Вы находитесь на странице: 1из 16

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

DESGASTE
Ivaldo Assis do Nascimento
Engenheiro Mecnico Diretor Tcnico da Spectru Ltda

Andr Lus de Brito Baptista


Tcnico Metalurgista Tcnico de Metalografia da EEIMVR/UFF

1- INTRODUO / CONCEITO 2- EVOLUO HISTRICA 3- ASPECTOS ECONMICOS DO DESGASTE 4- SISTEMAS TRIBOLGICOS 5- ANLISE DOS PROCESSOS DE DESGASTE 6- CLASSIFICAO DOS FENMENOS DE DESGASTE 7- DEFINIES DOS DIFERENTES TIPOS DE DESGASTE

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

1-INTRODUO / CONCEITO
Denomina-se desgaste perda progressiva de substncia da superfcie de um corpo slido, causado por ao mecnica, isto , por contato e movimento relativo de um contra-corpo slido, lquido ou gasoso. Notas: a) A ao na superfcie de um corpo slido por contato e movimento relativo de um contra-corpo slido, lquido ou gasoso denominada ao tribolgica. b) O desgaste resulta em pequenas partculas soltas (partculas de desgaste) e em modificaes no material e na geometria da camada de superfcie solicitada tribologicamente. c) Na tecnologia, o desgaste normalmente indesejvel e prejudicial. Em determinadas situaes, contudo, como por exemplo no ajuste, o processo de desgaste pode ser benfico. Processo de fabricao no so considerados como desgaste em relao pea trabalhada, apesar de ocorrer processo tribolgico na interface entre a pea trabalhada e a ferramenta, tal como ocorre em desgaste. Obs: O termo desgaste freqentemente utilizado para descrever tanto o processo de desgaste como seu resultado. A fim de evitar ambigidades, para o processo o termo processo de desgaste pode ser utilizado e o resultado do desgaste pode ser identificado pela expresso aparncia de desgaste ou por quantidade de desgaste. TIPOS DE DESGASTE possvel subdividir o processo de desgaste de acordo com o tipo de ao tribolgica e as substncias envolvidas nos diferentes tipos de desgaste. MECANISMOS DE DESGASTE Mecanismos de desgastes so os processos fsicos e qumicos que ocorrem durante o desgaste. APARNCIA DE DESGASTE Aparncia de desgaste significa as modificaes provocadas pelo desgaste na camada superficial de um corpo, bem como o tipo e a forma das partculas desgastadas. QUANTIDADES DE MEDIDA DE DESGASTE As quantidades de medida de desgaste (caracterizao quantitativa de desgaste) caracterizam direta ou indiretamente as modificaes na geometria ou na massa de um corpo, em conseqncia de desgaste (ver DIN 50 321).

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

2-EVOLUO HISTRICA
Sumerianos e egpcios h 3500 a. C, combinando aspectos tribolgicos, inventaram a roda, transportando imensos blocos de pedra em blocos de madeira, usando lubrificantes parecidos com gua, leo ou graxa. Leonardo da Vince, na Itlia, entre 1452 e 1519, estudou os fenmenos de frico, desgaste e lubrificao em mancais. Guilleaume Amontons , na Frana, entre 1663 e 1705, estudou os efeitos do atrito. Charles Augustin Coulomb, na Frana, entre 1736 e 1806, prope a primeira lei de desgaste por frico, = FT/FN. Charles Hacket, na Inglaterra, em 1803 estudava os problemas de desgaste das moedas. Heinrich Rudolph Hertz, na Alemanha, entre 1857 e 1894, estudou as tenses de contato do campo prximo das zonas de contato entre dois corpos em interao. Richard Stribech, na Alemanha, entre 1861 e 1950, estudou a influncia de superfcies rugosas e lubrificao no coeficiente de frico.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

