Вы находитесь на странице: 1из 10

PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA STRICTO SENSU EM COMUNICAO SOCIAL

Mestrado
Jornal como lugar de representao social: Estratgias terico metodolgicas

Autor: Anglica Cordova Machado Miletto Prof. Dra. Florence Dravet

Orientador:

Resumo Este artigo apresenta noes sobre o imaginrio. Trata de sua ligao com a teoria das Representaes Sociais. Este quadro terico traado para demonstrar como a mdia representa as camponesas com imagens que foram criadas ainda no incio do sculo XX sobre a populao rural. Para isso, so buscados exemplos na literatura brasileira. Sustenta-se que a mdia ocupa lugar privilegiado na contemporaneidade para a manuteno do imaginrio coletivo. Por fim, apresenta o recorte da dissertao e fala do quadro terico metodolgico que ser aplicado na anlise de matrias e reportagens do Correio Braziliense: a anlise do discurso da vertente francesa. Palavras-chave: Anlise do Discurso, Imaginrio, Jornalismo, Representaes sociais, Trabalhadoras Rurais.

Pobre Jeca Tatu! Como bonito no romance e feio na realidade! Jeca mercador, Jeca lavrador, Jeca filsofo (LOBATO, 1918: 90). No final do sculo XIX at meados do sculo XX, camponeses e camponesas foram representados na literatura brasileira como atrasados, donos de uma cultura considerada inferior, sem noes de higiene, alm de feios. Monteiro Lobato contraps a descrio do sertanejo de Euclides da Cunha que era um forte, apesar de sua aparncia demonstrar o contrrio por um caboclo do Vale do Paraba (SP) preguioso, ignorante e atrasado. De fato, Jeca Tatu era o oposto do cidado moderno que o Brasil buscava nas primeiras dcadas do sculo XX. A personagem estereotipada de Jeca Tatu ultrapassou os limites do papel: foi s telas nos filmes de Mazzaropi, ganhou espao em programas radiofnicos e assim, figurando em diferentes meios de difuso, comps o imaginrio 1 do brasileiro urbano frente aos homens e mulheres do campo. Essa imagem surge em um momento que o Brasil buscava se modernizar. A almejada modernidade foi reforada por diversos discursos (literrio, miditico, governamental, jurdico). Foram muitas as iniciativas para a promoo dos centros urbanos. Na dcada de 30, por exemplo, as leis trabalhistas de Getlio Vargas eram destinadas especialmente para o trabalho urbano. Mais tarde, na dcada de 50, a construo da nova capital e a realizao do planos de metas de Juscelino Kubstichek 50 anos em 5 deu mais passos para a modernizao e urbanizao do pas. Uma srie de iniciativas e incentivos valorizaram o urbano em detrimento do rural. At a dcada de 40, 70% da populao brasileira vivia, essencialmente, nas zonas rurais2. O cenrio do Pas mudou. Hoje, o Brasil vive uma exploso demogrfica nas grandes cidades. Durante dcadas, as periferias tornaram-se destino de muitos camponeses. Afinal, diferentes fontes discursivas ajudaram a fixar no imaginrio coletivo a idia de que o rural era lugar de atraso. O romancista Lima Barreto, por exemplo, narra em Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) a visita de Olga ao seu padrinho, o nacionalista Policarpo Quaresma,
1

O imaginrio de que falo no imagem de. criao incessante e essencialmente indeterminada (social-histrica e psquica) de figuras/formas/imagens, a partir das quais somente possvel falar-se de alguma coisa. Aquilo que denominamos realidade e racionalidade so seus produtos. CASTORIADIS, 1982:13) 2 IBGE. Tendncias demogrficas no perodo de 1940/2000. Disponvel em < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/tendencia_demografica/analise_populacao/1940_2000/comentarios.pdf>, acesso em 01 de setembro de 2009.

que vivia em um stio. Ela era uma moa criada na cidade e, at ento, idealizava uma vida no campo alegre e com fartura:
O que mais a impressionou no passeio foi a misria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. Educada na cidade, ela tinha dos roceiros idia de que eram felizes, saudveis e alegres. Havendo tanto barro, tanta gua, por que as casas no eram de tijolos e no tinham telhas? Era sempre aquele sap sinistro e aquele "sopapo" que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas no havia culturas, uma horta, um pomar? No seria to fcil, trabalho de horas? E no havia gado, nem grande nem pequeno. Era raro uma cabra, um carneiro. Por qu? Mesmo nas fazendas, o espetculo no era mais animador. Todas soturnas, baixas, quase sem o pomar olente e a horta suculenta. A no ser o caf e um milharal, aqui e ali, ela no pde ver outra lavoura, outra indstria agrcola. No podia ser preguia s ou indolncia. Para o gasto, para uso prprio, o homem tem sempre energia para trabalhar. (BARRETO: 101-102)

