Вы находитесь на странице: 1из 7

V COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO - ADULTO

REGULAMENTO

CAPTULO I - DOS OBJETIVOS

Art. 1 - A V COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO - ADULTO tem por objetivo principal o congraamento geral das participantes e criar alternativas para a prtica sistemtica da modalidade, assim como proporcionar o surgimento de novos valores que podero ser utilizados em equipes de competio, estreitando tambm os laos de amizade entre as atletas de diferentes setores e nveis scioeconmico, promovendo ainda o intercmbio esportivo entre as praticantes do Futsal.
CAPTULO II - DAS DISPOSIES FUNDAMENTAIS

Art. 2 - O presente regulamento contm disposies que reger a V COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO - ADULTO, promovida pela FUTEL. Art. 3 - A V COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO - ADULTO ser disputada conforme as regras oficiais da CBFS, observadas as adaptaes e alteraes do presente regulamento. Art. 4 - Todos as jogadoras e dirigentes so considerados(as) conhecedores(as) das leis, normas esportivas e regras oficiais do Futsal e deste regulamento.
CAPTULO III - ORGANIZAO E DIREO

Art. 5 - A organizao e direo da VI COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO so de responsabilidade da Comisso Organizadora, tomando como base o presente regulamento, sendo ela responsvel por todas as decises inerentes a Copa. Janderson Melo Ferreira Emerson Jos Brasileiro Coordenador Tcnico Cref 0390 GMG Gilvan Guimares Fernandes Coordenador Tcnico Cref 05724 GMG Pargrafo nico - A Comisso Organizadora formar uma Junta Disciplinar, que ser composta por um Presidente, um relator e trs membros, que se reuniro toda quinta feita, na sede da Futel para anlise e julgamento de todos os casos inerentes Copa Futel. Das decises desta junta no sero aceitos recursos e/ou protestos.

CAPTULO IV - DAS PARTICIPAES

Art. 6 - Participaro das disputas as equipes que, cientes e em conformidade com o regulamento, realizarem suas inscries em formulrios prprios, fornecidos pela Comisso Organizadora. As condies fsicas e de sade dos atletas sero de exclusiva responsabilidade da equipe, atravs do dirigente responsvel pela mesma, perante a organizao. Pargrafo 1 - O perodo de inscrio ser do dia 01 de Maro ao dia 09 de Maro de 2007, das 12:00 s 17:00 h. na sede da Futel. Art. 7 - A idade mnima para a jogadora participar da competio de 16 anos (nascidos em 1991). Pargrafo 1 - As atletas com idade inferior a 16 anos podero participar da Copa Futel mediante a apresentao de uma autorizao assinada pelo seu responsvel, com firma reconhecida em cartrio. Art. 8 - Cada equipe poder inscrever no mximo 12 (doze) atletas. Pargrafo 1 - A atleta inscrita por duas ou mais equipes s ter condies de jogo na equipe em que fizer o primeiro jogo. A(s) outra(s) equipe(s) perdero o direito de utilizar a atleta e no poder substitui-la por outra. Caso a atleta assine a ficha de inscrio por duas equipes, a mesma estar suspenso desta e da prxima Copa Futel de Futsal. As atletas s poder participar de uma categoria(Sub 15 ou Adulta). Pargrafo 2 - No transcorrer da competio no sero aceitas novas inscries de atletas para as equipes, mesmo as que no tenham completado as 12 inscries permitidas pelo regulamento. No sero permitidas substituies de atletas, EM NENHUMA HIPOTESE. Pargrafo 3 - S ser permitida a inscrio de no mximo 02 (duas) atletas federadas em qualquer entidade da modalidade, nacional ou internacional, que tenham disputado partidas oficiais no perodo de 01 de janeiro de 2006 at o 1 jogo da atual Copa Futel. As atletas que venham a ser federadas durante a Copa podero continuar disputando a mesma pela equipe inscrita, mesmo que ultrapasse o nmero mximo permitido. A goleira est liberada, desde que no passe a atuar com uniforme idntico ao das atletas de linha. Pargrafo 4 - Para o pargrafo anterior ser considerada apenas a categoria adulta.

