Вы находитесь на странице: 1из 8

Introduo

O Filosofo grego Aristteles nasceu em 834 a.C., na cidade antiga de Estgira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosficos e idias sobre a humanidade tm influencias significativas na educao e no pensamento ocidental contemporneo. Aristteles considerado o criador do pensamento lgico. Suas obras influenciaram tambm a teologia medieval da cristandade. Aristteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Plato tornando seu discpulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macednia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, Voltada para o estudo das cincias naturais. Seus estudos filosficos baseavam-se em experincias para comprovar fenmenos da natureza. O filosofo valorizava a inteligncia humana, nica forma de alcanar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discpulos. Pensou e escreveu sobre diversas reas do conhecimento: poltica, lgica, moral, tica, teologia, pedagogia, metafsica, didtica, potica, retrica, fsica, antropologia, psicologia e biologia, Publicou muitas obras de cunho didtico, principalmente para o publico geral. Valorizava a educao e a considerava uma das formas de crescimento intelectual e humano. Sua grande obra o livro Organon, que rene grande parte de seus pensamentos.

Obra e doutrina de Aristteles


Perderam-se todas as obras publicadas por Aristteles, com exceo da Constituio de Atenas, descoberta em 1890. As obras conhecidas resultaram de notas para cursos e conferncias do filsofo, ordenadas de incio por alguns discpulos e depois, de forma mais sistemtica, por Adronico de Rodes (c. 60 a.C.). As principais obras de Aristteles, agrupadas por matrias, so: (1) Lgica: Categorias, Da interpretao, Primeira e segunda analtica, Tpicos, Refutaes dos sofistas; (2) Filosofia da natureza: Fsica; (3) Psicologia e antropologia: Sobre a alma, alm de um conjunto de pequenos tratados fsicos; (4) Zoologia: Sobre a histria dos animais; (5) Metafsica: Metafsica; (6) tica: tica a Nicmaco, Grande tica, tica a Eudemo; (7) Poltica: Poltica, Econmica; (8) Retrica e potica: Retrica, Potica. Como nenhum filsofo antes dele, Aristteles compreendeu a necessidade de integrar o pensamento anterior a sua prpria pesquisa. Por isso comea procurando resolver o problema do conhecimento do ser a partir das antinomias acumuladas por seus predecessores: unidade e multiplicidade, percepo intelectual e percepo sensvel, identidade e mudana, problemas fundamentais, ao mesmo tempo, do ser e do conhecimento. O dualismo platnico - o mundo da inteligncia separado do das coisas sensveis - visava antes de tudo a salvar a cincia, estabelecendo a coerncia necessria entre o conceito e seu objeto. O realismo de Aristteles procura restabelecer essa coerncia sem abandonar o mundo sensvel: explora a experincia, e nela mesma insere o dualismo entre o inteligvel e o sensvel. O projeto de Aristteles visa em ltima anlise restabelecer a unidade do homem consigo mesmo e com o mundo, tanto quanto o projeto de Plato, baseado numa viso do cosmos. Entretanto, Aristteles censura a Plato ter seguido um caminho ilusrio, que retira a natureza do alcance da cincia. Aristteles procura apoio na psicologia. O ser existe diferentemente na inteligncia e nas coisas, mas o intelecto ativo, que atributo da primeira, capta nas ltimas o que elas tm de inteligvel, estabelecendo-se dessa forma um plano de homogeneidade.

Lgica de Aristteles
Nos primeiros sculos da era crist, os escritos lgicos de Aristteles foram reunidos sob a denominao de rganon (j que se considerava a lgica apenas um instrumento da cincia, um rganon). Primeira das obras integrantes do rganon, os Tpicos classificam os diferentes modos de