3-ASPECTOS ECONMICOS DO DESGASTE


O desgaste de componentes e equipamentos em inmeros segmentos industriais, agrcolas e em outras atividades econmicas, representa um dos maiores fatores de depreciao de capital e de fonte de despesas com manuteno. Em torno de 10% de toda a energia gerada por meios tcnicos, dissipada por frico e outros processos de desgaste. Estatsticas mostram que, nos pases desenvolvidos, 1 a 5% do Produto Interno Bruto gasto direta ou indiretamente pela ao destruidora do desgaste. Tem sido ressaltada a necessidade e importncia de mais estudos fundamentais, para uma melhor compreenso do desgaste, sendo impossvel previn-lo, mas sim minimiz-lo. A taxa de desgaste depende das condies de trabalho, carregamento, lubrificao e meio ambiente. Dentre as diversas formas de ocorrncia, o desgaste abrasivo tem sido considerado como o responsvel por mais de 50% dos problemas industriais envolvendo desgaste. Todas as interaes tribolgicas esto combinadas com perda de material e perda de eficincia. O desgaste influi, sobre os custos de produo, de duas maneiras: Diretamente devido s necessidades de reposio ou recuperao de peas desgastadas. Indiretamente devido s necessidades de superdimensionamento de componentes, limitaes na produo por causa de equipamentos deteriorados, alm de interrupes muitas vezes imprevistas de linhas de produo. Para se otimizar o comportamento ao desgaste dos materiais, necessrio conhecer os mecanismos de desgaste e seleo de materiais apropriados. EXEMPLOS:

30 25 20 15 10 5 0 Intensidade de manuteno em alguns setores industriais na Inglaterra (1989).

siderurgia gerao de eletricidade papel vidro cimento mecnica e eltrica eletrnica

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

Custo de produo em usinas francesas

5 10% 4 13% 1 40%

3 15% 2 22%

1 Matrias primas 2 Custo de fabricao 3 Manuteno 4 Outros 5 Energia

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

4-SISTEMAS TRIBOLGICOS
4.1-Introduo: Em tecnologia, o desgaste normalmente indesejvel. O fenmeno desgaste influenciado por um conjunto de outros fatores no inerentes ao material como: as caractersticas do abrasivo e do ambiente, a intensidade e a natureza dos esforos, assim como a variao temporal destas caractersticas. Um tribossistema genrico consiste em duas superfcies com movimento relativo (corpo e contracorpo), um meio entre estas duas superfcies e o meio ambiente. Existem quatro formas elementares de movimento em sistemas tribolgicos (ou combinao entre eles ) : deslizamento, laminao, impacto e fluxo (escoamento). Parmetros operacionais fsico-tcnico durante um processo de desgaste, so definidos por quatros variveis: - Fora normal - Velocidade - Temperatura - Durao do processo 4.2-Sistemas tcnicos em que ocorre desgaste Sistemas tribolgicos sujeitos a processos de desgaste exigem o preenchimento de vrias funes. As funes principais esto na tabela 1 e levam em conta as aplicaes tcnicas fundamentais. 4.3-Variveis operacionais de um processo de desgaste As variveis operacionais de qualquer processo de desgaste so determinadas por: -modalidade do movimento e mudana do movimento em funo do tempo; -parmetros tcnico-fsicos operacionais 4.4-Modalidade de movimento e variao com o tempo As modalidades de movimento que ocorrem durante o processo de desgaste podem ser classificadas em quatro, ou na combinao entre elas: - deslizamento - rolamento - impacto - fluncia Elas podem ser contnuas ou variar com o tempo. Nos casos de movimento de rolamento com superposio de componentes macroscpicos de deslizamento (macro deslizamento), utiliza-se o termo rolamento com escorregamento. Nos casos de movimento rotativo, os elementos de superfcie em contato se movem a velocidades relativas diferentes. 4.5-Parmetros operacionais tcnico-fsicos Os pararmetros operacionais tcnico-fsicos em processos de desgaste so definidos por intermdio de quatro variveis: - carga normal Fn - velocidade V - temperatura T - durao da operao tB A temperatura T a referente ao estado de equilbrio trmico do sistema tribolgico, em considerao, completo. Onde houver equilbrios trmicos, isto , onde o corpo e o contra-corpo estiverem a temperatura diferentes, diversas temperaturas ou funes de temperatura devem ser introduzidas nos clculos, onde for necessrio.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

