Вы находитесь на странице: 1из 84

Avaliao de professores

Vises e realidades
Actas da conferncia internacional
Lisboa, Maio de 2007

Avaliao de professores
Vises e realidades
Actas da conferncia internacional
Lisboa, Maio de 2007

Ficha Tcnica

TTulo Avaliao de Professores. Vises e Realidades Actas da conferncia internacional Lisboa, Maio de 2007

Direco Conceio Castro Ramos

eDio Ministrio da Educao Conselho Cientfico para a Avaliao dos Professores Avenida 5 de Outubro, 107 Lisboa

reviso eDiTorial Judite Nozes

DaTa Fevereiro de 2008

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

ndice

Nota de Apresentao 1. Discurso de Abertura da Conferncia


Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educao

2.

A Importncia da Avaliao do Desempenho de Professores


Conceio Castro Ramos, Presidente do Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores (CCAP)

3.

A Avaliao dos Professores entre o Controlo e o Desenvolvimento


Grard de Figari, Universit Pierre-Mends-France, Frana Comentrio: Maria do Carmo Clmaco, ex-Inspectora-Geral da Educao

4.

Uma Viso Panormica da Avaliao do Desempenho Docente na Europa e na Amrica


Javier Murillo, UNESCO Comentrio: Brtolo Paiva Campos, Conselho Nacional de Educao e Universidade do Porto

5.

Prticas de Avaliao de Professores A perspectiva irlandesa Anne OGara, Marino Institute of Education, Irlanda A perspectiva espanhola
das Astrias, Espanha Carmen Snchez lvarez, Servio de Inspeco do Principado

A perspectiva austraca

Gnter Schmid, Escola Sir Karl Popper, ustria

Moderador: Natrcio Afonso, Universidade de Lisboa

6.

Viso-sntese da Conferncia
Relator: Jos Matias Alves, Escola Secundria de Gondomar

7.

Discurso de Encerramento da Conferncia


Jorge Pedreira, Secretrio de Estado Adjunto e da Educao

Siglas e Acrnimos

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Nota de Apresentao

Este caderno o primeiro de uma coleco que o Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores pretende editar com o objectivo de pr disposio de educadores e professores informao qualificada, quadros de referncia e reflexes sobre avaliao de desempenho docente. Trata-se de um simples instrumento de trabalho individual de suporte ao desenvolvimento profissional, reflexo e ao debate mais amplo na comunidade educativa. Neste nmero publicam-se as actas da conferncia internacional subordinada ao tema Avaliao de professores: vises e realidades, que ocorreu em Lisboa, em Maio de 2007. A conferncia inscreveu-se no quadro da reviso do regime de avaliao de desempenho docente, por iniciativa da Presidente no mbito das actividades de instalao do Conselho. Teve por objectivo dar a conhecer e permitir uma reflexo sobre o estado da arte, no que respeita a vises e prticas europeias de avaliao de docentes, orientada pelas seguintes questes:

Porqu avaliar professores? O que se avalia? Como se avalia? Que interrogaes os modelos e as tendncias actuais colocam?

Destinada aos docentes dos ensinos bsico e secundrio e a acadmicos e investigadores com interesse no domnio da avaliao, a conferncia contou com a presena de 500 participantes.

Presidente Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Discurso de Abertura da Conferncia


Maria de Lurdes Rodrigues Ministra da Educao

A todos sado e dou as boas-vindas. Agradeo Presidente do Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores a iniciativa da organizao desta conferncia internacional, que permitir criar um espao de debate e de reflexo em torno de um tema que tem, para ns, uma particular relevncia. A oportunidade desta conferncia resulta do facto de terem sido, h pouco tempo, aprovadas as alteraes ao Estatuto da Carreira Docente (ECD), que tm como eixo principal a avaliao dos professores. Se tivesse que identificar o ponto mais importante das alteraes do ECD, o ponto decisivo que alicera as outras alteraes, diria que o relativo ao modelo de avaliao de desempenho dos professores. Aqui, na abertura desta conferncia, procurarei trazer alguns pontos de reflexo.
7

A importncia de conhecer para decidir


O primeiro tpico sobre a importncia de conhecer para decidir e adoptar as melhores solues para a resoluo dos problemas concretos. A importncia de conhecer particularmente significativa quando se trata de avaliao, matria em relao qual no existem modelos ideais ou perfeitos: todos os modelos de avaliao so imperfeitos por definio, ficam sempre aqum, no apenas das expectativas de quem avalia, mas tambm de quem avaliado. Mas a inevitvel imperfeio dos modelos no deve ser um impedimento. A comparao com os diferentes pases permite perceber que existem inmeros modelos de avaliao de professores, de escolas e de sistemas de ensino. Estas diferenas resultam de escolhas polticas um factor determinante na configurao dos modelos que encontramos; mas estes so tambm condicionados por tradies, prticas, vises, conjunturas e instituies especficas. So muitas as variveis que determinam as diferenas que podemos encontrar nos vrios modelos. Ter a oportunidade de conhecer, analisar e discutir as vantagens e os inconvenientes desses modelos e das experincias, ideias ou vises que eles comportam permite encontrar solues alinhadas com as melhores prticas internacionais. Esta deve ser uma orientao em matria de ensino e de avaliao de professores: diria que conhecer e analisar os diferentes modelos deve constituir um objectivo em si mesmo para encontrar as melhores solues, o que contribuir para que possamos relativizar a nossa prpria viso, o nosso prprio ponto de vista, num conjunto mais vasto de possibilidades de soluo.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

O Estatuto da Carreira Docente


O segundo tpico de reflexo diz respeito s alteraes do ECD, que se organizam, no que respeita avaliao, sobretudo em torno de dois princpios:

A diferenciao pelo mrito: a necessidade de criar mecanismos que diferenciem, que distingam, ou seja, a necessidade de criar mecanismos que permitam reconhecer as diferenas de desempenho, reconhecer o mrito e daqui retirar todas as consequncias. A estruturao da carreira em duas grandes categorias uma das principais consequncias da diferenciao. A distino traduz-se no acesso a diferentes categorias. Mas vrios outros mecanismos introduzidos apontam neste mesmo sentido e convergem para o mesmo objectivo, como as provas de ingresso na profisso, a avaliao regular de desempenho, as provas de acesso categoria de professor titular, a exigncia de uma classificao diferenciada, a possibilidade de progresso a diferentes ritmos, ou o acesso condicionado categoria de topo. Estes so exemplos que concretizam o princpio organizador do ECD: o da necessidade de distinguir, a partir da avaliao de desempenho, o trabalho concreto feito pelos professores e retirar todas as consequncias dessa distino. A necessidade de encontrar um equilbrio para a tenso existente entre as dimenses profissional e organizacional da actividade docente: A dimenso profissional de natureza predominantemente tcnica, cientfica e pedaggica e tem especificidades cuja avaliao requer o respeito pela autonomia, o envolvimento de pares e o reconhecimento da importncia da experincia; A dimenso organizacional, que est relacionada sobretudo com as funes de gesto e a dinmica funcional das escolas, para as quais so essenciais capacidades de liderana, de trabalho em equipa, de percepo da misso e dos objectivos da escola enquanto organizao de prestao de servio pblico.

Vrias regras contidas neste ECD convergem para a procura deste equilbrio. A prpria criao de um Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores o resultado da percepo da necessidade de equilbrio. Mobilizam-se os professores mais experientes e as associaes de professores para que a avaliao de desempenho de natureza pedaggica, cientfica e disciplinar possa ser validada, orientada e acompanhada pelos prprios professores sem prejuzo de se concretizarem tambm outras decises da avaliao que envolvam, desde logo, os rgos directivos e de gesto da prpria escola, os seus rgos intermdios de gesto e at outras instituies e agentes exteriores escola.

O modelo e o processo de avaliao


necessrio que o processo de avaliao garanta aos professores e s escolas o rigor e a transparncia de todo o processo, mas existe uma outra dimenso decisiva: a aceitao do prprio processo e do modelo de avaliao a definir pelos prprios professores. Os princpios inscritos no ECD no determinam as prticas, apenas as condicionam. O ECD pode conter princpios interessantes, mas

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

estou certa de que os resultados da sua aplicao sero aquilo que os professores, as suas associaes e as escolas quiserem que venha a ser (tal como as prticas do modelo de avaliao anterior resultaram, em parte, daquilo que os professores, as suas associaes profissionais e sindicais e as prprias escolas quiseram que fosse). Neste sentido, um debate como este, em torno dos princpios, objectivos e resultados dos vrios modelos de avaliao, deve permitir um amplo esclarecimento. Ponderar uma viso abrangente do sistema e do Pas, e discutir abertamente os modelos e os princpios que os organizam pode ser importante para conseguir uma base social de apoio e de entendimento, na defesa dos princpios inscritos neste ECD. esta a importncia desta conferncia, assim como a de outras iniciativas do Conselho Cientfico. A atitude mais til a de maior abertura discusso destes temas, disponibilizando-nos para conhecer outras realidades e o potencial contido nas diversas propostas que possam surgir. O que resultar desta conferncia e o que vier a ser decidido tm como objectivo ltimo a melhoria do sistema educativo do nosso pas, que passa, minha convico, pela melhoria dos resultados escolares dos nossos alunos. O sistema educativo enfrenta hoje desafios que so novos e provocam incerteza e insegurana, tornando mais exigente a actividade docente. Mas tambm sabemos que o futuro profissional destes jovens alunos to ou mais exigente do que o desafio de os educar. O ajustamento entre as dificuldades do ensino e as legtimas expectativas sociais e econmicas dos alunos e das suas famlias torna este desafio mais complicado, mas nem por isso menos interessante. Desejo a todos uma ptima sesso de trabalho, esperando que conhecer melhor permita melhor decidir.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

A Importncia da Avaliao do Desempenho de Professores


Conceio Castro Ramos Presidente do Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores (CCAP)

Hoje, j ningum duvida da importncia da avaliao nos processos de promoo da qualidade e de desenvolvimento da educao. Nos ltimos anos, a crescente ateno que esta temtica vem merecendo anda a par e passo com uma mudana de perspectiva mais geral. No passado, a avaliao foi vista, muito frequentemente, como algo que se acrescentava ao processo de ensino depois deste estar finalizado. Os elementos integrantes do sistema cumpriam separadamente a sua funo: os alunos aprendiam, os professores ensinavam, os programas orientavam e, no fim, eram encontradas formas adicionais para atribuir graus e interpretar resultados e indicadores de sucesso. A viso moderna de avaliao transformou-a num processo integrado e bastante mais abrangente, indissocivel de um vasto conjunto de elementos, que vo desde a definio de objectivos e padres de referncia, passando pelos processos de ensino e de aprendizagem, bem como de desenvolvimento de programas, at concepo de mecanismos de retorno da informao que permita introduzir correces relativamente ao percurso seguido, para melhor atingir os objectivos pretendidos. Nesta viso, a avaliao passou a constituir uma parte contnua e conexa dos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento curricular, modelando essas actividades de aco educativa de acordo com os princpios estratgicos de orientao das polticas educativas. Os resultados da investigao e o conhecimento sobre a diversidade de modelos apontam, cada vez mais, para uma concepo ampla de funes e objectivos e para a necessidade de manter um equilbrio entre funes ou modalidades de avaliao (sumativa versus formativa, auto-avaliao versus avaliao externa, prestao de contas versus apoio ao desenvolvimento profissional), as quais, cada vez mais, vo deixando de ser encaradas de forma dicotmica e alternativa, para passarem a ser vistas, preferencialmente, de forma complementar e sistmica. Do mesmo modo, no poder pensar-se que estas funes ou modalidades, individualmente consideradas, devem ser interpretadas de uma forma restritiva e consequentemente redutora. Existem muitas formas atravs das quais estas se podem desenvolver. Esta conferncia Avaliao de Professores. Vises e Realidades inscreve-se nesta perspectiva e neste contexto e, com inteira conscincia, na desafiante conjuntura de concretizar o novo modelo de avaliao de professores, institudo recentemente atravs da aprovao do Estatuto da Carreira Docente.

11

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

, por assim dizer, uma forma de criar as condies preliminares de lanamento de um processo delicado e complexo, que se deseja credvel e seguro. Situa-se, por outro lado, numa preocupao de melhorar a qualidade da educao/formao que comum generalidade dos governos e instncias internacionais com interveno nestes domnios e no quadro de uma convico generalizada de que a avaliao constitui um instrumento indispensvel ao desenvolvimento da qualidade. crescente visibilidade pblica do tema da avaliao e em particular da avaliao do desempenho do pessoal docente dos ensinos bsico e secundrio nem sempre tem correspondido um esforo de anlise e compreenso da sua raison dtre, ou seja, dos fundamentos que presidem sua concepo, bem como dos complexos desafios gerados pela sua concretizao, feita em interaco permanente com a realidade, as crenas e diferenas culturais e com os outros sistemas de avaliao. A complexidade destas realidades resulta, muitas vezes, numa imagem insuficientemente conhecida, ou at distorcida, que no se pretende, importando fomentar a sua correcta interpretao. Cinco razes fundamentais esto na origem deste evento:
1. Conhecer, e dar a conhecer, o estado da arte do conhecimento existente em
12

2.

3.

4.

5.

matria de avaliao de professores, relativamente a alguns modelos praticados no mbito de diferentes vises e realidades, a nvel internacional (como acentuamos no ttulo desta conferncia), embora com o objectivo de enquadrar a concretizao deste processo em Portugal. Apelar participao neste processo de um leque bastante alargado de actores qualificados, com diferentes perspectivas, saberes e experincias, numa atitude aberta e dialogante em redor do tema avaliao de professores. a atitude que foi tomada na organizao desta conferncia e que se pretende continuar como prtica habitual do CCAP. Receber os mais diversos contributos, tanto nacionais como de outros pases e sistemas, que possam impulsionar a concretizao do modelo portugus que se quer instituir. Introduzir, na agenda dos actores educativos, um tema a avaliao de professores ,decerto muito falado, e a justo ttulo, mas raramente discutido de forma fundamentada entre os diferentes protagonistas nas escolas, nos centros de formao, nas associaes profissionais, nas aces de formao, mas tambm ao nvel macro, quer da administrao educativa central e regional, quer da investigao em educao. Construir convosco, desde o incio, um processo de escuta, dilogo e interaco que permita o acompanhamento e a monitorizao do sistema de avaliao de professores, da responsabilidade do CCAP.

Gostaria de sublinhar que estes propsitos no significam qualquer inteno de transpor, de forma automtica ou menos reflectida, modelos que funcionam noutros contextos diferentes do nosso. Pelo contrrio, procura-se, to s, cruzar vises e prticas levadas a efeito e saber do modo como so percepcionadas e avaliadas por aqueles que as adoptaram e concretizam no quotidiano escolar.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Os modelos definem-se, entre outros factores, em funo de cada contexto. Em processos complexos como este, existem vrias solues. Admitir que se deveria escolher apenas um modelo, uma soluo seria negar o princpio e cometer uma imprudncia desnecessria. Deste modo, os conceitos desenvolvidos nos quadros tericos de referncia ho-de entender-se como instrumentos, mediante os quais se tentar conseguir uma orientao inteligente nessa pluralidade e solucionar as questes de modo racional. Os conceitos operacionais construdos para tal fim surgem como antecipaes de hipotticas solues de problemas. Estas ficam expostas crtica permanente, devendo ser revistas, sobretudo, com base na anlise critica e aferida de dados e resultados. Sempre que se verificar inconsistncia ou inadequao realidade, devem ser corrigidas. De resto, este mtodo corresponde, como sabe o conhecedor da matria, compreenso da cincia de Karl Popper. A adeso a este convite, claramente traduzida na expressiva e gratificante presena e participao desta assembleia, confirma o interesse que o tema desperta, a sua pertinncia e actualidade. Desde a publicao do ECD tem-se vindo a registar um crescendo de interesse, e as dvidas e interrogaes aumentam, sobretudo no que respeita forma como a avaliao dos docentes vai ser posta em prtica. Todas as coisas tm o seu tempo, e a cada ocupao chega a sua hora. H tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para semear e tempo para colher, tempo para falar e tempo para agir. Este o tempo certo para iniciar o debate e a reflexo aprofundada, de modo a agir o mais depressa possvel, mas, tambm, de forma sustentada e fundamentada. Sabemos que as instituies tm uma dimenso material, uma composio humana, um modelo e uma organizao funcional. Mas o que verdadeiramente constitui o seu ser e consubstancia o seu estatuto a dimenso conceptual que informa a sua misso, os seus objectivos e princpios de aco estratgica. E por isso que, apesar da constituio do CCAP estar ainda em processo de formao, esse facto no impede a realizao de uma iniciativa como esta, que marca o nascimento da sua actividade. Pelo contrrio, deve constituir-se em factor mobilizador da sua aco. por duas razes fundamentais, que passo a enunciar e que so igualmente razes fundadoras da sua matriz de actuao:
13

Porque, significativamente, esta conferncia toma a atitude de ir ao encontro das interrogaes mltiplas que neste momento todos nos colocamos; Porque no se quer cometer o que o Padre Antnio Vieira dizia ser o pecado do tempo de que se devem acusar e fazer grande escrpulo aqueles que decidem, porque fizeram no ms que vem o que se havia de fazer no passado; porque fizeram amanh o que se havia de fazer hoje; porque fizeram depois o que se havia de fazer agora; porque fizeram logo o que se havia de fazer j. E justificava, afirmando no Sermo da Primeira Dominga do Advento, que tenho estado a citar, que a fazenda pode-se restituir, a fama, ainda que mal, tambm se restitui; o tempo no tem restituio alguma.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Mas o que que se poder dizer, por agora, do Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores? Com autonomia cientfica e tcnica, o CCAP surge como um rgo novo no ordenamento jurdico da avaliao da educao em Portugal. Tem como misso implementar e assegurar o acompanhamento e monitorizao do novo regime de avaliao de desempenho do pessoal docente da educao pr-escolar e dos ensinos bsico e secundrio. Compete-lhe promover a equidade, a harmonia, a coeso e a credibilidade da aplicao do sistema de avaliao de professores, desenvolver actividades de acompanhamento global do processo (avaliao, aferio dos padres de qualidade), bem como apreciar a coerncia dos resultados. Cumpre-lhe contribuir para garantir a equidade e os padres de qualidade cientfica e tcnico-pedaggica da docncia e, reflexamente, das aprendizagens. Mas no tem as funes executivas de uma direco-geral ou de uma agncia. A sua concepo afasta-se dos modelos de controlo externo, o que lhe permite dar forma, pelo contrrio, a um modelo de acompanhamento e monitorizao instituinte de um processo de auto-regulao nas escolas, que acompanhado por este Conselho. No quadro das suas competncias, o CCAP tem tambm um papel de orientao e regulao, a desempenhar nos processos de concurso de provas pblicas para ingresso na carreira e acesso mesma. Pretende ser um espao de dilogo e reflexo entre vrios profissionais de educao com caractersticas diferenciadas ao nvel cientfico e educativo, e detentores de vivncias profissionais a vrios nveis e domnios, valorizando o conhecimento e os saberes adquiridos no terreno. O Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores actuar numa base de confiana, de proximidade, de escuta e de interaco com a escola e os professores. Em suma, pretende-se que seja um rgo consultivo, consistente do ponto de vista cientfico e tcnico, leve e operacional na sua aco, visando a eficcia e privilegiando os princpios da simplicidade, flexibilidade e confiana. A questo que se colocava partida na organizao da conferncia, nas opes dos temas e na escolha dos conferencistas era esta: como equacionar, nos vrios contextos actuais, as diferentes componentes, perspectivas e abordagens em que se pode traduzir a avaliao do desempenho dos professores e qual a sua coerncia com outras avaliaes, designadamente a avaliao dos alunos e a avaliao das escolas? As escolhas e opes do tema e dos conferencistas que nos vieram ajudar neste debate foram feitas para responder a um conjunto de questes fundadoras e bsicas, a partir das quais o processo ter de ser construdo:

14

Porqu avaliar professores? O que se avalia?

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Como se avalia? Que interrogaes colocam os modelos e as tendncias actuais?

Associa-se, do mesmo passo, nesta lgica organizativa o que a teoria nos diz e aquilo que a prtica nos mostra. Entende-se que s assim ser possvel caminharmos no sentido de encontrar um conjunto diversificado de respostas e modelos, aprendendo dos outros e com os outros. que, para alm do significado imediato que estas questes propem, para alm da mais visvel influncia de autores, modelos e prticas, h sempre um mundo invisvel de possibilidades, uma teia de nexos mais profundos, onde surdem e se desenham perfis e solues. A estrutura da conferncia divide-se em trs partes distintas e sequenciais, partindo do geral para o particular e concreto, estabelecendo em cada parte comparaes entre diferentes vises, abordagens e prticas. Assim, na primeira parte, o senhor Professor Grard Figari, com a autoridade cientfica que internacionalmente lhe reconhecida, abordar aspectos e fundamentos da avaliao de professores e centrar o debate em vises opostas de modelos e prticas. Em seguida, o senhor Professor Murillo, reputado investigador em matria de eficcia e melhoria das escolas e avaliao em educao, que realizou um notvel estudo comparado para a UNESCO sobre avaliao de professores em 50 pases da Amrica e da Europa, apresentar alguns modelos e solues adoptadas, assinalando ensinamentos que a experincia e o estudo revelaram. Competir aos comentadores sistematizar as ideias estruturantes mais relevantes para a discusso e sugerir tpicos e questes dirigidas aos conferencistas e aos participantes, tendo em conta a realidade nacional. Beneficiaremos do vasto conhecimento, saber e experincia da senhora Doutora Carmo Clmaco, frutos de uma longa actividade desenvolvida em vrios nveis e domnios da educao: docncia, investigao, participao em redes internacionais da OCDE e da SICI 1 e em projectos inovadores, o mais recente dos quais o da avaliao de escolas. Usufruiremos, tambm, da viso abrangente sobre educao e formao do senhor Professor Brtolo Paiva Campos, adquirida no exerccio de prestigiantes funes acadmicas e de governao e de misses de alto nvel em representao de Portugal, entre outras na OCDE, na Rede Europeia das Polticas de Formao de Professores e, neste momento, com a responsabilidade de coordenar a comisso do Ministrio da Educao para a preparao da Presidncia Portuguesa da Unio Europeia. Sabemos da distncia que existe entre os quadros de referncia tericos e jurdicos e a prtica que a essa luz se exerce.

