Вы находитесь на странице: 1из 41

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Hoje, nossa aula

a sobre sintaxe de concordncia. Essa expresso pomposa nada mais significa do que a relao estabelecida, como regra geral, entre o verbo da orao e o sujeito dela; entre o artigo, o adjetivo, o numeral adjetivo, o pronome adjetivo e o substantivo a que se referem. O primeiro tipo de relao mais conhecido nos manuais de gramtica e nas salas de aula como concordncia verbal; o segundo, como concordncia nominal. Existem muitas regras especficas, detalhes, excees envolvendo esse assunto. Aqui, tentarei abordar um nmero suficiente de casos. Comearei pelos casos de concordncia verbal. Vamos a eles! Casos Gerais de Concordncia Verbal O verbo e o sujeito de uma orao concordam em nmero e pessoa. "O outono mais estao da alma..." (C. D. A.) "Todas estavam ainda verdes." (C. D. A.) E)

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 tivessem essa oportunidade nica de mudar o Pas.

Comentrio Eis o sujeito da orao: Todos os brasileiros, que se equivale terceira pessoa do plural. O predicado , pois, tudo o que no o sujeito: tm essa oportunidade nica de mudar para um pas melhor. Nele, o verbo TER foi flexionado, em concordncia com o sujeito, na terceira pessoa do plural, por isso recebeu o acento circunflexo. Alguns detalhes agora devem ser observados: a) o sujeito transmite-nos a ideia de qualquer brasileiro, isto , todo brasileiro, indistintamente; por isso o seu singular no poderia ser todo o brasileiro, construo que deixa escapar o sentido original; mas isso no consta nas alternativas menos mal; b) com relao ao predicado, bastaria retirar o acento circunflexo repare da o forma verbal tm: o tem sentido essa da oportunidade nica de mudar para um pas melhor; mas, bem, examinador alterou informao: mudar o Pas o mesmo que causar alteraes nele, transform-lo, e isso diferente de mudar para um pas melhor, que implica, alm de uma comparao, domiclio. Por isso acredito que a questo devesse ser anulada. Voc concorda? Gabarito A, mas existe controvrsia. necessariamente uma mudana de

1.

(Funrio/Idene/Analista em Biblioteconomia/2008) Observe a frase: TODOS OS BRASILEIROS TM ESSA OPORTUNIDADE NICA DE MUDAR PARA UM PAS MELHOR.. Empregando o sujeito da orao no singular, mantendo-se o sentido original da frase e obedecendo norma padro da lngua portuguesa escrita, o predicado dever ser

A) B) C) D)

tem essa oportunidade nica de mudar o Pas. tm essa oportunidade nica de mudar o Pas. teriam essa oportunidade nica de mudarem o Pas. tem-se essa oportunidade nica de mudar o Pas. www.pontodosconcursos.com.br 1 A) 2. (Funrio/CBM-RJ/Assistente Social/2008) Dizem as escrituras sagradas (...), a forma plural do verbo se justifica porque possui sujeito composto. www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 B) C) D) E) inicia a orao principal. trata-se de sujeito indeterminado. caso de impessoalidade verbal. concorda com sujeito plural. 4.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Gabarito Item errado.

(Cespe/MRE-IRBr/Bolsas-prmio/2009) Considerando que o fragmento apresentado constitui parte de um texto de Jamil Chade (O Estado de S. Paulo, 18/12/2008), julgue-o quanto correo gramatical. O jornal alemo Frankfurter Allgemeine Zeitung divulgou as novas previses do Ministrio da Economia da Alemanha que indicam que o maior mercado da Europa sofrero uma queda de pelo menos 3% em 2009. O encolhimento da economia poder ser ainda maior se a recesso atingir outros pases.

Comentrio O verbo Dizem surgiu antes do sujeito; este representado pelo termo as escrituras sagradas, que corresponde terceira pessoa do plural. Se voc acha melhor, inverta a ordem: As escrituras sagradas dizem... Gabarito E

No primeiros

mundo homens de noes

moderno em de

em

que com de

vivemos, a

certamente A de imensa envolvem tempo,

Comentrio O trecho apresenta erro de concordncia verbal. No h concordncia entre o sujeito simples o maior mercado da Europa e a forma verbal sofrero, flexionada na terceira pessoa do plural. Eis a forma correta: o maior mercado da Europa sofrer. Gabarito Item errado.

difcil reconstituir as sensaes, as impresses que tiveram os contato e matria, natureza. que nos e variedade gerou as corpos acontecimentos

espao

fundamentalmente entrelaadas no conhecimento das coisas. (...)


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

(...) bloco
13

Dados com

da mais

Comisso que de 76% a 250 do

de

Relaes do de da

Exteriores resultar a U$ do habitantes,

Defesa em um de e

3.

(Cespe/Antaq/Especialista

Economista/2009)

Preservam-se

Nacional 12,7

mostram de

entrada milhes PIB PIB

pas

coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se substituir A imensa variedade de (L.3-4) por Os inmeros. Comentrio Proceda substituio: Os inmeros corpos e

rea 1 Sul)

milhes

km2,

superior

trilho

(aproximadamente (...)

Amrica

acontecimentos que nos envolvem gerou... Notou a incorreo gramatical? isso mesmo! Agora, o termo que funciona como sujeito do verbo gerou tem como ncleo o substantivo plural inmeros. Antes, o ncleo do sujeito era o substantivo singular variedade. Tal transformao deve levar o verbo a flexionar-se em terceira pessoa do plural: geraram, o que no ocorreu. 5.

comrcio global superior a US$ 300 bilhes.

Maria Clara Cabral. Folha de S. Paulo,18/12/2008.

(Cespe/MRE-IRBr/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal mostram (l.11) est no plural porque concorda com Relaes Exteriores (l.10).

www.pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Comentrio O verdadeiro ncleo do sujeito simples Dados da Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional o termo Dados, que pode ser representado pelo pronome eles, terceira pessoa do plural. Por isso a forma verbal mostram est no plural. Gabarito Item errado.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 1. Representado por pessoas gramaticais diferentes a primeira pessoa (NS) prevalecer sobre as demais, e a segunda (VS) ter preferncia sobre a terceira (ELES). Eu, tu e os cidados (Ns) samos. Tu e os cidados (Vs) sastes. (norma culta) Tu e os cidados (Vocs) saram. (norma popular ocorre que os pronomes TU e VS, no falar do portugus do Brasil, so frequentemente substitudos por VOC e VOCS, o que leva o verbo para a terceira pessoa) 2. Anteposto ao verbo o verbo ficar sempre no plural (concordncia rgida ou gramatical). Pai e filho conversaram longamente. As imagens e o som no estavam adequados.

6.

(Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho seguinte adaptado do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Julgue-o quanto correo gramatical. A campanha eleitoral que se aproxima estar marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicao que a Internet pem disposio de partidos, candidatos e eleitores. Haver a difcil e desafiadora obrigao de manter todo o processo dentro de padres civilizados, impedindo que os radicais e irresponsveis contaminem a disputa.

Comentrio Conseguiu encontrar o erro? a forma verbal pem, flexionada incorretamente na terceira pessoa do plural. O sujeito Internet (simples e no singular) obriga o verbo pr (note a manuteno do acento circunflexo para diferenci-lo da preposio por) a se flexionar na terceira pessoa do singular: a Internet pe. O examinador tentou tirar proveito da semelhana existente nas pronncias de pe e pem. Gabarito Item errado.
13 10 7

(...) A participao com popular vistas sempre e o controle de popular bem. em que do A poder poltica guardam a ideia de que o exerccio da poltica coletivo e racional, conquista as dos algum agem para exercida do que pessoas conjunto. o poder

A poltica uma ao plural. O voto, nas eleies, modo de expresso consentimento cidados, seja exercido em seu nome, para que as leis sejam elaboradas e executadas de modo legtimo. (...)
Daniela Romanelli da Silva. Poder, constituio e voto. In: Filosofia, Cincia & Vida. So Paulo: Escala, ano III, n. 27, p. 42-3 (com adaptaes).

Quando o sujeito composto, isto , possuir mais de um ncleo, verifica-se o seguinte:

www.pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 7. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Na argumentao do texto, a opo pela estrutura verbal guardam a ideia (l.8) cria o pressuposto de ser falsa a afirmao de que o exerccio da poltica coletivo e racional (l.8-9). Comentrio A estrutura verbal foi empregada na terceira pessoa do plural (guardam) porque concorda com o sujeito composto A participao popular e o controle popular do poder, que a antecede. descabido o que afirma o examinador. Pelo pequeno fragmento, j d para voc entender que verdadeiro o pressuposto de que o exerccio da poltica coletivo e racional. Gabarito Item errado.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 b) Tanto a Igreja como o Estado eram at certo ponto inocentes. (Alexandre Herculano) c) Tanto ele quanto ela parecem guardar segredo. Gabarito Item errado.

3. Posposto ao verbo o verbo poder ficar no plural (concordncia rgida ou gramatical) ou concordar com o ncleo mais prximo (concordncia atrativa).

Caram uma flor e duas folhas. (ou Caiu, para concordar apenas com uma flor)

8.

(Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Os recursos materiais destinados ao combate da dengue so Saste tu e Pedro. (ou Sastes, para concordar com todos os ncleos; ou Saram, de acordo com a norma popular) Saiu o ancio e seus amigos. (ou Saram, para concordar com todos os ncleos)

fundamentais, mas de pouco valem sem aes complementares, de responsabilidade de governos locais e da populao. Nos ltimos anos, tanto os governos estaduais como a Unio no poupou recursos financeiros e tcnicos para apoiar s prefeituras no combate da dengue. Comentrio Do ltimo perodo, vamos destacar a orao ...tanto os governos estaduais como a Unio no poupou recursos.... Estamos diante de sujeito composto cujos ncleos (governos e Unio) esto ligados pela expresso correlativa tanto... como. A norma gramatical estabelece que o verbo v para o plural quando os ncleos do sujeito composto estiverem ligados por essa ou por outras expresses afins. Exemplos: a) No s a nao mas tambm o prncipe estariam pobres. (Alexandre Herculano 9.

ATENO! Quando h reciprocidade, no entanto, a concordncia deve ser feita no plural. Agrediram-se o deputado e o senador. Ofenderam-se o jogador e o rbitro.

(Funrio/Prefeitura

de

Maric/Inspetor

de

Alunos/2007)

Sobre

concordncia verbal nos versos: Na minhalma ficou

www.pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 o samba o batuque o bamboleio e o desejo de libertao... correto afirmar que: A) B) C) D) E) a regra de concordncia foi desrespeitada - o verbo deveria estar no plural o verbo ficar segue uma regra especial - admite o singular nos casos de sujeito posposto a concordncia atrativa foi aplicada - o sujeito composto e posposto ao verbo o sujeito est anteposto ao verbo o verbo deve ficar, D) E) C)

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Pretos pintados de branco teriam mais chances no mercado de trabalho. Deve ser estendida a todo o pas. No saltaria mais aos olhos...

Comentrio Alternativa A: o sujeito casas surgiu posposto ao verbo unipessoal faltam. Alternativa B: o sujeito a experincia est anteposto locuo verbal deve ficar. Alternativa C: o sujeito Pretos pintados de branco tambm surgiu anteposto ao verbo teriam. Alternativas D e E: os sujeitos esto ocultados. Gabarito A

obrigatoriamente, no singular a concordncia atrativa obrigatria, independente da posio e do tipo de sujeito Comentrio O sujeito composto e formado pelos ncleos samba, batuque, bamboleio e desejo. Como ele est posposto ao verbo, a concordncia realiza-se, facultativamente, com todos os ncleos ou apenas com o mais prximo e isso est longe de ser uma caracterstica especial do verbo FICAR, pois diz respeito a todos os verbos pessoais. No primeiro caso, o verbo vai para o plural: ficaram; no segundo, ele fica como est. Gabarito C
13

(...)

Como

tentativas

de

acompanhar

essa

velocidade

vertiginosa que marca o processo de constituio da sociedade hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relaes interpessoais. (...)
Renato Nunes Bittencourt. Consumo para o vazio existencial. In: Filosofia, ano V, n. 48, p. 46-8 (com adaptaes).

11. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) A forma verbal surge (l.13) est flexionada no singular porque estabelece relao de concordncia com o conjunto das ideias que compem a orao anterior.

10. (Funrio/INT/Pesquisador de Biocombustveis/2008) Verifica-se um caso de sujeito posposto ao verbo no seguinte trecho: A) B) Como saber que faltam casas... Porque a experincia no deve ficar nas favelas do Rio.

