Вы находитесь на странице: 1из 3

A Era da Fealdade

por Roberto Ugo Nucci O modernismo, nas suas vrias declinaes formais, hoje publicitado com inconsciente obstinao em livros e revistas de arquitectura mais atentas ao refinamento do papel e ao carcter abstracto do grafismo dos contornos do que ao contedo, ausente na sua essncia e, ademais, esterilizado numa linguagem pretensiosa. tambm isto o espelho de uma realidade em profunda desagregao, na qual a dita cultura moderna manifesta toda a sua inconsistncia, privada como est de slidas bases de referncia com o passado. No renascimento, a formao dos arquitectos fazia-se com um aprofundado estudo crtico das obras-primas do passado, e no sculo XVIII a Academia de Frana ditava as regras do bem construir com uma aposta cultural formal. Hoje, o estudo da Antiguidade, como a designava Norman Shaw, inteiramente superficial, quando no mesmo prejudicial pela incapacidade de retirar vlidas indicaes culturais. Como afirma Reginald Blomfield, docente e figura histrica da arquitectura dos anos 30: como se a grande arquitectura no existisse antes do sculo XX, o modelo de um municpio era um edifcio longo e baixo com uma torre estreita e alta numa extremidade e uma casa era uma caixa com uns buracos. A falta de bases culturais, j ento denunciada por Blomfield, determina os estragos que hoje lamentamos, de uma arquitectura banalizada pela tecnologia, consequncia de um corte talvez insanvel com o passado e de uma cega submisso mquina.

J Nietzsche numa sua conferncia sobre o futuro das nossas escolas estigmatizava o estado de enfermidade cultural: Quem vos guiar ptria da cultura se os vossos guias so cegos e passam por gente que v, quem de entre vs chegar ao verdadeiro sentimento da sagrada gravidade da arte, se vs sois constantemente corrompidos para balbuciar sozinhos quando vos deveriam guiar, a meditar e filosofar sozinhos sobre as obras de arte quando vos deveriam obrigar a escutar grandes pensadores e tudo isto com o resultado que permanecereis eternamente distantes da obra de arte e servidores do hoje-em-dia. O modernismo, como todos os ismos da nossa infausta poca, tem as suas razes no intelectualismo dos nossos contemporneos que querem parecer inteligentes sem terem qualquer capacidade para compreender, simplesmente desejosos de seguir qualquer tendncia com a sua falsa ideia de progresso. O intelectualismo confundiu o significado das palavras, criou uma linguagem de maneirismos, introduziu novas modalidades de relacionamento com a realidade do comrcio e dos interesses econmicos prevalecentes, produziu funcionrios da cultura pretensiosos e sine nobilitate, como convm melhor tradio do snobismo. Os crticos de arte, que antes no existiam, inventaram uma linguagem confusa e hermtica, e viram em certas obras o que no estava l para ver, exaltando coisas extraordinrias onde apenas existia a nulidade. O crtico, como o comerciante de arte, fez-se cmplice de operaes de mercado habilmente orquestradas com prejuzo de um pblico agora ignorante e mal preparado, portanto facilmente influencivel. Houve um tempo em que a arte era para conhecedores e matria de reflexo para poetas e escritores como Sainte-Beuve, Baudelaire e Appolinaire, que em escritos isolados lhe dedicavam a sua ateno com o esprito e a sensibilidade da sua cultura.

Na pintura como na arquitectura o modernismo e o intelectualismo percorrem estradas paralelas.