Pargrafo 5 - O responsvel pela equipe dever, OBRIGATORIAMENTE, ser maior de 18 anos. Art. 9 - As equipes obedecero aos seguintes critrios para inscrever suas jogadoras: Preenchimento, DATILOGRAFADO O DIGITADO, da ficha de inscrio, com nome completo , data de nascimento e nmero do documento que ser apresentado ao mesrio nos jogos (no sero aceitas fichas sem constar todos os dados da atleta, NEM PREENCHIDOS CANETA) ; A assinatura da atleta ser colhida na primeira partida em que a mesma for atuar por sua equipe, e dever ser a que conste no documento que ser apresentado ao mesrio momentos antes de se iniciar cada partida. NO SERO ACEITAS FICHAS COM ASSINATURAS DOS ATLETAS.
CAPTULO V - DOS UNIFORMES

Art. 10 - Ser obrigatrio o uso de uniforme completo (camisas, cales, meias da mesma cor e modelo). Em caso de semelhana do uniforme, ser realizado sorteio para definir a equipe que far a troca. A equipe perdedora dever efetuar a troca no prazo de 5 (cinco) minutos Pargrafo 1 - A equipe que possuir patrocnio ter direito de manter seu uniforme. Caso as duas estejam nesta condio, prevalecer o artigo 10. Pargrafo 2 - As equipes sero responsveis por toda e qualquer mensagem ou divulgao feita em seus uniformes, cabendo a elas responderem civil e criminalmente por essa divulgao. A FUTEL se isenta de qualquer responsabilidade sobre a divulgao nos uniformes das equipes, que no constem deste regulamento. Pargrafo 3 - As equipes devero, OBRIGATORIAMENTE, estampar na manga direita das camisas, a logomarca da FUTEL. S SERO ACEITAS LOGOMARCAS SILCADAS, BORDADAS OU COSTURADAS NAS MANGAS. NO SERO PERMITIDOS ADESIVOS COM A LOGOMARCA DA COPA.. Caso a Copa Futel seja patrocinada por alguma empresa, dever ainda estar estampada a logomarca da mesma. No ser permitida a participao na partida sem a logomarca na camisa. Pargrafo 4 - DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DAS EQUIPES PROVIDENCIAR O SEGUNDO UNIFORME, OU COLETES, NO QUE DIZ RESPEITO O ARTIGO 10. S SER PERMITIDO O USO DE COLETES DA PRPRIA EQUIPE, QUE DEVERO ESTAR NUMERADOS. A ORGANIZAO NO FORNECER COLETES PARA OS JOGOS.

Pargrafo 5 - Fica liberado o uso de nmero na frente das camisas e o uso de caneleiras. No caso da caneleira, o atleta fica responsvel por sua integridade fsica.
CAPTULO VI - DAS PARTIDAS

Art. 11 - A atleta s poder participar do jogo mediante a apresentao de um documento de identificao oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitao, Registro Profissional (OAB,CRM, CREF, CREA, etc)). Pargrafo 1 - No sero aceitos como documentos crachs de empresas, mesmo com fotos, carteiras de clubes etc... Pargrafo 2 - Sero aceitas xerox dos documentos citados no art. 11, desde que estejam autenticadas em cartrio. Art. 12 - Haver tolerncia de 15 (quinze) minutos somente para a primeira partida de cada rodada. Caso este jogo no se realize, todos os outros devero ter incio no horrio marcado na tabela, sem tolerncia. Pargrafo 1 - As justificativas, em caso de atraso, devero ser encaminhadas Organizao at as 17:00 hs. do primeiro dia til subseqente ao programado para a partida, e tem efeito de no punio apenas para a prxima temporada Pargrafo 2 - As partidas tero durao de 2 tempos de 20 minutos, sendo somente os 2 ltimos minutos de cada tempo cronometrados. Nos pedidos de tempos tcnicos, o cronometro ser travado, assim como, quando autorizado pelos rbitros. Pargrafo 3 - As partidas das semifinais e finais tero durao de 2 tempos de 20 minutos cronometrados. Art. 13 - A no realizao de uma partida ocasionada pelo no comparecimento da(s) equipe(s) ou falta de nmero legal de jogadoras ocasionar (s) equipe(s) faltosa(s) a perda de pontos na referida partida e a sua eliminao do campeonato (WO). Pargrafo 1 - Os jogos anteriores e posteriores da equipe eliminada no sero considerados para efeito de desempate. Com relao artilharia, prevalecero os gols marcados. Pargrafo 2 - Quando ocorrer WO as atletas que no tenham assinado a smula sero suspensas da prxima Copa Futel de Futsal. Pargrafo 3 - O controle dos dias e horrios de jogos, de nica e exclusiva responsabilidade da equipe.