Comentrio Esse verbo concorda atrativamente com o ncleo (em negrito) mais prximo do sujeito composto a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relaes interpessoais. Gabarito Item errado.

www.pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 12. (FUNRIO/INVEST RIO/ADMINISTRADOR/2010) Dentre as frases abaixo, aquela em que o sujeito aparece aps o verbo com o qual concorda A) B) C) D) E) Arrancam-lhe o corao... ...e a soltou na correnteza bravia. No mateis os animais indefesos. Juntam-se homens para executar a inglria tarefa. ... o trabalhador venceu a dificuldade.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7

Poder haver alunos reprovados.

Verbo haver com sentido de existir, acontecer, ocorrer.

13. (FUNRIO/PREFEITURA PRETO/INSPETOR pessoa do singular. DE

DE

SO

JOS

DO

VALE as

DO regras

RIO de

DISCIPLINA/2007)

Segundo

concordncia verbal, verbos impessoais so empregados na terceira

Comentrio Somente na frase Juntam-se homens para executar a inglria tarefa. o sujeito (homens) aparece depois do verbo, que est flexionado na voz passiva sinttica (ou pronominal). Na alternativa A o sujeito indeterminado. Nas opes B e C o sujeito no aparece, est oculto. Na ltima alternativa, o sujeito (o trabalhador) est antes do verbo. Gabarito D Casos Particulares de Concordncia Verbal 1. Verbos impessoais no possuem sujeito, ficando na terceira pessoa do singular. Choveu muito. Deve nevar muito naquelas regies. Aqui faz veres terrveis. Deve fazer dez anos que eles chegaram. H anos no o vejo. Ia para dez anos que no o via. J passava de dez horas.
Verbos que indicam tempo decorrido Verbos que indicam fenmenos naturais

O exemplo do texto em que o verbo encontra-se no singular por ser considerado impessoal : A) B) C) D) E) No h um dia marcado... ... preciso um processo de convergncia... ... Portugal no tem motivos para a resistncia. "Fala-se de uma presso das editoras... Isso no desculpa"

Comentrio Com verbos impessoais, o sujeito inexistente. Isso ocorre apenas na primeira opo, em que o verbo HAVER usado com sentido de EXISTIR. Na letra B , um processo de convergncia o sujeito do verbo . Na letra C, Portugal o sujeito do verbo tem. Na letra D, o pronome se indetermina o sujeito, que no deve ser confundido com sujeito inexistente. Nesse caso, o verbo concorda na terceira pessoa do singular, como se confirmar mais adiante. Na letra E, o pronome Isso funciona como sujeito do verbo . Gabarito A

14. (Funrio/Pref. de Niteri/Auxiliar Administrativo/2008) H pessoas com dois celulares

www.pontodosconcursos.com.br

11

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Segundo as regras de concordncia verbal, verbos impessoais so empregados na terceira pessoa do singular. O exemplo do texto em que o verbo encontra-se no singular por ser considerado impessoal : A) B) C) D) E) H pessoas com dois celulares. Conheo chefe de empresa que d de presente ao funcionrio de confiana um celular... Quem d mais?! " Com um deles, o mais sofisticado, mantm longas conversas com o prprio Deus ... Mas se algum quiser me dar de presente um segundo bichinho desses... Comentrio Alternativa A: o verbo HAVER foi utilizado com o sentido do verbo EXISTIR, portanto impessoal, ou seja, no possui sujeito. Alternativa B: o sujeito do verbo Conheo o pronome oculto EU. O sujeito do verbo d o pronome relativo que, representante da expresso chefe de empresa. Alternativa C: o sujeito o pronome Quem. Alternativa D: o sujeito da forma verbal mantm o pronome oculto ELE. Alternativa E: cuidado! Pronome indefinido no sinnimo de sujeito indeterminado. Aqui o sujeito (simples) o pronome algum. Gabarito A
1

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 A) B) C) D) E) existe. existiro. existem. existiam. existiriam.

Comentrio Agora a situao inverteu-se. Deve-se substituir o verbo HAVER pelo verbo EXISTIR. O termo salva-vidas passa, ento, a sujeito e obriga o verbo a flexionar-se no plural: existem, no presente do indicativo, mesmo tempo e modo do verbo original. Existe no serve por que est no singular, existiro, existiam e existiriam tambm no porque esto flexionados, respectivamente, no futuro de presente do indicativo, pretrito imperfeito do indicativo e futuro de pretrito do indicativo. Gabarito C

Dentro

de

um

ms

tinha

comigo

vinte

aranhas;

no

ms seguinte cinqenta e cinco; em maro de 1877 contava quatrocentas e noventa. (...)


Machado de Assis. A Serenssima Repblica (conferncia do cnego Vargas). In: Obra completa. Vol. II. Contos. Papis avulsos. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1959, p. 337-8.

16. (Cespe/TCU/Analista de Controle Externo/2008) O verbo ter, na linha 1, est empregado no sentido de haver, existir, por isso mantm-se no singular, sem concordar com o sujeito da orao vinte aranhas (L.1).

15. (Funrio/PM-RJ/Soldado/2008) O significado do fragmento Em muitas cidades litorneas, h salva-vidas em praias mais freqentadas e/ou perigosas... no se altera se se substituir o verbo por:

Comentrio Tentou-se induzir os candidatos a admitirem tambm o verbo ter como impessoal, a exemplo do verbo haver quando empregado no

www.pontodosconcursos.com.br

13

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 sentido de existir. Vamos esclarecer o comportamento de cada um desses verbos no que diz respeito concordncia verbal. Em primeiro lugar, o verbo existir naturalmente pessoal, o que significa dizer que possui sujeito e com ele concordara em nmero e pessoa. Existem bons alunos neste curso.
sujeito

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 aprovao de alguns usurios, mas existem outros que detectam incoerncias com respeito ao uso do hfen., se o verbo EXISTIR for substitudo por HAVER, mantendo o mesmo sentido da frase original, a forma resultante ser a seguinte: A) B) C) D) E) haveria. h. havia. houve. haver.

Em segundo lugar, o verbo haver conforme j foi dito anteriormente no possui sujeito quando impessoal, ou seja, quando empregado com o sentido de existir. H bons alunos neste curso.
obj. direto

Comentrio Equivalendo-se ao verbo EXISTIR, o verbo HAVER impessoal, ou seja, no possui sujeito e deve ser utilizado na terceira pessoa do singular. Alm disso, necessrio levar em considerao o tempo e o modo do verbo EXISTIR: presente do indicativo. Sendo assim, a substituio correta a seguinte: ...mas h outros.... Nas outras opes, tem-se respectivamente: futuro do pretrito do indicativo, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo e futuro do presente do indicativo. Gabarito B

Finalmente, o verbo ter, de acordo com a norma culta, s pode ser empregado na orao quando possuir sujeito. Se, no entanto, no possuir, dever ser substitudo pelo verbo haver no sentido de existir. O aluno no teve aula. conforme a norma culta
sujeito

No tem aula. desvio da norma culta No h aula. conforme a norma culta. Tornando a analisar a questo, percebe-se que o verbo ter foi empregado corretamente com o sentido de possuir e como verbo pessoal, cujo sujeito o pronome pessoal eu, oculto no perodo. Alm disso, o termo vinte aranhas funciona como complemento direto desse verbo. Gabarito Item errado.

18. (Funrio/Depen/Auxiliar de Consultrio Dentrio/2009) Segundo as regras de concordncia verbal, verbos impessoais so empregados na terceira pessoa do singular. O exemplo do texto em que o verbo se encontra no singular por ser considerado impessoal A) B) Em dezembro de 2007, havia 422.522 pessoas cumprindo penas alternativas... ... o nmero de pessoas cumprindo penas e medidas alternativas no Brasil disparou em relao aos presos.

17. (Funrio/MDIC/Tcnico em Comunicao Social/2009) Na frase O Acordo Ortogrfico que entrou em vigor em 2009 parece ter a www.pontodosconcursos.com.br 15

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 C) D) E) ... isso no interfere de forma significativa nas estatsticas. "Hoje, o nmero de leis para aplicao de PMAs chega a 12. "Aplicar mais penas alternativas no significa...

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 2. Verbos unipessoais so os que possuem sujeito, ficando na terceira pessoa do singular ou do plural; os principais so acontecer, bastar, caber, constar, convir, faltar, importar, interessar, ocorrer, parecer, restar, urgir, etc. Basta uma reflexo.
sujeito

Comentrio Reparou que, na letra A, o verbo HAVER foi empregado com sentido de EXISTIR? Pois ento ela a resposta que o examinador espera. Nas demais opes, os verbos esto no singular porque os respectivos sujeitos ou trazem o ncleo no singular (nmero; isso, nmero), Gabarito A ou constituem sujeito oracional (Aplicar mais penas alternativas).

Faltam apenas quatro linhas.


sujeito

3. Sujeito oracional se o sujeito for oracional, o verbo da orao principal ficar no singular. Falta fazer quatro linhas.

19. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. O nmero de brasileiros infectados pela dengue aumentou mais de 70% no primeiro trimestre do ano, em comparao com o mesmo perodo de 2009. O maior foco da doena se concentra em Gois, onde haviam 50 mil casos registrados. Minas Gerais o estado do Sudeste com maior nmero de ocorrncias (49 mil) e em Mato Grosso o total de doentes chegou a 31.510 pessoas. Comentrio Observe atentamente a orao onde haviam 50 mil casos registrados. Notou a flexo do verbo haver? Como ele foi usado com a sentido de existir, impessoal, no tem sujeito e deve se manter na terceira pessoa do singular (havia). Gabarito Item errado.

sujeito

Urge que tomemos uma atitude radical.


sujeito

4. Pronome apassivador e ndice de indeterminao do sujeito D-se aula. (com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, o SE pronome apassivador e o verbo da orao d deve concordar com o sujeito aula)

Do-se aulas. (pluralizando-se o sujeito aulas , o verbo deve flexionar-se tambm no plural Do; e o se continua como pronome apassivador) Precisa-se de professores. (agora, o vocbulo SE acompanha verbo transitivo indireto Precisa e, por isso, denomina-se ndice de indeterminao do sujeito, o que fora o verbo a ficar na terceira pessoa do singular, situao que se repete com

www.pontodosconcursos.com.br

17

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 verbos intransitivos, de ligao e verbo transitivo direto + SE + preposio)
4

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Nessa dicotomia, um leitor crtico vai perceber que se trata de um corte epistemolgico, na medida em que fica bvio que classificar por extremos no reflete a complexidade de classes

20. (Funrio/Jucerja/Arquivologia/2008) Leia-se o seguinte fragmento: Para combater esse desvio, instituiu-se o padro-ouro. Passando-se o termo padro-ouro para o plural, segundo a norma padro escrita brasileira, esse enunciado teria, necessariamente, de ser assim reescrito: A) B) C) D) E) Para combater-se esses desvios, instituiu-se (,,,). Para se combaterem esses desvios, instituram-se (,,,). Para combaterem-se esses desvios, instituiu-se (,,,). Para combaterem esse desvio, instituiu-se (,,,). Para combater esse desvio, instituram-se (...).

da sociedade brasileira, apesar de indicar os picos. (...)


Dina Maria Martins Ferreira. No pense, veja. So Paulo: Fapesp & Annablume, p. 62 (com adaptaes).

21. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) O uso da forma verbal se trata (l.3), no singular, atende s regras de concordncia com o termo um corte epistemolgico (l.4) e seriam mantidas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto se fosse usado o termo no plural, cortes epistemolgicos, desde que o verbo fosse flexionado no plural: se tratam. Comentrio O verbo tratar-se , quanto regncia, transitivo indireto e possui sujeito indeterminado. Portanto o termo de um corte epistemolgico o objeto dele e nenhuma concordncia entre eles deve ser mantida. Gabarito Item errado.

Comentrio O termo padro-ouro, no singular, sujeito do verbo instituiu-se, flexionado na voz passiva sinttica (ou pronominal). Pluralizando esse sujeito, o verbo passa a concordar na terceira pessoa do plural: instituram-se. Ento, as letras A , C e D devem ser prontamente descartadas. Agora observe a letra B. Qual o problema dela? Certamente, ela no est gramaticalmente errada; mas no serve como resposta porque o examinador usou a palavra necessariamente. Em Para se combaterem esses desvios, houve mudana da voz verbal: de voz ativa (Para combater esse desvio) com sujeito indeterminado para voz passiva sinttica (ou pronominal), sendo sujeito o termo esses desvios. Gabarito E

5. Coletivo o verbo concordar com o coletivo, estando prximo a ele; mas, se estiver distante, o verbo poder ficar no singular ou no plural, conforme se queira destacar mais a idia dos indivduos. O povo no revelou nada. O grupo se dividiu; mais adiante, porm, se reuniram (ou reuniu). 6. Expresso partitiva quando o sujeito formado por uma expresso partitiva (parte de..., metade de..., o grosso de..., a maioria de..., a maior parte de..., grande nmero de..., etc.) seguida de substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural. www.pontodosconcursos.com.br 20

As nveis

diferenas

de

classes

vo

ser e

estabelecidas no

em

dois

polares:

classe

privilegiada

classe

privilegiada. 19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 A maioria das crianas no mente. (conc. rgida ou gramatical) A maioria das crianas no mentem. (conc. atrativa)

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Cerca de dois mil candidatos passaram no concurso.