Em Cezanne, que durante um certo perodo da sua vida foi um medocre pintor oitocentista, a viragem interpretativa deu-se com a cubificao das formas de um modo livre, fraccionado e geomtrico. H quem tivesse compreendido que a novidade e a verdadeira fealdade poderiam substituir com sucesso a falsa beleza daqueles tempos e os intelectuais fariam bem em manifestar o seu intelectualismo com renovada habilidade encantatria. Do mesmo modo, o modernismo manifestou-se na arquitectura do sculo XX com as obras inspiradas na engenharia que a historiografia oficial celebrou como o advento de uma nova era. Exaltam-se os novos materiais e as novas tecnologias como expresso de novas conquistas formais fazendo da Torre Eiffel o smbolo-monumento da nova poca. Mas a invaso do modernismo na arquitectura, como afirma Blomfield, uma questo mais sria que a sua incurso na pintura, escultura, msica e literatura apresenta a sua face desavergonhada nas nossas estradas e nos nossos campos e demasiado grande e demasiado cara para que se possa destruir completamente. Com a imposio do internacionalismo na arquitectura, contra todas as formas de projectos autnomos em ligao com o contexto local, afirma-se o conceito de standardizao, paralela ao processo de industrializao dos materiais, com efeitos invasivos sobre o territrio atravs de annimos contentores mais parecidos a caixotes de embalagens do que obras dignas da mnima qualidade formal. Como contraponto ao cinzentismo e melanclica monotonia dos annimos paraleleppedos residenciais, constroem-se estruturas insolentes e vulgares em homenagem ao poder consumista e comercial. As novas catedrais do consumo tm dimenses sempre maiores, de super a hipermercados at cidadelas do divertimento e da distraco, tornando-se o plo de atraco de massas de indivduos destinados mais delirante perda de tempo da histria da humanidade.

O modernismo, como um polvo, ataca o territrio e destri-o, enquanto os centros histricos permanecem no museu da Histria, destinados ao turismo dito cultural como simulacros de um passado inerte e impossibilitado de dialogar com o mundo contemporneo. O fundamentalismo ideolgico da nova arquitectura impe as suas regras, auxiliado pela crescente globalizao dos mercados e a prevalncia de uma urbanstica dos lbis de poder cada vez mais agressiva. mquina de habitar de Le Corbusier, estrutura multicelular que reduz o homem a mero indivduo com funes prestveis, contrape-se o pensamento de F.L.Wright que na Cidade Viva afirma: a arquitectura orgnica s enquanto intrnsecaquando procura servir o homem e no tornar-se uma fora que tenta domin-lo. O transformismo da poca moderna procede com insolente determinao procura de vias de sada de uma standardizao agora vazia e inventa-se o ps-moderno, espcie de miscelnea estilstica que procura reavivar um movimento em declnio. Mas tambm esta tentativa parece destinada a um rpido esvaziamento. Como afirma Cesare De Seta: ao fim de cinquenta anos os ps-modernos apresentaram-nos um reportrio estilstico que nos relana no Oitocentosem tempo de revivalismo tudo concebvel, mas no se pode considerar este fenmeno como uma resposta crise do movimento moderno um olhar para trs um pouco desajeitado que deu lugar a expresses artsticas modestas. A arquitectura enreda-se cada vez mais numa espcie de espiral tecnolgica, propondo solues que exibam materiais e sistemas ditos inovativos, que de meros instrumentos disposio do projectista tornam-se os prprios protagonistas.

O predomnio da tcnica como recurso para aumentar os prstimos da casa-mquina, enderea os projectos para uma tecno-arquitectura que se exprime em discutveis solues formais alheias ao contexto preexistente, pelo contrrio frequentemente alterado e deformado por uma urbanstica totalitria mais interessada nos fluxos de trfico que na vivncia do territrio. A CityLife (NdT: CityLife um projecto arquitectnico planeado para a requalificao da zona histrica da Feira de Milo) disso exemplo pertinente, com as suas torres oblquas e curvadas que parecem concebidas num delrio onrico de loucas imaginaes. Expresso de um poder vido de conquista sobre o territrio para melhor se representar, as torres de CityLife parecem apenas estimular a fantasia de jornalistas pouco perspicazes, em polmicas estreis e sem utilidade como as verificadas nestes dias na imprensa. Nenhuma palavra sobre o papel de Bancos e Seguradoras que adquiriram os trabalhos da Expo 2015 em Milo, mas vasto espao a dissertaes insignificantes sobre o belo e o feio da parte de notveis representantes do establishment poltico e cultural. Um teatro habilmente orquestrado para recompor equilbrios e interesses de poder. A torre mais alta de CityLife, trs vezes maior que o arranha-cus Pirelli, representada como a torre de Babel dos tempos modernos: Um simples dado estatstico que faz recordar as consideraes amargas de Giorgio Locchi sobre os turistas americanos de visita Torre Eiffel. Dizia Locchi que o seu interesse exclusivo era saber a sua altura e peso. Se isto a democratizao, de arrepiar.

Вам также может понравиться