A durao da operao tB representa o intervalo de tempo durante o qual as tenses tribolgicas, que provocam desgaste, esto ativas. A distncia de desgaste pode ser calculada a partir da durao de funcionamento tB e da velocidade V. Alm das variveis operacionais mencionadas, necessrias para estabelecer a funo tcnica do sistema tribolgico, distrbios adicionais como vibraes mecnicas externas ou efeitos de irradiao, podem influenciar o processo de desgaste. Ocorrendo qualquer distrbio dessa natureza, deve ser levado em considerao separadamente. 4.6-Estrutura de sistemas tribolgicos: A estrutura de um sistema tribolgico se caracteriza pelos componentes do material participante dos processos de desgaste, suas propriedades tribolgicas e suas interaes. 4.7-Elementos Normalmente, so quatro os materiais envolvidos em processo de desgaste, isto , os elementos (1), (2), (3) e (4). Ver desenho 1.
Variveis operacionais

Estrutura do Sistema Tribolgico

2 1

1 Corpo 2 Contra-corpo 3 Meio-interfacial 4 Meio circunvizainho

4 Modificaes de superfcies (Aparncia de Desgaste) Perdas de material (Quantidades de medida de desgaste)

Cactersticas de desgastes

Desenho 1 4.8-Propriedades dos elementos Todo processo de desgaste influenciado, entre outros fatores, por um nmero de propriedades dos elementos e de sua magnitude, bem como pela forma. As propriedades do corpo (1) e contra-corpo (2), bem como as modificaes sofridas sob ao tribolgica, so muito importantes. preciso levar em conta o fato de todos os materiais possurem uma estrutura lamelar perpendicular superfcie ( consistindo de, por exemplo, um metal, uma camada de adsoro, uma camada de xido, uma camada encruada e material bsico.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

4.9-Interao de elementos As interaes tribologicamente relevantes entre os elementos, juntamente com variveis operacionais, especialmente interaes entre corpo e o contra-corpo, causadoras de desgaste, podem ser descritas como: - condies de contato - condies de frico - mecanismo de desgaste 4.10-Caractersticas de desgaste A anlise sistemtica de um processo de desgaste demonstra que, quando este ocorre num sistema tribolgico, resultado do efeito de variveis operacionais na estrutura do sistema, e pode ser escrito por caractersticas de desgaste especficas do sistema. Portanto, de forma simblica: - caractersticas de desgaste = f ( variveis operacionais da estrutura do sistema). Exemplo : Sistema Vlvula de Gaveta. Propriedades e Mecanismos de desgaste das Placas Refratrias O princpio do sistema vlvula de gaveta consiste no deslizamento de uma placa refratria mvel em relao a uma placa fixa, cada uma delas dotada de um furo do mesmo dimetro. Basicamente o sistema conta com os seguintes componentes: - Parte mecnica - Composio refratria - Montagem refratria Em relao ao sistema convencional, apresenta as seguintes vantagens: reduo de acidentes, mo-deobra, e esforo humano; automatizao; utilizao de temperaturas mais altas; maior tempo de lingotamento; fcil controle da velocidade de lingotamento; e vantagens metalrgicas. Mecanismos de desgaste Fazendo-se uma anlise sobre as causas de desgaste das placas deslizantes, nota-se uma concordncia a respeito de existncia de mecanismos que causam: - Deteriorao da textura devido ao choque trmico: incidncia de trincas radiais em volta do furo da placa; descascamento de superfcie deslizante; e queda de material refratrio das regies prximas ao furo. - Corroso por ataque qumico sobre as superfcies em contato com o ao em movimento e ocasionalmente ataque por escria: aumento do dimetro do furo ou da superfcie deslizante. - Eroso mecnica pelo jato de ao: aumento do dimetro do furo; e desgaste da superfcie deslizante. - Lascamento acelerado devido s freqentes aberturas e fechamentos.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