(concordncia rgida ou gramatical)

ATENO! Com a expresso mais de um, devemos ter mais cuidado. O (...) A reao dos verbo s vai para o plural quando h ideia de reciprocidade ou quando a expresso surge repetida. Mais de uma mquina estava parada. Mais de um casal se agrediram. Mais de uma flor, mais de uma folha foram arrancadas.

indicadores de atividade na zona do euro, que j no eram


4

robustos ou mesmo convincentes, agora algo semelhante paralisia. Os Estados Unidos da Amrica cresceram a uma taxa superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta que a economia americana perder fora no segundo semestre. (...)
Valor Econmico, Editorial, 6/7/2010 (com adaptaes).

8. Pronome relativo que se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concordar com o antecedente. Fui eu que cheguei por ltimo. Foste tu que chegaste por ltimo.

22. (Cespe/MPU/Tcnico Administrativo/2010) Se o verbo da orao mas a maioria dos analistas aposta (L.6) estivesse flexionado no plural apostam , o perodo estaria incorreto, visto que, de acordo com a prescrio gramatical, a concordncia verbal, em estrutura dessa natureza, deve ser feita com o termo maioria. Comentrio Quando o sujeito representado por expresses partitivas (a maioria de, um grande nmero de, por exemplo) seguido de substantivo no plural, o verbo pode flexionar-se no singular ou no plural. Gabarito Item errado.
25 22

(...) superfcie parte do realidade para mundo ao

No explicar que qual nos o exige

precisamos mundo, porque Ela A explicao.

usar ela um mesma dado

a da

relacionamos.

superfcie

pode

ter uma aparncia ou ser mais, a prpria verdade.


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

7. Quantidade aproximada quando houver uma quantidade aproximada (perto de..., cerca de..., coisa de..., mais de..., menos de..., etc) seguida de substantivo, o verbo obrigatoriamente concordar com o substantivo.

23. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2009) A forma verbal exige (L.23) apresenta flexo de singular para concordar com o pronome ela (L.22), que, por sua vez, retoma, por coeso, superfcie (L.22).

www.pontodosconcursos.com.br

21

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Comentrio De fato, o pronome pessoal ela faz referncia ao substantivo superfcie. Entretanto, o sujeito da forma verbal exige o pronome relativo que, representante semntico da expresso parte do mundo, que por encontrar-se no singular obriga o verbo a se mantaer tambm no singular. Gabarito Item errado.
10

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Gabarito Item errado.

(...) poder (...)

que e em

so

relaes O

de poder

heterogneas

constante

transformao.

, portanto, uma prtica social constituda historicamente.

Maria da Penha Nery. Vnculo e afetividade: caminhos das relaes

(...) Tempo,
13

humanas. So Paulo: gora, 2003, p. 108-9 (com adaptaes).

espao nosso que as um

matria por

so, das meio

pois, das de

ideias o

que mais as uma

25. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Respeitam-se as relaes de coerncia e coeso gramatical do texto se a forma verbal h (R.9) for substituda por existe. Comentrio Voc j sabe que o verbo haver pode substituir o verbo existir, e vice-versa. O detalhe que o primeiro impessoal (no tem sujeito) e o segundo, pessoal (possui sujeito, com o qual deve concordar em numero e pessoa). Para saber se a forma existe pode mesmo substituir a forma h, voc precisa identificar que termo funcionar como sujeito daquele verbo. Sintaticamente, o pronome relativo que o sujeito. Diz a regra gramatical que, nesse caso, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo: o pronome demonstrativo O (= Aquilo), terceira pessoa do singular. Gabarito Item certo.

penetram primitivo, filosficas integraram

o e at

conhecimento evoluram modernas nvel

coisas,

desde

especulaes que sntese,

investigaes mais profundo

cientficas,

16

em

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

24. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Na organizao das ideias no texto, o pronome que (L.14) retoma nosso conhecimento das coisas (L.13). Comentrio importante perceber que, ao se admitir como verdade a assertiva da banca examinadora, surge instantaneamente um erro de concordncia entre o sujeito e o verbo: nosso conhecimento das coisas evoluram... Note que o ncleo do sujeito faz-se representar pela terceira pessoa do singular (ELE) e que isso obriga o verbo a flexionar-se igualmente em nmero e pessoa (EVOLUI), o que no acontece. Ento, qual o verdadeiro antecedente do pronome relativo? Acertou se voc disse ideias, de acordo com a linha argumentativa do texto e em observncia s normas gramaticais.

26. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Chuvas e calor acima da mdia, alm da volta da circulao da dengue do tipo 1, so fatores que determina o aumento do nmero de casos.

www.pontodosconcursos.com.br

23

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Mas inegvel que, diante de bons resultados dos programas realizados anteriormente, houve certa acomodao por parte dos segmentos encarregados do combate a dengue. Comentrio Antecipo a voc que meu comentrio, aqui, se restringir ao que diz respeito concordncia, em virtude do propsito desta aula. Observe iniciada pelo pronome o segmento so fatores que determina o o aumento. Agora atente para a orao (subordinada adjetiva restritiva) relativo que: que determina aumento. Responda-me qual o sujeito da forma verbal determina. Sua resposta deve ter sido o pronome relativo que, certo? O que diz mesmo a regra de concordncia quando o sujeito for o pronome relativo que? Ela diz que, nesse caso, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo: o substantivo plural fatores. Portanto o verbo determinar deve ser flexionado na terceira pessoa do plural: so fatores que determinam o aumento Gabarito Item errado.
1

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Comentrio A concordncia feita com a expresso crise do crdito, semanticamente substituda pelo pronome relativo que. Gabarito Item errado. Vale a apena rever certas crenas que se tm

multiplicado a respeito das chamadas emoes negativas. (...)


Planeta, jan./2010, p. 64-5 (com adaptaes).

28. (Cespe/Inca/Cargos de Nvel Superior/2010) A substituio de se tm (l.1) por tem altera as relaes entre os argumentos do texto, mas preserva sua coerncia e correo gramatical. Comentrio Primeiramente, vamos entender o porqu do acento na forma original. Pergunte-se o que tem sido multiplicado: certas crenas. Esse termo substitudo pelo pronome relativo que, o qual exerce a funo sinttica de sujeito do verbo ter. J disse anteriormente que, nos casos semelhantes, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo. Como o antecedente est no plural, o verbo ter tambm vai para o plural. O plural desse verbo indicado pelo acento circunflexo (que foi mantido pelo novo Acordo) para diferenciar da forma singular: (ele) tem.

(...)
13

Os

EUA Ral

tornaram-se Castro no

o foi

saco o

de a

pancadas

nessa os

Portanto a troca sugerida pela banca (certas crenas que se tem multiplicado) traz prejuzos ao texto. Gabarito Item errado. 9. Pronome relativo quem o verbo concordar com o antecedente ou ficar na terceira pessoa do singular. Fui eu quem cheguei por ltimo. Fui eu quem chegou por ltimo.

cpula.

nico

responsabilizar

EUA e o que chamou de seu modelo neoliberal pela crise do


16

crdito, que est comprometendo muitas outras economias. (...)


Alexei Barrionuevo. The New York Times. In: O Estado de S. Paulo, 18/12/2008 (com adaptaes).

27. (Cespe/MRE-IRBr/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal est (l.16) vem no singular porque concorda com modelo neoliberal (l.15).

www.pontodosconcursos.com.br

25

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 10. Um dos que o verbo ficar na terceira pessoa do singular, concordando com um, ou na terceira pessoa do plural, concordando com os (dos = de + os). Voc um dos que fala/falam menos. O Amazonas um dos rios que corta/cortam a floresta equatorial. ATENO! Quando houver idia de excluso necessria, o verbo ficar no singular. uma das tragdias de Racine que se apresentar hoje no teatro. Ela uma das candidatas que preencher a vaga. 12. B) C) D) E)

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Deve haver possibilidades de recorrer da ao injusta. Cerca de cem pessoas aproximavam-se ansiosamente do guich. Esses vinte por cento de desconto conquistaram a clientela da loja. Um piquete de bravos defendeu o castelo do nobre aprisionado.

Comentrio O erro est logo na primeira alternativa, pois h somente opes de o verbo flexionar-se no plural, quer concordando com o pronome indefinido Muitos (reclamaram), quer com o pronome pessoal ns (reclamamos). Gabarito A

Cada um o verbo ficar no singular. Cada um de ns estudar para o concurso. Cada um de vocs passar.

11.

Pronome indefinido, interrogativo ou demonstrativo + de (dentre) ns, vs ou vocs o verbo concorda com o pronome (sujeito); mas, se este estiver no plural, o verbo poder concordar com o pronome pessoal.
16

(...) teorias polticas e econmicas da natureza constitui uma viso

Alm dos ou

disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas fenmenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma

Algum dentre vs sair antes? Quais de ns sairo (sairemos) antes? Falo com aqueles dentre vs que trabalham (trabalhais).

19

descrio

verdadeira

biolgica,

psicolgica

espiritual do humano.
Humberto Maturana. Biologia do fenmeno social: a ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptaes).

30. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Na linha 16, na concordncia 29. (Funrio/Furp/Assistente de Licitao/2009) Indique a alternativa em que a concordncia verbal est em desacordo com a variedade padro da Lngua. A) Muitos de ns reclamou do mau atendimento daquela instituio. www.pontodosconcursos.com.br 27 com cada uma das ideologias, a flexo de plural em fundamentam refora a ideia de pluralidade de ideologias; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar cada uma, empregando-se o referido verbo no singular. www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Comentrio a flexo de plural em fundamentam decorre da

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Apenas 1,78% votou nesse candidato. ATENO! Bechara (Moderna gramtica portuguesa 37 edio revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortogrfico Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2009 pgina 566) nos ensina que Nas linguagens modernas em que entram expresses numricas de porcentagem, a tendncia fazer concordar o verbo com o termo preposicionado que especifica a referncia numrica. Trinta por cento do Brasil assistiu transmisso dos jogos da Copa. Trinta por cento dos brasileiros assistiram aos jogos da Copa.

concordncia com essas teorias polticas e individuais, sujeito da forma verbal. A expresso cada uma das ideologias concorda com o verbo constitui. Gabarito Item errado.

13.

Pronome de tratamento o verbo concordar sempre na terceira pessoa do singular ou do plural. Vossa Excelncia muito digno. Vossas Senhorias so muito exigentes.

14. Frao rigorosamente, o verbo concorda com o numerador; havendo parte inteira, o verbo concordar com ela. Um tero dos alunos foi embora. Dois inteiros e um quarto dos alunos passaram. ATENO! possvel ainda usar o verbo no plural quando o nmero fracionrio vier seguido de substantivo no plural. Essa posio sustentada, por exemplo, pelo mestre Cegalla (Novssima gramtica da Lngua Portuguesa, 48 edio, Companhia Editora Nacional, So Paulo, 2008, pgina 470) Um quinto dos homens eram de cor escura. Recomendo que voc observe atentamente todas as opes apresentadas pelo examinador. 15. Porcentagem o verbo concorda, a rigor, com o numeral. Um por cento dos alunos recusou-se a colaborar. Vinte e cinco por cento dos candidatos faltaram. A) B) C) D) E)

Aqui tambm recomendo que voc observe atentamente todas as opes apresentadas pelo examinador, que pode considerar corretas as duas possibilidades de concordncia.

31. (Funrio/Furp/Supervisor de Produo Farmacutica/2010) Segundo o padro formal da lngua, h desvio de concordncia na opo 18,2% da populao brasileira com mais de 15 anos deixaram o cigarro. 17,2% dos jovens brasileiro continuam fumando. 18,2% deixaram de fumar. 17,2% continuam fumando. 65% de fumantes pensam em parar de fumar.

Comentrio Preliminarmente, a Funrio apontou para a alternativa A, indicando que, como mestre Bechara, tambm tende a concordar o verbo com o termo preposicionado que especifica a referncia numrica: da populao brasileira. Posteriormente, a banca anulou a questo,

www.pontodosconcursos.com.br

29

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 possivelmente por causa da falta de concordncia entre o substantivo jovens e o adjetivo brasileiro (letra B). Gabarito Anulada.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 que a expresso essa mgoa e esse rancor constitui o sujeito composto da forma verbal chama. Perceba ainda que os ncleos mgoa e rancor so substantivos sinnimos, o que permite ao verbo manter-se no singular em concordncia atrativa com o ncleo mais prximo, ou se flexionar para concordar com todos os ncleos: como se chamam essa mgoa e esse rancor? ou como so chamados essa mgoa e esse rancor?. Gabarito Item certo.

16.

