Вы находитесь на странице: 1из 290

Acupuntura nas Doenas Metablicas, Neoplasias e Digestivas

Chckras= Roda

Chcka Larngeo

Chckra Umbilical

Corpo Energtico, Centros de Energia: Doenas Metablicas, MTC /Glndulas Endcrinas

Glndulas/Chakras/Centros Nervosos

Corpo Energtico do Ser Humano


Os principais centros de energia esto ao longo do eixo vertical e central do corpo, geralmente associados a uma glndula endcrina, um grupo de nervos espinais e a um plexo nervoso autnomo.

Unio de Energia do Intestino Grosso e Pulmo

Centros de Energia Funes


Coronrio VG 20 Vida espiritual, equilbrio do esprito no corpo fsico, nas emoes e na mente.

Frontal

Yin tang

Sabedoria, percepo clara, equilbrio entre intuio e anlise.

Centros de Energia Funes


Garganta VC-22-23 Comunicao de idias e sentimentos, criatividade.

Corao

VC 17

Amor, compaixo

Plexo Solar

VC-14-15

Sensibilidade para influncias emocionais, sobrevivncia do ego.

Bao

VC 12

Nutrio Fsica, emocional ou mental

Dan Tian

VC-4-6

Armazenamento e distribuio de energia para os corpos fsicos e energtico, ponto focal para movimento, fora e vontade

Reprodutor

VC-2-3

Criatividade e expresso do self por meio do sexo e da reproduo.

Perneo

VC 1

Sobrevivncia, fixao do esprito ao corpo fsico, conexo do corpo com as energias da terra.

Ciclo de energia dos canais Vaso Governador-Vaso Concepo.

Faces Dorsais e Ventrais dos Centros

Faces Dorsais e ventrais do Ciclo de Energia. Conexo: VC/VG/Centros Psquicos

Pontos e Centros
Os centros de energia, os canais e os pontos de acupuntura fazem parte do sistema de circulao de energia do corpo.

Os pontos de acupuntura situam-se perto da superfcie, podendo afetar tanto nveis superficiais de pele e msculos como rgos internos.

Pontos e Centros

Os centros de energia localizam-se mais profundamente e no se relacionam com as camadas superficiais, mas com o equilbrio interno de energia.

Centro

Pontos Vaso Vrtebra Pontos Governador abaixo Vaso Concepo

Linha mais interna de Bexiga B 15 B 17 B 20 B 23 B31-32 -

Linha mais externa de Bexiga B 44 B 46 B 49 B 52 -

Coronrio Frontal Garganta Corao Plexo Solar Bao Dan Tian Reprodutor Perneo

VC 23 VC 22 VC 17 VC-14-15 VC 12 VC-4-6 VC-2-3 VC 1

VG 20 Yin Tang VG 15 VG 14 VG 11 VG 9 VG 6 VG 4 VG 1

C1 C7 T5 T7 T11 L2 Mesossacral Ponta do cccix

Diferentes Nveis Vibratrios

As funes dos centros de energia e dos pontos de acupuntura parecem ter uma correspondncia ntima com as funes dos nervos espinais, em cujos segmentos so encontrados.

Um par de nervos espinais tem influncia sobre a pele e os msculos de seu segmento, assim como sobre o rgo mais prximo..

Alm dessa funo fisiolgica, os centros e os pontos de acupuntura tambm agem na mente e nas emoes, dependendo do segmento no qual esto localizados.

Por exemplo, B-23 e o centro Dan Tian podem influenciar o aspecto emocional do medo e o aspecto mental da determinao de atingir metas.

Centros e plexos autnomos


Os centros podem estar conectados a plexos especficos da diviso autnoma dos sistema nervoso.

Por exemplo, o plexo frnico para o diafragma, o plexo heptico para o fgado, o plexo gstrico para o estmago, o plexo esplnico para o bao, o plexo supra renal para as glndulas supra-renais, o plexo renal para os rins e assim por diante.

Centros e Glndulas Endcrinas


Centro Coronrio Frontal Garganta Corao Plexo Solar Bao Dan Tian Reprodutor Perneo Glndula Pineal Hipfise Tireide Timo Supra-renal Pncreas Supra-renal Gnadas Supra-renal

Centros de Energia e Tratamento


O diagnstico inclui a percepo de desequilbrio dos centros de energia e entre eles.

O tratamento pode focalizar-se na correo desses distrbios, por intermdio de acupuntura, Qi Gong, meditao ou aconselhamento e psicoterapia.

Centro de Energia e Acupuntura


Os canais Vaso Governador e Vaso Concepo formam o eixo vertical para a circulao de energia corprea.

Eles esto intimamente ligados com os Canais Extraordinrios e com os Rins.

Centro de Energia e Acupuntura Os pontos localizados em VG E VC podem ser usados junto com o pontos de abertura dos Canais Extraordinrios, como base de um sistema de acupuntura focado nos centros de energia.

Centros de Energia e Qi Gong

Durante o tratamento com acupuntura, o mdico pode dirigir a energia conscientemente para um centro especfico, ou entre os pares de agulhas.

Centros de Energia e Qi Gong As tcnicas de direcionamento de energia do Qi Gong podem aumentar a eficcia do tratamento por acupuntura.

Centros de energia e meditao


As tcnicas de meditao podem tratar a Deficincia, o Excesso, a Estagnao ou a Irregularidade de energia em centros individuais e melhorar o equilbrio entre os centros.

Centros de Energia e Aconselhamento


O aconselhamento e a psicoterapia podem-se voltar para o desequilbrio dos centros de energia. Atividade excessiva do centro do Plexo Solar pode indicar sensibilidade exacerbada por influncias emocionais e insegurana profunda, medo e ansiedade,

Centros de Energia e Aconselhamento Caso o VC-14 estiver muito sensvel, ou se o paciente tiver medo de encarar os bloqueios energticos, VC-4 pode ser tonificado primeiro, para dar ao paciente tranqilidade e fora para superar esse medo.

Centros de Energia e Tratamento Os Trs Centros


**** Frontal, situado no meio da fronte;

***Corao, no meio do trax;

***Dan Tian, no meio do baixo abdmen.

Centros de Energia e Tratamento Cada um desses trs centros pode apresentar diferentes propriedades ou energias, como mostrado na tabela.

Centros de Energia e Tratamento

Cabea

Yin Tang

Sabedoria

Pensamento Anlise

Corao VC-17

Compaixo

Sentimento

Intuio

Corpo

VC-4

Fora

Sensao

Empirismo

Coordenao do Tratamento pela Acupuntura


Se existir fraqueza no centro Dan Tian, VC-4 pode ser combinado com pontos como E-36 e R-3, os quais fortalecem a energia do corpo fsico e estabilizam as emoes.

Se houver pouca fora de vontade, acrescentar R-7 com agulha e moxa, se houver muito medo, os pontos BP-4 e PC-6 podem ser acrescentados com mtodos de Harmonizao.

Se existir fraqueza no centro do Corao com esgotamento mental e dificuldade de concentrao, tonificar os pontos B-1 e B-62.

Se houver fraqueza no centro do Corao, ento os pontos Fonte P-9 e C-7 podem ser tonificados e VG-11 e B-15 podem ser acrescentados. Caso haja estagnao do Qi no centro do Corao, preferir P-7 e C-6, usando Mtodo de Disperso.