5-ANLISE DOS PROCESSOS DE DESGASTE 5.1-Introduo: Os engenheiros sempre fazem de tudo para garantir a confiabilidade e a durabilidade das mquinas que projetam. No entanto, as avarias ocorrem ora de maneira aleatria, ora de maneira repetitiva. Suas consequncias so muito diversificadas: vo da simples substituio da pea deteriorada at a imobilizao completa da mquina em questo, com todos os custos que isso acarreta. H ainda avarias que podem at mesmo provocar graves acidentes para os operrios. Em todos os casos, evidentemente, a imagem do fabricante fica prejudicada. Depois de uma ocorrncia dessa natureza essencial proceder a uma anlise da avaria para evitar sua repetio. 5.2-TERMOS 5.2.1 Tipos de desgaste possvel subdividir o processo de desgaste de acordo com o tipo de ao tribolgica e as substncias envolvidas nos diferentes tipos de desgaste. 5.2.2 Mecanismos de desgaste Mecanismos de desgaste so os processos fsicos e qumicos que ocorrem durante o desgaste. 5.2.3 Aparncia de desgaste Aparncia de desgaste significa as modificaes provocadas pelo desgaste na camada superficial de um corpo, bem como o tipo e a forma das partculas desgastadas. 5.2.4 Quantidades de medida de desgaste As quantidades de medidas de desgaste (caracterizao quantitativa de desgaste) caracterizam direta ou indiretamente as modificaes na geometria ou na massa de um corpo, em consequncia de desgaste. 5.3- ANLISE SISTEMTICA DO PROCESSO DE DESGASTE Na engenharia, o desgaste ocorre em componentes cuja funo tcnica acarreta tenses tribolgicas. Em contraste com as propriedades mecnicas, como resistncia trao, resistncia compresso, etc., que podem ser consideradas propriedades relacionadas ao material, o desgaste que ocorre sob a ao tribolgica resulta da combinao de todas as partes de uma estrutura tcnica envolvida no processo de desgaste, e, portanto, s pode ser descrita como caracterstica de desgaste relacionada a sistema. Para a anlise sistemtica de um processo de desgaste, os componentes e as substncias que participam diretamente do processo devem ser separadas conceitualmente das outras partes do equipamento tcnico considerado. Os componentes e as substncias que participam diretamente do processo de desgaste so denominados elementos do sistema tribolgico. Esses elementos, conjuntamente com as propriedades tribologicamente relevantes e as interaes mtuas, formam a estrutura do sistema tribolgico. Os valores de operao que agem sobre os elementos do sistema tribolgico externamente constituem as variveis operacionais. A perda de material que ocorre por ao das variveis operacionais na estrutura do sistema tribolgico descrita como caracterstica de desgaste.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

A anlise sistemtica do processo de desgaste consiste nas seguintes etapas: 1. Caracterizao da finalidade tcnica do sistema tribolgico; 2. Compilao das variveis operacionais; 3. Descrio da estrutura do sistema tribolgico, consistindo de: a) elementos envolvidos no processo de desgaste, b) propriedades relevantes dos elementos, c) interao dos elementos. Como os processos de desgaste so sempre processos dinmicos e dependentes de tempo, anlise sistemtica tem de ser, ainda, subdividida em: - estado inicial - perodo de funcionamento - estado final As variveis operacionais e os elementos materiais (estrutura) determinam o comportamento de desgaste do sistema tribolgico e proporcionam a base para uma escolha adequada de mtodos de oposio ao desgaste, conjuntamente com o projeto da estrutura. A figura 1 a seguir resume estas etapas.

