Вы находитесь на странице: 1из 111

ISSN 1415-4765

TEXTO PARA DISCUSSO No 979

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: SITUAO DO ATENDIMENTO INSTITUCIONAL NO BRASIL


Enid Rocha Andrade Silva Simone Gueresi
Braslia, agosto de 2003

ISSN 1415-4765

TEXTO PARA DISCUSSO No 979

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: SITUAO DO ATENDIMENTO INSTITUCIONAL NO BRASIL*


Enid Rocha Andrade Silva** Simone Gueresi***
Braslia, agosto de 2003

* Este trabalho parte da pesquisa denominada Mapeamento da Situao das Unidades de Execuo de Medida Socioeducativa de Privao de
Liberdade ao Adolescente em Conflito com a Lei, realizada conjuntamente pelo Ipea e pelo Departamento da Criana e do Adolescente (DCA), da Secretaria dos Direitos Humanos, do Ministrio da Justia, no ltimo semestre de 2002.

** Tcnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea. *** Consultora da Diretoria de Cooperao e Desenvolvimento do Ipea.
As autoras agradecem a Dra. Denise Paiva, titular da Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidncia da Repblica, e coordenadora-geral do Mapeamento Nacional, e a participao de Paulo Marques, gestor governamental e coordenador da Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente.

Governo Federal Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto


Ministro Guido Mantega Secretrio-Executivo Nelson Machado

TEXTO PARA DISCUSSO


Publicao cujo objetivo divulgar resultados de estudos direta ou indiretamente desenvolvidos pelo Ipea, os quais, por sua relevncia, levam informaes para profissionais especializados e estabelecem um espao para sugestes.

As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e inteira responsabilidade do(s) autor(es), no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ou o do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

Fundao pblica vinculada ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.

permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodues para fins comerciais so proibidas.

Presidente Glauco Antonio Truzzi Arbix Diretor de Administrao e Finanas Celso dos Santos Fonseca Diretor de Cooperao e Desenvolvimento Maurcio Otvio Mendona Jorge Diretor de Estudos Macroeconmicos Ricardo Varsano Diretor de Estudos Regionais e Urbanos Luiz Henrique Proena Soares Diretor de Estudos Setoriais Mrio Srgio Salerno Diretora de Estudos Sociais Anna Maria T. Medeiros Peliano Assessor de Comunicao Murilo Lbo

SUMRIO

SINOPSE APRESENTAO INTRODUO 7 11 7

I PERFIL DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO BRASIL

II SITUAO DAS UNIDADES DE EXECUO DE MEDIDA DE PRIVAO DE LIBERDADE AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI 29 CONCLUSO ANEXOS 65 60

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 103

SINOPSE
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do primeiro Mapeamento Nacional sobre a Situao das Instituies que Aplicam Medida Socioeducativa de Privao de Liberdade ao Adolescente em Conflito com a Lei no Brasil. Trata-se de uma pesquisa que produz dados primrios sobre o perfil do adolescente em privao de liberdade no Brasil e sobre as caractersticas do atendimento socioeducativo prestado a esta populao por parte das instituies responsveis em todas as unidades da Federao. Como preparao para a apresentao dos dados da pesquisa, o trabalho traz tambm, nos seus trechos iniciais, um retrato socioeconmico da populao de 12 a 18 anos no Brasil, descrevendo sumariamente a participao dos adolescentes na populao brasileira; a sua escolaridade; a renda familiar e a ocupao.

APRESENTAO
O presente texto foi elaborado a partir dos resultados do Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade ao Adolescente em Conflito com a Lei, realizado pelo Ipea em parceria com o Departamento da Criana e do Adolescente (DCA), da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministrio da Justia. Seu principal objetivo foi levantar a situao das instituies responsveis pela execuo de medida de privao de liberdade ao adolescente autor de ato infracional, enfatizando o conhecimento da estrutura de funcionamento destas instituies e das aes desenvolvidas por estas para os adolescentes internos. O trabalho apresenta nos seus trechos iniciais uma abordagem histrica sobre o atendimento ao adolescente em conflito com a lei no Brasil, destacando-se os principais aspectos das doutrinas da situao irregular e da proteo integral esta ltima, contudo, expressa no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Na sua segunda parte, o trabalho objetiva apresentar as caractersticas dos adolescentes brasileiros com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios de 2001 (Pnad) e retratar o perfil do adolescente que cumpre medida de privao de liberdade no Brasil a partir dos dados primrios coletados pelo mapeamento. A seguir, so apresentados os resultados do levantamento no que se refere ao ambiente fsico das instituies e s aes desenvolvidas por elas para os adolescentes internos nas reas de: educao escolar; profissionalizao; sade; esporte, cultura e lazer; assistncia jurdica; famlia e comunidade; e apoio ao egresso. Nas concluses, apresentam-se uma sntese dos resultados e os subsdios fornecidos pela pesquisa para a elaborao e a readequao de polticas pblicas voltadas para os adolescentes em conflito com a lei. Por ltimo, foram acrescentados, sob a forma de anexo, os Roteiros I e II elaborados pelo Ipea, que serviram de instrumentos de coleta de informaes para o mapeamento.

INTRODUO
A histria mostra que a proteo criana sempre esteve subordinada s exigncias de defesa social, ou seja, proteo contra futuros delinqentes. Essa prerrogativa acabou por autorizar o controle de crianas e adolescentes em nome da proteo social.1 O controle estatal sobre essa parcela mais vulnervel da infncia se baseia em cinco fundamentos: 2 1. Uma doutrina a da situao irregular. 2. Uma instncia judicial o juiz de menores, com atuao extremamente discricionria (oposta viso de juiz no Direito moderno, cuja atuao est estritamente sujeita lei).
1. Mendez, 1994a. 2. Mendez, 1994c, p. 92-96.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

3. Uma instncia administrativo-executiva os rgos de assistncia infncia, alimentadores do ciclo apreenso rotulao confinamento deportao institucional. 4. Uma subestimao do vnculo entre as condies material e jurdica da infncia a atuao das organizaes no-governamentais que trabalham na resoluo de problemas imediatos com aes assistenciais, muitas vezes de forma complementar ao Estado. 5. Uma indiferena generalizada a omisso ativa da sociedade civil. Como conseqncia do privilgio das exigncias de proteo social em detrimento das necessidades das crianas e dos adolescentes, a privao de liberdade surge como instrumento importante para a segregao de uma parcela de crianas e adolescentes declarada, previamente, incapaz em algum sentido a base da doutrina da situao irregular. A partir do final dos anos 1970, surgem discusses sobre uma nova viso da infanto-adolescncia, na qual esta percebida como sujeito de direito e no mais como objeto de compaixo. So quatro os principais documentos de referncia nesse sentido: Regras Mnimas das Naes Unidas para a Administrao da Justia da Infncia e da Juventude Regras de Beijing (1985); Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana (1989); Diretrizes das Naes Unidas para a Preveno da Delinqncia Juvenil Diretrizes de Riad (1990); e Regras das Naes Unidas para a Proteo dos Jovens Privados de Liberdade (1990). Embora no seja a primeira cronologicamente, a conveno, como documento geral, foi o marco da doutrina da proteo integral e , atualmente, o documento sobre direitos humanos mais ratificado pelas naes. Para Mendez (1994d), as principais inovaes nessa nova doutrina so: i) evoluo da infncia-adolescncia como objeto da compaixo/represso a sujeito pleno de direitos; ii) previso de segregaes e privaes somente por atos considerados delitos, tal como seriam se praticados por um adulto; iii) uso restrito da privao da liberdade (em ltima instncia, em carter excepcional e com mnima durao), com tendncia sua abolio; e iv) no-totalidade institucional. Em relao aos cinco fundamentos do controle sociopenal de crianas e adolescentes, a aplicao dos princpios da Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana no Brasil, em especial por meio do Estatuto da Criana e do Adolescente, introduz mudanas correspondentes a cada um deles (Mendez, 1994c, p. 97-100): 1. Nova doutrina a das Naes Unidas de Proteo Integral da Infncia. 2. Nova instncia judicial o juiz da infncia, com fundamentao rigorosa das medidas adotadas, correta e ponderada interpretao da lei; diviso de responsabilidade com o Ministrio Pblico; e presena obrigatria de advogado. 3. Nova instncia administrativo-executiva percepo da infncia em risco (pela ausncia de polticas sociais bsicas) e dos adolescentes em conflito com a lei como categorias jurdicas e no como categorias sociolgicas. 4. Novas organizaes no-governamentais defensoras dos direitos da infncia com atuao mais ampla at mesmo no mbito legislativo-jurdico.

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

5. A idia de uma sociedade civil de todos e para todos, independentemente da situao jurdica de cada um. No Brasil, uma trajetria de leis, polticas e instituies consolidou a doutrina da situao irregular no trato de crianas e adolescentes, assim como as posteriores mudanas em direo doutrina da proteo integral. 3 Em 1927, foi criado o primeiro Cdigo de Menores e, em 1927, o Servio de Assistncia ao Menor (SAM), rgo do Ministrio da Justia, equivalente ao Sistema Penitencirio para a populao de maior idade, com enfoque tipicamente correcional-repressivo. Em 1964, a Lei no 4.513/64 estabelece a Poltica Nacional de Bem-Estar do Menor (PNBEM), de carter assistencialista, que tinha como rgo nacional a Fundao Nacional de Bem-Estar do Menor (Funabem) e como executores estaduais as Fundaes Estaduais do Bem-Estar do Menor (Febems). Na prtica, esse novo modelo assistencialista sempre conviveu com as prticas repressivas herdadas do SAM. Em 1979, aprovada a Lei no 6.697/79, o Cdigo de Menores, que tratava da proteo e da vigilncia dos menores em situao irregular e correspondia a um nico conjunto de medidas destinadas, indiferentemente, ao menor infrator, carente ou abandonado tpico da doutrina que o inspirava. No fim dos anos 1970, surge um movimento social com uma nova viso sobre a criana e o adolescente como sujeitos de sua histria , evidenciando a perversidade e a ineficcia do ciclo apreenso triagem rotulao confinamento do Cdigo de Menores e da PNBEM. Porm, essa viso, mais uma vez, no eliminava qualquer das duas anteriores a repressiva e a assistencialista , de maneira que os trs enfoques continuavam a coexistir na sociedade brasileira. Na tentativa de absorver essa nova viso, na segunda metade dos anos 1970, a Funabem concebe o Plano de Integrao Menor-Comunidade (Plimec) implantado por intermdio dos Ncleos Preventivos, destinados a cuidar de crianas e adolescentes em risco pessoal ou social. No entanto, a verticalidade e a padronizao da proposta decretam o fracasso do programa. A dcada de 1980 caracterizou-se pelo incio da abertura democrtica, e a legislao e as polticas destinadas aos menores passam a ser vistas como integrantes do arcabouo autoritrio do perodo anterior. Por outro lado, o menino de rua passa ser a figura emblemtica da situao da criana e do adolescente no Brasil. A percepo dos fatores sociais existentes por trs da realidade daqueles meninos refora a necessidade de uma nova abordagem da questo. Um grupo de tcnicos do Unicef, da Funabem e da Secretaria de Ao Social (SAS), do Ministrio da Previdncia e Ao Social, deu incio ao Projeto Alternativas de Atendimento a Meninos de Rua. O crescimento e a consolidao dessas discusses, em especial do movimento de defesa de meninos e meninas de rua, culminam na criao, em 1986, da Comisso Nacional Criana e Constituinte, por uma portaria interministerial. Em 1988, a nova Constituio Nacional contempla a proteo integral a crianas e adolescentes em seus artigos 227 e 228. Nessa poca, como vimos, no panorama internacional as mu3. Cf. Costa, 1994.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

danas tambm estavam em curso. As discusses da Conveno das Naes Unidas sobre o Direito da Criana comearam bem antes de 1989, de modo que os seus princpios foram considerados na Constituio Brasileira, mesmo antes da aprovao daquela, ratificada pelo Brasil em 1990. Tambm em 1990, o Estatuto da Criana e do Adolescente coroa esse novo paradigma de abordagem das questes relativas a crianas e adolescentes, constituindo-se na nica legislao adequada aos princpios da Conveno das Naes Unidas sobre o Direito da Criana no contexto latino-americano. Para Mendez (1994e, p. 54), entre outras inovaes, as principais que caracterizam o ECA so: i) a municipalizao da poltica de atendimento direto; ii) a eliminao de formas coercitivas de recluso por motivos relativos ao desamparo social, por meio da eliminao da figura da situao irregular; iii) a participao paritria e deliberativa governo/sociedade civil, estabelecida por intermdio da existncia de Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente; e iv) a hierarquizao da funo judicial, com a criao do Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente. assim que os adolescentes privados de liberdade tm no ECA a garantia de inmeros direitos especficos para garantir a eficcia da aplicao da medida socioeducativa de privao de liberdade, tendo em vista a extrema necessidade que deve justificar sua indicao. Alm disso, o cumprimento de medida socioeducativa d-se no mbito da proteo integral a crianas e adolescentes, tambm garantida pelo Estatuto. Ao contrrio do Cdigo do Menor, que oferecia respaldo legal para o controle e a interveno sobre uma parcela das crianas e dos adolescentes considerados em situao irregular, o ECA apresenta garantias para todos os adolescentes e crianas, sem distino. Na realidade, porm, muitos desses adolescentes convivem cotidianamente no apenas com o no-cumprimento das determinaes especficas para a medida de internao que, em si, significa a privao temporria do direito de ir e vir, no mais que isso , mas com a violao de seus direitos como adolescentes, previstos no ECA, e dos direitos como seres humanos, previstos em documentos internacionais dos quais o Brasil signatrio. Os objetivos da aplicao da medida socioeducativa de privao de liberdade, a reinsero social e a possibilidade de reflexo sobre a infrao cometida, somente sero atingidos se os adolescentes estiverem em um ambiente de novas referncias para sua conduta. Em especial, os operadores das instituies responsveis pela aplicao de medidas socioeducativas precisam ter conscincia e preparo para entender que os jovens s valorizaro o respeito sociedade, legalidade e aos direitos de outrem mediante o respeito de seus prprios direitos.

10

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

I PERFIL DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO BRASIL

1 ALGUMAS CARACTERSTICAS DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS


Nesta seo, busca-se apresentar algumas caractersticas dos adolescentes brasileiros referentes aos aspectos demogrficos, de renda e situaes ocupacional e educacional da populao de 12 a 18 anos de idade. Para tanto, utilizam-se os microdados do IBGE coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad), de 1992 e 2001. 1.1 PARTICIPAO DO ADOLESCENTE NA POPULAO BRASILEIRA Como pode ser observado na figura 1, o grupo etrio mais numeroso do Brasil aquele ocupado pelos adolescentes de 15 a 19 anos de idade. O momento demogrfico pelo qual passa a populao brasileira conhecido como onda jovem e resulta de aumento do nmero de nascimentos ocorrido na segunda metade dos anos 1980. Vale destacar que, nesse perodo, o pas atravessou uma fase de crescimento econmico com elevao do PIB em torno de 8% nos anos de 1984, 1985 e 1986. Assim, o desempenho mais favorvel da economia, associado ao ambiente poltico de transio democrtica, pode ter gerado uma onda de otimismo e esperana em relao ao futuro por parte da populao brasileira e, de certo modo, ter contribudo para a alta fecundidade verificada em meados dos anos 1980. Segundo Oliveira (2001), o aumento de nascimentos nesse intervalo de tempo pode ser entendido como um misto de conforto e esperana em tempos sombrios, o que confirma a idia de que a infncia preenche a funo social de tornar a modernidade suportvel.4 Os adolescentes brasileiros de 12 a 18 anos so cerca de 23,3 milhes, o que corresponde a, aproximadamente, 15% dos habitantes do Brasil (ver tabela 1). Entre os anos 1992 e 2001, esse grupo etrio aumentou em cerca de 2 milhes de adolescentes em termos absolutos. A populao jovem encontra-se distribuda em todas as regies brasileiras. A regio Sudeste concentra a maior parte em termos proporcionais, da ordem de 40%; seguida da regio Nordeste (32%); da regio Sul (14%); da regio Centro-Oeste (7%); e da regio Norte (6,5%) sendo importante destacar que a distribuio regional dos adolescentes semelhante quela verificada para a populao em geral. Entre os adolescentes dessa faixa etria, predomina uma certa igualdade na proporo de gnero, pois dos 23,3 milhes de adolescentes, 11,7 milhes so meninos e 11,5 milhes so meninas. No quesito raa/cor, a relativa igualdade tambm outra caracterstica desse grupo etrio, j que a proporo dos adolescentes no brancos igual a 50,9% e a dos brancos 49,1%.

4. Oliveira, 2001, p. 53.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

11

FIGURA 1

Pirmide etria absoluta, 2000

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Departamento de Populao e Indicadores Sociais. Contagem de Populao de 1996. TABELA 1

Brasil: populao estimada de 12 a 18 anos de idade, 1992 e 2001


Idade 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos Total Brasil 1992 Meninos 1.712.497 1.608.179 1575.825 1.510.594 1.459.516 1.424.823 1.385.285 10.676.719 Meninas 1.651.031 1.586.423 1.559.392 1.536.790 1.464.590 1.432.889 1.375.283 10.606.398 Subtotal 3.363.528 3.194.602 3.135.217 3.047.384 2.924.106 2.857.712 2.760.568 21.283.117 2001 Meninos 1.664.459 1.685.392 1.735.374 1.694.952 1.695.898 1.591.376 1.702.776 11.770.227 Meninas 1.646.454 1.647.099 1.652.105 1.670.440 1.660.447 1.596.145 1.662.717 11.535.407 Subtotal 3.310.913 3.332.491 3.387.479 3.365.392 3.356.345 3.187.521 3.365.493 23.305.634

Fonte: IBGE, Pnad 1992-2001. Elaborao: Ipea.

1.2 ESCOLARIDADE E OCUPAO Em relao taxa de atendimento escolar dos adolescentes brasileiros, que um indicador de incluso na poltica de escolarizao, dois aspectos chamam ateno. Em primeiro lugar, houve um desempenho positivo da taxa de atendimento escolar, entre os anos 1992 e 2001, nos trs grupos de idade apresentados no grfico 1 (12 a 14 anos; 15 a 17 anos; e 18 anos). Em segundo, os dados mostram que o melhor desempenho dessa taxa ocorreu entre os adolescentes do sexo masculino, aumento de cerca de 20% para os meninos de 15 a 17 anos e de 19% para os meninos de 18 anos (ver grfico 1). As diferenas por sexo sugerem uma discriminao nas oportunidades educacionais, mas que, todavia, vem sendo superada, pois as mulheres, como um todo, j apresentam nveis educacionais mais elevados do que os homens.