Substantivos sinnimos (ou quase sinnimos) e substantivos em gradao o verbo concorda gramaticalmente com todos os ncleos ou atrativamente com o mais prximo.

Medo e temor me assusta/assustam. Uma palavra, um movimento, um simples gesto

17.

Aposto resumitivo se o sujeito composto for resumido por um aposto (pronome indefinido), o verbo concordar com o aposto. Alunos, professores, diretores, ningum chegava a um acordo.
sujeito composto aposto resumitivo

causava/causavam-lhe medo.

Pel, Garrincha, Didi, todos foram campees mundiais.


sujeito composto aposto resumitivo

O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

18.

Infinitivos antnimos ou determinados verbo no plural. Discordar e apoiar so prprios da democracia. O andar e o nadar fazem bem sade.

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente como se chama essa mgoa e esse rancor? (...)


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

ATENO! Se os infinitivos no forem antnimos ou no estiverem determinados, o verbo ficar no singular. Andar e nadar faz bem a sade. Sujar a roupa de giz e passar a noite corrigindo prova nunca desanimou os professores. 19. Um e outro verbo no singular ou no plural. Um e outro jogador foi/foram expulsos. ATENO! Havendo ideia de reciprocidade com a expresso um e outro, o plural obrigatrio. www.pontodosconcursos.com.br 32

32. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) gramaticalmente correto flexionar no plural a forma verbal em como se chama essa mgoa e esse rancor? (L.4), tendo como resultado como se chamam (...). Comentrio Notou que temos uma construo caracterstica de voz passiva sinttica em como se chama essa mgoa e esse rancor? Essa passagem equivale-se a seguinte estrutura de voz passiva analtica: como chamada essa mgoa e esse rancor?. Pois bem, voc sabe que toda voz passiva possui sujeito, certo? Analise o trecho com mais calma e perceba

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Um e outro insultaram-se.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 gramtica da lngua portuguesa, 48a. edio revista, So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, pginas 556 e 557).

20. Um ou outro; nem um nem outro a corrente majoritria indica o singular; todavia esses casos suscitam divergncias entre consagrados autores: Um ou outro jogador fez gols. Nem um nem outro garoto brigou na rua. a) Cunha e Cintra: As expresses um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronome substantivo ou como pronome adjetivo, exigem normalmente o verbo no singular: Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro. Prosseguem os mestres: No rara, porm, a construo com o verbo no plural quando as expresses se empregam como pronome substantivo: Nem um nem outro desejavam questionar. (Nova gramtica do portugus contemporneo, 5 edio, Rio de Janeiro: Lexikon, 2008, pgina 527); b) Pasquale e Ulisses: Com as expresses um ou outro e nem um nem outro, a concordncia costuma ser feita no singular, embora o plural tambm seja praticado. (...) No h uniformidade no tratamento dado a essas expresses por gramticos e escritores. (Gramtica da lngua portuguesa, So Paulo: Scipione, 1998, pgina 486); c) Bechara: Com nem um nem outro de rigor o singular para o substantivo e verbo: Nem um nem outro livro merece ser lido. (Moderna gramtica portuguesa, 37 edio revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortogrfico, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, pgina 548); d) Cegalla: O sujeito sendo uma dessas expresses [um e outro e nem um nem outro], o verbo concorda, de preferncia, no plural. Exemplos: Nem uma nem outra foto prestavam [ou prestava] (Novssima www.pontodosconcursos.com.br 33

ATENO! Recomendo que voc mantenha certa flexibilidade ao encarar questes desse tipo.

33. (Funrio/Prefeitura de Itabora/Agente de Trnsito/2007) Assinale a alternativa cujo espao s pode ser preenchido com a 1 forma verbal que se encontra entre parnteses: A) B) C) D) E) a maioria ________ de p seus candidatos (aplaudiu/aplaudiram) Lus, o professor e eu _______ de p (ficaro/ficaremos) ______muitas reprovaes nesta turma (houveram/houve) no meu bairro, _______gua e luz (faltou/faltaram) nem um nem outro______ minha festa (prestigiaram/prestigiou)

Comentrio Alternativa A: a nica possibilidade de concordncia no singular, com o ncleo do sujeito: a maioria aplaudiu. Alternativa B: os sujeitos so compostos por pessoas diferentes: terceira e primeira. Como esta tem precedncia, o verbo vai obrigatoriamente para a primeira pessoa do plural: Lus, o professor e eu ficaremos. Alternativa C: o verbo HAVER impessoal com sentido de EXISTIR, o que o obriga a permanecer na terceira pessoa do singular: Houve muitas reprovaes. Alternativa D: o sujeito composto e posposto ao verbo, que pode concordar gramaticalmente com todos os ncleos (faltaram gua e luz) ou atrativamente com o mais prximo (faltou gua e luz). Alternativa E: se a banca admite apenas o singular, a lacuna deve ser preenchida com a segunda forma (nem um nem outro prestigiou);

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 se ela admite tambm o plural, as duas formas so possveis (nem um nem outro prestigiaram ou nem um nem outro prestigiou). Gabarito A

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 ATENO: Na orao O professor, com o aluno, montou o equipamento, a expresso com o aluno , na verdade, adjunto adverbial de companhia; por isso o verbo fica no singular.

21. Sujeitos ligados por ou ou nem o verbo ficar, normalmente, no plural; mas, se houver ideia de excluso obrigatria ou sinonmia, o verbo ficar no singular. Nem Paulo, nem Ana reclamaram do salrio. Pedro ou Paulo sairo mais cedo. Jos ou Pedro casar com ela. (apesar de tudo, uma pessoa s pode casar com outra, e no com outras ao mesmo tempo risos) Dida ou Jlio Csar ser o goleiro titular. (somente um goleiro pode ser titular em um jogo; o outro o reserva) A Lngustica ou Glotologia a cincia que estuda a evoluo da linguagem humana.

23.

Haja vista essa expresso, no singular, est sempre certa; porm pode variar se o seu referente estiver no plural: Haja vista o caso. Haja(m) vista os casos. Haja vista dos (aos) casos. (aqui, a preposio impede que a expresso varie)

24.

Ttulos de obras e nomes prprios de lugar a concordncia feita levando-se em conta a presena ou a ausncia de artigo. Os Lusadas pertencem a Cames. Os Estados Unidos perderam muitos trofus. Minas gerais ganhou todas as competies.

ATENO! Se houver idia de retificao, o verbo concordar com o mais prximo. O ladro ou os ladres, no sei ao certo, assaltaram o banco. Os ladres ou o ladro, no sei ao certo, assaltou o banco.

ATENO! Quando o sujeito for ttulo de obra, o verbo poder concordar com o sujeito ou com o predicativo. Os Lusadas so/ a obra mxima de Cames.

22. Sujeitos ligados por com o verbo fica no plural, dando nfase a todos os sujeitos. O professor com o aluno montaram o equipamento. 34. (Funrio/Funai/Promoo Social/2009) As frases abaixo renem algumas das consideraes que o texto apresenta sobre o papel da imprensa na sociedade de hoje, mas, em uma delas, a construo sinttica est em desacordo com os padres formais da lngua. Assinale-a.

www.pontodosconcursos.com.br

35

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 A) B) C) D) E) No deveria haver tantas mentiras e manipulaes em nome da grande ptria. H corporaes cujas presses econmicas levam muitos veculos a omitir informaes. Fazem sculos que a liberdade de expresso busca compensar as presses do Estado. A maioria dos jornalistas pode ser acusada de no contar a verdade para seus leitores. Os Estados Unidos votaram contra a Declarao Universal dos Direitos dos Povos Indgenas. Comentrio Alternativa A: certa. O verbo principal HAVER transmite sua impessoalidade para o verbo auxiliar DEVER, que se flexiona na terceira pessoa do singular. Alternativa B: certa. O verbo HAVER aqui tambm impessoal e se mantm na terceira pessoa do singular. Alternativa C: errada. O verbo FAZER, por indicar tempo decorrido, impessoal e deve-se manter na terceira pessoa do singular. Alternativa D: certa. A concordncia pode ser feita no singular com maioria (exatamente como est) ou no plural com jornalistas. Alternativa E: certa. A concordncia foi feita levando-se em considerao o artigo Os. Gabarito C d) c) b) a)

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 O termo que indica pessoa tem precedncia sobre coisa/objeto. Maria era as esperanas de todos. O mundo so os homens. O pronome pessoal tem precedncia sobre o nome. Os culpados ramos ns. O Estado sou eu. O pronome pessoal ou nome tm precedncia sobre qualquer outro pronome. Quem s tu? Tudo so flores.

ATENO! No segundo caso, quando o sujeito representado pelos pronomes tudo, nada, isto, isso, aquilo, considera-se possvel tambm a concordncia com o pronome. Tudo flores.

O plural tem precedncia sobre o singular. A casa eram umas folhas. A sua paixo eram filmes de terror.

ATENO! Modernamente, j se aceita a concordncia com o sujeito, quando este representado coisa/objeto. A casa era umas folhas. Aquele amor cacos de um passado.

25.

Concordncia do verbo ser em muitas situaes, esse verbo deixa de concordar com o sujeito para concordar com o predicativo; em outras, pode concordar com um ou com outro, de acordo com o termo que se quer enfatizar:

www.pontodosconcursos.com.br

37

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 e) O verbo SER mantm-se na terceira pessoa do singular nas expresses que indicam preo, valor, medida, peso. Dois quilos pouco. Vinte mil cruzeiros demais. Trs metros mais do que preciso. f) Nas indicaes de distncia, horas e datas (decurso de tempo), o verbo SER concordar com estas. Da Tijuca Barra so oito quilmetros. Era uma hora e cinquenta e nove segundos. Hoje so 21 de maio.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Alternativa B: errada. Para exprimir tempo passado usa-se o verbo HAVER: H. Alternativa C: errada. Faltou harmonia entre o sujeito plural AS NAES UNIDAS e o verbo no singular: COMEMORA: AS NAES UNIDAS COMEMORAM Alternativa D: errada. VTD + SE = voz passiva. O sujeito 60 ANOS (ideia de plural) deve concordar em nmero e pessoa com o verbo PASSAR: PASSARAM-SE J 60 ANOS. Alternativa E: certa. O verbo SER foi usado para indicar decurso de tempo e, mesmo impessoal, concorda no plural com 60 anos. Gabarito E

35. (Funrio/Fiotec/Tcnico em Higiene Dental/2010) Considerando que a Declarao Universal dos Direitos Humanos existe desde 10 de dezembro de 1948, seria gramaticalmente correto escrever a seguinte manchete num jornal publicado em 10 de dezembro de 2008: A) B) C) D) E) FAZEM 60 ANOS QUE A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS COMEOU. DECLARAO DOS DIREITOS HUMANOS: O SONHO COMEOU A 60 ANOS. AS NAES UNIDAS COMEMORA OS 60 ANOS DOS DIREITOS HUMANOS. PASSOU-SE J 60 ANOS, MAS OS DIREITOS HUMANOS AINDA NO EXISTEM. DIREITOS HUMANOS: SO 60 ANOS DE ESPERANA.

26. Concordncia com a expresso que leia o que os ilustres gramticos Cunha e Cintra tm a nos dizer a esse respeito: A locuo que invarivel e vem sempre colocada entre o sujeito da orao e o verbo a que ele se refere. Assim: Jos que trabalhou, mas os irmos que se aproveitaram do seu esforo. Mas todo cuidado pouco! Continue a ler as lies de Cunha e Cintra: [A expresso que] uma construo fixa, que no deve ser confundida com outra semelhante, mas mvel, em que o verbo ser antecede o sujeito e passa, naturalmente, a concordar com ele e a harmonizar-se com o tempo dos outros verbos. Compare-se, por exemplo, ao anterior o seguinte exemplo: Jos que trabalhou, mas foram os irmos que se aproveitaram do seu esforo. Ou este:

Comentrio Alternativa A: errada. Nas indicaes de tempo decorrido, o verbo FAZER impessoal e se mantm na terceira pessoa do singular: FAZ.

www.pontodosconcursos.com.br

39

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Foi Jos que trabalhou, mas os irmos que se

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Comentrio Alternativa A: correta. O verbo concorda com o sujeito cinco e meia da tarde. Alternativa B: incorreta. O verbo FAZER impessoal nas indicaes de tempo decorrido. Eis a correo: Faz... Alternativa C: incorreta. O verbo auxiliar DEVER sofre o reflexo da impessoalidade do verbo HAVER e precisa ser mantido na terceira pessoa do singular: Deve... Alternativa D: incorreta. O verbo SER, mesmo sendo impessoal nas indicaes de tempo decorrido, flexiona-se em funo do numeral. Eis a correo: ...so... Alternativa E: incorreta. O verbo BATER deve concordar com o sujeito cinco e meia da tarde: ...bateram... Gabarito A

aproveitaram do seu esforo..