Mesmo aps algumas dcadas, as representaes trazidas nas obras de Monteiro Lobato, Lima Barreto, Euclides da Cunha ainda fazem parte do imaginrio urbano acerca do campons. Swain explica que no imaginrio h a manuteno das relaes (de gnero, de raas, de etnias, de classes sociais) mesmo que alguma dessas sofra alteraes. (...) nunca demais sublinhar que, se uma parte do dispositivo simblico se esfacela, isto no leva sua decomposio global. (SWAIN, 1994: 54). Isso justifica a perpetuao de determinadas imagens de um grupo no imaginrio coletivo. Atualmente, no entanto, muitos discursos sobre o campo tem sido mais otimistas. A idia de diversidade cultural ajuda a reforar a importncia das diferenas. O prprio discurso ambiental sugere que o atual modelo de vida e consumo nas grandes cidades insustentvel. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao afirma que os saberes rurais devem ser respeitados e levados em conta no processo de aprendizagem nas escolas. Alm disso, existem incentivos governamentais, financeiros e fiscais para a manuteno das populaes rurais em suas comunidades. Mdia Na contemporaneidade, os meios de comunicao de massa ocupam um lugar importante na dinmica social. Os jornais, por exemplo, trazem representaes dessas imagens que compem o imaginrio coletivo. Pelo fato de notcias trazerem o real, o Jornalismo o lugar das representaes sociais. Uma vez que a prpria realidade percebida por signos e simbologias. Como assinala Moscovici, (...) as representaes sustentadas pelas influncias sociais da comunicao constituem as realidades de nossas

vidas cotidianas e servem como o principal meio para estabelecer as associaes com as quais ns nos ligamos uns aos outros. (2009: 8) A percepo da realidade est estritamente ligada com o nosso imaginrio. Entende-se por imaginrio um sistema de idias e imagens de representao coletiva que os homens, em todas as pocas construram para si dando sentido ao mundo (PESAVENTO, 2003: 43). A historiadora Sandra Jatahy Pesavento, pesquisadora da linha da Histria Cultural, destaca que o imaginrio histrico e datado.
(...) em cada poca os homens constroem representaes para dar sentido ao real. Essa construo de sentido ampla, uma vez que se expressa por palavras/discursos/sons, por imagens, coisas, materialidades e por prticas, ritos e performances. O imaginrio comporta crenas, mitos, ideologias, conceitos, valores, construtor de identidades e excluses, hierarquiza, divide, aponta semelhanas e diferenas no social. Ele um saber-fazer que organiza o mundo, produzindo a coeso ou o conflito. (2003: 43)

Essas identidades, coeses, conflitos so representados nos jornais. Dialogando com o historiador Baczko, Swain afirma que, na contemporaneidade, a mdia um lugar privilegiado para a produo do imaginrio social.
Nessa perspectiva, o domnio da comunicao, a mdia em nossa poca, so um lcus privilegiado de produo do imaginrio social e seu corolrio, o poder, em suas mais diferentes modalidades jornais, rdio, televiso, vdeo, cinema, msica etc. criando todo tipo de representao/imagem/sentidos, reelaborando ou ressemantizando enunciados, ou induzindo novos valores/costumes/esperanas/ideais. O emocional, as pulses, os desejos so interpretados (...) como sedimentao afetiva em torno de esquemas tradicionais ou apelo renovao imagtica presente historicamente. (1994: 56-57)