Se existir embotamento, inquietude e confuso mental, devem-se utilizar os pontos E-8, E-40 e E-45 com Mtodo de Harmonizao

Origens das Doenas

Introduo: ORIGEM DAS DOENAS


A) Constituio, B)Fatores Patognicos Externos ou fatores climticos, C) Fatores Patognicos Internos ou fatores emocionais D) Fatores que no so nem Externos nem Internos, os chamados fatores do Estilo de Vida.

Dor da Separao

Descontentamento interno misturado com saudade. Em vez de paz, fora, amor e sabedoria do self interno, h inquietude e desconforto, sentimento de impotncia, medo e fraqueza, ou de dio e confuso.

Compensaes
As pessoas tentam compensar, de vrias maneiras, a dor de separao do self superior. Algumas das muitas formas de compensao so:
comida posses dinheiro sexo poder fama trabalho excessivo conhecimento asceticismo religio fantasia drogas doena insanidade crimes crueldade

Origem da Doena

A maioria das doenas da sociedade moderna resulta da falta de contato com as energias do esprito.

Origem da Doena

Em vez de amor, h medo e dio de si mesmo, dos outros e do mundo. A doena da sociedade deriva da infelicidade profunda dos indivduos.

Alm da Doena
Muitas vezes, a doena pode ser um aviso de que, por trs dos sintomas, existe uma problema precisando de soluo.

Alm da Doena
comum a doena ser eliminada quando pessoa identifica o problema; Fazendo as mudanas necessrias nos padres de pensamento e de comportamento, realinhando a personalidade com as energias positivas.

Estilo de Vida

Os fatores de Estilo de Vida, assim denominados pela Medicina Tradicional Chinesa, so Tambm chamadas de Fatores variados.

Estilo de Vida

Excesso de trabalho mental pode danificar o Bao; Sexo em excesso pode deteriorar os Rins Falta de exerccios pode resultar em deficincia e Estagnao do Qi.

Tipo Psicolgico
Os dez tipos de personalidade

Tipos Yin Fogo Yin Terra Yin Metal Yin gua Yin Madeira Yin

Tipos Yang Fogo Yang Terra Yang Metal Yang gua Yang Madeira - Yang

Fatores Patognicos Externos


Os fatores climticos, ou Fatores Patognicos Externos, so geralmente apresentados como: a) Vento, b) Frio, c) Calor, d) Umidade, e) Secura f) Calor de Vero.

Fatores Patognicos Externos


Porm, freqentemente ocorre confuso, pois o termo Fator Externo pode ser usado de dois modos diferentes.

Em primeiro lugar, para significar um fator ambiental real, como um movimento de ar Vento, baixa temperatura externa Frio, temperatura externa aumentada Calor e assim por diante.

Em segundo, o terno pode significar uma reao patolgica do corpo, por exemplo, Vento Calor uma condio patolgica que se manifesta com febre e calafrios e o calor um padro apenas com febre, no importante se a pessoa foi exposta a um golpe de ar externo ou a temperatura elevada.

s vezes, h uma relao ntima entre os dois significados, como os padres patolgicos de Vento Frio, Vento Secura, Frio Umidade e Calor de Vero surgindo aps a exposio aos fatores ambientais associados.

Fatores Patognicos Internos


Os fatores Patognicos Internos das doenas, normalmente apresentados como emoes, abrangem a personalidade, incluindo os sentimentos, os pensamentos e o comportamento.

Fatores Patognicos Internos


Madeira inclui no somente a raiva, mas tambm impacincia, irritabilidade, intolerncia, hipersensibilidade, incerteza, dvida sobre si mesmo, frustrao, depresso e ressentimento.

Fatores do Estilo de Vida

Terra - Yang provvel que a personalidade do tipo Terra-Yang use o alimento como compensao e o comer demais, especialmente de doce, talvez resulte em obesidade ou mucosidade nesse tipo constitucional.

Fatores do Estilo de Vida Madeira - Yang


Um tipo Madeira-Yang pode comear a dirigir de forma agressiva e em alta velocidade como forma de compensao e o efeito desse comportamento na sociedade moderna para esse tipo de personalidade so frustrao, hipertenso arterial, cefalia ou tambm decorrente de um acidente.

Tratamento Incorreto

BP-4 E F-4 no apropriado durante gravidez.

Como realizar combinaes eficazes

Tratando causa e efeito


a) Tratar apenas o efeito b) Tratar apenas a causa c) Tratar a causa e depois o efeito d) Tratar o efeito e depois a causa e) Tratar causa e efeito simultaneamente

Tratar apenas o efeito


Por exemplo, quando existe invaso de Vento Frio originada por uma Deficincia branda de Qi, normalmente essa Deficincia corrigida pelo prprio corpo, sem outro tratamento;

Vento Frio Exterior for expelido, com os pontos P-7 e IG-4, pelo Mtodo de Disperso.

Tratar apenas a causa

Este procedimento no usado para condies do Exterior, uma vez que o fator patognico Externo deve ser removido primeiro.

Tratar a causa e depois o efeito

Isto raro nas condies de Exterior, pois os fatores patognicos Externos devem ser expedidos primeiro. tambm incomum nas condies Internas, j que usual o tratamento simultneo da causa e do efeito Internos.

Tratar o efeito e depois a causa


muito comum para doenas quando existe uma condio crnica do Interior, com agravaes ocasionais e para aquelas doenas em que os efeitos exigem uma interveno imediata, pela urgncia da situao.

Interior crnico + Exterior agudo

Por exemplo, uma condio Interna crnica de Deficincia do Qi, com cansao, pode permitir a invaso peridica Externa pelo Vento Frio, resultando em gripe.

Interior crnico + Exterior agudo


Durante a fase aguda, a gripe, que o efeito tratada expulsando o Vento Frio; durante a fase crnica, a causa tratada tonificando o Qi.
Fase crnica VC-4, VC-17, P-9, E-36 Ton Fase Aguda VG-14, P-7, IG-4 Disp

Interior crnico + Interior agudo


Por exemplo, a Deficincia do Qi do Bao pode fazer com que o Bao no consiga manter o Sangue, ocasionando graves hemorragias. O efeito agudo deve ser tratado primeiro, com os pontos BP-1 e BP10, pelos Mtodos de Tonificao e aplicao de moxa..

Interior crnico + Interior agudo Assim que o sangramento for contido, a Deficincia de Qi, que foi a causa e a Deficincia de Sangue resultante devem ser tratadas com os pontos B-17, B-20, B-43, pelos Mtodos de Tonificao e aplicao de Moxa.

Tratar a causa e o efeito simultaneamente

No entanto um mtodo comum para tratar problemas do Interior. Por exemplo, a cefalia associada Hiperatividade do Yang do Fgado pode ter como causa de fundo uma deficincia do Qi dos Rins.

Tratar a causa e o efeito simultaneamente

Os Mtodos de Tonificao e Moxa em VC-4 e R-3 podem ser utilizados, simultaneamente com Disp em VB-34 e VB-20, para tratar a Hiperatividade do Yang do Fgado.