27. Concordncia com os verbos bater, dar e soar referindo-se s horas, concordam regularmente com o sujeito, que pode ser hora, badalada, relgio etc. a) b) c) Deram oito horas no relgio da Central. Tinham batido quatro horas no cartrio de tabelio. Soaram dez horas no sino da igreja.

ATENO! s vezes, hora, badalada, relgio etc. passam a objeto: O relgio da Central deu oito horas. O sino da igreja soou dez horas.

28. 36. (Funrio/Pref. de So Jos do Vale do Rio Preto/Professor de Portugus/2007) Eram cinco e meia da tarde (...). No trecho acima destacado, pode-se observar a concordncia do verbo ser frequentemente desrespeitada na expresso oral. Dentre as alternativas a seguir, e consoante a norma culta, qual a que est CORRETA no que tange concordncia verbal? A) B) C) D) E) J deram cinco e meia da tarde. Fazem cinco horas e meia que cheguei. Devem haver cinco horas e meia que cheguei. J cinco e meia da tarde. J bateu cinco e meia da tarde no relgio da igreja.

O verbo PARECER pode relacionar-se de duas maneiras distintas com o infinitivo: Os dias parecem voar. a forma verbal parecem verbo auxiliar de voar; Os dias o sujeito da orao. Os dias parece voarem. aqui houve uma inverso da ordem dos termos: Parece voarem os dias. Neste caso, o verbo parece o verbo da orao principal, cujo sujeito a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo voarem os dias. Se desenvolvermos essa orao, teremos: Parece que os dias voam.

ATENO! Quando a construo for feita no singular, as duas anlises so possveis.

www.pontodosconcursos.com.br

41

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 O dia parece voar. no sabemos se aqui o verbo parece auxiliar do verbo voar, ficando no singular por concordar com o sujeito O dia, ou se a ordem est invertida: Parece o dia voar, sendo a orao o dia voar sujeito do verbo Parece.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 I. Flexiona-se o infinitivo quando h sujeito claro, explcito na mesma orao em que surge o verbo no infinitivo. No necessrio [vocs chegarem cedo].
sujeito

II. Mesmo no estando explcito o sujeito, pode-se flexionar o Para finalizar a parte de concordncia verbal, proponho a questo seguinte, que envolve verbo no infinitivo. infinitivo para evitar ambiguidade. Est na hora [de comear o trabalho]. (Quem: eu, voc?) Est na hora [de (ns) comearmos o trabalho]. (...)
16

Em mundial,

geral, nessa o

cinco crise: o

fatores aumento

esto da dos

atuando, produo com

em a

escala de do alta

III.

Quando o sujeito do infinitivo for diferente do sujeito da

subsidiada

orao anterior, tambm ocorrer a flexo. [Vejo] [(vocs) estarem atrasados novamente]. IV. Sendo os sujeitos iguais, a flexo facultativa.

biocombustveis;
19

incremento

custos

petrleo, que chega a US$ 114 o barril, e dos fertilizantes; o aumento do consumo em pases como China, ndia e Brasil; a seca e a quebra de safras em vrios pases; e a crise norte-americana, que levou investidores a apostar no aumento dos preos de alimentos em fundos de hedge. (...)
O mundo em guerra pelo po. In: Isto Dinheiro. 23/4/2008, p. 30-2 (com adaptaes).

22

[Reunir-nos-emos com eles] [para apresentar/apresentarmos os problemas da empresa]. o sujeito comum das oraes ns. V. Atente agora para a estrutura formada por PREPOSIO A

+ INFINITIVO, pois o Cespe aceita tanto a flexo como a no flexo. O rapaz ajudava as garotas a se superar/superarem
sujeito

37. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2008) No trecho que levou investidores a apostar no aumento dos preos de alimentos em fundos de hedge (L.22-23), a substituio de apostar por apostarem manteria a correo gramatical do texto. Comentrio A flexo do infinitivo para concordar com o sujeito da orao assunto que gera muitas discusses entre estudantes, sejam eles professores ou alunos. Em geral podemos seguir as orientaes abaixo.

VI.

Com a voz passiva, a flexo obrigatria.

As tarefas a serem feitas so essas. Gabarito Pelo que foi explicado anteriormente, em especial no item V, o item est certo. A forma verbal apostar pode flexionar-se em terceira

www.pontodosconcursos.com.br

43

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 pessoa do plural para concordar com o seu sujeito: investidores, mesmo diante da preposio a.
28

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 as Dahl possibilidades mas h nos de um os cidados sob participarem um governo das por decises Robert

polticas,

lado

sombrio,

identificado

seguintes

termos:

representativo,

ideia

de

democracia e

tem

seu

nascedouro na pois tomada exclua,

nas de por
34 31

muitas vezes os cidados delegam imensa autoridade arbitrria para decises de importncia extraordinria.. Segundo o autor, as eleies um a de peridicas com olho os na garantem opinio do a certo povo. sobre nica o compromisso as da nos elites do Apesar pilar dos a lado eleio Estados representantes manter sombrio, peridica representados, alicerada obrigam

cidades-Estados pode

gregas o

consubstancia-se era restrito,

decises mediante a participao direta dos cidados. Como se


4

depreender,

conceito

exemplo, as mulheres e os escravos. Na trajetria da Grcia, com sua experincia de democracia primria ou de assembleia,
7

democracia

ao

mundo

moderno, da

alguns e

fatores tempo de e

se

apresentaram direta: cada de cada Assim de por certo do vez

como de mais os os mais A) a de

representantes

vivel

inviabilizadores cidados,
10

participao territorial

poltica

nmero

contemporneos.
Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico e direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

extenso da

(noo reunio sendo

modificada diante dos avanos tecnolgicos). Diante envolvidos reflexos a das impossibilidade que, de tomadas todos sentem vez aqueles decises de em alguma forma,

38. (Cespe/DPU/Analista Tcnico Administrativo/2010) Considerando as estruturas do texto, assinale a opo correta no que diz respeito concordncia. A insero da forma verbal manterem no lugar de manter, em manter um olho na opinio do povo (l.33), acarretaria prejuzo sinttico ao texto. B) A orao existia alguns fatores inviabilizadores parafraseia de modo C) gramaticalmente correto o trecho alguns fatores se apresentaram como inviabilizadores (l.7-8). Ainda que o vocbulo necessidade (l.15) estivesse flexionado no plural, a forma verbal identificou (l.14) deveria permanecer no singular. D) A alterao de sejam garantidas (l.25) para seja garantido no interfere na correo gramatical do perodo.

13

urgente a tomada de decises em tempo recorde, identificou-se necessidade A pessoas,


19

eleger uma que de

representantes. composta

nasceu milhares um se que e

16

democracia representativa, com seus prs e contras. rigor, no esse sociedade a os apenas mediante representao diferentes os porm, interesses grupo faam nem nem

escolhido presentes sempre

possvel grupo

interesses

momento

decidir;

representa ficando

todo do

22

sempre todos os interesses de uma sociedade plural chegam a ter representantes, alguns alijados processo decisrio. Um governo que se prope como democrtico busca

25

estabelecer mecanismos para que sejam garantidas ao mximo

www.pontodosconcursos.com.br

45

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 E) As formas verbais garantem (l.31) e obrigam (l.32) concordam com eleies peridicas (l.31). Comentrio Alternativa A: a forma verbal em negrito agora foi usada no infinitivo pessoal, por isso ela se flexionou para concordar em nmero e pessoa com o sujeito as elites (l. 32). Sobre a flexo do infinitivo, leia o que eu disse no item V do comentrio da questo anterior. Conclui-se, ento, que no h prejuzo sinttico para o texto. Alternativa B: O verbo existir pessoal (diferentemente do verbo haver usado no mesmo sentido). Sendo assim, ele tem sujeito, com o qual deve concordar em nmero e pessoa. Conforme a proposta da banca examinadora, esse sujeito o termo alguns fatores inviabilizadores (terceiras pessoa do plural = eles). Isso leva o verbo existir a flexionar-se da seguinte maneira: existiam (terceira pessoa do singular). Portanto a opo est errada. Alternativa C: o verbo identificar est na voz passiva sinttica, auxiliado pelo pronome apassivador se. Toda voz passiva possui sujeito (mas pode no possuir agente da passiva). No texto, o substantivo necessidade o ncleo desse termo sinttico. A pluralizao dele deve levar, tambm, o verbo para o plural: identificaram-se as necessidades. Com a voz passiva analtica, mais fcil perceber a necessidade de concordncia entre sujeito e verbo: as necessidades foram identificadas. Logo o item est errado. Alternativa D: estamos s voltas com a voz passiva, mas agora a analtica (verbo auxiliar flexionado + verbo principal no particpio): sejam garantidas. O verbo auxiliar flexiona-se em nmero pessoa para concordar com o sujeito; o verbo principal flexiona-se em gnero e nmero pelo mesmo motivo. Repare bem: ...sejam garantidas... as possibilidades.... Talvez, a posposio do sujeito ao verbo tenha dificultado
4 1

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 sua anlise. bom ficar atento! A alterao indicada pelo Cespe causa incorreo gramatical. Alternativa E: sim, nada mais natural do que a concordncia de nmero e pessoa entre sujeito e verbo. Gabarito E

evidente mas do

que a

vivemos do pelo

em

um

momento no

prodigioso esse no

da tcnica, com transformaes profundas das noes de espao tempo; poltica esprito contrrio, acompanha dominar alargamento mundo: vemos

homem o encolhimento das fronteiras ticas e o esquecimento de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo. (...)
Adauto Novaes. Sobre tempo e histria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras, p. 14-5 (com adaptaes).

39. (Cespe/IPAJM/Advogado/2010)

deslocamento

de

dominar

no

homem (l.4-5) para o final do perodo sinttico em que ocorre, depois de humanismo (l.6), preserva as relaes de significao entre os termos e a correo gramatical do texto, desde que seja usada uma vrgula depois de humanismo. Comentrio Eis o que o examinador props: ...vemos o encolhimento das fronteiras ticas e o esquecimento de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo, dominar no homem. Estariam preservadas as relaes de significao e a correo gramatical se a vrgula no fosse inserida. Se voc est se perguntando se o verbo dominar deveria ir para o plural, esclareo-lhe que:

www.pontodosconcursos.com.br

47

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 a) facultativa a flexo do infinitivo (dominar) se o sujeito no for representado por pronome tono (o encolhimento das fronteiras ticas e o esquecimento de algumas ideias essenciais) e se o verbo da orao determinada pelo infinitivo (vemos) for causativo (mandar, deixar, fazer) ou sensitivo (ver, ouvir, sentir). Veja um exemplo: Mandei sair os alunos./Mandei sarem os alunos. b) flexiona-se obrigatoriamente o infinitivo se o sujeito for diferente de pronome tono e determinante de verbo no causativo nem sensitivo. Veja um exemplo: Esperei sarem todos. Mas a tal vrgula causou separao indevida entre o sujeito e o verbo. Por isso a proposio est errada. Gabarito Item errado.
7

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 setembro, como uma tentativa de estabilizar a cotao do

petrleo, que, desde julho, j caiu mais de US$ 100. (...)


O Globo, 18/12/2008.

40. (Cespe/IRBr/Bolsa-Prmio/2009) A forma verbal anunciado (L.6) concorda com corte anterior (L.5-6), por isso est no masculino singular. Comentrio Por ser uma das formas nominais do verbo e poder se comportar como um adjetivo, os verbos no particpio flexionam-se em gnero e nmero para concordar com o substantivo a que se referem. possvel os verbos no particpio surgirem acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando com eles uma locuo verbal. Nesses casos, os verbos auxiliares (ser, estar, haver, ter, fica) flexionam-se em pessoa, nmero, tempo e modo. Exemplos: Fica autorizado as visitas diurnas s praias desta regio. (inadequado) Ficam autorizadas as visitas diurnas s praias desta regio. (adequado) ...[sujeito: as visitas diurnas] ...[ncleo do sujeito: visitas] ...[visitas: substantivo feminina plural] Foram corrigidos o valor das moedas locais. (inadequado) Foi corrigido o valor das moedas locais (adequado) ...[sujeito: o valor das moedas locais]

A partir de agora, trataremos da concordncia nominal. Admito que no fcil selecionar questes sobre esse assunto. Ao que parece, essas bancas examinadoras privilegias os casos de concordncia verbal. Por isso mesmo, o alcance aqui ser menor, restrito aos casos observados em provas anteriores. Meu intuito no derramar sobre voc uma avalanche de informaes desnecessrias, mas sim orient-lo(a) quanto aos provveis questionamentos sobre concordncia nominal feitos pelas bancas que possivelmente elaboraro sua prova. Nesse sentido, partiremos das questes para a teoria. Quando for conveniente, ampliarei a explicao para abranger outros casos de concordncia nominal. (...) considerou anterior de a dois Em medida milhes comunicado, como de parte barris dirios, o do grupo corte em

...[ncleo do sujeito: valor] ...[valor: substantivo masculino singular

complementar

anunciado

www.pontodosconcursos.com.br

49

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Gabarito Item certo.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 42. (Funrio/Pref. de Coronel Fabriciano/Agente Sanitrio/2008) Se, no fragmento As teias tm vrias utilidades para as aranhas, se fizesse referncia a apenas uma teia, ento a frase teria de ser escrita assim: A) B) C) D) E) A teia tem vrias utilidades para as aranhas. A teia tm vrias utilidades para as aranhas. As teias tm vria utilidade para as aranhas. As teias tem vrias utilidades para as aranhas. As teia tm vrias utilidades para as aranhas.

