Вы находитесь на странице: 1из 8

Compreender a estrutura e a dinmica da geosfera

Mtodos para o estudo do interior da geosfera


Existem essencialmente dois mtodos de estudar o interior da geosfera:
o

Mtodos directos: vulcanismo, tectnica e eroso, sondagens ultra profundas, perfuraes e trabalhos mineiros.

Mtodos indirectos (mais utilizados): Geotermia, Geomagnetismo e Gravimetria.

A principal limitao para o estudo do interior da geosfera o aumento da temperatura em profundidade, devido existncia de energia no interior da geosfera, que se manifesta atravs da sua geodinmica interna, que resulta da energia residual (energia gravitacional acumulada durante o processo de formao da Terra, devido compresso dos resduos csmicos) e da energia radioactiva (energia libertada durante o decaimento progressivo dos elementos qumicos radioactivos (instveis) que ocorrem no interior da Terra).

Geotermia
A geotermia refere-se rea que se dedica ao estudo da energia calorfica do interior da geosfera. Esse estudo realizado atravs de medies do fluxo trmico do interior para a superfcie do planeta, que permitiu estabelecer valores de:
o

Grau geotrmico n de metros que necessrio aprofundar para que a temperatura interna da geosfera aumente 1c, depende do fluxo trmico. No um valor fixo, considera-se como valor mdio 33m.

Gradiente geotrmico

taxa de variao da temperatura com a profundidade, at

cerca dos 8km. aumenta 30C/ km. O gradiente geotrmico no se mantm constante com a profundidade, diminui com a profundidade. 30C/ km Manto Superior. Elevado fluxo trmico menor grau geotrmico Baixo fluxo trmico maior grau trmico Rifte menor grau geotrmico Subduco e Placas maior grau geotrmico Crosta; 10C/ km

Geomagnetismo
A Terra possui um campo magntico que, possivelmente, resulta do movimento dos fluidos metlicos do ncleo externo em fuso. Em movimento gera correntes elctricas fracas que, em

interaco com a rotao mecnica do fluido, associada ao movimento de rotao do planeta, gera um campo magntico auto-sustentvel. Este facto tem permitido o desenvolvimento de vias de investigao que procuram esclarecer aspectos fundamentais da evoluo geolgica do planeta. A estrutura desses minerais regista, assim, a orientao do campo magntico existente na altura da sua formao. Atravs de estudos de magnetismo fssil em rochas de vrias idades, foi possvel concluir que o campo magntico terrestre tem sofrido, ao longo do tempo geolgico, inverses completas relativamente polaridade actual, dita normal.

Gravimetria
Os estudos gravimtricos baseiam-se na medio, tanto a nvel local como global, da fora gravtica terrestre. Essa fora varia positivamente em zonas de maior densidade, correspondentes a zonas de maior concentrao de massa, e negativamente em zonas menos densas.
o

A existncia de uma maior espessura da crosta continental (menos densa) relativamente crosta ocenica (mais densa), j que os valores de gravidade medidos sobre os continentes so inferiores ao verificados sobre os oceanos;

A diminuio do raio terrestre desde o equador at aos plos, inferida atravs da verificao de valores ligeiramente crescentes de fora gravtica entre os dois locais;

A localizao de massas de densidade diferente daquela que caracteriza a regio onde esto situadas;

Movimentos de magma ou variaes de volume de magma nas cmaras magmticas, inferiores atravs da monitorizao de variaes de gravidade em zonas vulcnicas;

A variao de densidade para as diferentes camadas do interior da Terra. As variaes de densidade estaro associadas variao dos valores de presso no interior da Terra, que aumentam da superfcie at ao centro gradiente geobrico.

Vulcanologia
Um vulco constitudo por uma estrutura cnica depresso na zona central cratera cone vulcnico que possui uma que se prolonga para o interior da Terra atravs de um

canal chamin vulcnica at chegar a um local de armazenamento do magma no interior da Terra cmara magmtica esta cmara est envolvida por rochas sujeitas a enormes

presses, as rochas encaixantes. O magma, material rochoso fundido e rico em gases, que se encontra na cmara magmtica constitui a bolsada magmtica. Para alm do cone principal tambm podem existir cones mais pequenos designados cones secundrios. As erupes deste tipo so chamadas vulcanismo central. Mas esta expulso de materiais tambm pode ocorrer atravs de fracturas ou fendas existentes na superfcie terrestre designado vulcanismo fissural, este tipo de vulcanismo pode ser submarino (conduz a formao de fundos ocenicos) ou subareo (conduz formao de planaltos vulcnicos). O esvaziamento da cmara magmtica provoca um abatimento do aparelho vulcnico formando uma caldeira, que normalmente so preenchidas com gua formando uma lagoa. A perda de gases e dos volteis por parte do magma d origem lava cuja consolidao d origem a rochas vulcnicas.