Uma questo de nfase


muito freqente, entre as crises, escolher uma combinao que trate predominantemente a causa, mas que inclua alguns pontos para tratar o efeito.

Uma questo de nfase


Por exemplo, para as cefalias psmenstruao decorrente da Deficincia de sangue, entre as crises, pode-se usar a combinao:

B17, B-20, B-23, B-43; VG-20 H

Nessa combinao, a maioria dos pontos para a Deficincia de Sangue, mas o ponto VG-20 acrescentado para harmonizar o movimento do Qi na cabea. Durante as crises, a combinao pode ser.

VG-20, VB20, yin tang, IG-4 H; E-36 Ton

Aqui, a maioria dos pontos para tratar o efeito agudo, mas o E-36 serve para tratar a causa de base.

Diretrizes Gerais:Tratamento
a) Pontos Ah Shi, locais, adjacentes e distais b) Cadeias de pontos c) Pontos nicos c) Cercando uma rea d) Pontos nos canais Yin e nos canais Yang e) Combinao conforme as Seis Divises pontos centrais e dorsais f) Pontos direita e esquerda g) Frmulas comuns

Pontos Ah Shi, locais, adjacentes e distais O sistema principalmente til para tratar problemas locais e nos canais. O princpio usar os pontos Ah Shi (Dolorosos), adjacentes, locais e distais relacionados com o canal afetado.

Pontos Ah Shi (sensveis ao toque)

So os pontos da rea afetada que se encontram dolorosos presso e que podem estar estar ou fora dos canais. Agulhas nos pontos Ah Shi podem ajudar a aliviar os problemas locais.

Pontos Locais
So aqueles localizados nos canais prximos ou pertencentes rea afetada. Por exemplo, IG-20 um ponto local para tratar rinite; IG-11 usado como ponto local para dor no cotovelo de tenista pois, apesar de no estar localizado na regio, prximo a ela e o ponto de canal mais prximo.

Pontos Adjacentes So os pontos no localizados na rea do problema, mas sim adjacentes a ela. Por exemplo, o ponto VB-20 para tratar rudos nos ouvidos ou E-36 como ponto adjacente para tratar dor em E35, o ponto local.

Pontos distais Os pontos distais esto longe da rea afetada, como IG-4 e F-3 para dor de cabea. Quando os pontos distais esto no mesmo canal da rea afetada, podem ser combinados com pontos locais do mesmo canal, como IG4 e IG-15 para a tenso muscular do ombro ao redor de IG-15.

Pontos distais

Muitas vezes, melhor utilizar os pontos distais, no os locais. Por exemplo, algumas enxaquecas pioram com o emprego de pontos locais como VB-14 e VB-20, mas melhoram muito com o ponto distal VB-34.

Cadeias de Pontos Uma cadeia de pontos ao longo de um canal normalmente tem base na combinao de pontos locais, adjacentes e distais. Por exemplo, os pontos VB-1, VB20 e VB-44, para conjuntivite ou IG-15, IG14 e IG-4, para mau jeito no ombro.

Cadeias de Pontos

Por exemplo, VC-6 pode ser utilizado para depresso VC-17 adicionado, se necessrio e VC-22 empregado em acrscimo se o pulso no se alterar o suficiente aps a insero dos dois outros pontos.

Cadeias de pontos em canais relacionados Usam-se cadeias de pontos nos canais relacionados. Canais do Pulmo e do Rim esto relacionados de acordo com os Canais Extraordinrios, de forma que os pontos P-1, P-6 e P-7 podem ser combinados com R-6, R-8 e R-13 para tratar infertilidade e depresso.

Cadeias de Pontos Uma cadeia de pontos ao longo de um canal normalmente tem base na combinao de pontos locais, adjacentes e distais. Por exemplo, os pontos VB-1, VB20 e VB-44, para conjuntivite ou IG-15, IG14 e IG-4, para mau jeito no ombro.

Cadeias de Pontos

Por exemplo, VC-6 pode ser utilizado para depresso VC-17 adicionado, se necessrio e VC-22 empregado em acrscimo se o pulso no se alterar o suficiente aps a insero dos dois outros pontos.

Pontos nicos Algumas vezes, um nico ponto pode ser extremamente eficaz, como o R-1, usado unilateralmente para tratar dor de cabea com hipertenso; VC-8, para diarria ou VG-26, para tratar o desmaio. De forma geral, os pontos nicos no so To eficazes quanto as combinaes.

Cercando uma rea Mtodo eficaz para tratar distrbios locais, como lceras varicosas, leso por psorase, leso por herpes-zster ou escara dolorosa. As agulhas so inseridas bem superficialmente na pele, ao redor da rea, separadas umas das outras por uma distncia de aproximadamente 1 unidade.

Pontos nos canais Yin e nos canais Yang


Combinao conforme as seis divises Esses sistema tem a vantagem de combinar os pontos das mos e dos ps.

Yang Maior Yang Menor

B VB

ID TA IG P PC C

Yang Brilhante E Yin Maior Yin Terminal Yin Menor BP F R

Aps o tratamento prolongado no lado afetado Para a neuralgia do trigmeo do lado direito, E-3 pode ser usado do lado direito e E-4 e ID-18 do esquerdo; pontos distais como IG-4 e P-7 podem ser empregados bilateralmente.CS 7 e C7 do lado oposto a leso.

Frmulas Comuns
Os famosos pares de pontos

IG-4 + R-7 C-6 + R-7 IG-4 + E-36 E-36 + BP-6 IG-4 + BP-6 IG-4 + IG-11 IG-4 + F-3

Para excesso ou deficincia de transpirao Para suores noturnos Para Deficincia de Qi e de Sangue Para cansao e debilidade Para dor uterina ou trabalho de parto difcil Para febres Para tenso nervosa

Como E-25 + R-5 para menorragia ou VC-10 + E-43 para borborigmo. IG-4 _ R-3 acrescentado ao VG-20 + R-1 para dor de cabea aguda por Excesso causada por extrema tenso nervosa.

Outro exemplo o par C-6 + R-6 acrescentado ao BP-4 + PC-6 para insnia e transpirao noturna ligadas Deficincia de Sangue e de Yin do Corao.

Os tipos principais de pontos:

A) Pontos fonte B) Pontos de conexo c) Pontos de acmulo d) Pontos de alarme e) Pontos de Transporte Dorsais

f) Pontos Janelas do Cu g) Pontos Mar Inferior h) Pontos de Influncia i) Pontos de Cruzamento j) Cinco Pontos de Transporte l) Pontos dos Cinco Elementos m) Pontos de Abertura

Pontos de Conexo

So freqentemente usados para envolver canais ou rgos de um par Yin-Yang. Por exemplo, BP-4, ponto de Conexo do Bao, pode tratar problema tanto do Estmago como do Bao. BP-4 combinado com E-40, ponto de conexo do Estmago, aumenta o efeito.

Pontos de Acmulo

Pontos empregados principalmente para condies dolorosas graves e agudas de Excesso. Por exemplo, P-6 pode tratar a Bronquite aguda acompanhada de dor torcica. Os pontos de Acmulo podem ser combinados com os pontos de Alarme: P-6 pode ser combinado com P-1, ponto de alarme do Pulmo, para tratar asma aguda.