15

Standing International Conference of Inspectorates, Conferncia Internacional Permanente das Inspeces Regionais e Gerais de Educao.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Por isso, no painel Prticas de Avaliao de Professores ser o momento de apreciar evidncias e resultados apresentados por Anne OGara, Presidente do Marino Institute of Education, que nos dar a perspectiva irlandesa; Crmen Sanchz Alvarz, chefe do servio de inspeco do Principado das Astrias, que abordar os ltimos desenvolvimentos desta matria nas Astrias; e Gnter Schmid, director da escola Sir Karl Popper, de Viena, que testemunhar da sua prtica de avaliador. So prestigiados representantes de diferentes contextos culturais e sistemas educativos, com responsabilidades e prtica em avaliao de professores. O senhor Professor Natrcio Afonso, associando a sua qualidade de investigador e de professor neste domnio, a sua viso abrangente e aprofundada da educao, que o desempenho do cargo de Inspector-Geral de Educao lhe proporcionou, e o no menos relevante conhecimento profundo e actual das escolas portuguesas, dos seus condicionalismos e das suas potencialidades, animar decerto a discusso, agora mais centrada e concreta, da realidade e das prticas. A concluir, o senhor Dr. Matias Alves que neste evento assume o difcil papel de relator, apresentar uma smula das ideias-chave mais relevantes contidas nas apresentaes e no debate. A sua experincia e saber, desenvolvidos ao longo de uma notvel carreira no ensino e na administrao educativa nos servios centrais do Ministrio da Educao e na escola, de autor e editor de publicaes em matria de educao e avaliao, uma inquestionvel garantia da qualidade dos textos e da fidelidade s intervenes.
16

A relevncia do tema e da qualidade esperada do debate exigem a publicao dos diversos registos desta conferncia, para que aqueles que no tiveram a possibilidade de participar possam aceder informao produzida. Renovo os agradecimentos aos conferencistas, comentadores e relator, assim como aos convidados e professores que dispuseram do seu tempo para estar aqui hoje. O meu maior desejo que, nesta conferncia, a reflexo e o debate sejam profcuos, enriquecendo as nossas vises e percepes e preparando-nos para conferir a prioridade necessria s exigncias da qualidade e eficcia da educao em Portugal. Muito obrigada pela vossa pacincia. Bom trabalho!

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

A Avaliao dos Professores Entre o Controlo e o Desenvolvimento


Grard Figari Universit Pierre-Mends-France, Grenoble

-nos aqui dada a oportunidade de reflectir e trocar ideias sobre uma matria que no frequentemente abordada em pblico: a avaliao de professores. E a circunstncia desta iniciativa surgir no contexto do lanamento de uma reforma nacional refora o interesse do debate: qualquer que seja a abordagem, estar sujeita ao olhar atento dos decisores, bem como dos diferentes intervenientes na avaliao, incluindo os prprios professores. Esta matria apresenta inmeras facetas. Vou desenvolv-la hoje luz de trs perspectivas especficas e das interrogaes que elas suscitam:

Trata-se, em primeiro lugar, de considerar o processo de avaliao em si mesmo, na essncia do seu funcionamento. a questo: o que que se passa quando se avalia?, questo que se coloca, h muitos anos, no domnio da investigao sobre avaliao. Se for possvel responder a esta questo, tambm possvel responder a uma outra que fundamental para ns: o que que se passa quando se avaliam os professores? Trata-se, em segundo lugar, de observar e analisar as caractersticas profissionais dos professores. um aspecto que tem a ver com as funes e as competncias dos docentes, consideradas no quadro de uma carreira, de um estatuto e de uma cultura. Da a questo: o que que se avalia quando se avaliam os professores? Trata-se, por ltimo, de ter presente o impacto desta actividade na regulao do sistema educativo: ser que a avaliao de professores vai inscrever-se na poltica educativa vigente e reflectir as correspondentes cultura e orientaes?, ou ser que constitui um instrumento destinado a pr em causa hbitos e tradies enraizados naquele sistema? Isto : que novas situaes e que regulaes pode esta avaliao eventualmente implicar?

17

Objectivos da interveno
Foi sugerido que esta interveno propusesse alguns marcos de referncia, a partir dos quais seria possvel esclarecer ou renovar certas vises da avaliao dos professores: entremos, ento, por este caminho, to interessante quanto perigoso. No entanto, como j existem algumas vises descritivas ou prescritivas, e tendo em conta que se arriscaria, com elas, a definir um objecto pouco propcio interrogao, pensei numa abordagem deliberadamente problemtica, que favorecesse a discusso e o debate. Proponho-vos, portanto, analisar a avaliao de professores em torno de um eixo, que ope dois modelos extremos: por um

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

lado, o controlo da realizao das tarefas e, por outro, o desenvolvimento das pessoas, podendo considerar-se, entre estes dois plos, todas as nuances e posies intermdias imaginveis. Para uma melhor compreenso desta oposio, vou tentar construir uma grelha de leitura das prticas de avaliao de professores (II), situando-as num contexto (I), medindo os seus riscos (III) e referenciando-as aos fundamentos da avaliao (IV), para concluir com a anlise das alternativas disponveis que podem traduzir-se em diversos cenrios de avaliao de professores (V).

I Contexto
O contexto em que se desenvolvem as avaliaes nunca simples e claro. sempre um espao de exerccio de poderes (por via do controlo), de mal-entendidos e de diversas estratgias de gesto de recursos humanos, que complicam o relacionamento entre os actores.

Uma tradio de controlo


As nossas sociedades so reguladas atravs de numerosos dispositivos de controlo (contabilstico, fiscal, jurdico, mdico, ), pelo que no surpreende encontr-los na gesto das carreiras dos professores. A avaliao de professores frequentemente vivida luz de certas representaes desse controlo, como as que seguidamente se apresentam:
Avaliar julgar

18

De entre as vrias ideias feitas sobre avaliao, a de que avaliar julgar a mais tenaz. uma noo que interessa aos avaliadores, quaisquer que eles sejam, porque conforta o seu poder, frequentemente tido como natural (o professor julga o aluno, o inspector julga o professor), na medida em que esse direito (ou esse dever) considerado legtimo, dado caracterizar os conhecimentos e competncias do docente ou do responsvel hierrquico.
Avaliar prestar contas

Trata-se, neste caso, de invocar uma ideia de inspirao democrtica, segundo a qual no se utilizam recursos pblicos sem explicar como foram utilizados. A avaliao seria, portanto, uma ferramenta de informao dos cidados, tornando mais transparentes os actos pblicos.
Avaliar comparar

Com efeito, para apreciar a qualidade de um objecto (ou de uma pessoa), recomenda-se o seu confronto, no apenas com outro, mas com todos os outros, o que leva facilmente que este conjunto dos outros se transforme numa mdia, num padro de referncia ou norma, relativamente ao qual se pede que no haja desvios. Por outro lado, da comparao resulta tambm uma classificao dos desempenhos ou dos indivduos, que no deixa de colocar novos problemas.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Uma ocasio para mal-entendidos


A avaliao provoca sempre reaces e comentrios. Ouve-se muitas vezes dizer que:
A avaliao no compreendida

Os indivduos avaliados (ou as instituies) reagem frequentemente com perplexidade aos resultados da avaliao: nem sempre compreendem os juzos de valor formulados sobre os seus desempenhos; tm a impresso de serem subavaliados, incompreendidos, etc. A avaliao inspira medo. Porqu? compreensvel, na medida em que se teme sempre o julgamento dos outros, sobretudo se tiver consequncias determinantes na carreira.
A avaliao no aceite

A avaliao interpretada, de facto, como um julgamento sobre uma pessoa, mesmo quando se trate de uma apreciao de factos ou do que foi realizado. Considera-se injusta e procura-se contest-la.
A avaliao desmoralizadora

Vrios investigadores tm mostrado que as avaliaes negativas reiteradas actuam sobre o moral dos indivduos, tendendo a acentuar o seu sentimento de frustrao e a provocar a sua desmobilizao. Neste quadro, a reaco menos grave ser a de afirmar que as avaliaes no servem para nada.

19

Uma evoluo da gesto de recursos humanos


A gesto de recursos humanos no sector pblico evoluiu muito desde os anos 90: esta gesto tem vindo a adoptar, cada vez mais, os mtodos difundidos pelas grandes organizaes; e, ao procurar ser mais moderna, transparente e eficaz, integra a avaliao, cada vez mais, como um elemento de transaco entre os nveis hierrquicos.
Uma modernizao dos dispositivos e das prticas

As entrevistas presenciais com os superiores hierrquicos e as avaliaes contraditrias tm-se multiplicado nalgumas instituies, favorecendo a reaco dos parceiros sociais, o confronto e a contestao, sem falar j na judicializao da avaliao, com expresso crescente nos pases anglo-saxnicos.
Uma cultura da eficcia

A eficcia tornou-se o objectivo de todas as polticas educativas inspirou mesmo numerosos estudos que, desde os anos 80, se desenvolveram em torno do conceito, muito difundido nos pases da OCDE, de escola eficaz (school effectiveness). Esta cultura da eficcia tem ganho um interesse crescente nos pases europeus, do ponto de vista das formas de governao: ser que no comea a suplantar a cultura da qualidade que, no obstante, marcou

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

profundamente a orientao das empresas e das administraes pblicas nos ltimos anos? A evoluo das ideias, neste ponto, tem sido de tal ordem que j comea a parecer difcil a coabitao entre a qualidade dos processos e a eficcia dos resultados.
Necessidade de reconhecimento

Continuam em estudo e observao os efeitos nos cidados do aparecimento, nos sistemas educativos europeus, de dispositivos de reconhecimento das competncias adquiridas pela experincia 2, verdadeira revoluo nas prticas de avaliao. Est a instalar-se na Europa uma nova cultura de avaliaoreconhecimento dos profissionais adultos, no que respeita aos seus saberes e competncias adquiridos pela experincia (por exemplo, no quadro dos CRVCC Centros de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias, em Portugal); e vai sendo cada vez mais difcil conceber, nos dias de hoje, uma avaliao de profissionais, quaisquer que eles sejam (incluindo os professores), que no tenha em conta a necessidade de reconhecimento que estas novas prticas procuram satisfazer. Acabmos de relembrar algumas caractersticas do contexto em que a avaliao de professores se pode inscrever: vimos, assim, que a cultura de avaliao tem subjacentes tradies, medos, mal-entendidos e influncias que os avaliadores devem enfrentar, inscrevendo-se talvez, ao mesmo tempo, numa viso moderna das prticas de gesto dos recursos humanos nas instituies pblicas.
20

II As prticas de avaliao dos professores


Nos pases que a praticam, a avaliao assenta em diversas lgicas, de entre as quais se destacam as seguintes:

A lgica de conduo das organizaes


A avaliao dos professores inscreve-se no processo de regulao do funcionamento do sistema educativo, na medida em que os professores constituem um dos pilares fundamentais desse sistema. Esta lgica privilegia, sem dvida, o perfil do professor que colabora na prossecuo dos objectivos gerais do ensino. Parte-se do princpio que, ao avaliar os professores, est a ser dado um contributo para:

A valorizao, nos professores, do sentido de responsabilidade, em matria de produtividade e eficcia do sistema; A utilizao e o reposicionamento do pessoal, uma vez que a avaliao indispensvel para a gesto de competncias, ao assegurar, atravs da ar-

Cf. Figari, Rodrigues, Alves, Valois (2006). Avaliao de competncias e aprendizagens experienciais. Lisboa: Educa.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

ticulao das polticas e aces de recrutamento, de orientao e de formao, que cada posto de trabalho seja preenchido de forma adequada e que cada empregado seja colocado no lugar que lhe convm.

A lgica da seleco e da retribuio


No seguimento da lgica anterior, que se inspira nas prticas de gesto dos recursos humanos, a avaliao de professores, ao recorrer a classificaes, bem como ao estabelecimento de quotas respeitantes s pessoas passveis de promoo, tem como corolrio o princpio da seleco realizada ao longo do exerccio profissional. Esta seleco envolve, ipso facto, gratificaes entendidas como recompensa queles que melhor respondam aos critrios enunciados pelo poder avaliador.

A lgica de acompanhamento
Esta lgica pende para o que se apresenta como uma nova cultura de avaliao dos professores, preocupada em dar resposta, no apenas s exigncias da gesto de carreiras, mas tambm s pretenses legtimas dos agentes em termos de dilogo social. Dela decorrem, pelo menos, trs tipos de prticas, centradas em:

21

Acompanhar e, eventualmente, favorecer a auto-avaliao dos professores, disponibilizando, na medida do possvel, ferramentas apropriadas (que incluem o porteflio, espcie de dossi pessoal, que apresenta as experincias, os resultados obtidos e as competncias adquiridas ou em processo de aquisio). Para ser credvel e passvel de reconhecimento, esta auto-avaliao requer formas especficas de acompanhamento e de parceria metodolgica; Aconselhar os professores, proporcionando-lhes um aprofundamento de conhecimentos e competncias, seja numa disciplina, seja no funcionamento do sistema educativo. Este aconselhamento integra, em si mesmo, uma certa forma de avaliao, na medida em que incide, efectivamente, sobre o que se considera necessrio para preencher lacunas existentes no desempenho ou para responder a dificuldades precisas detectadas em diagnstico prvio; Organizar a formao dos professores, no quadro do acompanhamento acima referido e em complemento das actividades de aconselhamento, tendo em vista responder s necessidades individuais ou colectivas que tinham sido observadas.

Apercebemo-nos, ao relembrar estas prticas, que a avaliao de professores uma actividade indissocivel de um certo nmero de outros fenmenos (gesto de competncias, seleco e retribuio, aconselhamento e acompanhamento, ), parecendo difcil trat-la de forma separada relativamente s outras aces que incidem sobre esta categoria de pessoal.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

III Os riscos da avaliao de professores


Como qualquer avaliao, a avaliao de professores envolve riscos: poder ser assim importante no os ignorar e, pelo contrrio, detect-los e identific-los. Ainda que possam ser mais numerosas, vamos considerar aqui apenas trs categorias.

Os riscos sociais

O primeiro destes riscos o de induzir no grupo profissional que se avalia o sentimento de que se est fechado numa organizao social definida pelos modelos de avaliao que foram privilegiados: por exemplo, a hierarquizao do juzo de valor e a lgica de obedincia ao lder. Encarados assim, riscos deste tipo podem conduzir a confrontaes sociais, de que no faltam exemplos; O segundo o de difundir, implicitamente, uma imagem tecnocrtica (versus democrtica ou qualitativa ou, ainda, humanista) da avaliao. Esta imagem desenvolve-se to mais facilmente quanto certo que alguns dos instrumentos de avaliao utilizados nacional e internacionalmente (por enquanto, sobretudo, de alunos e escolas), apresentam um carcter estatstico ou quantitativo.

22

Os riscos individuais
Trata-se de identificar, sob esta designao, os problemas que decorrem dos sentimentos dos avaliados:

O facto de no ser suficientemente considerada a prpria pessoa, pode desmotivar significativamente os indivduos interrogados ou observados, sobretudo nas situaes de avaliao em que os instrumentos so de carcter estandardizado e as histrias de vida no so tidas em conta; A avaliao pode contribuir para a desvalorizao da imagem de si prprio: este tema tem sido particularmente estudado no contexto do insucesso escolar, mas pode imaginar-se quanto profissionais adultos no tero desvalorizada a sua prpria imagem ao cabo de sucessivas avaliaes negativas; e quanto tal facto no afectar a sua iniciativa, a sua criatividade e a sua motivao para inovar.

Os riscos relacionais

O risco de provocar conflitos e contencioso entre avaliadores e avaliados: sabido que, no mundo dos adultos, em geral, e no mundo profissional, em particular, a atribuio de um estatuto de avaliador face a um estatuto de avaliado induz, por si s, uma situao continuada de conflito latente. No meio educacional, esta situao ainda mais sensvel pelo facto de se estar em presena de parceiros com o mesmo nvel de competncias de argumentao e de experincia de avaliao;

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

O risco de prejudicar o clima da escola: este risco decorre da acumulao de possveis sentimentos de injustia, de rancores e invejas.

No conjunto destes riscos, ressaltam os problemas suscitados pelos estudos que abordam o sofrimento no trabalho, os quais nos alertam para as dificuldades com que pode confrontar-se a populao dos avaliados, sobretudo no plano das percepes e representaes por si construdas.

IV Modelos e paradigmas fundamentais de concepo da avaliao


Descodificar as prticas de avaliao dos professores implica fazer referncia a modelos de intelegibilidade ou apoiar-se nos grandes paradigmas conhecidos de avaliao. Para reflectir sobre este assunto necessria, desde logo, uma viso de conjunto, ou seja, a percepo da concepo e/ou do modelo de avaliao (explcito ou implcito) que est em jogo.

Modelos contraditrios e de debate


Modelos de pilotagem

De Landsheere j tinha abordado as questes da avaliao associadas pilotagem dos sistemas de educao (1994). Nesse sentido, distinguiu a micro-pilotagem, caracterizada por uma grande autonomia dos actores e, por conseguinte, por prticas de avaliao mais participativas, da macro-pilotagem, que acarreta o reforo dos dispositivos de avaliao visando a prestao de contas.
Modelos de questionamento da OCDE

23

Antes de mais nada, para construir os indicadores de avaliao de todo ou parte de um sistema educativo necessrio, com efeito, um modelo coerente de funcionamento do sistema. Durante muito tempo, a OCDE (CERI) privilegiou globalmente o modelo sistmico clssico (input process output feedback), de fcil aplicao, mas pouco utilizvel ao nvel dos indivduos. O modelo foi apurado da seguinte forma: environment structure culture output throughput input, passando a considerar no apenas o contexto, mas tambm as interaces sociais, e abrindo, assim, uma viso mais ampla e mais complexa avaliao. Mas se estes modelos permitem que se questione a funo da avaliao de professores na pilotagem do sistema educativo, os elementos de resposta que fornecem so pouco mais do que arbitrrios. Convm, portanto, ir mais longe, se se pretende analisar mais finamente a avaliao em geral e, talvez, reapreciar o tema da avaliao de professores sob perspectivas mais diversificadas.

Paradigmas de avaliao para explicar as escolhas


Se procuramos conceber uma grelha de leitura dos fenmenos que acompanham o funcionamento da avaliao, interessa-nos recorrer a uma modelizao

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

de carcter mais terico que nos permita antecipar e explicar esses fenmenos: trata-se de passar de modelos normativos para modelos explicativos, que deixam mais livres as decises relativas aos protocolos de avaliao. Para esta abordagem, e precisamente porque estamos em Portugal, vou socorrer-me, sobretudo, da tese de Rodrigues 3 (2002). Sintetizando numerosas publicaes internacionais, a tese reduz as diferentes formas possveis de pensar a avaliao a trs grandes paradigmas, cada um implicando diferentes instrumentos e uma diferente interpretao dos resultados obtidos.
Primeiro paradigma: abordagem externa/objectivista

Nesta ptica, o avaliado um objecto comparado com outros objectos. A avaliao feita com base numa medida obtida por um observador (avaliador, inspector, investigador), tendo em vista comparar, quer um estado A com um estado B do mesmo objecto, quer dois ou mais objectos entre si. Trata-se, essencialmente, de examinar uma relao entre causas e efeitos. Por exemplo, numa populao de professores, a aco consiste em observar de maneira idntica o conjunto dos indivduos e, em seguida, classific-los, a fim de, tendo em conta a ordem obtida dos respectivos nveis de desempenho, determinar a quota de professores que beneficiar de uma promoo. O referencial essencialmente de carcter institucional, construdo a partir do modelo cientfico da sociologia.
24

De acordo com a tipologia de Cardinet 4, estamos perante uma avaliao externa.


Segundo paradigma: abordagem interna/subjectivista

Nesta abordagem, o que est em jogo em qualquer avaliao o prprio indivduo sobre o qual esta recai: ele deveria estar no cerne da avaliao e ser o seu responsvel. Consequentemente, segundo esta perspectiva, o problema resume-se a acompanh-lo e fornecer-lhe os meios e instrumentos necessrios (como, por exemplo, o chamado balano de competncias). O indivduo auto-avalia-se, entendendo-se que a avaliao o auxilia no reforo dos seus conhecimentos e das suas competncias (pela metacognio 5). O referencial constitudo, neste caso, pelo actor ou actores envolvidos na avaliao. Quer no caso de um indivduo, quer no caso de uma instituio, dir-se-, de acordo com Cardinet, que estamos perante uma avaliao interna.

