Вы находитесь на странице: 1из 5

O QUE QUEREIS

Glatas 5:17 Recentemente, eu estava conversando com algumas senhoras sobre Glatas 5:17 e perguntei-lhes quais as coisas que os crentes no podem fazer, de acordo com este versculo. A maioria delas concordou que, por causa do conflito que ocorre dentro dos crentes, entre a velha e a nova natureza, eles no poderiam cumprir os seus desejos de servir ao nosso Senhor ou de viver uma vida crist positiva. Vamos examinar esta parte da Escritura para ver o que o Apstolo Paulo diz aos Santos da Galcia. Vamos comear o nosso estudo, vendo o que as Escrituras ensinam com relao formao bsica do homem e o que acontece quando um filho de Ado salvo.

A Natureza do Homem

Quando Deus criou o homem, Ele o fez Sua imagem e semelhana (Gnesis 1:27). Parte desta "IMAGEM" foi que o homem foi criado com trs partes. O homem consiste de um ESPRITO e de uma ALMA, que habitam num CORPO. Todo membro da criao animal tem apenas ALMA e CORPO. A Alma a vida do animal e lhe d a conscincia do Corpo e do Mundo. O homem, como parte da criao de Deus, tem essas duas partes essenciais, mas o nico da criao animal de Deus a quem foi dado uma terceira parte: um ESPRITO. A Alma do homem a sede das suas emoes, afeies e intelecto enquanto que o Esprito est ligado com o Carter e a Conscincia de Deus. Nenhum animal pode raciocinar, refletir sobre a sua existncia ou questionar de onde ele veio ou onde ir passar a eternidade. Quando o homem foi criado, o seu ESPRITO era o elemento dominante da sua formao. Antes de pecar, a vida de Ado estava completamente dominada com a sua conscincia de Deus e o seu relacionamento com Aquele que criou todas as coisas. Quando Ado desobedeceu a ordem de Deus de Gnesis 2:17 (Gn.3:16-17), mudou de um ser individual dominado pelo Esprito para um homem dominado pela Alma. Desde o pecado de Ado, todo homem entrou em sua vida fsica como um indivduo dominado pela Alma. Mesmo no homem dominado pela Alma, o Espirito ainda est ativo. Todo homem pode pensar e tem um desejo bsico de adorar alguma coisa. Como o homem natural escolheu no reter o Deus da Criao (Romanos 1:28), a sua adorao foi pervertida. O homem natural encheu o desejo de seu esprito de adorar, com objetos de sua prpria imaginao (Romanos 1:21-23). Para ver que o esprito ativo na adorao, mesmo no homem no regenerado, precisamos somente olhar Romanos 1:25. Aqui vemos aqueles que foram abandonados por Deus, para adorarem qualquer coisa, mas no o Criador. Estes homens no regenerados esto adorando a CRIATURA (isto , Satans), mais do que o Criador. Esta adorao um ato do es- prito, mas no

dirigido ao Deus verdadeiro da Criao como era o pretendido quando o homem foi criado.

O Homem Dominado Pelo Espirito

Como vimos em Ado, nos dias antes que o pecado entrasse em sua vida, Deus desejava que o homem fosse dominado pelo esprito. Deus desejava que o homem tivesse uma comunho contnua com o seu Criador. Agora que a alma tem o domnio sobre o homem natural, como pode o homem dar ao esprito o domnio da sua vida, aquele que Deus pretendeu para o homem quando ele foi criado? A resposta est no plano de salvao de Deus.