12

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 1

Brasil: taxa de atendimento escolar da populao de 12 a 18 anos, 1992 e 2001


(Em %)

A) em 1992
90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 12 a 14 anos 15 a 17 anos 18 anos 38,2 57,0 43,4 62,6

Meninos
81,4 83,8

Meninas

B) em 2001
Meninos
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 12 a 14 anos
Fonte: Microdado Pnad-IBGE. Elaborao: Ipea.

Meninas

94,9

95,2 81,9 80,0

57,2

55,8

15 a 17 anos

18 anos

A taxa de analfabetismo entre os adolescentes, no perodo 1992-2001, cai em mdia cerca de trs vezes para a populao de 12 a 18 anos. No obstante, observa-se que, mesmo havendo reduo da taxa de analfabetismo, se mantm ainda uma proporo de 2,9% (meninas) a 3,9% (meninos) de analfabetos entre os adolescentes do Brasil (ver tabela 2).

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

13

TABELA 2

Distribuio dos adolescentes segundo taxa de analfabetismo


(Em %)

Grupos etrios 12 a 14 anos 15 a 17 anos 18 anos


Elaborao: Ipea.

1992 Meninos 12,3 10,4 10,5 Meninas 7,2 5,3 5,5 Meninos 3,9 3,7 3,9

2001 Meninas 2,1 2,1 2,9

Fonte: IBGE, Pnad 1992-2001.

Em relao s atividades escola e trabalho, os dados mostram que a maior parte (66%) dos adolescentes s estuda; que 17,5% dos adolescentes estudam e trabalham; 7,5% apenas trabalham; e 9% no estudam e nem trabalham (ver tabela 3).
TABELA 3

Brasil: ocupao e freqncia escolar da populao de 12 a 18 anos, 2001


Discriminao Estuda e trabalha Apenas estuda Apenas trabalha No estuda nem trabalha Total
Fonte: IBGE, Pnad 2001. Elaborao: Ipea.

Nmero (mil) 4.069 15.358 1.751 2.088 23.267

Percentual (%) 17,5 66,0 7,5 9,0 100

Em que pese o fato de o grupo dos adolescentes que s estudam constituir-se na maior parcela do total de adolescentes do Brasil, cabe chamar ateno para a proporo de jovens de 12 a 18 anos que no trabalham e no estudam. Trata-se de um significativo contingente de mais de 2 milhes de adolescentes que se encontram fora da escola e do mercado de trabalho e vivenciam, provavelmente, a cobrana perversa de uma sociedade em que a incluso social do indivduo passa pelo trabalho e/ou pela freqncia escola. Um outro aspecto dessa situao o da ociosidade, e, se isto j pssimo para um adulto, o que no dever representar para a auto-estima de um adolescente que repleto de energia e vivencia a fase da vida em que tudo acontece com um ritmo intenso de ao? Perto de 70% do contingente de 2 milhes de adolescentes que nem estudam e nem trabalham tm entre 16, 17 e 18 anos de idade, e mais de 60% so meninas. Cabe destacar que geralmente a inatividade feminina nessa faixa etria se caracteriza pela ocupao nos afazeres domsticos e nos cuidados com as crianas da famlia, realizados sem qualquer remunerao (ver tabela 4).
TABELA 4

Brasil: populao de 12 a 18 anos que no trabalha e no estuda, 2001


Idade 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos Total
Elaborao: Ipea.

Menino 41.950 50.198 64.298 93.906 125.910 143.969 213.291 733.522

(%) 5,7 6,8 8,8 12,8 17,2 19,6 29,1 100

Menina 38.729 50.049 102.254 172.454 250.644 297.815 446.855 1.358.800

(%) 2,9 3,7 7,5 12,7 18,4 21,9 32,9 100

Total 80.685 100.254 166.561 266.373 376.571 441.804 660.175 2.092.422

(%) 3,9 4,8 8,0 12,7 18,0 21,1 31,6 100

Fonte: IBGE, Pnad 2001.

14

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

1.3 RENDIMENTO E DESIGUALDADE A anlise dos rendimentos das famlias dos adolescentes brasileiros revela aspectos importantes de desigualdade, sobretudo quando a comparao se d entre os adolescentes brancos e no brancos (pardos, pretos e indgenas). Os dados tambm mostram que em relao ao gnero do adolescente tambm h diferenas que indicam que as famlias dos meninos so menos pobres do que as das meninas. No entanto, como se pode observar, as desigualdades raciais so muito mais acentuadas (ver tabela 5).
TABELA 5

Brasil: rendimento familiar mensal da populao de 12 a 18 anos segundo gnero e raa/cor


(Em %) Rendimento mensal familiar (12 a 18 anos) Salrio-Mnimo (SM) Nenhum ou menos de 1 SM 1 a 2 SM 2 a 3 SM 3 a 4 SM 4 a 5 SM 5 ou mais SM Total Meninos Brancos 6,4 14,6 14,4 12,0 9,0 43,6 100,0 Raa/Cor Acumulado No brancos 6,4 21,0 35,3 47,3 56,4 100,0 13,3 26,6 20,7 13,3 7,7 18,5 100,0 Acumulado 13,3 39,8 60,5 73,8 81,5 100,0 Brancas 7,9 15,9 14,3 11,4 9,1 41,4 100,0 Meninas Raa/Cor Acumulado No brancas 7,9 23,8 38,1 49,5 58,6 100,0 15,7 26,6 20,7 11,7 7,2 18,2 100,0 Acumulado 15,7 42,3 63,0 74,6 81,8 100,0

Fonte: Microdados Pnad 2001. Obs.: H 1.719 casos de raa ignorada desconsiderados do nmero de casos da tabela.

H maior pobreza nas famlias dos adolescentes no brancos do que naquelas em que vivem os adolescentes brancos, ou seja, cerca de 20% dos adolescentes brancos (21% meninos e 23,8% meninas) vivem em famlias cujo rendimento mensal de at dois salrios-mnimos, enquanto a proporo correspondente a adolescentes no brancos que vivem em famlias com at dois salrios-mnimos de praticamente o dobro, ou seja, cerca de 40% (39,8% meninos e 42,3% meninas). Enquanto aproximadamente 40% dos adolescentes brancos (43,6% meninos e 41,4% meninas) esto em famlias com faixa de renda mensal superior a cinco salrios-mnimos, apenas 18% dos adolescentes no brancos vivem em famlias nessa situao de rendimento mensal. No extrato das famlias sem rendimento mensal ou com rendimento de at um salrio-mnimo, encontram-se aproximadamente 6% de adolescentes brancos (6,4% meninos e 7,9% meninas), ao passo que a proporo de adolescentes no brancos correspondente a esta faixa de rendimento o dobro do universo de adolescentes brancos (13,3% meninos e 15,7% meninas). As disparidades entre adolescentes brancos e no brancos so marcantes em todas as faixas de renda, independentemente do sexo. Desses dados, apreende-se que a faixa de rendimento mensal da famlia em que vive o adolescente mantm relao estreita com a sua cor de pele, isto , o fato de ser da raa negra significa maior probabilidade de ser pobre. Esses resultados no fogem regra predominante para a populao brasileira como um todo, em que a probabilidade de um branco ser pobre se situa em torno de 27%, mas se o indivduo negro, a probabilidade exatamente o dobro, 54%.5
5. Jaccoud e Beghin, 2002.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

15

2 PERFIL DO ADOLESCENTE QUE CUMPRE MEDIDA DE PRIVAO DE LIBERDADE NO BRASIL


As caractersticas mostradas anteriormente evidenciam o quadro de desigualdades que prevalece entre os adolescentes brasileiros, destacando-se as diferenas no rendimento em funo da raa/cor do adolescente, em que os jovens negros so mais pobres que os jovens de cor branca, e a existncia de um contingente de meninos e meninas entre 12 a 18 anos que se encontra excludo da escola e do mercado de trabalho. Segundo alguns estudos,6 o fenmeno contemporneo do ato infracional juvenil est associado no pobreza ou misria em si, mas, sobretudo, desigualdade social, ao no exerccio da cidadania e ausncia de polticas sociais bsicas supletivas e de proteo implementadas pelo Estado. a convivncia em um mesmo espao social de adolescentes pobres e ricos que avulta a revolta e dificulta sua busca por reconhecimento social na direo da construo de sua identidade. No por outro motivo que os alvos preferenciais do delito juvenil so roupas, objetos de marcas, bons, tnis, relgio, ou tudo o mais de que so expropriados e que representa status de consumo na sociedade contempornea. Para os adolescentes que vivem em famlia de baixa renda, sem escola e sem trabalho,
quais seriam as estratgias possveis de reconhecimento excetuando o delito? Em que medida a mobilidade social, um mecanismo considerado legtimo, poderia ser uma sada de valorizao para a juventude da periferia? Como est o acesso desses jovens escola e ao trabalho, duas das formas mais utilizadas para o reconhecimento social em nossa sociedade?7

2.1 QUANTOS SO E ONDE ESTO? Entre os meses de setembro e outubro de 2002, o nmero de meninos e meninas em todo o pas que se encontravam privados de liberdade por terem praticado atos infracionais era de 9.555, ou seja, menos de 10 mil adolescentes. Vale afirmar, primeira vista, o quanto esse nmero pequeno comparado ao espao concedido pela mdia aos delitos juvenis. Torna-se ainda menor quando confrontado com o tamanho da populao de adolescentes de 12 a 21 anos no pas como um todo. No Brasil, para cada grupo de 10 mil adolescentes, existem apenas trs (2,88) jovens privados de liberdade, ou seja, cumprindo medida socioeducativa em uma das 190 instituies disponveis no pas para esta finalidade (ver tabela 6). Alguns estados ultrapassam a mdia nacional anteriormente citada. Na regio Norte, esto os estados que lideram o ranking nacional de nmero de adolescentes privados de liberdade por cada 10 mil adolescentes brasileiros; quais sejam, os estados do Amap e do Acre, com 8,4 e 7,4 adolescentes reclusos para cada 10 mil, respectivamente. Esses estados ultrapassam aproximadamente duas vezes e meia a mdia nacional.

6. Oliveira, op. cit.; Teixira e Vicentin, 2001. 7. Oliveira, op. cit., p. 48.

16

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

TABELA 6

Brasil: unidades de privao de liberdade e de internao provisria, setembro-outubro de 2002


Estados Norte Acre Amap Amazonas Par Rondnia Roraima Tocantins Centro-Oeste Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul Sudeste So Paulo Minas Gerais Espirto Santo Rio de janeiro Nordeste Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio Grande do Norte Sergipe Sul Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil No de adolescentes 469 61 65 116 142 37 32 16 626 247 118 96 165 5.460 4.429 333 46 652 1.696 39 343 373 89 219 450 85 55 43 1.304 341 119 844 9.555 No de internos/10 mil adolescentes 7,4 8,4 2,2 1,4 1,8 5,3 0,6 6,0 1,3 1,8 3,9 6,3 0,9 7,4 2,7 0,6 1,2 2,4 0,6 2,9 2,0 1,4 0,9 1,1 1,9 1,2 4,6

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

A elevada mdia no caso do Acre pode ser explicada pelo alto percentual existente de adolescentes privados de liberdade pela prtica de delitos considerados leves, como o furto, que responde por 27,7% dos casos desse estado. Vale ressaltar que para esses adolescentes poderiam ser aplicadas outras medidas socioeducativas que no a internao. No Amap, por sua vez, existe uma elevada proporo de jovens reclusos em virtude da prtica de delitos graves, como homicdio e estupro (ver tabela 7). Esses tipos de infrao correspondem a mais de 50% do total de delitos realizados pelos adolescentes privados de liberdade nesse estado. O fato de as sentenas concedidas para tais crimes serem geralmente mais longas o que faz que os jovens fiquem por mais tempo reclusos nas unidades de internao pode explicar a elevada mdia etria dos adolescentes privados de liberdade encontrada no Amap. Nesse estado, os jovens mais velhos (maiores de 18 anos) representam 40% do total de adolescentes em situao de privao de liberdade.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

17

TABELA 7

Brasil: internao de adolescentes segundo os principais delitos praticados, setembro-outubro de 2002


Motivo da Internao Regio Norte Acre Amap Amazonas Par Rondnia Roraima Tocantins Centro-Oeste Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul Sudeste So Paulo Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro Nordeste Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio Grande do Norte Sergipe Sul Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil Roubo 4 12 21 42 9 2 0 73 55 63 41 1.851 103 14 148 4 45 95 25 114 161 11 12 10 121 7 124 3.167 Latrocnio 1 3 6 6 0 3 1 19 5 1 7 159 37 1 8 3 19 27 3 8 18 7 10 0 24 10 33 419 Traf. drogas 1 0 9 1 5 0 0 10 0 6 33 182 7 1 236 2 5 0 0 1 23 0 2 0 39 5 3 571 Furto 17 5 17 24 8 0 7 16 15 0 22 172 84 4 31 6 69 19 5 37 74 8 2 8 59 62 65 836 Leso corporal 2 9 5 7 0 5 0 1 1 0 7 19 9 1 8 2 5 22 6 5 24 2 0 0 6 1 21 168 Homicdio 12 30 29 48 10 19 4 34 20 11 30 287 49 14 46 13 68 87 26 45 74 21 13 19 43 32 47 1.131 Estupro 0 7 2 5 0 3 4 7 1 6 12 85 11 1 6 6 16 13 8 9 12 6 1 2 5 8 14 250 Outros 24 2 27 10 5 0 0 87 16 16 9 315 49 18 48 3 110 109 16 0 57 1 16 4 42 6 35 1025 Sem informao 5 0 0 0 0 0 0 3 5 2 4 50 21 5 6 0 6 1 0 0 6 3 0 0 2 0 9 128 Total de delitos 66 68 0 143 37 32 16 250 118 105 165 3.120 370 59 537 39 343 373 89 219 449 59 56 43 341 131 351 7.579

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes. O nmero de infraes supera o nmero de internos porque os adolescentes praticam mais de um delito.

Na regio Centro-Oeste, destaca-se o Distrito Federal, com seis adolescentes privados de liberdade para cada 10 mil adolescentes existentes, duas vezes mais que a mdia nacional. Nesse caso, a explicao pode estar numa postura adotada por parte das autoridades competentes do Distrito Federal de aplicao de medidas de privao de liberdade mais longas, posto que os delitos mais graves praticados pelos jovens internos (latrocnio, trfico de drogas, leso corporal, homicdio e estupro) no alcanam 30% dos casos, no se justificando, por esta via, o fato de 78% dos internos serem maiores de 18 anos. Na regio Sudeste, ressaltam-se os estados de So Paulo e do Esprito Santo, sendo que o primeiro tem 6,3 adolescentes internos para cada 10 mil e o segundo lidera o ranking ao lado do Amap com 7,4 adolescentes privados de liberdade para cada grupo de 10 mil adolescentes existentes no estado. No Esprito Santo, no h a predominncia de delitos graves, pois os casos de homicdio, estupro, leso corporal, trfico de drogas e latrocnio no chegam a representar 30% dos atos infracionais cometidos pelos

18

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

jovens internos. Os demais 70% correspondem a roubo, furto e outros delitos no especificados, tampouco a idade dos internos considerada muito elevada apenas 20% do total so maiores de 18 anos. Sendo assim, as razes para o elevado ndice de privao de liberdade de adolescentes encontrado nesse estado necessitam ser investigadas em um nvel maior de detalhamento do que o que est sendo disponibilizado neste momento pela pesquisa. Na regio Nordeste, no h um nico estado que tenha ultrapassado a mdia nacional de adolescentes privados de liberdade, sendo que em Alagoas (0,6), Bahia (1,2), Maranho (0,6), Piau (1,4), Rio Grande do Norte (0,9) e Sergipe (1,1), o nmero de adolescentes privados de liberdade para cada 10 mil bem menor que aquele encontrado para o Brasil como um todo. Na regio Sul, o destaque o Rio Grande do Sul, que tem 4,6 meninos internos para cada 10 mil adolescentes existentes no estado. Infelizmente, a pesquisa no pode contar com a totalidade das informaes sobre os delitos praticados pelos jovens internos nesse estado. Entretanto, o que se sabe que nos anos recentes houve a construo de novas unidades de internao, principalmente no interior, ampliando, sobremaneira, o nmero de vagas disponveis, o que pode ter influenciado no aumento do nmero de internos no estado. 2.2 FAIXA ETRIA O conhecimento da idade dos jovens privados de liberdade , em si, um poderoso instrumento para subsidiar a elaborao de polticas pblicas educacionais e de profissionalizao mais adequadas por parte de rgos governamentais e de instituies que tm por atribuio a execuo das medidas socioeducativas de privao de liberdade. Entre os adolescentes privados de liberdade na poca de realizao deste estudo, 76% tinham entre 16 e 18 anos; 6%, entre 19 e 20 anos; e 18%, entre 12 e 15 anos.8 Vale notar que a faixa etria em que se encontra a moda estatstica dos adolescentes internados corresponde ao auge das transformaes hormonais e dos conflitos existenciais oriundos da busca pela diferenciao, pelo reconhecimento e pela construo da prpria identidade, ambos processos naturais da adolescncia. Nessa fase, o jovem tenta diferenciar-se dos demais a qualquer custo, mesmo que seja por meio da violncia (ver grfico 2). Chama ateno tambm, pela sua magnitude, a proporo de adolescentes internos nas idades mais novas, de 13 a 15 anos, que da ordem de 18%.

8. Importante informar que, por ocasio do levantamento, foram encontrados dois adolescentes menores de 12 anos internados em instituies dos estados de Rondnia e Paraba, o que contraria frontalmente o ECA. Os dois casos foram imediatamente denunciados aos Conselhos Tutelares dos referidos estados.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

19

GRFICO 2

Brasil: adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade segundo faixa etria, setembro-outubro de 2002
35% 30% 25%
20% 24% 32%

20% 15% 10%


5%

11% 6%

5%
0% 0%

2%

1%

0%

0% Menor 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos 19 anos 20 anos 21 anos de 12 anos
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade.

