Вы находитесь на странице: 1из 19

CENTRO UNIVERSITRIO MOURA LACERDA CURSO DE ESTRATGIAS EM MARKETING

LANAMENTO: ACADEMIA DE ESPORTES EQUILIBRIUM BODY & MIND

Ribeiro Preto 2004

CENTRO UNIVERSITRIO MOURA LACERDA CURSO DE ESTRATGIAS EM MARKETING

Prof: Romilson Prof: Fernandes


Elaborado por:

Ribeiro Preto 2004

DEDICATRIA Aos nossos pais, amigos e professores pela oportunidade de aprendizado e crescimento.

AGRADECIMENTOS Agradecemos em primeiro lugar a Deus, e tambm a todos os professores pela compreenso e colaborao ao grupo durante o curso e orientao para a elaborao do presente projeto.

Introduo

A Academia Equilibrium Body & MInd, pretende ser inaugurada em janeiro de 2005, segundo estudos para inciar as atividades no crescente mercado de fitness. O produto tem como principal alvo, homens e mulheres de classe A, B e C, que buscam um novo estilo de vida, mais saudvel. A populao brasileira apresenta um quadro de crescimento nos problemas causados pelo sedentarismo, stress e obesidade, sendo assim, o mercado de fitness possui uma demanda crescente no s por resultados estticos, mas tambm para a preveno de doenas . Inicialmente a Equilibrium Body & Mind ser lanada somente em Ribeiro Preto, como iniciativa de uma nova viso para academias individuais, proporcionando bem-estar e lazer. Cada vez mais as pessoas esto preocupadas com o bem estar, procurando produtos naturais para se sentirem melhor, exerccios fsicos que interajam corpo e mente e formas de relaxar o stress da vida de presso que o mundo atual nos apresenta. Esperamos que a campanha apresentada a seguir, cause o impacto necessrio populao ribeiro-pretana.

BRIEFING DA EMPRESA

Razo Social: Equilibrium Body & Mind Ltda. Nome fantasia: Equilibrium Body & Mind Localizao: Rua Aldo Focosi, s/n Ramo de atuao: Academia / Fitness Mercado onde exerce atuao: Interior de So Paulo. Linha de produtos: Curso de Pilates, treinos de musculao e ginstica aerbica. Participao de mercado: 0%, pois a empresa ainda ser lanada.

BRIEFING DO PRODUTO

Identificao: Equilibrium Body & Mind Categoria: Prestao de servios estticos e esportivos. Preos:
Servios oferecidos Pacote 1 Pacote 2 Pilates em grupo Pilates individual Descrio Musculao + aerbica Musculao + aerbica + Pilates em grupo Grupo de at 10 pessoas Personal Freqncia semanal Diria Pilates 3 x 3x 2x Preo / ms 30,00 70,00 50,00 90,00 Alunos Inscritos 95 45 35 25 Faturamento mensal 2.850,00 3.150,00 1.750,00 2.250,00

* Tabela feita com projeo de mercado futuro, no h fontes concretas de dados. Logomarca:

Diferenciais: A academia oferecer o curso de Pilates, que um mtodo onde a concentrao na respirao e fora dos msculo abdominais para a manuteno da postura correta so a base de todos os exerccios. Pontos Positivos: A nica academia a oferecer este mesmo curso em Ribeiro Preto possui um preo muito mais elevado, fazendo assim com que o pblico alvo que esteja interessado em conhece-lo no se intimide pelo fator preo. Pontos Negativos: Os clientes ainda no conhecem a marca e a concorrente a pioneira no principal curso que concentra o diferencial da Equilibrium Body & Mind. Os administradores tero um retorno do investimento inicial somente a mdio prazo, o que faz com que o acompanhamento do crescimento do mercado seja feito minuciosamente.

Influncias Ambientais: Ribeiro Preto uma cidade de clima muito quente, e com a proximidade do vero a demanda por academias e pela prtica de exerccios aumenta e a populao apresenta o uso de roupas onde a forma fsica fica em evidncia, desejando assim um aspecto esttico que corresponda ao admirado pela sociedade. Influncias Culturais: A populao ribeiro pretana formada por pessoas ativas, inclusive h prtica de atividades pblicas em alguns parques ou praas da cidade com a prtica de Tai Chi Chuan ou caminhadas monitoradas para pessoas acima de 60 anos, ou atualmente, pessoas da melhor idade.