Pontos de Alarme Esses pontos podem ser usados para tratar a Deficincia crnica, mas so mais utilizados para o Excesso. Desse modo, os pontos de Alarme do Pericrdio e do Corao, VC-17 e VC14, podem ser combinados para tratar dor torcica e palpitaes, com Mtodo de Disperso.

Pontos de Transporte Dorsais

Os pontos de transporte Dorsais so principalmente empregados para tratar condies de Deficincia crnica ou para equilibrar os aspectos mentais e emocionais.

Pontos Janela do Cu Localizados na parte superior do corpo, em especial dispersam a Estagnao do Qi para tratar depresses e fobias ou problemas locais do pescoo. Assim, B-10, ponto Janela do Cu do canal da Bexiga, pode tratar a depresso acompanhada de medo e, nesse caso, pode ser combinado com os pontos ID-3 + B-62.

Pontos Mar Inferior

Pontos empregados, precipuamente, para tratar distrbios fsicos dos respectivos sistemas de rgos. Desse modo, E-37, ponto Mar Interno do Estmago, pode tratar diarria ou constipao e ser combinado com E-25, ponto de Alarme do Estmago

Pontos de Influncia So usados principalmente para tratar a Deficincia e a Estagnao nos respectivos sistemas. Por exemplo, B11, ponto de Influncia para os Ossos, pode ser usado para tratar problemas articulares, junto com B-23 e R-3, ponto de transporte Dorsal e ponto Fonte dos Rins.

Pontos de Cruzamento So aqueles onde dois ou mais canais se encontram e teis para unir o tratamento de mais de um canal . VC3, ponto de Cruzamento do Vaso Concepo e do canal do Fgado, pode ser usado para Calor Umidade no Aquecedor Inferior (por exemplo, vaginite), principalmente se combinado com F-5, ponto de Conexo do Fgado.

Cinco Pontos de Transporte


Os mais importantes so os Pontos Poo e os Pontos Nascente, quase sempre combinados para dispersar o calor ou para tonificar o Fogo e o Yang. Desse modo, podemos aplicar Mtodo de Disperso em R-1 e R-2, pontos Poo e Nascente dos Rins, para drenar o Fogo do Rim, em casos de hipertenso; ou usar Mtodo de Tonificao e Moxa em F-1 e F2, pontos Poo e Nascente do Fgado, para aumentar o Fogo do Fgado, em casos de insegurana e indeciso.

Pontos dos Cinco Elementos


Esses pontos so mais eficazes quando empregados em distrbios de bloqueio emocional ou desequilbrio. Assim C-8, ponto Fogo do Elemento Fogo, pode ser utilizado pelos Mtodos de Tonificao e Moxa, para controlar o pesar e a introspeco associados ao Pulmo, o elemento Metal.

Pontos dos Cinco Elementos O ponto C-8 pode ser combinado com P-10, ponto Fogo dos Pulmes, para equilibrar o pesar por intermdio do Ciclo de Controle.

Pontos de Abertura

Esses pontos controlam os pares de Canais Extraordinrios, BP-4 + PC-6 podem ser utilizados para tratar problemas do grupo de rgos Rim, Corao e Bao. Os pontos do Vaso Concepo podem ser acrescentados, como o VC-4, para tratar mos e ps Frios.

Funes Energticas dos Pontos

IG-4 pode ser usado como Ponto Fonte para tonificar o canal Yang Brilhante, mas tambm de muitas outras maneiras, combinado com outros pontos.

Move o Qi e o Sangue DRENA O Calor no Sangue Acalma a Hiperatividade do Yang Expele o Vento Exterior Desobstrui o nariz

+ BP-6 + IG-11 + F-3 + P-7 + IG-20

MTC/ Glndulas Endcrinas

Chckas/Sistema Endcrino

Viso da MTC
Na MTC no menciona glndulas de secreo interna Conceito Energtico Glndulas esto dentro de um conceito mais Global MTC dois conceitos: Espaos das Medulas ou Lugar das Substncias Preciosas

Glndulas no SNC

Reino Mutante da gua


Funo Ao Fisiologia Relao com Rim ( Mar das Medulas)

Rins
Supras Renais: Equilbrio Hdrico Sntese de Corticides Andrgenos e Estrgenos Secreo de Adrenalina ( stress/alerta)

Supra Renais

Oscilao dos Sistema Hormonal Alto/Baixo


Alto ( Crebro-Hipotlamo)

Baixo ( Rins)

Crebro/Sistema Hormonal Crebro regula produo hormonal, atravs do Sistema Nervoso Central e intervm na Secreo das Glndulas do Organismo

Sistema Endcrino
Hipotlamo: Estrutura nervosa pequena Localizao na base do crebro Centro integrador que coordena as funes do organismo

Hipotlamo

Sistema Endcrino
Hipotlamo: Relaciona-se e processa uma srie de informaes de todo o sistema nervoso atravs de informaes hormonais integradas com a Hipfise Integra o SNC e Sistema Hormonal Zona, regio no SNC

Hipotlamo

Sistema Endcrino
Hipotlamo: Gera impulsos nervosos Produz a liberao de mediadores enceflicos (neurotransmissores) como: Serotonina Dopamina Fatores de liberao de outros hormonios

Impacto Emocional Afetivo Relao gua/Rim/Mar das Medulas


1) Secreo de Adrenalina 2) Equilibrada por Noradrenalina 3) SNC/Hipotlamo libera Dopamina 4) Libera Endorfina ( prazer e bem estar)

Impacto da Adrenalina
* Impresses registradas * Levada para mundo das idias * Codificada no Crebro * Surgem emoes como: sudorese, taquicardia Manifestaes do FOGO

1) Concluso:

Alterao na gua em se falando de MTC relao gua/Fogo

Hipfise

Nvel de Localizao Nvel de Produo Nvel de Atuao


Perfil Morfolgico Perfil da Forma Sua secreo matura no corpo lteo e atua: no tero, Na Tireide, sobre todos os fatores humanos voltados mais para os aspectos morfolgicos

Atua nos aspectos:


Emocional Comportalmental Psicolgico Espiritural (Mente) Pela Ao de Neurotransmissores

Hipotlamo/Hipfise
Hipotlamo: atua na esfera psicoafetiva, emocional no campo da idias (invisvel) Hipfise: atua ao contrrio: ritmo, a forma, desenvolvimento e maturao, submetida ao mandos e aes do Hipotlamo, que ativa ou freia sua atuao.

PINEAL

Tireide

Hipotlamo/Hipfise/Tireide

Tireide
Localizada no pescoo Secreo regula: A) Desenvolvimento B) Crescimento C) Assimilao do Organismo

Tireide
Mecanismo de Biofeedback: Ao da Tiroxina atuam no desenvolvimento dos ossos, crebros, representando assim sua ao na Forma

Hipotlamo/Hipfise/Tireide

Disfunes Hormonais
Quebra do mecanismo de regulao Hipotlamo/Hipfise/Tireide; Desenvolve patologias como Hipertiroidismo ou Hipotiroidismo Desenvolvendo sintomas especficos como: Hipertiroidismo: Apatia, nervosismo, depresso irritabilidade Hipotiroidismo: Falta de desenvolvimento corporal Atraso Intelectual importantes

Pineal

Pineal: Pequena Glndula localizada no centro do crebro

Aes:
Evoluo Csmica do Homem Mais desconhecida de todas as Glndulas Estudos em aves e animais demonstram que esta ligada ao senso de direo e orientao em vos Sua ao coordenadas pela Luz ( Dia e Noite) Regulao Relgio Biolgico Hormnio secretado: Melatonina

Aes Melatonina
A) Inibe a atividade de rgos sexuais B) Produz atrofia do sistema reprodutor C) Antiguidade relao com Espiritual (Csmico) ***Funes Extra Sensoriais ?