Quando Deus salva o homem, no somente cuida do pecado, mas faz uma reviso completa do indivduo. Isto era o que Paulo tinha em mente quando fala do indivduo salvo que se torna "UMA NOVA CRIATURA" em Cristo Jesus (II Corntios 5:17). O indivduo salvo se tornou algo completamente diferente do que era antes de sua salvao. Antes da salvao, o indivduo era um homem DOMINADO PELA ALMA. Na salvao, Deus pe o ESPRITO na posio de domnio, que governa a vida do indivduo. Eis porque o Santo de Deus chamado de HOMEM ESPIRITUAL. Um crente no um homem espiritual porque tudo o que ele faz espiritual, ou porque tem sempre os seus pensamentos voltados a seu Criador. Antes, o crente espiritual porque Deus ps o Seu ESPIRITO como fora dominante em sua vida, no momento em que ele foi salvo.

Vamos esclarecer uma confuso que possa haver sobre a espiritualidade do crente. H alguns que crem que como Deus tornou todo crente uma "NOVA CRIATURA" em Cristo Jesus, todo crente portanto, sem pecado e perfeito em seu andar dirio. Nada pode estar to longe da verdade. Se formos honestos conosco mesmos, admitiremos que estamos longe de estar 100% afinados com Deus e vivendo de maneira que estejamos sempre agradando-O. Porque, se somos Homens Espirituais, no vivemos vidas perfeitas? A resposta simples. Deus nunca tira nada de um indivduo na salvao (isto , Ele no tira a nossa velha natureza, nem o nosso desejo de pecar). Na salvao, Deus ACRESCENTA algo quilo que j existia. Na salvao, Deus d a cada crente o Esprito Santo como um dom permanente para testemunhar para o prprio esprito do homem. Este dom deve ajudar o crente a viver de acordo com as instrues para esta dispensao na qual vivemos.

O Segredo da Vida Espiritual

Se todo Crente se tornou uma "NOVA CRIATURA" em Cristo Jesus, e um indivduo dominado pelo Esprito, que tem alm disso o Esprito Santo habitando dentro de si para testemunhar ao seu esprito de modo que ele saiba o que Deus quer que ele faa, por que todo crente no faz aquilo que Deus espera que ele faa? H uma resposta dupla para esta pergunta. Primeiro, no vamos nos esquecer de que Deus nunca forar ningum (mesmo os Seus redimidos) a fazer nada contra a vontade deles. Portanto, Deus no nada contra a vontade deles. Portanto, Deus no forar nenhum crente a viver para Ele, ou a servi-Lo. Segundo, todo crente ainda tem a mesma VELHA NATUREZA com a qual ele nasceu. Deus no faz nada para esta Velha Natureza quando algum salvo. A nica coisa que acontece na salvao, que Deus d ao crente uma NOVA NATUREZA (dirigida pelo Esprito de Deus) que viver ao lado da Velha Natureza (que dirigida pela alma).

Com estas duas naturezas opostas operando na vida do crente, no de se admirar que as Escrituras falem da GUERRA que est sendo travada dentro do crente. Na carta de Paulo aos Romanos, ele fala do conflito entre a Carne e o Esprito (entre a Velha Natureza e a Nova Natureza). Em Romanos 8:6-8, lemos:

"PORQUE A INCLINAO DA CARNE MORTE (separao); MAS A INCLINAO DO ESPRITO VIDA E PAZ. PORQUANTO A INCLINAO DA CARNE INIMIZADE CONTRA DEUS, POIS NO SUJEITA A LEI DE DEUS, NEM, EM VERDADE, O PODE SER. PORTANTO OS QUE ESTO NA CARNE NO PODEM AGRADAR A DEUS".

Na epstola aos glatas, Paulo d uma forte descrio das atividades entre a Velha Natureza e a Nova Natureza. Em Glatas 5:17, lemos: "PORQUE A CARNE COBIA CONTRA O ESPRITO, E O ESPRITO CONTRA A CARNE; ESTES OPEM-SE UM AO OUTRO..."

Considerando-se este conflito entre a Velha Natureza, com a qual nascemos e a Nova Natureza que recebemos na salvao, como pode o crente viver sempre uma vida crist consistente que seja dirigida pela sua Nova Natureza? Se pudermos responder esta pergunta, poderemos ter a vitria nesta vida fsica e reduzir a luta que est se travando dentro de ns como crentes.