MERCADO

Qual tamanho do mercado: Apesar de promissor e crescente, no h dados confiveis que possam demonstrar o tamanho real do mercado, principalmente pelo fato de que grande parte das academias ou dos profissionais de educao fsica atuam no anonimato devido dificuldade em abrir e estabelecer uma empresa dentro da burocracia e exigncias financeiras e legais do nosso Pas. Principais mercados: no perodo de lanamento, o produto pretende ser lanado e comercializado basicamente no interior do estado de So Paulo, abrangendo cidades como: Ribeiro Preto, So Jos do Rio Preto, Araraquara, Bebedouro, Franca, Batatais, Ituverava, Leme, Araras, Americana, Pirassununga, Porto Ferreira, Catanduva e assim sucessivamente. Aps o lanamento do produto, obtendo assim o resultado esperado, ampliaremos nossa distribuio para outros estados, podendo assim ter um mbito nacional do produto. Participao real ou estimada do produto: por se tratar de um produto inovador ou seja, em lanamento, o investimento em matria prima como as ervas para extrao de protenas, de aproximadamente R$ 20.000,00 que geraria a estimativa de 20.000 peas do produto Reviting, comercializado a princpio em regies citadas anteriormente. Evoluo do mercado : aps o lanamento do produto a produo do Reviting pretende aumentar gradativamente, nacional. CONSUMIDOR Quem consome: na maioria das vezes o produto consumido por mulheres (93%), mas tambm h uma porcentagem de homens que consome (7%).A classe social que o produto deseja atingir so as classes A e B, entre as faixas etrias de 20 a 50 anos, na maior parte delas so pessoas que procuram no setor de esttica as novidades do mercado. Quem decide a compra e onde ela feita : normalmente a mulher quem decide a compra do produto e geralmente a mesma feita em supermercados, farmcias, lojas de cosmticos e sales de beleza. chegando brevemente a ser consumido em mbito

DISTRIBUIO Canais utilizados: os canais utilizados so correspondentes ao varejo, podendo ser citados alguns deles (supermercados, farmcias, lojas de cosmticos, e sales de beleza) e atacado como o distribuidor. Supermercados = haver uma gndola , estar na mesma sesso de

higiene/cosmticos, onde estar o display com a logomarca e peas do produto. Farmcias = estar exposto prximo aos sabonetes, sero colocados tambm folhetos informativos sobre o produto . Lojas de Cosmticos = haver um display, localizado na entrada da loja, chamando total ateno do consumidor. Sales de Beleza = o produto ficar exposto visivelmente no setor de esttica .

PREO Preo do produto comparado aos preos da concorrncia : o preo compatvel com sabonetes lquidos comuns, que no possuem ao anti-rugas ( protena Q20 ). Reao do consumidor final em relao ao preo do produto : poderemos detectar essa reao do consumidor atravs de pesquisa aps o lanamento do mesmo. Estratgia de Preo: A estratgia escolhida a de penetrao, pois o produto ser lanado com custo um pouco mais alto, e poder aumentar aps alcanar o sucesso esperado.

RAZES DE COMPRA DO PRODUTO

Por que o consumidor compra: o consumidor levado a experimentao do produto, pois o mesmo ativa a curiosidade das pessoas que querem evitar os sinais de envelhecimento e procuram alternativas naturais. Quais os benefcios que o consumidor espera deste produto : os benefcios esperados pelo consumidor so, alm de ter a pele limpa, permanece em sua pele a suavidade dos aromas, e contornando os sinais da idade, aumentando tambm a energia.

CONCORRNCIA Principais concorrentes diretos : no h concorrentes diretos para o produto a ser lanado, havendo somente concorrentes indiretos, tais como Loreal, Nvea, Emprio Botnico, Natura, Boticrio, Lacqua di Fiori, Avon, que oferecem produtos semelhantes e disputam um pblico fiel no ramo de cosmticos/aromaterapia.

