Вы находитесь на странице: 1из 4

A ORIGEM DA TERRA

Introduo
Ser que ns conhecemos verdadeiramente o stio onde moramos? Ser que ns temos a mnima ideia daquilo que permitiu a existncia de vida? Ser que j pensaram alguma vez em olhar vossa volta e imaginar que se no tivssemos um Planeta, o planeta Terra, no teramos nada? No seramos nada... Mas quando digo termos um planeta, no bem assim... A Terra tem 4600 M.a. e tem mais do que idade para ter vida prpria sem se preocupar com mais nada. Isto s para dizer que a Terra no tem dono, (como ns julg amos) mas independente e por vezes inesperadamente perigosa. A Terra tem uma histria prpria que nenhum de ns poder vez alguma vir a compreender na totalidade, mas ao menos, ter uma ideia possvel. Foi com o propsito de compreender o mundo sobre o qual andamos dia aps dia, que o nosso grupo colocou a mais bsica, mas no entanto, uma das mais importantes questes: Onde vivemos ns? E sendo ns humanos a nica espcie com a capacidade suficiente para tentar responder, apesar de uma maneira muito dbil a tal enigma, ns arriscmos e comemos pelo ponto de partida: O nicio Do Universo.

Big Bang
Como todos sabemos, o Universo comeou, de acordo com uma grande maioria de cientistas, com o Big Bang. Segundo a teoria do Big Bang o Universo formou-se h 12-15 bilies de anos, com uma prodigiosa exploso, cuja origem ainda uma das maiores incgnitas, e, por essa mesma razo, no temos hiptese de demonstrar aqui, em laboratrio, algo que se assemelhe. Posso, no entanto, referir que no CERNE esto a ser feitas experincias que tm como objectivo clarificar esta questo e essas mesmas experincias tm como base o choque de tomos de hidrognio (os primeiros tomos a existirem no Universo) a altas velocidades. Agora coloco-vos a nossa primeira questo para a qual existe uma resposta: O que ter acontecido aps o Big Bang? Aps o Big Bang houve uma expanso do Universo. Toda a energia libertada levou a que a massa formada (que se iniciou por unidades muito simples de matria: electres, quarks, protes; e mais tarde veio dar origem a tomos que por aglomeraes vieram a dar origem a corpos celestes) viesse a afastar-se da origem da exploso. No s a matria se afasta do centro de energia como tambm, uma vez afastada deste, volta a contrair, indo de novo para o local inicial. Vivemos ainda num perodo de expanso do Universo mas chegar uma altura em que a contraco do mesmo ser inevitvel visto que a energia inicial do Big Bang se haver esgotado.

Estrutura do Universo: acreo de ma tria e formao de galxias


Com a matria formada a movimentar-se com velocidades exorbitantes e com a enorme quantidade da mesma, os choques entre corpos vo ser de um nmero incalculvel e havero consequncias bvias destes choques. Foi exactamente isto o que aconteceu com a expanso do Universo, mas no esqueamos que as temperaturas na altura eram tais que os corpos no estavam propriamente no estado slido, mas antes num meio termo entre slido e lquido que lhes permitiu que ao chocarem uns contra os outros fossem aglutinados formando um s corpo de maiores dimenses. A este processo chamamos acreo. Como a acreo consequncia de colises, a energia em jogo elevadssima o que levar a um aumento da temperatura considervel. No entanto, durante o processo de acreo,a Terra, (que na altura j tinha dimenses suficientes para poder atrair corpos de dimenses considerveis) sofreu a maior coliso de toda a sua histria (a coliso que viria a formar o nico satlite natural da Terra a Lua) H medida que milhes de anos foram passando, o Universo comeou a adquirir uma forma. Formaram-se galxias. Mas como que se formaram as galxias? Os corpos de maiores dimenses tm uma propriedade fsica mais desenvolvida que outros de menores dimenses no tm. A fora gravtica. Por essa mesma razo, aqueles corpos que provavelmente haveriam sofrido maior acreo, tornando-se maiores, tero criado sua volta um campo gravtico que viria a atrair outros corpos mais pequenos para si. No entanto, no esqueamos que esses outros corpos eram j animados de um movimento e por essa razo eles no se aglutinaram ao corpo de maiores dimenses mas ficaram na sua rbita.

Estrutura Do Sistema Solar 1


Aquilo que se deu com a estrutura das galxias foi tambm o que se evidenciou com os Sistemas que se formaram nessas mesmas galxias. O Sistema Solar no excepo. Foram vrios os corpos atrados pelo campo gravtico do Sol e todos eles ficaram na sua rbita deste ento. Mas coloca-se agora uma questo: Como que se explica que certos planetas tenham ficado mais perto do Sol do que outros? A resposta no simples e para melhor a compreendermos ns vamos antes avanar no tempo.

