Вы находитесь на странице: 1из 12

02/05/2011

Estmulo

Reconhecimento da Ameaa a Homeostase

SNC Percepo do Estresse Organizao da defesa biolgica

TERMORREGULAO E ZONAS DE CONFORTO TRMICO


Profa Ana Paula Madureira Programa de Bioengenharia Universidade Federal de So Joo del-Rei

Resposta ao Estresse

Resposta Biolgica (comportamental, autmica, neuroendcrina, imunolgica) Funo Biolgica Normal Funo Biolgica Alterada

Consequncias do Estresse
Figura adaptada de Moberg, 1999

Estado Pr Patolgico Desenvolvimento da Patologia

TERMORREGULAO Tipos de termorregulao


TERMORREGULAO
a capacidade de manuteno da temperatura corprea dentro de certos limites (compatveis com a vida), mesmo quando a temperatura do ambiente apresenta variao.

Fisiolgica o organismo utiliza mudanas fisiolgicas para controle da temperatura corprea. Ex. suor e tremor. Comportamental Ex. abrigar-se do sol.

TERMORREGULAO
A atividade metablica de um animal est ligada temperatura corprea do mesmo. Temperaturas corpreas baixas inviabilizam altas taxas metablicas, pois as reaes enzimticas dependem da temperatura. Taxas metablicas altas por longos perodos ou muito elevadas podem levar ao superaquecimento e, concomitantemente, produo de efeitos deletrios sobre a funo tecidual. Vrias estratgias foram desenvolvidas para otimizar o gasto ou a economia de energia metablica entre os diferentes estilos de vida animal.

Classificao quanto a variao da temperatura corporal


Homeotermo: Mantm temperaturas corpreas constantes Pecilotermo: Experimentam mudanas significativas na temperatura corprea.

02/05/2011

Classificao quanto as fontes de calor utilizadas na termorregulao


Temperatura do corpo (C)

40 35 30 25 20 15 10 5

Endotermo:

O balano trmico conseguido principalmente mediante o controle das fontes endgenas de calor

Heterotermo: Endotermos facultativos. Existem os heterotermos temporais e os heterotermos regionais. Ectotermo: O balano trmico envolve fontes exgenas de calor como radiao solar (Termorreguladores) ou toleram passivamente as flutuaes de temperatura do ambiente

y=x

10

15

20

25

30

35

40

Temperatura do ar (C)

Ectotermos termorreguladores: Utilizam o comportamento para manter temperaturas relativamente constantes durante a atividade. Endotermos: Utilizam o calor metablico para manter a temperatura corprea constante

Ectotermia
O sangue dos peixes das regies polares contm componentes anti-congelativos. Pelo menos quatro espcies de anuros podem permanecer congeladas a -3C por vrias semanas e toleram perodos repetidos de congelamento e degelo. Suas clulas no congelam e mantm atividade metablica anaerbica.

Manuteno de uma temperatura corporal alta (35 - 42C) utilizando fontes endgenas de calor CALOR

As fontes endgenas de calor no elevam significativamente a temperatura corporal


CALOR

Tartarugas: algumas suportam at 50% da gua extracelular congelada Trocas de calor: conveco, conduo, radiao e evaporao

Exemplos Comportamento de termorregulao alternncia entre reas expostas ao sol e sombreadas. controle do tempo de atividade. aumento ou diminuio do grau de achatamento do corpo contra o substrato. modificao da postura corporal.

Aves
Em noites frias, algumas aves aparentemente tornam-se hipotrmicas, levando suas temperaturas normais de 38C39C a 33C ou 35C. Pela manh elas se aquecem ao sol, levantando suas asas para trs para expor uma rea na regio inter-escapular.

