Вы находитесь на странице: 1из 10

CARTILHA

PRTICAS AMBIENTAIS PARA A ADVOCACIA

Comisso de Direito Ambiental da

AOS COLEGAS ADVOGADOS E ADVOGADAS


A Comisso de Direito Ambiental tem tido um trabalho importante ao longo desta gesto, divulgando contedos atravs de cursos na capital e no interior, participando de debates, fez incluir um captulo relativo aos servios na tabela de honorrios da OAB/RS, situao que provavelmente no se encontrar em outra seccionais. Agora, ao finalizar o ano, lana a cartilha: PRTICAS AMBIENTAIS PARA A ADVOCACIA, indicando procedimentos ambientalmente corretos para os escritrios de advocacia. Isto muito importante, pois o advogado um formador de opinio, um lder em suas comunidades e, com isto, ao adotar esta conduta de responsabilidade com um meio ambiente mais saudvel, sem desperdcios, estar irradiando na sua cidade, na sua regio, esta alterao de paradigma que vir em benefcio de todos. Vivemos tempos em que a preservao da natureza questo de sobrevivncia. Alm disto, pases como o Brasil, cujos recursos naturais so abundantes, especialmente em gua, sero os detentores de riquezas, em futuro prximo, incomparvel em relao demais naes. Por tudo isto, iniciativas como estas, adotadas pela Comisso de Direito Ambiental da OAB/RS, tem significativa importncia em conscientizar o advogado do papel que ele tem nesse processo, adotando o princpio universal da sustentabilidade ambiental na sua atividade.

Porto Alegre, 8 de dezembro de 2009. Cludio Pacheco Prates Lamachia

INTRODUO
Como todos sabem que o ambiente est vivendo um crise causada pelo consumo irracional do recursos naturais, levando a previses devastadoras quanto a continuidade da vida em nosso planeta. Os resduos e a poluio so gerados por todos os setores da sociedade. No s o setor agrcola, industrial, e de servios poluem, todos ns geramos resduos em nosso cotidiano, e com a advocacia no diferente. Com isso, a OAB/RS, atravs da Comisso de Direito Ambiental, traz esta cartilha com prticas simples, que facilmente podem ser aplicadas no dia a dia dos escritrios de advocacia, diminuindo, com isso, o impacto ambiental da atividade. Alm de deixar de poluir, voc estar economizando recursos financeiros, com eletricidade, com material de escritrio, com transporte, podendo aplicar este valor em investimentos que geram melhores resultados e, conseqentemente, qualificando o seu trabalho, gerando assim uma cadeia de crescimento sustentvel. Optamos por no imprimir a cartilha, lanando-a somente na forma digital, justamente para darmos o exemplo de evitarmos o desperdcio de papel, tinta etc., ficando disponvel no site da OAB/RS, e ser enviada por e-mail para todos os advogados. Este um primeiro passo. Seguiremos avanando para buscarmos uma gesto sustentvel da atividade e, quem sabe, at um selo de certificao para aqueles que atenderem requisitos de sustentabilidade universal. Ricardo Barbosa Alfonsin Presidente Comisso de Direito Ambiental da OAB/RS
Esta Cartilha foi elaborada pelos integrantes da Comisso de Direito Ambiental sob a coordenao de Betina Maciel e Fernanda Zanatte Alfonsin.

MATERIAL DE ESCRITRIO
PAPEL
1. Impresso: evite imprimir, leia os textos no prprio computador, imprimindo apenas os indispensveis. Se for necessrio imprimir, opte pela impresso frente/verso, voc estar reduzindo o consumo pela metade. 2. Descarte: as folhas que no forem mais utilizadas, guarde e use de folha de rascunho. No jogue fora um papel antes que ele tenha sido completamente utilizado. Escolha um local que sirva para armazenagem do papel a ser destinado para reutilizao e reciclagem.Os produtores de papel evitam a utilizao de 3,5 toneladas de fibra virgem, por cada tonelada de material reciclado utilizado. No amasse a folha de papel. Isso compromete as fibras e dificulta a reciclagem. 3. Uso inteligente do papel: Utilize papel amigo do ambiente de preferncia que seja certificado pelos standards das florestas sustentveis, ou escolha papel reciclado, o qual custa o mesmo preo do papel comum. Envie, sempre que possvel, as peties pela internet. Formate a petio de modo que utilize a maior parte da folha, sem deixar grandes espaos em branco. Evite textos e anexos desnecessrios

LIVROS
4. Mtodos alternativos de consulta: alguns livros se encontram gratuitos na internet, voc pode baix-los. Pegue livros em bibliotecas. Doe ou venda os livros que no te interessam mais.

