao dos problemas, valorizando o contexto local, as relaes entre os membros familiares, bem como mapeando suas redes sociais. Esse trabalho com as famlias, na perspectiva de redes sociais, envolve, segundo Giongo (2001), trs categorias articuladas entre si, que so: relao, solidariedade e autonomia. Falar de Relao implica considerar sempre mais de um elemento, ou seja, os membros familiares ligados entre si, vinculados a outros grupos significativos. A realizao 30

de intercmbios entre os indivduos/famlias e outros sistemas significativos de suas redes sociais, por sua vez, est associadas Solidariedade, que significa ver no outro a possibilidade de ser, de congregar e ser mais, por meio da reciprocidade ou da troca contnua de favores, ou seja, da ajuda mtua. Alm disso, espera-se que o trabalho com a famlia, numa perspectiva de rede, siga um percurso para a autonomia, quando existiria liberdade para que as pessoas refletissem sobre seus prprios projetos de vida, com vistas ao desenvolvimento ou empoderamento, palavra derivada do termo em ingls empowerment, que se refere expanso da liberdade, de escolhas e aes para modificar sua prpria vida, o que implica em desenvolvimento de potencialidades, valorizao dos talentos, aumento de informaes, aprimoramento e participao, mobilizao e controle dos recursos, enfim, estado de incluso social. Essa orientao prtico-reflexiva, por meio da integrao do conhecimento, convivncia e a busca de aes, visando identificar solues para o empoderamento, exigem que o Economista Domstico seja capaz de proporcionar uma orientao e uma estrutura (em termos de conhecimento e ao) para que os indivduos/famlia possam desenvolver autonomia e senso crtico em suas aes; encorajando-os a que faam escolhas reflexivas para sua autodeterminao, aps examinarem normas, ideologias e alternativas; como tambm trabalhar para que possam enfrentar situaes novas, por meio de uma clara visualizao de seus recursos, valorizao dos seus saberes e uma tomada de conscincia dos avanos, que podem obter atravs da participao ativa na organizao social. Considera-se que esse processo de interveno do Economista Domstico junto s famlias, na perspectiva da anlise do cotidiano, por meio do conhecimento tanto do contexto ou cenrio de insero quanto das atividades cotidianas, envolve examinar como se d a integrao dos indivduos com a vida familiar e com os ambientes circundantes, com vistas ao alcance do bem estar social, ou seja, da melhoria da qualidade de vida, por meio da construo de uma cidadania individual e coletiva (FIG. 02). Ou seja, como os indivduos, com suas crenas e valores, sua personalidade, interesses, capacidades, sentimentos e habilidades, se interagem com o ambiente e com a vida familiar, considerando suas necessidades prioritrias, a quantidade e o tipo de recursos disponveis, o processo de interao e de tomada de decises entre os membros familiares, o ciclo de vida da unidade familiar e suas redes sociais. Alm disso, como comenta Vaines (1993), essa compreenso crtica e interpretativa da vida cotidiana familiar deve integrar trs sistemas de ao: tcnica ou instrumental; comunicao intra e interfamiliar, em sua contextualidade; alm de emancipao, para uma 31

maior autonomia do indivduo/famlia, concentrando-se em seus pontos fortes e suas potencialidades.

Figura 02 Abordagem da Economia Domstica numa Perspectiva do Cotidiano.

