Вы находитесь на странице: 1из 8

INTRODUO AO Pro / ENGINEER - WILDFIRE 2.

0
APRESENTAO 1. Ambiente de apresentao do Pro/Engineer Wildfire 2.0 Janela 01

Ao abrir o programa, a apresentao do tipo Windows com os menus em cascatas, que acessam os comandos computacionais e operacionais do programa. No entorno da rea grfica encontram-se os menus de barra com os cones de usos mais constantes. Do lado esquerdo da rea grfica encontra-se uma rea de navegao e registro dos comandos executados. Na faixa inferior tem-se o prompt onde ficam registradas as aes e orientaes seqenciais de cada comando. 2. Para o incio dos trabalhos no Pro/E necessrio que se estabelea um diretrio onde sero gravados os desenhos executados.Assim:

FILE SET WORKING DIRECTORY Estabelecer Pasta de Trabalhos


Este procedimento deve se repetir toda vez que se entra no programa. 3. Todo procedimento para desenhar iniciado por:

FILE

NEW (Ctrl+N) ou ainda usando o cone: Create a new object

Abre-se a janela New. Janela 02

A janela New (Janela 02) sempre estar marcando o tipo Part e sub-tipo Solid, que para execuo de uma nova pea. No entanto, existem muitas outras opes e combinaes possveis. Janela 03

No espao para o nome da pea o programa estabelece um seqencial que pode ser mudado para um nome especfico da nova pea. Ex: De prt0001 para Pea1. Se o usurio preferir usar as unidades Americanas (in.lb.s), deve deixar a chave inferior esquerda ligada ou, tir-la para alterar o default para o sistema mtrico (mm.n.s). Portanto, tirando a chave e acionando o boto OK abre-se a janela 03, que permite esta nova opo. 4. Alm das mudanas de unidades deve-se anotar o nome do desenho, quem est executando e tirar a chave inferior esquerda para criar um desenho 2D, associado ao modelamento. A confirmao destas mudanas abrir o ambiente de modelamento, propriamente dito, como se v na Janela 04.

Janela 04 Ambiente para incio do modelamento 5. Ferramentas


Extrude Tool (explodir / expandir) Revolve Tool (revoluo) Variable Section Sweep Tool (desenvolvimento seo varivel) Boundary Blend Tool (superfcie) Style Tool (estilo) Sketch Tool (esboo) Datum Plane Tool (plano) Datum Axis Tool (eixo) Insert an Datum Curve Tool (curva) Datum Point Tool (ponto) Datum Coordinate System Tool (coordenada) Insert an Analysis Feature (anlise de caractersticas)

Estas ferramentas permitiro o inicio da modelagem.

INTRODUO MODELAGEM 1. Para modelar uma pea necessrio definir o tipo de ferramenta, para a operao de modelagem, que ser usada: extrude, revolve, blend, sweep etc. A modelagem, no entanto, ocorre a parti de um esboo (Sketch) do perfil, ou superfcie, ou forma etc. Assim, qualquer que seja a operao de modelamento, necessariamente, a partida dada pelo Sketch, que poder ser executado antes de definir a operao de modelagem ou aps esta definio. A Figura 01 mostra a janela para definio dos planos, principal e secundrio, que estabelecero a rea para o esboo.

Figura 01 Janela para determinao do plano de Sketch. O esboo sempre ser executado em um plano, que pode ser um plano criado pelo interessado ou um dos planos do diedro em default. Estes planos, estando ativados, aparecem na rea grfica como mostrado na figura 02.

Figura 02 Planos principais na rea grfica em standard orientation. A indicao do plano para o esboo pode ser pela simples seleo com o mouse, passando-o sobre qualquer linha que define o plano, e quando esta fica azulada, basta aceita-la com um toque no boto esquerdo do mouse. Uma outra forma de marcar o plano principal do Sketch e fazer a seleo pela

rvore, marcando o plano que se quer usar para o esboo e acionando o boto Sketch da janela, para entrar neste novo ambiente. (Figura 03) Ao selecionar um plano para o sketch, o programa seleciona automaticamente um plano secundrio de referncia, que pode ser mudado se houver necessidade.