2.3 GNERO E RAA/COR O mundo das internaes predominantemente masculino. O Mapeamento Nacional mostrou que mais de 90% dos adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade no Brasil so do sexo masculino; as meninas internas representam apenas 6% do universo. Em nmeros absolutos, isso significa que, nos meses de setembro e outubro de 2002, para cada 100 meninos internos existiam apenas 6 meninas nas mesmas condies (ver grfico 3). Pelo fato de o nmero de adolescentes internos ser bem mais reduzido, as instituies femininas de internao, quando existentes nas unidades da Federao, encontramse, geralmente, subocupadas, sendo possvel, na opinio dos gestores das instituies, a realizao de atendimento mais individualizado, alm de as meninas poderem contar com acomodaes mais adequadas do que as disponveis para os meninos. Sobre a internao feminina, alguns relatos so positivos. Em uma instituio feminina no estado do Rio de Janeiro,9 as informaes so de que h banho quatro vezes por dia, se desejarem, e sabonete, pasta de dente e roupas limpas trazidas pela famlia, alm de passeios, televiso e exerccios com professora de educao fsica:
Tem pessoas que no tm essa mordomia, no tm uma casa para dormir, no tm um canto pra viver, fica assim no meio da praa, chovendo, no tm onde dormir, no tm uma comida, no caso a gente tem cinco refeies por dia, tem gente que no tem isso (...) no tinha isso l fora e agora tem [comentrio de uma jovem interna em uma instituio feminina do estado do Rio de Janeiro].10

9. Cf. Assis, Minayo e Constantino (2002). 10. Idem, ibdem, p.15.

20

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 3

Brasil: adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade segundo o gnero, setembro-outubro de 2002
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Norte Centro-Oeste Homens Sudeste Nordeste Mulheres Sul 11,7% 7,5% 4,3% 4,7% 4,1% 92,5% 95,7% 88,3% 95,3% 95,9%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: A regio Sudeste exclui o estado de So Paulo.

Outra experincia positiva relatada em Assis, Minayo e Constantino refere-se a um depoimento coletado de uma das garotas internadas, no qual esta reconhece que foi na instituio que descobriu seu potencial para trabalhos manuais:
... eu nunca imaginava pelas coisas que eu fazia l fora, eu nunca imaginava de um dia eu pegar numa massa e com as minhas prprias mos eu conseguir fazer um boneco, eu consegui fazer coisa que eu nunca imaginava que eu ia aprender na minha vida e eu estou aprendendo aqui (...), eu no sabia que eu tinha essa capacidade de aprender a fazer isso, fui aprender aqui dentro, e isso pra mim foi uma experincia.11

J os relatos dos meninos em relao prpria experincia de internao e, especificamente, como reflexo da superlotao das instituies masculinas caminham em direo totalmente contrria s experincias relatadas pelas meninas. Em uma instituio do Rio de Janeiro, os meninos dizem trocar de roupa apenas duas vezes por semana e que as roupas de cama nunca so trocadas, provocando coceira proveniente da sujeira. O banho, quando permitido, feito com um caneco: horrvel! um massacre aqui dentro! No temos futebol (...). No temos escola [relato de um menino recluso em uma unidade de internao provisria do Rio de Janeiro].12 Em relao a raa/cor, os dados do mapeamento mostram que mais de 60% dos adolescentes privados de liberdade no Brasil so afrodescendentes, 21% so pretos e 40% so pardos (ver tabela 8 e grfico 4).

11. Idem, ibdem, p.16. 12. Idem, ibdem.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

21

TABELA 8

Brasil: adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade segundo raa/cor, setembro-outubro de 2002
Norte Centro-Oeste Sudeste1 Nordeste Sul2 Brasil Branca 18% 40% 41% 25% 62% 38% Preta 14% 16% 20% 33% 10% 21% Parda 62% 42% 39% 38% 27% 40% Amarela 0% 1% 0% 1% 0% 1% Indgena 6% 1% 0% 2% 1% 1% Total 100% 100% 100% 100% 100% 100%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Notas: 1Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.
2

Correspondem s unidades do interior e a quatro unidades da capital, 50% dos internos.

GRFICO 4

Brasil: adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade segundo raa/cor, setembro-outubro de 2002

Branca 38%

No branca 62%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

As desigualdades nos rendimentos entre jovens brancos e no brancos, mostradas no item anterior, associadas discriminao racial, que acontece nas situaes mais corriqueiras do cotidiano (nas escolas, nos shoppings, nos clubes, na entrada dos edifcios, etc.), evidenciam que os jovens negros esto diante de um duplo aparthaeid social. Com efeito, pelo simples fato de no corresponderem ao padro esttico da sociedade brasileira, os adolescentes negros apresentam mais dificuldades de integrao social, enfrentando inmeros obstculos, alguns intransponveis, para a obteno do reconhecimento social, to caro ao adolescente. Nesse sentido, os jovens negros tornam-se mais vulnerveis ao delito: o cometimento de ato infracional o que resta como forma de obter reconhecimento de uma sociedade que os ignora.

22

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

2.4 ESCOLARIDADE, RENDIMENTO E OCUPAO Quanto aos quesitos escolaridade, ocupao e rendimento, o mapeamento mostrou que a maior parte dos adolescentes privados de liberdade no Brasil no freqentava a escola quando praticou o delito (51%) e no trabalhava (49%), sendo que, entre os que trabalhavam, cerca de 40% exerciam ocupaes no mercado informal. Grosso modo, pode-se afirmar que estar na escola e/ou ter um trabalho so ingredientes bsicos para livrar o adolescente da prtica de atos infracionais, o que indica que o investimento em educao e em profissionalizao um instrumento potente para a reduo da delinqncia juvenil (ver grficos 5 e 6).
GRFICO 5

Brasil: adolescentes que freqentavam escola antes da internao, setembro-outubro de 2002 Sim Sem informao 34% 15%

No 51%
Fonte: Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes. GRFICO 6

Brasil: adolescentes que trabalhavam antes da internao, setembro-outubro de 2002


Sem informao 8% Com carteira assinada 3% Informal 40%

No trabalhava 49%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

23

Em relao ao grau de instruo, observa-se que 89,6% dos adolescentes internos no concluram o Ensino Fundamental, apesar de estes se encontrarem em uma faixa etria (16 a 18 anos) equivalente do Ensino Mdio. Cabe notar, tambm, que existe entre esses adolescentes uma proporo ainda significativa de analfabetos, em torno de 6%, que 2,7% terminaram o Ensino Fundamental e 7,6% iniciaram o Ensino Mdio (ver grfico 7).
GRFICO 7

Brasil: adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade segundo o grau de instruo, setembro-outubro de 2002
50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Analfabetos At 4 srie 5 a 8 sries cursando 1 grau completo Ensino mdio Ensino mdio incompleto completo 5,8% 2,7% 7,6% 0,1% 34,1% 49,7%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

Os dados de rendimento familiar coletados pelo mapeamento mostram que os adolescentes internados nas instituies de execuo de medida socioeducativa de privao de liberdade so oriundos de famlias pobres, uma vez que 66% vivem em famlias cujo rendimento mensal varia de menos de um at dois salrios-mnimos vigentes em setembro e outubro de 2002 (ver grfico 8). Mesmo no dispondo da renda familiar per capita, pode-se supor, em mdia, um ncleo familiar bsico constitudo por quatro pessoas, o que confere uma renda familiar per capita da ordem de R$ 50 a R$ 100 por ms, quantia insuficiente para fazer jus a todas as necessidades bsicas de um ser humano. Assim, conclui-se que os jovens, quando praticaram o delito, enfrentavam dificuldades para satisfazer algumas necessidades bsicas, como, por exemplo, morar em domiclio adequado, pagar pelo transporte, dispor de vesturio e ter alimentao adequada.

24

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 8

Brasil: adolescentes que cumprem medida de privao de liberdade segundo a renda familiar, setembro-outubro de 2002
45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%

40,7%

26,2%

12,7%

13,5%

3,2%

1,9%

1,8% Mais de R$ 1.000

Sem renda

Menos de Entre R$ 200 Entre R$ 401 Entre R$ 601 Entre R$ 801 R$ 200 e R$ 400 e R$ 600 e R$ 800 e R$ 1.000

Fonte: Ipea /MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

2.5 FAMLIA, DROGAS E TIPO DE DELITO De acordo com os resultados do mapeamento, 81% dos adolescentes internados viviam com a famlia na poca em que praticaram o delito que resultou na sua sentena de privao de liberdade (ver grfico 9). Essa informao fundamental para derrubar o mito de que os adolescentes infratores so meninos de rua que foram abandonados ou que, por opo, deixaram suas famlias. Fica claro tambm que no a ausncia de convivncia familiar o fator determinante do ingresso no mundo infracional. A motivao para o ingresso est muito mais relacionada qualidade do vnculo familiar mantido com o adolescente. Em recente pesquisa realizada pelo Unicef, que ouviu a opinio de adolescentes brasileiros de todos os nveis de renda e em todas as regies brasileiras a respeito de temas variados, a famlia foi apontada como a principal responsvel pela garantia de direitos e do bem-estar de adolescentes (85%), acima da escola (40%), da igreja (24%), da comunidade (23%), do governo (20%), da polcia (16%) e dos partidos polticos (5%). Ainda segundo esse estudo, alm de importante instituio, a famlia fonte de alegria para os adolescentes e as brigas com a famlia foram citadas como o principal motivo de infelicidade para estes:
Mesmo diante de relatos de situaes adversas e at mesmo de estruturas desgastadas, inegvel o sentimento de que a famlia o porto seguro que todos precisam ter. Para os adolescentes, a desestruturao familiar a causa da violncia, falta de moral, uso de drogas e fraqueza de esprito. 13

13. Unicef, 2002 p. 45.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

25

GRFICO 9

Brasil: adolescentes que viviam com a famlia na poca em que praticaram o delito, setembro-outubro de 2002
Sem informao 3%

No 16%

Sim 81%

Fonte: Ipea /MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

Assim, a informao de que os adolescentes viviam com a famlia na poca em que praticaram o delito, conjugada importncia que os adolescentes concedem qualidade do vnculo familiar, sugere que o adolescente em conflito com a lei pode no desfrutar um vnculo familiar saudvel, sendo esta concluso uma valiosa contribuio do mapeamento para a elaborao de polticas pblicas voltadas para promover a garantia de direitos a crianas e adolescentes. Emerge dessa condio a importncia da criao de polticas pblicas voltadas para o ncleo familiar bsico e no mais para a criana como um indivduo isolado. Alm disso, denota-se a idia de serem criados programas que visem ao fortalecimento dos vnculos familiares com os adolescentes. Essas medidas em muito contribuiriam para reduzir a entrada dos jovens na delinquncia juvenil. Em relao ao uso de drogas, o mapeamento mostrou que 85,6% dos adolescentes privados de liberdade no Brasil eram usurios antes da internao; sendo que entre as drogas mais citadas esto a maconha (67,1%), o lcool (32,4%) a cocana/crack (31,3%) e os inalantes (22,6%) (ver grficos 10 e 11). A expressiva quantidade de usurios de drogas entre os adolescentes internos indica no apenas a necessidade de dotar as instituies de programas de tratamento aos usurios de drogas, como tambm a de implementar programas nas comunidades com o objetivo de evitar a perversa relao entre droga e violncia. Por ltimo, importante lembrar que o Estatuto da Criana e do Adolescente prev, como direito, o tratamento gratuito para crianas e adolescentes usurios de drogas.

26

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 10

Brasil: adolescentes usurios de drogas antes da internao, setembro-outubro de 2002


No usurio 14,4%

Usurio 85,6%
Fonte: Ipea /MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

GRFICO 11

Brasil: drogas mais consumidas pelos adolescentes antes da internao, setembro-outubro de 2002
67,1% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% lcool Inalantes Maconha Cocana/Crack Outros 32,4% 22,6% 9,5% 31,3%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

Entre os principais delitos praticados pelos adolescentes privados de liberdade esto o roubo (29,6%); o homicdio (18,6%); o furto (14,0%); o trfico de drogas (8,7%); o latrocnio (5,8%); o estupro/atentado violento ao pudor (3,7%); e a leso corporal (3,3%). Observa-se entre os delitos uma porcentagem elevada no item outros, no qual esto includos: porte de arma, seqestro, tentativa de homicdio e descumprimento de sanes aplicadas anteriormente (ver grfico 12).

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

27

GRFICO 12

Brasil: internao de adolescentes segundo os principais delitos praticados, setembro-outubro de 2002


30% 29,6%

25% 18,6% 14,8% 15% 15,6%

20%

10% 5,8% 5%

8,7%

3,3%

3,7%

0%
Roubo Latrocnio Trfico de drogas Furto Leso corporal Homicdio Estupro/Atent. violento ao pudor Outros

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Para o estado de So Paulo, foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

Para efeito do Estatuto da Criana e do Adolescente, aplica-se a medida de internao aos adolescentes autores de atos infracionais cometidos mediante grave ameaa ou violncia contra a pessoa ou pela reiterao no cometimento de outras infraes graves. Nesse sentido, a classificao de delitos no ECA diferente da classificao no Cdigo Penal. Neste, por exemplo, o roubo um delito contra o patrimnio, assim como o latrocnio. A leso corporal e o homicdio so delitos contra a pessoa, e o estupro considerado crime contra os costumes. Para o ECA, qualquer desses crimes pode constituir ato infracional cometido com grave ameaa ou violncia contra a pessoa. O furto, portanto, estaria excludo dos delitos que determinam a privao de liberdade, a no ser que seu cometimento fosse reiterado e sua natureza, considerada grave. Assim, cabe indagar se no seria pertinente a aplicao de outras medidas no privativas de liberdade aos adolescentes hoje internados por furto, bem como por outros delitos no considerados graves. O Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu artigo 112, enumera as vrias medidas que a autoridade competente poderia aplicar ao adolescente aps verificada a prtica do ato infracional, antes de se decidir pela drstica medida de privao de liberdade: i) advertncia; ii) obrigao de reparar o dano; iii) prestao de servios comunidade; iv) liberdade assistida; e v) insero em regime de semiliberdade. Algumas informaes disponveis do conta de que o nmero de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade era de 896 (858 meninos e 38 meninas) nos meses de junho e julho de 2002, o que no chega a ser nem 10% do total de adolescentes privados de liberdade,14 indicando que as medidas em meio aberto so muito pouco utilizadas.
14. Cf. Brasil/MJ/MS, 2002.

28

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

II SITUAO DAS UNIDADES DE EXECUO DE MEDIDA DE PRIVAO DE LIBERDADE AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
O Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade identificou, em todo o Brasil, a existncia de 190 instituies de aplicao de medida socioeducativa em meio fechado. Nesse nmero, esto includas, alm das 101 instituies voltadas para o atendimento exclusivo dos adolescentes j sentenciados com medida de privao de liberdade, 51 unidades provisrias, que recebem os adolescentes antes da sentena, e 30 unidades mistas, que acolhem ao mesmo tempo os adolescentes em carter provisrio e os j sentenciados. Como mostra a tabela 9, essas unidades esto distribudas em todo o pas, sendo que em um nico estado So Paulo se encontram 49 unidades, ou seja, um quarto do total (25%). Esse nmero, apesar de elevado, ainda no proporcional ao nmero de adolescentes internos existentes nesse estado, que alcanou 46% do total de internos do pas, isto , 4.429 jovens nos meses de outubro e novembro de 2002.
TABELA 9

Brasil: unidades de privao de liberdade e de internao provisria, setembro-outubro de 2002


Estados
Norte Acre Amap Amazonas Par Rondnia Roraima Tocantins Centro-Oeste Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul Sudeste So Paulo Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro Nordeste Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio Grande do Norte Sergipe Sul Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil

Nmero de unidades 21 2 3 4 6 4 1 1 16 1 5 2 7 83 66 10 2 5 35 2 3 6 4 4 10 1 3 2 35 3 17 15 190

Nmero de adolescentes 469 61 65 116 142 37 32 16 626 247 118 96 165 5.460 4.429 333 46 652 1696 39 343 373 89 219 450 85 55 43 1304 341 119 844 9555

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

29

Os grficos 13, 14 e 15 mostram, para os estados onde esse tipo de informao estava disponvel, o ndice de lotao para os trs tipos de unidade de internao. Para efeito desta pesquisa, o ndice de lotao foi definido como a somatria das lotaes atuais de todas as unidades existentes em cada estado em relao capacidade real de lotao destas. Cumpre esclarecer que os dados a seguir so mdias estaduais e que se prestam apenas para ilustrar o nvel de lotao desse tipo de instituio nos estados. Assim, importante ressaltar que esses ndices podem esconder situaes como a existncia, em um mesmo estado, de unidades superlotadas e de outras com capacidade ociosa.
GRFICO 13

Brasil: lotao das unidades de internao segundo unidade da Federao, setembro-outubro de 2002
300,0%

250,0%

200,0%

1 50,0%

1 38,0% 1 22,0% 99,0%

1 37,0% 1 22,5%1 1 9,0% 1 04,0% 71 ,7% 1 05,0% 1 00,0%

1 00,0%

83,0% 75,0%

95,0% 76,0%

88,4% 77,0% 70,0% 62,0% 57,6%

50,0% 1 8,7% 0,0% AP AM PA RO GO M T * SP M G ES RJ AL BA CE PB P E RN SE PR SC RS

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

GRFICO 14

Brasil: lotao das unidades de internao provisria de liberdade segundo unidade da Federao, setembro-outubro de 2002
300,0%

250,0%

231,0%

200,0%

150,0% 105,0% 100,0% 76,6% 43,0% 44,4% 30,0% 40,0% 80,0% 40,0% 95,0% 100,0%

128,0%

50,0%

34,0%

33,0%

0,0% AP AM PA RO GO * SP MG ES AL CE MA PB PE RS

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

30

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 15

Brasil: lotao das unidades mistas1 segundo unidade da Federao, setembro-outubro de 2002
300,0% 250,0% 200,0% 157,0% 150,0% 100,0% 50,0% 0,0% AC PA RO RR TO DF GO MT MS MG RJ BA CE MA PB PI RN RS 129,0% 91,4% 100,0% 105,0% 81,0% 74,0% 76,0% 130,1% 100,0% 78,0% 60,0% 66,0% 194,0% 166,0% 285,0%

44,4% 31,2%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Nota: 1Consideram-se unidades mistas aquelas que atendem tanto adolescentes em internao provisria quanto j sentenciados.