3 4 5

Rodrigues, Pedro (2002). Avaliao da formao pelos participantes em entrevista de investigao. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. Tschoumy, Jacques-Andr, Roller, Samuel et al (1990). Hommage Jean Cardinet. Neuchtel: IRDP; Cousset: DelVal. Cf. Figari, G., Mottier-Lopez, L., (2006). Recherches sur lvaluation en ducation. Paris,: LHarmattan.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Terceiro paradigma: abordagem negociada/interactiva

A avaliao feita aqui com mltiplos parceiros (entre os quais se contam o avaliador e o avaliado): partilhada, provocando explicaes e confrontaes. A ideia-base de que a avaliao um processo social que pressupe uma transaco (ou seja, uma troca de prestaes) entre os actores nele intervenientes: o avaliador, que detm uma parte da verdade, e o avaliado, que detm a outra parte. Isto significa que podem coexistir, na avaliao de um fenmeno como a competncia de um professor, trs interpretaes distintas: a do avaliador, a do avaliado e a que poder resultar de uma confrontao entre ambos e de um consenso final. Neste caso, espera-se que o referencial seja elaborado colectivamente, com base num certo consenso. Cardinet falaria, ento, de uma avaliao negociada.

V Cenrios de avaliao dos professores


A partir dos paradigmas atrs referidos, e consoante privilegiemos um ou outro, podemos conceber trs cenrios de avaliao:

Cenrio de macropilotagem (atravs de uma abordagem externa/objectivista)


Nesta configurao, avaliar professores consistiria em verificar como que estes concretizam os objectivos gerais da poltica educativa (prioridades nacionais, escolha dos mtodos, resultados obtidos pelos alunos, ). Este cenrio parece lgico, claro e pertinente para os decisores do sistema. Mas no considera os riscos de contestao dos interessados.

25

Cenrio de micropilotagem (atravs de uma abordagem interna/subjectivista)


Avaliar professores consistiria, neste caso, em acompanh-los, no plano metodolgico, na realizao de um trabalho de auto-anlise do seu desempenho e dos resultados obtidos. O procedimento poder limitar-se, subsequentemente, recolha e discusso dos relatrios elaborados pelos professores. Este cenrio valoriza uma aproximao ao terreno, ao indivduo, e ope-se, de certa forma, ao cenrio anterior, uma vez que privilegia os comportamentos perante os alunos e as respostas s necessidades, podendo, por vezes, alterar as taxonomias de objectivos nacionais e a respectiva ordem de prioridades. , aparentemente, o cenrio mais atraente para os professores, mas no considera as lgicas do sistema e os constrangimentos quantitativos.

Cenrio misto (abordagem negociada/interactiva)


Neste cenrio, avaliar os professores consistiria em definir as regras do jogo, em partilhar os papis que, em termos de avaliao, cabem aos diferentes actores,

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

em negociar as interpretaes sobre o valor acrescentado realizadas por cada agente no que respeita ao seu percurso e sua evoluo. Este cenrio parece, primeira vista, o mais completo, mas , seguramente, o mais difcil de concretizar. De facto, exige a construo de um referencial de avaliao que tome em conta, simultaneamente, as orientaes nacionais e as expectativas e realidades locais; exige, alm disso, uma formao especfica dos avaliadores; e exige uma boa circulao de informao no sistema, com processos de regulao muito activos.

Para concluir: um debate entre controlo e desenvolvimento


Para terminar, regressemos questo inicial. Dispomos de dois modelos de avaliao de professores relativamente contraditrios, cada um privilegiando uma dimenso importante do problema:

26

Ou se pretende um dispositivo de avaliao pilotado e controlado, que permita aos decisores dispor de um painel de bordo 6 relativo evoluo possvel das carreiras dos professores e intervir, subsequentemente, no processo de promoo dos professores, de forma a orientar ou inflectir uma poltica de pilotagem da avaliao; Ou se aposta no aspecto formativo dessa avaliao e se concebe um dispositivo de acompanhamento ao servio do desenvolvimento contnuo de um corpo profissional que deve, a todo o momento, adaptar as suas estratgias e as suas competncias s evolues socioeconmicas e tecnolgicas do trabalho que realiza.

Ser que existe alguma possibilidade de superar a aparente contradio entre esta necessidade de controlar a evoluo das carreiras dos professores e a preocupao, no menos importante, com o seu desenvolvimento contnuo e a sua disponibilidade para a melhoria do funcionamento do sistema educativo? A resposta a esta questo est, talvez, na escolha que se faa a respeito da avaliao de professores. A resposta pode ento encontrar-se no referencial de avaliao 7 que ir presidir escolha de critrios e indicadores com que se decida fazer as apreciaes. A resposta pode, assim, antecipar-se no momento da construo daquele referencial, da escolha dos seus modelos e dos seus mtodos, bem como da representatividade atribuda aos intervenientes: a sua elaborao negociada seria o prenncio da implementao de uma avaliao negociada de professores.

6 7

A expresso original, em francs, tableau de bord, correspondente noo de painel de bordo ou painel de gesto que utilizada normalmente, em portugus, na rea da gesto organizacional (N.T.). Noel, B. (2006). La mtacognition comme rfrence de lautovaluation, in Figari, G., Mottier-Lopez, L. Recherche sur lvaluation en ducation (pp. 76-81). Paris: lHarmattan.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Comentrio Interveno de Grard Figari


Maria do Carmo Clmaco Universidade de Lisboa

Ponto prvio
Gostaria de comear por sublinhar que uma honra fazer parte de um painel ao lado do Prof. Figari, que uma referncia para todos os estudiosos das coisas da educao em Portugal, nomeadamente para a gerao a que perteno. Muito obrigada pela lio que nos apresentou. Ao propor-nos uma grelha de leitura das prticas de avaliao de docentes, to clara e to completa, deu-nos uma matriz para disciplinar o nosso pensamento. Quero, tambm, agradecer Prof. Conceio Castro Ramos o convite para partilhar algumas reflexes que esta interveno sugere no quadro das diferentes culturas dominantes no nosso pas e de diferentes iniciativas de avaliao institucional que tm sido promovidas em Portugal. A experincia da avaliao das escolas nos ltimos 15 anos constitui um bom ponto de partida para essa reflexo, na medida em que as escolas so os contextos de trabalho dos professores; contextos e produto do trabalho dos professores.
27

Comentrio
Tendo em conta este enquadramento que me foi dado, gostaria de destacar dois aspectos na interveno do Prof. Figari para pensar na questo da avaliao dos professores em Portugal: o contexto das polticas, ou as culturas de avaliao em Portugal; os modelos de avaliao e especificamente, as questes subjacentes avaliao dos professores. Vou faz-lo no rescaldo da avaliao externa das escolas, que abrangeu este ano 120 escolas, sem esquecer o que aprendemos nos ltimos dez anos nesta matria.

O contexto
No que se refere avaliao, a cultura dominante que envolve as polticas de avaliao e domina o imaginrio portugus conota a avaliao com a necessidade de controlo, ou com modos de confirmar suspeitas. Da a associao de avaliao a processos de seleco. relativamente recente a relao entre avaliao e prestao de contas e a complementaridade entre avaliao e comparao, o que, por vezes, reveste formas simplistas e aparece como tcnica para seleccionar e hierarquizar o valor. Se olharmos para as diferentes modalidades de prticas de avaliao que se tm ensaiado, existem muitas tentativas de seguir outros paradigmas, assentes

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

numa perspectiva menos de controlo e mais de feedback organizado em ordem programao e gesto da melhoria, mas que as vicissitudes da poltica e a intranquilidade das conscincias se tm encarregado de assassinar.

As escolas
A avaliao das escolas tem sido apresentada como necessidade j consensualizada, mas relativamente qual todos os actores polticos e profissionais de educao tm conseguido manter um certo distanciamento, de modo a no serem comprometidos com nenhum modelo especfico, nem atingidos por nenhum dos resultados dessa avaliao. Seria interessante, por exemplo, recordar como se foi reagindo, de forma mais ou menos pblica, aos resultados da avaliao das escolas nos ltimos 10 anos, e se trabalhou para a sua descredibilizao e desvalorizao, fazendo crer que o mais importante era instituir a auto-avaliao, porque seria esta modalidade que garantiria efeitos construtivos e positivos no desenvolvimento das organizaes e do sistema. importante olhar para os processos que se desenvolveram, para os comportamentos que se geraram e para as alternativas que se apresentaram, porque neste contexto que a avaliao dos professores vai acontecer. Para o lanamento do novo Programa de Avaliao Externa das Escolas, em 2006, todas as escolas foram convidadas a candidatar-se e a apresentar os seus projectos de auto-avaliao. Um dos princpios fundamentais deste programa baseia-se na indispensvel articulao entre avaliao externa e avaliao interna. A primeira poder justificar-se e compreender-se em si mesma, mas perde grande parte do seu poder de alavanca para a melhoria das organizaes quando desligada do movimento interno de regulao, construo da autonomia e credibilizao da aco educativa. A questo essencial no a auto-avaliao ser anterior ou posterior avaliao externa. O essencial que exista uma ponte entre ambas. Verificou-se que cerca de 10% das unidades de gesto consideraram que reuniam as condies e candidataram-se. Seguindo diferentes formatos, os seus projectos de auto-avaliao apresentavam duas caractersticas: por um lado, exibiam o tratamento estatstico dos resultados dos alunos, de forma mais ou menos detalhada, por vezes comentados; por outro, em alternativa, ou simultaneamente, reportavam os resultados de mais ou menos longas baterias de inquritos sobre o nvel de satisfao dos actores, localmente produzidas para o efeito. Estes contedos j tinham sido identificados como recorrentes noutros projectos da Inspeco-Geral da Educao. A auto-avaliao das escolas tem-se caracterizado como um processo de produo e divulgao de dados que no pensado como uma estratgia de desenvolvimento da organizao e dos indivduos. No tem sido concebido e organizado para responder a nenhuma forma de interrogao ou questionamento fundamental sobre o desempenho educativo e a sua evoluo recente, nem para suscitar reflexes e tomadas de deciso. No tem sido visto, geralmente, como um processo de gesto do progresso da escola ou do agrupamento de escolas. Mesmo quando existe a convico que este o propsito, a auto-avaliao tem

28

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

sido construda como forma de demonstrao do estado do desempenho. Nestes procedimentos de avaliao, as prticas de ensino tm ficado cuidadosamente de fora. Se se vir que a organizao e coordenao global do ensino uma competncia dos departamentos curriculares, os coordenadores dos departamentos curriculares, no seu melhor, fomentam e gerem um trabalho cooperativo de planeamento e gesto curricular, coordenam a sequencialidade e articulao entre componentes do currculo e entre docentes, aferem critrios e instrumentos de avaliao de alunos. Mas no garantem a consolidao cientfica dos diferentes grupos docentes, a consistncia das metodologias e a sua adequao a diferentes grupos-alvo de alunos, nem se orientam para os resultados ou para as aprendizagens. O ritmo e a estimulao do processo de ensino e das aprendizagens pertencem esfera privada e afectiva da relao pedaggica, e nunca so vistos como responsabilidade de cada grupo ou departamento curricular. A formao e o desenvolvimento profissional tm sido estimulados como responsabilidade individual, ao servio da progresso na carreira, e deixados, por isso, oferta de mercado em que os prprios centros de formao das associaes de escolas entraram. Talvez por isto, no tm existido hbitos de prestao de contas no domnio da execuo pedaggica, a no ser no campo do cumprimento do planeamento curricular/programas. No frequente verificar que se presta ateno a prticas generalizadas de apoio mtuo, hbitos de contar como se fez em sala de aula ou de convidar um amigo crtico. Apoia-se s os que manifestamente precisam, como o caso dos professores em incio de carreira. Aceitam-se a avaliao e os exames dos alunos, mas no se aceita que se relacionem os seus resultados com o trabalho dos professores. A avaliao causa medos e inseguranas, porque se lhe associa o conceito de:

29

Controlo saber at que ponto se faz bem; Penalizao classificar o mrito e comparar com os outros; Excluso condicionar a progresso na carreira.

Avaliao para qu
Numa ptica de desenvolvimento, a avaliao um mecanismo de regulao de prticas, cujos parmetros e critrios so concebidos de modo a produzir informao de retorno a cada professor que ele possa utilizar como condio de aprendizagem. No actual sistema de avaliao externa das escolas existe um parmetro sobre a prestao do servio educativo, onde se questiona como se gere o currculo e assegura a articulao e sequencialidade do ensino. Questiona-se, tambm, como se gerem e desenvolvem os processos de ensino em sala de aula. Como se conhece essa situao? Que tipo de superviso feita?

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

A resposta sistemtica: faz-se sim, mas s quando h problemas! A viso de estratgia de desenvolvimento profissional, de aprofundamento cientfico e de ajuda entre pares no tem sido corrente. Quando acontece, verificam-se situaes de produo cientfica de grande qualidade, no mbito de projectos individuais de investigao, normalmente em parceria com universidades, por exemplo. O grupo disciplinar pode conhecer, mas no se envolve, nem cresce com isso.

Os paradigmas da avaliao
Quando se referem as aprendizagens dos alunos sublinha-se muito o valor da avaliao formativa e acentua-se que um processo contnuo, em oposio avaliao sumativa, embora se saiba que as duas modalidades fazem parte do mesmo ciclo. Em paralelo, a avaliao das escolas, tal como a dos professores, assume as mesmas modalidades e os mesmos ciclos, e no pode ser independente dos objectivos de aperfeioamento profissional do grupo e de cada indivduo, que funcionam como os pontos de referncia para a apreciao de todas as aprendizagens. Existe um discurso poltico, educacional e social para a avaliao dos alunos e outro para a avaliao dos professores; um discurso para a avaliao das escolas e outro que passa ao lado das suas unidades fundamentais, as salas de aula, e dos respectivos actores que podem fazer toda a diferena. Nesse discurso, o que parece que mais preocupa na avaliao dos professores so os elementos do cenrio avaliativo: quem avalia, com que competncias e treino, com que referenciais. Figari refere trs paradigmas de avaliao. Na minha opinio, necessrio distingui-los epistemologicamente, mas na prtica coexistem, sobretudo se os virmos como ciclos de um processo de gesto da qualidade: umas vezes, a avaliao um ciclo simples e confronta os resultados com a aco desenvolvida, para confirmar a efectividade do trabalho realizado; outras vezes, o ciclo duplo: verifica resultados, compara-os com outros e com os objectivos, e questiona os prprios objectivos. Da resultam ajustamentos. Mas, de tempos a tempos, preciso questionar a prpria estratgia de avaliao e desenvolver mecanismos de meta-avaliao docente para poder gerir em funo do que se verificou e aprendeu. Se no se souber usar ou gerir o conhecimento que a avaliao produz quando triangula os resultados que se tem vindo a obter num determinado perodo de tempo com os objectivos que nos impusemos e as estratgias seguidas, estar em causa a sustentabilidade do nosso progresso educativo. Esta realidade tem de ser suficientemente forte para fazer ultrapassar os medos da avaliao e o mau uso que tantas vezes se faz da avaliao. Hoje, todos valorizam a avaliao por razes diversas: a sociedade em geral quer punir e premiar; a administrao quer controlar e regular.

30

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Muitos educadores querem fazer crer que no se pode avaliar a esfera da relao afectiva e nica em que assenta o acto de ensinar e aprender, e no querem acreditar que o ensino e a aprendizagem so observveis, que possvel e desejvel estabelecer protocolos de observao, e que existe muita competncia profissional para o fazer. preciso ter presente que s se aprende por feedback e que este se pode organizar de muitas maneiras. Aprende-se quando existe predisposio para aprender. A predisposio precisa essencialmente que se desenvolva uma cultura de partilha, de reflexo e de olhares cruzados. Avaliar cruzar olhares sobre a mesma realidade, a partir de referentes comuns e no respeito pela autonomia de cada aprendente ou de cada profissional. Este um novo horizonte cultural que se tem de inscrever em todas as polticas de avaliao, quaisquer que sejam os seus sujeitos.

31

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Uma Viso Panormica da Avaliao do Desempenho Docente na Europa e na Amrica


F. Javier Murillo UNESCO

1. Apresentao
A necessidade imperiosa de melhorar a qualidade da educao fez com que, nestes ltimos anos, se esteja a olhar mais atentamente para os professores. De actores que, anteriormente, desempenhavam um papel escrito por outros, esto a adquirir um papel de protagonistas, enquanto autores das mudanas em educao. Nesta perspectiva, agora mais do que nunca, sente-se a necessidade de conceber e desencadear aces que permitam apoiar os docentes, mediante a valorizao e o reconhecimento do seu trabalho. Deste modo, observa-se uma preocupao em estabelecer ou melhorar os sistemas de avaliao dos professores, com o objectivo de aperfeioar o trabalho docente, atravs de um reconhecimento explcito do esforo e bom desempenho, permitindo assim construir um sistema que contribua para fortalecer o seu protagonismo e a sua co-responsabilizao nas mudanas educativas. Neste contexto, a Delegao Regional de Educao da UNESCO para a Amrica Latina e as Carabas (OREALC/UNESCO) props-se contribuir para o debate, debruando-se sobre o modo como esto organizados os sistemas de avaliao do desempenho docente na Amrica e na Europa. Este documento apresenta um olhar sobre os principais resultados e concluses de um estudo, cujo objectivo geral consiste em conhecer a estrutura e o funcionamento dos sistemas de avaliao do desempenho docente nos diferentes pases da Amrica e da Europa, tendo em vista trazer algumas ideias que possam ajudar a definir polticas sobre esses elementos. Para o efeito, foi levado a cabo um estudo comparado da situao relativa carreira docente e avaliao do desempenho dos professores em 50 pases todos os pases da Amrica Latina e a quase totalidade dos pases da Europa , bem como de dois estados pertencentes aos Estados Unidos da Amrica. Este estudo tem as seguintes caractersticas:

33

Analisa a avaliao do desempenho docente dos professores do ensino primrio (CITE 1) e do ensino secundrio inferior (CITE 2 8); Centra-se nos docentes que trabalham em estabelecimentos pblicos de educao;

Nomenclatura adoptada no mbito da Classificao Internacional Tipo de Educao (CITE). Trata-se de um dispositivo usado por vrias organizaes internacionais, designadamente a UNESCO e a OCDE, para facilitar comparaes entre pases. Em Portugal, o nvel 1 do CITE corresponde aos 1. e 2. ciclos do ensino bsico, enquanto o nvel 2 corresponde ao 3. ciclo do ensino bsico (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Utiliza, na medida do possvel, os ltimos dados disponveis em cada pas no momento da sua recolha. Isso significa que, consoante a fonte, so dados, na sua maioria, dos anos 2003 e 2004; Esses dados so sempre de carcter oficial, ou seja, publicados pelos ministrios da educao ou pela autoridade educativa competente; O relatrio tem, basicamente, um carcter descritivo, no explicativo; e, por ltimo, Recolhe as grandes linhas ou tendncias, isto , as situaes geralmente existentes em cada pas e no as excepes.

O estudo incide no que veio a ser designado por avaliao do desempenho docente, ou seja, a avaliao dos professores no activo, cujo objectivo consiste em melhorar o seu desempenho, manter a sua motivao ou o reconhecimento social e econmico do seu trabalho, mesmo que a avaliao tambm possa ser considerada para se proceder seleco de pessoas que venham a ocupar funes de direco. Deste modo, apesar do seu carcter primordial ser formativo, tambm incorpora elementos de avaliao sumativa. Este texto ir centrar-se na anlise de cinco elementos essenciais para a avaliao do desempenho docente: a existncia de avaliaes externas, os objectivos e as repercusses da avaliao, os fundamentos tericos dos sistemas de avaliao do desempenho docente, os instrumentos utilizados e outros aspectos, como a periodicidade ou a obrigatoriedade da avaliao. Em seguida, sero propostos alguns modelos gerais, exemplificados com a descrio dos sistemas de avaliao existentes em determinados pases considerados representativos. Por ltimo, sero fornecidas algumas ideias para a concepo ou a melhoria dos sistemas de avaliao do desempenho docente.

34

2. Existncia de avaliaes externas do desempenho docente


Em todos os pases da Europa e da Amrica existe sempre algum tipo de avaliao do desempenho dos professores no universitrios. Todavia, embora nalguns pases tenham sido criados formalmente sistemas generalizados de avaliao externa do pessoal docente, noutros apenas existe uma auto-avaliao do professor, que se desenvolve de modo mais informal. Os pases onde no se estabeleceu um sistema de avaliao do desempenho docente de carcter generalizado so a maioria dos pases da Europa Ocidental (ustria, Blgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Irlanda, Itlia, Islndia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Pases Baixos, Reino Unido no que respeita Esccia e Sucia); trs da Europa de Leste (Eslovquia, Hungria e Letnia); e alguns pases da Amrica Latina (Brasil, Equador, Nicargua, Panam e Paraguai). Pelo contrrio, os pases que procedem a uma avaliao do desempenho docente com carcter externo so vrios pases europeus e a maioria dos americanos. Entre os pases europeus encontram-se a Alemanha, a Eslovnia, a Estnia, a Frana, a Grcia, a Litunia, Malta, a Polnia, Portugal, o Reino Unido (mais propriamente, Inglaterra, Pas de Gales e Irlanda do Norte), a Repblica Checa

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

e a Romnia. Entre os americanos temos a Argentina, a Bolvia, o Chile, a Colmbia, a Costa Rica, El Salvador, as Honduras, o Mxico, o Peru, Porto Rico, a Repblica Dominicana, o Uruguai e a Venezuela, assim como os dois estados pertencentes aos Estados Unidos de Amrica que foram analisados: a Califrnia e a Carolina do Norte. No entanto, esta classificao inicial, um tanto maniquesta, obtida a partir das informaes oficiais de cada pas, obriga a que se tome em conta um certo nmero de cambiantes, de modo a ajustar-se realidade. Assim, em Espanha e em Itlia, apesar de haver um sistema de avaliao do desempenho docente, este s funciona para situaes muito excepcionais: para se obter uma licena destinada a estudos e viagens ao estrangeiro. Noutros lugares, como por exemplo nos pases nrdicos (Dinamarca, Finlndia, Noruega e Sucia) e nos Pases Baixos, a responsabilidade de avaliar os docentes recai sobre as escolas, de tal modo que estas tm a possibilidade de implementar processos de avaliao que podem mesmo ter repercusses sobre o vencimento dos professores. Nos dois estados dos EUA que foram analisados (alis, tal como no resto da federao) a responsabilidade da avaliao dos docentes recai sobre os distritos escolares 9, embora existam regras gerais estabelecidas pela administrao do respectivo estado.