Figura 03 Seleo do plano (FRONT) pela rvore e ambiente do sketch. As ferramentas de desenho (Linhas, Arcos, Crculos, Pontos etc) ficam a direita da rea grfica e sero utilizadas para desenhar o esboo. Se ao invs de usar a ferramenta Sketch antes de definir qual ser a operao de modelagem, pode-se definir a operao e em seguida o Sketch. Para uma operao de EXTRUDE, que poder ser definida pelo boto do cone extrude tool ou pelo menu cascata Insert extrude. Com a operao definida necessrio que se crie o Sketch onde o esboo para expanso ser desenhado. Duas so as formas de para determinar o Sketch: Pelo prompt, onde um novo conjunto da operao extrude foi ativado, aciona-se o boto placement e em seguida o define, para aparecer a janela do Sketch. Com a janela ativada o procedimento o mesmo visto anteriormente. A segunda forma mais simples. Basta segurar o boto da direita do mouse na rea grfica e uma janela se abre, permitindo a seleo Define Internal Sketch e abrindo a janela do Sketch. 2. Aps a definio do plano para o esboo, pelo caminho de operao de modelagem (por exemplo: extrude), uma nova janela aparece para que sejam associadas algumas referncias ao plano do desenho. Quando o desenho inicial e novo as nicas referncias possveis so os outros dois planos, que junto com o do Sketch definem o diedro. (Figura 04)

Figura 04 Janela de referncias Tendo os dois planos como referncia e a informao condicional: Fully Placed, a janela pode ser fechada e iniciar o esboo.

MODELANDO POR EXTRUDE 1. Para que a ferramenta extrude seja operada preciso criar um esboo no plano para sketch, cuja forma seja o do perfil que se quer. Assim, para se fazer um cilindro e necessrio um crculo, para um prisma regular de base quadrada um quadrado e assim, qualquer perfil que se queira. Para isso devem ser usadas as ferramentas que esto do lado direito da rea grfica. (Figura 05)

- Confirma a operao

- Linhas - Quadrilteros - Crculos - Arcos - Arredondamentos - Linhas curvas - Pontos


- Lado de entidade - Dimensionar

- Modificaes - Restries - Textos - Trim - Espelhar - Confirmar o sketch - Cancelar o sketch

Figura 05 rea grfica e as ferramentas que permitem a construo do esboo. 2. Quando se desenha na rea grfica no se estabelece, a priori, as dimenses dos elementos que sero desenhados. Faz-se um desenho (linha, crculo etc) sem a preocupao de dimenso e, a posteriori, se define o valor correto de sua cota.

3. O valor da correto da cota definido aps a seleo da linha de cota, quando adquire a cor vermelha, dando dois toques com o boto da esquerda sobre o valor da cota e corrigir o valor na janela aberta com o valor da cota.(Figura 06)

Figura 06 Condio de troca do valor da cota. 4. Aps a correo das cotas necessrio aceitar a construo deste esboo para a exploso (extrude). Usa-se para o aceite a ferramenta:

Figura 07 Aceitado o esboo ocorre a operao de extrude, e ativam-se as ferramentas que permitem correo de cota, ou posio, ou limite e ainda os cones de finalizao.

5. Na seqncia preciso corrigir o valor da cota, ou informar o limite da exploso, usando-se a janela inferior a esquerda onde aparecem o valor de default da cota de exploso e os possveis limites, que so usados quando a operao de extrude ocorre em etapas intermedirias da modelagem, possibilitando, por exemplo, explodir at a prxima superfcie, ou at o plano etc. 6. Aps a correo da cota pode-se avaliar a operao e analisar a direo da exploso, antes do aceite final, pelo comando: culos (cone de lista de vistas) ativar Standard orientation. (Figura 08)

Figura 08 Apresentao da exploso para avaliao e correo antes do aceite final 7. Para concluir a operao (Figura 09)

Figura 09 Pea finalizada

Вам также может понравиться