Considera-se, portanto, que a anlise do cotidiano envolve uma conjugao da teoria e prtica, por meio da pesquisa-ao, que busca a transformao da realidade, por meio das seguintes estratgias de interveno: Contextualizao e problematizao do Territrio, Vivncia e reflexo da realidade cotidiana, Planejamento das aes na perspectiva das Redes, Monitoramento, Avaliao das aes e Replanejamento. - Contextualizao e Problematizao do Territrio A contextualizao e problematizao do territrio a ser trabalhado (cenrios e pessoas), por meio de observaes e leituras do contexto e das regras institucionais, envolvem um trabalho de sensibilizao, mobilizao e de acolhimento das pessoas envolvidas, atravs da construo no s de espaos de informao, mas tambm de escuta e de participao da populao, visando identificar as diferentes vises sobre o trabalho a ser desenvolvido , ao mesmo tempo, a construo de sujeitos ativos. Segundo Sampaio (2003: 24), essa leitura e interpretao da realidade, complexa, mltipla e mutante, uma construo scio-histrica, que visa articular leitura terica com a 32

prtica cotidiana. Assim, a articulao prtica-teoria-prtica um processo vivido dialogicamente, em seus aspectos de objetividade e com as diversas subjetividades em interao (pais, crianas/adolescentes, idosos, lideranas comunitrias, dentre outras), uma vez que envolve um processo de confronto com as diferentes leituras do real, entendido como uma situao em movimento e mudana. - Vivncia e Reflexo sobre a Realidade Cotidiana A vivncia e reflexo sobre a realidade cotidiana, por meio de uma equipe interdisciplinar, permitem uma troca de saberes, a vivncia de novas experincias e um maior contato com novos valores e formas de pensar e agir; enfim, observar e vivenciar o processo de integrao da famlia com seus prprios membros e com suas redes sociais, visando prover suas necessidades bsicas. A convivncia com o grupo familiar possibilita estabelecer um clima de confiana entre as partes, o que torna mais eficiente o processo de interveno, uma vez que existe a participao e o envolvimento dos indivduos/famlias em torno de um projeto/ao especfico. - Planejamento das Aes na Perspectiva das Redes Aps a fase de contextualizao e da vivncia, segue o processo de negociao e convergncia das diferentes percepes e interesses, objetivando chegar a um consenso ou acordo sobre o Planejamento das Aes de Interveno, essenciais resoluo dos problemas, por meio de alianas pblico-privadas. Segundo Ghezan et al. (2005), essa diversidade de relaes ou de acordos podem se concretizar por meio de redes de proximidade, mercantis e de cooperao, via projetos mltiplos. Essa criao de sinergias, atravs da interao com atores heterogneos, a aprendizagem e acumulao de conhecimentos so vistos como os principais aspectos do processo de inovao em redes. Como afirma Rodrigues (2005:1), ter conscincia do trabalho em rede um passo em direo cidadania inquieta, possibilidade de escolha entre contribuir mais ativamente para o desenvolvimento da comunidade ou no, entre ter um comportamento responsvel ou irresponsvel diante da coletividade e da perspectiva das diversas sustentabilidades.

33

- Monitoramento, Avaliao das aes e Replanejamento. O monitoramento ou acompanhamento das famlias possibilita verificar in loco a situao das aes planejadas e, ao mesmo tempo, sua avaliao. A avaliao das aes implica tanto na verificao das mudanas nas situaes vigentes, em funo dos objetivos discutidos e negociados, quanto do acesso ao conhecimento da equipe e do pblico envolvido. Compreende um meio de problematizar e melhorar sistematicamente a prtica, para reorientla, a partir da compreenso de seus contextos e condicionantes, replanejando nova aes. 6. A GUISA DE CONCLUSES Ao refletir sobre as caractersticas do contexto contemporneo e suas implicaes na famlia, bem como os estudos e tipos de interveno junto s unidades familiares, pode-se concluir que o cenrio da sociedade contempornea plural, hbrido, miscigenado e complexo, com reflexos sobre a configurao e organizao familiar, cuja dinmica se constri das relaes cotidianas, a partir da sua histria e das negociaes entre seus membros e com o ambiente de insero, que afetam a construo da identidade individual e a reproduo de uma identidade social. Assim, a famlia , ao mesmo tempo, um lugar de construo de vida e constituio de identidade, bem como um cenrio de vida social, subjetiva e instvel, em resposta s condies histricas, econmicas e scio-culturais. Essas caractersticas refletem diretamente em seu campo de pesquisa, preferencialmente de natureza qualitativa, por ela atuar como protagonista; como tambm no processo de interveno social, visto como pontual, setorializado, pouco abrangente e compensatrio, que possui uma viso redutiva de famlia, no considera as multidimensionalidades da pobreza e as superposies das diferentes situaes de vulnerabilidades e riscos sociais; institucionalizando-se margem do campo da proteo social. Nesse sentido, a atuao do Economista Domstico mais do que adequada por trabalhar, na perspectiva do e com o cotidiano, as situaes impulsionadas da existncia humana e continuidade da vida, dentro de um contexto de mutaes e incertezas.