3. Objectivos e repercusses da avaliao do desempenho docente


Pode-se afirmar que, basicamente, todos os sistemas de avaliao do desempenho docente tm dois objectivos essenciais: por um lado, melhorar ou assegurar a qualidade do ensino; por outro, obter as informaes necessrias que permitam tomar alguma deciso relativamente ao professor (aumento remuneratrio, evoluo na carreira docente, etc.). O primeiro conduz a uma avaliao de tipo formativo, enquanto o segundo implica uma avaliao de tipo sumativo. Em todos os pases analisados, a avaliao do desempenho docente tem como um dos seus principais objectivos, formulados de maneira mais ou menos explcita, a melhoria da qualidade do ensino; quer dizer, procura contribuir para o desenvolvimento profissional do docente, mediante a manuteno ou a optimizao do desempenho e dos resultados escolares. Alm disso, pode-se afirmar que esta avaliao formativa constitui o objectivo fundamental nos sistemas de avaliao internos, assim como na avaliao dos professores desenvolvida pelas prprias escolas. Na maioria dos pases em que se estabeleceu um sistema externo de avaliao do desempenho docente a avaliao combina o carcter formativo com o sumativo. De facto, juntamente com o objectivo de melhorar a qualidade do ensino, o sistema tambm procura obter informaes que permitam seleccionar e/ou classificar os docentes, no quadro de tomadas de deciso de natureza adminis-

35

Os distritos escolares, nos Estados Unidos da Amrica, representam uma instncia regional de administrao do sistema educativo, num nvel intermdio entre as escolas e o estado (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

trativa. Deste modo, para a maioria dos pases onde existe avaliao externa do desempenho docente, esta apresenta repercusses que podem ser consideradas como duras para a vida profissional dos professores, ou seja, repercusses sobre o seu vencimento ou a evoluo na carreira, chegando mesmo a incidir no seu futuro enquanto docentes. Analisemos, com um pouco mais de pormenor, as repercusses da avaliao externa do desempenho nos diferentes pases analisados.

a) Repercusses sobre a progresso nos escales da carreira horizontal


A necessidade de procurar critrios objectivos que sirvam de base evoluo na carreira docente fez com que, em muitos pases onde existe esse sistema, a avaliao de desempenho tenha sido estabelecida como um dos critrios bsicos de deciso. Deste modo, os resultados da avaliao de desempenho constituem um dos factores considerados para efeito de mudana de escalo, no quadro de uma carreira horizontal, na maioria dos pases da Amrica Latina (Argentina, Bolvia, Colmbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Mxico, Panam, Peru, Porto Rico, Repblica Dominicana, Uruguai e Venezuela), bem como em alguns pases europeus (Alemanha, Eslovquia, Espanha, Estnia, Frana, Grcia, Malta, Polnia, Portugal, Reino Unido no que respeita Inglaterra, ao Pas de Gales e Irlanda do Norte e Romnia).
36

b) Repercusses sob a forma de aumento remuneratrio directo


Noutros pases, onde existe avaliao do desempenho docente de tipo externo, os resultados dessa avaliao servem de base a um aumento remuneratrio que se adiciona ao vencimento base. Este caso acontece normalmente nos pases em que existe um sistema de carreira docente horizontal. o que se passa em trs pases da Amrica Latina (Chile, Cuba e Honduras) e em cinco pases da Europa (Chipre, Eslovnia, Letnia, Repblica Checa e Romnia). Na Dinamarca, Noruega, Sucia e nos Pases Baixos todas as competncias em matria de pessoal docente esto concentradas nos estabelecimentos de ensino. Assim, estes podem implementar processos de avaliao dos seus docentes e, se for considerado pertinente, fazer com que os resultados dessa avaliao se repercutam sobre os professores.

c) Avaliao do desempenho como critrio para a promoo vertical de categoria


Em alguns pases, os candidatos que desejem aceder a funes hierarquicamente superiores tero de se submeter a uma prova em que demonstrem as suas competncias, capacidades e conhecimentos para ocupar essas funes. Constitui, pois, uma prova de avaliao destinada seleco de pessoal, que fica margem do regime normal de avaliao do desempenho docente. o caso de pases como a Argentina, a Bolvia, a Frana (no ensino secundrio), a Guatemala ou a Itlia.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Noutros pases, os critrios utilizados so os prprios escales da carreira docente, relativamente aos quais os resultados da avaliao do desempenho acabam por ter um papel importante. Os pases onde estes resultados so considerados como mais um critrio para a promoo vertical de categoria so a Argentina, o Chile e a Romnia. Em Espanha, a escolha do/a director/a da escola da competncia do Conselho Escolar 10. Contudo, para se poder candidatar necessrio obter uma acreditao emitida pela administrao educativa, e um dos requisitos para essa acreditao submeter-se a um processo de avaliao do desempenho docente.

d) Repercusses negativas
Apesar de no ser frequente, em dois pases a obteno de resultados negativos na avaliao obrigatria de desempenho pode ter repercusses negativas na vida dos professores, chegando mesmo a implicar a suspenso do trabalho. o que acontece, por exemplo, em Cuba ou na Bolvia. Na Bolvia, os docentes tm de realizar, de cinco em cinco anos, um exame terico-prtico de aptido profissional. Os docentes que no passarem essa prova tm uma segunda oportunidade no ano seguinte. Se, nessa altura, continuarem sem conseguir ser aprovados, sero suspensos da funo docente, sem trabalho nem salrio, at que passem no exame numa terceira e ltima oportunidade. Se, ento, voltarem a reprovar, ficaro definitivamente arredados dos servios de ensino pblico.

37

4. Fundamentos tericos dos sistemas de avaliao do desempenho docente


Qualquer proposta de avaliao docente deve partir de uma concepo sobre o que significa ser um bom professor. Deste modo, os modelos de avaliao sero diferentes conforme se considere que um bom docente aquele que desenvolve boas prticas na sala de aula, que os seus alunos aprendem, que sabe a matria e sabe ensin-la, ou aquele que possui um determinado nmero de caractersticas e traos prprios. A concluso que se pode retirar da anlise efectuada que so poucos os sistemas de avaliao de desempenho que explicitam os fundamentos tericos em que se baseiam. Esta , sem dvida, uma das suas mais importantes fragilidades. Uma excepo , por exemplo, o chamado Quadro de Referncia para o Bom Ensino 11 proposto pelo Ministrio da Educao do Chile e que estabelece um referencial terico, a partir do qual se desenvolve a proposta de avaliao dos professores. Este quadro de referncia pode ser considerado eclctico, no sen-

10 11

O Conselho Escolar corresponde, aproximadamente, Assembleia de Escola no sistema portugus. (N.T.). http://www.docentemas.cl/docs/MBE.pdf

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

tido em que rene vrios aspectos ligados s capacidades dos professores, aos seus comportamentos na sala de aula, ao desenvolvimento das tarefas e outras actividades relacionadas com o seu trabalho profissional. Noutras propostas, falta de um quadro terico explcito, possvel deduzi-lo a partir dos elementos que compem o sistema de avaliao do desempenho docente:

38

Na Colmbia, a legislao estabelece 14 aspectos do desempenho que devem ser valorizados: a construo e desenvolvimento do Projecto Educativo Institucional, o cumprimento das normas e polticas educativas, o conhecimento e valorizao dos alunos, a fundamentao pedaggica, a planificao do trabalho, as estratgias pedaggicas, as estratgias para a participao, a avaliao e a melhoria, a inovao, o empenhamento na vida institucional, as relaes interpessoais, a mediao de conflitos, o trabalho em equipa e a liderana; Na Costa Rica, de acordo com o Manual de Avaliao e Certificao, considera-se, por um lado, a avaliao da personalidade, no mbito da qual se dever ter em conta: as relaes humanas, a capacidade de raciocnio, o desenvolvimento intelectual, a maturidade, a expresso oral, o comportamento social, a iniciativa e a expresso escrita. Por outro lado, realiza-se uma avaliao do trabalho, onde se considera: a relao com os alunos, os pais e a comunidade, a organizao do trabalho pedaggico, o desenvolvimento dos programas, a qualidade e a quantidade do trabalho realizado, a aplicao de mtodos educativos, a disciplina, bem como a direco e coordenao de tarefas; Em Cuba, avaliam-se os resultados do trabalho, a preparao para o seu desenvolvimento, bem como as caractersticas pessoais e o cumprimento das normas de comportamento e dos princpios de tica pedaggica e profissional; Em El Salvador, os critrios centram-se em trs blocos: preparao profissional, aplicao do trabalho e aptido docente; Na Eslovnia, os critrios de avaliao compreendem: conhecimentos e capacidades, competncias multidisciplinares, autonomia, fiabilidade, criatividade e desempenho profissional, o trabalho colaborativo com os colegas e as relaes com os pais e encarregados de educao; Na Califrnia consideram-se o progresso dos alunos relativamente aos padres propostos pelo distrito escolar 12, as tcnicas e estratgias utilizadas nas prticas de ensino, o grau de adeso aos objectivos curriculares e a criao de um clima de aula adequado para a aprendizagem; No Peru so quatro os elementos tomados como referncia: a eficincia no servio prestado, o apoio e a pontualidade, a participao no trabalho comunitrio e a promoo social; Em Porto Rico so cinco: dominar, de forma eficiente, a turma de que se professor e manter a disciplina no seu seio, motivar os alunos e conceber estratgias adequadas, aproveitar os recursos tecnolgicos que facilitem o trabalho docente, avaliar objectivamente o trabalho realizado pelos alunos,

12

Ver nota 9.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

adaptar o seu comportamento ao regulamento interno das escolas e do sistema educativo; Finalmente, na Repblica Dominicana considera-se a capacidade dos docentes e a sua formao.

Uma anlise destas propostas mostra, em primeiro lugar, a enorme variao observada entre os pases estudados. Deste modo, volta-se a verificar a falta de uma viso comum sobre a avaliao do desempenho docente, mesmo em pases, como os analisados, que se enquadram num modelo anlogo de avaliao. Uma segunda ideia que nenhum pas segue um quadro terico puro, reflectindo antes influncias de origem vria. Deste modo, aposta-se numa viso complexa e mltipla relativamente ao que se considera um docente de qualidade. Por ltimo, verifica-se que todos os modelos tericos anteriormente mencionados acabam por se reflectir num ou noutro pas: desde o modelo assente em caractersticas pessoais evidenciadas no passado, como em Cuba ou na Costa Rica, at ao modelo centrado em resultados, tal como surge basicamente na Califrnia. Perante tudo isto, e na falta de uma anlise mais fina, possvel concluir que no existe um modelo nico, comum a todos os pases, relativamente ao que se considera um docente de qualidade. De tal forma que actividades anlogas e em contextos semelhantes so encaradas de maneira diferente, assim como valorizadas e reconhecidas de modo diferenciado. uma ideia que deveria ser submetida a uma sria reflexo por parte dos responsveis polticos em matria de avaliao.
39

5. Instrumentos de avaliao do desempenho docente


Embora qualquer procedimento ou instrumento para obteno de informao com objectivos valorativos possa ser aplicado avaliao do desempenho docente, possvel afirmar que so oito os processos mais utilizados para obter informao no mbito da avaliao externa do desempenho docente:

Observao em sala de aula, Entrevista ou questionrios ao docente, Relatrio da direco da escola, Questionrios dirigidos aos alunos ou s suas famlias, Testes e provas normalizadas, Portflio do professor, Resultados das provas de avaliao aos alunos, Diferentes processos de auto-avaliao do docente.

Tendo em conta as claras limitaes tcnicas que derivam da utilizao de um nico processo para obter uma imagem global e objectiva do docente, em todos os pases utilizam-se vrios instrumentos de forma combinada. Tambm no muito frequente estabelecer-se uma regulamentao sobre o uso dos instrumentos, pelo que normalmente se deixa a cada estabelecimento de ensino, autoridade local ou direco regional a deciso sobre como proceder. Seja como for,

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

parece bvio que o objectivo e as consequncias da avaliao repercutir-se-o, de forma clara, sobre a metodologia e os processos de avaliao que forem utilizados. Deste modo, no quadro de uma avaliao sumativa com consequncias sobre o vencimento ou a progresso na carreira necessrio exigir que o processo seja objectivo e similar para todos os docentes, de tal modo que todos tenham as mesmas possibilidades de obter uma boa classificao e, assim, garantir a equidade em termos das oportunidades de subida na carreira ou aumento remuneratrio; na avaliao formativa necessrio, pelo contrrio, que os processos se ajustem a cada docente e sua situao especfica. Analisemos, de forma sumria, alguns dos instrumentos normalmente mais utilizados na avaliao do desempenho docente nos pases estudados.

40

Observao em sala de aula Um processo bastante frequente para obter informaes sobre o desempenho do professor consiste em observar como desenvolve a sua prtica no contexto mais habitual de trabalho que constitui a sala de aula. Esta observao pode ser formal, preparada previamente, ou informal, sem prvia preparao, podendo utilizar-se mtodos assentes em instrumentos estruturados de observao ou proceder recolha, de forma aberta, das percepes do avaliador. A observao pode ser realizada por elementos da direco da escola, por inspectores, por colegas ou por especialistas externos, sendo a prtica habitual observarem-se duas ou trs sesses de uma hora. Entrevistas aos professores Um outro instrumento so as escalas de avaliao, aplicadas quer por escrito, sob a forma de questionrios, quer oralmente, atravs de uma entrevista. Estas escalas, quantitativas ou qualitativas, so normalmente utilizadas para valorizar estratgias de conduo da aula, capacidades de ensino, personalidade docente, preparao acadmica e profissional, atitudes e interesses, etc. Relatrio da direco da escola Em muitos pases, frequente solicitar-se direco do estabelecimento de ensino ou ao coordenador do departamento curricular um relatrio onde sejam mencionadas tanto as capacidades do docente como o desempenho das tarefas que desenvolveu. Testes e provas normalizadas Em alguns pases, utilizam-se provas normalizadas ou testes para analisar as competncias bsicas dos professores, assim como os conhecimentos pedaggicos e acadmicos dos docentes. Portflio do professor O portflio, na sua concepo original, consiste numa compilao de vrios documentos sobre o desempenho docente, nomeadamente documentos de planificao das tarefas a realizar, notas escritas pelos pais dos alunos, apontamentos ou materiais de trabalho, resultados obtidos pelos alunos, etc., constituindo-se assim como uma coleco de materiais que reflectem as prticas vividas pelo docente no desempenho do seu trabalho profissional. Nos ltimos anos, o seu uso tem-se vindo a alargar no s como instrumento de avaliao externa, mas sobretudo como ferramenta para a auto-reflexo por parte dos professores.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Resultados das provas de avaliao aos alunos Outra informao susceptvel de ser utilizada na avaliao externa do desempenho docente consiste em estudar o impacto do trabalho do professor sobre as aprendizagens dos alunos, ou seja, considerar os resultados acadmicos dos alunos, embora esta estratgia seja muito menos frequente, devido s duras crticas que tem sofrido por parte de vrios estudiosos desta matria. Entrevistas e questionrios dirigidos aos alunos ou s suas famlias Outra estratgia utilizada por alguns pases consiste em obter informaes sobre o desempenho dos docentes mediante a aplicao de questionrios fechados dirigidos aos alunos ou s suas famlias. Auto-avaliao Por ltimo, em certos pases pede-se aos prprios professores que elaborem um relatrio atravs do qual recolhida a sua prpria auto-avaliao.

6. Outros elementos implicados na avaliao do desempenho docente


Finalmente, possvel recolher outros elementos diferenciadores entre pases no que respeita avaliao do desempenho docente: quem so os responsveis da avaliao, se a mesma voluntria ou obrigatria, e qual a sua periodicidade. Vejamo-los de forma breve:

41

Responsveis da avaliao Tanto na Europa como na Amrica Latina, a situao mais frequente que os principais agentes responsveis da avaliao dos docentes sejam as pessoas que ocupam as funes de direco nos estabelecimentos de ensino. Embora nem sempre seja assim, no Mxico, em Espanha ou na Itlia, por exemplo, so as autoridades educativas quem se responsabiliza pelo processo. Para o desenvolvimento da avaliao, juntamente com o director ou directora, costume haver uma interveno da inspeco educativa. Em certas ocasies conta-se com especialistas ou mesmo com professorespares para apoiar o processo de avaliao. Grau de obrigatoriedade da avaliao Dependendo do tipo e dos objectivos da avaliao, esta pode ser obrigatria ou voluntria. Assim, por exemplo, obrigatria na Argentina, na Bolvia, no Chile, na Califrnia, na Carolina do Norte, nas Honduras, em Porto Rico e na Repblica Dominicana, enquanto em Espanha, na Frana, na Itlia, no Mxico ou no Reino Unido voluntria. No Chile distingue-se a avaliao anual de desempenho, de carcter obrigatrio, e a avaliao de competncias, voluntria, embora no possa decorrer mais de seis anos entre uma e outra. Periodicidade Para os pases em que a avaliao obrigatria, tambm se encontram diferenas importantes no que respeita periodicidade das avaliaes. Assim, por exemplo, anual na Argentina, na Colmbia, nas Honduras e em Porto Rico; bianual na Califrnia (para professores com contrato permanente), ou quinquenal na Bolvia. Em Cuba considera-se que a avaliao contnua.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

7. Modelos de avaliao do desempenho docente


Depois da viso analtica dos sistemas de avaliao do desempenho docente desenvolvidos nos diferentes pases da Amrica e da Europa, nesta seco ser apresentada uma viso global que permite descrever, com um pouco mais de pormenor, alguns modelos de avaliao que considermos paradigmticos. Utilizando como critrio bsico o objectivo da avaliao do desempenho dos professores critrio que consideramos a espinha dorsal dos outros elementos de avaliao , possvel identificar cinco modelos diferentes, mesmo quando, nalguns casos, elementos de cada um destes modelos se sobreponham parcialmente entre si. Temos assim: avaliao do desempenho docente em ligao com o conjunto da avaliao da escola, com nfase especial na auto-avaliao; avaliao do desempenho docente para casos especiais; avaliao do desempenho como contributo para o desenvolvimento profissional; avaliao como meio para a obteno de aumento remuneratrio; e avaliao para a progresso nos escales da carreira docente.

a) Avaliao do desempenho docente em ligao com a avaliao da escola: Finlndia


Nalguns pases e talvez a Finlndia seja o caso mais paradigmtico, no h qualquer sistema externo de avaliao do pessoal docente. Nessa perspectiva, reala-se o empenhamento profissional do docente na melhoria da sua prpria prtica e promove-se a auto-avaliao dos professores como meio para a optimizao do seu trabalho profissional. O sistema educativo finlands baseia-se na confiana nos docentes e nos estabelecimentos de ensino, de tal modo que em 1990 foi eliminado o sistema de inspeco ou superviso de escolas e professores. A avaliao do pessoal docente mais um elemento da avaliao global dos estabelecimentos de ensino, e a partir deste nvel que a Administrao est a impulsionar a realizao de auto-avaliaes que permitam optimizar os processos de ensino e aprendizagem. O papel do Estado consiste em fomentar a criao de uma cultura de avaliao e proporcionar modelos e recursos, de modo que cada escola possa seguir o seu prprio caminho.

42

b) Avaliao do desempenho docente para casos especiais: Espanha


Noutros pases, a avaliao do desempenho docente desenvolve-se apenas em certas circunstncias muito especiais, como por exemplo para a concesso de licenas para estudos. O caso mais paradigmtico deste modelo o espanhol. Em Espanha, a legislao em matria educativa atribui grande importncia valorizao da prtica docente e sua relao com o desenvolvimento profissional. No entanto, no se generalizou um sistema de avaliao do desempenho docente aplicado a todos os professores, sendo uma questo que se mantm em suspenso pelas diferentes Administraes Educativas desde h mais de uma dcada.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

O que se realiza actualmente uma avaliao do trabalho profissional dos docentes destinada obteno de uma licena para estudos, bem como para efeito de acreditao dos candidatos nos concursos direco das escolas, sendo o processo utilizado como uma espcie de ensaio do que poderia constituir a base da avaliao do desempenho docente, no caso de esta se vir a generalizar. Essa avaliao dever incidir directamente sobre o trabalho docente ao nvel da sala de aula, as actividades relacionadas com esse trabalho e as iniciativas tomadas pelo professor para melhorar as suas prticas, bem como sobre outras actuaes de carcter geral ligadas coordenao pedaggica, participao na vida da escola e ateno prestada aos alunos e respectivas famlias. A entidade responsvel pela realizao e coordenao da avaliao a Inspeco de Educao, socorrendo-se para isso dos indicadores e instrumentos elaborados pela Administrao Educativa. O processo de avaliao e os instrumentos utilizados so os seguintes:

O inspector responsvel envia ao docente, ao director da escola, ao chefe de estudos 13 e ao coordenador do departamento curricular ou de ciclo, um certo nmero de questionrios elaborados ad hoc, na base dos quais o docente avaliado. Depois de avaliado pelos elementos acima mencionados, o docente dever elaborar um relatrio onde inclui a sua prpria avaliao. A inspeco realiza em seguida entrevistas com o docente, o director da escola, o chefe de estudos, o coordenador do departamento curricular ou de ciclo, para as quais dever ser levada toda a documentao que lhes tenha sido solicitada. Sempre que possvel, a entrevista com o director ter que ser a primeira e a do docente a ltima. O inspector proceder depois a uma observao na sala de aula em dois perodos lectivos, previamente acordados com o professor. Como complemento, o inspector poder solicitar todos os documentos que considerar oportunos. Para ajudar a efectuar esta observao, o inspector poder contar com a presena de um profissional especializado na rea disciplinar do professor. A partir de toda a informao recolhida, o inspector dever redigir um relatrio sobre a avaliao do trabalho profissional do docente, incluindo as classificaes para cada uma das dimenses e subdimenses que foram objecto de avaliao. Em caso de desacordo, possvel reclamar junto do responsvel do servio de inspeco.

