Вы находитесь на странице: 1из 17

1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CURSO: SERVIO SOCIAL / 3 PERODO TUTORA: ALIMEDALVA JORGE PROF a: HELLENROSE COELHO

CARTILHA CIDAD NOES BSICAS DO DIREITO DO DIREITO CIVIL


ACADMICAS: Elisngela Nair Fernandes Ra:

4020163922 Denise Grazielle G. de Alcntara RA: 2071135565 Janaina de Araujo R. Diniz RA: 2038970427 Verina Maria Silva Batista RA: 4184258490 Nilda Rodrigues Campos Ra: 2032944446 Snia Ferreira dos Santos RA: 4115203727 Ariane Pires de Lima RA: 6158268619 Zenaide Santos Prado Ra: 4032136710

ANPOLIS MAIO / 2011

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CURSO: SERVIO SOCIAL / 3 PERODO

CARTILHA CIDAD

UMA INTRODUO DO DIREITO CIVIL

Editora: Especial

ANPOLIS/MAIO 2011

APRESENTAO
Essa Cartilha foi desenvolvida pelos alunos do curso de graduao de Servio Social EAD que, com a ajuda dos Mestres e tutores presenciais da Anhanguera - Uniderp, vem oferecer aos alunos de ensino mdio, noes fundamentais de Direito Civil. um grandioso desafio para ns alunos e esperamos que seja de total esclarecimento, porque temos como principal objetivo levar conhecimento,para que tenham uma viso mais ampla sobre os esses ramos do Direito, para que possam compreender as idias bsicas que envolvem o mundo jurdico e em, conseqncia,as relaes humanas do dia a dia. Pois o Direito tem de promover a insero do indivduo na sociedade,de maneira que possa orient -lo na busca de ferramentas e subsdios necessrios para o exerccio da cidadania e obteno dos seus direitos e deveres.

DEDICATRIA

Ns alunos, oferecemos esse trabalho aos mestres, presencial e distncia, por nos proporcionar o conhecimento.

SUMRIO
E o que o Direito Civil? ...................................................................... .................... 1 Captulo 1 Pessoas Naturais ...................................................................................................... Captulo 2 Pessoas Jurdicas .................................................................................................... Captulo 3 Direito de personalidade, Bens ................. ............................... ............................ 4/8 Referncias Bibliogrficas ...................................... ............................................... 11 .5 4

INTRODUO E O que o DIREITO?


Esta breve introduo serve para posicionar o Direito como pertencente ao mundo da cultura. O homem criou vrios processos de adaptao, esforando -se para a realizao dos seus valores. necessrio, no entanto, fixar os primeiros passos, para posicionar esse estudo. O Direito uma realidade histrica, um dado contnuo, provm da experincia. S h uma histria e s pode haver uma acumulao de experincia valorativa na sociedade. No existe Direito fora da sociedade. O Direito disciplina condutas, impem-se como princpio da vida social.Para que haja essa disciplina social, para que as condutas no tornem a convivncia invivel, surge o conceito de norma jurdica. Pelo que at aqui se exps, h de se perceber a diferena marcante entre o "ser" do mundo da natureza e o "deve ser" do mundo jurdico. Direito ordem normativa, um sistema de normas harmnicas entre si. Enfim, Direito cincia do "deve ser" que se projeta necessariamente no plano da experincia. Para cada um receber o que seu, o Direito coercvel, isto , imposto sociedade por meio de normas da conduta. Para se ter uma noo bsica do cdigo civil, ser preciso compr ender alguns e conceitos como de;Direito positivo, objetivo e subjetivo, teorias, fontes do direito, norma jurdica e sua classificao, princpios e divises do direito civil.as quais veremos a seguir. O direito civil regula as relaes jurdicas das pessoas; a parte geral trata das pessoas, dos bens e dos atos e fatos jurdicos; a parte especial versa sobre direito de famlia (disciplina as relaes pessoais e patrimoniais da famlia), o direito das coisas ( trata do vnculo que se estabelece entre as pessoas e os bens), o direito das obrigaes (trata do vnculo pessoal entre credores e devedores, tendo por objeto uma prestao patrimonial) e o direito das sucesses (regula a transmisso dos bens do falecido).