02/05/2011

Exemplos Lagartos: apresentam um repertrio de comportamento termorregulatrio muito diversificado. Tartarugas: movimentos ensolarados e sombreados. entre locais

Endotermia
Certos mamferos e aves pequenos, comportamse como heterotermos temporais, porque permitem que suas temperaturas corpreas sofram flutuaes cclicas dirias, apresentando temperaturas endotrmicas durante os perodos de atividade e temperaturas mais baixas durante os perodos de repouso.

Crocodilianos: movimentos entre locais ensolarados e sombreados. Os indivduos jovens podem efetuar pequenas mudanas no contorno do corpo e na sua colorao.

Endotermia

Em ambientes quentes, essa flexibilidade d aos animais de grande porte, como os camelos, a capacidade de absorver grandes quantidades de calor durante o dia e dissip-las durante a noite
Esse aumento da temperatura corprea do camelo durante o dia evita que o animal perca gua para o ambiente por meio do resfriamento evaporativo, caso tivesse que manter sua temperatura corprea num patamar mais baixo durante o dia e conseguem mant-la noite.

Em ambientes frios, os endotermos utilizam mecanismos para: aumentar a produo de calor.

diminuir a perda de calor gordura como isolante trmico


Formas de dormncia: torpor, hibernao e estivao

Torpor
Perodo de inatividade no qual h queda da temperatura corprea e do metabolismo. Antes do animal se tornar novamente ativo, a sua temperatura corprea aumenta como resultado de um surto de atividade metablica, especialmente mediante a oxidao de reservas de gordura marrom. O torpor dirio encontrado em muitos pssaros terrestres e pequenos mamferos.

Hibernao
Alguns mamferos, principalmente os pertencentes s ordens Rodentia, Insectivora e Chiroptera, armazenam bastante reservas energticas antes da hibernao, um perodo de torpor ou dormncia profundo, que pode durar semanas ou mesmo vrios meses em climas frios. Os hibernantes despertam periodicamente para fazer as suas necessidades como, por exemplo, urinar. O fluxo sanguneo total tipicamente reduzido a cerca de 10% do normal. O dbito cardaco cai consideravelmente, e sangue bombeado a uma taxa que apenas uma pequena porcentagem do valor normal.

02/05/2011

Estivao
Significa "sono de vero". Perodo de dormncia em que algumas espcies entram como resposta a altas temperaturas ambientais e/ou ao perigo da dessecao. O peixe pulmonado africano sobrevive a perodos de seca, quando as lagoas onde vive ficam vazias, ao estivar no fundo semi-seco, at que as prximas chuvas as inunde novamente. Alguns mamferos pnos, permanecem inativos nas suas tocas durante o final do vero, com suas C internas corpreas aproximando-se da C ambiente. Esse estado provavelmente semelhante fisiologicamente ao de hibernao, diferindo, porm, no tocante estao do ano.

Ectotermia x Endotermia A endotermia evoluiu a partir de uma condio ectotrmica ancestral

As taxas metablicas dos ectotermos so baixas e normalmente no obtm calor suficiente do metabolismo para aquecer suficientemente o corpo.
Os mecanismos termorreguladores de ectotermos esto baseados em baixas taxas metablicas, pequeno isolamento trmico e trocas rpidas de calor com o ambiente.

Ectotermia x Endotermia As grandes taxas metablicas dos endotermos produzem grandes quantidades de calor e este retido em seus corpos pelo isolamento proveniente de plos e penas. A termorregulao endotrmica consiste grandemente em ajustar a camada de isolamento, de tal modo que, a perda de calor equilibre o calor produzido pelos altos nveis de metabolismo.

Quais as vantagens da ectotermia e da endotermia?

Os primeiros fisiologistas comparativos assumiram que a ectotermia era inferior endotermia como modo de vida. Isto estava associado ao fato de endotermos poderiam: 1) Regular a temperatura corprea; 2) Manter taxas de processos bioqumicos relativamente constantes e prximas do timo; 3) Manter-se ativos independentemente da temperatura ambiente; 4) Ter uma capacidade aerbia aumentada; 5) Ocupar ambientes termicamente inacessveis aos ectotermos; 6) Apresentar altas taxas de crescimento e reproduo, associadas a altas taxas de consumo de oxignio.

