Вы находитесь на странице: 1из 4

Tema: Corao valente/ Lutando por causa nobre Mensagem da noite 09/07/06 Texto: 2Timteo 4:6-8 Mensagem: A pessoa

a que tem um corao valente luta por causa nobre, oferecendo sua vida como oferta de sacrifcio. Introduo: Corao valente uma mensagem que visa conscientizar os cristos da sua misso na igreja, no mundo para a glria de Deus e desafi-los a cumpri-la com fervor lutando por uma causa nobre. Lutar pelo cristianismo cumprindo sua misso na igreja e no mundo para a glria de Deus. Transio: Trs aspectos de um combate por uma causa nobre: 1.Doar a vida como oferta de sacrifcio - 2. Conhecer e cumpri a misso 3. Ter a viso de sua recompensa. Ter a motivao correta Encontramos o primeiro aspecto no versculo. 6 Na luta por uma causa, necessrio: I. DOAR SUA VIDA COMO UMA OFERTA DE SACRIFCIO. 2Tim 4:6; Fl 2:17; 1:23 1. estou sendo j oferecido por libao v.6a Paulo compara a sua morte como uma de libao. (oferta de vinho que era derramada em cima do altar) Gn 35.14, Nm 15:5,7 A vida de algum cujo sangue derramado numa morte violenta pela causa de Deus A vida de Paulo foi e estava sendo derramada e oferecida como uma oferta agradvel ao Senhor. Rm 12:1 A vida de Paulo foi oferecida voluntariamente em honra a Cristo, para pregar a Palavra, ganhar pessoas para Cristo e a organizao de igrejas. 2. o tempo da minha partida chegado v.6b Sinto a aproximao da morte. A morte de Paulo foi como uma oferta de servio prestado aos cristos. 3. Implicao: Paulo morreu por Cristo. Abraou a f crist. Abraou a pregao do evangelho e morreu por ela. Entregou a si mesmo, renunciou o eu, e fez a vontade do Senhor.

4. Ilustrao: Em nossa histria quantas pessoas j morreram por uma causa? No Brasil temos o exemplo de Tiradentes que morreu pela liberdade de nossa ptria. Citou uma frase que ficou marcada na histria: Se dez vida tivesse, dez vida eu daria. No EUA Mrtin Luter King deu sua vida pela igualdade racial, lutou pela causa negra. Disse: O homem que no est pronto para morrer, no est pronto para viver.

No filme Corao valente, Mel Gibson atuando no papel principal morre pela luta da libertao do seu pas. Esccia, lutando para libert-la do domnio da Inglaterra. Citou uma frase que marcou. Todo homem morre, mas nem todo homem vive.

Paulo lutando pelo evangelho. Citou uma frase que marcou o meu corao.
Porque para mim o viver Cristo e o morrer ganho. Fl 1:21 Na histria do mundo temos um personagem principal. Cristo. Cristo no morreu apenas por um pas ou pela desigualdade social, racial. Ele morreu por voc, pelo mundo. Ele no precisa dizer nenhuma frase imponente, pois sua vida foi um marco na histria da humanidade. O Senhor Jesus citou vrias frases que marcaram o mundo. Citarei apenas uma que me chama ateno. Eu sou O Bom pastor, O Bom pastor d a sua vida pelas suas ovelhas. Joo 10:11

Aplicao:

Algumas pessoas morrem por uma causa, outras por nada. Por qual causa voc esta morria?

Paulo morreu por Cristo. Cristo entregou a sua vida por ns. Abracemos a causa de Cristo e morramos por ela. Abracemos o evangelho, abracemos a igreja de Cristo e morramos por ela.

