Вы находитесь на странице: 1из 5

Sociedades de Fomento Mercantil ( Factoring)

No Brasil o Fomento Mercantil (tambm chamado de faturizao, ou Fomento Comercial) - factoring - instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestao de servios e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de servios, notadamente pequenas e mdias empresas. A operao pactuada em contrato onde so partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente. O Fomento Mercantil consiste na prestao contnua, por sociedade de fomento mercantil, de um ou mais dos seguintes servios a sociedades ou firmas que tenham por objetivo o exerccio das atividades mercantis ou de prestao de servios, bem como a pessoas que exeram atividade econmica em nome prprio e de forma organizada: I. II. III. acompanhamento do processo produtivo ou mercadolgico; acompanhamento de contas a receber e a pagar; seleo e avaliao de clientes, devedores ou fornecedores.

O contrato de fomento mercantil poder prever, conjugadamente com a prestao de servios, a compra, vista, total ou parcial, pela sociedade de fomento mercantil, de direitos creditrios, no mercado nacional ou internacional. Por direitos creditrios, entendem-se os direitos e ttulos representativos de crdito, originrios de operaes realizadas nos segmentos comercial, agronegcio, industrial, imobilirio, de prestao de servios e warrants; contratos mercantis de compra e venda de produtos, mercadorias e/ou servios para entrega ou prestao futura, bem como ttulos ou certificados representativos desses contratos. Popularmente as empresas de Factoring compram ttulos, [duplicatas], [cheques], oriundos de vendas mercantis e/ou prestao de servios, pagando vista ao emitente, normalmente cliente da factoring, e aguardar o vencimento de tais ttulos para cobr-los do sacado, por regra geral, a venda dos ttulos e de carter irrevogavel e irretratvel, sem direito regresso, ous seja a factoring assume o risco na compra do ttulo, todavia existe muita jurisprudncia atualmente que demonstra que o emitente responsvel solidrio com o sacado (aquele que deve ser cobrado), sendo assim caso o sacado no venha a pagar o ttulo o sacador dever honrar os ttulos vendidos bem como as despesas de cobrana. Vale lembrar que por fora de contrato cada empresa de factoring possui um modo de operar, cabendo ao cliente ler o contrato e saber bem o que est se comprometendo ao assinar um contrato.

O que Factoring? a prestao contnua de servios, conjugada com aquisio de crditos de empresas, resultante de suas vendas mercantis ou prestao de servios a prazo. um mecanismo de fomento mercantil, isto : de capitalizao: a empresa fomentada vende para a factoring seus crditos gerados pelas vendas e servios a prazo e obtm dinheiro vivo, que aumenta seu poder de negociao nas compras a vista de matria-prima de administrao: a factoring pode prestar servios empresa fomentada em qualquer rea de sua estrutura, deixando o empresrio com mais tempo para produzir e vender.

Como funciona?
O funcionamento do factoring nada tem de complexo! Numa relao comercial tradicional, o fornecedor dos bens e/ou servios vende os seus produtos aos seus clientes e, caso lhes conceda crdito, procede gesto dessa carteira e efetua a cobrana dos mesmos. Ao optar pelo factoring, o fornecedor dos bens e/ou servios, o Aderente, celebra um contrato de factoring com a Sociedade de Factoring. Nesse contrato so acordadas as condies de servio a prestar e de financiamento por antecipao de fundos. O processo de Factoring inicia-se com a assinatura de um contrato de fomento mercantil entre a empresa e a Factoring onde se estabelecem os critrios da negociao. Basicamente o processo composto por quatro etapas: 1- A empresa vende seu bem, crdito ou servio a prazo, gerando um crdito no valor correspondente. 2- A empresa negocia este crdito com a Factoring 3- De posse deste crdito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrana (carteira ou banco). 4- Findo o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagar o valor deste crdito Factoring, encerrando a operao.

Quais os objetivos?
A essncia do Factoring o fomento mercantil. Fomentar, assessorar e ajudar o pequeno e mdio empresrio a solucionar todos os problemas do dia-a-dia de suas empresas seu objetivo bsico.

Quais as vantagens de uma parceria com factoring?


Dinheiro em caixa para movimentao dos negcios Evita-se o endividamento Rapidez e agilidade de deciso Assessoria administrativa Cobrana de ttulos ou direitos de crditos Intermediao entre a empresa e seu fornecedor, transformando a compra de matria-prima a vista, mais vantajosa, em compra a

prazo. Factoring pode ser, portanto, o melhor mecanismo de otimizao gerencial do pequeno e mdio empresrio.

Qual o pblico alvo das operaes e quais os objetivos do factoring?


O factoring destinado exclusivamente s pessoas jurdicas, principalmente as pequenas e mdias empresas. Oferece entre suas mltiplas vantagens: assessoria na compra de matria-prima, na administrao do caixa, na organizao da contabilidade, na cobrana de contas, nas vendas (ajuda a aumentar seu volume), indicando mercados e clientes de menor risco, na obteno de capital de giro, ao transformar as vendas a vista, reduzindo os custos operacionais.

Quais so as empresas que podem contratar uma operao de factoring? Existe alguma limitao?