VOC SABIA
O prazo de vacatio legis de uma lei "o intervalo entre a data de sua publicao e a sua entrada em vigor" ,no direito brasileiro o desconhecimento da lei, no uma desculpa para o seu descumprimento.

o que est no artigo 21 de nosso Cdigo Penal, que diz que "o desconhecimento da
lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero".existem casos em que o indivduo no punido por desconhecer uma lei,como no caso de gringos que andaram nus por Copacabana,se era impossvel exigir que eles conhecessem. mesmo assim, a lei far com que eles no sero punidos (mas ainda assim sero culpados).

MUITO IMPORTANTE SABER;


CONCEITOS INTRODUTORIOS AO DIREITO CIVIL O Direito Civil, um conjunto de normas sobre normas, isto porque disciplinas as prprias normas jurdicas, assinalando-lhes a maneira de aplicao e entendimento, predeterminando as fontes de direito positivo, indicando-lhes as dimenses espcio-temporais; contm normas sobre direito ou de apoio que disciplinam a atuao da ordem jurdica; sua funo regular a vigncia e eficcia da norma jurdica, apresentando solues ao conflito de normas no tempo e no espao, fornecer critrios de interpretar, estabelecer mecanismos de integrao de normas e garantir a eficcia global, a certeza, segurana e estabilidade da ordem jurdica. Aplicao das normas jurdicas: A determinao do direito que deve prevalecer no caso concreto, o juiz deve verificar se o direito existe, qual o sentido o ato da norma aplicvel e se esta norma aplica-se ao fato sub jdice; portanto, para a subsuno necessria uma correta interpretao. Interpretao das normas: Interpretar descobrir o sentido e o alcance da norma jurdica. Devido a ambigidade do texto, imperfeio e falta de terminologia tcnica, m redao, o aplicador do direito, a todo instante, est interpretando a norma, pesquisando seu verdadeiro significado. Tcnicas de interpretao:A interpretao autntica quando o seu sentido explicado por uma outra lei; doutrinria quando provm dos doutrinadores; jurisprudencial quando feita pela jurisprudncia; tambm pode ser gramatical (baseada nas regras da lingstica), lgica (visando a reconstruir o pensamento do legislador), histrica (estudo da relao com o momento em que a lei foi editada),sistemtica (harmonizao do texto em exame com o sistema jurdico como um todo); diz-se que extensiva quando se amplia o sentido do texto, para abranger hipteses semelhantes; restritiva, quando se procura conter o texto; teleolgica ou social, em que se examinam os fins sociais para os quais a lei foi editada. integrao das normas jurdicas: integrao o preenchimento de lacunas, mediante aplicao e criao de normas individuais, atendendo ao esprito do sistema jurdico; o recurso a certos critrios suplementares, para a soluo de eventuais dvidas ou omisses da lei. Analogia: A palavra significa semelhana, nivelamento.em resumo, analogia a adaptao

de uma situao jurdica que j tenha sido objeto de deciso do Poder Judicirio, para a soluo de outra situao jurdica semelhante.

Costume:. a prtica repetida de atos, em uma dada regio, a respeito de um determinado assunto; poder ser alegada pelo profissional de direito para conduzir a deciso de um caso concreto.Trata-se , portanto, de uma norma no escrita, ou seja, surge da prtica repetida de atos de uma determinada sociedade.Temos como exemplo o cheque pr -datado (texto_chequepredatado.doc). Princpios gerais do direito: so normas de valor genrico que orientam a compreenso do sistema jurdico em sua aplicao e integrao. Vigncia da lei no tempo: Obrigatoriedade s surge com a publicao no Dirio Oficial; sua fora obrigatria est condicionada sua vigncia, ou seja, ao dia em que comear a vigorar; as prprias leis costumam indicar a data que entraro em vigor; se nada dispuser a respeito, entrar em vigor no territrio nacional, 45 dias aps a publicao; fora do pas, 3 meses (art. 1 LICC); o espao de tempo compreendido entre a publicao da lei e sua entrada em vigor denomina vacatio -se legis. Cessao da vigncia: a norma pode ter vigncia temporria, porque o eleborador fixou o tempo de sua durao ou pode ter vigncia para o futuro sem prazo determinado, durando at que seja modificada ou revogada por outra (LICC, art. 2). Revogao: revogar tornar sem efeito uma norma; a revogao o gnero, que contm 2 espcies, a ab-rogao ( a supresso total da norma anterior) e a derrogao (torna sem efeito uma parte da norma); pode ser, ainda, expressa (quando o elaborador da norma declarar a lei velha extinta em todos os seus dispositivos ou apontar os artigos que pretende retirar) ou tcita (quando houver incompatibilidade entre a lei nova e a antiga, pelo fato de que a nova passa a regular inteiramente a matria tratada pela anterior). Conflito de normas: Quando a lei nova vem modificar ou regular, de forma diferente, a matria culta pela norma anterior, podem surgir conflitos Em algumas situaes a lei ordinria, mais nova, no poder revogar uma lei complementar mais antiga, causando status de superioridade hierrquica desta sobre aquela. Na verdade ocorre um conflito de competncias. A lei ordinria no poder entrar no campo de atuao da lei complementar por esta ter recebido da "Lei Maior" competncia privativa para dispor de determinada matria.