Estrutura Interna da Terra 1


Ainda antes de haver uma diferenciao do interior da Terra, deu-se uma intensa formao e destruio sucessivas de crostas primordiais. No incio, a espessura da crosta da Terra equivalia de uma folha de papel e todo o seu interior constitudo por metal em fuso tinha o mesmo volume do de uma bola de basquetebol. Com esta imagem fcil compreender, e tendo em conta a instabilidade geolgica da Terra, que as substituies de uma crosta mais antiga por outra mais recente eram consecutivas e constantes. Com o progressivo arrefecimento do Universo e com uma maior estabilidade do mesmo, os corpos celestes experimentaram um diferenciao. No caso da Terra, esta diferenciao observvel pelo estudo da sua estrutura interna. Mas como se explica a estrutura interna da Terra? No incio da sua formao a Terra no era diferenciada. Os vrios materiais ainda se encontravam misturados de maneira aleatria. No entanto, medida que o tempo foi passando, os diferentes materiais ocuparam diferentes lugares no interior do planeta, e a sua ordem foi mantida at aos dias de hoje. Em primeiro lugar, comprovamos que os materiais com maior densidade vo colocar-se mais perto do centro da Terra, enquanto que os mais leves viro aproximar-se a superfcie da mesma. Chegamos concluso de que o ncleo interno da Terra ser mais denso do que o externo e este por sua vez mais denso do que o manto inferior, e este mais do que o superior. Finalmente a crosta vir na superfcie do planeta. tambm necessrio confirmar que apesar da sua rotao, a estrutura interna da Terra no sofre perturbaes.

Estrutura Do Sistema Solar 2


Voltando agora questo atrs colocada. Pode parecer que no mas as semelhanas entre a estrutura interna da Terra e a disposio dos planetas no sistema solar tm muito que se lhe diga. Os 4 primeiros planetas do Sistema Solar so os Planetas Telricos. Estes so compostos por silicatos, ferro, nquel e enxofre. Os ltimos 4 so os Gigantes Gasosos e o hidrognio e o hlio so os seus principais constituintes. Vemos a partir daqui que os planetas mais densos so os primeiros 4, e por essa mesma razo eles vo encontrar-se mais perto do Sol. J os 4 gigantes gasosos, por serem mais leves vo localizar-se mais longe do mesmo. No entanto, uma questo de maior importncia ainda foi posta pelo nosso grupo: Porque que a Terra o 3 planeta a contar do Sol? J no nos podemos basear na teoria de que planetas menos densos vo afastar-se do Sol enquanto que os mais densos vo ficar prximos deste, visto que todos os planetas telricos tm composio semelhante. Temos ento de ter em conta uma outra teoria da fsica: Quanto menor a massa deum corpo que sofre atraco por parte de outro de maior massa, mais atrado este vai ser. Assim sendo, calculemos as massas dos planetas telricos.

Estrutura Interna da Terra 2


Voltando a pegar no tema da estrutura Interna. Como que se explica que se tenha formado um ncleo interno no estado slido e um ncleo externo no estado lquido? Em primeiro lugar temos de ter em conta que as composies dos ncleos interno e externo so diferentes, ou seja, os pontos de fuso dos materiais de cada um tambm sero diferentes. Sabemos ainda que o ncleo interno mais denso do que o ncleo externo, por estar no centro da Terra. No entanto, no seria de esperar que o ncleo interno estivesse no estado lquido devido a um grande aumento de temperaturas e presses em relao ao ncleo externo? Acontece que , em 1 lugar, quanto maior a presso exercida sobre um certo material, mais elevado se tornar o seu ponto de fuso. Por exemplo, ambos os ncleos externo e interno so constitudos por ferro. No entanto, s o ferro do ncleo externo se encontra no estado lquido apesar das temperaturas a que o mesmo est exposto serem inferiores s do ncleo interno. Acontece que este no est submetido a presses to elevadas e,

por isso, o seu ponto de fuso alcanado. Por outro lado, existem certos constituintes do ncleo externo tais como o enxofre, e potssio cujos ponto de fuso so mais baixos que os do ferro ou nquel (que se encontra no ncleo interno), o que facilita a passagem ao estado lquido dos restantes materiais do ncleo externo. Como se pode concluir, os principais causadores desta diferena entre estados fsicos dos ncleos soa presso e o calor. Existem 3 principais causas que explicam as elevadas temperaturas existentes no interior da Terra: em primeiro lugar, o calor proveniente dos embates de meteoritos nos primrdios da formao do nosso planeta, que foram de tal ordem que parte da energia que da se libertou ficou at aos dias de hoje contida no interior da Terra; depois, temos o decaimento de istopos radioactivos dos tomos de ferro e nquel, entre outros, que se encontram no interior do nosso ncleo; finalmente, sendo esta teoria uma das menos das menos conhecidas mas igualmente correcta, est relacionada com a tenso a que os materiais do ncleo da Terra esto submetidos. Explicando melhor: existem outros astros envolta da Terra, que vo provocar sobre ela uma fora atractiva (relacionada com a atraco gravtica de cada corpo celeste) e os materiais do interior do planeta vo ora distender-se ora contrair-se consoante a intensidade desta fora que sobre eles actua.