Produtos da actividade vulcnica


Do vulcanismo activo resultam gases, piroclastos e lavas: Os gases mais frequentes so o vapor de gua, dixido de carbono e xidos de enxofre e azoto. Os piroclastos so fragmentos de rochas vulcnicas, projectados atravs da cratera magmtica, deste grupo fazem parte: cinzas, lapili ou bagacina, bombas e blocos. As lavas fluidas podem consolidar de diferentes formas:
o

Lavas encordoadas

aspecto de cordas sobrepostas, lavas fluidas com consolidao

rpida superfcie quando a velocidade do fluxo diminui, h uma fina camada superficial mas por baixo desta a lava continua a fluir.
o

Lavas escoriceas lavas menos fluidas.

aspecto irregular, spero e poroso resultante da consolidao de

Lavas em almofada

formam-se em ambiente aqutico. Arrefecimento muito rpido,

formando nessas massas uma carapaa slida que quebrada em vagas sucessivas pela lava liquefeita que assim escape para o exterior. J as lavas viscosas podem solidificar das seguintes formas:
o o

Agulhas vulcnicas quando a lava solidifica na chamin vulcnica; Domos ou cpulas quando a lava solidifica sobre a abertura vulcnica;

Nuvens ardentes e gases incandescentes mobilidade, capacidade destrutiva enorme.

de modo explosivo e dotado de grande

Tipos de actividade vulcnica


Caracteristicas Teor em slica Temperatura do magma Viscosidade do magma Origem do magma Formao de piroclastos Erupes explosivas Alto (+70%) Lava cida Baixa (800C) Alta Baixa profundidade (Litosfera) Principalmente cinzas (nuvens ardentes) Cones pronunciados com vertentes inclinadas e agulhas ou domos vulcnicos Erupes mistas Intermdio (50-70%) Lava intermdia Mdia Mdia Profundidade intermdia Cinzas, lapili e bombas Cones bem definidos formados por camadas alternadas de lavas e material piroclstico Erupes efusivas Baixo (- 50%) Lava bsica Alta (1500C) Baixa Elevada profundidade (Manto) Praticamente inexistente Cones pouco pronunciados, escoadas vulcnicas extensas

Paisagem vulcnica

Vulcanismo Residual
Fontes termais emanaes de gua, vapor de gua e dixido de carbono a elevadas temperaturas. So aquecidas em profundidade e voltam superfcie.

Giseres jactos intermitentes e peridicos de gua e vapor de gua, a elevadas temperaturas tpicos de algumas regies vulcnicas. Esta gua tem origem nas camadas geolgicas prximo da bolsada magmtica. Depois de aquecidas formam vapor de gua que libertado para a superfcie sobre presso juntamente com a gua atravs das fendas das rochas encaixantes.

Fumarolas

emanaes gasosas libertadas pelas fissuras das rochas, situadas prximas de

vulces. Denominam-se sulfataras, caso sejam ricos em enxofre, ou mofetas, caso sejam ricas em dixido de carbono.

Vulces e tectnica de placas


Zonas de vulcanismo de subduco Sob elevadas condies de temperatura e presso ocorre fuso dos materiais rochosos e o aparecimento de cmaras magmticas relativamente pouco profundas. 80% deste vulcanismo explosivo ou misto.

Zona de vulcanismo de vale de rifte

geralmente efusivo e fissural, est relacionada com a

produo enormes quantidades de magma basltico que acaba por formar os fundos ocenicos.

Zonas de vulcanismo intraplaca So provavelmente resultado da ascenso de colunas de lava de regies do manto (plumas trmicas) que provocam sobreaquecimento de zonas localizadas por baixo da litosfera (pontos quentes), sobre os quais as placas se deslocam, tm normalmente natureza efusiva.

Sismologia
Um sismo consiste na vibrao das partculas dos materiais do globo terrestre originada pela libertao brusca da energia acumulada numa zona interior da Terra, o hipocentro. Esta acumulao resulta da deformao progressiva e elstica das rochas devido a presses, sobretudo nos limites das placas tectnicas. De acordo com a teoria do ressalto elstico, a libertao dessa energia ocorre quando ultrapassado limite de elasticidade da rocha, ocorrendo fracturas que libertam energia. Normalmente a ocorrncia de um grande sismo precedido por abalos premonitrios e aps os sismos ocorrem rplicas, ambos com menor intensidade que o sismo. As ondas qumicas podem ser profundas ou superficiais. Os sismos podem ser registados sob a forma de sismogramas atravs dos sismgrafos. Os sismos podem ter origem em causas naturais (vulcnicas secundrias ou de colapso tectnico) ou causas artificiais (escavaes em minas, enchimento e esvaziamento de barragens, exploso de bombas)

Ondas Ssmicas
Ondas P (primrias ou longitudinais) so mais rpidas em todos os materiais, so a primeiras a ser registadas. Produzem um movimento vibratrio com a mesma direco que a do raio ssmico. Ao serem atingidas as rochas so reduzidas em volume, este efeito provoca

movimentos para a frente e para trs dos materiais constituin tes, tm uma amplitude reduzida. Propagam-se em todos os meios, sendo a velocidade maior no meio slido.