ENERGIA
HARDWARE E SOFTWARE
1. Utilize software para simplificar a forma como usa os documentos. Reduza o tempo e energia gastos nos processos baseados em papel com a utilizao de softwares de gesto de workflow e ferramentas colaborativas que quando combinados com multifuncionais com capacidade de digitalizao, pode eliminar os custos de produo, armazenamento e envio de documentos. 2. Procure equipamentos com a certificao ENERGY STAR. Atualize solues antigas com sistemas novos e mais eficientes . Utilize monitores de tela plana, os quais consomem menos eletricidade. Programe o computador para desligamento automtico aps alguns minutos inerte. 3. Substitua copiadoras e impressoras por Multifuncionais que desempenham todas as tarefas. Um sistema multifuncional que copie, imprima, digitalize e envie faxes, utiliza apenas metade da energia consumida por vrios equipamentos distintos em separado. 4. No jogue no lixo toners e baterias vazios. Devolva toners e baterias usados aos fabricantes, para que os possam reciclar ou reutilizar, considere a utilizao de equipamentos de tinta slida, que geram menos 90% de desperdcios quando comparados com as tradicionais impressoras laser a cores. 5. Procure equipamentos de escritrio que permitam posterior remanufacturao ou reciclagem. Os equipamentos Xerox so concebidos com vista sua reutilizao e reciclagem.

ILUMINAO E ELETRICIDADE
6. Uso das lmpadas: utilize lmpadas ecolgicas, as quais alm de gastar menos energia, duram mais. Se voc optou por usar lmpadas fluorescentes para economizar energia, guarde suas embalagens originais para acondicion-las aps o uso. Ento armazene as lmpadas em algum lugar seguro e aguarde para que criem normas para o recolhimento das lmpadas usadas. Opte por interruptores individuais de luz, s ascendendo as luzes das salas ocupadas. Utilize sensores de luz nas reas de circulao, os quais s acendem quando h movimento no local. 7. Alternativas ao Ar condicionado: dentro do possvel, no utilize ar condicionado central, mas sim individual e s ligar quando estiver presente. Quando possvel, opte por escritrios com grandes portas abertas e aberturas nas paredes tambm para maximizar o fluxo de ar fresco. Alm disso, exaustores e ventiladores instalados ao longo da escritrio ajudam a proporcionar um ambiente mais confortvel para os trabalhadores e evitam o consumo de energia de condicionadores de ar.

DESCARTVEIS E LIMPEZA
COZINHA
1. Na cozinha: d preferncia a toalhas de pano, ao invs do papel toalha. D preferncia ao coador de pano, ou cafeteira de fogo, no lugar do coador de papel e a cafeteira eltrica; 2. Embalagens: de maneira geral, procure comprar produtos que tenham qualidade e sejam durveis, mesmo que a princpio eles tenham um custo maior, com o tempo valer a pena. Quando fizer compras, evite as embalagens pequenas. Ao optar pelas maiores a quantidade de lixo ser menor, e voc economizar. Sempre que for possvel, prefira produtos concentrados aos diludos, fazendo isso voc reduzir o consumo de embalagens. Prefira embalagens retornveis. Assim voc estar evitando jogar fora um material como o plstico, que demora centenas de anos para se decompor. Se voc recicla, prefira embalagens de vidro pois so mais facilmente reciclveis que as de plstico. Prefira os produtos de limpeza biodegradveis. Voc estar ajudando a diminuir o acmulo de resduos txicos nos rios e mares. No compre produtos em embalagens de aerossol, como cosmticos e inseticidas. Essas embalagens normalmente contm Clorofluorcarbonos (CFCs), que so os gases responsveis pela formao do buraco na camada de oznio. No compre alimentos ou outros produtos com embalagem de isopor. Isopor , na verdade, uma espuma de poliestireno, obtida a partir do benzeno, produto reconhecidamente cancergeno. O benzeno convertido em estireno e depois injetado com gases, que lhe do a consistncia de espuma. Os gases mais usados nesse processo so os CFCs, os mesmos que esto destruindo a camada de oznio que envolve o planeta. A espuma de poliestireno totalmente no-biodegradvel. O isopor uma grande ameaa vida, porque contamina alimentos. Alm disso, ao partir-se em pequenos pedaos, podem ser ingeridos por diversos animais.

GUA
1. Evite vazamentos. Verifique se a torneira est bem fechada depois de utiliz-la. Compre gua em bombonas, as quais so retornveis, evitando acumular garrafas PET. Se possvel, as melhores opes so os filtros, de cermica ou ozonizadores. Procure inserir no condomnio do conjunto onde se localiza o escritrio, a medio individual de gua, que alm de se pagar apenas o seu consumo individual, incentiva as prticas de economia de gua.

