Вы находитесь на странице: 1из 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof.

Ricardo Marques Barreiros

MTODOS DE TRATAMENTO DE MADEIRAS 1. Mtodos Preventivos Constituem a essncia da preservao de madeiras e englobam, de uma maneira geral, todos os mtodos que visam prevenir a infestao da madeira por organismos xilfagos. Mantm a sanidade biolgica das toras. Englobam produtos qumicos e mtodos de tratamento com ou sem o auxlio de presso. A. Controle da Deteriorao em Toras*: a) Desdobro rpido: at 72 horas aps o abate, mostrando baixa incidncia de ataque, sempre devendo receber um tratamento superficial posterior. b) Submerso em gua: evita o ataque devido falta de O2. c) Asperso em gua: manter as toras armazenadas sob ao de aspersores, no necessitando de uma asperso constante. d) Asperso de fungicidas e/ou inseticidas: mais comumente utilizado a nvel mundial. De preferncia aplicar o produto nas extremidades, insero de galhos, resinagem e onde a casca tenha sido danificada. Quando sujeito a incidncia de Colepteros, aplicar na pea toda. Aplicar no mximo 24 h aps o abate. e) Processos sem e/ou com presso *Obs.: Mesmo aps este pr-tratamento as peas necessitam de outro aps o desdobro, pois, o pr-tratamento alm de ser de curta durao facilmente eliminado das peas, tanto pela ao da chuva como da evaporao. Alm disso, as peas depois de tratadas devem ficar empilhadas sem entabicamento por pelo menos 12 horas para maior fixao do produto. B. Controle da Deteriorao em Madeira Serrada a) Secagem rpida em estufa: a temperatura acima de 100C aplicada a espcies no susceptveis ao colapso. Alm de esterilizar a madeira, tambm proporciona uma rpida secagem. b) Imerso automtica: correntes deslizantes sobre roletes levam as peas de madeira que passam por um tanque de imunizao em forma de V, sendo submersas na soluo preservativa e retiradas automaticamente aps o banho. Serrarias com grande produo diria. c) Imerso semi-automtica: as peas so levadas por esteiras rolantes at o tanque onde so mergulhadas, sendo retiradas manualmente. Serrarias com mdio-grande produo diria.
1

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof. Ricardo Marques Barreiros

d) Imerso manual: feita manualmente. Serrarias com pequena produo diria. e) Pulverizao: indicada para grandes peas de madeira e serrarias com grande produo. Pode ser pulverizador costal ou um sistema automtico, onde as peas de madeira so movimentadas por roletes ou esteiras passando por um tnel adaptado com bicas pulverizadoras, banhando as peas completamente. f) Processos sem e/ou com presso 1.1 - Processo Sem Presso ou Caseiros So todos aqueles que envolvem de uma maneira geral os fenmenos a seguir: a) Difuso: a diferena do potencial qumico entre a soluo preservativa e a soluo nutriente da madeira. Desta forma s pode se realizar em madeira verde. b) Capilaridade: a fora de adeso de um lquido s paredes de um material (poros da madeira) c) Absoro Trmica: a diferena de temperatura induz a uma diminuio da presso interna do ar na madeira, a qual responsvel pela absoro do preservativo. Pincelamento ou Asperso So os mais simples, baratos, prticos e rpidos, porm, de baixas reteno e penetrao. Preservativos hidrossolveis ou oleossolveis de baixa viscosidade. Penetrao superficial. Aplicado para madeiras secas em regies de baixa incidncia de ataque de organismos xilfagos. No indicado para madeiras em contato direto com o solo e locais de alta umidade, restando apenas seu uso em locais protegidos. Imerso Rpida Varia de alguns segundos a minutos. Penetrao tambm superficial, porm, protege um pouco mais que o anterior. Imerso Prolongada Para madeira verde utilizado produto hidrossolvel ocorrendo penetrao por difuso. Para madeira seca utilizado produto oleossolvel ocorrendo penetrao por capilaridade. A absoro pode ser de at vrios dias, sendo que a maior absoro ocorre no primeiro dia diminuindo gradativamente.
2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof. Ricardo Marques Barreiros