Esse

tipo

de

concordncia,

que

envolve

relao

entre

adjetivo-particpio e substantivo, surge frequentemente em provas.

Toda de partir organizao

a e que

questo os seu se

do

conhecimento, e dizer pode a ser uma

como sua

desejo lgica, a de e

penetrar do

fenmenos funcionamento, deve se que

pensada filosofia crtica

denominar dedica

Comentrio No singular, o substantivo teia leva tanto o artigo quanto o verbo que com ele concordam para o singular: A teia tem... Lembre-se de que os verbos TER e VIR recebem acento circunflexo quando conjugados na terceira do plural (TM e VM), mas o perdem na terceira do singular (TEM e VEM). Gabarito A

superfcie:

aquela

tratar

analiticamente o mundo das superfcies. (...)


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

41. (Cespe/TCE-AC/Analista (L. 2).

de

Controle

Externo/2009)

flexo

de

feminino em pensada (L. 3) deve-se concordncia com lgica 43. (Funrio/Idene/Analista Em Biblioteconomia/2008) Assinale a alternativa em que se observa a norma-padro de concordncia quer nominal quer verbal: A) B) C) D) A ambies por que se sonha nasce de necessidades comprovadamente real. Lembre-se tambm de que, conforme a regra geral de concordncia nominal, o artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero e nmero. O aluno discreto no viu aquela moa com duas alianas.
Art. Adj. Pron. Adj. Num. Adj.

Comentrio O vocbulo pensada, que surge em forma de adjetivo-particpio, concorda com o substantivo feminino singular questo, ncleo do sujeito Toda a questo do conhecimento. Gabarito Item errado.

Ao se perseguirem os objetivos essenciais, as mentes se fortalecem e aprimoram. Em verdade, cultua-se muito pouco os ideais de uma vida simples e naturais. Os desejos e os compromissos vos de grande importncias para o indivduo.

www.pontodosconcursos.com.br

51

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 E) Quando houverem coisas importantes, saberemos reconhec-las

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 44. (FUNRIO/FURP/ASSISTENTE DE LICITAO/2009) Na construo de frases na lngua portuguesa padro, preciso observar a regra de concordncia segundo a qual o adjetivo concorda com o substantivo em gnero e nmero. o que ocorre no trecho seguinte: A) B) C) D) E) Um dia os operrios cometeram a descortesia de adoecer. O hbito suja os olhos e baixa-lhes a capacidade de enxergar. No admira que o marginal tenha acabado como acabou. Voc sai todo dia, por exemplo, sem esperar por ningum. Tenha olhos atentos e limpos para o espetculo do mundo.

adequadamente. Comentrio Alternativa A: errada. O artigo A e o verbo nasce deveria ir para o plural em concordncia com o substantivo ambies: As ambies... nascem... Alm disso, o adjetivo real deveria ser flexionado no plural para concordar com o substantivo necessidades: necessidades... reais. Alternativa B: certa. Cabe notar que os verbos PERSEGUIR, FORTALECER e APRIMORAR esto flexionados na voz passiva sinttica (VTD + SE; a terceira ocorrncia do pronome apassivador est subentendida), possuem sujeito no plural e por isso foram conjugados tambm no plural: Ao se perseguirem os objetivos essenciais (sujeito); as mentes se fortalecem e [se] aprimoram. Alternativa C: errada. O verbo CULTUAR, que tambm est na voz passiva sinttica deveria ser conjugado na terceira pessoa do plural para concordar com ideais, ncleo do sujeito: cultuam-se... ideais. O adjetivo naturais deveria concordar em nmero com o substantivo vida: vida... natural. Alternativa D: errada. O verbo e tem sujeito composto e anteposto a ele: Os desejos e os compromissos vos, por isso deve concordar na terceira pessoa do plural: Os desejos e os compromissos vos so. Tambm no h harmonia entre o adjetivo grande e o substantivo importncias. Alternativa E: errada. O verbo HAVER flexiona-se na terceira pessoa do singular no sentido de EXISTIR, ACONTECER e OCORRER: houver. Gabarito B
16 13

Comentrio Somente na alternativa E existe adjetivo concordando com substantivo. o caso de olhos atentos e limpos. Gabarito E

(...) Tempo, penetram primitivo, filosficas integraram o e at em espao nosso que as um e matria por so, das meio pois, das de ideias o que mais as uma conhecimento evoluram modernas nvel coisas, desde

especulaes que sntese,

investigaes mais profundo

cientficas,

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

45. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Por se referir a um nvel mais profundo de sntese (l.16), a expresso uma unificao que (l.16-17) pode ser substituda por o que, sem prejudicar a argumentao ou a correo gramatical do texto.

www.pontodosconcursos.com.br

53

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Comentrio A primeira coisa a fazer identificar, no texto original, o referente do adjetivo atingida: uma unificao (expresso representada semanticamente pelo pronome relativo que). O ncleo unificao feminino singular levou o adjetivo atingida a concordar em mesmo gnero e nmero. Agora, vamos reescrever a passagem como foi sugerido pela banca examinadora: ...um nvel mais profundo de sntese, o que levou milnios para ser atingida. Percebeu que o adjetivo atingida tem como referncia o pronome demonstrativo o? Semanticamente, ele representado pelo relativo que; como elemento de coeso, retoma a expresso um nvel mais profundo de sntese, cujo ncleo o substantivo masculino singular nvel. Observe que tudo contribui para que o adjetivo atingida seja empregado no masculino singular. Como isso no ocorreu, houve prejuzo. Gabarito Item errado. 4. 3.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Substantivos antepostos adjetivo no plural ou no singular, conforme

exemplos vistos at agora. Substantivos pospostos a concordncia mais notvel ser a atrativa. Tratava-se de inoportuno momento e lugar. Tratava-se de inoportuna ocasio e lugar. Como seguro morreu de velho, apresento agora algumas expresses que merecem cuidado especial. 1. bom, necessrio, preciso, permitido, proibido quando o sujeito dessas expresses estiver determinado (por artigos, pronomes ou numerais adjetivos), a concordncia ser feita normalmente; se, entretanto, no existir determinante, a expresso ficar invarivel. proibida a entrada. proibido entrada. gua bom para a sade. Esta gua boa para a sade.

Quando o adjetivo se refere a mais de um substantivo, verifica-se o seguinte: 1. Substantivos do mesmo gnero o adjetivo ficar neste gnero e no

46. (FUNRIO/FURP/SUPERVISOR DE CONTROLE DE QUALIDADE/2010) Na construo de frases na Lngua Portuguesa padro, preciso observar a regra de concordncia nominal, segundo a qual o adjetivo concorda com o substantivo a que se refere. A concordncia est INCORRETA na opo

plural; poder, ainda, concordar com o ncleo mais prximo. Caderno e livro bons. (ou bom) Casa e cadeira lindas. (ou linda) 2. Substantivos de gneros diferentes o adjetivo ficar no masculino e

A) B) C)

Trs especialistas so bastantes para preparar aquela obra. No permitido a entrada de funcionrios estranhos empresa. Estou quite com voc e voc comigo, logo estamos quites um com o outro.

no plural; poder, ainda, concordar com o ncleo mais prximo. Caderno e casa bons. (ou boa) Gravata e terno lindos. (ou lindo)

www.pontodosconcursos.com.br

55

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 D) E) Anexos seguem os documentos solicitados para a admisso do funcionrio. Conheci, na solenidade de formatura, as gentis irm e cunhada de Laura. Comentrio Alternativa A: correta. Bastante s no varia quando for advrbio de intensidade (= muito), ocasio em que se refere a um verbo, adjetivo ou advrbio: Corri bastante. As cordas eram bastante fortes. Moro bastante longe. Quando sinnimo de suficiente, adjetivo e varia: Duas malas no eram bastantes para as roupas da atriz. Alternativa B: incorreta. bom, necessrio, preciso, permitido, proibido etc. quando o sujeito dessas expresses estiver determinado (por artigos, pronomes ou numerais adjetivos), a concordncia ser feita normalmente; se, entretanto, no existir determinante, a expresso ficar invarivel. proibida a entrada. proibido entrada. gua bom para a sade. Esta gua boa para a sade. Alternativa C: correta. Mesmo, prprio, leso, incluso, obrigado, quite concordam com o substantivo a que se referem: Ele mesmo falou. Elas mesmas falaram. Eles prprios falaram. Ela prpria falou. Foi um crime de lesa-ptria. Ela praticou um crime de leso-patriotismo. Seguem inclusos os documentos. Segue inclusa a cpia. www.pontodosconcursos.com.br 57 3. 2.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Muito obrigado, falou Jos. Muito obrigada, falou Maria. Jos est quite. Ns estamos quites. Alternativa D: correta. Anexo concorda com o substantivo a que se refere: Vai anexo um recibo. Vo anexas duas certides. ATENO! Em anexo = locuo adverbial = invarivel. Em anexo vo duas certides. Anexo = verbo. Anexo duas certides ao processo. Alternativa E: correta. Quando o adjetivo desempenha a funo de adjunto adnominal e se refere a nomes prprios de pessoas ou parentescos, a concordncia gramatical. As delicadas Maria e Joana participaram do concurso. As simpticas Cntia e Valria so irms. Gabarito B

Todo = totalmente poder flexionar-se em gnero e nmero para concordar com o (pronome) substantivo a que se refere. Ele vinha todo de branco. Elas vinham todas de branco.

CUIDADO! Eles so todo-poderosos. Elas so todo-poderosas. Essa expresso pode ter seu segundo elemento flexionado, mas no o primeiro!!!

Ao tratarmos de cores, observaremos o seguinte: a) se a cor representada por adjetivo, varia;

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 sapato branco camisas amarelas b) se a cor representada por substantivo, no varia; sapatos cinza camisas rosa c) se a cor representada por adjetivo + adjetivo, s o ltimo elemento varia; blusas verde-claras camisas azul-escuras d) se a cor representada por adjetivo + substantivo, o composto fica invarivel. blusas verde-limo calas azul-piscina A) B) C) D) E) 1.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 QUESTES SEM COMENTRIOS

(Funrio/Idene/Analista em Biblioteconomia/2008) Observe a frase: TODOS OS BRASILEIROS TM ESSA OPORTUNIDADE NICA DE MUDAR PARA UM PAS MELHOR.. Empregando o sujeito da orao no singular, mantendo-se o sentido original da frase e obedecendo norma padro da lngua portuguesa escrita, o predicado dever ser tem essa oportunidade nica de mudar o Pas. tm essa oportunidade nica de mudar o Pas. teriam essa oportunidade nica de mudarem o Pas. tem-se essa oportunidade nica de mudar o Pas. tivessem essa oportunidade nica de mudar o Pas.

Por hoje s. Bons estudos e que Deus o(a) abenoe! At a prxima aula, em que estudaremos redao oficial.

2.

(Funrio/CBM-RJ/Assistente Social/2008) Dizem as escrituras sagradas (...), a forma plural do verbo se justifica porque

A) Professor Albert Iglsia B) C) D) E)

possui sujeito composto. inicia a orao principal. trata-se de sujeito indeterminado. caso de impessoalidade verbal. concorda com sujeito plural.

No primeiros

mundo homens de

moderno em

em

que com

vivemos, a

certamente A imensa envolvem

difcil reconstituir as sensaes, as impresses que tiveram os contato e natureza. que nos variedade corpos acontecimentos

www.pontodosconcursos.com.br

59

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 gerou as noes de matria, de espao e de tempo, 6.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho seguinte adaptado do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Julgue-o quanto correo gramatical. A campanha eleitoral que se aproxima estar marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicao que a Internet pem disposio de partidos, candidatos e eleitores. Haver a difcil e desafiadora obrigao de manter todo o processo dentro de padres civilizados, impedindo que os radicais e irresponsveis contaminem a disputa.

fundamentalmente entrelaadas no conhecimento das coisas. (...)


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

3.

(Cespe/Antaq/Especialista

Economista/2009)

Preservam-se

coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se substituir A imensa variedade de (L.3-4) por Os inmeros.

4.