Vigncia da lei no espao: O Brasil adotou a doutrina da territorialidade moderada, aplicando o princpio da territorialidade (LICC, arts. 8 e 9), e o da extraterritorialidade (arts, 7, 10, 12 e 17, da LICC); no primeiro, a norma se aplica apenas no territrio do Estado que a promulgou;Segundo, os Estados permitem que em seu territrio que apliquem, em certas hipteses, normas estrangeiras. Relao jurdica: consiste num vnculo entre pessoas, em razo do qual uma pode pretender um bem a que outra obrigada; seus elementos so: sujeito ativo e passivo; objeto imediato e mediato; fato propulsor (acontecimento); proteo jurdica.

Captulo 1

Das Pessoas
Pessoa, personalidade jurdica e capacidade, direitos da personalidade, pessoa natural, proteo aos incapazes, emancipao, nascituro, nome, estado da pessoa, domiclio, extino da personalidade.Pessoa: o ente fsico ou coletivo suscetvel de direitos e obrigaes,sendo sinnimo de sujeito de direito. Personalidade jurdica: a aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes. Capacidade: a medida jurdica da personalidade; a manifestao do poder de ao implcito no conceito de Personalidade (Teixeira de Freitas). Direitos da personalidade: so direitos subjetivos da pessoa defender o que lhe prprio, ou seja, a sua integridade fsica, a sua integridade intelectual e sua integridade moral.Pessoa Natural: o homem, a criatura humana, proveniente de mulher; o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigaes. Capacidade jurdica: a maior ou menor extenso dos direitos de uma pessoa (art. 2, CC); esta aptido oriunda da personalidade, para adquirir direitos e contrair obrigaes na vida civil, d-se o nome de capacidade de gozo ou de direito; no pode ser recusada ao indivduo; tal capacidade pode sofrer restries legais quanto ao seu exerccio pela intercorrncia de um fator genrico; logo, a capacidade de fato ou de exerccio a aptido de exercer por si os atos da vida civil.

Captulo 2

Pessoa Jurdica

Conceito: a unidade de pessoas naturais ou de patrimnio, que visa consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes; so 3 os seus requisitos: organizao de pessoas ou de bens; licitude de seus propsitos ou fins; capacidade jurdica reconhecida por norma. Pessoas jurdicas de direito pblico externo: pases estrangeiros, organismos internacionais, como ONU, OEA, etc. Pessoas jurdicas de direito pblico interno: Unio, Estados, Municpios, os Territrios e as autarquias. Pessoas jurdicas de direito privado: sociedades civis ou comerciais, as associaes, os partidos polticos, as fundaes e as entidades paraestatais, como as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e os servios sociais autnomos; so n stitudas por iniciativa i de particulares, conforme o art. 16 do CC. Fundaes particulares: um acervo de bens livres, que recebe da lei a capacidade jurdica para realizar as finalidades pretendidas pelo seu instituidor, em ateno aos seus estatutos; sua natureza consiste na disposio de certos bens em vista de determinados fins especiais, logo esses bens so inalienveis (RT, 252:661); uma vez que assegura a concretizao dos objetivos colimados pelo fundador, embora, em certos casos, comprovada a nec essidade de venda, esta possa ser autorizada pelo magistrado, ouvido o MP, que a tutela, para oportuna aplicao do produto em outros bens destinados ao mesmo fim (RT, 242:232, 172:525, 422:162; CC, arts. 26 e 30). Sociedade civil: que visa fim econmico ou lucrativo, que deve ser repartido entre os scios, sendo alcanado pelo exerccio de certas profisses ou pela prestao de servios tcnicos; tem ela uma certa autonomia patrimonial e atua em nome prprio, pois sua existncia distinta dos scios (CC, art. 20), de modo que os dbitos destes no so da sociedade e vice -versa. Associaes: a que no tem fim lucrativo ou inteno de dividir o resultado, embora tenha patrimnio, formado por contribuio de seus membros para a obteno de fins culturais, educacionais, esportivos, etc. Sociedades comerciais: visam lucro, mediante exerccio de atividade mercantil; para diferenci-la da civil, basta considerar-se a natureza das operaes habituais; se estas tiverem por objeto atos de comrcio, a sociedade ser comercial, caso contrrio, civil. Empresa pblica: a entidade dotada de personalidad jurdica de direito privado, om e patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criada por lei para a explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