Observa-se que existem casos de superlotao em todos os tipos de unidades. A propsito das unidades especficas de privao de liberdade (ver grfico 13), por exemplo, nota-se que a superlotao ocorre nos estados de Mato Grosso, Cear, Rio Grande Norte, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os demais estados, com exceo de Rondnia, esto muito prximos da sua capacidade de lotao. As unidades denominadas mistas so aquelas em que a superlotao mais visvel, destacando-se a Paraba, com um ndice de lotao de 285%, ou seja, o nmero de adolescentes existente supera em quase trs vezes a sua capacidade; a Bahia, cujo ndice de lotao de 194%; o Maranho, com lotao de 166%; o Distrito Federal, com 157%; o Acre, com 129%; e o Mato Grosso do Sul, com 105% de lotao (ver grfico 15). No que se refere s unidades provisrias, a superlotao visvel em trs estados: Rio Grande do Sul (231%), Pernambuco (128%) e Minas Gerais (105%) (ver grfico 14).

1 CARACTERSTICAS ATUAIS DAS UNIDADES DE EXECUO DE MEDIDAS DE PRIVAO DE LIBERDADE AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM LEI
O presente mapeamento teve como objetivo o levantamento da situao das unidades especficas de privao de liberdade. Assim, as informaes que sero apresentadas nos prximos itens relativos a ambiente fsico; escolarizao; profissionalizao; sade; cultura; esporte e lazer; famlia e comunidade; assistncia jurdica; e apoio ao egresso se referem a esse tipo de unidade.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

31

1.1 AMBIENTE FSICO Embora as Regas da ONU estabeleam que os adolescentes privados de liberdade tm direito a instalaes e servios que preencham todos os requisitos de sade e dignidade humana, princpio ratificado nos artigos 94 e 124 do Estatuto da Criana e do Adolescente, do total de unidades pesquisadas, em 71% as direes avaliaram que o ambiente fsico destas no est adequado s necessidades da proposta pedaggica de aplicao da medida socioeducativa (ver grfico 16).
GRFICO 16

Brasil: ambiente fsico adequado s necessidades da proposta pedaggica

Sim 29%

No 71%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Os problemas apontados variam da inexistncia de espaos para desenvolvimento de atividades esportivas e de convivncia at o pssimo estado de manuteno e higiene de algumas unidades, abrigando adolescentes em condies subumanas. Existem unidades em que no h banheiros suficientes; outras com infiltraes e escassez de gua; algumas no permitem sequer a entrada de luz natural. Certos relatos mencionam adolescentes que dormem no cho molhado, outros sem colches. Muitas unidades esto em prdios adaptados, alguns so antigas prises. Entre esses, muitos so reformados e outros nem sequer o so. Algumas reformas registram a busca de adaptao proposta pedaggica, mas h as unidades que promovem reformas simplesmente para aumentar a segurana ou que no se ligam aos adolescentes diretamente. Em uma unidade, por exemplo, verificou-se que a recepo, as salas da direo e dos tcnicos tm boa aparncia e estrutura fsica; porm, a rea destinada aos alojamentos e s salas de aula extremamente precria e tem aspecto prisional. Em outra unidade, constatou-se que as reformas mais recentes foram direcionadas para o isolamento dos internos e que janelas com grades foram colocadas bem acima da altura deles. Novos prdios tambm esto sendo construdos: uns de acordo com os novos paradigmas propostos pelo ECA; outros, infelizmente, ainda segundo os mesmos modelos prisionais. Registra-se o exemplo de uma unidade construda no estado da Bahia concebida como uma espcie de vila, em local aprazvel, com diviso por idade e porte fsico, boas salas de aula, oficinas especficas para cada atividade, templo religioso e reas verdes.

32

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

Caso exemplar da importncia da relao dos adolescentes com o ambiente fsico das unidades foi verificado em Teresina, Piau. Os adolescentes encontravam-se provisoriamente em um presdio para adultos em virtude da destruio da unidade de internao masculina durante uma rebelio. Foi relatado que a unidade de origem, que estava em reforma, possua uma oficina de marcenaria na qual eram confeccionados caixes, que, armazenados no local, conferiam a este um aspecto bastante mrbido. Durante a rebelio, aquele foi um dos locais mais destrudos. Por outro lado, as salas de aula e de computao permaneceram quase intactas. Vale ressaltar, ainda, que entre os 23% de unidades consideradas adequadas pelos seus dirigentes, em alguns casos, o termo adequado foi pensado em relao s expectativas do entrevistado, nem sempre refletindo uma adequao real s necessidades da proposta pedaggica. Uma das unidades tidas como adequadas, por exemplo, avaliada por outros atores entrevistados como prisional, tanto externa quanto internamente. Outras duas, consideradas adequadas por serem novas e terem espaos amplos, possuem muitas grades, guaritas e sistema de monitoramento eletrnico. Em algumas unidades, ainda, a despeito de existirem espaos fsicos para convivncia e prticas esportivas, como refeitrio e quadras de esportes o que adequado , estes no so utilizados. Do total de unidades de privao de liberdade, 21% possuem quartos individuais e 94% tm quartos coletivos com capacidade para at 25 adolescentes, sendo que uma mesma unidade pode ter as duas modalidades (ver grficos 17 e 18). preciso salientar, no entanto, que vrias unidades se encontram superlotadas, de modo que existem mais adolescentes em cada quarto h registros de at cinco em um quarto individual , e os coletivos abrigam at o dobro de sua capacidade. Exemplo grave observado foi o da UI-09 de So Paulo (Tatuap), onde havia apenas dois quartos, um abrigando sessenta e o outro vinte jovens. Em outro caso, em Pernambuco, at mesmo as salas de atividades estavam sendo utilizadas para alojar os adolescentes, em virtude da superlotao dos quartos.
GRFICO 17

Brasil: tipos de alojamento das unidades


94% 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Quartos individuais Quartos coletivos

21%

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

33

GRFICO 18

Brasil: nmeros mximo e mnimo de adolescentes por quarto segundo as regies


25 20 20 25 25 25

15 12 10 10

Mnimo Mximo

5 2 0 Norte

Centro-Oeste

Sudeste

Nordeste

Sul

Brasil

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

No que se refere s alas de isolamento, gestores de 39% das unidades declararam a existncia destas. Segundo o mapeamento, diretores de unidades em que existem alas de isolamento alegam que este espao uma forma de proteger os meninos quando sofrem ameaas dos demais e tambm para cont-los quando agitados. H afirmaes de que este um mal necessrio. Em alguns casos, o espao reservado aos recmchegados para uma avaliao. H, ainda, unidades que no possuem alas de isolamento, mas as chamadas salas de reflexo, que se destinam mesma finalidade. Existem tambm unidades nas quais so utilizados os quartos ou as celas comuns para esse objetivo. Foram encontrados adolescentes h dias sem sair da cela, por estarem de castigo. Por outro lado, gestores de unidades novas, construdas sem alas de isolamento, ressentem-se do fato de que em situaes de conflitos entre adolescentes; de existncia de adolescentes com perfil mais agravado, que colocam em risco a vida dos demais; e de adolescentes ameaados de morte, a equipe fica sem alternativas para minimizar esses problemas. No principal centro de atendimento do estado da Bahia, por exemplo, no existem alas de isolamento, pois a construo nova e montada em novo paradigma, com um sistema de interao constante entre os adolescentes. Os dirigentes afirmam que a impossibilidade de separao j causou vrias mortes na instituio e apresentam como proposta a construo de um anexo no qual os adolescentes mais perigosos possam ser instalados. No que se refere s instituies destinadas s adolescentes privadas de liberdade, salienta-se que, graas ao pequeno nmero de meninas nessa situao, a internao e a

34

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

internao provisria so mantidas na mesma unidade; em alguns casos, nas mesmas unidades destinadas aos meninos, separando-se apenas as celas. Em um estado, registrou-se a inexistncia de espao para abrigar os bebs das adolescentes para a permanncia destes junto das mes, no mnimo durante o perodo da amamentao. Nos demais, no houve referncia a esse aspecto. 1.2 EDUCAO De acordo com a legislao internacional, que estabelece que qualquer adolescente em idade de escolaridade obrigatria tem direito educao adequada s suas necessidades e capacidades, com vistas preparao da sua reinsero na sociedade,15 o Estatuto da Criana e do Adolescente estabelece como obrigatrias as atividades pedaggicas durante a aplicao da medida de internao,16 alm de garantir como direito do adolescente privado de liberdade receber escolarizao.17 O mapeamento mostrou que do total de unidades pesquisadas, 99% oferecem Ensino Fundamental aos adolescentes privados de liberdade (ver grfico 19).
GRFICO 19

Brasil: proporo de unidades que oferecem Ensino Fundamental


No oferecem 1%

Oferecem 99%
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

A maioria das instituies que oferecem este nvel de ensino o faz por meio da insero de escolas pblicas dentro da unidade, em geral oferecendo o ensino regular. H, tambm, uma parcela que contrata os professores com recursos prprios (ver grfico 20). Entre as outras formas adotadas, destacam-se a freqncia em escolas pblicas fora da unidade; o reforo escolar, oferecido, em geral, para a prestao de exames supletivos; e o telecurso.

15. ONU, 1990, item 38. 16. Cf. Lei no 8.069/90, art. 123, pargrafo nico. 17. Cf. Lei no 8.069/90, art. 124, inc. XI.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

35

GRFICO 20

Brasil: forma adotada para oferecer Ensino Fundamental

75% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Contratao Insero Outros 8% 25%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

No que se refere ao Ensino Mdio, cai para 63% o ndice de unidades que oferecem tal nvel de ensino aos adolescentes (ver grfico 21). Nesse item, vale ressaltar as diferenas regionais, visto que a proporo de unidades que oferecem varia de 35%, na regio Nordeste, a 90%, na regio Sudeste (ver grfico 22).

GRFICO 21

Brasil: proporo de unidades que oferecem Ensino Mdio


No oferecem 37%

Oferecem 63%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Isso pode ser explicado pelo fato de haver diferenas regionais tambm na escolaridade dos adolescentes cumprindo medida de privao de liberdade. Ainda que esse dado (escolaridade) no tenha sido obtido para 30% dos adolescentes do estado de So Paulo e para 50% do estado do Rio Grande do Sul, considerando-se que a proporo de jovens aptos a cursar o Nvel Mdio de ensino se mantivesse (ver grfico 23), isso de certa forma justificaria o no-oferecimento desse nvel de ensino. De fato, nos relatrios descritivos estaduais, h referncia freqente ao fato de no haver demanda para o Nvel Mdio nas unidades.

36

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 22

Brasil: proporo das unidades que oferecem Ensino Mdio por regio

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Norte Centro-Oeste 53% 43%

90%

40% 35%

Sudeste

Nordeste

Sul

Fonte: Ipea-MJ/DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). GRFICO 23

Brasil: adolescentes aptos a cursar o Nvel Mdio por regio


16% 14% 12% 10% 8% 6% 4% 4% 2% 0% Norte Centro-Oeste Sudeste Nordeste Sul
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002). Obs.: Foi considerada 70% da populao de adolescentes em privao de liberdade para o estado de So Paulo, e para o Rio Grande do Sul, os dados correspondem a 50% dos adolescentes.

15%

7% 5%

7%

No que diz respeito s formas adotadas, a situao no muda muito quanto ao Ensino Fundamental. Para o oferecimento de Nvel Mdio, a maioria das unidades tambm utiliza a insero de escolas pblicas. Porm, destaca-se que, enquanto no Ensino Fundamental as escolas nas unidades, em sua maioria, oferecem o ensino seriado, para o En-

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

37

sino Mdio freqente a insero de Educao de Jovens e Adultos, que trabalha com o ensino em mdulos. Nas outras formas adotadas, aparecem a preparao para os exames do supletivo, prestados fora da unidade e, em menor grau, o telecurso. Em terceiro lugar, tem-se a contratao de professores com recursos prprios da unidade (ver grfico 24).
GRFICO 24

Brasil: forma adotada para oferecer Ensino Mdio


65%

70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%


Contratao Insero Outros
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

27%

3%

Na avaliao dos diretores de unidades sobre a educao escolar oferecida, a maioria dos itens foi considerada adequada, com exceo da capacitao especfica dos professores para o trabalho com adolescentes em privao de liberdade, que 59% consideraram insuficiente, ainda que 79% os tenham considerado qualificados (ver tabela 10). Os educadores so qualificados, mas no esto preparados para lidar com esses adolescentes: tm medo, no conhecem o ECA e no tm informao sobre as questes de segurana. Destacam-se, ainda, os itens adequao das salas e qualidade e quantidade do material didtico, que, apesar de receber avaliaes positivas, tiveram percentual de avaliaes negativas elevado.
TABELA 10

Brasil: avaliao da educao escolar pelos dirigentes das unidades


Qualificao dos professores Capacitao especfica para trabalhar com adolescentes Carga horria para cumprimento do contedo programado Contedo programtico e metodologia utilizada Inadequados Articulao da escola com as demais atividades da unidade Infra-estrutura existente Salas para Mat. didtico, atividades qualidade e escolares quantidade Inadequadas Biblioteca Recebem certificado formal

No Qualificados

Qualificados

Insuficiente

Adequadas

Insuficiente

Insuficiente

Adequados

No existe

No existe

Suficiente

Suficiente

Suficiente

Existe

Existe

79%

21%

41%

59%

78%

22%

67%

33%

79%

21%

58%

42%

60%

40%

69%

31%

86%

14%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

38

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

No

Sim

Em que pese a importncia de a quase totalidade de unidades oferecer o Ensino Fundamental e grande parte fornecer alternativas para o Ensino Mdio, vale destacar que 14% ainda no concedem certificao aos estudantes, e as inmeras dificuldades apontadas para o oferecimento da escolarizao tambm devem ser consideradas (ver tabela 11).
TABELA 11

Brasil: principais dificuldades para oferecer educao escolar


Insuficincia/inadequao de espao fsico Insuficincia de professores Capacitao inadequada dos professores para o trabalho com os adolescentes Falta de motivao/interesse dos alunos Dificuldade para manter critrios de diviso das turmas Diferentes perodos de ingresso na instituio Preconceitos dirigidos aos adolescentes nas atividades externas Discriminao por parte dos professores Inexistncia/inadequao de material didtico No oferecimento de certificao Turmas superlotadas Dificuldade de participao dos adolescentes em virtude do uso de drogas Inexistncia de critrios de avaliao de aprendizagem Calendrio da rede estadual de ensino inadequado Escola desarticulada das demais atividades da instituio
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

So abundantes as indicaes de problemas com o espao fsico disponvel para a realizao das atividades escolares. Salas improvisadas, pequenas, com deficincia de iluminao e ventilao so fatores apontados com freqncia pelos diretores, o que ratifica o fato de 42% considerarem as salas inadequadas para as atividades escolares. Outros fatores dizem respeito inadequao das atividades escolares a essa populao especfica. Em grande parte, a grade curricular a mesma do ensino da rede. No entanto, as demais condies so distintas: o tempo de aula reduzido em muitas unidades as aulas no duram mais que duas horas , as atividades so mais restritas, as atividades de leitura so praticamente inexistentes, no h recursos audiovisuais. O ensino oferecido nas unidades tradicional, mesmo sabendo que a maioria dos jovens internos j abandonou a escola h muito tempo.18 Isso tudo indica um descompasso entre a educao formal e o que atenderia verdadeiramente esses jovens. Aponta-se a necessidade de uma proposta pedaggica contextualizada realidade institucional. Algumas experincias na busca de alternativas merecem ser destacadas. Em uma unidade municipal do estado de Minas Gerais, por exemplo, o Ensino Fundamental oferecido por meio de uma metodologia diferente, com a mesma carga horria regular, de 140 horas, porm adaptada em 70 horas na sala de aula e 70 horas em oficinas, o que parece ter bons resultados. Por sua vez, o telecurso, na maioria dos casos, considerado inadequado e ineficaz, pois oferece ainda menos condies de manter a ateno e despertar o interesse dos adolescentes. Existem, ainda, dificuldades para a montagem das turmas graas variedade de nveis em que se encontram os adolescentes; ao nmero reduzido em algumas sries;
18. ONU, 1990, item 38.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

39

necessidade de separao em categorias, conforme estabelecido no ECA; assim como aos diferentes perodos de ingresso dos meninos na instituio. A utilizao das salas multisseriadas, por sua vez, vista como dificuldade. A baixa escolaridade e as deficincias de alfabetizao da maioria dos adolescentes internos, assim como as dificuldades de concentrao e interesse destes, dificultam o trabalho dos profissionais da educao com alunos de sries diferentes na mesma sala. Por outro lado, se o espao fsico suficiente, h registros de que em razo de terem turmas com poucos alunos por srie, o contedo bastante explorado e o tempo real amplia-se.19 Em algumas unidades, a superlotao ou a insuficincia de salas tambm se apresentam como obstculos para um trabalho satisfatrio. Em uma unidade pesquisada, por exemplo, so utilizadas salas com duas sries do Ensino Fundamental, com turmas que se revezam a cada semana em razo da falta de espao fsico. A insero da escola pblica nas unidades considerada um avano, tanto pela garantia do direito dos adolescentes quanto pela oxigenao que proporciona s unidades. Por sua vez, a prtica de convivncia escolar dos internos nas escolas da comunidade tambm desejada, embora nestes casos se enfrentem mais problemas, principalmente quanto ao preconceito que os meninos sofrem. Em casos relatados no estado de So Paulo, os jovens so revistados at para ir ao banheiro da escola, o que consiste em violao do art. 5o do ECA. Tambm apontada a grande dificuldade para lotar os professores nas unidades. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, um adicional de 50% no salrio dos professores para a atuao nessas unidades no suficiente para suprir a carncia de profissionais capacitados. Alm disso, aqueles que se dispem a trabalhar nas unidades de internao muitas vezes denunciam discriminao nas escolas de origem, ou mesmo por parte da Secretaria de Educao, que, no raro, literalmente abandona as atividades com esses adolescentes. Fica evidente que onde a Secretaria Estadual de Educao assume de fato a responsabilidade pelo oferecimento dessa poltica a essa parcela de adolescentes, a unidade tem mais facilidades para desenvolver as atividades escolares, independentemente da forma adotada. Alm de representar a insero desses jovens nos procedimentos regulares do ensino, como indicado pelo princpio da no-completude institucional, essa integrao reduz problemas com material didtico e, em alguns estados, at facilita e promove a elaborao da proposta pedaggica. No estado de Gois, por exemplo, as direes das unidades tm autonomia para solicitar a substituio de professores, o que considerado ponto facilitador. No Mato Grosso do Sul, existe uma poltica de educao para as unidades, cabendo Secretaria Estadual de Educao a proposta pedaggica. Por outro lado, em outras unidades, h relatos de no ter existido qualquer iniciativa da Secretaria de Educao para a estruturao das salas de aula, nem mesmo quanto ao fornecimento de material didtico ou designao de professor. Afora isso, grande parte dos diretores diz enfrentar dificuldades com a certificao formal em face das peculiaridades da participao e da permanncia nas atividades escolares durante a internao, com o atraso no acesso documentao escolar dos adolescentes e
19. ONU, 1990, item 38.