34

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABECHE, R. P. C.; RODRIGUES, A. A. Famlia contempornea, reflexo de um individualismo exacerbado? Disponvel em: <http://www.estadogerais.org>. Acesso em: 18/08/2009. ADORNO, R. C. F. Os jovens e sua vulnerabilidade. 1. ed., So Paulo-SP: AAPCS Associao de Apoio ao Programa Capacitao Solidria, 2001. ADORNO, T. W. A indstria cultural. In: COHN, G. (Org.); FERNANDES, F. (Coord.). Sociologia. So Paulo-SP: tica, 1986. ANANIAS, P. Polticas sociais em tempos de crise. Centro Int. de Polticas para o Cresc. Inclusivo, 2009 (Informativo 5). AROLA, R. Casa no lar. O abrigo como contexto de desenvolvimento psicolgico. So Paulo: Salesiana, 2000. BARRETO, M. M. S. Uma jornada de humilhao. 2000. Dissertao (Mestrado em Psicologia Social) Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo-SP, 2000. BH. Dicionrio de termos tcnicos da assistncia social. Belo Horizonte-MG: ASCOM, 2007. BIRKMANN, J.; WISNER, B. Measuring the un-measurable the challenge of vulnerability. Studies of University: research, counsel, education, n. 5, p. 10-12, 2006. BRASIL. O SUS de A a Z: garantindo sade nos municpios. Braslia-DF: MDS, 2005. BRASIL, Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Norma Operacional Bsica - NOB/SUAS, Construindo as bases para a implantao do Sistema nico de Assistncia Social. Braslia, 2005. CARDOSO, R. Sustentabilidade, o desafio das polticas sociais no sculo 21. So Paulo em Perspectiva. v. 18, n. 2, p. 42-48, 2004. CARNEIRO, C. B. L.; COSTA, B. L. D. Excluso social e polticas pblicas: algumas reflexes a partir das experincias descritas no Programa Gesto Pblica e Cidadania. Cadernos Gesto Pblica e Cidadania, v. 28, 2003. CARVALHO FILHO, B.J. de. Marcas de Famlia, Travessias no Tempo. So Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Cear, 2000. CARVALHO, I. M.M.; ALMEIDA, P. H.; Famlia e Proteo social. So Paulo em Perspectiva. 17 (2): 109 122, 2003 35