Sociedade de economia mista: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria a Unio ou entidade de Administrao Indireta. Existncia legal: as pessoas jurdicas de direito pblico iniciam-se em razo de fatos histricos, de criao constitucional, de lei especial e de tratados internacionais, se tratar-se de pessoa jurdica de direito pblico externo; nas pessoas de direito privado, o fato que lhes d origem a vontade humana, sem necessidade de qualquer ato administrativo de concesso ou autorizao, salvo os casos especiais do CC (arts. 18 e 20, 1 e 2), porm a sua personalidade jurdica permanece em estado potencial, adquirindo status jurdico, quando preencher as formalidades ou exigncias legais; o processo gentico apresenta em 2 fases: -se a do ato constitutivo, que deve ser escrito, e a do registro pblico. Capacidade da pessoa jurdica: decorre da personalidade que a ordem jurdica lhe reconhece por ocasio de seu registro; essa capacidade estende -se a todos os campos do direito; pode exercer todos os direitos subjetivos, no se limitando esfera patrimonial;tem direito identificao, sendo dotada de uma denominao, de um domiclio e de uma nacionalidade; a pessoa jurdica tem capacidade para exercer todos os direitos compatveis com a natureza especial de sua personalidade. Responsabilidade contratual: a pessoa jurdica de direito pblico e privado, no que se refere realizao de um negcio jurdico dentro do poder autorzado pela lei ou pelo estatuto, i deliberado pelo rgo competente, responsvel, devendo cumprir o disposto no contrato, respondendo com seus bens pelo inadimplemento contratual (CC, art. 1.056); ter responsabilidade objetiva por fato e por vcio do produto e do servio. Responsabilidade extracontratual: as pessoas de direito privado devem reparar o dano causado pelo seu representante que procedeu contra o direito; respondem pelos atos ilcitos praticados pelos seus representantes, desde que haja presuno juris Tatum de culpa in ligendo ou in vigilando , que provoca a reverso do nus da prova, fazendo com que a pessoa jurdica tenha de comprovar que no teve culpa nenhuma (STF, Smula 341); as pessoas de direito pblico so civilmente responsveis por atos dos seus representantes que nessa qualidade causem danos a terceiros, procedendo de modo contrrio ao direito ou faltando dever prescrito por lei, salvo o direito regressivo contra os causadores do dano; bem como as de direito privado que prestem servios pblicos. Domiclio: a sua sede jurdica, onde os credores podem demandar o cumprimento das obrigaes; o local de suas atividades habituais, de seu governo, administrao ou direo, ou, ainda, o determinado no ato constitutivo.

Fim da pessoa jurdica: as pessoas de direito pblico extinguem-se pela ocorrncia de fatos histricos, por norma constitucional, lei especial ou tratados internacionais; termina a pessoa de direito privado, conforme prescreve os arts. 21, 22, nico, e 30, nico, do CC: a) pelo decurso do prazo de sua durao; b) pela dissoluo deliberada unanimemente entre os membros; c) por determinao legal, quando se der qualquer uma das causas extintivas previstas no art. 1.399 do CC; d) por ato governamental; e) pela dissoluo judicial. Percebe-se que a extino da pessoa jurdica no se opera de modo instantneo; qualquer que seja o fator extintivo, tem-se o fim da entidade; porm se houver bens de seu patrimnio e dvidas a resgatar, ela continuar em fase de liquidao, durante a qual subsiste para a realizao do ativo e pagamento de dbitos, cessando, de uma vez, quando se der ao acervo econmico o destino prprio; sua existncia finda pela sua dissoluo e liquidao. Grupos despersonalizados:constituem um conjunto de direitos e obrigaes, de pessoas e de bens sem personalidade jurdica e com capacidade processual, mediante representao; dentre eles podemos citar a famlia, as sociedades irregulares, a massa falida, as heranas jacente e vacante, o esplio e o condomnio. Despersonalizao desconsiderar da pessoa jurdica: o rgo judicante est autorizado a