Pineal
Na antiguidade ligada ao terceiro olho Visualizao da aura e corpo eterio Percepo de acontecimentos futuros Taoismo/Hinduismo:

Lugar da mente plugada

Pineal
Corte transversal do Crebro, existe um espao por onde circula o LCR; Estes espaos de forma laminar se assemelham ao tero neste (corte)

Pineal
Ligada ao III Olho (Chkra Frontal) Topograficamente corresponde a Epfise ( localizada atrs dessa) Similaridade entre os olhos e a um espao entre os Rins Equiparao ao Mingmen/Frontal/Mingmen do Alto

Interao das Energias Internas e Externas

Pineal: Patologias
Medos Histerias Podemos associar: Rim/Mingmen/Yintang Combinando-se pontos: Tonificao do Rim VG4 Yintamg

Mingmen
Porta da Vida Yintrang Porta do Futuro Porta da Subida Obs: relao anterior/posterior no trajeto do Tou Mai

Paratireides

Paratireides
Secretam Parato-Hormnios Relao com atividades de Ca (Clcio Srico) Sua ao est relacionada aos Rins e desordens funcionais levam a Nefropatias e outros alteraes no Zang Fu

Timo

Timo
Centro do Peito Centro dos Sentimentos Regio do VC17 Funo Imunolgica Glndula de atrofia no decorrer do desenvolvimento das crianas para os adultos

Timo
Quando se Calcifica e atrofia a criana perde: Pureza sentimento Inocncia Espontaneidade Atrofia ( criana a comear mentir) Influncia nos sentimentos Sistema imune

Timo
rgo Linfopotico Elemento gua Wei Qi (gua) Xin (Centro do Peito) Relao Agu/Fogo Funo Imunolgica

Supra Renais

Supra Renais
Secretam: Minerais corticides Glucocorticides Adrenalina Noroadrenalina

Supra Renais
Atua sobre toda a estrutura corporal Controla o equilbrio hdrico (minerais corticides) Controla o equilbrio Energtico da Glicose, caractersticas sociais (corticides)

Adrenalina/Noroadrenalina
Atuao sobre a estrutura de forma que estmulos externas desencadeiam a mecanismo de controle Adrenalina /Noroadrenalina

MTC gua/Fogo gua: responsvel pela forma Fogo: Cpsulas das Supra Renais que desencadeiam uma resposta oriunda do baixo para o alto no Hipotlamo

MTC:Dupla Funo
Rins: Filtrao (yin-gua) Vapor dAgua (yin) sobe e no roganismo ao nvel do crebro produz o Yang (LCR) para irrigar o Mar das Medulas (yang) Rins (yang) so a essncia da vidaSupra Renais

Supra Renais
Atuao sobre a Atividade Atuao sobre a Funo Atravs de processos metablicos, promove o equilbrio hdrico e controla as caractersticas sexuais

Supra Renais: Cortisonas


Funo: manter o estado de alerta Ao anti-inflamatria Citosttico Ligadas a enfermidades auto imunes

Supra Renais: Cortisonas


Corticides so essenciais nas enfermidades: Reumticas Renais Auto-imunes Doenas do sangue Essncia de todo o organismo

Supra Renais: Cortisonas


Alterao em seus nveis, quando aumentado, levam a efeitos sobre: Capacidade de Resistncia Capacidade de Trabalho Capacidade de Vigia Capacidade de Alerta

Gonodas: Ovrios e Testculos

Gnodas: tero (MTC)/Ovrios/Testculos

Gnodas
Produz: Hrmonios sexuais Ritmo na Mulher, pr determinado, (lunar) determina a maturao dos vulos (Ovrios) Na mulher o nmero de vulos j no nascimento determinam e regulam a capacidade de procriao

Gnodas
Mulher por suas caractersticas yin com tendncia a expandir ( feto) Seleciona e elege,determina o sexo Produto final da fecundao

Gnodas
Ritmo no Homem no existe No pr determinado (nmero de espermatozides) , pois so produzidos milhes de forma constante (renovados)

Glndulas Endcrinas e os 5 Reinos Mutantes

Todas pela MTC Reino gua

Glndulas Endcrinas e os 5 Reinos Mutantes


Suas manifestaes pertencem aos 5 Reinos: Pineal = Mental (Fogo) Paratireide = Metabolismo sseo (gua) Tireide = Crescimento e Assimilao (Madeira) Timo = Funo imunolgica ( gua-Metal)

Glndulas Endcrinas e os 5 Reinos Mutantes


Supra Renais = regulao hdrica, estados de alerta, funo sexual (Agua) Ovrios e Testculos (Agua) Pncreas Endcrino = produo de insulina (distribuio e absoro energia Iong, alimento, (terra)

Regulao Metablica e sua relao com a MTC


Origens= todas com elemento gua Sua Funo Yang, como o FOGO induzida pelo SAN JIAO Distribuio e Funo pelo Organismo relacionase com a TERRA Esfera de atuao com cada um dos 5 Reinos Mutantes

Pncreas

Pncreas

Regulao das Enfermidades Metablicas atravs da MTC


Origem= VG 4 ( Mingmen) Porta da Vida Induo Atravs do SAN JIAO= TA4 (Yanggchi) Estanque do Yang /Acmulo do Yang Regula a atividade Yang de todas as Glndulas Distribuio: B8 ( Diji) Fora Motriz da Matria Prima/ Sistemas Terrestres Regular a distribuio constante e permanente das funes glandulares de forma regular

Regulao da Enfermidade atravs do Cetro (Reino Mutante TERRA)


Regulao do (BP-E) Terra Atuar na estrutura para facilitar a trocas Transformao e ascenso para atuar na estrutura para repercutir na funo

Regulao da Enfermidade atravs do Cetro (Reino Mutante TERRA)


BP /E: Coordena as funes do Zang/Fu No Zang Fu atuam na estrutura e na forma BP pela MTC assemelha-se e tem funes do Tecido conjuntivo

Regulao da Enfermidade atravs do Centro (Reino Mutante TERRA)


Conecta todas as Funes Estrutura dinmica, pois faz; Subir, descer, Distribuir Assimilar Os Produtos e Alimentos para atravs da funo determinar a estrutura e forma

Energias Celestes e aes nas Glndulas Endcrinas

BP
Atua no Homem Baixo do desenvolvimento Determinar a relao do Homem com a Terra e com o Universo

Objetivo teraputico: Recuperar o Centro


Recuperar o Mutante TERRA Doenas Metablicas: Tireide Hipfise Supra Renal Todas as Glndulas (secreo interna)