As vantagens da ectotermia (Pough 1980): 1. Embora os endotermos convertam os recursos em biomassa mais rapidamente, os ectotermos o fazem de maneira mais eficiente. 2. A ectotermia particularmente favorecida face a recursos limitados ou sazonais, enquanto a endotermia requer fontes de energia concentradas ou abundantes. 3. Os ectotermos podem evadir condies difceis tornando-se inativos. Isto tambm feito por alguns endotermos, mas o custo energtico do despertar alto.

02/05/2011

4. Os ectotermos podem ter menor massa corprea (36% dos lagartos, 50% dos anuros e 65% das salamandras pesam menos de 5g).

5. Em geral, os ectotermos tm maior plasticidade morfolgica do que os endotermos.

2g 0.2 g

2.5 g

Endotermia
DESVANTAGENS: A endotermia energicamente dispendiosa, as taxas metablicas de aves e mamferos so em ordem de magnitude maiores que as de anfbios e rpteis. A energia para sustentar estas altas taxas metablicas provm do alimento, e os endotermos necessitam de mais alimento que os ectotermos.

Endotermia
VANTAGENS: Permite s aves e mamferos manter altas temperaturas corpreas quando a radiao solar no est disponvel ou insuficiente. Podem viver nos locais mais frios da Terra. Sobra mais tempo para outras atividades.

TERMORREGULAO Muitas condies so capazes de causar variaes normais na temperatura corporal dos endotrmicos:
Idade Sexo Estaes do ano Hora do dia Temperatura ambiente Nvel de exerccio Alimentao Digesto Ingesto de gua

Um co menor tem uma superfcie corprea maior, em relao massa, que um co grande!

Mas ces pequenos e grandes devem manter a mesma temperatura corprea! Como os ces pequenos perdem calor a uma taxa mais alta (graas sua superfcie relativa maior), eles devem produzir uma quantidade maior de calor por unidade de massa!

02/05/2011

TERMORREGULAO Alm disso, existe diferena na temperatura entre as vrias partes do corpo. Partes superficiais como: orelha, barbela, cauda e crista apresentam temperaturas mais baixas. Em ambiente frio a temperatura perifrica pode ser ate 10C menor que a profunda. Os rgos internos so mais quentes; o fgado pode apresentar 1 ou 2C mais elevados que a C retal. Ruminantes: rmen maior que a C retal (MO rumenais)

TERMORREGULAO Quando estudamos os reflexos do ambiente sobre os animais, o melhor indicador da temperatura corporal profunda a temperatura retal. Verificada pela insero de um termmetro do reto. Embora no represente uma mdia da C profunda, melhor medir nesse local do que medir a C em vrios locais e fazer uma mdia. Portanto, C retal um bom indicador da C geral.

TERMORREGULAO

Valores de temperatura retal de bovinos, sunos e aves Animal Bezerro Bovino Adulto Leito Suno Adulto Pato Ganso Galinha Variao 38,5-40,0 37,5-39,5 39,0-40,0 38,0-40,0 41,0-43,0 40,0-41,0 40,5-42,0 Mdia 39,0 38,5 39,5 39,5 42,0 40,5 41,0

Para manter essa estabilidade trmica, uma vez que o corpo produz calor continuamente, o animal deve dissipar esse calor excessivo produzido. Para isso a C ambiente deve estar abaixo da corporal para que isso ocorra. Ou, em caso contrrio, adquirir calor por meio de aumento de metabolismo (aumento do consumo de alimentos). A falta de alimento e gua, portanto, constituem os principais fatores que limitam a homeotermia em climas extremos.

TERMORREGULAO A C fisiolgica controlada pelo centro termorregulador, situado no hipotlamo e que funciona como um termostato ao perceber as sensaes de frio ou calor por meio do SNC. Esse termostato controla tanto a produo quanto a dissipao de calor.

