Вы находитесь на странице: 1из 2

O que fator riplle?

? Quantidade de tenso alternada que tem na tenso continua ou valor eficaz da ondulao de sada(Vac)/pelo valor continuo mdio(Vdc)x100 A meia onda o fator riplle 120% A onda completa o fator riplle 48% *+vantagem o de onda completa do que o de meia onda porque o de onda completa apresenta mais rendimento e quantidade de componente. Filtro RC, Filtro L-LC e Filtro CL- Qual filtro o melhor?Porque? o filtro LC- porque a juno de dois outros filtros(O filtro RC e o filtro L-LC)e porque ele apresenta um fator riplle bastante reduzido. Desenhe um filtro RC e explique seu funcionamento,suas caractersticas e seus pontos importantes.

Ao injetarmos o sinal retificado no filtro Rc o capacitor se comporta praticamente como um curto circuito para a componente alternada, dessa forma essa componente alternada entre os pontos C e D ser mnima.Para componente continua capacitor comporta como um circuito aberto dessa maneira a componente continua entre os pontos C e D ser mxima.Sobre a carga RL teremos um sinal muito mais continuo que o da entrada j que a componente alternada esta sendo jampeada(jogada para tras). Formula para o filtro RC:y=2.4/RL xc Filtro RC o nico de apenas um componente reativo. Desenhe um filtro L-LC e explique seu funcionamento suas caractersticas e seus pontos importantes.

O capacitor tem uma reatncia muito pequena para 120Hz e o indutor tem uma reatncia muito alta para 120Hz ento eles formam um divisor de tenso para a componente alternada que faz com que praticamente toda essa componente alternada fique sobre o indutor.Para a componente continua o indutor comporta como um curto circuito e o capacitor como um circuito aberto dessa forma a componente continua fica toda sobre a carga RL. Esse filtro consegue menor ondulao e menor capacitncia e indutncia.

Desenhe um filtro LC-

Esse tipo de filtro e a unio de um filtro RC composto pelo capacitor C1 e do filtro L-LC composto pelo capacitor C2 Porcausa disso apresenta um fator riplle bastante reduzido. Quais fatores importantes para escolha do filtro? Fator Riplle e resistncia da carga do filtro e esses dois fatores dependem da tenso e da corrente continua de sada. O que so filtros? So circuitos reativos que eliminam a componente alternada.Quando queremos tomar mais continuo um sinal retificado usamos os filtros Qual a composio da onda retificada(senide)? A senide se comporta de uma componente continua e uma alternada. Do que depende a ondulao? A ondulao depende da velocidade de descarregamento isto quanto maior a velocidade de deslocamento menor a amplitude de ondulao e vice-versa. A velocidade de descarregamento de um capacitor depende da constante de tempo de descarregamento.Para ento ter a ondulao menor possvel na sada de um filtro devemos obter a constante de tempo de descarregamento a maior possvel. O que diodo zener? um diodo de referencia de tenso . O que regio Zener?fale sobre regio zener Na regio zener embora a corrente esteja crescendo muito a tenso quase no se altera.Ento a regio zener e tenso zener a regio e a tenso onde a corrente inversa cresce rapidamente e a tenso sobre o diodo permanece praticamente constante. Porque fabrica-se o Zener somente com o Silcio? Porque os diodos de Silcio tem sua regio de ruptura bem mais definida. Qual o diodo Zener ideal? O que tem sua regio de ruptura bem definida e o que tem sua tenso se mantendo a mais constante possvel durante a ruptura. O que depende a tenso Zener? Ela varia com a corrente e depende da resistncia e da entrada da corrente, ento a curva zener depende tambm da resistncia e varia de acordo com a corrente.

Qual corrente inversa maior a do Germnio ou a do Silcio? A corrente inversa do diodo de GE maior que a do SI.Por exemplo -para diodos de baixa potencia: GE,Inv(dezenas de micro A,) SI,Inv MicroA -para alta potencia:GE,Inv(alguns mA)SI,Inv(centenas da microA at alguns mA) Ento o joelho das curvas que a regio de transio nas imediaes do ponto de tenso zener forma um ngulo mais fechado para o Silcio que para o Germnio ento a transio entre as regies de baixa e alta corrente mais forte para o Si. Como construdo o diodo Zener? Ele feito de Si e fabricado com uma juno forte onde um dos lados mais dopado do que o outro.Os lados so P e N e se reduzirmos o nvel de dopagem do lado P, vamos aumentar a tenso de ruptura. A regio de depleo muito estreita e fica quase que totalmente no lado da dopagem mais fraca.Se a dopagem for muito forte dos dois lados a tenso de ruptura tende a diminuir por causa do estreitamento da regio de depleo. O que potencia? Capacidade que o equipamento ou componente tem de dicipar calor Sobre aplicaes do diodo Zener: Pzmax(limitao do Zener) Zener(diodo de referencia) VZ/IZ(Resistncia dinmica) Ruptura por Zener(Zener com forte dopagem) Ruptura por avalanche(coeficiente positivo) Sobre o diodo Zener: -Regulao da tenso em fontes reguladoras -Como chave em circuitos limitadores -Circuitos de estabilizao de polarizao de transistor -proteo de medidores -Supreo de fascas -Regulao de tenso alternada Nomeie de acordo Filtro RC (possui apenas um componente reativo) Filtro (pode ser usado em fontes de meia onda e onda completa) Indutores (funciona praticamente como um curto para Vcc) Capacitores (funciona praticamente como um curto para Vca) Resistor RL ( alimentado pelo capacitor) Tenso alternada: Capacitor_condutor;Indutor_circuito aberto Tenso continua: Capacitor_circuito aberto;Indutor_condutor

Quais os tipos de ruptura explique: ZENER:se da abaixo da tenso zener, ocorre quando temos um diodo com forte dopagem um ambos os lados. AVALANCHE:se da acima da tenso zener a corrente aumenta bruscamente e a tenso sobre o diodo permanece constante isso indica que o diodo tem nessa regio uma resistncia muito pequena O que resistncia dinmica? a resistncia interna do diodo. onde ela comeou a ficar mais reta. a razo VZ/IZ e representada por r e o valor ideal de r 0 ento quanto maior o valor de r melhor o funcionamento do diodo. O que so parmetros do diodo? a corrente tenso e a potencia.*Temos a corrente mxima direta,tenso mxima e potencia mxima Fale sobre o efeito da temperatura do diodo Zener? A tenso Zener varia com a temperatura e essa variao depende do tipo de ruptura IMPORTANTISSIMO!!! Ruptura AVALANCHE:a tenso zener cresce com a temperatura isto o coeficiente de temperatura de tenso + Ruptura ZENER:a tenso zener decresce com a temperatura isto o coeficiente de temperatura de tenso Mas na pratica importante que essa tenso no varie ou que varie muito pouco isto o coeficiente de temperatura de tenso seja nulo. Diodo com tenso zener>6volts (coeficiente temperatura +ruptura avalanche) Diodo com tenso zener<4.5volts(coeficiente temperatura- ruptura zener) Diodos com tenso zener entre 4.5volts e 6volts:coeficiente de temperatura passa de para +. Ento a medida que a corrente crescer vai aumentando o coeficiente vai se tornando mais positivo.para diodos com tenso mais elevadas o coeficiente de temperatura tambm mais elevado(maior corrente,maior calor) Quais as limitaes do diodo zener? Corrente mxima direta corrente mxima inversa e a mxima dissipao.Essa mxima dissipao depende da temperatura

Вам также может понравиться