Objetivo Teraputico:Recuperar o Centro

Ressonadores
VC12 ZHONGWAN: MO do Estmago MO San Jiao Mdio Reunio das Vsceras (Fu) Puntura Obliqua em direo ao centro (terra0 umbigo

Ressonadores
E25 TIANSHU (Culminao Celeste): Relacionar o Homem ao Universo atravs da TERRA Puntura obliqua em direo ao umbigo, para baixo Superficial ou profundo depende da estrutura dom paciente (gordo/magro/boas ou mas condies gerais)

Ressonadores
F13- Zhongmen (Porta da manifestao) MO do Bao Reunio dos Zang Puntura obliqua Superficial Voltado para o Centro em direo ao umbigo ( TERRA)

Tcnica: Endocrinopatias Antes tem que Recuperar o Centro


VC12 Moxa Todos os outros ressonadores sempre em tonificao Utilizar no incio somente: VC12, E25, F13 Por 3 a 5 sesses Depois: F3, BP6, E36

Sem resultado!
Atuar sobre o Reino Afetado Atuar para Harmonizar Favorecer Tonificao ou Sedao do Qi Tratar por fim a enfermidade metablica por meio da Glndula especfica

Exemplo Supra Renal:

B23 Tratamento Especfico

Tratamento Especfico utilizar o San Jiao

TIAN=Cu

SAN JIAO

SanJiao Superior

Sanjiao Mdio

SanjiaoIinferior

Tratamento Especfico utilizar o San Jiao


A evoluo dos seres na escala biolgica exige mais evoluo, coordenao e interao entre os trs Sistemas: A)Sistema Digestivo B) Sistema Nervoso C) Sistema Cardaco

Tratamento Especfico utilizar o San Jiao


A evoluo dos seres na escala biolgica exige mais evoluo, coordenao e interao entre os trs Sistemas: A)Sistema Digestivo B) Sistema Nervoso C) Sistema Cardaco

Vias de Interao e Coordenao


A) Sistema Nervoso: Ocorre atravs de impulsos nervosos via neurotransmissores Sendo sua resposta rpida e de curta durao A Vida e sua relao com o momento

Vias de Interao e Coordenao


A) Sistema Nervoso: Integrar e coordenar os aspectos do movimento e sua relao com o exterior e o interior

Vias de Interao e Coordenao


A) Sistema Hormonal e Endcrino: Regulao atravs de substncias que circulam no XUE ( Hormnios) Sendo sua resposta lenta com maior durao Metabolismo, crescimento e reproduo celular

Vias de Interao e Coordenao


A) Sistema Hormonal e Endcrino: Coordenar e Harmonizar funes em relao ao crescimento celular, a reproduo celular e a sntese de protena.

Organismo integra e coordena funes em dualidade


Esta dualidade se manifesta atravs dos Sistemas Nervoso e Endcrino, interagindo XUE e Qi Dualidade que se funde no sistema endcrino atravs de: Hipotlamo,hipfise,Pineal, que compe Sistema Nervo (Neural) e Endcrino

Localizao do Sistema Imune


A) Cabea: Hipotlamo, Hipfise, Epfese ( Pineal)

B)Pescoo e Trax: Timo, Tireide e Para tireide C) Abdmen: Pncreas,Capsulas Supra Renais e Gnodas ( Ovrios,Testculos)

FOGO DO SAN JIAO TRS NVEIS


A) SAN JIAO INFERIOR ( FORMA) B) SAN JIAO MDIO (FUNO)

C) SAN JIAO SUPERIOR (ALQUIMIA)

FOGO DO SAN JIAO TRS NVEIS


A) SAN JIAO INFERIOR ( FORMA) B) SAN JIAO MDIO (FUNO)

C) SAN JIAO SUPERIOR (ALQUIMIA)

FOGO DO SAN JIAO TRES NVEIS

Trs Nveis = Trs Ressonadores


Hipotlamo Hipfise Pineal

Pncreas Ovrios Testculos

Timo Tireide Paratiredie

3X3
Temos 9 Ressonadores; Sendo 3 em cada nvel; (Inferior,Mdio,Superior) Sendo 9 o nmero de Glndulas Endcrinas

Atuao sobre o Sistema Endcrino Atuao sobre cada Glndula


A) Forma B) Funo C) Atividade Alqumica

Atuao sobre o Sistema Endcrino Atuao sobre Plano da FORMA


A) Forma: atuao diretamente sobre a estrutura da glndula VC13: SHANGWAI HIPOTLAMO,HIPFISE,PINEAL VC12: ZHONGWAI-

TIREIDE,PARATIREIDE,TIMO
VC10: XIAWAI SUPRARENAL,PNCREAS,GNADAS

Atuao sobre o Sistema Endcrino Atuao sobre Plano da FUNO


B) FUNO: hiperfuno ou hipofuno endcrina, no altera a forma da glndula em si, mas sim, sua secreo hormonal VC17: SHANGWAI HIPOTLAMO,HIPFISE,PINEAL VC12: ZHONGWAI-

TIREIDE,PARATIREIDE,TIMO
VC6: XIAWAI SUPRARENAL,PNCREAS,GNADAS

Atuao sobre o Sistema Endcrino Atuao sobre Plano da ALQUMICO


YINTRANG HIPOTLAMO,HIPFISE,PINEAL VC17: ZHONGWAI-

TIREIDE,PARATIREIDE,TIMO
VC6: XIAWAI SUPRARENAL,PNCREAS,GNADAS

Plano do ALQUMICO
Plano que atua sobre a forma de Viver da Pessoa Plano de interao entre o Celeste e Terrestre Plano da forma de viver,trabalhar,alimentar Plano que interage e harmoniza todos os planos

Plano do ALQUMICO
Ressonador do SANJIAO Esta no BACH SHU ( B22 ) Transportar para oferecer: Obs: veja que se localiza na posio 22 e temos 22 pares de cromossomos autonmicos, que juntamente com os cromossomos sexuais completam os 23 pares que formam o Genoma Humano

Plano da ALQUMICO
SHENSHU 23 B23Transportar para Oferecer ao Rim Localizado na Zona do Ming Men Ressonador Shu do Rim gua Essncia da Vida

SANJIAOSHU
Harmonizar as funes do organismos Equilbrio gua/Fogo Mobiliza atravs do Fogo a gua do Organismo para manter a Vida

Alteraes nos Reinos Mutantes: gua/Fogo


Calor adequado suave aquece a agua e a vida se prolonga; Calor excessivo dispersa, evapora a gua e ser impossvel manter a vida;

Transtornos Hormonais
As alteraes hormonais so tratadas com: Moxa Indireta Puntura Moxa (novamente) nos respectivos ressonadores

Transtornos Hormonais Agulhamento Moxa, principalmante quando atuarmos sobre a funo da Supra Renal, localizao topogrfica e relao com a PORTA DA VIDA VG 4 Ming Men

Correspondncias SANJIAO/GLNDULA ENDCRINA


A) Plano Alqumico B) Plano das Funes

C) Plano da Forma

Correspondncias SANJIAO/GLNDULA ENDCRINA


A) Plano Alqumico: Pineal, Timo e Pncreas, desaparecem rapidamente As duas primeiras se atrofiam e calcificam em diferentes fases da vida Pncreas se quebra rapidamente no momento da morte ( rompe) Obs: Estes fatos no correm com as demais glndulas Estas esto em planos distintos: Cabea Pescoo Abdmem

A) Plano Alqumico das Funes

Despertar a clarividncia e a terceira viso, no caso da Pineal Relao com a Sinceridade e os Sentimentos, Timo Nutrio da Vida Mental e psquica do sujeito, a partir do Yin dos Alimentos atravs do Bao Pncreas endcrino.