O HIPOTLAMO E OS MECANISMOS DE REGULAO


rgo do sistema nervoso central situado no crebro Principal responsvel pela regulao da temperatura corporal

02/05/2011

SNC Receptores de Calor Receptores de frio Hipotlamo

Pele Receptores de Calor Receptores de frio

Calor Temperatura Ambiente Frio

Clulas Termorreceptoras perifricas de CALOR

HIPOTLAMO ANTERIOR

Perda de CALOR

Ajustes funcionais e normas de conduta para DISSIPAR CALOR para o ambiente Ajustes funcionais e normas de conduta para CONSERVAR CALOR e ou PRODUZIR CALOR

Clulas Termorreceptoras perifricas de FRIO

HIPOTLAMO POSTERIOR

Ganho de CALOR

Comportamento Vasoconstrio cutnea Piloereo Alterao de FR Modificao de tx metablica Tremor Termognese no do tremor

Comportamento Vasodilatao cutnea Ofego e ou sudorese e/ou disseminao da saliva

Fonte: R.A. Ferreira

Adaptado de: SWENSON, M.J.; REECE, W.O.; Dukes Fisiologia dos Animais Domsticos. 11 ed. Rio de Janeiro, RJ, Editora: Guanabara Koogan, Cap.55, p.905, 1996.

Respostas dos animais s variaes de temperatura Calor Frio


Calor Frio Respostas fisiolgicas rpidas Posio dos pelos pelos em posio normal piloereo Sudorao intensa ausncia de suor Vasos sanguneos vasodilatao vasoconstrio Respirao taquipnia bradipnia Metabolismo diminuio aumento Respostas fisiolgicas lentas Cobertura dos pelos diminuio aumento Espessura da pele diminuio aumento Gordura subcutnea diminuio aumento Secreo de tiroxina diminuio aumento

Respostas comportamentais
Insolao buscam sombra buscam lugares Umidade molhados buscam exposio ao Vento vento Piso buscam pisos frios Consumo de gua aumenta Consumo de alimento diminui buscam sol buscam lugares secos buscam refgio do vento buscam pisos quentes diminui aumenta

ATENO
Animais jovens (pintinho, bezerro e leito) ainda no apresentam seu sistema termorregulatrio em funcionamento total. Ateno redobrada a C ambiente. Mesmo em regies quentes eles precisam de aquecimento durante a noite. Cuidado com a amplitude trmica (maior em climas secos) Clima seco edificaes com controle de C e ventilao dia e noite. Clima mido renovao contnua do ar em regies quentes.

Diagrama das Temperaturas


HAFEZ (1973) props um diagrama de temperaturas em que so esquematizadas as diferentes faixas, aqum e alm da ZCT (Zona de Conforto Trmico), onde os animais manifestam respostas adaptativas em funo do frio ou do calor. Note-se que esse diagrama s tem significado quando o animal vive permanentemente sob determinada condio ambiental. O grfico no se aplica a variaes ocasionais que possam ocorrer no ciclo dia-noite, por exemplo.

02/05/2011

Estresse por frio


Diagrama das temperaturas (adaptado de HAFEZ, 1973).

Estresse por Calor

Temperatura Ambiental
Temperaturas efetivas ambientais crticas, representao esquemtica adaptada de Bata e Souza (1997)

ZCT ou ZTN: Zona de conforto trmico ou zona termoneutra Os animais no tero a necessidade de realizar ajustes fisiolgicos ou comportamentais para manter sua temperatura corporal. Mximo crescimento e produo (carne, ovos, leite) que sua gentica permite. a faixa considerada ideal e cada espcie, em suas diferentes categorias, apresenta seus respectivos valores.