Representao das Trabalhadoras Rurais Partimos, ento, para o nosso objeto que tem o objetivo de entender como a abordagem miditica em especial o jornalismo interfere na construo da imagem das trabalhadoras rurais na sociedade. Alm de trabalhar conceitos ligados ao imaginrio, vamos tratar do fenmeno das representaes sociais para tentar responder a premissa de que a mdia lugar de representaes e que, assim, refora o imaginrio urbano de que as mulheres do campo so preguiosas, submissas e desleixadas com a aparncia assim com o Jeca Tatu de Monteiro Lobato. O fenmeno das representaes sociais foi embrionariamente estudado por Durkheim. Mais tarde, a Psicologia Social e a Histria Cultural resgataram conceitos trabalhados pelo socilogo no sculo XIX e os atualizaram. Jodelet, uma das pesquisadoras das representaes sociais, define que representar corresponde a um ato

de pensamento pelo qual um sujeito se reporta a um objeto. (... ) pode ser tanto real como imaginrio ou mtico, mas sempre necessrio (JODELET, 2001: 24). Moscovici precursor da teoria na Psicologia Social na dcada de 1960 diz que:
(...) ns nunca conseguimos nenhuma informao que no tenha sido destorcida por representaes superimpostas aos objetos e s pessoas que lhes do certa vaguidade e as fazem parcialmente inacessveis. Quando contemplamos esses indivduos e objetos, nossa predisposio gentica herdada, as imagens e hbitos que ns j aprendemos, as suas recordaes que ns preservamos e nossas categorias culturais, tudo isso se junta para faz-las tais como as vemos (p. 33)

As representaes sociais possuem um aspecto cognitivo. Representar necessrio para compreender o mundo e seus fenmenos. As representaes sociais convencionam pessoas, objetos ou acontecimentos. Ao representar, so reforados sentimentos de pertena e de identidade com um grupo e, tambm, os de alteridade. Em seu todo, a dinmica das relaes uma dinmica de familiarizao, onde os objetos, pessoas e acontecimentos so percebidos e compreendidos em relao a prvios encontros e paradigmas. Como resultado disso, a memria prevalece sobre o estmulo e as imagens sobre a realidade. (MOSCOVICI, 2009: 55). A realidade relatada em notcias, reportagens e, tambm, nos espaos de opinio num jornal constituda por representaes sociais, uma vez que no se pode fugir delas. Elas se materializam no discurso jornalstico. Assim, os signos e simbolismos presentes no imaginrio urbano acerca das camponesas tem suas representaes impressas nas pginas de jornal. Quando um leitor urbano se depara com notcias sobre o campo, v algo que no lhe diz respeito diretamente, isto , o outro. Na teoria das representaes sociais isso chamado de alteridade. Os sentimentos desse encontro com o alter so descritos por Moscovici:
ele no encontra o que esperado encontrar e deixado com uma sensao de incompletude e aleatoriedade. desse modo que os doentes mentais, ou as pessoas que pertencem a outras culturas, nos incomodam, pois estas pessoas so como ns e, contudo, no so como ns; assim, ns podemos dizer que eles so sem cultura, brbaros, irracionais etc (2009: 56)

A explicao de Moscovici vai ao encontro das representaes sociais que urbanos tem de homens e mulheres do campo. Eles esto fora de um padro prdeterminado, so exticos. o que Jodelet classifica como a alteridade de fora, ou seja, aquela que referente ao longnquo e o extico, definidos com relao a uma dada cultura seja ela nacional, cientfica ou grupal (2001:48).

Flausino

afirma

que

os

jornalistas

produzem

simultaneamente

(...)

representaes sociais, imagens que modulam a conscincia social, enfim, faz mediaes. (2001: 106).
uma proposta de dilogo com esta sociedade, articulando smbolos em representaes sociais cuja significao envolve um jogo de experincias dos indivduos na sua trajetria no mundo e na coletividade. Trata-se de uma tentativa de legitimao, de dominao, de mecanismos extremamente importantes para detectar os modos pelos quais um grupo se impe, ou tenta impor, sua representao de mundo ideal e seus valores (2001: 114 e 115)