CASTELL, R. As metamorfoses da questo social. Uma crnica do salrio. Trad. por Iraci D. Poleti. 4. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. CUNHA, E. S. M. Participao poltica e o enfrentamento da questo social: o potencial dos conselhos de polticas e do oramento participativo no Brasil. In: VIII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CINCIAS SOCIAIS. Coimbra/Portugal, Anais2004 DAL BELLO, M. G.; SILVA, R. Famlia contempornea e suas interfaces com a pobreza. Revista Cesumar, v. 13, n. 2, p. 313-323, 2008. DE LEN, J. C. V. Vulnerability a conceptual and methodological review. Studies of the university: research, counsel, education, n. 4, p. 8-10, 2006. DONATI, P. Famlia XXI: abordagem relacional. So Paulo-SP: Paulinas, 2008. ENGBERG, L. Issues of course content, teaching and research in home economics. In: SEMINRIO DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMSTICA, Viosa-MG: UFV, 1993. 9 p. FILGUEIRAS, C. A. C. Excluso, risco e vulnerabilidade: desafios para a poltica social. In: CARNEIRO, C. B. L.; COSTA, B. L. D. (Org.). Gesto social: o que h de novo? Belo Horizonte-MG: Fundao Joo Pinheiro, 2004. FRACOLLI, L. A.; ZOBOLI, E. L. C. Descrio e anlise do acolhimento: uma contribuio para o Programa de Sade da Famlia. Rev. Esc. Enferm., v. 38, n. 2, 2007. FRASER, N. Da redistribuio ao reconhecimento? Dilemas da justia na era pssocialista. In: SOUZA, J. Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrtica contempornea. Braslia-DF: UnB, 2002. FURTADO, A.; VALE M. J. A dimenso conceitual das metodologias de trabalho social com famlias. Texto didtico. Curso Atendimento Integral Famlia. Contagem-MG: Instituto Aleixo, 2009. GHEZN, G.; MATEOS, M.; ACUA, A. Redes pblico-privadas en el sistema agroalimentrio argentino. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 1, 2005. GIONGO, C. D. A perspectiva de rede social na terapia familiar. Pensando Famlias, v. 3, 2001. GLASS, V Hobsbawm: a Era das Incertezas. Disponvel <http://umaflordemiosotis.blogspot.com/2009/06/entrevista-com-eric-hobsbawm-feitopela.html> Acesso em 20/07/2009. em

GOMES, M. A.; PEREIRA, M. L. D. Famlia em situao de vulnerabilidade social: uma questo de polticas pblicas. Cincias & Sade Coletiva, v. 10, n. 2, p. 357-363, 2003. 36

HARVEY, D. A condio ps-moderna. So Paulo-SP: Loyola, 1994. IBGE. Estatsticas do registro civil de 2006. Rio de Janeiro: 16 de dezembro de 2006.

Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 08/03/2009.


IVO, A. B. L. A reconverso do social: dilemas da redistribuio no tratamento focalizado. So Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 2, 2004. JACCOUD, L. Indigncia e pobreza: efeitos dos benefcios previdencirias, assistenciais e de transferncias de renda. IPEA, Texto para discusso, n. 1298, 2006. LEAL, G. F. A noo de excluso social em debate: aplicabilidade e implicaes para a interveno prtica. In: XIV ENCONTRO DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Caxambu MG, 2004. LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. So Paulo-SP: Barcarolla, 2004. MACHADO, L. Z. Famlias e individualismo: tendncias contemporneas no Brasil. Srie Antropolgica, n. 291, 2001. MARTINS, J. S. Excluso e a nova desigualdade. So Paulo-SP: Paulus, 1997. MERCADANTE, A. Social como eixo no desenvolvimento. Proposta, n. 93/94, 2002. OLIVEIRA, P. A. R. de. Crise reacende o debate sobre o sistema capitalista. Disponvel em: < http://www.cefep.org.br> Acesso em 20/07/2009 PEREIRA, C. D. C.; ANDRADE, E. I.; VALE, M. J. A. Novas configuraes familiares e os desafios da formao humana. Texto didtico, Curso Atendimento Integral Famlia. Contagem-MG: Instituto Aleixo, 2009. PETRINI, J. C. Mudanas sociais e familiares na atualidade: reflexes luz da histria social e da sociologia. Memorandum, v. 8, p. 20-37, 2005. PETRINI, J. C. Notas para uma antropologia da famlia. In: PETRINI, J. C. Psmodernidade e famlia: itinerrio de compreenso. Bauru-SP: Edusc, 2003. PETRINI, J. C. Polticas sociais, dirigidas famlia. In: BORGES, A.; CASTRO, M. G. (Org.). Famlia, gneros e geraes Desafios para as polticas sociais. So Paulo: Paulinas, 2007. PETRINI, J. C.; ALCNTARA, M. A. R.; MOREIRA, L. V. C. Famlia na contemporaneidade: uma anlise conceitual. Disponvel em: <http://www.humanaaventura.com.br>. Acesso em 30/07/2009.