40

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

com o encaminhamento e a aceitao destes nas outras escolas quando saem das unidades fatores estes que, sem dvida, denotam problemas de integrao com a poltica estadual de educao. Na unidade de Itumbiara, Gois, registra-se uma experincia considerada positiva e ainda possvel, segundo a diretora da unidade, para o mximo de 25 alunos: o adolescente, ao chegar na unidade, permanece vinculado sua escola de origem, mesmo que esta seja particular, e as aulas e avaliaes dentro da unidade so planejadas e executadas pela professora conforme o programa da escola do aluno. Assim, o adolescente no apenas d continuidade ao seu processo educacional, como tambm permanece vinculado, de certa forma, sua comunidade. Finalmente, vale ressaltar que a existncia de espao fsico, embora imprescindvel, no garante que as atividades pedaggicas estejam sendo realizadas a contento. A despeito de 69% das unidades terem biblioteca, existem registros de que apenas algumas destas so utilizadas como tal. Algumas no estimulam ou no permitem o emprstimo de livros; outras no possuem espao para leitura na prpria sala, comportando apenas os livros; h aquelas em que, ainda, os adolescentes no tm acesso direto biblioteca. 1.3 PROFISSIONALIZAO O mapeamento revela que 85% das unidades pesquisadas oferecem aes de profissionalizao aos adolescentes em medida de privao de liberdade (ver grfico 25). Isso significa dizer que os outros 15 % no esto de acordo com o garantido no artigo 124 do Estatuto da Criana e do Adolescente, tampouco com as Regras das Naes Unidas para a Proteo dos Jovens Privados de Liberdade, que estabelecem que todo o adolescente deve ter direito a receber formao profissional suscetvel de o preparar para a vida ativa.
GRFICO 25

Brasil: proporo de unidades que oferecem profissionalizao


No oferecem 15%

Oferecem 85%
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Vale ressaltar tambm que um grande nmero de unidades realiza as aes de profissionalizao de forma no sistemtica e no inseridas em uma poltica estadual de profissionalizao vrias vezes indicada como inexistente. Em alguns estados, as

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

41

iniciativas dependem de cada direo, podendo haver grandes diferenas entre as vrias unidades. So muito referidas, tambm, as experincias em que os prprios funcionrios, at mesmo com recursos prprios, ministram os cursos de forma voluntria e no sistemtica. De fato, no item profissionalizao, as instituies apresentam maior ou menor capacidade para o estabelecimento de parcerias, seja com organizaes governamentais ou no-governamentais. Dos 85% que oferecem atividades de profissionalizao, 39% realizam por meio de convnios e parcerias com secretarias estaduais sem nus para a unidade, o que indica, de certa forma, uma integrao com o Executivo estadual; 24% contratam instrutores ou empresas de capacitao com recursos oramentrios da prpria unidade; e 14% realizam a profissionalizao por intermdio de parcerias com ONGs, ainda que utilizando recursos da unidade (ver grfico 26).
GRFICO 26

Brasil: forma adotada para oferecer profissionalizao


43% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Parceria Convnio Contratao Outros 14% 24% 39%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Nas outras formas adotadas para o oferecimento de profissionalizao referidas por 43% das unidades, destacam-se as parcerias com o chamado Sistema S, apontadas pela maioria. Existem, ainda, convnios com secretarias municipais e instituies ligadas ao governo federal (ministrios, secretarias de Estado e rgos financeiros), bem como com universidades, ONGs e instituies religiosas, sem nus para a unidade. Vale destacar que, independentemente, da forma adotada, vrios cursos so realizados com a utilizao dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), por meio do Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador (Planfor), do Ministrio do Trabalho e Emprego. Segundo os relatos, muitos dos casos mais bem-sucedidos ocorrem nas pequenas unidades em que so realizadas parcerias com a comunidade. No que diz respeito aos critrios adotados pela instituio para a indicao e o encaminhamento dos adolescentes para as atividades de profissionalizao, as Regras da

42

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

ONU estabelecem que nos limites compatveis com uma seleo profissional adequada com as exigncias da administrao e da disciplina da instituio, os adolescentes devem poder escolher o tipo de trabalho que desejam executar (item 43). Em princpio, parece que os procedimentos utilizados pelas unidades brasileiras esto de acordo com essa indicao (ver grfico 27).
GRFICO 27

Brasil: critrios adotados para incluso dos adolescentes nos cursos de profissionalizao
70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

70% 54% 44% 42% 32%

26%

6%

12%

Interesse

Vagas

Idade

Potencial

Gnero Disciplina Indicao

Outros

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Vale destacar, porm, que o critrio existncia de vagas, referido por 70% das unidades, deve ser considerado vis--vis uma das principais dificuldades apontadas para o oferecimento da profissionalizao, que , justamente, o nmero reduzido de vagas. Assim, os outros critrios ficam potencializados, destacando-se comportamento/ disciplina, utilizado por 42% das unidades. Esse critrio, segundo informaes adicionais dos relatrios descritivos, indica, muitas vezes, a utilizao da profissionalizao como prmio por um comportamento considerado bom. Tendo em vista que a maior parte das unidades tem regras disciplinares pouco conhecidas e no discutidas pelos adolescentes, quando no arbitrrias e at mesmo ilegais, o critrio comportamento tende a constituir, em geral, uma avaliao subjetiva dos monitores. Registram-se os exemplos do Amap onde os cursos e as oficinas so oferecidos a partir da realizao de reunies, nas quais os adolescentes manifestam seus desejos e suas aptides e de Ribeiro das Neves, em Minas Gerais onde a unidade de internao tem amplas e diversificadas oficinas, e feito rodzio para que todos conheam o que oferecido e escolham a oficina com a qual melhor se identificam. Entre os outros critrios adotados, a maioria utiliza a escolarizao, registrando-se que a baixa escolaridade dos adolescentes constitui grande obstculo para o oferecimento de cursos profissionalizantes mais complexos, em especial os que so realizados fora das unidades (nas entidades do Sistema S, por exemplo) e aqueles contratados como pacotes fechados.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

43

O critrio gnero, embora referido por apenas 6% das unidades, revela-se ao serem observados os cursos oferecidos. Alm de os programas serem, muitas vezes, menos estruturados nas unidades femininas, em razo do pequeno nmero de internas, os cursos oferecidos a estas so diferentes dos oferecidos em unidades masculinas e denotam a posio esperada para as mulheres no mundo do trabalho. Em um estado, enquanto os jovens fazem cursos para pintor e eletricista, s meninas so oferecidas oficinas de croch, artesanato e tear. Em outro, as adolescentes s podem freqentar os cursos de confeitaria e tecelagem. A avaliao realizada pelos diretores de unidades a respeito dos cursos e das oficinas de profissionalizao foi, de maneira geral, positiva (ver tabela 12). Nos quesitos comuns, a avaliao da profissionalizao foi melhor do que a da educao escolar em relao qualificao dos instrutores/professores, metodologia utilizada e capacitao especfica para trabalhar com os adolescentes. Por outro lado, a educao foi melhor avaliada embora a avaliao da profissionalizao tambm tenha maioria positiva no que diz respeito articulao com as demais atividades, assim como na qualidade das salas, o que pode ser explicado pelas maiores exigncias para a realizao de aulas prticas nos cursos de profissionalizao.
TABELA 12

Brasil: avaliao da profissionalizao pelos dirigentes das unidades


Necessidades Carga horria locais/regionais Inadequados Metodologia utilizada Material didtico Capacitao Oficinas e salas Qualificao dos especfica para para realizao trabalhar com instrutores dos cursos adolescentes Inadequadas Inadequada Insuficiente Adequadas Adequada Suficiente Integrao com outros programas No existe 35%

Inadequado

Inadequada

Inadequada

Adequados

Adequado

Adequada

Adequada

59%

41%

73%

27%

78%

22%

77%

23%

82%

18%

57%

43%

45%

55%

65%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

de ressaltar que algumas observaes quanto avaliao adequada so justificadas pelo fato de o curso ser um pacote fechado, o que indica que o entrevistado na verdade avalia que deve ser adequado, j que o curso vem pronto e realizado por entidades respeitadas. Muitos cursos so oferecidos fora das unidades, o que pode ser uma experincia positiva ou negativa, a depender do caso. Por um lado, os adolescentes integram-se s atividades da comunidade e so vistos com novos olhos a partir da sua participao. Por outro, so registradas manifestaes de preconceito e resistncias para a aceitao dos jovens pelas entidades. Alm disso, so levantadas outras dificuldades para a participao em cursos externos, como a no-existncia de transporte e de pessoal para acompanh-los. No que diz respeito carga horria, em que pese o fato de os diretores de 73% das unidades terem avaliado como suficiente, houve bastante referncia insuficincia quando do apontamento das dificuldades, em especial nos cursos do FAT: em razo da sua brevidade os cursos do FAT no chegam a contribuir significativamente para a qualificao profissional do adolescente.

Existe

44

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

A relao com as necessidades locais e regionais do mercado de trabalho avaliada como inadequada por 41% das unidades. Isso, em grande parte, creditado falta de uma poltica de profissionalizao para as unidades integrada a uma poltica estadual. H, no entanto, registros de experincias positivas nesse sentido: um municpio de um plo moveleiro tem, na unidade, uma oficina de marcenaria, de forma que muitos adolescentes saem da instituio j empregados. De fato, entre as dificuldades apontadas (ver tabela 13), a principal a de que nem sempre se consegue uma verdadeira preparao para o ingresso no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos circunscrevem-se a um mercado clssico de trabalho para prestao de servios de baixa e mdia complexidades: No se considera o interesse do menino, h uma viso de que o que eles devem aprender um ofcio, como padeiro, sapateiro ou carpinteiro. Em uma das unidades, por exemplo, foi salientado que o curso de computao o mais solicitado por meninos e meninas, mas nunca foi oferecido, enquanto em outra realizado um curso de datilografia, totalmente inadequado aos tempos atuais.
TABELA 13

Brasil: principais dificuldades para oferecimento de profissionalizao aos adolescentes


Insuficincia/inadequao de espao fsico/oficina Insuficincia de material de trabalho Insuficincia de carga horria Descontinuidade dos cursos Inadequao de metodologia Baixa qualidade dos cursos oferecidos Insuficincia ou inexistncia de instrutores Capacitao inadequada dos instrutores Baixa escolaridade dos adolescentes Insuficincia de vagas Superlotao das unidades Inexistncia de programa de profissionalizao especfico para os adolescentes internos Dificuldade para realizar parceria Escassez de recursos Dificuldade no acesso a recursos do FAT
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Considerando que existe relao entre reincidncia e dificuldade de insero no mercado, a preocupao com a profissionalizao a de que o adolescente encontre, de fato, uma colocao no mercado de trabalho. No por acaso que a maior parte dos atos infracionais contra o patrimnio. Segundo relato de um dos adolescentes internos: No mundo do crime e do trfico no h crise de emprego. Sempre h vagas. Alm disso, no so raras as afirmaes de que os cursos no profissionalizam, apenas elevam a auto-estima ou que muitos cursos so oferecidos mais como forma de ocupao, no buscando a preparao para o desligamento e o ingresso no mercado de trabalho de forma ativa e cidad. Muitas oficinas nem sempre podem ser consideradas profissionalizantes, pois no tm carga mnima de 60 horas. Todavia emitem certificados como tal. Alm dis-

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

45

so, algumas esto estruturadas, basicamente, sobre o aprendizado prtico, no tendo evidenciada a existncia de material didtico, planejamento ou programas com metas, contedo, metodologia e oramento. 1.4 SADE A sade direito de todos os cidados brasileiros, garantido na Constituio Federal, que trata de maneira especial, ainda, a ateno a ser dada a crianas e adolescentes. Esse direito, reiterado pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, por suas caractersticas prprias, sempre oferecido nas unidades de internao, de uma forma ou de outra. Das unidades pesquisadas no mapeamento, 94% afirmaram utilizar os servios da sade pblica local, 60% tm profissionais pagos com recursos prprios e 26% realizam parcerias com ONGs (ver grfico 28).
GRFICO 28

Brasil: forma adotada para oferecer servios de sade


94% 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Profissionais pagos com recursos do oramento prprio Servios de sade pblica local Parceria com ONGs Outros 26% 38% 60%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Como outras formas adotadas, o que corresponde ao referido por 34% das unidades, aparecem os profissionais da rede pblica cedidos para trabalhar dentro da unidade; as parcerias ou os convnios com a rede privada; as parcerias com universidades; a utilizao dos servios disponveis em outras unidades do sistema. Em Gois, por exemplo, o adolescente que tiver convnio de sade continua sendo encaminhado sua rede conveniada pelos profissionais da unidade. No Paran, existe um convnio com a universidade na rea de psicologia/psiquiatria para o oferecimento de terapia individual aos adolescentes.

46

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

Tendo em vista que a maioria utiliza a rede do SUS, evidente que os adolescentes privados de liberdade so atingidos pelas mesmas dificuldades que grande parte da populao enfrenta ao utilizar a sade pblica demora na marcao de consultas, falta de especialistas, dificuldades para a realizao de exames de maior complexidade. Somadas a essas, os jovens em unidades de internao enfrentam outras dificuldades, como preconceito expresso na negao ou na negligncia do atendimento , falta de pessoal para acompanh-los, dificuldades para transporte, constrangimento pelo uso de algemas e escolta nos servios de sade (ver tabela 14).
TABELA 14

Brasil: principais dificuldades para oferecimento de servios de sade aos adolescentes


Insuficincia de material Insuficincia de pessoal para atendimento Insuficincia de pessoal para controle de medicamentos Insuficincia ou inadequao do espao fsico Insuficincia de equipamentos Insuficincia de capacitao dos profissionais disponveis Ausncia de tratamento de dependentes qumicos Insuficincia de vagas na rede pblica para internao Preconceito dos profissionais da rede pblica Demora na marcao de consultas Dificuldade para realizar parcerias Dificuldade para atendimento especializado/exames na rede pblica
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

No que se refere ao Programa de Sade da Famlia (PSF), programa de ateno bsica sade do governo federal, a situao diferente a depender do estado. H exemplos em que as unidades no so atendidas pelo PSF em nenhum dos municpios; em outros, apesar de serem atendidas, o programa no fornece os medicamentos necessrios, pois tem como base o endereo domiciliar dos usurios e a maioria dos adolescentes reside em outras reas; em outros, ainda, os adolescentes esto plenamente inseridos nas aes de sade local. Os servios, quando oferecidos nas prprias unidades, variam bastante. Enquanto h exemplos de unidades que realizam aes preventivas, orientao sobre DST/Aids e distribuio sistemtica de preservativos, em outras h denncias de negligncia e descaso perante os problemas de sade dos adolescentes. Destaca-se que, embora algumas unidades realizem a assistncia aos dependentes qumicos, a maioria aponta a ausncia deste tipo de tratamento como uma das principais dificuldades, visto que grande o nmero de adolescentes usurios de drogas (ver grfico 10). Algumas unidades encaminham os casos mais graves para tratamento em clnicas especializadas particulares. Registram-se vrios relatos de parcerias com ONGs e outras organizaes, especialmente para o desenvolvimento de aes para a preveno de DST/Aids. No Cear, por exemplo, todas as unidades tm parceria com o Grupo de Apoio Preveno Aids (Gapa). Ressalte-se que algumas unidades informaram realizar a testagem para HIV quando da entrada na instituio e/ou periodicamente, o que, se no expressa a vontade do jovem, ilegal.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

47

Em alguns estados, a questo da sade considerada o ponto mais delicado no atendimento aos adolescentes privados de liberdade. Na Bahia, por exemplo, registrado alto ndice de doenas sexualmente transmissveis entre os adolescentes. Alm disso, os jovens oriundos de camadas mais pobres chegam unidade com a sade comprometida perfil nutricional agravado, problemas dermatolgicos e comprometimento da sade mental. Em outros casos, salienta-se que as pssimas condies de higiene e salubridade das unidades e o regime de conteno sem atividades externas acabam por impedir qualquer trabalho efetivo de ateno sade. De maneira geral, os principais problemas apontados so referentes a sade mental, dermatologia, DSTs, odontologia e drogadio.20 Outra questo importante a ser considerada na sade dessa populao o excesso de medicao a que so submetidos os internos em algumas unidades (ver grfico 29). Alm das diferenas regionais, verificam-se disparidades gritantes entre unidades, o que pode indicar o uso de medicamentos como forma de controle dos adolescentes. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, h uma unidade em que nenhum adolescente usa esse tipo de medicamento, enquanto em outra 44% dos jovens utilizam.
GRFICO 29

Brasil: proporo de adolescentes que utilizam medicamentos controlados, por regio


50%

40% 28% 30%

20%

15%

16% 12% 9% 6%

10%

0% Norte Centro-Oeste Sudeste Nordeste Sul Brasil

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

A prescrio desses medicamentos somente pode ser feita por profissionais mdicos, e os dados apontam 5% das unidades que informam ser outro tipo de profissional que o faz. No controle da medicao, que s pode ser realizada por profissionais mdicos ou enfermeiros, a situao alarmante, visto que em apenas 38% das unidades isto feito por estes profissionais, sendo referenciados em grande parte os auxiliares de enfermagem e at os monitores como responsveis pelo controle (ver grfico 30).