43

c) A avaliao do desempenho como contributo para o desenvolvimento profissional: Califrnia


Neste terceiro modelo, o objectivo fundamental da avaliao externa dos docentes consiste em fornecer-lhes a informao objectiva necessria para que melhorem o seu desempenho profissional. Este objectivo de tal forma assumido que os resultados no tm qualquer repercusso na carreira profissional ou laboral do docente. O exemplo mais flagrante deste modelo o da Califrnia.

13

Esta figura corresponde aproximadamente ao director pedaggico da escola, quando esta funo existe em Portugal (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Neste Estado norte-americano, o rgo de governo de cada distrito escolar a entidade responsvel pelo estabelecimento dos padres de qualidade que os alunos devem atingir ao conclurem cada um dos ciclos escolares do ensino elementar ou secundrio. Este rgo dever igualmente avaliar o desempenho dos docentes relativamente aos seguintes critrios:

O progresso dos alunos, no que respeita aos padres propostos pelo distrito escolar; As tcnicas e estratgias pedaggicas utilizadas; O grau de adeso aos objectivos curriculares; A criao de um clima de aula adequado aprendizagem.

As avaliaes destinadas aos docentes que se encontram no perodo probatrio realizam-se anualmente, enquanto para os docentes com estatuto definitivo decorrem de dois em dois anos. Os resultados da avaliao devem ser entregues aos docentes, por escrito, 30 dias antes do final do ciclo escolar e, em cada caso, sero acompanhados de sugestes de melhoria, assim como de possveis planos de formao profissional que ajudem o docente a melhorar a sua prtica pedaggica. A partir de 1997, foram introduzidos os seguintes padres de qualidade, exigidos aos docentes da Califrnia:
44

Empenhamento e apoio no processo de aprendizagem de todos os alunos; Criao e manuteno de climas eficazes destinados aprendizagem; Compreenso e organizao dos contedos; Planeamento e desenvolvimento de experincias de aprendizagem para todos os alunos; Avaliao das aprendizagens; Desenvolvimento profissional.

Estas normas so utilizados pelo Departamento de Educao e pela Comisso de Acreditao, quer no mbito da avaliao formativa dos docentes durante o seu perodo de estgio, quer ao longo da sua carreira.

d) A avaliao como meio para a obteno de aumento remuneratrio: Romnia


Um quarto modelo representado pelos sistemas educativos que realizam avaliaes peridicas do desempenho docente, tendo em vista a concesso de aumentos remuneratrios. Consiste numa estratgia que, atravs da criao de estmulos externos, leve os professores a melhorarem as suas prticas profissionais. A Romnia um bom exemplo deste modelo. Na Romnia, de acordo com as disposies do Estatuto do Pessoal Educativo (Lei n. 128/1997), as avaliaes dos professores, do pessoal auxiliar e do pessoal com funes de gesto, direco e controlo so levadas a cabo, anualmente, por um esquema de avaliao baseado em fichas elaboradas pelo Ministrio da Educao e Investigao. As fichas de avaliao esto relacionadas com a descrio do trabalho efectuado no mbito das respectivas funes. A avalia-

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

o assenta num sistema quantitativo de clculo de mdias (numa escala de 1 a 100). A avaliao do desempenho profissional, em termos individuais, levada a cabo de acordo com um conjunto de reas de competncia, cada uma especificada em indicadores de desempenho. As reas de competncia so as seguintes:

Organizao e cumprimento das actividades de aprendizagem; Participao em aces complementares s actividades de aprendizagem; Participao em actividades pedaggicas e de formao especial; Capacidade de comunicao; Conduta e comportamento.

A ficha de avaliao refere todas as reas de competncia acima mencionadas e os respectivos indicadores de desempenho, caracterizando o significado correspondente ao nvel mximo de desempenho que pode ser obtido para cada indicador. A avaliao individual do desempenho profissional exprime-se atravs do nmero de pontos atribudo a cada indicador de desempenho e a mdia final resulta do clculo da mdia de todos estes pontos. As avaliaes individuais dos professores comeam com um processo de auto-avaliao e acabam na atribuio a cada um de uma nota mdia. A ficha de avaliao aprovada pelo coordenador do departamento curricular e pelo director da escola, sendo enviada seguidamente ao conselho de gesto da mesma. Este conselho analisa a actividade do docente e determina a mdia final individual na presena do professor. Esta mdia final ento transformada numa meno qualitativa individual, de acordo com as seguintes regras: 60 ou inferior significa uma nota de insatisfatrio, entre 61 e 70 uma nota de satisfatrio, entre 71 e 80 a nota de bom, enquanto entre 81 e 100 a nota de muito bom. Os resultados das avaliaes anuais constituem um critrio eliminatrio para a concesso de incentivos remuneratrios, para a promoo na carreira e para o desenvolvimento profissional. Apenas os professores avaliados com as menes qualitativas de muito bom, pelas suas actividades durante os ltimos 4 anos, podem concorrer aos incentivos remuneratrios atribudos aos altos desempenhos profissionais: a remunerao de mrito (15% de acrscimo remuneratrio durante um ano) e o grau de mrito (20% de acrscimo remuneratrio durante um perodo de 4 anos). A obteno da meno qualitativa de muito bom constitui tambm um requisito necessrio para concorrer s funes de gesto, direco e controlo e para participar nos exames especficos de acesso a certos graus profissionais (grau didctico I e grau didctico II), os quais se traduzem igualmente por acrscimos remuneratrios.

45

e) A avaliao destinada progresso nos escales da carreira docente: Reino Unido


O ltimo modelo identificado caracteriza-se por utilizar a avaliao externa do desempenho docente como um critrio fundamental para a subida nos escales da carreira docente, subida que implica um aumento remuneratrio. , portanto, uma forma de proporcionar estmulos externos que permitam fomentar

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

o desenvolvimento profissional dos professores. O Reino Unido um excelente exemplo deste modelo. Em 2000 foi introduzida no Reino Unido uma nova estratgia para a melhoria do desempenho, destinada aos docentes e directores das escolas inglesas financiadas pela administrao pblica (maintained schools). Nessa perspectiva, o Departamento de Educao e Competncias 14 desenvolveu um instrumento (toolbox) que apoia os rgos de gesto dos estabelecimentos de ensino no que respeita melhoria do desempenho das escolas. A poltica de melhoria do desempenho nesta matria inclui:

Uma comisso que acorda, supervisiona e rev os objectivos com cada docente; Um calendrio anual, em estreita ligao com o plano de desenvolvimento da escola; Documentao normalizada para uso de todos os docentes da escola.

Esta poltica deve proporcionar aos professores uma oportunidade para procederem a uma discusso, com o seu coordenador de equipa, em torno do seu trabalho e do seu desenvolvimento profissional. uma forma de incitar todos os professores a partilhar as boas prticas em toda a escola e desenvolver as suas capacidades profissionais, bem como ajudar a estruturar o futuro da sua carreira docente. Por outro lado, ao longo de todo o processo deve ser dada especial ateno igualdade de oportunidades.
46

O desenvolvimento do ciclo implica trs fases:


1. Planeamento

Discutir e identificar prioridades e objectivos com cada professor e definir o modo de supervisionar os progressos realizados. 2. Recolha de informao Anotar os progressos realizados ao longo do ciclo, recorrendo s aces de apoio que se afigurarem necessrias. Pode-se utilizar uma variedade de mtodos para proceder superviso dos progressos, incluindo a observao de aulas. Na avaliao de um professor, o avaliador deve observar, pelo menos uma vez, as prticas lectivas em sala de aula. 3. Retorno de informao sobre o desempenho Reviso dos objectivos e padres de referncia acordados inicialmente, reconhecimento dos pontos fortes e fracos e identificao de reas que necessitem de ser desenvolvidas. Os resultados da reunio, incluindo qualquer necessidade identificada de desenvolvimento e formao, devem ficar preparados dez dias teis depois da entrevista final de avaliao. A informao relevante que fizer parte da anlise efectuada poder ser tomada em conta por todos os responsveis de decises em diversas matrias ligadas vida dos professores: interpretao, promoo, pagamento, disciplina ou afastamento.

14

Designao dada em Inglaterra entidade governamental correspondente ao Ministrio da Educao (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

8. Algumas ideias para o debate


Esta seco final pretende deixar algumas ideias que possam trazer luz a um debate, que conviria ser mais rigoroso e fundamentado, sobre os sistemas de carreira docente e avaliao do desempenho, sobre como podero os docentes melhorar o seu trabalho quotidiano e, assim, alcanar-se uma melhor educao. E embora no se deva esquecer que o ltimo objectivo deste trabalho dar sugestes para a formulao de polticas nesta matria, falar de sugestes talvez demasiado pretensioso. Deixemos, pois, algumas ideias para o debate. Nos ltimos anos, o desenvolvimento do sistema de avaliao do desempenho docente, enquanto instrumento para impulsionar uma melhoria da qualidade do trabalho lectivo, tem-se vindo a alargar. Este estudo mostrou, no entanto, que essa tendncia no igual em todos os pases. Por exemplo, muitos deles optam por sistemas de auto-avaliao, ligados frequentemente a processos de avaliao da escola no seu conjunto, como a estratgia mais eficaz de conseguir melhorar o desempenho docente. Seja como for, o importante assinalar alguns riscos da avaliao:

Apresenta custos elevados, se for realizada com critrios mnimos de qualidade; Determina o modo de actuao dos docentes, para o bem e para o mal, de tal forma que o professor pode cair na tentao de desenvolver o seu trabalho, no tanto da melhor maneira possvel, mas antes no sentido de dar cumprimento aos elementos que so realados pela avaliao; Se no for consensualizada, pode conduzir a problemas na sua aplicao; Se no for transparente e tecnicamente impecvel, pode gerar problemas de falta de credibilidade; necessrio contar com um nmero muito importante de avaliadores bem preparados. A experincia est cheia de bons modelos de avaliao que depois, ao serem aplicados, constituem um fracasso.

47

Alm disso, mencionemos algumas ideias que devem ser destacadas como resultado deste estudo:

necessrio criar uma imagem construtiva da avaliao, difundindo uma concepo de avaliao segundo a qual ela representa um instrumento a favor do professor e da sua actuao profissional, implicando passar de uma abordagem mais burocrtica para outra, de carcter mais profissional. A implementao de um sistema de avaliao do desempenho docente deveria ser sempre antecedida de um profundo debate e ser apenas efectivada quando houvesse uma aceitao geral por parte da comunidade educativa, fundamentalmente por parte dos docentes. Sem dvida alguma, os sistemas de avaliao impostos no conseguem alcanar o objectivo de melhorar a qualidade do ensino. Um elemento crtico que deve ser tido especialmente em conta a qualidade do sistema de avaliao qualidade que no s inclui a adequao das suas caractersticas tcnicas, tais como a validade ou a fiabilidade, mas tambm a credibilidade e a utilidade, assim como a transparncia e a equidade. E para que uma proposta de avaliao seja de qualidade ter que explicitar o modelo ideal de docente que defende.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Tambm parece necessrio relacionar a avaliao dos professores com a da escola no seu conjunto. O docente desenvolve a sua tarefa no seio de uma organizao e, por isso, no possvel avaliar os professores sem ter em conta os valores do estabelecimento de ensino onde est inserido, a sua cultura organizacional, o seu contexto, etc. Outro elemento essencial consiste na implicao do professor. Avaliase o desempenho docente com o professor e no contra ele. , por isso, absolutamente necessrio incorporar procedimentos de auto-avaliao, bem como permitir ao professor estar implicado no processo e na anlise dos resultados. De qualquer modo, acima de tudo, o grande desafio enfrentado pelos sistemas de avaliao de desempenho consiste em saber como fazer com que a avaliao se converta em melhoria. relativamente fcil avaliar, atribuir uma classificao ou at detectar as dificuldades e os aspectos que precisam de ser melhorados. Contudo, muito mais difcil que se produza uma mudana real no professor que culmine numa mudana real do seu desempenho. Como tambm mais difcil utilizar os resultados com uma finalidade de desenvolvimento profissional, acompanhamento e apoio tcnico s escolas. Finalmente, trata-se de ver a avaliao e a carreira docente no apenas em si mesmas, isoladas dos outros elementos que incidem no trabalho lectivo, mas integradas no conjunto dos factores que contribuem para o bom desempenho profissional, no quadro de polticas e estratgias articuladas e de longo alcance.

48

A avaliao do desempenho docente pode, sem dvida, converter-se num elemento motivador de primeira grandeza que ajude a melhorar a qualidade e a equidade da educao. No entanto, o para qu, para quem e como se faz permitir saber se aquela avaliao consegue realmente contribuir para o referido objectivo ou se, pelo contrrio, se converte num elemento perturbador.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Avaliao do Desempenho Docente: Questes a Propsito de um Estudo Internacional


Brtolo Paiva Campos Conselho Nacional de Educao e Universidade do Porto

Desejo saudar todos os colegas presentes e agradecer Doutora Conceio Castro Ramos este convite, desejando-lhe muitas felicidades no desenvolvimento das actividades do Conselho a que preside. Embora no seja especialista na matria, tenho muito gosto em dar o meu contributo para o debate sobre o tema deste seminrio; digamos que o fao do ponto de vista de um professor que, ao longo da sua vida, se tem interessado sobre questes relativas s polticas de educao. Agradeo tambm ao Professor Murillo a apresentao da sntese do estudo internacional que realizou e coordenou sobre avaliao do desempenho docente.

Avaliao das polticas de avaliao do desempenho


Cabendo-me fazer alguns comentrios, gostaria de sublinhar que no vo incidir directamente sobre o Estatuto da Carreira Docente, mas, como natural, sobre a interveno do Prof. Murillo. Gostaria de comear por referir algo que, provavelmente, s deveria ser dito no fim. Este estudo, de carcter essencialmente descritivo, sem dvida um estudo importante que, a partir de uma grelha de sistematizao da realidade, situa, em funo de vrios parmetros, as polticas seguidas nos vrios pases. Mas no um estudo nem foi esse o seu objectivo de avaliao das polticas de avaliao do desempenho docente. No entanto, se o Prof. Murillo julgar oportuno, seria talvez interessante podermos ouvi-lo sobre esta questo: at que ponto os vrios modelos e modos de avaliar identificados esto relacionados, de facto, com a prossecuo dos objectivos que pretendem atingir e em que condies contextuais? De facto, apesar de a descrio ser importante para a deciso poltica, importante conhecer as polticas seguidas noutros pases , parece fundamental proceder-se tambm, numa segunda fase, a uma avaliao da avaliao. Este talvez possa ser o tema de um prximo seminrio.
49

As dificuldades dos estudos comparativos


Uma outra observao preliminar que gostaria de fazer tem a ver com a insero no contexto nacional da apresentao que acabamos de ouvir.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

No se trata de referir o bvio: que a poltica neste domnio, como em qualquer outro, tem que estar articulada com o contexto social, histrico, econmico, etc., em que se desenvolve. Tambm no se trata de relembrar que a poltica, neste como em qualquer outro domnio, no apenas uma questo de saber e de querer, mas tambm, e sobretudo, uma questo do que possvel, no contexto da fora dos interesses dos vrios actores sociais, numa palavra, uma questo de poder. A insero no contexto nacional que desejo fazer tem a ver com o facto de alguns dados mencionados no estudo, a propsito da situao relativa a Portugal, no estarem correctos, do meu ponto de vista. No se trata de criticar, mas sim de chamar a ateno para as dificuldades que surgem frequentemente quando se procede a comparaes entre sistemas educativos. Por exemplo, dito no estudo que, em Portugal, para o acesso profisso docente, h um concurso com provas. Claro que no havia no momento em que o estudo foi feito (nem h hoje, ainda), embora seja uma informao que tambm j surgiu noutros documentos internacionais. As dificuldades em obter dados exactos podem ter a ver com o modo como se pergunta, com o modo como se lem as perguntas, com a ausncia de entendimento idntico dos conceitos, por parte de quem pergunta e de quem responde, etc. um trabalho bastante difcil e complexo, ao contrrio do que muitas vezes se pensa. preciso estar extremamente atento e no cairmos em leituras precipitadas, porque a realidade nem sempre aquilo que aparece publicado.

50

Decises em que h recurso avaliao do desempenho e natureza do processo de avaliao


Em meu entender, a exposio dividiu-se em duas grandes partes. A primeira identificou os momentos em que se recorre avaliao do desempenho docente para se tomarem as decises necessrias. A segunda debruou-se sobre a natureza do prprio processo de avaliao do desempenho. Sublinhe-se, desde j, que avaliao de desempenho, mesmo a do desempenho docente, no avaliao dos professores.

Avaliao para acesso ao emprego e avaliao para certificao da qualificao profissional


Quanto ao acesso profisso docente, o primeiro momento de possvel recurso avaliao, seria til que tivesse sido feita uma distino entre a seleco para o acesso ao emprego e a certificao necessria para se obter a qualificao profissional. So conceitos diversos, o de acesso profisso e o de acesso ao emprego. No estudo, quando se fala do acesso profisso refere-se, de facto, ao acesso ao emprego. Acontece que, por vezes, tambm se recorre avaliao de desempenho para atribuir a certificao profissional; o estudo no se debrua sobre este momento de possvel recurso avaliao do desempenho.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Ano probatrio e ano de induo


No captulo dos momentos de deciso no considerados pelo estudo, h a referir, ainda, a questo do ano probatrio, um dispositivo adoptado em vrios pases. Com efeito, uma das crticas feitas s provas de acesso profisso ou ao emprego docente (que podem ser apenas provas escritas, comportando tambm, por vezes, provas prticas ou experimentais) tem a ver com os seus bvios limites, consensualmente admitidos. Da a importncia do ano probatrio, um dispositivo complementar daquelas provas, que pode coincidir temporalmente, ou no, com o ano de induo. Repare-se que um e outro correspondem a objectivos bastante diferentes: o perodo probatrio destina-se a provar a competncia; o ano de induo, a desenvolver a competncia. Esta distino nem sempre feita de forma clara. O ano probatrio pode servir tanto para obteno da certificao profissional (h pases em que essa certificao s obtida, definitivamente, depois de aprovao no ano probatrio), como para o acesso a outra situao de emprego: por exemplo, para sair de uma situao de contrato provisrio para uma de contrato definitivo, depois de um perodo probatrio desenvolvido de forma adequada.

S desempenho docente o trabalho na sala de aula?


Relativamente aos modos de contrato, o estudo refere a existncia, em geral, de dois tipos: o contrato definitivo como funcionrio pblico e o que normalmente designaramos por contrato individual de trabalho. Tambm aqui no me parece muito correcta a informao apresentada no que respeita a Portugal. Quanto progresso na carreira, para alm de ser necessrio distinguir entre a progresso horizontal e a vertical, o que o estudo faz, conviria salientar outro aspecto. dito que na progresso horizontal o professor permanece sempre em funes docentes, enquanto que na progresso vertical passa a exercer outras funes no docentes. Nesse sentido, convm esclarecer o que se pode entender por funo docente e que est relacionado com a concepo que se tem de escola. Tradicionalmente, considera-se que a funo docente aquela que se realiza na sala de aula ou mesmo, simplesmente, a de dar aulas, correspondendo tudo o resto a trabalho no docente. Esta leitura est associada ao facto de no se considerar a escola como uma unidade onde se desenrola um processo de produo de aprendizagem. Ora, de facto, a escola um empreendimento, uma organizao, cujo objectivo produzir aprendizagem. De acordo com a primeira concepo, uma escola deve fundamentalmente disponibilizar meios, enquanto na segunda o que se pretende que a escola atinja objectivos, obtenha resultados de aprendizagem. Deste ponto de vista, o trabalho de direco, superviso, desenvolvimento e avaliao curricular, por exemplo, trabalho docente, uma vez que representa um trabalho de organizao do processo de produo de aprendizagem. O que
51

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

acontece frequentemente nas nossas concepes de direco de escola que as funes de direco so associadas apenas s de gesto financeira, tcnico-administrativa e logstica, quando, pelo contrrio, em meu entender, a direco de uma escola deveria centrar-se, essencialmente, na direco do processo de produo de aprendizagem.

Avaliao para melhorar a qualidade do desempenho e para decidir a progresso na carreira


Um aspecto importante respeita s formas de avaliao: interna ou externa. Quanto existncia da avaliao externa, o estudo diz que Portugal possui um sistema de avaliao externa de desempenho dos professores. possvel, mas no tenho a certeza Mas o importante aqui considerar qual o objectivo a que est subordinado o processo de avaliao do desempenho: o de recolher informao para melhorar a qualidade do desempenho ou para tomar decises sobre a carreira docente. So dois objectivos difceis de atingir em simultneo. Obviamente que a avaliao para tomar decises sobre a carreira do professor pode influenciar o seu desenvolvimento, uma vez que faz presso para que melhore as suas prticas. Mas a avaliao centrada no desenvolvimento muito dificilmente atingir os seus objectivos se tambm servir para decises de progresso na carreira. E isto porque, em cada um dos casos, se cria uma relao diferente entre quem avalia e aquele cujo desempenho avaliado.