CARACTERSTICAS DO PROJETO

Transmisso de carga Tipo de movimento Formas Lubrificao Temperatura Ambiente

CONDIES OPERACIONAIS - rea de contato - Presso de contato - Qualidade superficial - Lubrificao - Temperatura - Ambiente

ABRASO

PROPRIEDADES DO ABRASIVO - Dureza - Forma - Angulosidade - Resistncia ao desgaste

PROPRIEDADES DO MATERIAL - Composio qumica - Propriedades mecnicas - Encruamento superficial - Revestimentos - Microestruturas incluses segundas fases tamanho do gro anisotropia estrutura

Figura 1

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

EXEMPLO: Uma das 16 ps de ventilador axial sofreu ruptura sem deformao Natureza da avaria Ruptura, em servio, de uma das 16 ps de um ventilador axial de aspirao de ar fresco, depois de 2200 horas de funcionamento, a cerca de 500 rpm. Material A p feita de alumnio A-SGTO, 3 Y 23 (NF A 57-702). Trata-se de uma pea fundida em areia, temperada e revenida para Rm a 240 M Pa, Rp 0,2 = a 180 M Pa, A =2%. Anlise morfolgica - A ruptura produziu-se sem deformao, segundo um plano perpendicular ao eixo da p, um pouco alm da metade de seu comprimento R. A face da ruptura granulosa e apresenta depsitos enegrecidos no nvel da borda de ataque e do lado exterior do dorso. Na regio da borda de fuga, nota-se uma zona de aspecto mais fibroso. Exames complementares por microfratografia Foram visualizadas estrias e fissurao progressiva de fadiga na zona granulosa. Perto da parte exterior do dorso foram observadas desagregaes planas muito lisas, sugerindo o primeiro estgio da propagao, por deslizamentos. Exames por raios X e macrografia Porosidades alongadas de classe 3 (segundo a ASTM E 155) foram detectadas. Exame por micrografia - A estrutura da liga pareceu sem maiores defeitos graves, mas notaramse fissuras no exterior do dorso segundo uma geometria bem precisa, associada cristalografia dos gros em questo. Deve-se comparar com os resultados dos exames complementares de microfratografia: tratase de desagregao por fadiga. Exame por ensaios de trao Foi medido Rm = 250 M Pa, Rp 0,2 = 210 M Pa, A = 5%, o que satisfatrio. Comentrios Causa da avaria Fissurao de fadiga sob o efeito de vibraes de flexo geradas em servio, eventualmente favorecida pela ao de fenmenos corrosivos mais intensos na parte externa do dorso e pela presena de porosidades internas. Soluo Diagnosticar a fonte das vibraes crticas e diminuir sua intensidade. Melhorar a sanidade interna do fundido.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