a personalidade jurdica da sociedade, se houver, de sua parte: abuso de

direito, desvio ou excesso de poder, lesando consumidor; infrao legal ou estatutria, por ao ou omisso, em detrimento ao consumidor; falncia, insolvncia, encerramento ou inatividade, em razo de sua m administrao; obstculo ao ressarcimento dos danos que causar aos consumidores, pelo simples fato de ser pessoa jurdica (Lei 8.078/90, ar. 28); na t hiptese de desconsiderao, haver responsabilidade subsidiria das sociedades integrantes do grupo societrio e das controladas, responsabilidade solidrias das sociedades consorciadas e responsabilidade subjetiva das coligadas, que responder se sua o culpabilidade for comprovada.

Captulo 3

Dos Bens
Bens corpreos e incorpreos, mveis e imveis, fungveis e infungveis, consumveis e inconsumveis, divisveis e indivisveis, principais e acessrios, particulares e pblicos, benfeitorias e frutos. Conceito: bens so as coisas materiais ou imateriais que tm valor econmico e que podem servir de objeto a uma relao jurdica; para que um seja objeto de uma relao jurdica

preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econmico, gesto econmica autnoma e subordinao jurdica ao seu titular. Bens corpreos e incorpreos: corpreos so os que tm existncia material, como uma casa, um terreno, um livro; so o objeto do direito; incorpreos so os que no tm existncia tangvel e so relativos aos direitos que as pessoas fsicas ou jurdicas tm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou com outra pessoa, apresentando valor econmico, tais como os direitos reais, obrigacionais e autorais. Bens mveis e imveis: mveis so os que podem ser transportados por movimento prprio ou removidos por fora alheia; imveis so os que no podem ser transportados sem alterao de sua substncia. Bens imveis por sua natureza: abrange o solo com sua superfcie, os seus acessrios e adjacncias naturais, compreendendo as rvores e frutos pendentes, o espao areo e o subsolo. Bens imveis por acesso fsica artificial: inclui tudo aquilo que o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lanada terra, os edifcios e construes, de modo que no se possa retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano. Bens imveis por acesso intelectual: todas as coisas mveis que o proprietrio do imvel mantiver,intencionalmente, empregadas em sua explorao industrial, aformoseamento ou comodidade. Bens imveis por determinao legal: so direitos reais sobre imveis (uso fruto, uso, habitao, enfiteuse, anticrese, servido predial), inclusive o penhor agrcola e as aes que o asseguram; aplices da dvida pblica oneradas com a clusula de inalienabilidade, decorrente de doao ou de testamento; o direito sucesso aberta, ainda que a herana s seja formada de bens mveis. Bens mveis por natureza: so as coisas corpreas que se podem remover sem dano, por fora prpria ou alheia, com exceo das que acedem aos imveis, logo, os materiais de construo, enquanto no forem nela empregados, so bens mveis. Bens mveis por antecipao: so bens imveis que a vontade humana mobiliza em funo da finalidade econmica; ex: rvores, frutos, pedras e metais, aderentes ao imvel, so imveis; separados, para fins humanos, tornam-se mveis; ex: os mveis por antecipao rvores convertidas em lenha. Bens mveis por determinao de lei: so os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes, os direitos de obrigao e as aes respectivas e os direitos de autor.