52

Valorizao da formao e desvalorizao da aprendizagem


A avaliao do desempenho no pode deixar de estar centrada no desempenho, ou seja, na qualidade das prticas docentes. Por vezes, o que tido em conta, na deciso relativa progresso na carreira, no so tanto as competncias do professor, demonstradas atravs das suas prticas, mas antes, por exemplo, a formao que frequentou (os crditos de formao obtidos). Isto , valoriza-se muito a formao em vez de se valorizar a aprendizagem; valoriza-se a frequncia de aces de formao, mas no se considera o desenvolvimento profissional ou o resultado e a relevncia do que o docente efectivamente aprendeu. Ora, como acontece em qualquer sector econmico ou da administrao pblica, os profissionais aprendem bastante no contexto do seu trabalho, na medida em que, por exemplo, desenvolvem projectos e actividades para resolver os problemas quotidianos; necessrio valorizar as aprendizagens adquiridas na experincia e no apenas a frequncia de cursos. A perspectiva de aprendizagem ao longo da vida precisamente esta e no a de compra e venda de aces de formao ao longo da vida. Pode no ter muito sentido que a formao frequentada conte para a avaliao do desempenho; o que parece ter sentido contar para essa avaliao o prprio desempenho.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Desempenho de funcionrio, de tcnico e de profissional


Tenha-se presente, ainda, que o que considerado na avaliao das prticas docentes depende do conceito que se tem de professor: h uma distino clssica entre o professor visto como funcionrio, como tcnico ou como profissional. Em meu entender, o conceito de professor pode abranger um pouco de todas estas facetas; a questo est em saber qual o peso dado a cada uma. Quando predomina a perspectiva do professor como funcionrio (ou seja, aquele que age segundo regras que esto prescritas externamente), a avaliao verifica em que medida o desempenho est de acordo com aquelas regras: bom desempenho aquele que segue as regras, no interessando saber se o aluno aprendeu e que resultados obteve. Na perspectiva do professor como tcnico (de acordo com a qual o bom desempenho aquele que segue as boas prticas, em geral aquelas que esto difundidas no meio profissional como as mais adequadas), a avaliao verifica se o desempenho corresponde a essas prticas, tambm aqui no interessando muito se o aluno aprendeu ou no. Pelo contrrio, o professor como profissional aquele que, em cada circunstncia, produz desempenho que tem alta probabilidade de proporcionar a aprendizagem dos alunos e que capaz de mudar as suas prticas e os seus comportamentos em funo dos resultados obtidos. Tem de construir prticas que dependem das circunstncias e das aprendizagens conseguidas, mesmo que se inspire nas prticas de outros. Neste caso, a avaliao ter que verificar sobretudo se os alunos aprenderam; os resultados das aprendizagens dos alunos tomam o primeiro plano.

53

Avaliao individual e avaliao colectiva


Mas esta perspectiva levanta outra questo: a de saber at que ponto a avaliao do desempenho individual pode ser separada da avaliao do desempenho colectivo. De facto, a aprendizagem dos alunos no depende apenas do desempenho individual. Mais uma questo que poder estimular o debate que se segue. Quem est em posio de ser avaliador? Mas no quero terminar sem aludir a uma questo que no normalmente levantada a respeito da avaliao, nem este estudo a trata: a questo relativa a quem avalia. No o problema da competncia, se o avaliador competente ou no (e sabemos como difcil encontrar um avaliador competente). a questo de saber quem, na organizao, est em posio de ter condies que permitam realizar a avaliao para efeitos de progresso na carreira. mais fcil a avaliao para apoiar o desenvolvimento profissional dos professores e organizacional da escola. Mas no qualquer um que est numa posio organizacional para realizar a avaliao destinada tomada de decises sobre a carreira do professor. Posicionamentos do gnero este ano, tu me avalias para

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

eu progredir, e para o ano eu te avalio para tu progredires no do, obviamente, qualquer credibilidade ao processo. Ora o que acontece quando esta avaliao funo rotativa de todos os professores de uma escola.

As questes acabadas de levantar so apenas algumas daquelas que a interveno do Prof. Murillo me suscitou. A minha nica inteno foi a de estimular a emergncia de novas pistas de reflexo para este debate.

54

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Prticas de Avaliao de Professores

A Perspectiva Irlandesa
Anne OGara Marino Institute of Education, Irlanda

A promoo da qualidade uma preocupao importante para todos os que esto envolvidos no sistema educativo. Na Repblica da Irlanda, bem como em muitos pases europeus e da OCDE, tem-se verificado um reconhecimento crescente da importncia que uma avaliao integrada da qualidade desempenha na melhoria da prtica educativa para os alunos e na melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta metodologia diz-nos que a qualidade se atinge atravs de uma combinao de medidas que se complementam. Algumas delas acontecem na prpria escola e permitem que a comunidade escolar avalie e melhore as aprendizagens dos alunos. Outras medidas contribuem para este processo, tais como o desenvolvimento curricular e apoio formao dos professores, bem como a utilizao de modalidades de avaliao. A avaliao externa d um contributo adicional importante, enquanto outras avaliaes mais amplas, algumas vezes levadas a cabo em cooperao com outros pases, podem fornecer informao til e auxiliam o desenvolvimento de polticas. Este texto aborda o contributo da avaliao externa e procura dar uma viso global do papel da inspeco na Irlanda, cujo trabalho se orienta para a avaliao, apoio e aconselhamento de escolas e professores sobre matrias relacionadas com a prestao do servio educativo s crianas. Os objectivos da avaliao, expressos no Cdigo Profissional da Prtica da Avaliao e do Reporte Inspeco (2002)15, so:
55

Identificar, reconhecer e consolidar boas prticas nas escolas; Promover o desenvolvimento contnuo da qualidade da educao oferecida pelas escolas; Promover a auto-avaliao e o desenvolvimento contnuo das escolas e a formao do pessoal; Avaliar a qualidade do sistema educativo no seu conjunto, com base em objectivos e dados fidedignos e de elevada qualidade.

15

The Professional Code of Practice on Evaluation and Reporting for the Inspectorate, no original (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Um sistema de avaliao justo e consistente, tanto na forma como a inspeco desenvolvida como no estilo de relato que da resulta, essencial para a realizao destes objectivos. A funo de avaliao e de reporte Inspeco est definida na Seco 13 da Lei de Bases da Educao, de 1998. Inspeco atribuda a avaliao de escolas e de professores, num esprito de colaborao profissional e de acordo com os padres profissionais mais elevados. O Cdigo Profissional da Prtica da Avaliao e do Reporte Inspeco estabelece princpios gerais e linhas de orientao que os membros da Inspeco adaptam no processo de avaliao e reporte. Os princpios gerais do Cdigo referem que os inspectores devem ser consistentes, justos e corteses e trabalhar com os membros da comunidade num clima de respeito mtuo. Os inspectores tambm esto empenhados em fundamentar os seus juzos em evidncias reais e em aplicar os critrios de avaliao de um modo objectivo e fidedigno. importante sublinhar que ao passo que a maioria das visitas s escolas e as inspeces so desenvolvidas com sucesso, a Inspeco reconhece que alguns professores ou escolas podem estar insatisfeitos com aspectos do trabalho dos inspectores ou com os seus relatrios. A Seco 13 (9) da Lei de Bases da Educao, de 1998, estabelece que um professor ou um rgo da escola pode pedir ao dirigente da Inspeco que faa a reviso de qualquer inspeco, desenvolvida por um inspector, que afecte o professor ou a escola, e o dirigente da Inspeco reavaliar a inspeco nos termos que determinar.
56

Os modelos da avaliao de professores, na Irlanda, incluem procedimentos das inspeces individuais e avaliao, avaliao global da escola, avaliaes temticas ou de programa e avaliaes focalizadas de aspectos particulares do sistema educativo. Aps a nomeao, o professor tem de realizar o ano probatrio. O processo probatrio existe para assegurar que os professores recm-qualificados tm um perodo no qual podem desenvolver as suas competncias de ensino e podem demonstrar ao inspector do Departamento de Educao e Cincia que o seu ensino competente. Este processo envolve visitas sala de aulas, durante as quais o inspector observa o desempenho do professor, examina a fase de preparao e os registos de avaliao, avalia amostras do trabalho dos alunos e interage com estes. No final da visita, o inspector discute aspectos do trabalho e d conselhos e recomendaes para melhoria. O relato do inspector fornece pormenores organizados de acordo com os seguintes tpicos:

Planeamento, preparao e registo dos progressos; Gesto da sala de aula e organizao; Ensino e aprendizagem, no seu todo; Implementao do currculo.

A avaliao global da escola 16 um processo de avaliao externa do trabalho da escola, levado a cabo pela Inspeco do Departamento de Educao e Cincia (DES). O processo tem a funo de monitorizar e avaliar a qualidade,

16

Whole-school evaluation, no original (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

economia, eficincia e eficcia do sistema de educao estatal em escolas e centros de educao reconhecidos (Lei de Bases da Educao de 1998, Seco 7 (2) (b). A avaliao global da escola um processo colaborativo, envolvendo o pessoal docente, a gesto da escola, os pais e os alunos. Em vrias fases durante o processo de avaliao global da escola, os membros da comunidade escolar tm oportunidade de interagir com a equipa de avaliao para discutir o seu trabalho, o seu papel e a sua viso para a escola. Tais interaces do equipa de avaliao uma ideia da estrutura e das dinmicas de escola. Durante a avaliao global, a gesto e o planeamento, o ensino e a aprendizagem e os apoios aos alunos so avaliados. Isto permite que a equipa de avaliao identifique e confirme os pontos fortes da escola e que faa recomendaes sobre as reas para desenvolvimento e melhoria. Aps a fase de avaliao global na escola, a equipa de avaliao discute as concluses e recomendaes com a gesto da escola e os membros do pessoal docente. Durante estes encontros, o trabalho da escola discutido e as concluses da avaliao so delineadas. Os pontos fortes e reas para melhoria so apresentados. O relatrio da avaliao global fornece uma viso externa sobre o trabalho das escolas e tem como objectivo que as suas concluses e recomendaes facilitem auto-avaliao adicional das escolas e o planeamento da melhoria. O relatrio enviado ao presidente da assembleia de escola 17 e ao director de escola. Recomenda-se assembleia de escola que discuta as concluses e recomendaes, como parte da sua agenda para a melhoria da escola. Pede-se assembleia que disponibilize o relatrio a todo o pessoal, mesmo queles que possam ter estado ausentes da escola entre o perodo da avaliao e a publicao do relatrio. Fica considerao do presidente da assembleia facultar uma cpia do relatrio aos outros membros do pessoal. Por exemplo, em escolas especiais tal pode incluir equipas multidisciplinares que a trabalham. Os relatrios de avaliao global da escola so disponibilizados no stio na Internet do Departamento de Educao e Cincia 18. As avaliaes temticas ou de programa e as avaliaes focalizadas em aspectos particulares do sistema educativo so elementos centrais do conjunto de estratgias de avaliao das escolas e do sistema, geridas pela Inspeco. Estas avaliaes temticas detalhadas so conduzidas com a inteno de fornecer informaes para futuros desenvolvimentos polticos. Os modelos de avaliao so desenvolvidos pela Unidade de Apoio Avaliao e Investigao da Inspeco e, geralmente, incluem quatro vertentes:
57

Avaliao do ensino e da aprendizagem pelos inspectores; Preenchimento de uma ficha informativa de escola pelo director; Entrevistas estruturadas com pessoas-chave da comunidade escolar;

17 18

Chairperson of the board of management tem alguma equivalncia funcional ao presidente da assembleia de escola (N.T.). http://www.education.gov.ie

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Avaliao, pelos inspectores, de toda a documentao de planeamento, planos curriculares dos professores e, se for caso disso, dos resultados dos alunos.

So exemplos destas avaliaes A Literacia e Numeracia nas Escolas em Situao de Desvantagem: Desafios para Professores e Alunos (2005); Uma Avaliao da Implementao do Currculo nas Escolas Primrias Ingls, Matemtica e Artes Visuais (2005); Relatrio e Recomendaes para uma Estratgia de Educao de Populaes Itinerantes; Relaes Humanas e Educao Sexual no Contexto da Educao Social, Pessoal e para a Sade Uma Avaliao dos Desafios da Implementao Total do Programa no Ensino Ps-primrio (2007) 19. As avaliaes de sistema e os estudos internacionais, tais como o TIMSS e o PISA, podem, igualmente fornecer dados importantes e auxiliar no desenvolvimento das polticas. A Inspeco facilita a participao da Irlanda em diversas avaliaes do sistema e estudos internacionais. As escolas contribuem significativamente para a melhoria da qualidade atravs da avaliao. A Inspeco promove o desenvolvimento da auto-avaliao da escola e o desenvolvimento de processos de planeamento. Reconhece que a base mais apropriada para o desenvolvimento de estratgias para aumentar a contribuio individual e de equipa no contexto dos planos de aco da escola e de processos holsticos de auto-avaliao levados a cabo pela escola, em linha com as melhores prticas.
58

Para facilitar a auto-avaliao da escola como uma componente central do processo, a Inspeco publicou Olhando para a Nossa Escola: Apoio Auto-avaliao nas Escolas Primrias (2003) 20. Esta publicao fornece s escolas uma matriz para apoiar uma avaliao interna das polticas e procedimentos de escola e para a promoo da eficcia da escola e melhoria nas reas da gesto, planeamento, aprendizagem e ensino e apoio aos alunos. Esta matriz tambm utilizada na conduo das avaliaes globais de escola e como suporte para outras avaliaes externas do trabalho das escolas e instituies de educao. Um desafio que actualmente lanado pelos parceiros educativos, no contexto de um acordo social mais vasto, o de desenvolver sistemas que venham a apoiar e facilitar a implementao sistmica dos processos de auto-avaliao nas escolas. Um desafio adicional para os decisores polticos irlandeses a necessidade de se concentrar nas dificuldades relativas ao desempenho de professores. A Seco 24 (3) da Lei de Bases da Educao, de 1998, estabelece que o rgo de direco da escola pode suspender ou demitir um professor em funo dos seus procedimentos. Existe uma ideia partilhada pelos parceiros educativos de que os procedimentos actuais carecem de avaliao e reviso. Representantes do Ministro, o patrono da escola, gestores escolares reconhecidos e sindicatos

19

No original: Literacy and Numeracy in Disadvantaged Schools: Challenges for Teachers and Learners, An Evaluation of Curriculum Implementation in Primary schools English, Mathematics and Visual Arts, Report and Recommendations for a Traveller Education Strategy, Relationships and Sexuality Education in the Context of Social, Personal and Health Education An Assessment of the Challenges to Full Implementation of the Programme in Post-Primary Schools (N.T.). No original: Looking at Our School: An Aid to Self-Evaluation in Primary Schools (N.T.).

20

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

de professores estaro envolvidos neste processo. Espera-se um acordo sobre os procedimentos revistos a tempo da sua implementao durante o ano escolar 2007-08. O consenso dos comentadores nacionais e dos empregadores multinacionais o de reconhecerem que a qualidade do sistema educativo tem sido um factor importante para o impressionante progresso econmico da Irlanda na ltima dcada. amplamente reconhecido que a qualidade da aprendizagem da criana se apoia na qualidade dos professores da escola. sabido que na Irlanda beneficiamos do facto de o ensino ser socialmente reconhecido e do facto de a profisso continuar a atrair para as suas fileiras pessoas talentosas e de elevada craveira.

59

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

A Perspectiva Espanhola
Carmen Snchez lvarez Chefe do Servio de Inspeco Educativa do Principado das Astrias, Espanha

1. Introduo
Espanha um estado com dezassete autonomias que possuem competncias prprias em matria educativa. O Estado produz leis orgnicas e decretos reais e cada comunidade autnoma procede sua regulamentao por meio de decretos, ordens, resolues e tambm leis. Alguns contedos das leis orgnicas so obrigatrios para todo o Estado. Estamos, presentemente, em plena fase de regulamentao da Lei Orgnica 2/2006, de 3 de Maio, da Educao (LOE) 21, mediante a publicao de todo o tipo de normas necessrias ao seu cumprimento. Cabe ao Estado a inspeco educativa de alto nvel, por forma a garantir o cumprimento das suas atribuies em matria de ensino (Art. 149. da LOE). Cabe s administraes pblicas competentes ordenar, regular e assegurar a inspeco educativa no respectivo mbito territorial (Art. 148., n. 2 da LOE). A inspeco educativa exercida, ao nvel das administraes educativas, por funcionrios pblicos pertencentes ao corpo de inspectores da educao (Art. 152. da LOE).
60

2. Quadro Normativo da Avaliao dos Professores


A avaliao dos professores em Espanha tem por referncia as duas seguintes coordenadas normativas: a LOE e os desenvolvimentos legislativos autonmicos. As finalidades e as modalidades da avaliao esto definidas na LOE, cujo Ttulo VI se refere avaliao do sistema educativo. De acordo com o Art. 140. da LOE, as finalidades da avaliao so:

Contribuir para a melhoria da qualidade e para a equidade; Orientar as polticas educativas; Aumentar a transparncia e a eficcia do sistema educativo; Prestar informao sobre o grau de cumprimento dos objectivos de melhoria; Prestar informao sobre o grau de realizao dos objectivos espanhis e europeus, relativamente s exigncias sociais e s metas estabelecidas pela Unio Europeia.

Segundo o Art. 141. da LOE, a avaliao alargada a todos os mbitos educativos regulados por esta lei e deve aplicar-se a todos os processos de aprendiza-

21

A Lei Orgnica da Educao representa, em Espanha, aproximadamente o equivalente Lei de Bases do Sistema Educativo (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

gem e aos resultados dos alunos, actividade do pessoal docente, aos processos educativos, funo directiva, ao funcionamento das escolas, inspeco e s prprias administraes educativas: avaliao geral do sistema educativo; avaliaes gerais de diagnstico; avaliao das escolas; avaliao da funo directiva.

3. Quadro Terico da Avaliao dos Professores


Pode dizer-se, no momento actual, que a avaliao de professores se enquadra numa abordagem sistmica da avaliao, com a qual se pretende obter uma melhoria da qualidade escolar, em consonncia com os Objectivos 2010 da Unio Europeia, valorizando a qualidade educativa, traduzida atravs dos resultados escolares, das avaliaes de diagnstico e dos resultados obtidos no estudo PISA, e considerando, alm disso, desde os parmetros utilizados na auto-avaliao da prpria escola e na avaliao externa, at qualidade padronizada, expressa em certificaes de qualidade. Considera-se que a avaliao dos professores se integra na avaliao das escolas, excepto nos casos em que os professores solicitem uma avaliao individual. Na avaliao das escolas, os professores no so avaliados individualmente, mas sim em equipa; alm disso, no tanto pela sua prtica individual, mas essencialmente pelo contributo do seu trabalho, e do trabalho da equipa de que fazem parte, para a consecuo dos objectivos educacionais da escola ou fixados legalmente, em comparao com os resultados obtidos. O Art. 106. da LOE relaciona a avaliao da funo pblica docente com o reconhecimento, o apoio e a valorizao dos professores, a melhoria das suas condies de trabalho e o estmulo ao exerccio das suas funes docentes. Refere textualmente a Lei que: A fim de melhorar a qualidade do ensino e o trabalho dos professores, as administraes educativas elaboraro planos para a avaliao da funo docente com a participao dos professores. Estes planos devem ser pblicos, incluir os objectivos e os critrios precisos de avaliao, e prever a forma de participao dos professores, da comunidade educativa e da prpria administrao. Depois desta introduo relativa ao contexto legislativo, vou centrar a minha interveno na avaliao dos professores e na avaliao da funo directiva, fazendo uma breve referncia superviso dos processos educativos nas escolas. A informao reporta-se s Astrias, a comunidade autnoma em que trabalho, podendo servir de exemplo sobre o modo como a avaliao dos professores est a desenvolver-se noutras comunidades autnomas, sem prejuzo das especificidades que possa haver, em termos normativos ou regulamentares.

61

4. A Avaliao dos Professores nas Astrias


O Decreto 88/2003, de 31 de Julho, regulamentou a estrutura orgnica bsica do Conselho de Educao e Cincia das Astrias, e nele que se encontram

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

definidas as funes da Inspeco Educativa. Uma destas funes a de participar na avaliao do sistema educativo, especialmente no que respeita s escolas e s suas funes directiva e docente, mediante a anlise da organizao, do funcionamento e dos resultados das mesmas. O Servio de Inspeco Educativa do Principado das Astrias integra 55 pessoas, das quais 42 so inspectores e inspectoras, incluindo a chefe do servio. As Astrias tm, aproximadamente, 130.000 alunos, 339 escolas pblicas (das quais 261 referem-se educao infantil e ao ensino bsico e 78 ao ensino secundrio) e 96 estabelecimentos de ensino privado ou cooperativo. 65% dos alunos frequentam escolas pblicas. O rcio alunos/professor de 8. Os resultados dos alunos nas Astrias, traduzidos nas percentagens de alunos que concluem um ciclo de estudos, atingem nveis bastante elevados. No ensino secundrio obrigatrio 22 aquela percentagem de 88,4%, enquanto a percentagem dos que obtm o bacharelato 23 com 18 anos de 57,3%. A taxa de abandono precoce de pessoas com 18 a 24 anos de 18,3%. Segundo as publicaes do Ministrio da Educao e Cincia dedicadas a indicadores estatais da educao, estes resultados representam nveis elevados.

4.1. Avaliao dos professores para a obteno de uma licena para formao
62

Resoluo de 14 de Fevereiro de 2007 (Boletim Oficial do Principado das Astrias, de 2 de Maro) do Conselho de Educao e Cincia, atravs da qual so colocadas a concurso, para o ano lectivo de 2007/2008, licenas de estudos destinadas ao pessoal docente.
Quem avalia os professores?