Relaes
Pineal = Superior = YINTRANG Timo = Mdio = VC17 ( SHANZHONG) Pncreas = Inferior = VC6 = (QIHAI)

YINTRANG

A) Plano Alqumico da Funo


Todas as Glndulas de secreo interna, que se relacionam com os processos funcionais do organismo so:

A) Plano Alqumico da Funo


SANJIAO SUPERIOR: Hipotlamo *** Sua funo vem determinada por estmulos cerebrais sendo produzida por fatores ativadores de sntese de hormnios *** Constitui o primeiro centro de regulao e funo das demais glndulas

A) Plano Alqumico da Funo


SANJIAO MDIO : TIREIDE *** Regula a funo geral da estrutura; *** Regula o metabolismo celular e a velocidade de reaes metablicas

A) Plano Alqumico da Funo


SANJIAO INFERIOR: Capsulas Supra Renais Secretam: Adrenalina, Mineralcorticides e Glucocorticides, que regulam as reaes do organismo ante os estmulos exteriores de todas as suas funes

No Plano da Funo Disfunes Metablicas


SANJIAO SUPERIOR: Problemas Hipotalmicos VC17 SANJIAO MDIO: Problemas Tireoideanos: VC12 SANJIAO INFERIOR: problemas de Supra Renais VC6

C) Plano da Forma
Corresponde as glndulas endcrinas cuja funo esta predominantemente voltada para gerar a estrutura fsica, protenas,ossos, etc

C) Plano da Forma
1) Aquecedor Superior 2) Aquecedor Mdio 3) Aquecedor Inferior

C) Plano da Forma
1) Aquecedor Superior: Hipfise, dentre os vrios hormnios que produz esta os hormnios estimulantes do crescimento (GH), que regula o crescimento das Gnadas (GONOTROFINAS) e PROLACTINAS, que controlam o crescimento mamrio e produo de leite

C) Plano da Forma
2) Aquecedor Mdio: Paratireides, os (Paratohormonios) tem funo no desenvolvimento sseo e equilbrio de Clcio e demais componentes da estrutura

C) Plano da Forma
3) Aquecedor Inferior: Gnodas, que atravs de seus hormnios iro permitir gerar um novo organismo vivo

C) Plano da Forma
1) Aquecedor Superior: Afeces da Hipfise: VC 13 2) Aquecedor Mdio: Alteraes da Paratireides: VC12 3) Aquecedor Inferior: Alteraes Ovarianas e Testiculares: VC10

5 Reinos Mutantes

Enfermidades TUMORAIS: sua abordagem pela MTC

Aspectos do Tratamento a serem Considerados


Atuas Plano da Vida: Regular e evitar o crescimento tumoral Restituir o tecido lesado Abordagem Teraputica: Moxa nos Ressonadores: Bach Shu do Pulmo at a Bexiga, ou seja ao longo de toda a linha da Bexiga a 1,5 tsun da linha espondilia.

Aspectos do Tratamento a serem Considerados


Atua no Plano da Existncia: Sentimentos psquicos como : Culpa Medo Abordagem Teraputica: Massagem: CS7, CS6, CS5, CS4, CS3 Massagem no SAN JIAO do Ressonaodor: TA1 ao TA10

Aspectos do Tratamento a serem Considerados


Atua no Plano da Criao: Deixar de lado a falta de sintonia com o Universo/TAO, restabelecer o estado de Caos Principio Teraputico: Vasos Maravilhosos: VG 13 e VB28

Aspectos do Tratamento a serem Considerados


Atuar sobre a Auto-agresso: Puntura rpida no C4

Aspectos do Tratamento:Contaminao do Tumor


A) Recuperar o sentido do AMOR: Octograma de Fu Shi; B)Recuperar a alimentao celeste: Respirao; C) Alimentao Terrestre:

B) Alimentao Celeste (Respirao/Ligar ao TIAN/Cu) B13: FEISHU (Transportar para oferecer ao Pulmo)

P7: Liequi (Jovem Misterioso)

VC 17: SHANZHONG (Centro do Peito) ; puncinar obliquamente para baixo

B) Alimentao Terrestre
E36: Zusanli (Divina Indiferena) VC12: ZHONGWAI (Gro Central) BP8: DIJI (Sistema Terrestre) BP4: Gongsun ( Oferenda Universal) Abordagem Teraputica: Moxa indireta

Regulao do Psiquismo e combater o Fleuma


A) Desbloquiar os sentimentos

B) Atuar sobre o Fleuma

C) Recuperar o Centro Obs: Autuar sobre o ponto MO da entranha afetada

A) Desbloquiar os sentimentos
Quando no se conhece o sentimento bloqueado utiliza-se Moxa indireta: B44;SHENTANG associado aos seguintes ressonadores B42: POHU B52: ZHISHI B47: HUNMEN B49: YISHI

B) Atuar sobre o Fleuma

Atuar sobre o Fleuma e combater a Umidade E40 ( Fenglong): Abundncia Generosa

C) Recuperar o Centro
Puntura e Moxa Indireta: VC17: SHANZHONG (Centro do Peito): SAN JIAO Superior VC12: ZHONGGWAI (Gro Central) SAN JIAO MDIO VC3: ZHONGGJI (Centro mais Elevado)
Tratamento sobre o ponto MO do rgo ou vscera afetada No caso do tero atua sobre o Ren Mai

SAN JIAO INFERIOR

Resumindo:
Purificar o Xin Bao Sobre o canal realiza-se puntura profunda com manipulao do fogo e movimento da energia atravs dos ressonadores; CS5 (JIANSHI) quando o processo est estacionado

Resumindo:
Atuar sobre o canal do Corao:MO:

VC14 (JUQUE), puntura obliqua para cima em direo ao VC13

Resumindo:
Mover a Umidade E25: TIANSHU E40: FENGLONG (dispersando) E44: NEITING Observao: atuar sobre os cinco ressonadores em cada consulta

Resumindo:
Deve-se realizar sobre o TUMOR: depois se atua sobre o MO do rgo ou entranha onde se localiza o tumor e em caso de tero se atua sobre o REN MAI

SISTEMA DIGESTIVO: abordagem pela MTC

Sistema Digestivo
Aspecto do Aparelho digestivo na MTC importante para se avaliar a sade do indivduo Pessoas que tem bom apetite, comem bem e comem com gosto, tero melhor estado de sade, sendo que o inverso levam a um estado de sade dbil

Regulao do Sistema Digestivo


A) Apetite: 1) Bulimia 2) Inapetncia B) Digesto: 1) Gastrite 2) lcera C) Evacuao: 1) Diarria 2) Constipao

1) Regulao do Apetite
Atuar mais especificamente sobre o E41 JIE XI (Compreender a Corrente), um ressonador que tonificando o estmago ir regular o apetite Tratamento com Massagem e Moxa

2) Regulao do Digesto

VC12: ZHONGWAN (Gro Central) Atuar sobre o Fogo Mdio (SANJIAO MDIO), com puntura, massagem, Moxa so eficazes.