Bens fungveis e infungveis: fungveis so os bens mveis que podem ser substitudos por outros de mesma espcie, qualidade e quantidade; infungveis so os insubstituveis, por existirem somente se respeitada sua individualidade. Bens consumveis e inconsumveis: consumveis so os que se destroem assim que vo sendo usados (alimentos em geral); inconsumveis so os de natureza durvel, como um livro. Bens divisveis e indivisveis: divisveis so aqueles que podem ser fracionados em pores reais; indivisveis so aqueles que no podem ser fracionados sem se lhes alterar a substncia, ou que, mesmo divisveis, so considerados indivisveis pela lei ou pela vontade das partes. Bens singulares e coletivos: as coisas singulares so as que, embora reunidas, se consideram de por si, independentemente das demais; so consideradas em sua individualidade; coletivas so as constitudas por vrias coisas singulares, consideradas em conjunto, formando um todo nico, que passa a ter individualidade prpria, distinta de seus objetos componentes, que conservam sua autonomia funcional. Bens particulares e bens pblicos: so respectivamente, os que pertencem a pessoas naturais ou jurdicas de direito privado e os que pertencem as pessoas jurdicas de direito pblico, polticas, Unio, aos Estados a aos Municpios. Bens pblicos de uso comum do povo: so os que embora pertencentes as pessoa jurdica de direito pblico interno, podem ser utilizados, sem restrio e gratuitamente, por todos, sem necessidade de qualquer permisso especial. Bens pblicos de uso especial: so utilizados pelo prprio poder pblico, constituindo-se por imveis aplicados ao servio ou estabelecimento federal, estadual ou municipal, como prdios onde funcionam tribunais, escolas pblicas, secretarias, ministrios, etc; so os que tm uma destinao especial. Bens pblicos dominicais: so os que compem o patrimnio da Unio, dos Estados ou dos Municpios, como objeto do direito pessoal ou real dessas pessoas; abrangem bens mveis ou imveis. pblico; os bens inalienveis ou fora do comrcio so os que no podem ser transferidos de um acervo patrimonial a outro ou insuscetveis de apropriao. Bens inalienveis por sua natureza: so os bens de uso inexaurvel, como o ar, o mar, a luz solar; porm a captao, por meio de aparelhagem, do ar atmosfrico ou da gua do mar para extrair certos elementos com o escopo de atender determinadas finalidades, pode ser objeto de comrcio. Bens legalmente inalienveis: so os que, apesar de suscetveis de apropriao pelo homem, tm sua comercialidade excluda pela lei, para atender aos interesses econmico sociais, defesa social e proteo de determinadas pessoas; podero ser alienados, por

autorizao legal apenas em certas circunstncias e mediante determinadas formalidades; entram nessa categoria: os bens pblicos; os dotais; os das fundaes; os dos menores; os lotes rurais remanescentes de loteamentos j inscritos; o capital destinado a garantir o pagamento de alimentos pelo autor do fato ilcito; o terreno onde est edificado em edifcio de condomnio por andares; o bem de famlia; os mveis ou imveis tombados; as terras ocupadas pelos ndios. Bens inalienveis pela vontade humana: so os que lhes impe clusula de inalienabilidade, temporria ou vitalcia, nos casos e formas previstos em lei, por ato inter vivos ou causa mortis. Benfeitorias: so bens acrescentados ao imvel,melhorias,podem ser necessrias

imprescindveis conservao do imvel ou para evitar-lhe a deteriorao, teis facilitam o uso enfim, embelezam o imvel, para seu bem estar. Frutos: so bens acessrios que derivam do principal; podem ser natur is (das rvores), a industriais (da cultura ou da atividade) e civis (do capital, como os juros). Bem de famlia: divide-se em voluntrio e legal; voluntrio um instituto em que o casal, ou um dos cnjuges, destina um imvel prprio para domiclio da famlia, com a clusula de ficar isento de execuo por dvidas, salvo as que provierem de impostos relativos ao mesmo imvel (art. 70, CC); etc. A CIDADANIA SE FAZ COM DIREITOS E DEVERES

Referncias Bibliogrficas:
PLT. NOES BSICAS DE DIREITO. Nelson Palaia.337:Saraiva GONALVES, C.R Direito Civil Brasileiro:Parte Geral.7.ed.So Paulo:Saraiva,2009 PEREIRA, C. M. da S.Instituies de Direito Civil Teoria Geral do Direito Civil,23.ed.So Paulo:Forense,2009,v.1. VENOSA, S. de S. Direito Civil: Parte Geral.9.ed, So Paulo:Atlas,2009 DINIZ,M. H. Direito Civil: Parte Geral.26.ed.So Paulo: Saraiva,2009 RODRIGUES, S.Direito Civil:Parte Geral.34.ed.So Paulo:Saraiva,2003,v.1. http://www.anchietavirtual.com.br/cursos/diretorio/agenda_41_62/aulas_nbdir.pdf http://pt.shvoong.com/law-and-politics/constitutional-law/1801945-no%C3%A7%C3%B5esdireito-constitucional/ http://jus.uol.com.br/revista/texto/3344/o-novo-codigo-civil-brasileiro-em-suas-coordenadasaxiologicas http://www.centraljuridica.com/doutrina/58/direito_civil/dos_bens.html Imagem Office PowerPoint

Вам также может понравиться