Nesse sentido, procuramos identificar as representaes sociais presentes nas matrias, notcias e reportagens que tratem de trabalhadoras rurais publicadas pelo Correio Braziliense entre os anos de 2000 e 2007. Nesse perodo, ocorreram trs grandes mobilizaes da Marcha das Margaridas, que uma mobilizao promovida pela Comisso de Mulheres da Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com o objetivo de reivindicar melhores condies de vida para as trabalhadoras do campo. A primeira Marcha ocorreu no ano 2000, a segunda em 2003 e a ltima em 2007. A Marcha das Margaridas tem seu ponto alto em uma manifestao em Braslia, mas comea a ser organizada com um ano de antecedncia3. Nesse perodo, mulheres de todo o Pas participam de reunies nos sindicatos para discutir itens de uma pauta de reivindicaes a ser apresentada ao governo federal. Acredita-se que no perodo desses eventos haja um aumento na publicao de materiais jornalsticos ligados s mulheres do campo. Isso se explica por uma abordagem terica do Jornalismo chamada de Newsmaking. Um dos conceitos desta corrente o de noticiabilidade:
A noticiabilidade constituda pelo conjunto de requisitos que se exigem dos acontecimentos do ponto de vista da estrutura do trabalho nos rgos de informao e do ponto de vista do profissionalismo dos jornalistas para adquirirem existncia pblica de notcias. Tudo o que no corresponde a esses requisitos excludo, por no se adequar s rotinas produtivas e aos cnones da cultura profissional (WOLF, 2001: 190)

A Macha das Margaridas, portanto, atenderia a alguns critrios de noticiabilidade. Podemos citar entre eles regionalidade, relevncia social e, at mesmo, prestao de servio (o trnsito sofre alteraes nos dias das passeatas). O jornalismo funciona numa dinmica prpria. Muitas vezes o que tem relevncia social no ganha destaque miditico. Outras coisas, no entanto, tem relevncia miditica, so elevadas categoria de notcia, mas no possuem relevncia social. Muitos desses fatos podem ser
3

CONTAG. Revista da Marcha das Margaridas 2007, Braslia: 2008, p. 5

explicados por correntes tericas ligadas ao Jornalismo, como a do Gatekeeper e do Agenda Setting4. Recorte A escolha de um peridico de Braslia se deu, entre outros motivos, porque o ponto alto da Marcha das Margaridas na capital federal. Sua realizao interfere na dinmica da cidade. No cotidiano, o trnsito e o comrcio percebem os impactos da manifestao e suas consequncias. Do ponto de vista poltico, a sede do governo federal tambm est em Braslia. O executivo federal mobilizado na realizao da Marcha, que conta com o apoio de ministros e secretrios de governo. Na manifestao de 2007, por exemplo, o presidente Lula se deslocou at o Parque da Cidade para participar do encerramento do evento. O Correio Braziliense5 o jornal impresso da capital que tem uma cobertura mais consistente sobre poltica. , ainda, o peridico mais antigo de Braslia. As edies do jornal esto integralmente disponveis na internet, a partir de 1999. Portanto, h facilidade de acesso do material necessrio para a anlise documental. Dentro do perodo proposto para o estudo, foram pesquisados os seguintes termos-chave para a localizao das reportagens: Marcha das Margaridas, margaridas, trabalhadoras rurais, mulheres do campo e, tambm, suas variaes no singular. Foram encontradas 53 matrias que diziam respeito s mulheres do campo. Como esse um nmero pequeno para o longo perodo recortado, possvel inferir que h um silenciamento na mdia de assuntos ligados s camponesas. Silenciamento uma noo trabalhada pela pesquisadora Eni P. Orlandi. O funcionamento do silncio atesta o movimento do discurso que se faz na contradio entre o um e o mltiplo, o mesmo e o diferente, entre a parfrase e a polissemia. (2001: 17). Com o material em mos, parte-se para a anlise das matrias selecionadas para verificar as representaes sociais ali presentes e suas ligaes com o imaginrio. Para isso, escolhemos a Anlise do Discurso da Vertente Francesa (AD):
A Anlise do Discurso no trata da lngua, no trata da gramtica, embora todas essas coisas lhe interessem. Ela trata do discurso. E a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a idia de curso, de percurso, de correr por, de movimento. O discurso assim palavra em movimento, prtica de
4 5

Esse percurso terico ser mais bem desenvolvido ao longo da dissertao. Parte da histria desse dirio especialmente editorial - contada no livro do jornalista Ricardo Noblat, A arte de fazer um jornal dirio.

linguagem: com o estudo observa-se o homem falando. Na anlise do discurso procura-se entender a lngua fazendo sentido, enquanto trabalho simblico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e da sua histria. Por esse tipo de estudo se pode conhecer melhor aquilo que faz do homem um ser especial com sua capacidade de significar e significar-se. (ORLANDI, 2007: 15).