3) Regulao a Evacuao
Regular os excessos de Evacuao (diarria) ou Constipao: atuar sobre IG e ID atravs dos ressonadores do Estmago: E37: SHANGJUHU Vazio Imenso Superior, atua sobre o Intestino Grosso E39: XIAJUXU Vazio Imenso Inferior, atua sobre o Intestino Delgado

Composio do ideograma do Qi

3) Regulao a Evacuao
Regulao com Moxa, Acupuntura e Massagem A regulao dos trs elementos ir permitir regular o sistema digestivo: Tonificando:

E41, VC12, E37 e E39

4) Regular o Baco/Estmago:
Funo: Promover a assimilao e distribuio dos nutrientes e para isto atuamos sobre o Bao: BP8: DIJI (Sistema Terrestres) Fora Motriz da Matria Prima Atuar como; Moxa, Massagem e Puntura

Caminho dos Cereais


Digesto: Desde que surge o Apetite Ingere o Alimento Transformao do Alimento Distribuio do Alimento Eliminao de Resduos

Resumindo
1) Regular o Apetite: E41 (JIEXI) 2) Regular a Digesto: VC12: Zhongwai 3) Regular o Ritmo da Evacuao E37: SHANGJUXU E39: XIAOJUXU 4) Assimilao e Distribuio: BP8: DIJI

Regulaes Digestivas
A) Atravs do Bao e Estmago

B) Atravs do SANJIAO

A) ATRAVS DO BAO ESTMAGO: Restabelecer o Centro

BAO/ESTMAGO/Centro
No ideograma temos uma parte que (BOCA), a forma do Alimento

Um trao unitrio que simboliza a fora do Celeste, do Cu

Bao corresponde ao elemento Terra, cuja funo manter o equilbrio o CENTRO

Bao/Estmago/Umidade
O Bao e Estmago so elementos do reino terra A terra governa a Umidade A Umidade se concentra na forma A Umidade faz com os movimentos ocorram de forma harmoniosa A estrutura formal nas Carnes

Bao/Estmago/Umidade
Os Processos de Manuteno, Crescimento, Desenvolvimento da forma dependem do Centro (BP-E), a alimentao terrestre do Sistema Digestivo

Para conservar o Centro?


O Bao Yin O Estmago Yang Equilbrio do Yin e do yang A descida do Yang Subida do Yin Concluindo: a energia do Bao ascende, e do Estmago descende; assim se conserva o CENTRO

Para conservar o Centro?


A energia oriunda a terra armazenada na entranha (WEI), depois transformada e transportada pelo Bao (PI), onde o Yin do Bao distribudo para todos os Zang Fu para em seguida, quando de sua subida atingir o Celeste

Aspectos Yin e Yang da Digesto


Yin: mantm ossos,artrias,msculos Yang: movimentos, pensamento,criao

Aspectos Yin e Yang da Digesto


A funo fundamental do Bao transformar o Yin do alimento em Yang para nutrir o organismo Desde ento a ao da insulina transformar o Glucagon e Glicose (C6H12O6), com emisso de energia

Molcula da Glicose; Macro-Molcula

Entrada de Glicose na Clula

Robtica e Insulina

Aspectos Yin e Yang da Digesto


A partir de uma estrutura Yin a Glicose , o Bao a transforma em Energia Yang

Quando a funo de ascender e descender no se cumpre o indivduo perde o Centro Indivduo adoece

Aspectos Yin e Yang da Digesto


Restabelecendo o Centro a estrutura tem boas condies de cumprir seu papel

Por isto recuperar o centro importante em todas as disfunes desse sistema

Restabelecer o Centro do Homem em relao ao TAO

Restabelecendo o Centro
A) Ativar a funo de descida do Estmago

B) Ativar a distribuio de subida do Bao

A) Ativar a funo de descida do Estmago


O SAN JIAO atravs do FOGO est envolvido nos processos digestivos O VC12 o Acuponto do Aquecedor Mdio, a primeira atitude teraputica para restabelecer o Centro (MO do Estmago), sendo ainda ponto de Reunio de todas as Entranhas (Vsceras) e se encontra no centro do REN MAI

A) Ativar a funo de descida do Estmago


* O alimento no Centro * Entre o Sol e a Terra * Terra no Centro * Encontrar um Ressonador do Centro do Meridiano do Estmago para atuar no sentido de restabelecer o Centro *Este ressonador o E25 (Caminho Celestial), sendo um ressonador TIAN, estabelece relao Ceu-Terra

Centro do Corpo O TAN DIEN-HARA

A) Ativar a funo de descida do Estmago


* E25 (TIANSHU), est localizado

lateralmente ao Umbigo, representa o Centro do Tronco, o Centro dos Trs SAN JIAO ( VC8), permitindo o reencontro com o Centro e auxiliando o IG na eliminao

A) Ativar a funo de descida do Estmago * O VC12 ( ZHONGGWAI), MO do Intestino Grosso, sendo o local de ltima reserva do Yin dos alimentos em seu movimento de descenso

B) Ativar a distribuio de subida do Bao


Trabalharmos o MO do Bao (F13) - ZHANGMEN Porta da Manifestao Pertence a Madeira Tem capacidade de movimento e disperso Realiza o encontro dos MO do rgos e das Vsceras e Reequilibra o Zang Fu

Men porta que deixa passar

Concluindo
Zhongwai (VC12) Tianshu (R25) Recuperar a funo do Centro; Recupera o Homem atravs de seu Centro; Atravs de toda capacidade de movimento

Zhangmen (F13)

Regulaes Digestivas SAN JIAO : da Funo e da Forma


B) Atravs do SAN JIAO: O trabalho digestivo: digesto, absoro e distribuio dos alimentos energeticamente realizado pelo FOGO do Aquecedor Mdio ***VC12 o ressonador MO do SAN JIAO MDIO

Regulaes Digestivas SAN JIAO atravs da Funo


a) Afeces Agudas Moxa Indireta b) Afeces Crnicas Puntura e Moxa Indireta

Regulaes Digestivas SAN JIAO atravs da Forma


a) SAN JIAO SUPERIOR

b) SANJIAO MDIO

c) SANJIAO INFERIOR

Regulaes Digestivas SAN JIAO atravs da Forma


a) SAN JIAO SUPERIOR: Atuar sobre a Crdia: VC13 1) Casos agudos: Moxa Direta e Indireta 2) Casos Crnicos: Puntura em Tonificao e Moxa Indireta

Regulaes Digestivas SAN JIAO atravs da Forma


B) SANJIAO MDIO: Fundo do Saco Gstrico: VC12: ZHONGWAN

Regulaes Digestivas SAN JIAO atravs da Forma


a) SANJIAO INFERIOR: Piloro : a) VC10 (XIAWAN): ****Agudo: puntura em disperso e em seguida tonificao ****Crnico: puntura e Moxa Indireta Obs: no caso do Aquecedor Inferior acrescentar a Puntura do ZUSANLI (E36)

Вам также может понравиться