Todas as empresas que tenham como clientes outras empresas e que vendam a crdito.

O factoring indicado para empresas com grandes dificuldades em


aceder a outros meios de financiamento bancrios? No, com o factoring ou melhor atravs da cesso dos crditos (faturas emitidas sobre os clientes e decorrentes da venda a crdito de produtos e/ou servios) as empresas podem solicitar antecipao de fundos sobre esses valores e, assim, dispem de uma fonte de financiamento complementar aos meios de financiamento bancrios. Porm, o factoring mais do que isso; ao cederem os crditos, as empresas beneficiam de um servio de gesto e cobrana desses mesmos crditos.

Quais as modalidades de Factoring existentes?


No mercado brasileiro o Factoring mais atuante na modalidade convencional. Segue abaixo um pequeno resumo das principais modalidades: Convencional: a compra dos direitos de crditos das empresas fomentadas, atravs de um contrato de fomento mercantil; Maturity: A Factoring passa a administrar as contas a receber da empresa fomentada, eliminando as preocupaes com cobrana; Trustee: Alm da cobrana e da compra de ttulos, a Factoring presta assessoria administrativa e financeira s empresas fomentadas; Exportao: Nessa modalidade, a exportao intermediada por duas empresas de Factoring (uma de cada pas envolvido), que garantem a operacionalidade e liquidao do negcio; Factoring matria-prima: A Factoring nesse caso transforma-se em intermedirio entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matria-prima. A Factoring compra vista o direito futuro deste

fornecedor e a empresa paga Factoring com o faturamento gerado pela transformao desta matria-prima.

O que no factoring?
Operaes onde o contratante no seja pessoa jurdica Emprstimo com garantia de linha de telefone, veculos, cheques etc Emprstimo via carto de crdito Alienao de bens mveis e imveis Financiamento ao consumo Operaes privativas das instituies financeiras Ausncia de contrato de fomento mercantil.

Como surgiu o factoring no Brasil?


O factoring surgiu no Brasil em 1982, com a criao da ANFAC Associao Nacional de Factoring. A atividade de factoring muito importante para o crescimento dos negcios e para o equilbrio financeiro das Empresas nacionais. um mecanismo de gesto comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dvidas.

Factoring emprstimo de dinheiro?


No! sociedade de fomento mercantil proibido, por lei, fazer captao de dinheiro no mercado e emprestar dinheiro. Quem capta dinheiro e empresta dinheiro banco, que depende de autorizao do Banco Central para funcionar. Quem pratica, sem autorizao do Banco Central, qualquer atividade que legalmente de banco, responde por processo administrativo e por processo criminal (Resoluo 2144/95 do CMN). O factoring instituto do direito mercantil. Presta servios e compra crditos (direitos) de empresas, resultantes de suas vendas mercantis a prazo. A transao do factoring mercantil. uma compra definitiva em que a sociedade de fomento mercantil assume os riscos de insolvncia.

Como atestar a idoneidade de uma Factoring?


O indicador da idoneidade de uma sociedade de fomento mercantil o fato de ser filiada ANFAC, que prov ampla assistncia jurdica, operacional, tcnica, contbil, fiscal e poltica a mais de 750 empresas associadas. O factoring existe institucionalmente no Brasil desde 1982 com a criao da ANFAC. O factoring uma atividade mercantil rigorosamente legal amparado nas normas do direito vigente no Pas. As empresas de factoring associadas ANFAC so sociedades mercantis legalmente constitudas e registradas nas Juntas Comerciais, que seguem as normas e procedimentos sistematizados no nosso Cdigo de tica e Disciplina, que investem em equipamentos e recursos humanos, que celebram o Contrato de Fomento Mercantil com uma clientela, hoje composta de aproximadamente 70.000 pequenas e mdias empresas, das quais 85% so do setor produtivo industrial, que contabilizam todas as suas operaes, com um giro mensal de mais de R$ 2 bilhes,

cuja cobrana efetuada por bancos, que pagam regularmente seus impostos, que geram riquezas e mo-de-obra, que concorrem para melhorar a liquidez do mercado de crdito e que, portanto, inibem a desintermediao financeira.

Factoring em Portugal Esta actividade est regulada por lei, e pode para alm da cesso de crditos "aces complementares de colaborao entre as Sociedades de Factoring e os seus clientes ( aderentes ), designadamente de estudo dos riscos de crdito e de apoio jurdico, comercial e contabilstico, boa gesto dos crditos transaccionados"[1]
[editar]Factoring

e as empresas portuguesas

As empresas que recorrem ao factoring [1],fazem-no por variadas razes, entre as quais, se destacam as seguintes: - Uma melhor planificao da tesouraria; - Transformar custos administrativos, de recursos humanos e comunicaes, de natureza fixa para varivel; - Rapidez de obteno de liquidez; - Aumento da capacidade de financiamento e melhoria dos rcios financeiros; - Diminuio dos riscos de crdito; - Gesto de crditos mais simples; - Focalizao da equipa comercial, no objectivo de vendas (no tm de se preocuparem com os recebimentos).
[editar]

Вам также может понравиться