O Velho Homem E O Novo Homem

Em Colossenses 3:9-10, Paulo fala do crente que se despe do velho homem com os seus feitos e que se veste do novo homem, que segundo a imagem de Deus. Devemos ter a certeza de que compreendemos que o velho homem (a nossa velha natureza) no termina na salvao. A velha natureza exatamente a mesma que sempre foi nem melhor, nem pior. O novo homem (a nossa nova natureza) aquele homem espiritual que Deus criou segundo a Sua prpria imagem. Estes dois "homens" esto habitando dentro de cada crente. A luta entre estes dois "homens" qual destas duas naturezas dominar e dirigir a vida e as aes do crente

Para se entender melhor esta luta, devemos considerar que o velho homem sempre muito mais velho e muito mais experiente do que o novo homem. Dependendo de quando um indivduo foi salvo, isto , de quanto mais velha e mais experiente a velha natureza ser sobre a nova natureza. Digamos que um indivduo foi salvo aos vinte anos de idade. Isto significa que a velha natureza deste indivduo teve vinte anos de experincia no controle daquela vida e fez com que ele fizesse o que era agradvel para a carne. A velha natureza no renunciar de boa vontade ao controle deste indivduo, mas lutar para continuar dirigindo a vida desse crente. Quando ilustramos o novo homem lutando com o velho homem, como pode o novo homem, que vinte anos mais jovem que o velho homem, esperar derrotar o velho homem e mant-lo em sujeio? H contudo, um meio de se dar ao "homem" mais jovem a vantagem e a vitria. Tudo que precisamos MATAR DE FOME o velho homem e ALIMENTAR o novo homem. Isto enfraquecer o velho homem e fortalecer o novo homem a um grau em que o novo homem possa derrotar o velho homem. Se alimentarmos o novo homem com a Palavra de Deus, e o encorajarmos atravs da comunho com os santos, e ao mesmo tempo no fizermos nada para fortalecer o velho homem (isto , abandonar os livros, os programas de TV e atividades que encorajam a velha natureza), o crente ser capaz de viver uma vida espiritual crescente.

Fazendo O Que Quereis

Com este conhecimento, podemos agora nos perguntar: quais so as coisas que o crente no mais capaz de fazer por causa da luta que est se travando entre a carne e o esprito isto , entre o velho e o novo homem (Glatas 5:17)?

Paulo admoestou os santos da Galcia: "ANDAI EM ESPRITO, E NO CUMPRIREIS A CONCUPISCNCIA DA CARNE (Glatas 5:16). O ponto desta admoestao que a coisa natural que qualquer filho de Ado faria, seria seguir os desejos da carne. Mas, o crente tem o Esprito Santo habitando dentro dele e se ele permitir que o Esprito Santo dirija a sua vida, Ele no permitir que ele cumpra os desejos da carne. Por causa da guerra entre o esprito e a carne, o crente causa da guerra entre o esprito e a carne, o crente est sendo protegido pelo Esprito, de modo que ele no far coisas que normalmente ele fazia, sob a influncia da velha natureza. Isto o que Paulo est dizendo no versculo 17. As coisas listadas nos versculos 19 a 21, so as coisas que "quereis fazer" se no fosse o Esprito que luta contra os nossos desejos carnais. Em vez das obras da carne, o Esprito Santo produzir o Seu "FRUTO" na vida do Santo (versculos 22-23), se o santo deliberadamente escolher andar no esprito (a escolha nossa) em vez de permitir que a carne dirija a sua vida.

Devemos compreender que uma vida crist vitoriosa no algo que acontece automaticamente, s porque foi dado ao crente um esprito dominante em sua vida. Para se ter uma vida crist vitoriosa, devemos escolher deliberadamente "ANDAR NO ESPRITO". Quando de fato andarmos no Esprito, no cumpriremos os desejos da carne.

Вам также может понравиться