Вы находитесь на странице: 1из 18

Centro Universitrio Franciscano Curso de Fsica: Habilitao em Fsica Mdica Disciplina: Radiobiolgia Prof: Valnir de Paula

Efeitos da Radiao no Embrio e no Feto


1

Perodos do Desenvolvimento Gestacional


Pr-implantao, que se estende desde a fecundao at o momento em que o embrio se fixa parede do tero, 9 dias depois; Organognese, perodo que os principais rgos so desenvolvidos; ocorre entre o 10 e o 42 dia. Fase fetal, durante o qual a acontece o crescimento das estruturas j formadas. Ocorre do 43 dia da concepo ao nascimento.

Pr-Implantao

Pr-Implantao
a fase mais sensvel aos efeitos letais da radiao. O retardo do crescimento no observado aps irradiao nesta fase; se o embrio sobrevive, cresce normalmente no tero e depois. Poucas anormalidades so produzidas pela radiao nesta fase. Rugh mostrou que nos ratos, uma dose de 0,05 a 0.15Gy pode matar o vulo fertilizado.

Pr-Implantao
Assim, os embries pr-implantados irradiados que sobrevivem, crescem normalmente na gestao e nos perodos psparto, ou seja, h um efeito tudo-ou-nada da radiao. Isto porque, se o nmero de clulas do concepto pequeno e sua natureza no ainda especializada, o efeito de dano mais provvel a essas clulas uma falha do implante ou uma morte no-detectada do concepto. Se muitas clulas morrem por radiao, o embrio morre e reabsorvido. Se apenas algumas clulas so mortas, uma ou duas divises celulares podem remediar os danos.

Organognese
Na organognese, em que as principais estruturas do corpo so formadas, a fase mais ativa de multipli-

cao celular, o principal efeito da


radiao o de malformaes.

Organognese
Uma dose de cerca de 2 Gy do embrio de rato durante o perodo de sensibilidade mxima pode resultar em uma incidncia de 100% de malformaes ao nascimento. Este o perodo no ser humano em que a talidomida tranqilizante produz tais efeitos desastrosos (cerca de 35 dias aps a concepo) e tambm o momento de risco mximo de efeitos deletrios do vrus da rubola.

Fase Fetal
Distrbios de crescimento, sem malformaes, so induzidos em todas as fases do desenvolvimento, mas especialmente na ltima etapa da gravidez.

Fase Fetal
Uma variedade de efeitos foram documentados em experincias com animais, aps a irradiao na fase fetal, incluindo os efeitos sobre o sistema hematopoitico, fgado e rins, que ocorre, entretanto, com altas doses de radiao. A atuao no desenvolvimento tm sido bem documentada, tanto morfolgica como funcionalmente. Doses muito mais altas de radiao so necessrias para causar a letalidade durante este perodo do que em fases anteriores do desenvolvimento, embora a irradiao do feto mais cedo apresente maior grau de retardo de crescimento permanente, em contraste com o embrio no incio da organognese, que exibe o retardo de crescimento temporrio

Riscos sobre o Embrio e o Feto

Exposio Radiao Mdica


A mulher grvida ou potencialmente grvida
A maioria dos radiologistas em algum momento de sua carreira so confrontados com uma paciente que descobriu, em retrospecto, que estava grvida no momento em que um procedimento de raios-x foi executado, envolvendo a pelve ou abdmen inferior.
Em primeiro lugar, a nica soluo completamente satisfatria para este problema garantir que a situao nunca ocorra. As pacientes devem sempre ser perguntadas se esto ou poderiam estar ser grvidas, e no caso dos processos que envolvem maiores doses de radiao da pelve, um teste de gravidez pode ser recomendado.

Exposio Radiao Mdica


A mulher grvida ou potencialmente grvida
O valor de 0,1 Gy freqentemente mencionado como a dose de um embrio ou feto em desenvolvimento em uma idade gestacional sensvel induo de malformaes congnitas, incluindo o dimetro reduzido da cabea e retardo mental, acima do qual o aborto teraputico deve ser considerado.
Este perodo se estende de cerca de 10 dias a 26 semanas de gestao

Exposio Radiao Mdica


Dekaban avaliou na literatura os casos de irradiao plvica em mulheres grvidas. Com base nos dados disponveis, a generalizao a seguir foi proposta: 1) Grandes doses de radiao (2,5 Gy) entregue ao embrio humano antes de 2 a 3 semanas de gestao no so susceptveis de produzir anomalias graves na maioria das crianas nascidas, embora um considervel nmero de embries pode ser reabsorvido ou abortado.

Exposio Radiao Mdica


2) Irradiao entre 4 e 11 semanas de gestao leva a graves anormalidades de vrios rgos na maioria das crianas. 3) Irradiao entre 11 e 16 semanas de gestao pode produzir anormalidades esquelticas, alteraes de rgos genitais; atrofia do crescimento, microcefalia e retardo mental. 4) Irradiao sobre o feto entre 16 e 20 semanas de gestao pode levar a um grau leve de microcefalia, retardo mental, e baixa estatura de crescimento. 5) Irradiao aps 30 semanas de gestao no susceptvel de produzir anormalidades grosseiras estruturais conducentes a uma sria desvantagem no incio da vida, mas pode causar incapacidades funcionais.

Cncer na infncia ps radiao in tero


A Pesquisa de Cncer Infantil de Oxford, publicado por Stewart e Kneale em 1950, sugeriu uma associao entre o risco de cncer, principalmente leucemia, at 15 anos de idade e exposio in utero ao diagnstico raios-x. De 7.649 crianas que morreram de leucemia ou cncer na infncia, 1,141 foram radiografados no tero. De um nmero igual de controles que no desenvolveram cncer na infncia, apenas 774 tinham sido irradiados pr-natal. As crianas irradiadas receberam entre 1 e 5 exposies diagnsticas. Um estudo posterior na Nova Inglaterra por MacMahon tambm relatou uma associao entre o raios-x pr-natais e cncer infantil.

Cncer na infncia ps radiao in tero


Em um estudo cuidadoso, em 1997, Doll e Wakeford resumiram todas as evidncias contra e a favor e chegaram s seguintes concluses: Baixa dose de irradiao do feto in tero, particularmente no ltimo trimestre, provoca um aumento do risco de doenas malignas da infncia. Um exame de raios-x obsttrico resulta em um aumento de 40% no risco de cncer da infncia em relao ao nvel espontneo.

Doses de radiao em torno de 10mGy aumentam o risco.

Parmetros a serem considerados


Nenhum nvel de dose pode ser considerado completamente seguro. Anomalias congnitas ocorrem em 5 a 10% da populao humana de qualquer maneira, e por isso impossvel, em retrospecto, atribuir um dado de anomalia de uma pequena dose de radiao recebida por um embrio ou feto. Tudo o que se pode dizer que a radiao aumenta a probabilidade de uma funo da dose.

Referncias
Hall, Eric J. Radiobiology for the radiologist. 15th. Philadelphia, USA : Lippincott Williams & Wilkins , c2000. 588 p.

18

Вам также может понравиться