Origem da gua
Estamos neste momento com um planeta mais estvel e cuja temperatura, apesar de ainda elevada, teve um decrscimo. No entanto, vamos agora dar-vos a entender um acontecimento sem igual que teve lugar no planeta Terra e cujas consequncias so no mnimo avassaladoras. Estamo-nos a referir ao aparecimento de gua no nosso planeta. De onde veio a gua? Como surgiram os oceanos? Existem duas teorias, igualmente plausveis, que explicam o aparecimento de gua no nosso planeta. A primeira refere-se concentrao de vapores provenientes do interior da Terra, a altas temperaturas que se havero acumulado na atmosfera. Ao haver um arrefecimento progressivo do planeta, deu-se a precipitao desses vapores, que durou milhares de anos, e formaram-se oceanos. No entanto, esta teoria tem algumas falhas. Em primeiro lugar, no esqueamos que os vapores provenientes do interior da Terra eram vapores de metais, e no vapor de gua, ou seja, apesar de neste existirem molculas de gua, a sua quantidade era mnima. Assim sendo, nunca seria suficiente a quantidade de gases necessria para cobrir todo o nosso planeta de gua. A segunda teoriabaseia-se em impactos de meteoritos com gua no estado slido, a qual viria a fazer parte da constituio da Terra.

A Origem da vida
Como que se explica o aparecimento de vida na Terra? Sem dvida que a presena de oxignio muito importante para tal fenmeno, no entanto, este no existia sob a forma de O2 na atmosfera. Assim sendo, as primeiras formas de vida no necessitaram de O2 para se formarem. Temos neste momento um Planeta com um oceano rico em substncias para alm da gua e uma atmosfera sem molculas de O2 ou O3, o que permitia que a radiao UV mais facilmente penetrasse no nosso planeta, tendo importantes consequncias. Urey e Miller foram os dois cientistas criadores de um aparelho que permitia explicar a origem de vida na Terra, simulando as condies existentes no nosso planeta antes da vida surgir.Havia um frasco que representava o oceano e continha para alm de gua, tambm metano, hidrognio, amonaco, xidos de carbono e outras substncias ainda. Havia outro frasco que representava a atmosfera, e no qual se encontravam dois elctrodos que imitavam relmpagos e outras foras violentas da natureza. Para este ltimo frasco iriam as substncias encontradas no primeiro na forma gasosa, que, ao arrefecerem, voltavam para o 1. A grande dificuldade que se punha com esta experincia era a de imitar rigorosamente as mesmas condies em que a Terra se encontrava h 3800 M.a. No entanto, no de todo fcil representar aquilo que se teria sucedido na Terra durante milhes de anos em apenas alguns dias... Um grande problema ps-se quando houve a necessidade de ligar os elctrodos. de esperar que haja uma grande exploso devido existncia de hidrognio e oxignio, mas tal no aconteceu. Ao aquecer a soluo e ao decorrer do tempo, via-se que a mistura no 1 frasco tornava-se cada vez mais escura, at que ao fim de 5 dias se havia tornado mesmo muito castanha.. Porqu? Porque ao ser analisada, aminocidos tinham sido encontrados. Os aminocidos, como sabemos, so os tijolos bsicos da vida, a partir dos quais protenas so feitas e, posteriormente, formam-se as primeiras formas de vida.

Concluso

Chegmos agora ao fim da nossa viagem pela histria do planeta Terra. Pudemos aqui assistir s vrias fases da sua evoluo, desde o momento em que no passava de meros asterides dispersos pelo Espao at sua actual estrutura, to diferente do que antes fora, com tanta turbulncia e instabilidade. Sem dvida que as nossas principais questes foram sendo respondidas ao longo desse resumo e para cada questo h uma explicao lgica e racional que sustentada por teorias fsicas e geolgicas, que esto ao alcance da compreenso de qualquer um. Pegando novamente na teoria da expanso e contraco do Universo, ser se este ir realmente contrair-se tal como no incio se encontrava (como uma enorme bola de matria), ou ser que pela sua prpria inrcia nunca parar de aumentar? E ser que, por talvez a origem da gua ter sido proveniente do espao fsico exterior ao da Terra que consequentemente tambm noutras zonas inexploradas do Universo hajam sinais de vida? Com este trabalho chegmos concluso de que atravs da juno de um estudo rigoroso das teorias mais bem fundamentadas, com uma contnua curiosidade sobre o desconhecido e finalmente com um pouco de criatividade, pudemos olhar o mundo de outra forma, de uma forma mais conhecedora e mais interessada. Em suma, o tema relacionado com o Planeta Terra, tal como qualquer outro tema cientfico, ter sempre um pormenor por descobrir, um ponto por tratar, uma explicao por dar, visto que com a cincia se pode indubitavelmente chegar mais longe, mas o mais longe, ningum sabe at onde vai.

Вам также может понравиться