(Cespe/MRE-IRBr/Bolsas-prmio/2009) Considerando que o fragmento apresentado constitui parte de um texto de Jamil Chade (O Estado de S. Paulo, 18/12/2008), julgue-o quanto correo gramatical. O jornal alemo Frankfurter Allgemeine Zeitung divulgou as novas previses do Ministrio da Economia da Alemanha que indicam que o maior mercado da Europa sofrero uma queda de pelo menos 3% em 2009. O encolhimento da economia poder ser ainda maior se a recesso atingir outros pases.
13 10 7

(...) A participao com popular vistas sempre e o controle de popular bem. em que do A poder poltica guardam a ideia de que o exerccio da poltica coletivo e racional, conquista as dos algum agem para exercida do que pessoas conjunto. o poder

A poltica uma ao plural. O voto, nas eleies, modo de expresso consentimento cidados, seja exercido em seu nome, para que as leis sejam elaboradas e executadas de modo legtimo. (...)
Daniela Romanelli da Silva. Poder, constituio e voto. In: Filosofia, Cincia & Vida. So Paulo: Escala, ano III, n. 27, p. 42-3 (com adaptaes).

(...) bloco
13

Dados com

da mais

Comisso que de 76% a 250 do

de

Relaes do de da

Exteriores resultar a U$ do habitantes,

Defesa em um de 7. e

Nacional 12,7

mostram de

entrada milhes PIB PIB

pas

rea 1 Sul)

milhes

km2,

superior

trilho

(Cespe/TCU/AFCE/2009) Na argumentao do texto, a opo pela estrutura verbal guardam a ideia (l.8) cria o pressuposto de ser falsa a afirmao de que o exerccio da poltica coletivo e racional (l.8-9).

(aproximadamente (...)

Amrica

comrcio global superior a US$ 300 bilhes.

Maria Clara Cabral. Folha de S. Paulo,18/12/2008.

5.

(Cespe/MRE-IRBr/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal mostram (l.11) est no plural porque concorda com Relaes Exteriores (l.10). 61 62

www.pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 8. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Os recursos materiais destinados ao combate da dengue so A) B) C) D) E)

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 10. (Funrio/INT/Pesquisador de Biocombustveis/2008) Verifica-se um caso de sujeito posposto ao verbo no seguinte trecho: Como saber que faltam casas... Porque a experincia no deve ficar nas favelas do Rio. Pretos pintados de branco teriam mais chances no mercado de trabalho. Deve ser estendida a todo o pas. No saltaria mais aos olhos...

fundamentais, mas de pouco valem sem aes complementares, de responsabilidade de governos locais e da populao. Nos ltimos anos, tanto os governos estaduais como a Unio no poupou recursos financeiros e tcnicos para apoiar s prefeituras no combate da dengue.

9.

(Funrio/Prefeitura

de

Maric/Inspetor

de

Alunos/2007)

Sobre

(...)

Como

tentativas

de

acompanhar

essa

velocidade

concordncia verbal nos versos: Na minhalma ficou o samba o batuque o bamboleio e o desejo de libertao... correto afirmar que: A) B) C) D) E) a regra de concordncia foi desrespeitada - o verbo deveria estar no plural o verbo ficar segue uma regra especial - admite o singular nos casos de sujeito posposto a concordncia atrativa foi aplicada - o sujeito composto e posposto ao verbo o sujeito est anteposto ao verbo o verbo deve ficar, obrigatoriamente, no singular a concordncia atrativa obrigatria, independente da posio e do tipo de sujeito A) B) C) D) E) www.pontodosconcursos.com.br 63
13

vertiginosa que marca o processo de constituio da sociedade hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relaes interpessoais. (...)
Renato Nunes Bittencourt. Consumo para o vazio existencial. In: Filosofia, ano V, n. 48, p. 46-8 (com adaptaes).

11. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) A forma verbal surge (l.13) est flexionada no singular porque estabelece relao de concordncia com o conjunto das ideias que compem a orao anterior.

12. (FUNRIO/INVEST RIO/ADMINISTRADOR/2010) Dentre as frases abaixo, aquela em que o sujeito aparece aps o verbo com o qual concorda Arrancam-lhe o corao... ...e a soltou na correnteza bravia. No mateis os animais indefesos. Juntam-se homens para executar a inglria tarefa. ... o trabalhador venceu a dificuldade. www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 13. (FUNRIO/PREFEITURA PRETO/INSPETOR pessoa do singular. O exemplo do texto em que o verbo encontra-se no singular por ser considerado impessoal : A) B) C) D) E) No h um dia marcado... ... preciso um processo de convergncia... ... Portugal no tem motivos para a resistncia. "Fala-se de uma presso das editoras... Isso no desculpa"
1

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7

DE

SO

JOS

DO

VALE as

DO regras

RIO de

15. (Funrio/PM-RJ/Soldado/2008) O significado do fragmento Em muitas cidades litorneas, h salva-vidas em praias mais freqentadas e/ou perigosas... no se altera se se substituir o verbo por: A) B) C) D) E) existe. existiro. existem. existiam. existiriam.

DE

DISCIPLINA/2007)

Segundo

concordncia verbal, verbos impessoais so empregados na terceira

Dentro

de

um

ms

tinha

comigo

vinte

aranhas;

no

ms seguinte cinqenta e cinco; em maro de 1877 contava quatrocentas e noventa. (...)

14. (Funrio/Pref. de Niteri/Auxiliar Administrativo/2008) H pessoas com dois celulares Segundo as regras de concordncia verbal, verbos impessoais so empregados na terceira pessoa do singular. O exemplo do texto em que o verbo encontra-se no singular por ser considerado impessoal : A) B) C) D) E) H pessoas com dois celulares. Conheo chefe de empresa que d de presente ao funcionrio de confiana um celular... Quem d mais?! " Com um deles, o mais sofisticado, mantm longas conversas com o prprio Deus ... Mas se algum quiser me dar de presente um segundo bichinho desses... A) B) www.pontodosconcursos.com.br 65

Machado de Assis. A Serenssima Repblica (conferncia do cnego Vargas). In: Obra completa. Vol. II. Contos. Papis avulsos. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1959, p. 337-8.

16. (Cespe/TCU/Analista de Controle Externo/2008) O verbo ter, na linha 1, est empregado no sentido de haver, existir, por isso mantm-se no singular, sem concordar com o sujeito da orao vinte aranhas (L.1).

17. (Funrio/MDIC/Tcnico em Comunicao Social/2009) Na frase O Acordo Ortogrfico que entrou em vigor em 2009 parece ter a aprovao de alguns usurios, mas existem outros que detectam incoerncias com respeito ao uso do hfen., se o verbo EXISTIR for substitudo por HAVER, mantendo o mesmo sentido da frase original, a forma resultante ser a seguinte: haveria. h. www.pontodosconcursos.com.br 66

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 C) D) E) havia. houve. haver.

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 20. (Funrio/Jucerja/Arquivologia/2008) Leia-se o seguinte fragmento: Para combater esse desvio, instituiu-se o padro-ouro. Passando-se o termo padro-ouro para o plural, segundo a norma padro escrita brasileira, esse enunciado teria, necessariamente, de ser assim reescrito: A) B) C) D) E) Para combater-se esses desvios, instituiu-se (,,,). Para se combaterem esses desvios, instituram-se (,,,). Para combaterem-se esses desvios, instituiu-se (,,,). Para combaterem esse desvio, instituiu-se (,,,). Para combater esse desvio, instituram-se (...).

18. (Funrio/Depen/Auxiliar de Consultrio Dentrio/2009) Segundo as regras de concordncia verbal, verbos impessoais so empregados na terceira pessoa do singular. O exemplo do texto em que o verbo se encontra no singular por ser considerado impessoal A) B) C) D) E) Em dezembro de 2007, havia 422.522 pessoas cumprindo penas alternativas... ... o nmero de pessoas cumprindo penas e medidas alternativas no Brasil disparou em relao aos presos. ... isso no interfere de forma significativa nas estatsticas. "Hoje, o nmero de leis para aplicao de PMAs chega a 12. "Aplicar mais penas alternativas no significa...
4 1

As nveis um

diferenas

de

classes

vo

ser e

estabelecidas no fica

em

dois

polares:

classe

privilegiada na

classe em que

privilegiada. bvio que

Nessa dicotomia, um leitor crtico vai perceber que se trata de corte epistemolgico, medida classificar por extremos no reflete a complexidade de classes

19. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. O nmero de brasileiros infectados pela dengue aumentou mais de 70% no primeiro trimestre do ano, em comparao com o mesmo perodo de 2009. O maior foco da doena se concentra em Gois, onde haviam 50 mil casos registrados. Minas Gerais o estado do Sudeste com maior nmero de ocorrncias (49 mil) e em Mato Grosso o total de doentes chegou a 31.510 pessoas.

da sociedade brasileira, apesar de indicar os picos. (...)


Dina Maria Martins Ferreira. No pense, veja. So Paulo: Fapesp & Annablume, p. 62 (com adaptaes).

21. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) O uso da forma verbal se trata (l.3), no singular, atende s regras de concordncia com o termo um corte epistemolgico (l.4) e seriam mantidas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto se fosse usado o termo no plural, cortes epistemolgicos, desde que o verbo fosse flexionado no plural: se tratam.

www.pontodosconcursos.com.br

67

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 (...) A reao dos

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 (...) Tempo,
13

indicadores de atividade na zona do euro, que j no eram


4

espao nosso que as um

matria por

so, das meio

pois, das de

ideias o

que mais as uma

robustos ou mesmo convincentes, agora algo semelhante paralisia. Os Estados Unidos da Amrica cresceram a uma taxa superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta que a economia americana perder fora no segundo semestre. (...)
Valor Econmico, Editorial, 6/7/2010 (com adaptaes).

penetram primitivo, filosficas integraram

o e at

conhecimento evoluram modernas nvel

coisas,

desde

especulaes que sntese,

investigaes mais profundo

cientficas,

16

em

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

22. (Cespe/MPU/Tcnico Administrativo/2010) Se o verbo da orao mas a maioria dos analistas aposta (L.6) estivesse flexionado no plural apostam , o perodo estaria incorreto, visto que, de acordo com a prescrio gramatical, a concordncia verbal, em estrutura dessa natureza, deve ser feita com o termo maioria.

24. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Na organizao das ideias no texto, o pronome que (L.14) retoma nosso conhecimento das coisas (L.13).

(...) (...)
22

que e em

so

relaes O

de poder

No para mundo ao explicar que qual nos o exige

precisamos mundo, porque Ela A explicao.

usar ela um mesma dado

a da

10

poder (...)

heterogneas

constante

transformao.

superfcie parte do realidade

, portanto, uma prtica social constituda historicamente.

relacionamos.

superfcie

pode

Maria da Penha Nery. Vnculo e afetividade: caminhos das relaes humanas. So Paulo: gora, 2003, p. 108-9 (com adaptaes).

25

ter uma aparncia ou ser mais, a prpria verdade.


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

25. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Respeitam-se as relaes de coerncia e coeso gramatical do texto se a forma verbal h (R.9) for substituda por existe.

23. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2009) A forma verbal exige (L.23) apresenta flexo de singular para concordar com o pronome ela (L.22), que, por sua vez, retoma, por coeso,

26. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Chuvas e calor acima da mdia, alm da volta da circulao da dengue do tipo 1, so fatores que determina o aumento do nmero de casos.

superfcie (L.22).

www.pontodosconcursos.com.br

69

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Mas inegvel que, diante de bons resultados dos programas realizados anteriormente, houve certa acomodao por parte dos segmentos encarregados do combate a dengue. B) C) D) E) (...)
13

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 Deve haver possibilidades de recorrer da ao injusta. Cerca de cem pessoas aproximavam-se ansiosamente do guich. Esses vinte por cento de desconto conquistaram a clientela da loja. Um piquete de bravos defendeu o castelo do nobre aprisionado.

Os

EUA Ral

tornaram-se Castro no

o foi

saco o

de a

pancadas

nessa os
16

(...) teorias descrio polticas e econmicas da natureza constitui uma viso

Alm dos ou

cpula.

nico

responsabilizar

disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas fenmenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma

EUA e o que chamou de seu modelo neoliberal pela crise do


16

crdito, que est comprometendo muitas outras economias. (...)


Alexei Barrionuevo. The New York Times. In: O Estado de S. Paulo, 18/12/2008 (com adaptaes). 19

verdadeira

biolgica,

psicolgica

espiritual do humano.
Humberto Maturana. Biologia do fenmeno social: a ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptaes).

27. (Cespe/MRE-IRBr/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal est (l.16) vem no singular porque concorda com modelo neoliberal (l.15).

30. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Na linha 16, na concordncia


1

Vale

apena

rever

certas

crenas

que

se

tm

com cada uma das ideologias, a flexo de plural em fundamentam refora a ideia de pluralidade de ideologias; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar cada uma, empregando-se o referido verbo no singular.

multiplicado a respeito das chamadas emoes negativas. (...)