Art. 14 - Em caso de abandono de quadra, a equipe infratora ser considerada perdedora do jogo por WO e eliminada da competio. Pargrafo nico - A Comisso Organizadora considerar abandono de quadra em conformidade com os relatrios do rbitro. Art. 15 - A escala de rbitros ficar a cargo da empresa contratada pela Futel, no podendo haver qualquer tipo de veto pelas equipes. Art. 16 - Os casos de indisciplina sero relatados pelos rbitros, e sero julgados pela Junta Disciplinar com base no Regulamento Geral e subsidiariamente no Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva. Art. 17 - Fica expressamente proibido a qualquer atleta ou dirigente de equipe fumar ou ingerir bebida alcolica dentro da quadra, no momento de sua partida. Art. 18 - Em caso de qualquer agresso fsica companheira de equipe, adversria, rbitros, mesrios, pblico, representante da Comisso Organizadora e Junta Disciplinar, a atleta ou dirigente ser automaticamente eliminada da competio, com base no relatrio dos rbitros do jogo.
CAPTULO VII - DA FORMA DE DISPUTA

Art. 19 - A V COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO - ADULTO ter sua forma de disputa apresentada no Congresso Tcnico, aps o encerramento das inscries.
CAPTULO VIII CRITRIOS DE DESEMPATE

Art. 20 - Caso haja empate entre duas ou mais equipes nas fases em que as disputas sejam por chaves, sero obedecidos os seguintes critrios de desempate, pela ordem: 1 - Participao no Desfile de Abertura 2 - Melhor campanha na fase anterior 3 - Confronto direto na fase em disputa 4 - Maior nmero de vitrias na fase em disputa 5 - Melhor saldo de gols na fase em disputa 6 - Maior nmero de gols marcados em toda a Copa 7 - Sorteio Pargrafo 1 - Nas fases semifinal e final, a partida que terminar com empate em seu tempo normal, ter prorrogao de quantos tempos de 5 (cinco) minutos sejam necessrios, sem intervalo, at que uma das equipes termine em vantagem no placar ao final dos 5 minutos.

CAPTULO IX - DAS PREMIAES

Art. 21 - Ao final da V COPA FUTEL DE FUTSAL FEMININO - ADULTO ser efetuada a seguinte premiao: trofu e 15 medalhas campe e vice-campe. Sero tambm premiados com trofus a artilheira, e a goleira da defesa menos vazada.
CAPTULO X - DAS REGRAS E CONTAGEM DE PONTOS

Art. 22 A contagem de pontos obedecer os seguintes critrios: 1. Vitria 03 pontos ganhos 2. Empate 01 ponto ganho 3. Derrota 00 ponto ganho Art. 23 - As advertncias por cartes funcionaro da seguinte maneira: 3 (trs) cartes amarelos, uma partida; 1 (um) carto vermelho, suspenso automtica de uma partida. O carto vermelho no elimina a contagem de cartes amarelos. Pargrafo nico - Se na mesma partida a atleta recebe o 3 carto amarelo e depois o vermelho ficar suspensa 2 (duas) partidas, sendo uma pelos 3 (trs) amarelos e 1 (uma) pelo vermelho. Pargrafo 2 - O controle de cartes ser de nica e total responsabilidade das equipes, sendo fornecida pela organizao uma cpia da sumula da partida ao final da mesma.
CAPTULO XI - DOS PROTESTOS E RECURSOS

Art. 24 - Todo e qualquer protesto ou recurso dever ser encaminhado Comisso Organizadora da FUTEL, em duas vias entregues e assinadas pelo representante, com firma reconhecida, e pormenorizadamente esclarecida a infrao cometida, at as 17:00 hs do primeiro dia til subseqente ao da partida em que ocorreu fato. Aps este prazo no caber mais qualquer tipo de protesto ou recurso. Pargrafo 1 - Caber equipe que impetrar o recurso, comprovar a(s) irregularidade(s) alegada(s). Pargrafo 2 - Sero aceitos recursos de terceiros ou de equipe que no tenha participado da partida em que ocorreu a irregularidade. Art. 25 - Todo recurso recebido pela Comisso Organizadora ser encaminhado Junta Disciplinar para as devidas providencias. Caso haja necessidade, a Junta

Disciplinar convocar o representante da equipe para fazer a defesa durante o julgamento. Da deciso da Junta Disciplinar no caber qualquer tipo de recurso.

CAPTULO XII - DAS CONSIDERAES FINAIS

Art. 26 - Conforme a lei 9.696 de 1 de Setembro de 1998, durante a realizao da Copa Futel de Futsal, poder haver fiscalizao do Conselho Federal de Educao Fsica, quanto a atuao de Tcnicos, Auxiliares Tcnicos e Preparadores Fsicos das equipes. Fica desde j a Futel isenta de quaisquer responsabilidades e conseqncias advindas desta fiscalizao, Art. 27 A XII COPA FUTEL DE FUTSAL MASCULINO ser regida pelo presente regulamento e os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Organizadora.

Uberlndia, 01 de Janeiro de 2007.

COMISSO ORGANIZADORA

Вам также может понравиться