Zona de B a B: Apenas ajustes comportamentais so suficientes para a manuteno da homeotermia. AB: exposio ao sol, menor exposio ao vento, agrupamento, mdio a longo prazo h da cobertura pilosa e qde de penas. AB: ajustes para evitar ganho e dissipao como procurar sombra, > exposio ao vento, evitar agrupamentos, mdio a longo prazo h da cobertura pilosa e qde de penas

Zona de C a C: zona de homeotermia Faixa de temperatura ambiente efetiva dentro da qual os animais conseguiro, por meio de ajustes comportamentais e qumicos, manter sua temperatura corporal e sobreviver.

Zona de D a D: zona de sobrevivncia Quando a temperatura ambiente efetiva atingir o ponto D o animal morrer de hipotermia e quando atingir o ponto D morrer de hipertermia.

02/05/2011

Temperatura Crtica
a temperatura ambiental abaixo ou acima da qual o animal perde a capacidade de manter sua temperatura fisiolgica normal.
B para C: Comeam a funcionar os mecanismos fisiolgicos para aumentar o calor: Ajustes hormonais (T3 e T4) que levam a > oxidao dos alimentos ingeridos, > consumo de alimentos, Tremores musculares

Costuma-se falar em Temperatura Crtica Superior (TCS) e Temperatura Crtica Inferior (TCI).

Temperatura Letal
Conforme variam as condies ambientais, os animais saem de sua Zona de Conforto Trmico e comeam a funcionar os mecanismos termorreguladores. A partir de um certo limite, esses mecanismos no so suficientes e ocorre a hiper ou hipotermia. Quando a temperatura ambiental atinge situaes extremas, o animal morre. Fala-se, ento, em Temperatura Letal Superior (TLS) e Temperatura Letal Inferior (TLI).
Ponto B: C ambiental efetiva abaixo da qual o animal aciona os mecanismos para incrementar a produo e a reteno de calor Temperatura crtica inferior (TCI) Sua identificao dentro de cada categoria animal nas diferentes espcies de fundamental importncia.

Temperatura crtica inferior (TCI)


Nessa zona de frio intenso ocorrem mudanas no padro de consumo e na converso alimentar podendo alterar a produo. Alguns fatores de manejo podem alterar essa TCI de determinada categoria: nvel de alimentao, manejo em lotes, isolamento corporal. Animais bem alimentados suportam uma TCI mais baixa que um animal em jejum Ex.: Novilhos com potencial gentico para GPD de 500g apresentam uma TCI de 18C qdo em jejum e -1C quando bem alimentados.

Temperatura crtica inferior (TCI)


Lotes: > agrupamento assim como raas com maior cobertura (plos ou penas) aceitam TCI mais baixas Ex.: ovelhas com velo 100mm TCI=-3C e 1mm tem TCI=28C Ao dos msculos que agem sob os plos e penas = piloereo e plumoereo = > isolamento pela camada isolante de ar formada.

02/05/2011

Ponto C: Temperatura ambiental efetiva abaixo da qual o animal perde o controle da homeotermia. Temperatura crtica mnima ou inferior absoluta. Incio da utilizao das reservas corporais Ponto D (TLI): Morte por hipotermia

Bpara C: Comeam a funcionar os mecanismos fisiolgicos para minimizar a produo de calor e dissipao de calor corpreo extra Ponto B: Representa a temperatura crtica superior (TCS)

Temperatura crtica superior (TCS)


A partir dessa C entram em ao os mecanismos de defesa fsica contra o calor: Vasodilatao perifrica Aumento da FR (ofegao) Sudorese necessrio alterar a composio dos concentrados para que menor quantidade consumida garanta todos os nutrientes necessrios para manuteno e produo do animal. Raes de vero com maior densidade de todos os nutrientes.

Ponto C: Temperatura crtica mxima ou zona de calor intolervel, onde no consegue controlar por muito tempo sua homeotermia. Ponto D(TLS): Morte por hipertermia.