20. Sobre uma proposta de ateno bsica necessria a ser desenvolvida nas unidades de internao, ver Brasil/Ministrio da Justia/Ministrio da Sade (2002).

48

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

GRFICO 30

Brasil: profissionais que controlam o uso de medicamentos controlados

Mdico/Enfermeiros 38%

Outros 62%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Das unidades que mantm profissionais para o atendimento dos adolescentes na prpria unidade, por meio de contratao ou concesso da rede pblica, a maioria dispe de auxiliares de enfermagem (65%); 52% possuem mdicos clnicos; 40%, dentistas; 37%, enfermeiros; 32%, mdicos psiquiatras; e 24% possuem outros profissionais psiclogos, nutricionistas, mdicos ginecologistas, assistentes sociais e auxiliares de dentista (ver grfico 31).
GRFICO 31

Brasil: proporo das unidades que dispem de profissionais de sade por categoria profissional
70% 60% 50% 37% 40% 30% 20% 10% 0% Mdicos Mdicos psiquiatras Enfermeiros Auxiliares de enfermagem Dentistas Outros 32% 24% 52% 65%

40%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

49

Apesar de ser considervel o nmero de unidades com profissionais de sade disponveis, como auxiliares de enfermagem (62%), preciso salientar a existncia de diferenas entre as regies quanto ao nmero de adolescentes atendidos por profissional, variando de 454 adolescentes por mdico psiquiatra, na regio Sudeste, a 119, na regio Sul; de 201 adolescentes por mdico clnico, no Nordeste, a 78, no Norte; de 109 adolescentes por auxiliar de enfermagem, no Sul, a 21, no Centro-Oeste; de 469 adolescentes por enfermeiro, no Norte, a 92, no Centro-Oeste (ver grfico 32).
GRFICO 32

Brasil: relao do nmero de adolescentes por profissional de sade existente nas unidades, por regio
500 450 400 357 350 300 250 200 150 100 50 0 Norte Adolescentes por mdico Adolescentes por auxiliar de enfermagem Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil 78 59 28 54 29 21 146 235 201 201 179 135 93 178 145 119 109 100 115 77 92 35 124 231 231 321 285 252 215 167 384 469 469 454

435

Adolescentes por mdico psiquiatra Adolescentes por dentista

Adolescentes por enfermeiro Adolescentes por outros profissionais

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

O Grupo de Trabalho Sade e Justia, formado pelos Ministrios da Justia e da Sade e pelo Frum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Poltica de Promoo e Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente (Fonacriad), em 2002 salientando-se que utilizou outra base de pesquisa, que considerou tanto as unidades de internao quanto as de internao provisria e de semiliberade , registra que 35% dessas unidades tm ambulatrio e 51,7% no tm.21 Das que possuem ambulatrio, a maior parte o utiliza para a realizao de consultas mdicas, sendo muito pequena a parcela que desenvolve outros procedimentos, como pequenas cirurgias e observao. Das que no possuem ambulatrio, a maioria faz encaminhamentos s unidades de sade do SUS, o que confirma o identificado pelo mapeamento.

21. Idem, ibdem.

50

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

1.5 CULTURA, ESPORTE E LAZER O item 47 das Regras da ONU para a Proteo dos Jovens Privados de Liberdade determina que:
todos os jovens devem ter direito diariamente a um perodo de tempo adequado para exerccio ao ar livre, (...) durante o qual devem ser-lhes fornecidos espaos, instalaes e equipamentos adequados. (...) devem ter tempo adicional para atividades dirias de tempos livres, parte das quais devem ser dedicadas, se o jovem o desejar, ao desenvolvimento de aptides para artes e ofcios.

Esse princpio, reiterado pelo ECA, respeitado pela maioria das unidades pesquisadas: apenas 6% no oferecem atividades de cultura, esporte e lazer aos adolescentes internos (ver grfico 33). Dos 96% que oferecem, 80% o fazem de forma sistemtica.
GRFICO 33

Brasil: proporo das unidades que oferecem atividades de cultura, esporte e lazer
No oferecem 6%

Oferecem 94%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Grande parte desenvolve atividades esportivas dentro da prpria unidade. Muitos apenas disponibilizam os equipamentos existentes, como quadras e salas de jogos, durante o tempo destinado recreao. Outros, nem isso: no Esprito Santo, por exemplo, relatase que o campo de futebol no utilizado por motivos de segurana. Em alguns casos, ocorre, tambm, de as atividades no serem oferecidas a todos os adolescentes da unidade ou de sua proibio ser utilizada como forma de punio, por vezes arbitrria. Nem sempre existem profissionais disponveis para a coordenao das atividades, mas bastante mencionada a presena de professores de educao fsica. Algumas unidades mantm programao articulada com a proposta pedaggica e bem integrada com as secretarias estaduais e municipais afins. Algumas unidades, ainda, promovem atividades como torneios esportivos com a participao da comunidade e/ou de outras unidades. H tambm referncia s atividades artesanais, por vezes chamadas atividades ocupacionais, que se confundem um pouco com as citadas no item profissionalizao, provavelmente porque os objetivos da atividade no estejam bem definidos. Mais raros so os exemplos de atividades como espetculos teatrais e musicais. Poucas referem sua realizao com a presena de artistas convidados ou com apresentaes dos prprios adolescentes.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

51

Em relao s formas adotadas para o oferecimento dessas atividades (ver grfico 34), a maior parte das unidades utiliza convnios ou parcerias com rgos governamentais sem nus para a unidade (40%); ou a contratao com recursos prprios (38%). A realizao por outras formas corresponde a 39%, destacando-se as atividades desenvolvidas pelos prprios funcionrios (tcnicos e monitores); as atividades externas promovidas pela instituio; e as parcerias com a iniciativa privada e com universidades.
GRFICO 34

Brasil: formas adotadas pelas unidades para oferecer esporte, cultura e lazer aos adolescentes
40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Parceria com ONGs Convnios/ parcerias com secretarias sem nus Contratao prpria Trabalho voluntrio Outros 10% 25% 40% 38% 39%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

As atividades externas parecem ser as que enfrentam mais dificuldades para a sua realizao. Alm da necessidade de transporte e segurana, muitos meninos no tm autorizao para sair da unidade. Em alguns casos, como em Foz do Iguau, no Paran, o juiz da Infncia e da Juventude probe qualquer atividade externa para os adolescentes. Por outro lado, em Gois, destacam-se as atividades realizadas por intermdio de uma parceria com clubes de lazer dos municpios, nos quais os adolescentes passam horas, em dia especfico, desfrutando a estrutura do clube (piscinas, quadras, etc.); e de um convnio com a associao de lojistas de um shopping center, que possibilita aos adolescentes passarem a tarde no shopping, com direito a lanche e cinema, duas vezes ao ano. No Rio Grande do Sul, tambm so promovidas idas ao teatro, a exposies, cinemas e shopping centers. Vale registrar que as instituies destinadas a adolescentes do sexo feminino, em geral, possuem atividades menos estruturadas em virtude de existirem poucas internas nesta situao. Se, por um lado, isso possibilita um tratamento mais individualizado e afetivo com a equipe institucional, por outro, pode acarretar uma condio mais precria em alguns aspectos.

52

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

1.6 FAMLIA E COMUNIDADE A legislao internacional garante aos adolescentes privados de liberdade a comunicao com a famlia, amigos e com representantes de entidades de renome, bem como o recebimento de visitas e a sada das instalaes da entidade para visitar familiares ou participar de outras atividades.22 Em consonncia, o disposto no Estatuto da Criana e do Adolescente busca reduzir ao mximo as conseqncias negativas de uma medida de privao de liberdade, quando necessria, reconhecendo a importncia da manuteno dos vnculos sociais e afetivos do adolescente nesta fase to peculiar do desenvolvimento humano, estabelecendo o direito a atividades externas23 e a visitas, no mnimo semanais. 24 O mapeamento revela que, do total de unidades pesquisadas, 90% relatam que a proposta pedaggica desenvolvida incentiva a participao da famlia ou de pessoas com as quais o adolescente possui vnculo afetivo no processo socioeducativo (ver grfico 35).
GRFICO 35

Brasil: incentivo participao da famlia ou de pessoas com os quais o adolescente possui vnculo
8% No 2% Outros

90% Sim

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

No entanto, a maioria entende como incentivo participao familiar apenas o cumprimento do direito visita, cuja periodicidade semanal em 89% dos casos (ver grfico 36), havendo excees quinzenais (3%) ou de maior freqncia. Vale registrar o exemplo da unidade de Luzinia, em Gois, em que as visitas so assim estabelecidas: alm do domingo, os familiares podem comparecer em visitas rpidas ao longo da semana, sendo o sbado reservado para amigos, namoradas e companheiras, de forma que os adolescentes podem ter uma convivncia significativa com as pessoas de seu relacionamento.

22. ONU, 1990. 23 Cf. Lei no 8.069/90, art. 121, 1o. 24 Cf. Lei no 8.069/90, art. 124, inc. VII.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

53

GRFICO 36

Brasil: periodicidade das visitas


89% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Semanal Quinzenal Outros 3% 14%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

importante considerar, ainda, que apenas 56% das unidades brasileiras oferecem algum tipo de apoio ao deslocamento dos familiares, variando de 79%, na regio Sudeste, a 29%, na Centro-Oeste (ver grfico 37). Levando em conta a concentrao das unidades de internao em algumas cidades, quando no apenas na capital do estado, e que 66% dos adolescentes privados de liberdade na data do mapeamento provinham de famlias com renda mxima de dois salrios-mnimos (ver grfico 8), pode-se imaginar as dificuldades enfrentadas pelos familiares dos jovens internos no restante das unidades para o comparecimento s visitas. H, porm, registros de outras atividades realizadas com as famlias. As mais comuns so o atendimento tcnico famlia, em geral por assistentes sociais, por meio de visitas domiciliares ou em sesses na prpria unidade, que no necessariamente contam com a presena do adolescente; a participao da famlia em atividades internas, que variam desde eventos festivos e torneios esportivos at cursos de profissionalizao; e os contatos telefnicos. Existem, ainda, casos de participao em conselhos e clubes de pais. Mais raros so os casos de participao da famlia em atividades externas com os adolescentes. Existem, tambm, exemplos como o da unidade de Goinia, Gois, que previa um projeto a ser iniciado na data do mapeamento de realizao de reunies com as companheiras dos adolescentes para a discusso de temas transversais, ressaltandose que nem todas as unidades aceitam as visitas das companheiras, permitindo apenas os parentes consangneos. Tambm so registradas aes de apoio famlia por intermdio da insero em programas sociais dos governos estadual ou municipal, como no Piau, onde as fam-

54

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

lias so encaminhadas para programas como Bolsa-Famlia, Famlia Cidad, Renda Mnima e para o Sistema Nacional de Emprego (Sine).
GRFICO 37

Brasil: proporo de unidades que concedem apoio para o deslocamento dos familiares
79% 56%

60%
48% 43% 33%

50%

40%
29%

30%

20%

10%

0%
Norte Centro-Oeste Sudeste Nordeste Sul Brasil

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Apesar de o Estatuto da Criana e do Adolescente estabelecer que durante a internao sero realizadas atividades externas, a critrio da equipe tcnica da entidade, salvo expressa determinao judicial em contrrio,25 foi possvel constatar que o procedimento tem sido, em geral, oposto: as unidades citam com freqncia os adolescentes que tm autorizao judicial para atividades externas. De acordo com o mapeamento, em apenas um caso foi expresso o conhecimento da no-necessidade de autorizao judicial para a sada dos jovens, ressalvando-se que mesmo que a unidade possa permitir sadas e isso est estabelecido no ECA, foi preferido um entendimento tanto com o Juiz quanto com os Promotores. Assim, somada s dificuldades citadas anteriormente de transporte e acompanhamento, a dependncia da autorizao judicial desnecessria torna ainda mais excepcionais as atividades externas, to importantes para o processo de reinsero social. A maior parte das unidades menciona como sadas apenas as visitas aos servios de sade e as atividades escolares; por vezes, as atividades de profissionalizao e religiosas. As visitas dos adolescentes s famlias ocorrem, em muitos casos, apenas em situaes de morte ou doena grave de parentes. Destaca-se a experincia de uma unidade em Gois que utiliza uma proposta chamada de sadas-teste: na primeira visita famlia, o adolescente acompanhado por um tcnico e um policial militar; na segunda visita, se a primeira foi bem-sucedia, tem-se a companhia de um tcnico e de um educador; a partir

25. Cf. Lei no 8.069/90, art. 121, 1o (grifo nosso).

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

55

da, caso no haja intercorrncias, as sadas passam a ocorrer sem escolta, incluindo finais de semana com a famlia a cada quinze dias. Outras atividades externas (ver tabela 15) aparecem em exemplos pontuais, ao que parece, dependendo da organizao institucional e da estruturao de uma proposta mais ou menos socioeducativa.
TABELA 15

Brasil: atividades freqentadas pelos adolescentes fora da unidade


Atividades esportivas Atividades escolares Atividades de profissionalizao Atividades religiosas Servios de sade Visitas a locais/eventos de promoo cultural Excurses/passeios a locais de recreao Participao em exposies/apresentaes Visitas a familiares Trabalho voluntrio Trabalhos eventuais (faxina, capinagem, arborizao) Grupos de auto-ajuda Festas em outras unidades Eventos comunitrios de cidadania

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

1.7 ASSISTNCIA JURDICA O Estatuto da Criana e do Adolescente estabelece em seu artigo 111 garantias processuais ao adolescente, o que inclui pleno e formal conhecimento da atribuio de ato infracional; igualdade na relao processual; defesa tcnica por advogado; assistncia judiciria gratuita e integral aos necessitados; direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente; direito de solicitar a presena de seus pais ou responsvel. Assim, a legislao brasileira est de acordo com as regras internacionais das quais o pas signatrio: as Regras Mnimas das Naes Unidas para a Administrao da Justia da Infncia e da Juventude Regras de Beijing (1985); a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana (1989); e as Regras das Naes Unidas para a Proteo dos Jovens Privados de Liberdade (1990). Em 64% das unidades do pas, afirma-se haver disponibilidade de advogados para acompanhamento jurdico, ressaltando-se as diferenas regionais, variando de 19%, na regio Norte, a 81%, na Sul (ver grfico 38). preciso salientar, ainda, que essa disponibilidade pode ser relativa, sendo comuns os relatos de o advogado ser designado apenas para comparecimento em audincias, tomando conhecimento do processo poucas horas antes do incio destas. Algumas unidades tm advogados em seus quadros, que com maior freqncia cuidam do acompanhamento de prazos e procedimentos. s vezes, o advogado trata de questes jurdicas da instituio, mas no dos processos dos adolescentes. Existem, ainda, registros de assistncia realizada por advogados da secretaria, da fundao ou por estagirios. Quanto atuao sistemtica da Defensoria Pblica nas unidades, esta foi verificada em apenas 25% das unidades, sendo maior no Centro-Oeste, com 64% (ver grfico 38). A situao remete a extremos: em Gois, por exemplo, a Defensoria Pblica ainda no existe; em outros casos, se faz presente com visitas regulares.

56

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

registrada como positiva a configurao do Centro Integrado de Atendimento a Crianas e Adolescentes, o Complexo Pomeri, no Mato Grosso, onde esto instaladas instituies como o Juizado da Infncia e Juventude, a Promotoria, a Defensoria, a Delegacia Especializada, a unidade de aplicao da medida socioeducativa de internao masculina, entre outras. Afirmou-se que o Complexo Pomeri facilita o trabalho da Defensoria, que atua praticamente dentro da Unidade dados do mapeamento. Existem estados em que no h defensores pblicos nem advogados em nenhuma das unidades, como a Bahia. Em outros, existem algumas unidades nessa situao. Nesses casos, as famlias precisam se mobilizar na busca de assistncia jurdica, seja ela privada, para os que tm recursos, seja pblica, se disponvel. Apesar das deficincias da assistncia jurdica oferecida aos adolescentes, quase a totalidade das unidades (97%) relata que os adolescentes tm conhecimento e/ou acesso sua situao processual (ver grfico 38). Conforme apresentado nos relatrios descritivos, o mais comum que as informaes cheguem aos adolescentes por intermdio dos tcnicos do atendimento cotidiano.
GRFICO 38

Brasil: situao da assistncia jurdica ao adolescente


100% 90%
81%

100%

100%

100%

97%

100%

97%

80% 70% 60% 50% 40%


29% 64% 64%

76%

64% 59%

30%
19%

24% 25% 14%

20% 10% 0% Norte Centro-Oeste Sudeste

11%

Nordeste

Sul

Brasil

Existe Defensoria Pblica que atua sistematicamente dentro da unidade Disponibilidade de advogados para acompanhamento jurdico O adolescente tem conhecimento/acesso sua situao processual
Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Vale registrar, ainda, exemplos interessantes como o Projeto Justia Postal, na Bahia, pelo qual os adolescentes fazem denncias em contato direto com a juza por meio de uma caixa postal exclusiva; e no Paran, onde tambm se registra que mui-

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

57

tos juzes e promotores escrevem para os meninos, em resposta a suas perguntas dados do mapeamento. Por outro lado, foram encontrados casos opostos, como no estado do Piau, em que algumas meninas chegam unidade de internao sem ter sequer um processo e, segundo relatos dos entrevistados, nem devem t-lo, uma vez que foram privadas de liberdade ilegalmente por prostituio, ou a pedido da famlia, que comunicou o uso de drogas. 1.8 APOIO AO EGRESSO Sendo objetivo das medidas de privao de liberdade a preparao do adolescente para o convvio social, as aes de apoio ao egresso assumem importncia singular na doutrina de proteo integral adotada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente. Tambm a legislao internacional especialmente as Regras da ONU para a Proteo dos Jovens Privados de Liberdade em seu item 80 determina que as autoridades competentes devem criar ou recorrer a servios para auxiliar os adolescentes a reintegrarem-se na sociedade e para diminuir o preconceito contra eles. No entanto, do total de unidades pesquisadas durante o mapeamento, 53% no possuem quaisquer iniciativas de apoio ao adolescente que sai da instituio e retorna ao convvio social (ver grfico 39).
GRFICO 39

Brasil: proporo de unidades que oferecem apoio ao egresso

Realizam 47%

No realizam 53%

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

Do total de 47% que realizam aes de apoio ao egresso, a maioria realiza aes de acompanhamento peridico famlia (64%) e de garantia da continuidade da educao escolar (52%); 39% realizam, ainda, atividades de acompanhamento mdi-

58

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

co e/ou psicolgico. A proporo menor fica com as aes de encaminhamento ao mercado de trabalho (30%) e de auxlio-alimentao (19%) (ver grfico 40).
GRFICO 40

Brasil: aes realizadas em apoio ao egresso


70% 64%

60% 52%

50%

39% 40% 33% 30% 30%

39%

20%

16%

10%

0%
Contato peridico com a famlia Acompanhamento mdico/psicolgico Garantia de continuidade Garantia de continuidade da educao escolar do curso de profissionalizao Auxlio-alimentao Encaminhamento ao mercado de trabalho Outros

Fonte: Ipea/MJ-DCA. Mapeamento Nacional da Situao das Unidades de Execuo de Medida de Privao de Liberdade (setembro-outubro de 2002).