Compete ao Servio de Inspeco Educativa do Principado das Astrias realizar o processo de avaliao dos professores e emitir os correspondentes relatrios. Como j referi, o decreto relativo estrutura orgnica do Conselho de Educao e Cincia das Astrias define as funes da inspeco educativa, contando-se entre estas a de participar na avaliao do sistema educativo, especialmente no que respeita s escolas, funo directiva e funo docente, mediante a anlise da organizao e do funcionamento das escolas e dos seus resultados.
Quem avaliado?

A avaliao dos professores para a obteno de uma licena de estudos realiza-se a pedido dos interessados, na sequncia de um concurso anual aberto pelo Conselho de Educao e Cincia, e o seu objectivo conseguir que a administrao liberte o professor requerente das suas tarefas na escola durante um perodo quadrimestral ou anual, de modo a permitir-lhe preparar um doutoramento,

22 23

Correspondente, em Portugal, ao 3. ciclo do ensino bsico (N.T.). Bacharelato designa, em Espanha, o diploma de concluso do ensino secundrio (correspondente ao 12. ano em Portugal) (N.T.).

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

realizar um trabalho de investigao, obter formao em lnguas estrangeiras, etc. Dado que esta avaliao vai interferir na seleco de professores para a obteno de um benefcio pessoal e, alm disso, cria direitos, dever consubstanciar-se num relatrio de avaliao, de carcter quantitativo e qualitativo, sobre a actividade do professor requerente.
Como se faz a avaliao?

Antes da avaliao efectuada pela Inspeco Educativa, h uma valorao dos mritos dos candidatos, realizada administrativamente, que conduz a uma primeira seleco de todos os requerentes. A Inspeco Educativa avalia um nmero de professores igual ao dobro do nmero de licenas disponveis em cada ano. O aviso do concurso anual, publicado no Boletim Oficial da Comunidade Autnoma, faz referncia expressa s dimenses e aos indicadores de avaliao a utilizar. Estas dimenses e estes indicadores so bem conhecidos dos professores, j que so usados h cerca de dez anos, com pequenas variaes. Os indicadores de avaliao utilizados dizem respeito, tanto dimenso do trabalho dos professores em benefcio da escola, como dimenso da actividade docente no quadro das aulas. Os indicadores que respeitam primeira daquelas dimenses visam evidenciar a participao dos professores nos rgos colectivos e de coordenao pedaggica da escola, a sua colaborao em actividades extra-escolares e a ateno prestada a pais e alunos, neste caso no mbito de funes de tutoria. No que se refere dimenso da actividade docente nas aulas, os indicadores consideram, no s o respectivo trabalho preparatrio, no quadro das orientaes emanadas pelos departamentos curriculares, como o uso de uma metodologia adequada para promover a aprendizagem dos alunos, os processos de avaliao das aprendizagens e a informao sobre os alunos, as medidas ordinrias e extraordinrias adoptadas para atender diversidade de alunos e a organizao do trabalho na sala de aula. Este processo de avaliao articula a auto-avaliao realizada pelo professor requerente, a heteroavaliao efectuada pelos rgos hierrquicos da escola e a avaliao externa realizada pela Inspeco Educativa. Os professores interessados na sua avaliao devem apresentar um relatrio de auto-avaliao, referenciado aos indicadores publicados. Esta auto-avaliao constitui o primeiro passo do processo. Do plano anual de actividades da Inspeco Educativa consta, desde h vrios anos, a avaliao dos professores que solicitem licenas e o procedimento a adoptar. A hetero-avaliao feita com o contributo de membros da equipa directiva e do departamento curricular ou da equipa do ciclo em que o requerente se integra. Este processo de avaliao est a decorrer neste momento. O procedimento seguido pode resumir-se da seguinte forma:
63

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Visita do inspector escola para apresentao dos termos da sua interveno a todos os participantes e fixao do calendrio. Entrevistas ao interessado, ao coordenador do departamento curricular, ao chefe de estudos 24 e ao director da escola. Os guies de trabalho, ou seja, os questionrios relacionados com os indicadores da avaliao, so adaptados generalidade dos participantes, pelo que so realizadas entrevistas a diversos participantes nesta fase de avaliao. Antes da visita escola, procede-se a uma anlise da programao e dos materiais didcticos. A Inspeco assiste, pelo menos, a duas aulas do professor ou professora, para observar o seu trabalho em sala de aula. No final do processo de avaliao externa, so reunidos os contributos do interessado, dos membros entrevistados da comunidade educativa e do prprio inspector ou inspectora. Compete a este elaborar um relatrio, que apresentado ao interessado, dando incio contagem do prazo para alegaes e reclamaes. Uma vez concludo este prazo, o relatrio enviado Direco-Geral de Recursos Humanos, onde uma comisso de avaliao finaliza o processo, atribuindo as licenas para estudos aos professores melhor classificados.

Quando feita a avaliao?


64

A avaliao feita de acordo com o concurso anual, coincidindo com os ltimos meses do ano lectivo.
Efeitos e dificuldades da avaliao dos professores que solicitam licenas de estudos

Esta avaliao gera o direito a uma licena de estudos de carcter anual ou quadrimestral, tendo em vista a realizao de estudos relacionados com o exerccio da funo docente, a concluso de carreiras universitrias ou de trabalhos de investigao, etc. Dado tratar-se de uma avaliao solicitada pelos prprios professores, bem aceite por eles. A realizao desta avaliao no suscita particulares dificuldades Inspeco Educativa. Quando esta carece de inspectores formados na rea de especialidade do professor requerente, recorre aos servios de um assessor, no que respeita s questes mais especficas relacionadas com o conhecimento das matrias.

4.2. Avaliao da funo directiva


Resoluo de 7 de Maro de 2007 (Boletim Oficial do Principado das Astrias, de 22 de Maro), do Conselho de Educao e Cincia, atravs da qual se estabelecem os termos de renovao e se determinam os critrios de avaliao do exerc-

24

Chefe de estudos corresponde, aproximadamente, figura do director pedaggico tal como existe em Portugal, nos colgios particulares e nas escolas profissionais.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

cio do cargo de director de escola pblica, no mbito da Comunidade Autnoma do Principado das Astrias. A avaliao dos directores e das directoras constitui um caso particular no mbito da avaliao dos professores. A regulamentao que decorre de uma nova Lei Orgnica faz com que estejamos, neste momento, a alterar algumas das prticas normais de avaliao da funo directiva, tal como decorriam em anos anteriores. J existiu uma avaliao de professores visando a sua acreditao para o exerccio de um cargo directivo ou a consolidao de um complemento retributivo depois de findo o mandato. Neste momento, avaliam-se os directores e as directoras das escolas no final do seu mandato para eventual prorrogao do mesmo. O concurso anual, sendo o respectivo aviso publicado no Boletim Oficial da comunidade autnoma, e faz referncia expressa aos indicadores de avaliao a utilizar. As dimenses e os indicadores de avaliao esto de acordo, naturalmente, com as competncias e o perfil profissional que os directores devem desenvolver no exerccio do seu cargo. Utilizam-se cerca de cem indicadores de avaliao, distribudos por vinte e quatro competncias profissionais, que se agrupam em cinco dimenses, as quais contemplam desde a aptido geral para um cargo de direco at s capacidades de liderana e de relacionamento, bem como o domnio das tcnicas de gesto.
Quem avalia a funo directiva?

65

A avaliao realizada pela Inspeco Educativa, que apresenta os seus relatrios Direco-Geral de Recursos Humanos do Conselho de Educao e Cincia.
Quem avaliado?

Os directores e directoras em exerccio so avaliados no final do seu mandato, para eventual prorrogao do mesmo ou para consolidao do complemento retributivo de direco.
Como feita a avaliao?

O procedimento publicado com o aviso do concurso determina que o director ou a directora deve apresentar um relatrio de auto-avaliao sobre o desenvolvimento da sua actividade no perodo sob avaliao. Este procedimento tambm contempla as modalidades de auto-avaliao realizada pelo requerente , de hetero-avaliao realizada pelos membros do Conselho Escolar da escola , e de avaliao externa realizada pela Inspeco Educativa. O inspector ou a inspectora responsvel pela avaliao visita a escola, onde realiza uma entrevista com o interessado, bem como entrevistas com representantes do Conselho Escolar, incluindo, pelo menos, dois representantes dos pais, dos professores e, sendo caso disso, dos alunos.

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

O inspector ou a inspectora deve consultar tambm as actas do Conselho Escolar, os projectos e relatrios do trabalho realizado nos anos em que foi exercida a funo directiva, bem como as informaes e relatrios que a Inspeco Educativa produziu ao longo do perodo em avaliao. Do mesmo modo, deve consultar as informaes ou relatrios de outros servios do Conselho, como os servios de pessoal, de gesto financeira e de inovao e formao, aos quais compete produzir as informaes necessrias sobre a adequao do trabalho dos directores. No final do processo, o inspector ou a inspectora produz um relatrio que conclui com a avaliao positiva ou negativa do director ou directora avaliado. Este relatrio enviado Direco-Geral de Recursos Humanos, que, conforme previsto, d seguimento aos procedimentos relativos prorrogao da nomeao do director ou da directora por um novo perodo ou efectivao da consolidao de um complemento retributivo especfico.
Quando se realiza esta avaliao?

A avaliao feita em conformidade com o concurso anual, cujo aviso publicado no Boletim Oficial nos dois meses que precedem o final do ano lectivo. Neste momento, o Servio de Inspeco das Astrias tem esse processo entre mos.
Efeitos e dificuldades da avaliao da funo directiva
66

Esta avaliao bem aceite pelos directores e directoras, na medida em que gera a possibilidade de prorrogao do mandato ou a obteno de um benefcio econmico, atravs da consolidao de um complemento retributivo especfico. Trata-se de uma avaliao sumativa, ainda que se esteja a evoluir para o modelo de avaliao formativa ao longo do perodo de mandato dos directores. O objectivo permitir que, no decurso dos trs anos do mandato, os indicadores de avaliao relativos s competncias profissionais possam servir como referenciais para a melhoria do desempenho do director ou da directora no exerccio do seu cargo. Os inspectores fariam o acompanhamento do desenvolvimento funcional dos directores, avaliando este processo ao longo de todo o mandato.

4.3. Superviso dos processos educativos nas escolas das Astrias


No quero deixar de mencionar a actividade, bem consolidada na Inspeco Educativa das Astrias, de superviso dos processos educativos dos estabelecimentos de ensino primrio e secundrio. A Inspeco obteve, recentemente, a certificao de qualidade ISO 9001:2000 em matria de superviso de processos educativos. A superviso dos processos educativos das escolas entronca no princpio de que a avaliao deve contribuir para a melhoria da qualidade e para a equidade, devendo proporcionar informao sobre o grau de cumprimento dos objectivos de melhoria. Como anteriormente referi, a superviso dos processos educativos nos estabelecimentos de ensino primrio e secundrio, quer no respeitante ao planeamento

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

e gesto, quer ao desenvolvimento do trabalho docente, j quase uma tradio na Inspeco Educativa das Astrias. No ano lectivo de 2006-2007, a superviso incidiu no s sobre os processos educativos referentes leccionao de matrias disciplinares, como a lngua e as matemticas no ensino primrio e diversas matrias no secundrio, mas tambm sobre as actividades referentes aco de apoio tutorial. Esta superviso realizada mediante o acompanhamento, por parte da Inspeco, do processo de melhoria da gesto educativa nas escolas.

5. Em concluso
Quero concluir com a referncia inicial abordagem sistmica que assumida entre ns, no que respeita avaliao para a melhoria da qualidade e da equidade na educao, ou seja, para a qualidade escolar. Este enfoque equaciona a qualidade, quer do ponto de vista da melhoria dos resultados escolares, promovendo simultaneamente a integrao social e a igualdade de oportunidades, quer a partir das informaes que as avaliaes de diagnstico e os resultados do PISA nos proporcionam sobre aquele desempenho. Mas tambm pretende impulsionar os projectos de auto-avaliao que a prpria escola dinamiza, associando, de forma equilibrada, essa auto-avaliao com a avaliao externa e completando a abordagem sistmica com a publicao de indicadores de avaliao que contribuem para a melhoria do ensino, tanto do ponto de vista externo como interno da escola, em consonncia com os Objectivos 2010 da Unio Europeia. Muito obrigada pela vossa ateno.

67

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

A Perspectiva Austraca
Gnter Schmid Escola Sir Karl Popper, ustria

Nos anos 90, a avaliao de professores na ustria transferiu-se, gradualmente, do nvel administrativo para o contexto pedaggico. Enquanto o inspector do sculo XXI visto como algum que ajuda a promover condies favorveis melhoria das escolas, ao invs de supervisionar coisas com as quais no est em contacto, a avaliao de rotina do desempenho dos professores tornou-se uma funo do director de escola. Globalmente, tal parece ser um desenvolvimento lgico, pois redefine ambos os papis de modo sensato: para uma melhoria global da escola, a autoridade do inspector pode ser utilizada mais beneficamente, no mbito da sua recm-adquirida competncia de facilitador, do que o foi enquanto se fez uma interpretao literal do ttulo que designa o seu ofcio. Por seu turno, o papel do director de escola tem sofrido mudanas, desde o conceito de administrador at ao de gestor da qualidade, o qual, desempenhado com uma certa dose de persistncia, pode resultar num desenvolvimento mais dinmico das escolas. Uma ferramenta til para auxiliar o director da escola nesta tarefa exigente o designado Relatrio do Director sobre o desempenho do professor (Bericht der Schulleitung ber die Leistungen eines Lehrers/einer Lehrerin). Consiste numa ficha de avaliao a preencher e devolver ao rgo de direco da escola em momentos fulcrais na carreira do professor, como, por exemplo, o final do seu ano probatrio. Adicionalmente, os professores podem requerer uma actualizao da sua avaliao, caso no estejam satisfeitos com a sua classificao. Neste sistema o professor pode ser descrito como tendo um desempenho excepcional, de acordo com as expectativas e aqum dos requisitos mnimos. Este sistema foi desenvolvido h 10 anos por um comit que reunia inspectores, directores de escola e professores. O formulrio do relatrio distingue quatro reas de trabalho docente: A qualidade do ensino, num sentido abrangente. Aqui, os tradicionais subitens seriam o planeamento das aulas, estilos de ensino, a individualizao do ensino, a gesto da sala de aula, competncias para motivar, a avaliao da aprendizagem, ... 2) O desempenho do professor no seu papel como educador e facilitador. Aqui, os subitens seriam o ambiente de trabalho criado pelo professor, a atmosfera de trabalho, o apoio individualizado, a distribuio dos papis em sala de aula, aceitao/encorajamento de processos democrticos, assuno que cada aluno nico e que tem direito ao seu prprio estilo de aprendizagem... 3) O desempenho do professor como um elemento da equipa constituda por uma parceria triangular de alunos, professores e pais, que d a cada escola uma identidade prpria. Questes que habitualmente aqui se colocam seriam sobre a disponibilidade do professor para colaborar com colegas
1)

68

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

(por exemplo, projectos interdisciplinares), para participar no ensino em equipa, e sobre a sua eficcia no aconselhamento aos pais... 4) O contributo pessoal do professor para o desenvolvimento global da qualidade pedaggica da escola, atravs da sua formao pessoal, cooperao com a administrao da escola e pela sua disponibilidade em assumir algumas tarefas administrativas (por exemplo, trabalho de bibliotecrio). Uma vez que eu prprio fui um elemento do comit que desenhou a primeira verso desta ferramenta para a avaliao de professores, sou parcialmente responsvel pelos critrios definidos. Actualmente, aps 10 anos de permanente desenvolvimento das escolas, modificaria alguns aspectos e complementaria outros, mas no conjunto parece ser um sistema exequvel. Uma vez que o director de escola est profundamente enraizado na vida diria da escola, est numa posio que lhe permite avaliar e classificar a qualidade global do professor, em vez de recorrer amostra de uma simples aula. Mesmo este instrumento tradicional das inspeces, a visita sala de aulas, presta-se a mltiplas utilizaes dando azo a percepes diversas. Assim, a visita sem aviso prvio pode resultar tanto numa revelao, como numa experincia decepcionante, dependendo de uma infinita variedade de circunstncias. Constitui um entre muitos instrumentos possveis, mas em muitos casos faz mais sentido marcar uma visita sala de aula e pedir ao professor que explique antecipadamente o seu plano de aula. Para um director de escola experiente no constituem problemas distinguir entre um comportamento genuno por parte do professor e uma farsa, identificar o papel que ele ou ela assume no processo de aprendizagem e definir a sua postura perante os alunos. A sesso de avaliao aps a aula, que no fundo o momento-chave de qualquer inspeco, fornecer uma ideia detalhada sobre o que o professor deve exigir de si, a sua capacidade de se auto-avaliar e os seus princpios pedaggicos, em geral. Estes ltimos aspectos parecem-me, de longe, os mais importantes na avaliao dos professores. Para que se no torne conhecimento terico numa rea especializada, ou to-pouco brilhantismo metodolgico, aquilo que interessa em primeiro lugar o seguinte: o que torna um professor verdadeiramente eficiente, mais do que qualquer outro aspecto, uma atitude pedaggica muito especfica e a compreenso do seu prprio papel, nomeadamente a abertura ilimitada para quaisquer ideias novas e criativas, por um lado, e um estilo de aprendizagem democrtico, por outro. Porm, estas qualidades so impossveis de avaliar no quadro de uma inspeco tradicional. Tal exige um perodo mais longo de observao e, ainda mais importante, consultas regulares, formais e no formais, para descobrir a atitude do professor face aprendizagem, como processo individualizado, e face ao seu prprio papel no processo e tambm para identificar e apreciar possveis mudanas e desenvolvimentos na sua atitude. Por isso, acredito que a avaliao de professores um processo permanente que apenas pode ser exercido a partir do interior do sistema e que tem de prosseguir ao longo da carreira do professor. Um dos mais deplorveis defeitos do sistema educativo austraco o facto de a avaliao oficial cessar a partir do momento em que no estejam previstas mais progresses na carreira do professor. No menos deplorvel, todavia, o facto de a todos os directores de escola ter sido

69

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

confiado um papel crucial na avaliao de professores e desenvolvimento da escola, muito embora no exista uma estrutura ou instrumento oficial para uma avaliao sistemtica de directores de escola. Um tipo de feedback institucionalizado, no apenas de superiores hierrquicos mas, ainda mais importante, dos clientes, podia funcionar como um agente poderoso para a melhoria, tanto a nvel pessoal como institucional. Se a avaliao regular tivesse continuidade numa avaliao permanente, externa e interna, e se tal fosse vivido por todos os interessados como informao de retorno til, podamos chegar ao ponto da aceitao geral do feedback como um bem necessrio e mesmo desejvel, a cultivar a vrios nveis e em ambas as direces, do topo para a base, bem como da base para o topo.