Ondas S (secundrias e transversais) aparecem nos sismogramas aps as P, as vibraes dos materiais terrestres ocorrem numa direco perpendicular ao raio ssmico. As vibraes provocam deformaes nas rochas por onde passam sem alterao do volume tm baixa , amplitude mas superior das ondas P. Propagam-se apenas em meios slidos.

As ondas apresentadas atrs so consideradas profundas, h outras ondas que so consideradas as superficias, as Love e as Rayleigh, ambas possuem grande amplitude e so transversais, tm uma velocidade constante. As Love apenas se deslocam no meio slido, j as Rayleigh deslocam-se no meio slido e no liquido.

Distncia Epicentral
possvel saber a distncia entre o epicentro e o sismgrafo, atravs do atraso entre a chegada das ondas S em relao s P.

Avaliao ssmica
Intensidade ssmica determinada em funo dos danos provocados pelas ondas ssmicas numa determinada regio. A escala mais utilizada a escala de Mercalli Modificada, de natureza qualitativa, com 12 graus que traduzem efeitos e graus de destruio cre scentes. O levantamento feito atravs de inquritos e de observao directa de estragos, esta observao tem um carcter subjectivo. A partir dos valores de intensidade verificados em vrias regies possvel elaborar uma carta de isossistas.

Magnitude ssmica

uma grandeza definida em funo da amplitude mxima das ondas

ssmicas verificada nos sismogramas. Esta amplitude, conjugada com a distncia epicentral permite quantificar a energia libertada no hipocentro. Tem um carcter objectivo, e possvel atribuir um nico valor de magnitude a um sismo atravs de uma escala de natureza quantitativa, a Escala de Richter. uma escala infinita o valor mximo determinado foi 9.

Sismos e tectnica de placas


A maior parte dos sismos resultam tm origem tectnica, sobretudo em falhas localizadas em zonas de convergncia de placas, nessas zonas que as foras de atrito resultantes de movimentos opostos resultam numa maior deformao das rochas e consequente acumulao de energia. Menos frequentemente, ocorre libertao de energia ssmica em falhas activas localizadas no interior de placas.

Interior da Geosfera e Descontinuidades


No inicio do sc. XX, Mohorovicic observou uma alterao de velocidade das ondas a aproximadamente 30 km. de profundidade, que separar um meio superficial ia um meio mais profundo Mohorovicic (ou Moho). Mais tarde, verificou-se que a profundidade da crosta no constante, variando entre os 5 e 10 km. na ocenica e entre os 20 e 70 km. na continental, sendo os valores mais elevados observveis nas grandes cadeias montanhosas. A diferena de velocidade entre a propagao das ondas P no oceano (7 km/s) e nos continentes (6 km/s) o que permitiu separar a crosta em ocenica (slica e magnsio com rochas de natureza basltica mais densa e rgida) e continental (slica e alumnio com rochas de natureza grantica). Entre os 100 e 350 km. h uma zona de baixa velocidade designada astenosfera caracterizada pela alterao de propriedades fsicas mas no da composio qumica. As rochas da crosta e de parte do manto superior como unidade rgida d-se o nome de litosfera. A existncia de astenosfera veio dar razo teoria do movimento de placas pois as propriedades fsicas desta provocam correntes de conveco que proporcionam este movimento. crosta de

manto. Esta descontinuidade tem o nome de Descontinuidade de

Gutenberg observou que um cada sismo existia sempre uma zona de sombra, onde o sismo era impossvel registar ondas ssmicas directas, Gutenberg interpretou isto como um desvio das ondas P e uma paragem de propagao das ondas S, devido a alteraes do meio fsico. Esta descontinuidade representa a separao entre o manto e o ncleo. Esta a Descontinuidade de Gutenberg.

Estudos posteriores verificaram a existncia de uma fronteira entre o ncleo externo (fluido) e o ncleo interno (slido) d-se a esta fronteira o nome de Descontinuidade de Lehmann.

Crosta silicatos Manto xidos densos de ferro e magnsio Ncleo ferro e nquel

Litosfera rgida Astenosfera baixa rigidez e comportamento elstico Mesosfera rgida Endosfera fundida em parte

Вам также может понравиться