No aspecto educao, vale ressaltar que muitas unidades oferecem, na verdade, o encaminhamento formal para a continuidade dos estudos, o que no necessariamente significa uma garantia efetiva da continuidade das atividades escolares tanto considerando a iniciativa do adolescente em permanecer estudando quanto a aceitao do estudante pelas escolas da comunidade. Alm disso, como foi apontado no item sobre educao, as inmeras dificuldades enfrentadas para o oferecimento desta poltica nas unidades sugerem fragilidades na verdadeira reintegrao escolar desses adolescentes durante o perodo de internao. Considerando, ainda, a importncia dos aspectos ocupao profissional e renda, apontados no perfil dos adolescentes cumprindo medida de privao de liberdade (ver seo I), valeria investigar o alcance efetivo das aes dos tcnicos em visitas peridicas s famlias dos egressos, sem instrumentos de verdadeira reinsero no mercado de trabalho e/ou fornecimento de auxlio-alimentao, quando necessrio.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

59

CONCLUSO
A partir das informaes levantadas pelo mapeamento sobre o perfil dos adolescentes privados de liberdade no Brasil, obtm-se o seguinte quadro sntese: Existem no Brasil cerca de 10 mil adolescentes internos em instituies de privao de liberdade. Esse nmero muito pequeno quando comparado ao total de adolescentes na idade de 12 a 21 anos existentes no Brasil (em torno de 33 milhes). Isso significa que para cada 10 mil adolescentes brasileiros, existem menos de trs adolescentes privados de liberdade. So adolescentes do sexo masculino (90%); com idade entre 16 e 18 anos (76%); da raa negra (mais de 60%); que no freqentavam a escola (51%); que no trabalhavam (49%); e viviam com a famlia (81%) quando praticaram o delito. No concluram o Ensino Fundamental (quase 90%); eram usurios de drogas (85,6%); e consumiam, majoritariamente, maconha (67,1%), cocana/crack (31,3%), e lcool (32,4%). Os principais delitos praticados por esses adolescentes foram: roubo (29,5%); homicdio (18,6%); furto (14,8%); e trfico de drogas (8,7%). A situao das unidades de internao brasileiras pode ser assim sintetizada: No que se refere ao ambiente fsico das unidades, 71% no so consideradas adequadas s necessidades da proposta pedaggica. As inadequaes variam desde a inexistncia de espaos para atividades esportivas e de convivncia at as pssimas condies de manuteno e limpeza. Ainda preciso salientar que, entre aquelas consideradas adequadas, algumas so mais para a manuteno da segurana do que para o desenvolvimento de uma proposta verdadeiramente socioeducativa, visto que muitas unidades mantm caractersticas tipicamente prisionais. Alm disso, muitas unidades, em que pese a posse de equipamentos para atividades coletivas, no os utilizam. Quanto educao escolar, 99% das unidades oferecem o Ensino Fundamental e 63% oferecem o Ensino Mdio. A maioria o faz por meio da insero de escolas pblicas nas unidades. No obstante o avano desse percentual, em especial no que se refere ao Ensino Fundamental, 14% ainda no oferecem certificao e inmeras dificuldades so enfrentadas, destacando-se a freqente inadequao da escola s especificidades dessa populao e a pouca articulao com as outras atividades desenvolvidas na unidade. Afora isso, so mencionados problemas quanto inadequao e/ou insuficincia de salas para o desenvolvimento das atividades escolares, alm da falta de professores nas unidades e a insuficincia da capacitao destes para atuar com esses adolescentes. O mapeamento revela que 85% das unidades pesquisadas oferecem aes de profissionalizao. Nesse item, revela-se a maior ou a menor capacidade para o estabelecimento de parcerias, seja com organizaes governamentais ou no-governamentais. Muitas vezes as aes de profissionalizao so realizadas de forma no sistemtica e no inseridas em uma poltica estadual de profissionalizao, dependendo da iniciativa de cada direo ou dos prprios funcionrios, que ministram cursos de forma voluntria. Entre os critrios adotados para encaminhar os adolescentes para os cursos, destacam-se comportamento/disciplina, utilizado por 42% das unidades que indica, muitas vezes, a utilizao da profissionalizao como prmio por um comportamento considerado bom e escolarizao, registrando-se que a baixa escolaridade dos ado-

60

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

lescentes constitui grande obstculo para o oferecimento de cursos profissionalizantes. O critrio gnero, embora citado por apenas 6% das unidades, na verdade levado em conta quando se observa que os cursos oferecidos s meninas, em geral, so diferentes dos oferecidos em unidades masculinas. As principais dificuldades para o oferecimento da profissionalizao apontam a no-relao com as necessidades regionais e locais do mercado de trabalho; o nmero reduzido de vagas; e a insuficincia da carga horria dos cursos, que no permite uma verdadeira preparao para o trabalho. Sobre o oferecimento de aes de sade aos adolescentes privados de liberdade, a maioria das unidades (94%) afirmou utilizar os servios da sade pblica local, sendo que 60% possuem profissionais contratados com recursos prprios. Assim, evidente que os adolescentes privados de liberdade so atingidos pelas mesmas dificuldades que a maioria da populao enfrenta ao utilizar a sade pblica demora na marcao de consultas, falta de especialistas, dificuldades para a realizao de exames de maior complexidade , alm de outras adversidades como o preconceito expresso na negao ou na negligncia do atendimento. A maioria das unidades aponta tambm a ausncia de assistncia aos dependentes qumicos e a de aes em sade mental como grandes dificuldades. Quando oferecidos nas prprias unidades, os servios variam bastante, desde a realizao de aes preventivas, orientao sobre DST/Aids e distribuio sistemtica de preservativos at denncias de negligncia e descaso perante os problemas de sade dos adolescentes. No que se refere s atividades de cultura, esporte e lazer, 94% das instituies as oferecem, sendo mais comuns as atividades esportivas dentro da prpria unidade. So tambm referidas as atividades artesanais, sendo menos freqentes os espetculos teatrais ou musicais. As atividades externas so as que enfrentam mais dificuldades para a sua realizao, seja pela falta de transporte ou segurana, seja pela exigncia de autorizao judicial, mesmo que desnecessria segundo o ECA. A maior parte das unidades menciona como sadas apenas as visitas aos servios de sade e as atividades escolares; por vezes, as atividades de profissionalizao e religiosas. Sobre famlia e comunidade, 90% relatam que a proposta pedaggica incentiva a participao da famlia ou de pessoas com vnculo afetivo no processo socioeducativo. No entanto, a maioria entende como incentivo participao familiar apenas o cumprimento do direito visita, cuja periodicidade semanal em 89% dos casos. importante considerar, ainda, que apenas 56% das unidades oferecem algum tipo de apoio ao deslocamento dos familiares, variando de 79%, na regio Sudeste, a 29%, na CentroOeste. H, tambm, registros de outras atividades realizadas com as famlias, sendo mais comum o atendimento tcnico famlia, em geral, por assistentes sociais, por meio de visitas domiciliares ou em sesses na prpria unidade, que no necessariamente contam com a presena do adolescente. As visitas dos adolescentes s famlias ocorrem, em muitos casos, apenas em situaes de morte ou de doena grave de parentes. No aspecto assistncia jurdica, em 64% das unidades do pas afirma-se haver disponibilidade de advogados para acompanhamento jurdico, ressaltando-se as diferenas regionais (19% na Regio Norte a 81% na Sul). preciso salientar, ainda, que essa disponibilidade pode ser relativa, sendo comuns os relatos de ser o advogado designado apenas para comparecimento em audincias, tomando conhecimento do processo

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

61

poucas horas antes do incio destas. Quanto atuao sistemtica da Defensoria Pblica nas unidades, esta foi verificada em apenas 25% das unidades. Existem estados onde no h defensores pblicos nem advogados em nenhuma das unidades; em outros, existem algumas unidades nesta situao. Nesses casos, as famlias que precisam se mobilizar na busca de assistncia jurdica, seja ela privada, para os que tm recursos, seja pblica, se disponvel. Apesar das deficincias da assistncia jurdica oferecida aos adolescentes, quase a totalidade das unidades (97%) informa que os adolescentes tm conhecimento e/ou acesso sua situao processual, normalmente por intermdio dos tcnicos do atendimento cotidiano. As aes de apoio ao egresso assumem particular importncia ao se considerar que o objetivo das medidas de privao de liberdade a preparao do adolescente para a volta ao convvio social. No entanto, do total de unidades pesquisadas, 53% no possuem quaisquer iniciativas de apoio ao adolescente que sai da instituio. Do total de 47% que realizam medidas de apoio ao egresso, a maioria realiza aes de acompanhamento peridico famlia (64%) e de garantia da continuidade da educao escolar (52%), ficando a proporo menor com as aes de encaminhamento ao mercado de trabalho (30%) e de auxlio-alimentao (19%). No aspecto educao, vale ressaltar que muitas unidades oferecem, na verdade, o encaminhamento formal para a continuidade dos estudos, o que no necessariamente significa uma garantia efetiva da continuidade das atividades escolares. Considerando, ainda, a importncia dos aspectos ocupao profissional e renda, apontados no perfil dos adolescentes cumprindo medida de privao de liberdade, pode-se questionar o alcance efetivo das aes dos tcnicos em visitas peridicas s famlias dos egressos, sem instrumentos de verdadeira reinsero no mercado de trabalho e/ou o fornecimento de auxlio-alimentao, quando necessrio. Dessas informaes emergem contribuies importantes para subsidiar a elaborao e a readequao de polticas pblicas na rea de garantia dos direitos humanos de crianas e adolescentes: Promoo de aes que contribuam no apenas para ampliar a escolarizao dos jovens entre 12 e 18 anos de idade, como tambm concorram para diminuir a evaso destes meninos das escolas, pois os dados mostraram que freqentar as escolas diminui as chances de internao. Promoo de aes de profissionalizao com vistas a ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que muitos jovens internados no trabalhavam quando cometeram o delito que os conduziu internao. Os dados mostram que a maioria dos adolescentes internos vivia com a famlia, portanto, investir em aes e programas que fortaleam os vnculos familiares mantidos pelos adolescentes pode reduzir as chances de entrada no mundo da delinqncia juvenil. Da mesma forma, oportuno que as polticas de garantia de direitos, especificamente as polticas pblicas, de modo geral, sejam direcionadas famlia e no ao adolescente de forma isolada. A associao do uso de drogas violncia juvenil tambm outra realidade mostrada pela pesquisa. Assim, investir em aes massivas de preveno ao

62

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

uso de drogas pode reduzir a violncia entre os adolescentes. O ECA prev o tratamento de sade especfico gratuito criana e ao adolescente usurios de drogas. Desse modo, seria muito importante que a sociedade e governos canalizassem esforos para a materializao desse preceito do ECA. necessrio que os adolescentes privados de liberdade no sejam submetidos a sanes adicionais que os privem de seus direitos fundamentais. Para isso, preciso que os olhares se voltem no apenas para essa parcela dos jovens brasileiros, mas tambm para as polticas chamadas universais, bem como para aes especficas que garantam o verdadeiro direcionamento para a sua reinsero social.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

63

ANEXOS

Roteiro 1 Objetivo: Concepo da poltica


Mudanas ocorridas no arranjo institucional do estado aps o Estatuto da

Criana e do Adolescente (ECA)


Articulao entre os atores Papel do Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente Caractersticas bsicas da proposta estadual

Parte 1: Informaes gerais da poltica estadual


1. O governo estadual introduziu mudanas no atendimento socioeducativo a partir da vigncia do ECA visando sua implementao? ( ) No sabe responder. ( ) No; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Sim; informe: Ano em que as mudanas comearam: _________________________________ Principais mudanas implementadas: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Nome do(s) rgo(s) responsvel(is) pela execuo das medidas socioeducativas e a que secretaria se vincula(m)? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

67

2. Existe uma poltica estadual de aplicao das medidas socioeducativas deliberada pelo Conselho Estadual de Direitos da Criana e do Adolescente? ( ) Sim (anexe cpia do documento). ( ) No; justifique: ( ) No sabe responder.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 3. Como o sistema socioeducativo se encontra articulado no mbito estadual em relao aplicao das medidas socioeducativas em: (a) Meio aberto ( ) Estabelece convnios com municpios para financiar e dar assistncia tcnica para a execuo das medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestao de servios comunidade. ( ) Estabelece convnios com ONGs para financiar e dar assistncia tcnica para a execuo das medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestao de servios comunidade. ( ) Realiza atendimento por intermdio de sua equipe na capital. ( ) No atua com medida socioeducativa em meio aberto. ( ) Outros; especifique: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ (b) Meio fechado ( ) Realiza atendimento por intermdio de unidade na capital. ( ) Realiza atendimento por intermdio de unidades descentralizadas. ( ) Estabelece convnios com ONGs (citar quantas ONGs). __________________ ( ) Estabelece convnio com municpios (citar quantos municpios tm convnio com o estado). _______________________________________________________ ( ) Existe atuao direta do municpio sem convnio com o estado. ( ) Outros; especifique: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

68

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

4. Quantas unidades de execuo das medidas socioeducativas de internao e de semiliberdade existem sob a responsabilidade do governo estadual? (a) Internao
UNIDADE (NOME): LOCALIZAO (MUNICPIO) CAPACIDADE No ATUAL DE INTERNOS * TIPO DE EXECUO DE MEDIDAS INTERNAO PROVISRIA

No TOTAL DE UNIDADES

TOTAL

* Informar o total do dia da aplicao ou a ltima informao disponvel.

(b) Semiliberdade
UNIDADE (NOME): LOCALIZAO (MUNICPIO) CAPACIDADE No ATUAL DE INTERNOS *

No TOTAL DE UNIDADES

TOTAL

*Informar o total do dia da aplicao ou a ltima informao disponvel.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

69

Parte 2: Implementao das medidas socioeducativas de privao de liberdade 5. Sobre os adolescentes em internao provisria, informe: ( ) Existe unidade prpria de recepo para internao provisria; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No existe unidade prpria de recepo para internao provisria; explique como feita a internao provisria: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No sabe responder. 6. Existem adolescentes em internao provisria h mais de 45 dias? ( ) Sim; justifique: ( ) No. ( ) No sabe responder.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

70

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

7. Acrescente outras informaes sobre o processo de internao provisria (dificuldades, projetos interessantes, aes desenvolvidas, etc.): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 8. Existem critrios para definir a unidade de destino dos adolescentes sentenciado com medida de internao proferida pelo juiz (explorar se existem Varas da Criana e do Adolescente regionalizadas, se os adolescentes so encaminhados para unidades prximas do domiclio, se permanecem na capital, se existem unidades de internao por gnero, etc.)? ( ) Sim; explique: ( ) No; justifique: ( ) No sabe responder.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

71

Parte 3: Caractersticas da proposta pedaggica estadual nas unidades de internao 9. Em relao proposta pedaggica de atendimento socioeducativo, informe quais so as orientaes gerais da poltica estadual que norteiam a implementao pelas unidades das atividades referentes (explorar sempre o conceito da incompletude institucional): (a) Educao escolar (explorar a relao do ensino formal com as demais atividades; a soluo encontrada para o oferecimento do ensino regular aos internos; as principais dificuldades de implementao da proposta das aes escolares; etc.) __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ (b) Profissionalizao (explorar o lugar das atividades de profissionalizao no contexto da poltica estadual de aplicao das medidas socioeducativas; a soluo encontrada para o oferecimento das atividades de profissionalizao dos internos; a participao dos adolescentes no planejamento das atividades; principais dificuldades de implementao; etc.) __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

72

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

(c) Sade (explorar a soluo encontrada para o oferecimento dos servios de sade aos internos, as dificuldades no oferecimento dos servios, etc.) __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ (d) Sistema de conteno e segurana (explorar a relao do sistema de conteno com a proposta pedaggica das unidades; por quem e como feita as seguranas externa e interna; e as dificuldade de viabilizao do sistemas de conteno) __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

73

10. As unidades elaboram plano de atendimento individual do adolescente? ( ) Sim; explique. (anexe cpia do modelo): ( ) No; justifique: ( ) No sabe responder.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Parte 4: Controle social


11. No mbito da poltica estadual, como ocorre a participao/articulao do Conselho Estadual de Direitos com o sistema de atendimento socioeducativo? ( ) O conselho no participa; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Participa da elaborao de propostas socioeducativas; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No sabe responder. ( ) Outros; especificar: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

74

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

12. Existem no estado Varas/Promotorias/Delegacias Especializadas em infraes penais envolvendo crianas e adolescentes? ( ) Sim; explique. (cite quantas): ( ) No; justifique: ( ) No sabe responder.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 13. Na operacionalizao do atendimento inicial do adolescente infrator, existe integrao dos rgos do Judicirio, do Ministrio Pblico, da Defensoria, da Segurana Pblica e da Assistncia Social? ( ) Sim; explique: ( ) No sabe responder. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No; justifique as dificuldades de integrao:

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

75

Roteiro 2 Objetivo: Perfil do adolescente privado de liberdade


Conhecimento da proposta pedaggica da instituio Situao fsica das unidades

Parte 1: Caracterizao dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio fechado
(Obs.: os dados a serem colhidos nesta parte no devem ser o acumulado no ano e sim aqueles que reflitam a informao na data da aplicao do questionrio, ou a ltima informao disponvel.) 1. Informe o nmero de adolescentes internos nesta unidade segundo raa/cor e gnero:
RAA/COR GNERO BRANCA HOMEM MULHER TOTAL PRETA PARDA AMARELA INDGENA TOTAL

Capacidade de lotao da unidade: __________________ (no de adolescentes). 2. Qual a faixa etria dos adolescentes internados nesta unidade?
IDADE

(ANOS)
MENOR DE 12

HOMENS

MULHERES

TOTAL

12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
SEM INFORMAO TOTAL

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

79

3. Qual a faixa de renda familiar dos adolescentes internados nesta unidade?


RENDA

(EM R$ SM)
SEM-RENDA MENOS DE

200,00

DE 200,00 A 400,00 DE 401,00 A 600,00 DE 601,00 A 800,00 DE

801,00 A 1.000,00 1.000,00

MAIS DE

SEM INFORMAO TOTAL

4. Qual era a situao ocupacional dos adolescentes antes da internao?


No DE ADOLESCENTES SITUAO OCUPACIONAL HOMEM CARTEIRA ASSINADA TRABALHO INFORMAL NO TRABALHAVA SEM INFORMAO MULHER TOTAL

5. Qual o grau de instruo dos adolescentes internados nesta unidade?


No DE ADOLESCENTES GRAU DE INSTRUO HOMEM ANALFABETO AT A 4a SRIE MULHER TOTAL

5a A 8a SRIES 1o GRAU COMPLETO 2o GRAU INCOMPLETO 3o GRAU COMPLETO 3o GRAU INCOMPLETO


SEM INFORMAO

80

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

6. Quantos adolescentes freqentavam ou no a escola antes da internao?


No DE ADOLESCENTES SITUAO HOMEM FREQENTAVA NO FREQENTAVA SEM INFORMAO MULHER TOTAL

7. Quantos adolescentes eram usurios de drogas antes da internao?


SITUAO No DE ADOLESCENTES HOMEM MULHER TOTAL

USURIO

LCOOL INALANTES MACONHA COCANA/CRACK OUTROS (EXCLUIR FUMO DE NICOTINA)


NO USURIO SEM INFORMAO

Obs.: Na ausncia das informaes especficas, preencher apenas os campos: usurio, no usurio, sem informao.