70

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Comentrio do Moderador
Natrcio Afonso Universidade de Lisboa

Agradecendo o convite para participar nesta conferncia, cabe-me fazer alguns breves comentrios a propsito das intervenes anteriores e colocar algumas questes que possam suscitar o debate entre os participantes. Um primeiro comentrio refere-se s dificuldades e limitaes dos estudos de educao comparada. Nas intervenes que ouvimos, em especial na do Professor Murillo, ficaram patentes os problemas que se podem colocar quando se fazem estes exerccios de educao comparada, neste caso comparando os dispositivos institucionais de avaliao do desempenho dos professores que existem em diversos pases europeus. Tratando-se de pases com diferentes contextos sociais, econmicos e institucionais, com diferentes culturas e tradies, em termos da administrao do Estado e da proviso pblica de educao, natural que nos confrontemos com realidades educacionais muito distintas. Esta constatao implica que se correm riscos quando se fazem exerccios de comparao, existindo alapes onde muito frequente cairmos se no estivermos suficientemente precavidos. Um deles ficou patente na interveno do Prof. Murillo e tem a ver com a confuso entre o legislado e a realidade, a confuso entre, por um lado, os dispositivos previstos nos instrumentos legais e normativos e, por outro lado, os dispositivos que efectivamente existem e esto em funcionamento nas organizaes e nas prticas de administradores e profissionais. Esta confuso tem muito a ver com a recorrncia de uma abordagem administrativista e jurdica da poltica educativa e da administrao da educao. Nesta perspectiva tradicional, cuja ingenuidade a anlise das polticas pblicas tem vindo a realar, pressupe-se que aquilo que existe no terreno aquilo que est no papel, ou seja, nos instrumentos normativos formais. Em consequncia desta confuso, acredita-se que aquilo que est no papel existe de facto no terreno, e que, por outro lado, aquilo que no est legislado ou formalmente consagrado em normativos no existe de facto. Ora, na realidade, ambas as concluses esto erradas! H muitas coisas que acontecem na vida das escolas e dos servios da administrao da educao, muitas normas e prticas que so ditadas pelo costume, por regras genricas, pelos perfis funcionais, pelos dispositivos de gesto, e que no esto formalmente definidas num documento legal sobre organizao da avaliao do desempenho. A tendncia para dizer que como no est regulamentado, como no est escrito em lado nenhum, logo, o normativo no existe e portanto no h avaliao do desempenho. Mas, de facto ela existe. o que acontece em muitos sistemas descentralizados, onde a avaliao muito informal, onde os gestores escolares e os responsveis municipais tm uma capacidade de deciso muito forte e portanto, frequentemente, os dispositivos de avaliao do desempenho dos professores so muito informais, no esto normalizados, ou seja, no se en-

71

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

contram formalizados em normativos nacionais. Contudo, a avaliao existe de facto, inscrita nos procedimentos genricos de gesto de recursos humanos. Noutras vezes, como foi o nosso caso (refiro-me concretamente anterior verso do Estatuto da Carreira Docente) pode existir no papel um dispositivo muito detalhado de avaliao do desempenho dos professores, mas que, na realidade, no existia na prtica como todos sabemos, ou seja, de facto, no se concretizavam quaisquer procedimentos de avaliao. Pode dizer-se mesmo que, tendo em considerao o seu articulado, tal normativo foi concebido para existir como tal e ser aplicado como uma formalidade, e no para concretizar prticas eficazes de avaliao do desempenho. Portanto, em estudos de educao comparada preciso ter ateno ao que, de facto, estamos a comparar. Comparamos normativos, instrumentos legais, ou comparamos dispositivos e procedimentos concretos? Este problema fundamenta a pergunta que vou fazer aos nossos convidados e que, justamente, procura relacionar, na poltica de avaliao do desempenho dos docentes, a produo de dispositivos institucionais com a sua gesto, ou seja, aquilo que na cultura anglo-saxnica se designa por implementao. Para alm daquilo que nos disseram sobre o modo como os dispositivos esto montados em cada um dos trs pases, tendo em considerao que a questo da avaliao do desempenho dos professores uma questo polmica, crtica, uma questo geralmente difcil, quais so as vossas dificuldades, do ponto de vista poltico e tcnico? Ou seja, quais so os problemas que no esto resolvidos nos vossos dispositivos, independentemente do que est legislado? Em segundo lugar, h outra questo que gostaria de sublinhar e aqui fao uma chamada de ateno para sublinhar uma observao que a Senhora Ministra referiu na sua interveno de abertura desta conferncia. Trata-se da necessidade de estabelecer uma distino clara no desempenho do professor enquanto profissional e enquanto funcionrio. O professor de uma escola pblica , ao mesmo tempo, um profissional e um funcionrio, tem deveres como profissional e tem deveres como funcionrio (neste caso, funcionrio pblico, membro de uma organizao da administrao pblica). Ser que estas duas valncias no deveriam ser conceptualmente separadas e serem trabalhadas de maneira diferente? No vi esta distino claramente assumida nas intervenes que ouvimos sobre os sistemas de avaliao em uso noutros pases. Contudo, parece-me uma distino importante, porque tem consequncias relevantes no que diz respeito forma como conceptualizamos o envolvimento dos professores, enquanto corpo profissional, nos processos de avaliao do seu desempenho. Se pensarmos nos professores como profissionais, temos que pensar que a avaliao do desempenho desses profissionais tem que ter uma raiz profundamente endgena na profisso. Uma parte significativa da avaliao do desempenho profissional deve estar, portanto, radicada no interior da profisso, no pressuposto de que h outros elementos do desempenho docente que tm a ver com o desempenho enquanto funcionrio, enquanto membro de uma organizao, havendo assim necessariamente outras vertentes a considerar, outros indicadores que so exgenos profisso. Portanto, existe esta questo do envolvimento dos professores, enquanto corporao, na avaliao do desempenho individual como

72

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

um requisito do reconhecimento da sua profissionalidade. Porque no vale a pena falar em promoo da profissionalidade dos professores se, depois, os dispositivos que esto montados desvalorizam essa profissionalidade. Esta uma das questes que a actual reviso do sistema de avaliao do desempenho dos professores em Portugal resolve com alguma felicidade, pelo menos do ponto de vista formal. Com efeito, o dispositivo previsto repousa, em grande medida, nos professores que asseguram funes de gesto intermdia, afastando-se de modelos em uso noutros pases onde o dispositivo de avaliao exgeno profisso, com recurso a inspectores e outros avaliadores externos profisso. Contudo, esta sua natureza endgena no garante o seu sucesso. Tudo depende daquilo que vai acontecer na prtica. E aqui sublinho uma outra observao da Senhora Ministra: o dispositivo de avaliao de professores que vier a existir na prtica, na realidade de cada escola, ir depender, em grande medida, dos prprios professores e da sua capacidade para o entenderem como uma oportunidade e no como uma ameaa. Se ele for entendido como uma oportunidade, importar saber o que que se pode construir a partir daqui, do ponto de vista da defesa e do aprofundamento do profissionalismo docente, ou seja, como que se pode partir deste dispositivo para melhorar a profissionalidade docente. Se for esta a perspectiva, aquilo que necessariamente vai acontecer na prtica, em cada escola, em cada departamento, ser diferente daquilo que acontecer se o pressuposto for o de que se trata de uma ameaa, levando os professores a uma atitude defensiva. O novo estatuto cria este dilema, com o qual os profissionais da educao se confrontam neste momento. O dispositivo de avaliao de professores, tal como est formalmente definido, no vai desaparecer, veio para ficar. Contudo, o seu impacto na vida das escolas, na promoo da credibilidade da profisso, na qualidade do ensino e no sucesso escolar, tudo vai depender da forma como ser gerido pelos professores em cada escola: Como uma oportunidade de afirmao do profissionalidade docente? Como ameaa ao status quo corporativo, contra direitos e privilgios adquiridos? Assim, as perguntas que fao aos nossos convidados so as seguintes:
73

Quais os pontos negros dos vossos dispositivos? Quais as dificuldades de aplicao? Quais as questes que ainda no conseguiram ultrapassar? Ser que, nos vossos pases, a questo da avaliao dos professores uma questo incua, pacfica? Ser uma questo consensual nas vossas sociedades?

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

Viso-sntese da Conferncia
Jos Matias Alves Escola Secundria de Gondomar

Duas notas prvias e doze pontos para pensarmos e praticarmos a avaliao dos professores Comeo, ento, pelas notas prvias. A primeira diz que o relato deste seminrio internacional uma misso quase impossvel. E para que a possibilidade exista, opto por destacar os fios mais impressivos, procurando articular a aparente desordem tpica. A segunda serve para referir que estamos aqui reunidos porque temos a conscincia dos problemas (de diversa origem, natureza e complexidade) que entravam o desenvolvimento do sistema de educao e formao, mas no estamos conformados nem resignados com a situao e acreditamos que somos capazes de os enfrentar e progressivamente os equacionar e ultrapassar. Passando ao enunciado dos tpicos que, segundo o ponto de vista do relator, marcaram este dia comunicao, reflexo e debate:
1. Se temos problemas importante reconhecer a importncia do conheci75

mento para compreender e intervir. Avaliar , em grande medida, um processo de conhecimento. Este sentido, que foi referido de forma mais ou menos explcita em diversas intervenes, convoca-nos para uma postura de humildade (no sabemos tudo e sempre bom aprender em diferentes espaos e tempos) e desejo de crescimento e melhoria da aco profissional. Avaliar conhecer para melhorar. 2. Mas o conhecimento no pr-existe aos sujeitos. Tem de ser construdo nos locais concretos da aco. Da a importncia do debate informado, exigente, participado. O saber (quase) sempre contingente, conjectural, contextualizado. E no dispensa cada um dos autores do projecto educativo. 3. A necessidade de gerar equilbrios entre mltiplas tenses: entre os indivduos, entre o indivduo e a organizao, entre valores, entre vises e funes avaliativas, por vezes antagnicas. E da as vantagens das redes, das triangulaes, da negociao e dos compromissos. 4. A centralidade da avaliao em termos gerais e em particular das escolas e dos professores. Conjugar as mltiplas dimenses avaliativas: o dentro e o fora, a externa e a interna, a formativa e a sumativa, o controlo e o desenvolvimento profissional (e organizacional). A presso e a exigncia, o apoio, o estmulo e o reconhecimento. E ainda: no dar com a mo esquerda o que se retira com a mo direita; no seguir o preceito evanglico do no saiba a tua mo direita o que faz a tua mo esquerda, como por vezes acontece na aco administrativa.

5. A importncia do factor tempo. Tempo para ver. Tempo para saber ver.

Tempo para aprender. Tempo para persuadir. Tempo para sentir a mudana para melhor. 6. A misso do Conselho Cientfico para a Avaliao dos Professores. No temos uma tradio de avaliao consistente. So comuns os medos e os receios. Muitas vezes, a avaliao est sitiada num octgono de foras. Da mais se justificar um papel singular deste novel conselho: de escuta, orientao, regulao; da construo participada; da credibilizao dos professores e da funo social da escola. 7. Da necessidade da mudana de paradigma. De um paradigma do controlo burocrtico, da conformidade, da desconfiana, da sano e da punio para um paradigma do suporte profissional, da exigncia, do reconhecimento, da contratualizao e da prestao de contas. 8. Da necessidade de conjugar uma viso e uma prtica negociada da avaliao que implique os actores/autores na definio das regras do jogo. Clarificao do sentido da aco avaliativa, transparncia de processos, rigor de procedimentos, justia nos resultados. 9. Da imagem profissional que queremos ser. Da imagem que querem que sejamos. Da imagem que aceitamos que nos imponham. Funcionrio, tcnico, profissional. Destas opes deriva uma srie alargada de implicaes avaliativas. O jogo avaliativo que os professores vo ter de jogar ser marcado pela prtica profissional que tenderem a adoptar. 10. Da avaliao como partilha de olhares cruzados. A partilha pressupe confiana. A construo da confiana exige tempo e espao para o encontro, para a produo, para a avaliao. Para colocarmos os medos em cima da mesa. Para vermos as vantagens deste outro modo de trabalhar. Seria bom que tempo no lectivo fosse repensado e praticado a esta luz. 11. Foram aqui apresentadas diversas metodologias e sistemas de avaliao de professores. O que pode gerar interrogaes e perplexidades. Qual o melhor? No h um melhor. Mas oportunidades de aprendermos e fazermos gerar em cada escola oportunidades de aprendizagem. No h chave mgica, tipo chapa 5 de aplicao universal. H, pois, o desafio da aprendizagem individual e organizacional; desafio de fazer gerar mais saberes, mais poderes para os colocar ao servio da melhoria das aprendizagens plurais dos alunos. E, sob este prisma, esta conferncia ser completamente intil se no fizer germinar estas sementes. 12. Da importncia do modelo de governao da escola pblica. Pensar e praticar uma avaliao da escola, dos professores, dos funcionrios, de modo a fazer da escola uma entidade mais inteligente, mais autnoma, mais responsvel e mais eficaz. Atravs da consistncia e continuidade das polticas, da contratualizao, que tem de visar a melhoria contnua dos resultados acadmicos, mas tambm sociais e pessoais dos alunos. E do mesmo passo, das prticas profissionais dos professores. O desafio tambm est nas nossas mos. A avaliao ser em certa medida o que os professores nos diferentes contextos da aco quiserem, souberem e puderem fazer.

Discurso de Encerramento da Conferncia


Jorge Pedreira Secretrio de Estado Adjunto e da Educao

A minha interveno foi tornada mais fcil pela interveno do Dr. Matias Alves, que veio, de facto, colocar alguns dos pontos fundamentais deste debate e desta conferncia de uma forma que permite ajudar-nos a reflectir e a definir as opes fundamentais de uma poltica para a avaliao do pessoal docente. A avaliao hoje um elemento fundamental da aco poltica. Quando falamos da sociedade do conhecimento e da construo de uma sociedade do conhecimento significa que estamos a falar de uma sociedade em que a aco poltica tem que se basear, cada vez mais, sobre esse conhecimento e tem de prestar contas relativamente ao conhecimento produzido. Esta conferncia , naturalmente, um meio para que as opes que o Governo ter de tomar, a muito curto prazo, em matria de avaliao dos professores se baseiem no conhecimento. E, nesse sentido, queria, por isso, desde j, em primeiro lugar, agradecer a participao dos conferencistas, daqueles que nos vieram trazer os resultados da sua investigao e os resultados das suas experincias; agradecer queles que, com a sua participao, enriqueceram o debate e felicitar o Conselho Cientfico para a Avaliao dos Professores, na pessoa da sua Presidente, Doutora Conceio Castro Ramos, pela realizao desta reunio que me parece, a todos os ttulos, muito importante e da qual retiraremos, certamente, as concluses necessrias nas quais havemos de basear as nossas opes. A avaliao, como disse, constitui um elemento essencial de toda a esfera de interveno do Estado. Numa sociedade moderna, hoje, no aceitvel excluir desta avaliao nenhum dos elementos de interveno na esfera pblica, uma avaliao das instituies, seja daquelas que executam e regulam, seja daquelas mesmo que avaliam e fiscalizam, uma avaliao dos agentes, uma avaliao das polticas. absolutamente necessrio que mantenhamos sempre esta abertura para a avaliao. E isto porque, na esfera pblica, se joga fundamentalmente a questo do bem comum e do bem pblico e, no caso da educao, aquilo que est em causa, fundamentalmente, um bem pblico. Originalmente, o desenvolvimento dos sistemas educativos teve por base dois tipos de necessidades. Por um lado, as necessidades que a industrializao criou, de uma mo-de-obra minimamente qualificada e suficientemente disciplinada para entrar no trabalho das fbricas e dos servios complementares e, por outro lado, na necessidade de formao de cidados que aceitassem a legitimidade de um poder que j no se baseava, exclusivamente, no direito divino dos

monarcas e que tinha de encontrar na prpria ideia de nao uma nova fonte de legitimidade. Mas, nas sociedades e nos estados modernos esse j no o objectivo dos sistemas educativos. Nas sociedades e nos estados modernos o que est em causa so os novos direitos direitos econmicos e sociais que constroem uma cidadania moderna. E, neste sentido, o principal objectivo, a principal misso do sistema educativo propiciar a todos os cidados, independentemente do seu ponto de partida, independentemente das suas condies sociais e culturais, da sua raa, do seu sexo, da sua cultura, da sua lngua, proporcionarlhes as condies de desenvolver at ao fim as suas capacidades. essa a misso do sistema educativo e em funo desse objectivo que devem ser medidas a sua eficcia e a sua eficincia. evidente que a sociedade que, de diferentes maneiras, mas, muitas vezes, de forma generosa, coloca recursos ao servio deste sistema tem o direito, diramos mesmo, o dever, de aferir se o sistema corresponde com eficcia e eficincia ao objectivo e misso que lhe est confiada. A avaliao constitui, por isso, um instrumento fundamental da garantia da qualidade, porque s um sistema educativo de qualidade poder responder a esta misso. Muitas vezes se tem procurado opor qualidade a equidade. Nada de mais injusto: qualidade e equidade so, justamente, duas faces da mesma moeda e onde a qualidade falhar, a equidade falhar certamente, porque aqueles que so mais desfavorecidos, que no tm meios para encontrar formas complementares para alm do sistema educativo proporcionado pelo Estado, sero as principais vtimas da falta de qualidade do sistema. Os outros encontram sempre forma de equilibrar aquilo em que o sistema falhar. Portanto, necessrio que saibamos sempre onde estamos, do ponto de vista da eficcia do sistema relativamente a estes objectivos de equidade e qualidade, para podermos corrigir o que est mal e para podermos desenvolver o que est bem, para difundirmos as boas prticas, para corrigirmos a distncia entre as melhores prticas e as prticas mdias e para corrigirmos e erradicarmos as prticas erradas. A avaliao uma condio para podermos fazer isto. A avaliao , tambm, uma condio para investirmos de autonomia as instituies, os indivduos e os agentes. Sem avaliao, a ideia de autonomia no faz sentido, porque condio, tambm, da prpria autonomia a prestao de contas pelo seu exerccio. Nesse sentido, necessrio difundir as prticas de avaliao. necessrio que o projecto de avaliao das escolas prossiga, se consolide e produza resultados. E necessrio que a avaliao dos agentes e dos principais, dos fundamentais, agentes do processo e do sistema educativo, que so os professores, se faa efectivamente, no que se faa de uma forma aparente, mas que se faa efectivamente. No fcil, como aqui vimos, introduzir um sistema de avaliao porque, se exigimos que o sistema educativo produza equidade, necessrio que o sistema de avaliao seja, tambm, baseado na equidade e no direito de cidadania que os prprios destinatrios desse sistema tm. E no fcil, porque, tal como disse aqui esta manh a Senhora Ministra da Educao, e como lembrou h pouco o Professor Natrcio Afonso, no h

nenhum modelo que seja perfeito, no h nenhum critrio que seja perfeito, no h nenhum instrumento que seja perfeito, no h nenhum avaliador que seja perfeito. Todos tm os seus problemas, todos so susceptveis de crtica, mas no podemos encontrar nesses problemas, nos defeitos que cada um individualmente tem um libi para evitar que a avaliao se faa. Muitas vezes, por trs da crtica, aquilo que existe o libi para que no se faa a avaliao. Evidentemente, todos os critrios, os instrumentos, os avaliadores so susceptveis de crtica. Muitas vezes, como disse o Dr. Matias Alves, se critica a discricionariedade ou a subjectividade, mas exactamente pela multiplicao dos critrios e pela adequao dos avaliadores que podemos construir um sistema baseado no numa objectividade ilusria, mas na inter-subjectividade que produza um sistema justo e equilibrado. No existe nenhum modelo terico ou conceptual perfeito, pronto a vestir, que nos garanta o sucesso. Todas as medidas e todos os sistemas se tm de adequar a contextos concretos, a contextos do sistema, a contextos da cultura das instituies e dos indivduos e, em particular, a contextos histricos precisos que so uma herana que tem que ver com as prticas institudas de h muito: existncia ou no existncia de mecanismos de garantia da qualidade da formao inicial e contnua dos profissionais, do xito ou inxito, da suficincia ou insuficincia desses mecanismos de garantia da qualidade. Mas tambm tem que ver com a herana e as prticas institudas, herdadas do prprio sistema de avaliao dos professores. No o mesmo desenvolver um sistema de avaliao de professores em culturas profissionais em que a tradio da diferenciao est instalada e em culturas profissionais em que, exactamente, o oposto a regra. Aquilo que tivemos em Portugal, compreensivelmente em funo da reaco ao autoritarismo do sistema herdado da ditadura, foi o sistema da indiferenciao da carreira dos professores do 1. ciclo e dos restantes ciclos dos ensinos bsico e secundrio. Veja-se como, apesar de virtualmente haver possibilidade de alguma diferenciao no Estatuto de 1990, alterado em 1998, pela forma como foi apropriado e aplicado pelo sistema eliminaram-se todas ou quase todas as possibilidades de diferenciao. necessrio, pois, construir um sistema baseado em vrios equilbrios equilbrios entre as dimenses da avaliao entre a dimenso tica e deontolgica da avaliao (elemento sobre o qual temos de reflectir e as associaes profissionais de professores tm, julgo eu, um papel muito importante a desenvolver neste aspecto), uma dimenso profissional cientfico-pedaggica que , tambm, extremamente importante, uma dimenso do contributo para a organizao que a escola. Muitas vezes, com a ideia generosa de que uma comunidade, e e deve ser uma comunidade, tendemos a esquecer que a escola uma organizao que tem uma misso e uma finalidade e que se deve organizar em funo dessa misso e dessa finalidade. Essas dimenses tica, profissional e organizacional tm que se cruzar com uma avaliao baseada em objectivos, em competncias, em atitudes. fundamental que tenhamos, tambm, desse ponto de vista, um equilbrio na avaliao. fundamental que sejamos capazes de desenvolver instrumentos que possam medir e circunscrever rea de interveno do docente, para no confundirmos aquilo que releva da actividade do docente com aquilo que releva da actividade da escola ou, at, do contexto social e econmico. E temos de ser capazes de criar um sistema que crie um equilbrio entre a negociao e a responsabilida-

Actas da conferncia internacional Avaliao de Professores. Vises e Realidades

de e entre as garantias e a eficcia, porque se desenvolvermos regras a mais, poderemos ter muitas garantias, mas poderemos ter, tambm, um sistema burocrtico, autofgico, que nada produzir, a no ser mais trabalho para as escolas e para os professores. Mas, por outro lado, no podemos cair na tentao de extrema simplificao de autonomia, sob o risco de introduzir mecanismos de discricionariedade excessiva, de injustia e de iniquidade. A tarefa , portanto, difcil, o caminho estreito. Entre todos os caminhos de que falava o Dr. Matias Alves que se nos apresentam, no h nenhum que saibamos de antemo que estar fadado ao xito. Se soubermos, apesar de tudo, eliminar todos aqueles que sabemos fadados ao fracasso, j no ser mau. Faremos o caminho andando. Como dizia o poeta, caminero, no hay camino, se hace camino al andar. E o caminheiro , assim, fundamentalmente, como lembrou a Senhora Ministra, o professor. Haver, naturalmente, uma responsabilidade muito grande de quem definir as regras, mas na prpria definio das regras no estar, certamente, o segredo do xito ou do fracasso do sistema, este estar, sobretudo, na forma como for assumido por aqueles que nas escolas sero os actores desse sistema. E lembremos que, tal como est j definido no Estatuto da Carreira Docente, os actores so os professores, seja na qualidade de avaliadores, seja na qualidade de avaliados, porque no temos um sistema de avaliao exterior aos professores, a no ser no caso dos coordenadores de departamento. Temos um sistema que , fundamentalmente, interno aos professores, que conta com a sua auto-avaliao em primeiro lugar e com a sua avaliao entre pares e entre profissionais e, portanto, correr tanto melhor a avaliao quanto mais ela for apropriada e quanto mais as pessoas desejem que ela corra melhor. Muito obrigado.

80

Siglas e Acrnimos

CERI CITE CRVCC CCAP ECD EUA LOE OCDE UNESCO

Centre for Educational Research and Innovation, OCDE Classificao Internacional Tipo de Educao Centros de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores Estatuto da Carreira Docente Estados Unidos da Amrica Lei Orgnica da Educao (Espanha) Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura

Вам также может понравиться