LOGSTICA
DESLOCAMENTO
1. Manuteno dos veculos: cuidar da manuteno dos veculos. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustvel e produzir 50% mais CO2. Calibre o pneu do carro ao menos uma a cada duas semanas. Prefira veculos movidos a lcool ou biocombustveis. O lcool uma fonte de energia renovvel. 2. Regime de deslocamento: estabelea com seus colegas, dentro do possvel, um regime de rodzio de caronas e uso dos carros. Faa uso dos transportes coletivos. Informe-se sobre o servio de van disponibilizado pela prpria OAB.

TRANSPORTE DE DOCUMENTOS E PETIES


3. Use racionalmente o carro e seu tempo: rena o maior nmero possvel de peties para levlas de uma s vez aos rgos da justia. Estabelea um itinerrio coerente. Verifique a possibilidade de fazer uso dos servios de um motoboy. Consoante o oramento apresentado por pode valer a pena.

Use seu poder como consumidor!


Como consumidores, as vezes em grande escala, importante incentivarmos nossos fornecedores para adotarem alternativas ecologicamente responsveis para os produtos. Atualmente muito mais fcil ser ecologicamente responsvel do que era h 10 ou 15 anos atrs! Voc pode fazer o mesmo. Ao adquirir produtos pergunte s empresas fornecedoras o que tm feito para preservar o meio ambiente, e escolha produtos de empresas que sejam ecologicamente responsveis.

DICAS DE COLETA SELETIVA


O processo de reciclagem composto de vrias fases, porm sua realizao depende de uma ao fundamental: a separao prvia dos materiais. Esse s o comeo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separao e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente reciclveis.

IMPORTANTE:
A informao a base da realizao da coleta seletiva; o que inclui a educao de TODOS os participantes. Em caso de condomnios, imprescindvel a participao dos porteiros, zeladores, pessoal da administrao e empregadas domsticas. Da mesma forma, nas escolas precisam estar envolvidos alunos, professores e demais funcionrios.

COMO SEPARAR
Para a separao do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo mido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o reciclvel a ser coletado por uma cooperativa ou empresa: plstico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos. No caso de condomnios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o nmero de recipientes destinados coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material:

PAPEL

VIDRO

METAL

PLSTICO

ORGNICO

REJEITO

Azul - Papel; Verde - Vidro; Amarelo - Metal (alumnio e metais ferrosos); Vermelho - plstico; Marrom - Orgnico (restos de alimentos ou podas de rvores que podem ser transformados em adubo); Cinza - Rejeito (material sujo e/ou que no serve para a reciclagem).

importante estabelecer um local prtico e de fcil acesso para a colocao desses recipientes.

O QUE SEPARAR

Alguns produtos e embalagens reciclveis j possuem o smbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou no para a coleta seletiva:

IMPORTANTE
Mesmo que o produto no contenha o smbolo de reciclagem ele pode ser reciclvel. importante saber que tipos de material estaro sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mnima a ser destinada cooperativa/empresa. Pode-se comear com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente. Quem ir receber e para onde vo os materiais Algumas cidades do Brasil j possuem programa de coleta seletiva organizado, neste caso contate a prefeitura e combine horrio e frequncia de coleta. Porm, a maioria dos municpios no dispe de um sistema de coleta seletiva, neste caso procure saber se existe na regio grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos, ou iniciativas comunitrias e de organizaes no-governamentais que coletem materiais reciclveis. Visite a seo Quem recebe reciclveis e procure o grupo mais prximo de voc. O material separado, no entanto, o retorno financeiro nem sempre expressivo. Sugere-se at, em alguns casos, doao ou utilizao da verba arrecadada para complementao de festas de fim de ano etc. Vale ressaltar que os resultados mais relevantes de um processo de coleta seletiva so o combate ao desperdcio e a preservao ambiental. O retorno econmico e o compromisso social podem ser somados aos benefcios alcanados. Ao ser entregue aos catadores, o material separado levado para um depsito onde ele triado, prensado e enfardado com o auxlio de prensas hidrulicas. Desse modo o volume de material reduzido, otimizando o uso do espao e facilitando a organizao. Os fardos separados por tipo de material so vendidos para os grandes sucateiros ou aparistas, que por sua vez vendem para as indstrias recicladoras.

RESUMINDO:
Antes de iniciar uma coleta seletiva faa um estudo do espao, do material, do perfil dos funcionrios / condminos / alunos, de quem ir receber o material etc. Com base nas informaes obtidas defina o sistema a ser implantado, dando ateno especial sensibilizao das pessoas envolvidas, local de armazenamento, frequncia de coleta e divulgao dos resultados.

10

Fonte: www.recicloteca.org.br

Вам также может понравиться