37

PETRINI, J. C.; MOREIRA, L. V. D.; ALCNTARA, M. A. R. Desafios al estdio de la famlia contemporanea. Revista Krinein, v. 5, p. 161-180, 2008. PINHO, A. Sexo casual cresce no Brasil, mas uso de camisinha cai. Jornal Folha de So Paulo. Caderno Cotidiano, C1, 19/06/2009 PINHO, D. B.; VASCONCELLOS, M. A. S. (Orgs.). Manual de economia. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. PORTUGAL, S. Contributos para uma discusso do conceito de rede na teoria sociolgica Disponvel em: http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/271/271.pdf. Acesso em 19/07/2009 RIBEIRO, C. A. Proteo socioassistencial de famlias: funo do Sistema nico de Assistncia Social. Texto didtico, Curso Atendimento Integral Famlia. Contagem-MG: Instituto Aleixo, 2008. RIBEIRO, E. M. As vrias abordagens de famlias no cenrio do Programa Estratgico de Sade da Famlia. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 12, n. 4, 2004. RODRIGUES, G. Construo de redes um processo educativo e em comunidades. Disponvel em: <http://www.rits.org.br>. Acesso em: 12/02/2009. SALES, A. P.; ANDRADE, H. S.; BRAGA, L. L. C. Desigualdade social e poltica social. SAMPAIO, C. S. Compreender o compreender das crianas em seus processos alfabetizadores. In: ___. Mtodo: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro-RJ, DP&A, p. 1741, 2003. SARTI, C. A famlia como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. Campinas-SP: Autores Associados, 1996. SARTI, C.A. Famlia e Individualidade: um Problema Moderno. In: A Famlia Contempornea em Debate. Maria do Carmo Brant de Carvalho (org.) So Paulo: EDUC. 1995 SCOLOSE, E. Distribuio de renda s melhora em 2016. Jornal Folha de So Paulo. Caderno Dinheiro, B7, 24/06/2008 SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. SERAPIONI, M. O papel da famlia e das redes primrias na reestruturao das polticas sociais. Sade e Sociedade, v. 14, n. 2, p. 50-59, 2005. SOARES, H. Cidadania como um conceito de totalidade. Disponvel <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/cidadania.html>. Acesso em: 09`/07/ 2009. em:

38

SOUZA, M. I. P. Fronteiras do cotidiano. In: ___. Mtodo: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro-RJ: DP&A, p. 245-262, 2003. SPOSATI, A. Mapa da excluso social da cidade de So Paulo-2000. Dinmica dos anos 90. Disponvel em: <http://www.geopro.br/exclusao>. Acesso em: 09/07/2009. TAVARES, M. C. Transformao social como eixo do desenvolvimento. Proposta, n. 93/94, 2002. VELHO, G. Individualismo e cultura. Notas para uma antropologia da sociedade contempornea. Rio de Janeiro-RJ: Zahar, 1981. YASBEK, M. C. Classes subalternas e assistncia social. So Paulo: Cortez, 2007. ZALUAR, A. Excluso e polticas pblicas: dilemas tericos e alternativas polticas. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 12, n. 35, 1997. ZANDELLA, J. L. Cidadania: qual cidadania? Revista Faz Cincia, v. 7, n. 1, p. 189-202, 2005. ZILLMER, J. G. V.; SCHWARTZ, E.; CEOLIN, T.; HECK, R. M. The present day rural family: a challenge for nursing. Rev. Enferm., v. 3, n. 3, p. 319-324, 2009. VAINES, E. An empowerment orientation for home economics. Home Economics Forum, p. 21-29, 1993.

39

Вам также может понравиться