atribuio de um predicado a um sujeito. Cabe destacar ainda nos Tpicos o esboo da teoria do silogismo, que, no entanto, s foi consolidada na Primeira analtica. Essa teoria se caracteriza pelo propsito de demonstrar a correo formal do raciocnio, independentemente de sua verdade objetiva. Assim, se todo B A e se todo C B, todo C A. A primeira proposio a maior; a segunda, a menor; e a ltima, a concluso. Duas espcies de objees se levantam contra a teoria do silogismo. A primeira: o silogismo encerra uma petio de princpio, uma vez que a verdade da concluso j est contida na maior. A segunda: o silogismo explicita contedos de uma essncia sem apoio da experincia. Na Segunda analtica se encontra, virtualmente, a resposta de Aristteles primeira objeo: a aplicao da idia geral no caso particular no se processa mecanicamente, mas decorre de uma operao de certo modo criadora, de converso de um saber potencial num saber atual. A idia geral, alm disso, representa o resultado de difcil elaborao que transcende os dados da percepo direta. Da a necessidade de complementar o mtodo silogstico, que parte do geral para o particular, com o mtodo indutivo, que vai do particular ao geral. Todo o saber, contudo, depende de princpios indemonstrveis, mas necessrios a qualquer demonstrao: os axiomas.

Metafsica de Aristteles
Sob esse ttulo esto reunidos 14 livros de Aristteles que tratam do ser no sentido mais amplo ou mais radical. Duas questes se destacam na metafsica aristotlica: a da unidade do ser e a da existncia de essncias separadas. Quanto primeira, admite Aristteles diferentes maneiras de ser, que ele denomina categorias, ressaltando dez: essncia, qualidade, quantidade, relao, lugar, tempo, situao, o ter, ao e paixo. As categorias so os "gneros supremos do ser", j que a este se referem diretamente, como suas determinaes mais radicais. A cincia do ser tem um objeto real, aquele a que, direta ou indiretamente, se referem todos os "gneros supremos": a essncia. A se funda, para muitos, a teoria da analogia do ser, pela qual se conciliam a unidade e pluralidade deste. O ser unvoco existe, contudo, separado do mundo sensvel: pura essncia, qual no se pode atribuir nenhuma outra categoria alm da prpria essncia. A filosofia da natureza, um dos fundamentos da filosofia especulativa de Aristteles, sustenta que a mudana nos seres no contraria o princpio de identidade, j que representa apenas a atualizao da potncia nelas contidas. A partir da, o filsofo apia sua fsica em duas teorias filosficas: a da substncia e do acidente, e a das quatro causas.

A substncia o que existe por si, o elemento estvel das coisas, e o acidente, o que s noutro pode existir, como determinao secundria e cambiante. Graas unio entre os dois princpios, a substncia se manifesta atravs dos acidentes: "o agir segue o ser". Por outro lado, dependem os seres de quatro causas: material, formal, eficiente e final, estando ligada, primeira, a potencialidade de cada ser; segunda, a especificidade; terceira, a existncia; e quarta, a inteno.

tica e poltica
No dilogo perdido Da justia j se anunciavam alguns dos temas expostos nos oito fragmentos reunidos por Andronico sob o ttulo de Poltica. Escritos ao longo de toda a vida de Aristteles, so tudo o que resta da sua obra sobre o assunto. Aristteles foi o primeiro filsofo a distinguir a tica da poltica, centrada a primeira na ao voluntria e moral do indivduo enquanto tal, e a segunda, nas vinculaes deste com a comunidade. Dotado de lgos, "palavra", isto , de comunicao, o homem um animal poltico, inclinado a fazer parte de uma plis, a "cidade" enquanto sociedade poltica. A cidade precede assim a famlia, e at o indivduo, porque responde a um impulso natural. Dos crculos em que o homem se move, a famlia, a tribo, a plis, s esta ltima constitui uma sociedade perfeita. Da serem polticas, de certo modo, todas as relaes humanas. A plis o fim (tlos) e a causa final da associao humana. Uma forma especial de amizade, a concrdia, constitui seu alicerce. Os regimes polticos caracterizam-se pela soluo que oferecem s relaes entre a parte e o todo na comunidade. H trs formas boas: monarquia, aristocracia e politia (um compromisso entre a democracia e a oligarquia, mas que tende primeira). monarquia interessa basicamente a unidade da plis; aristocracia, seu aprimoramento; democracia, a liberdade. O regime perfeito integrar as vantagens dessas trs formas, rejeitando as deformaes de cada uma: tirania, oligarquia e demagogia. A relao unidade-pluralidade aparece, ainda, sob outro aspecto: o da lei e da concrdia como processos complementares.