Difuso Simples Empregado para madeira com elevado teor de umidade e descascada. Migraes de ons d soluo preservativa para o interior da madeira at o equilbrio das concentraes dentro e fora da madeira. Aps o tratamento recomenda-se um perodo de 3 a 4 semanas de armazenagem sombra com pouca ventilao. Ex.: sais de boro, compostos de flor. Difuso Dupla a imerso da madeira ainda verde em duas solues diferentes, objetivando formar uma terceira no interior da madeira altamente resistente lixiviao. Dependendo da reteno do sal, a vida mdia til pode ultrapassar os 10 anos. Muito utilizado para moires. Exemplo: CuSO4. 5H2O + Na2HAsO4.7H2O ou K2Cr2O7, na proporo de 1:1, em teores de 3,5%. Obs.: Esse processo semelhante ao de substituio de seiva, diferindo na concentrao da soluo preservante, a qual dever estar numa concentrao maior para que haja diferena de potencial entre a soluo preservante e a seiva da madeira, de modo que os sais se deslocaro por difuso para o interior da madeira. Substituio da Seiva Muito utilizado para moires e postes recm abatidos com no mximo 48 horas. Desloca-se a seiva por meio de uma soluo hidrossolvel com baixa massa molecular (Ex. de produto: CCA, CCB). Processo bastante prtico e barato. Existem dois tipos: a) Transpirao Radial Empregado para madeiras rolias e descascadas com elevado teor de umidade. Utiliza-se soluo hidrossolvel entre 2 a 5% em massa. A penetrao ocorre de acordo com a evaporao da seiva das peas colocadas em p dentro de um tambor. Aps o tratamento as peas devem ser armazenadas durante 20 a 25 dias para boa fixao do preservativo. A penetrao ocorre tanto por difuso como por capilaridade.
3

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof. Ricardo Marques Barreiros

Mais ou menos 7 dias numa posio e depois 2 a 3 dias na outra para completar o tratamento. Tal operao deve ser feita em local protegido da chuva. b) Boucherie (1931) Indicado para postes (com casca) onde estes so colocados no cho com uma extremidade levemente mais alta. A esta extremidade adaptada uma capa de borracha que est ligada soluo preservativa hidrossolvel, colocada em um lugar elevado. A presso hidrosttica da soluo fora a sada da seiva pela outra extremidade podendo levar at vrios dias para que o alburno seja completamente tratado. Gewecke aprimorou este processo empregando suco numa dass extremidades. Banho Quente-Frio Indicado para madeiras secas e descascadas com preservativo oleossolvel ou oleoso ou ainda hidrossolvel que seja estvel quando aquecido. Utiliza-se dois tanques, um para banho quente com preservante e outro para banho frio com a mesma soluo. No banho quente a temperatura gira em torno de 90 a 100C por um perodo de aproximadamente 2 horas dependendo das dimenses das peas. No banho frio no deve ser inferior a 4 horas. Com o aumento da temperatura, o ar da madeira se expande e expulso. No banho frio verifica-se o choque trmico, ocorrendo a contrao do ar, o que facilita a absoro do lquido preservativo. 1.2 - Processos Com Presso ou Industriais Necessitam de equipamento adequado, mo-de-obra especializada e investimento inicial elevado. So mais eficientes que os sem presso, podem ser empregados par qualquer espcie de madeira de preferncia seca e podem ser utilizados preservativos hidrossolveis e oleossolveis. Processos de Clula Cheia Desenvolvido na Inglaterra por John Bethell (1838) empregado quando se deseja obter uma reteno elevada por volume de madeira O que o distingue dos tratamentos de clula vazia, a aplicao de um vcuo inicial para extrair, tanto quanto possvel, o ar das clulas, facilitando deste modo, a penetrao do preservativo na madeira.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof. Ricardo Marques Barreiros

Processos de Clula Vazia Este mtodo usado quando se deseja profundidade de penetrao com reteno de preservativo relativamente baixa. empregado com preservativos oleossolveis (preferencialmente). No h a aplicao do vcuo inicial, portanto, no ocorre a retirada do ar do interior da madeira. Com a impregnao sob presso h uma compresso deste ar que depois de aliviada, esse ar se expande e expulsa parte do preservativo. Com isso obtem-se uma boa penetrao e economia no consumo de preservativo. assim chamado porque o preservativo fica retido apenas na parede das clulas da madeira. Os principais so: a) Processo Lowry Neste processo o preservativo injetado na madeira contra o ar j existente nas clulas, portanto presso atmosfrica. b) Processo Reping Neste processo, a fase inicial do tratamento consiste na compresso do ar j existente na madeira, at uma presso de 4,5 a 5,0 kgf/cm2, e s ento o preservativo recalcado para a autoclave, sem que seja permitida a queda de presso do ar. Quando termina o perodo de impregnao, o ar inicialmente bombeado para o interior da madeira se expande e chega a expulsar at 2/3 do total de preservativo absorvido. 1.3 - Outros Processos Processo de Duplo Vcuo Semelhante aos processos de clula cheia. Apropriado somente para aplicao de preservativos de solventes orgnicos de baixa viscosidade (LOSP- Light Organic Solvent Preservatives). Preferencialmente hidrossolveis. Apropriado para situaes onde a penetrao limitada requerida. Muito usado na Europa para tratamento de peas de madeira como armao de portas e janelas (batentes). Mtodo das Presses Oscilantes (OPM) Mtodo desenvolvido na Sucia e aperfeioado no EUA. Consiste na aplicao de ciclos curtos e peridicos de vcuo e presso. Mtodo semelhante ao de clula cheia. Presso de 7,5 atm e Vcuo de 95%. Os ciclos aumentam progressivamente em durao de 1 a 7 minutos.
5