6-CLASSIFICAO DE FENMENOS DE DESGASTE Devido complexidade dos processos de desgaste, torna-se muito difcil tentar uma classificao logicamente consistente de fenmenos de desgaste. A classificao com base nas condies de frico (item 6.1) permitir cobertura de apenas alguns fenmenos. Com base nos tipos de desgaste (item 6.2) possvel estabelecer uma classificao conforme o tipo de ao tribolgica, como se faz na prtica, e com base nos mecanismos de desgaste (item 6.3) obtm-se uma classificao de acordo com processos fundamentais elementares. 6.1 - CONDIES DE FRICO De acordo com a norma DIN 50821, a condio de atrito(frico) existente em um sistema tribolgico caracterizada do seguinte modo: - Atrito slido - Atrito marginal - Atrito misto - Atrito fluido(hidrosttico, hidrodinmico, elasto-hidrodinmico). Obs.: Como resultado do atrito, uma parte da energia introduzida no sistema tribolgico para produzir movimento convertida em outras formas de energia, principalmente calor. A energia de atrito convertida no interior das superfcies de contato, se distribui entre os elementos do sistema tribolgico aumentando a temperatura mdia e a temperatura interfacial. 6.2 - TIPOS DE DESGASTE Quando a classificao se baseia em analogias com a terminologia da resistncia de materiais, isto o desgaste sendo classificado conforme o tipo de ao tribolgica, possvel destinguir vrios tipos de desgaste, de acordo com a ao tribolgica (especialmente a cinemtica) e a estrutura do sistema. preciso lembrar que vrios mecanismos de desgaste podem estar envolvidos em todos os processos(ver item ... ), de modo que mesmo diante de um tipo particular de desgaste a aparncia deste poder assumir vrias formas. A tabela III apresenta os principais tipos de desgaste, que podem ser produzidos pelos vrios tipos de ao tribolgica, juntamente com a indicao dos mecanismos de desgaste envolvidos em cada caso. Os diversos tipos e mecanismos de desgaste podem ocorrer de forma combinada, em funo da ao tribolgica e dos materiais envolvidos no desgaste. Em tais casos torna-se difcil classificar casos prticos de desgaste usando a tabela III. Obs.: A) Com o intuito de simplificar, usam-se na tabela apenas os termos slido, lquido e gs. Em casos reais de desgaste seria preciso especificar, mais precisamente a dupla responsvel pelo desgaste, fornecendo dados precisos dos materiais e da natureza do movimento que produz a ao tribolgica. B) Onde h separao total do corpo em relao ao contra-corpo por um meio interfacial, lquido ou gasoso(por ex.: lubrificao hidrodinmica ou elasto-hidrodinmica), desgaste por adeso ou abraso no costuma ocorrer; entretanto, outros, como fadiga de superfcie ou reaes triboqumicas, podem estar presentes. 6.3 - MECANISMOS DE DESGASTE Os mecanismos de desgaste resultam do efeito das variveis operacionais sobre os elementos do sistema tribolgico, e assumem a forma de energia e interaes de materiais entre corpo e contra-corpo, sujeitos a influncia do meio interfacial e do meio circundante.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

Com base nos conhecimentos existentes, devem ser destacados quatro tipos principais de mecanismos de desgaste: Adeso

Formao e ruptura da unio adesiva interfacial( por ex.: junes soldadas a frio, desgaste por roamento). Abraso

Remoo do material mediante o processo de raspagem(processo de micro-corte). Fadiga de superfcie

Fadiga e formao de trincas em regies superficiais devido a ciclos tribolgicos de tenso, resultando em separao de material(por ex.: pitting). Reaes triboqumicas

Desenvolvimento de produtos resultantes de reaes qumicas efetuadas entre o par de desgaste e o meio interfacial. Obs.: A) Quando ocorrem perdas de material durante um processo de desgaste, no somente na forma de partculas de desgaste, mas tambm em forma molecular, por difuso, evaporao ou sublimao, este fato denominado sublimao tribolgica. B) Alm dos mecanismos principais de desgaste em sistemas tcnicos especiais, por exemplo, contatos eltricos, outros processo de avaria podero aparecer, sendo resultantes, por ex., do fluxo de corrente eltrica, ou do superaquecimento local na rea de contato. C) Em casos prticos particulares, os mecanismos principais de desgaste podero ocorrer individualmente, ou alternar-se quando houver mudanas nas variveis do processo ou na estrutura do sistema tribolgico, ou podero ocorrer simultaneamente. Em casos assim, geralmente possvel prever o comportamento total de desgaste pela superposio dos mecanismos individuais de desgaste conhecidos. As formas principais de aparncia de desgaste em superfcie sob tenso esto representadas na tabela 2 abaixo. TABELA 2
FORMAS TPICAS DE APARNCIA DE DESGASTE PARA OS PRINCIPAIS MECANISMOS DE DESGATE. Formas de aparncia de Mecanismo de desgaste desgaste Raspagens, furos, bossa, Adeso flocos, transferncia de material Riscos, estrias, sulcos, Abraso estriagens Fadiga de superfcie Trincas, pites Reaes produtos de reao triboqumicas (camadas, partculas)