Reaes dos animais ao frio e ao calor


Entre A e B (frio modesto) Buscam o sol Refugiam-se do vento Buscam lugares secos Buscam pisos quentes Diminuem o consumo de gua Piloereao Aumento de corbertura (plos) Entre B e C consumo de alimento Vasoconstricao perifrica No suam Bradpnia Incremento no metabolismo Tremor muscular Entre Ae B (calor modesto) Buscam a sombra Buscam expor-se ao vento Buscam lugares midos (chafurdam) Buscam pisos frios Aumentam o consumo de gua Plos normais Reducao de cobertura de plos Entre B e C consumo de alimento Vasodilatacao perifrica Suam Taquipnia Reducao no metabolismo

Valores de temperaturas efetivas crticas inferior (TCI) e superior (TCS) e zona de conforto (ZCT) para bovinos

Animal Bovinos Recm nascido Europeu adulto Zebuno adulto

TCI (C)
10 -10 0

ZCT (C)
18 a 21 -1 a 26 10 a 27

TCS (C)
26 27 35

10

02/05/2011

Valores de temperaturas efetivas crticas inferior (TCI) e superior (TCS) e zona de conforto (ZCT) para sunos Animal Sunos 0-2dias 2-4dias 4-7dias 7-14dias 14-35dias 35-50dias Terminacao Reproducao Lactacao TCI (C) 20 20 18 12 10 8 5 4 4 ZCT (C) 32 a 35 28 a 34 26 a 28 24 a 28 22 a 26 18 a 24 15 a 18 10 a 15 12 a 15 TCS (C) 38 37 34 33 32 30 27 27 27

Esquema de respostas fisiolgicas de sunos em funo do estresse ambiental

Fonte: Hogberg et al., 2003

Valores de temperaturas efetivas crticas inferior (TCI) e superior (TCS) e zona de conforto (ZCT) para aves Animal TCI (C) ZCT (C) TCS (C) Aves 1-2dias 30 33 a 34 37 3-4dias 28 30 a 31 35 5-8dias 26 29 a 30 34 9-11dias 25 27 a 28 32 12-16dias 23 26 a 27 31 17-21dias 21 24 a 26 30 22-41dias 19 22 a 24 28 42-49dias 18 21 a 23 28 Galinha de postura 15 18 a 28 30

TERMORREGULAO Mecanismos evaporativos

RESUMINDO

Mecanismos no evaporativos

11

02/05/2011

MANUTENO DE CALOR Produo de calor termognese: metablica aumento da taxa

MANUTENO DE CALOR Condutncia Isolamento em microclimas (hibernar) Pelagem espessa Tecido adiposo espesso

contrao da musculatura (exerccio) tremor (involuntrio)

A manuteno da temperatura corporal implica em: CONDUO: Contato (agrupamentos) Ar + pelagem = reduz perda de calor por conveco. menor condutividade (isolamento) 1. Captar informaes sobre a temperatura ambiental mediante receptores sensoriais de calor e frio; 2. Desencadear mecanismos fisiolgicos homeostticos, controlados por um centro termorregulador, localizado no hipotlamo (SNC). O hipotlamo controla a produo e a dissipao de calor, por meio de vrios mecanismos: mecanismo vasomotor (vasoconstrio ou vasodilatao); ereo de pelos; sudorao; frequncia respiratria; e taxa metablica.

Alguns parmetros fisiolgicos dos animais domsticos.


Temperatura retal (C) Aves Bovinos Co Ovinos Caprinos Sunos Equinos 41,0 38,33 (37 a 39) 38,8 39,1 (38 a 40) 38,5 a 39,5 39,2 37,6 12 a 20 12 a 20 10 a 20 10 a 14 70 a 80 70 a 80 60 a 80 28 a 40 10 a 30 36 a 80 Frequncia respiratria (n/min) Pulsaes Fonte (n/min) a b a b b b b

Fontes: a - MLLER, 1989. b - FRANA, 2000.

12

Вам также может понравиться