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof. Ricardo Marques Barreiros

Madeira permevel (40 ciclos) Madeiras impermeveis (400 ciclos) Processo MSU Aps o perodo de presso o preservativo descarregado, mantendo-se a presso interna da autoclave. As serpentinas da autoclave so cobertas com gua, a presso baixada para 35 psi e a temperatura interna elevada para 100 a 105C; essas condies so mantidas durante 3 horas, sendo este tempo suficiente para que ocorram as reaes de fixao no interior da madeira. Posteriormente aplica-se o vcuo final como em qualquer outro processo de tratamento. Vantagem: a madeira pode ser imediatamente manuseada e colocada em uso. Tratamento com Jatos de Alta Energia Tem por objetivo efetuar um tratamento no qual se utiliza alta presso (30.000 a 60.000 psi). Esta alta presso tem dois objetivos: o de preservao e o de incisamento da madeira numa mesma operao. Melhores resultados foram obtidos com solues hidrossolveis. Processo Q Consiste num tratamento com vapor e vcuo, cuja durao depende das dimenses das peas. Aps um perodo de reteno da carga em local coberto o tratamento complementado atravs do processo Bethell. Mais utilizado para madeiras verdes. Mtodos de Alta Presso um mtodo semelhante aos de clula cheia (Bethell) diferindo apenas na grandeza da presso aplicada que da ordem de 10Mpa (100Kgf/cm ). Utilizado primeiramente na Austrlia em 1960 para tratamento de eucalipto. Essa madeira l apresenta muito pouco alburno por isso a nica maneira de se conseguir uma penetrao no cerne atravs de alta presso. 2. Mtodos curativos Fumigao Dentre os processos curativos de aplicao (inseticidas em geral) podemos citar como um dos mais viveis e eficientes o processo de fumigao ou expurgo, o qual consiste no uso de um gs txico empregado sobre peas de madeira empilhadas sob lona plstica ou ambiente restritamente fechado por vrios dias.
6
2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA PRESERVAO DA MADEIRA (Notas de aula) Prof. Ricardo Marques Barreiros

Entre os gases que podem ser utilizados na fumigao, destacam-se o brometo de metila e a fosfina. O brometo de metila apresenta caractersticas favorveis como maior toxidez, no corrosivo, nem inflamvel, nem explosivo e de rpida volatilizao, porm com o inconveniente de ser altamente txico a mamferos. um gs mais denso que o ar, incolor e inodoro, por isso costuma ser misturado com cerca de 2% de cloropicrina, que um forte irritante das mucosas e funciona como gs de aviso, pois confere odor mistura e provoca ardor nos olhos e nariz. O gs fosfina altamente txica, possui elevado poder inseticida e inflamvel, porm, apresenta elevada eficincia quando devidamente utilizada. As formulaes comerciais so em forma de pastilhas ou tabletes que contm fosfeto de alumnio que em contato com a umidade do ar libera a fosfina segundo a reao: 2 AlP + 6 H2O 2 PH3 + 2 Al(OH)3 Dosagem: 1 g/m3 por 48 a 72 horas. Pasta e bandagem Preservativo em forma de pasta usado para tratamento em madeiras que esto em contato com o solo, como no caso de moires, pilares, etc. O preservativo aplicado na superfcie da madeira, na regio de afloramento e logo abaixo, aps a retirada da parte contaminada pelos fungos apodrecedores. Aps a aplicao, o local revestido com material impermevel, impedindo que o preservativo se difunda no solo. Geralmente, essa pasta contm produtos fungicidas e inseticidas com elevado poder de penetrao por difuso, compostos de duas categorias de preservativos: uma fase oleossolvel e uma fase hidrossolvel em suspenso na fase oleosa.

Вам также может понравиться