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

TABELA 3 : classificao dos fenmenos de desgaste (DIN 50.320)


Estrutura do sistema slido/fluido interfacial/ slido Ao tribolgica deslizamento impacto laminao deslizamento tipos de desgaste # X X X X X X X X X Mecanismo efetivo(individual ou combinado) Adeso Abraso Fadiga superf. Reaces trib. X X X X X X X X X X

slido/slido com lubrificao ou no

slido/partculas slidas

slido/fluido c/ partculas slido/gs com partculas

slido/fluido

desgaste por deslizamento laminao desgaste por laminao impacto desgaste por impacto oscilao desgaste por atrito deslizamento Abraso por deslizamento deslizamento Abraso por deslizamento (com 3 corpos) rolamento Abraso por rolamento(com 3 corpos) fluxo eroso por partculas fluxo eroso por fluido impacto desgaste por impacto de partculas fluxo com cavitao do oscilao material, eroso c/ cavitao impacto eroso por queda

X X X X X X

X X

X X

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

7-DEFINIES DOS DIFERENTES TIPOS DE DESGASTE As formas mais comuns de desgaste encontradas nas indstrias so :

Adesivo ; Fadiga ; Abrasivo ; Erosivo ; Por frico ; Por cativao ; Por reao triboqumica . Cada tpico abaixo nos dar uma noo sobre cada item j apresentado: DESGASTE ADESIVO

quando as superfcies em contato so removidas por cizalhamento devido ao atrito e os resduos do desgaste se juntaro ao desgaste. Esses resduos formam uma fina camada que endurece durante o atrito, de modo que o contato pode iniciar altamente elstico. DESGASTE POR FADIGA Ocorre em componentes submetidos a rolamento de contato. Este tipo de desgaste atribudo a carregamentos cclicos de duas superfcies em contato mtuo e usualmente ocorre sem perdas progressivas de material. Quando na temperatura ambiente chamado de fadiga de contato ou de superfcie e quando ocorre a temperaturas acima de 100C chamado de fadiga trmica. DESGASTE POR ABRASO resultado de uma interface atritando que pode apanhar restos de desgaste ou areia e/ou p do ambiente circunvizinho. Ou seja, ocorre quando o material removido da superfcie do componente pela ao de corte ou goivagem de partculas duras ou pelo rolamento de metal contra metal. A taxa de desgaste depende do grau de penetrao da partcula na superfcie do componente e tambm proporcional a dureza do mesmo. DESGASTE EROSIVO um efeito do meio ambiente. Este tipo de desgaste resulta do impacto de partculas slidas ou gotas lquidas sobre a superfcie do componente. Estas partculas so carregadas em meio fluido, geralmente a altas velocidades. A taxa de eroso depende da energia cintica das partculas.

Spectru Instrumental Cientfico Ltda

Diviso Metalurgia / Processos

DESGASTE POR FRICO Ocorre sempre que houve um movimento relativo entre superfcies, ocasionado o atrito, que pode ser uni-direcional ou reciproco. Quando a interface suporta um movimento, oscilatrio de pequena amplitude, ocorre perda de material, o que conhecido como frico. DESGASTE POR CAVITAO Esta associado forma e exploso de bolhas gasosas em correntes de fluidos, na interface lquida/superfcie slida devido a variaes sbitas de presso. DESGASTE POR REAO TRIBOQUMICA Acontece onde ocorre a formao de produtos de reao, como resultado da interao entre os elementos do sistema de desgaste iniciada por ao tribolgica. 8-Bibliografia 1- Handbook of tribology McGraw-Hill B. Bhushan, B. K. Gupta 2 Seleo de materiais resistentes ao desgaste Santos, Nilson J. 3 Tese apresentada na Unicamp como parte dos requisitos necessrios para obtenso do grau de doutor em engenharia mecnica. Jos ngelo Rodrigues Gregrio 4 Revista Metalurgia e Materiais (ABM) vol. 53 n 470 outubro/97

Вам также может понравиться