Planeta, jan./2010, p. 64-5 (com adaptaes).

28. (Cespe/Inca/Cargos de Nvel Superior/2010) A substituio de se tm (l.1) por tem altera as relaes entre os argumentos do texto, mas preserva sua coerncia e correo gramatical. 31. (Funrio/Furp/Supervisor de Produo Farmacutica/2010) Segundo o padro formal da lngua, h desvio de concordncia na opo A) 29. (Funrio/Furp/Assistente de Licitao/2009) Indique a alternativa em que a concordncia verbal est em desacordo com a variedade padro da Lngua. A) Muitos de ns reclamou do mau atendimento daquela instituio. B) C) D) E) 18,2% da populao brasileira com mais de 15 anos deixaram o cigarro. 17,2% dos jovens brasileiro continuam fumando. 18,2% deixaram de fumar. 17,2% continuam fumando. 65% de fumantes pensam em parar de fumar.

www.pontodosconcursos.com.br

71

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 O que o que ?
1

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 C) Fazem sculos que a liberdade de expresso busca compensar as presses do Estado. D) E) A maioria dos jornalistas pode ser acusada de no contar a verdade para seus leitores. Os Estados Unidos votaram contra a Declarao Universal dos Direitos dos Povos Indgenas.

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente como se chama essa mgoa e esse rancor? (...)


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

32. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) gramaticalmente correto flexionar no plural a forma verbal em como se chama essa mgoa e esse rancor? (L.4), tendo como resultado como se chamam (...). 35. (Funrio/Fiotec/Tcnico em Higiene Dental/2010) Considerando que a Declarao Universal dos Direitos Humanos existe desde 10 de dezembro de 1948, seria gramaticalmente correto escrever a seguinte 33. (Funrio/Prefeitura de Itabora/Agente de Trnsito/2007) Assinale a alternativa cujo espao s pode ser preenchido com a 1 forma verbal que se encontra entre parnteses: A) B) C) D) E) a maioria ________ de p seus candidatos (aplaudiu/aplaudiram) Lus, o professor e eu _______ de p (ficaro/ficaremos) ______muitas reprovaes nesta turma (houveram/houve) no meu bairro, _______gua e luz (faltou/faltaram) nem um nem outro______ minha festa (prestigiaram/prestigiou) A) B) C) D) E) manchete num jornal publicado em 10 de dezembro de 2008: FAZEM 60 ANOS QUE A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS COMEOU. DECLARAO DOS DIREITOS HUMANOS: O SONHO COMEOU A 60 ANOS. AS NAES UNIDAS COMEMORA OS 60 ANOS DOS DIREITOS HUMANOS. PASSOU-SE J 60 ANOS, MAS OS DIREITOS HUMANOS AINDA NO EXISTEM. DIREITOS HUMANOS: SO 60 ANOS DE ESPERANA.

34. (Funrio/Funai/Promoo Social/2009) As frases abaixo renem algumas das consideraes que o texto apresenta sobre o papel da imprensa na sociedade de hoje, mas, em uma delas, a construo sinttica est em desacordo com os padres formais da lngua. Assinale-a. A) B) No deveria haver tantas mentiras e manipulaes em nome da grande ptria. H corporaes cujas presses econmicas levam muitos veculos a omitir informaes. www.pontodosconcursos.com.br 73

36. (Funrio/Pref.

de

So

Jos

do

Vale

do

Rio

Preto/Professor

de

Portugus/2007) Eram cinco e meia da tarde (...). No trecho acima destacado, pode-se observar a concordncia do verbo ser frequentemente desrespeitada na expresso oral. Dentre as alternativas a seguir, e consoante a norma culta, qual a que est CORRETA no que tange concordncia verbal? www.pontodosconcursos.com.br 74

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 A) B) C) D) E) J deram cinco e meia da tarde. Fazem cinco horas e meia que cheguei. Devem haver cinco horas e meia que cheguei. J cinco e meia da tarde. J bateu cinco e meia da tarde no relgio da igreja.
10 7

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 com sua experincia de democracia primria ou de assembleia, ao mundo moderno, da alguns e fatores tempo de e se apresentaram direta: cada de cada Assim de por certo do vez todos sentem vez como de mais os os mais a de inviabilizadores cidados, participao territorial poltica nmero

extenso da

(noo reunio sendo

modificada diante dos avanos tecnolgicos). Diante impossibilidade que, de tomadas envolvidos aqueles decises de em alguma forma,

(...)
16

Em mundial,

geral, nessa o

cinco crise: o

fatores aumento

esto da dos

atuando, produo com

em a

escala de do alta

13

reflexos a

das

subsidiada

urgente a tomada de decises em tempo recorde, identificou-se necessidade A pessoas,


19

biocombustveis;
19

incremento

custos

eleger uma que de

representantes. composta

nasceu milhares um se que e

petrleo, que chega a US$ 114 o barril, e dos fertilizantes; o aumento do consumo em pases como China, ndia e Brasil; a seca e a quebra de safras em vrios pases; e a crise norte-americana, que levou investidores a apostar no aumento dos preos de alimentos em fundos de hedge. (...)
O mundo em guerra pelo po. In: Isto Dinheiro. 23/4/2008, p. 30-2 (com adaptaes).

16

democracia representativa, com seus prs e contras. rigor, no esse sociedade a os apenas mediante representao diferentes os porm, interesses grupo faam nem nem

escolhido presentes sempre

possvel grupo

interesses

22

momento

decidir;

representa ficando

todo do

22

sempre todos os interesses de uma sociedade plural chegam a ter representantes, alguns alijados processo decisrio. Um governo que se prope como democrtico busca

37. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2008) No trecho que levou investidores a apostar no aumento dos preos de alimentos em fundos de hedge (L.22-23), a substituio de apostar por apostarem manteria a correo gramatical do texto.
28 25

estabelecer mecanismos para que sejam garantidas ao mximo as Dahl possibilidades mas h nos de um os cidados sob participarem um governo das por decises Robert polticas, lado sombrio, identificado

seguintes

termos:

representativo,

muitas vezes os cidados delegam imensa autoridade arbitrria


1

ideia

de

democracia e

tem

seu

nascedouro na pois tomada exclua,

nas de por
34 31

para decises de importncia extraordinria.. Segundo o autor, as eleies um a peridicas com olho os na garantem opinio do certo povo. sobre o compromisso as da elites do Apesar pilar dos a lado eleio 76 representantes manter sombrio, representados, alicerada obrigam

cidades-Estados pode

gregas o

consubstancia-se era restrito,

decises mediante a participao direta dos cidados. Como se


4

depreender,

conceito

exemplo, as mulheres e os escravos. Na trajetria da Grcia, www.pontodosconcursos.com.br 75

democracia

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 peridica de representantes a nica vivel nos Estados

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7
Adauto Novaes. Sobre tempo e histria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras, p. 14-5 (com adaptaes).

contemporneos.
Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico e direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

39. (Cespe/IPAJM/Advogado/2010)

deslocamento

de

dominar

no

homem (l.4-5) para o final do perodo sinttico em que ocorre, depois de humanismo (l.6), preserva as relaes de significao entre os termos e a correo gramatical do texto, desde que seja usada uma vrgula depois de humanismo.

38. (Cespe/DPU/Analista Tcnico Administrativo/2010) Considerando as estruturas do texto, assinale a opo correta no que diz respeito concordncia. A) A insero da forma verbal manterem no lugar de manter, em manter um olho na opinio do povo (l.33), acarretaria prejuzo sinttico ao texto. B) A orao existia alguns fatores inviabilizadores parafraseia de modo C) gramaticalmente correto o trecho alguns fatores se
7

(...) considerou anterior setembro, de a dois

Em medida uma milhes

comunicado, como de tentativa parte barris de dirios,

o do

grupo corte em do

complementar estabilizar a

anunciado cotao

apresentaram como inviabilizadores (l.7-8). Ainda que o vocbulo necessidade (l.15) estivesse flexionado no plural, a forma verbal identificou (l.14) deveria permanecer no singular. D) E) A alterao de sejam garantidas (l.25) para seja garantido no interfere na correo gramatical do perodo. As formas verbais garantem (l.31) e obrigam (l.32) concordam com eleies peridicas (l.31).

como

petrleo, que, desde julho, j caiu mais de US$ 100. (...)


O Globo, 18/12/2008.

40. (Cespe/IRBr/Bolsa-Prmio/2009) A forma verbal anunciado (L.6) concorda com corte anterior (L.5-6), por isso est no masculino singular.

Toda de organizao

a e que

questo os seu se

do

conhecimento, e dizer pode a ser uma

como sua

desejo lgica, a de e

penetrar do

fenmenos funcionamento, deve se que

evidente mas do

que a

vivemos do pelo

em

um

momento no

prodigioso
4

pensada filosofia crtica

da tcnica, com transformaes profundas das noes de espao tempo; poltica esprito contrrio, acompanha dominar esse no alargamento mundo: vemos

partir

denominar dedica

superfcie:

aquela

tratar

analiticamente o mundo das superfcies. (...)


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

homem o encolhimento das fronteiras ticas e o esquecimento de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo. (...)

www.pontodosconcursos.com.br

77

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 41. (Cespe/TCE-AC/Analista (L. 2). de Controle Externo/2009) A flexo de

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 44. (FUNRIO/FURP/ASSISTENTE DE LICITAO/2009) Na construo de frases na lngua portuguesa padro, preciso observar a regra de concordncia segundo a qual o adjetivo concorda com o substantivo em gnero e nmero. o que ocorre no trecho seguinte:

feminino em pensada (L. 3) deve-se concordncia com lgica

42. (Funrio/Pref. de Coronel Fabriciano/Agente Sanitrio/2008) Se, no fragmento As teias tm vrias utilidades para as aranhas, se fizesse referncia a apenas uma teia, ento a frase teria de ser escrita assim: A) B) C) D) F) A teia tem vrias utilidades para as aranhas. A teia tm vrias utilidades para as aranhas. As teias tm vria utilidade para as aranhas. As teias tem vrias utilidades para as aranhas. As teia tm vrias utilidades para as aranhas.

A) B) C) D) E)

Um dia os operrios cometeram a descortesia de adoecer. O hbito suja os olhos e baixa-lhes a capacidade de enxergar. No admira que o marginal tenha acabado como acabou. Voc sai todo dia, por exemplo, sem esperar por ningum. Tenha olhos atentos e limpos para o espetculo do mundo. (...) Tempo, espao nosso que as um e matria por so, das meio pois, das de ideias o que mais as uma penetram primitivo, filosficas o e at em conhecimento evoluram modernas nvel coisas, desde

13

especulaes que sntese,

43. (Funrio/Idene/Analista Em Biblioteconomia/2008) Assinale a alternativa em que se observa a norma-padro de concordncia quer nominal quer verbal: A) B) C) D) E) A ambies por que se sonha nasce de necessidades comprovadamente real. Ao se perseguirem os objetivos essenciais, as mentes se fortalecem e aprimoram. Em verdade, cultua-se muito pouco os ideais de uma vida simples e naturais. Os desejos e os compromissos vos de grande importncias para o indivduo. Quando houverem coisas importantes, saberemos reconhec-las adequadamente.

investigaes mais profundo

cientficas,

16

integraram

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

45. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Por se referir a um nvel mais profundo de sntese (l.16), a expresso uma unificao que (l.16-17) pode ser substituda por o que, sem prejudicar a argumentao ou a correo gramatical do texto.

46. (FUNRIO/FURP/SUPERVISOR DE CONTROLE DE QUALIDADE/2010) Na construo de frases na Lngua Portuguesa padro, preciso observar a regra de concordncia nominal, segundo a qual o adjetivo concorda com

www.pontodosconcursos.com.br

79

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 o substantivo a que se refere. A concordncia est INCORRETA na opo A) B) C) D) E) Trs especialistas so bastantes para preparar aquela obra. No permitido a entrada de funcionrios estranhos empresa. Estou quite com voc e voc comigo, logo estamos quites um com o outro. Anexos seguem os documentos solicitados para a admisso do funcionrio. Conheci, na solenidade de formatura, as gentis irm e cunhada de Laura. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. A E

CURSOS ON-LINE PORTUGUS PARA O INSS TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 7 GABARITO 28. Item errado 29. A 30. Item errado 31. Anulada 32. Item certo 33. A 34. C 35. E 36. A 37. Item certo 38. E 39. Item errado 40. Item certo 41. Item errado 42. A 43. B 44. E 45. Item errado 46. B

Item errado Item errado Item errado Item errado Item errado Item errado C

10. A 11. Item errado 12. D 13. A 14. A 15. C 16. Item errado 17. B 18. A 19. Item errado 20. E 21. Item errado 22. Item errado 23. Item errado 24. Item errado 25. Item certo 26. Item errado 27. Item errado www.pontodosconcursos.com.br 81

www.pontodosconcursos.com.br

82

Вам также может понравиться