Transio: O prximo aspecto do combate : II. CONHECER E CUMPRIR A SUA MISSO. 2Tim 4:7; 1Tm 6:12; 2Tm 2:2; 3:10; 1Co 9:2 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a f. 2Tim 4:7
1. No d pra se calar. (v.2)

A nossa misso pregar, corrigir, repreender e exortar. (v.2)

2. Antes de pregar eu preciso fazer um discipulado de profundidade. (2Tim 3.10-17) Eu preciso seguir de perto o meu mestre, andar ao seu lado. Conhecer o seu ensino, procedimento, inteno, f, pacincia, amor, perseverana. v.10 Conhecer suas perseguies e sofrimentos, saber como o Senhor de todas me livrou. V.11 3. preciso permanecer no ensino da Palavra. (2Tim 3:14,15)

permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado v.14


Tornar fiel, digno de confiana, Ser firmemente persuadido de que a Palavra, a Palavra de Deus Ter a garantia de que o ensino verdadeiro. 4. est ciente que a Palavra o instrumento que usa Deus e til: (vv.16, 17 ) Para ensino,a repreenso, a correo, e para a educao na justia. Para levar a salvao aos homens por meio da f em Cristo Jesus. v.15 Para tornar o homem perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. v.17

6. Para isto eu preciso combater o bom combate e guardar a f ( viver e pregar o evagelho) (v.7a) a) Combater o bom combate lutar na competio bem at o fim. Lutar uma luta limpa e no meio de tudo me conservar fiel. Vocs lembram-se da luta de Maike Taso com Hollifild (orelha)? Lutar bem ganhar a luta com dignidade, honestidade, respeito, e com amor. b) Guardei a f Guardar no significa somente preservar, mas tambm observar e praticar. Guardar a f ser testemunha de Cristo. Atos 1:8 Guardar a f fazer discpulos de todas as naes. Mt 28:19,20 Guardar a f pregar o evangelho a toda criatura. Mc 16:15 Guardar a f influenciar seus amigos, sua famlia e mundo com a sua vida e sua f. Transio: O ltimo aspecto do combate a marca do triunfo final. Versculo 8 III. TER A VISO DE SUA RECOMPENSA. 1Tim 4:8;Cl 1:15; 2Tm1:12; 4:1; Fp 1:12; 3:11

J agora a coroa da justia me est guardada 1Tim 4:8


1. saber em quem tem crido (2Tim 1:12) no me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que poderoso para guardar o meu depsito at quele Dia.

2. correr para o alvo. (1Cor 9:19 27) a) Correr para o alvo exige disciplina. (1Cor 9:25,27) Todo atleta em tudo se domina v.25 (Ele deve est treinado para agentar exerccios duros) Esmurro o meu corpo e o reduzo escravido v.27 b) Correr para o alvo exige estratgia. vv. (1Cor 9:19-22) Sendo um homem livre, fiz-me escravo de todos. v.19 Trabalhando entre judeus, vivo como judeu. v.20 Aos sem lei, como se fosse sem lei. v.21 Fiz-me fraco para com os fracos v.22 c) A corrida exige um alvo. ( 2Tim 4:7b, 1Cor 9:26) completar a carreira, terminar a corrida. Corro no sem meta v.26. A minha meta alcanar a linha de chegada. A minha meta conquistar a corroa da vida eterna 3. correr at ganhar o premio. ( Descrito como a coroa da justia ) (2Tim 4:8) A coroa da justia a consumao da vida eterna no final da sua carreira aqui neste mundo. A coroa da justia clmax, o ponto mais alto e final da nossa perfeio no processo de santificao que termina com a nossa morte ou com volta de Cristo. Esta a nossa recompensa a nossa santificao final, morando com o Pai celestial, desfrutando de uma plena comunho com Deus, com os anjos e com os irmos.

4. Esta recompensa no de todos (1Tim 4:8) somente para os que amam o Senhor Jesus e a sua volta. somente para quem colocar o seu amor na vinda de Cristo.

Concluso:
Aplicao: 1. Amar a Cristo viver uma vida de espera. ser vigilante. Uma vida observando e praticando a sua Palavra. As nossas vidas tm que mostrar que estamos ansiosamente aguardando a volta de Cristo. 2. Palavras de triunfo que Paulo disse: Combate o bom combate, completei a carreira, guardei a f. Minha misso est cumprida, no tenho mais nada para fazer aqui. Adeus eu vou embora, minha hora chegou. Pouco tempo depois, segundo a tradio histrica. Ele foi decapitado na Via Ostia, a leste de Roma. Paulo deixa pra ns o seu legado de vida: A minha misso est cumprida. Minha vida foi uma oferta de sacrifcio. Combate o bom combate, completei a carreira, guardei a f e recebi a coroa da justia.

Вам также может понравиться