A anlise do discurso considerada por alguns uma tcnica, por outros, um mtodo e, ainda, uma teoria. Swain traz uma reflexo interessante que sintetiza a AD:
A passagem (...) do estudo da lngua formal conjunto de normas e regras fixas e imutveis para o discurso constitudo de enunciados socialmente construdos permitiu a elaborao do que se convencionou chamar anlise do discurso, um quadro terico-metodolgico que contempla as formaes discursivas/sociais em suas condies de possibilidade e de produo, atingindo todas as suas dimenses constitutivas. (SWAIN, 1994: 46)

Maigueneau fala da subjetividade enunciativa no discurso por um lado, ela constitui o sujeito em sujeito de seu discurso, por outro, ela o assujeita. Se ela submete o enunciador a suas regras, ela igualmente o legitima, atribuindo-lhe a autoridade vinculada institucionalmente a esse lugar (1997: 33). A mdia lugar de legitimao. Assim, o jornalista/editor se imbui de uma autoridade na enunciao quando redige suas matrias, escolhe a foto que ir acompanh-la e seleciona que local da pgina ir ocupar. Ao buscar a mdia, o receptor procura se informar sobre aquilo que julga importante, aquilo que no pde presenciar, mas deseja conhecer. O leitor, no entanto, provavelmente tambm est imerso no mesmo universo de representaes sociais do jornalista. Se esse for o caso, no se atentar para o fato de que muitas das representaes ali presentes estejam sob iminente reviso. isso, entre outras coisas, que buscaremos identificar nas anlises. Buscar-se- identificar no material analisado as figuras de linguagem existentes e a maneira que foi empregada em determinado texto. Alm disso, verificar-se- quando aparece o interdiscurso, que significa a relao do discurso com uma multiplicidade de discursos, ou seja, ele um conjunto no discernvel, no representvel de discursos que sustentam a possibilidade mesma do dizer, sua memria. Representa, assim, a alteridade por excelncia (o Outro), a historicidade. (ORLANDI, 2007: 80). O interdiscurso, portanto muito tem a ver com o imaginrio e as representaes sociais. Aps as anlises, ser realizado um grupo focal com jornalistas e editores dos cadernos do Correio Braziliense em que apareceram as matrias sobre as trabalhadoras rurais. A proposta verificar as representaes sociais presentes nos textos e conversar com os profissionais sobre elas. Observar suas percepes acerca do tema. Alm disso, o grupo dever falar sobre a linha editorial do jornal e as rotinas de fechamento. O resultado deste grupo focal ser o ltimo captulo da dissertao, antecedendo as consideraes finais.

Referncias BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de janeiro: tica, 1993. CASTORIADIS, Cornlius. A Instituio Imaginria da Sociedade. So Paulo: Paz e Terra. 1982. CONTAG. Revista da Marcha das Margaridas 2007, Braslia: mar 2008 FLAUSINO, Mrcia Coelho. Notcia: conduzindo a compreenso da realidade cotidiano, imaginrio e representaes sociais. In: BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge; MARTINEZ, Regina (Orgs). Comunicao: discursos, prticas e tendncias. So Paulo: Rideel; Braslia: UniCEUB, 2001, p. 103-118. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 17 ed. So Paulo: Loyola, 2008. JODELET, Denise. Representaes Sociais: Um Domnio em Expanso in As Representaes Sociais.R.J.: Eduerj, 2001 JODELET, Denise. A Alteridade como produto e processo psicossocial. In ARRUDA, ngela (org). Representando a alteridade. Petrpolis: Vozes, 1999. LOBATO, Monteiro. Urups. Vol. 1 das Obras Completas de Monteiro Lobato. So Paulo: Editora Brasiliense, 1971 MAINGUENEAU, D. Novas tendncias em anlise do discurso. Campinas: Pontes, 1997 MOSCOVICI, Serge. Representaes sociais: investigaes em psicologia social. DUVEEN, Gerard (org); GUARESCHI, Pedrinho A. (trad). 6 ed. Petrpolis, RJ: Vozes. 2009 ORLANDI, Eni. Anlise de Discurso: princpios e procedimentos. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007. ______. As formas do Silncio: no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas, SP: Unicamp, 2007 PESAVENTO, Sandra Jatahy. Histria e Histria Cultural. Belo Horizonte: Autntica, 2003. SWAIN, Tnia Navarro. "Voc disse imaginrio?". In: SWAIN, Tnia N. (Org.). Histria no Plural. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1994 WOLF, Mauro. Teorias da Comunicao. 6 ed. Lisboa: Presena, 2001.

Вам также может понравиться