Potica de Aristteles
Entre as cincias do fazer, apenas a obra de arte mereceu estudo sistemtico de Aristteles. Ele distingue as artes teis das artes de imitao, sendo que estas ltimas, ao contrrio do que o nome parece indicar, exprimem o dinamismo criador do homem completando a obra da natureza: ele tem de captar atravs da idia o que na natureza se encontra, por assim dizer, apenas esboado ou latente.

Na Potica, Aristteles confere grande relevo a sua teoria da tragdia, que exerceu notvel influncia sobre o teatro desde a poca do Renascimento. Segundo sua prpria concepo de poesia, salientou a importncia da imitao ou mmesis, no como mero decalque da realidade, mas como uma recriao da vida: a tragdia imita "no os homens, mas uma ao e a vida". Tambm a ao, para ele, fundamental: os caracteres devem surgir como sua decorrncia, recomendando o filsofo o recurso ao histrica, tomada de emprstimo para a obra de arte. Preocupado ainda com o efeito da tragdia sobre o espectador, enuncia seu conceito de cathrsis (purificao das paixes), objetivo que, para Aristteles, indispensvel.

Fsica e cincias naturais


Basicamente o contedo da Fsica de Aristteles a realidade sensvel, na qual a idia inteiramente envolvida pela matria. O fsico deve possuir um acurado esprito de observao. A realidade natural, em seus aspectos mais gerais, autnoma, contrapondo-se espontaneidade acidental que exprime os efeitos inesperados que as coisas produzem em ns. A natureza uma autocriao, e o ser potencial que nela atua o movimento, o qual se apresenta, sob o aspecto quantitativo, como aumento e diminuio e, sob o aspecto espacial, como locomoo e translao. Dos temas tratados na fsica aristotlica, o mais paradoxal a dinmica. O conceito bsico da dinmica de Aristteles de que um corpo inanimado no pode permanecer em movimento sem a ao constante de uma fora. Partindo de sua teoria do movimento, o filsofo estabelece os dois princpios bsicos que se encontram no mesmo ser, a ao e a potncia, os quais constituem o fundamento da sua dinmica. Em contraposio, a matria e a forma so os princpios bsicos da esttica. O mundo animal analisado com amplitude e considerado por Aristteles como um espao intermedirio entre a fsica e a psicologia. Os seres orgnicos apresentam aspectos diversos, mas todos so constitudos de matria (o corpo) e de forma (o princpio do movimento). Os animais so mais perfeitos do que as plantas e de constituio mais complexa. A anatomia aristotlica ressalta a importncia da distribuio da matria nas funes orgnicas. O correlacionamento entre os estados psquicos e os processos fisiolgicos s se verifica nos seres mais desenvolvidos. Os animais superiores so dotados de matria, forma, movimento, sensibilidade e potencialidade receptiva. Enquanto as plantas possuem apenas propriedades nutritivas, os animais so tambm dotados de propriedades sensitivas e motoras. O homem ocupa o vrtice da pirmide, aliando a todas essas propriedades uma potencialidade receptiva em grau elevado.

Com a morte de Alexandre (323), Aristteles teve de fugir perseguio dos democratas atenienses, refugiando-se em Clcide, na Eubia, onde morreu em 322 a.C.

Concluso
Filho de pai medico, com dezoito anos chega a Atenas a fim de ingressar na Academia de Plato. Assim foi a vida de Aristteles, um jovem dedicado que passou boa parte de sua vida na academia se dedicando aos estudos. Teve interpretao particular das idias platnicas, Aristteles discordava substancialmente de seu mestre na tocante a abordagem da realidade. Aristteles defendia a idia de que, ao observar a realidade, o sujeito chegaria concluso da existncia de contveis seres individuais, mutveis e concretos. Aristteles acreditava que o objeto principal da cincia no seria a busca pelo ser individual, e sim, a compreenso universal na conquista de conceitos essenciais, que sejam utilizados de modo generalizado.

Centro de Ensino Governador Archer Alunos: Alan, Guilherme, Kellyson, Miguel, Paulo Vinicius e Wallacy Srie: 3 A Professor(a): Arlene Holanda Disciplina: Filosofia

Trabalho de Filosofia

Imperatriz 2011

Вам также может понравиться