8. Informe qual o motivo de internao:


MOTIVO DA INTERNAO No DE ADOLESCENTES HOMEM MULHER TOTAL

ROUBO LATROCNIO TRFICO DE DROGAS FURTO LESO CORPORAL HOMICDIO ESTUPRO/ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR OUTROS SEM INFORMAO

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

81

9. Quantos adolescentes viviam com a famlia* na poca em que praticaram o ato infracional?
No DE ADOLESCENTES SITUAO HOMEM VIVIAM COM A FAMLIA NO VIVIAM COM A FAMLIA SEM INFORMAO MULHER TOTAL

* Famlia: pessoas ligadas por laos de parentesco ou pessoas com as quais o adolescente possui vnculos afetivos que residam na mesma unidade domiciliar.

10. Quantos adolescentes existem na unidade que reincidiram no ato infracional?


No DE ADOLESCENTES SITUAO HOMEM REINCIDENTES NO REINCIDENTES SEM INFORMAO MULHER TOTAL

Parte 2: Descrio do ambiente fsico das unidades do estado 11. O projeto arquitetnico das unidades atende s necessidades da proposta pedaggica de atendimento socioeducativo? ( ) Sim; explique: ( ) No; informe as principais deficincias:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 12. Em relao aos dormitrios, informar como os adolescentes so acomodados: ( ) Quartos individuais. ( ) Quartos coletivos (informar o nmero de adolescentes por dormitrio).

82

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

13. Existem alas de isolamento? ( ) Sim; justifique: ( ) No.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Parte 3: Aes socioeducativas Educao escolar 14. De que forma a unidade oferece o Ensino Fundamental (1a a 8a sries)? ( ) No oferece. ( ) Contratao prpria de professores com oramento da prpria unidade. ( ) Insero de escolas pblicas no contexto institucional. ( ) Parceria com ONGs, utilizando recursos do oramento da prpria unidade. ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 15. De que forma a unidade oferece o Ensino Mdio (2o Grau)? ( ) No oferece. ( ) Contratao prpria de professores com oramento da prpria unidade. ( ) Insero de escolas pblicas no contexto institucional. ( ) Parceria com ONGs, utilizando recursos do oramento da prpria unidade. ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

83

16. Identifique quais as principais dificuldades no oferecimento de escolarizao aos internos: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 17. Como voc avalia a qualidade da educao escolar oferecida aos internos quanto a: Qualificao dos professores para o cumprimento das funes: ( ) Qualificados. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Capacitao especfica para trabalhar com os adolescentes internos: ( ) Suficiente. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Insuficiente. ( ) Outros. ( ) No qualificados. ( ) Outros.

84

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

Carga horria para o cumprimento do contedo planejado: ( ) Suficiente. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Contedo programtico e metodologia utilizada: ( ) Adequados. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Articulao da escola com as demais atividades da unidade: ( ) Existe articulao. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Infra-estrutura existente: ( ) Existncia de salas adequadas para as atividades escolares. ( ) Salas inadequadas para as atividades escolares; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No existe articulao. ( ) Outros. ( ) Inadequados. ( ) Outros. ( ) Insuficiente. ( ) Outros.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

85

( ) Materiais didticos em quantidade e qualidade adequadas. ( ) Materiais didticos insuficientes; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Existncia e disponibilidade de biblioteca; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 18. Os adolescentes recebem certificado formal das sries concludas na unidade? ( ) Sim; justifique: ( ) No; justifique: ( ) Outros; especifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Profissionalizao 19. Qual a forma adotada pela unidade para oferecer profissionalizao aos internos? ( ) No oferece. ( ) Parceria com ONGs, utilizando recursos do oramento da prpria unidade. ( ) Convnios/parcerias com secretarias estaduais, sem nus para a unidade. ( ) Contratao prpria e pagamento com recursos oramentrios da prpria unidade.

86

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 20. Identifique as principais dificuldades da unidade para oferecer cursos de profissionalizao aos internos (explorar principalmente se h dificuldades de acesso s polticas estaduais de profissionalizao): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 21. Indique os principais cursos de profissionalizao oferecidos aos adolescentes: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 22. Os cursos profissionalizantes envolvem a totalidade dos adolescentes internos? ( ) Sim; explique: ( ) No; justifique e informe o percentual de cobertura: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 23. Quais so os critrios utilizados para a alocao dos adolescentes nos cursos de profissionalizao oferecidos? ( ) No h critrios definidos; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

87

( ) Existncia de vagas ou manifestao de interesse por parte do adolescente; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Idade; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Avaliao prvia de vocao/potencial; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Gnero; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Comportamento/disciplina; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

88

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

( ) Indicao de terceiros; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 24. Como voc avalia a qualidade dos cursos de profissionalizao oferecidos quanto a: Adequao s necessidades locais/regionais de mo-de-obra: ( ) Adequados. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Suficincia de carga horria para o repasse do contedo programtico planejado: ( ) Adequada. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Inadequada. ( ) Outros. ( ) Inadequados. ( ) Outros.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

89

Adequao da metodologia utilizada: ( ) Adequada. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Material didtico utilizado: ( ) Adequado. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Qualificao dos instrutores: ( ) Adequada. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Capacitao especfica dos instrutores para trabalhar com a populao de adolescentes internos: ( ) Suficiente. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Insuficiente. ( ) Outros. ( ) Inadequada. ( ) Outros. ( ) Inadequado. ( ) Outros. ( ) Inadequada. ( ) Outros.

90

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

Condies das oficinas e salas para a realizao das atividades profissionalizantes: ( ) No existem oficinas/salas adequadas para a realizao dos cursos. ( ) As oficinas existentes so insuficientes; justifique (informe o tipo e o nmero de oficinas existentes): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) As oficinas existentes so adequadas para a realizao das atividades; informe o tipo e o nmero de oficinas existentes: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Integrao com outros programas: ( ) Existe. Justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No existe. ( ) Outros.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

91

25. Nos casos de existncia de oficinas dentro das unidades, informe como se deu a sua construo/viabilizao: ( ) Com a utilizao de recursos do oramento da prpria unidade. ( ) Mediante convnios com secretarias estaduais, explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Parcerias/doao de ONGs; explique: ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Sade 26. Qual a forma adotada para oferecer os servios de sade aos adolescentes internos? ( ) A unidade possui quadro prprio de profissionais pagos com recursos do prprio oramento (especificar no de profissionais e tipo): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) A unidade utiliza os servios de sade pblica local; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

92

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

( ) A unidade realiza projetos em parceria com ONGs; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 27. Identifique as principais dificuldades no oferecimento dos servios de sade aos adolescentes internos (explorar principalmente se h dificuldades da utilizao do SUS): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 28. Informe sobre a utilizao de medicamentos com prescrio controlada dentro da unidade: Quem prescreve: _________________________________________________ __________________________________________________________________ Quem faz o controle: ______________________________________________ __________________________________________________________________ Nmero de adolescentes que utilizam: _________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

93

Cultura, esporte e lazer 29. Como so oferecidas as atividades culturais e de lazer por esta unidade? ( ) De forma sistemtica, fazendo parte da proposta pedaggica; explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) De forma eventual, no includa entre as atividades sistemticas; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 30. Como so organizadas as atividades de cultura, esporte e lazer? ( ) No oferece. ( ) Parceria com ONGs, utilizando recursos oramentrios da unidade. ( ) Convnios/parceria com secretarias estaduais, sem nus para a unidade. ( ) Trabalho voluntrio de organizaes com a unidade, sem nus para a unidade. ( ) Contratao prpria e pagamento com recursos oramentrios da unidade.

94

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Famlia 31. A proposta pedaggica adotada incentiva a participao da famlia ou de pessoas com as quais o adolescente possui vnculo afetivo no processo socioeducativo? ( ) Sim; explique: ( ) No; justifique: ( ) Outros; especifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 32. Sobre os critrios de visitas de familiares e de pessoas com vnculos afetivos aos internos; informe: Periodicidade das visitas: ___________________________________________ Concesso de apoio financeiro para deslocamento da famlia: ( ) Existe; explique: ( ) No existe; justifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Outros critrios; especifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

95

33. Os internos com autorizao judicial para a realizao de atividades externas costumam visitar a famlia e/ou pessoas com vnculos afetivos fora da unidade? ( ) Sim (explique a periodicidade, os critrios e as condies necessrias). ( ) No; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 34. Quais so atividades fora da unidade que os adolescentes com autorizao judicial costumam freqentar? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Parte 4: Assistncia jurdica 35. Sobre a garantia da assistncia jurdica aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, informar: Existe Defensoria Pblica atuando sistematicamente dentro da unidade? ( ) Sim; explique: ( ) No; justifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ H disponibilidade de advogados (da secretaria, fundao, da prpria unidade) para o acompanhamento jurdico do adolescente? ( ) Sim; explique: ( ) No; justifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

96

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

O adolescente tem conhecimento/acesso sua situao processual? ( ) Sim; explique: ( ) No; justifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Parte 5: Segurana 36. Como e por quem realizada a segurana interna da unidade? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 37. Qual a relao da segurana interna com a proposta pedaggica da unidade? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 38. Como e por quem realizada a segurana externa (em caso de a segurana externa no ser realizada pelo sistema local de segurana pblica, explorar os motivos)? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

97

39. No ltimo ano, quantos eventos de rebelio/motim ocorreram nesta unidade? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 40. No ltimos doze meses, quantos adolescentes fugiram desta unidade? __________________________________________________________________ 41. Existe um regimento interno que defina as normas disciplinares da unidade e os seus critrios de aplicao? ( ) Sim (anexe e informe se os internos possuem cpia do documento). ( ) No; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Parte 6: Recursos humanos 42. Quais so os critrios para a seleo dos recursos humanos que trabalham nesta unidade? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

98

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

43. Existe poltica de capacitao dos recursos humanos lotados nesta unidade? ( ) Sim; explique quais critrios: ( ) No; justifique: ( ) Outros; especifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 44. A unidade ofereceu curso de capacitao e ou qualificao de recursos humanos nos ltimos anos? ( ) Sim; quais? ( ) No; justifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 45. Quais so a carga horria de trabalho e o sistema de jornada do quadro de funcionrios desta unidade? (a) Quadro tcnico carga horria: __________________________________________________ sistema de jornada: ______________________________________________ (b) Educadores/monitores carga horria: __________________________________________________ sistema de jornada: ______________________________________________ 46. Informe a relao funcional do quadro de funcionrios desta unidade (servidor pblico, CLT, etc.): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

99

47. Qual o salrio mdio do quadro de servidores desta unidade? (a) Quadro tcnico salrio-base (ms): ________________________________________________ hora extra (mdia mensal): _________________________________________ total (ms): _____________________________________________________ (b) Educadores/monitores salrio-base (ms): ________________________________________________ hora extra (mdia mensal): _________________________________________ total (ms): _____________________________________________________ 48. Quantos educadores/instrutores se enquadram nos nveis de instruo especificados abaixo? Ensino Fundamental (1o Grau): Ensino Mdio (2o Grau): Superior (3o Grau): Completo_______ Incompleto _____ Completo_______ Incompleto _____ Completo_______ Incompleto_______

Sem informao: _____________________

Parte 7: Apoio ao egresso 49. Quais aes so realizadas em apoio aos adolescentes egressos desta unidade? ( ) No so realizadas aes; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Realizao de contato peridico com a famlia. ( ) Acompanhamento mdico/psicolgico, quando necessrio. ( ) Garantia de continuidade da educao escolar. ( ) Garantia de continuidade do curso de profissionalizao. ( ) Auxlio-alimentao. ( ) Encaminhamento ao mercado de trabalho.

100

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

( ) Outros; especifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Parte 8: Internao provisria 50. Informe as aes desenvolvidas no perodo de internao provisrias nas reas de: ( ) Educao. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Sade. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) Assistncia social. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

101

( ) Outras aes. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ( ) No so desenvolvidas aes; justifique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Parte 9: Projetos/programas exitosos 51. No mbito da proposta pedaggica desta unidade, existe algum ao/projeto/programa considerado exitoso (que esteja sendo bem-sucedido) que poderia ser destacado? ( ) Sim (explicar qual pode ser divulgado). ( ) No; justifique:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

102

texto para discusso | 979 | ago. 2003

ipea

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSIS, S. G.; MINAYO, M. C. S.; CONSTANTINO, P. Cumprindo medida socioeducativa de privao de liberdade: perspectiva de jovens do Rio de Janeiro e seus familiares. Rio de Janeiro: Claves/Ensp/Fiocruz/Ipea, novembro de 2002. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei no 8.069/90). BRASIL/MINISTRIO DA JUSTIA/MINISTRIO DA SADE. Por uma poltica nacional de sade para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internao, internao provisria e semiliberdade. Braslia, novembro de 2002 (documento referencial). COSTA, A. C. G. da. De menor a cidado. In: MENDEZ, E. G.; COSTA, A. C. G. Das necessidades aos direitos. So Paulo: Malheiros Editores, 1994 (Srie Direitos das Crianas, n. 4). JACCOUD, L. B.; BEGHIN, N. Desigualdade racial no Brasil: um balano da interveno governamental. Braslia: Ipea, 2002. MENDEZ, E. G. Histria da criana como histria de seu controle. In: MENDEZ, E. G.; COSTA, A. C. G. Das necessidades aos direitos. So Paulo: Malheiros Editores, 1994a (Srie Direitos das Crianas n. 4). _____. A doutrina de proteo integral da infncia das Naes Unidas. In: MENDEZ, E. G.; COSTA, A. C. G. Das necessidades aos direitos. So Paulo: Malheiros, 1994b (Srie Direitos das Crianas n. 4). _____. Legislao de menores na Amrica Latina: uma doutrina em situao irregular. In: MENDEZ, E. G.; COSTA, A. C. G. Das necessidades aos direitos. So Paulo: Malheiros, 1994c (Srie Direitos das Crianas n. 4). _____. Infncia e adolescncia: a privao da liberdade nas normas internacionais. In: MENDEZ, E. G.; COSTA, A. C. G. Das necessidades aos direitos. So Paulo: Malheiros, 1994d (Srie Direitos das Crianas n. 4). _____. O novo estatuto da criana e do adolescente no Brasil: da situao irregular proteo integral. In: MENDEZ, E. G.; COSTA, A. C. G. Das necessidades aos direitos. So Paulo: Malheiros, 1994e (Srie Direitos das Crianas n. 4). OLIVEIRA, C. S. Sobrevivendo no inferno. Porto Alegre: Sulina, 2001. ONU. Regras das Naes Unidas para a Proteo dos Jovens Privados de Liberdade, 1990. TEIXEIRA, M. de L. T.; VICENTIN, M. C. G. O futuro do Brasil no merece cadeia: os argumentos contra a reduo da idade penal. Cincia Hoje, v. 30, n. 177, 2001.
UNICEF. A voz dos adolescentes. Braslia, 2002.

ipea

texto para discusso | 979 | ago. 2003

103

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ipea 2003


EDITORIAL Gerente Silvnia de Araujo Carvalho
Reviso

Marco Aurlio Dias Pires Ana Flvia Magalhes Pinto Constana de Almeida Lazarin (estagiria) Fbio Marques Rezende (estagirio) Luciana Soares Sargio
Editorao

Braslia SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, 10o andar 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 315-5336 Fax: (61) 315-5314 Correio eletrnico: editbsb@ipea.gov.br Rio de Janeiro Av. Presidente Antnio Carlos, 51, 14o andar 20020-010 Rio de Janeiro RJ Fone: (21) 3804-8118 Fax: (21) 2220-5533 Correio eletrnico: editrj@ipea.gov.br URL: http://www.ipea.gov.br

Iranilde Rego Aeromilson Mesquita Elidiane Bezerra Borges Roberto Astorino


Reproduo Grfica

Antnio Lucena de Oliveira Edilson Cedro Santos


Apoio Administrativo

ISSN 1415-4765 Tiragem: 130 exemplares

Tnia Oliveira de Freitas Wagner da Silva Oliveira Divulgao Edinaldo dos Santos Geraldo Nogueira Luiz Jos Carlos Tofetti Luiz Gonalves Bezerra Mauro Ferreira Orcilei de Ftima da Silva

Вам также может понравиться