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

Reviso de objetivos e metas estabelecidas : A pretenso da produo no lanamento de aproximadamente 20.000 unidades, sendo que sua capacidade ir aumentar gradativamente de acordo com a aceitao no mercado. Objetivos da Empresa: A meta do nosso gerente comercial ser a distribuio do produto em locais de grande circulao, pois o pblico reconhecer o produto atravs de sua campanha publicitria na mdia onde ser apresentada ao consumidor. Objetivos de Comunicao: Para que esta meta seja alcanada, existe o comprometimento da Gerncia Industrial em produzir um produto de alta qualidade, que faa o cliente voltar a comprar o produto, bem como o comprometimento da Gerncia Administrativa/Financeira que se encarregar de traar um projeto de parceria com os fornecedores para a compra de matrias primas de alta qualidade e preos que possam permitir um custo razovel do produto, para que a Gerncia Comercial possa trabalhar com um preo cada vez mais competitivo, de acordo com as necessidades do mercado. Informaes Gerais Cliente : Natures Mirror Ltda. Histrico: A Natures Mirror Ltda uma empresa que surgiu em 2002. Foi gerada por alunos do Curso de Estratgias em Marketing do Centro Universitrio Moura Lacerda, com o objetivo de atuarem no ramo de aromaterapia e cosmticos. Lanaram vrios produtos como shampoos, sabonetes, condicionadores e hidratantes. Encorajados por estarem num ramo em ascenso resolveram lanar um produto diferenciado sabonete lquido com ao anti-rugas (Reviting), visto que o sabonete lquido tradicional estava direcionado para um pequeno pblico, sem os efeitos anti-ruga. Por ser uma empresa pequena, os seus produtos so comercializados somente na regio de Ribeiro Preto. Porm, possui o desejo de se expandir pelo sucesso que vem obtendo.

PRODUTO Descrio: O produto REVITING consisti em um sabonete lquido contendo extratos de ervas naturais, anti-oxidantes e protena Q20 com forte ao anti-rugas. A escolha do produto se deu em razo de que o sabonete lquido existente no mercado no contm principios reagentes anti-rugas, por isso a Natures Mirror Ltda., resolveu lanar no mercado uma forma mais prtica de usar o sabonete lquido, abrangendo assim, uma maior parte da populao. O produto ser lanado em embalagem plstica. Sua formulao bsica contm: Ingredientes (Sabonete Lquido): Coloque os ingredientes do sabonete lquido (100 ml.) em um recipiente, em seguida, coloque o extrato composto de ervas naturais com a protena Q-20 isolada (100gr.). Misture bem, acrescente o lauril (opcional), e depois a essncia (7 a 14ml), em seguida coloque o corante (a gosto), misturando novamente. Caractersticas do Produto: O produto pode ser encontrado no mercado em trs diferentes aromas. Verde claro: extrato de camomila. Laranja claro: extrato de malva. Azul claro: extrato de lrio dgua. Aparncia : sabonete lquido colorido artificialmente e aromatizado.

ESTRATGIAS DO REVITING Objetivo de Comunicao : posicionar o REVITING como um produto natural, aromtico, na linha de cosmticos e biodegradvel. Gerar um alto nvel de utilizao e conseguir um residual de lembrana espontnea da marca junto ao pblico alvo nos prximos 6 meses. Pblico Alvo : mulheres de 20 50 anos de profisses variadas, das classes A e B, sendo que esse pblico se preocupa com a sade e beleza da pele, buscando sempre benefcios para uma melhor qualidade de vida. Conceito : REVITING a juventude que aparece. Logo: Por estar a espuma relacionada com a capacidade de limpeza de certos produtos, pensamos em uma bolha de sabo que transmite uma leveza e claridade, como a que o consumidor pode esperar do uso do produto. Reason Why : porque o REVITING cheiroso, traz vitalidade pele, d energia e uma sensao de alvio e bem estar, alm de ser natural. Suporte : o produto REVITING foi elaborado para ser utilizado por todas as pessoas. Estilo / Tonalidade de Voz : linguagem simples direta, bom humor, energia, naturalidade e leveza nas cores.

BRIEFING DE MDIA Produto : Reviting Sabonete lquido com protena Q-20 e ao anti-oxidante, com aromas diferentes. Pblico - alvo : feminino de 20 a 50 anos das classes A e B, profisses variadas e h tambm uma pequena parcela de interesse por parte do pblico masculino. Mercado : inicialmente em Ribeiro Preto e regio, aps o lanamento o produto estar disponvel em mbito nacional. Concorrncia : Indireto : Loreal, Nvea, Emprio Botnico, Boticrio, Lacqua di Fiori, Natura e Avon. Direto : no possui. Histrico de Comunicao : o produto novo e no h um histrico a se

considerar, a imagem atual no est fixada para o consumidor. um produto novo e interessante por ser sabonete lquido anti-rugas, com embalagem plstica transparente, simples como os demais sabonetes. Objetivos de Mercado : atingir 30% no lanamento em Ribeiro Preto e regio. Objetivos de Comunicao : lanar e posicionar o REVITING como produto natural, aromtico na linha de cosmticos. Gerar alto nvel de consumo de + 30% e um residual de lembrana da marca na ordem de 70% nos prximos 6 meses. Verba : R$20.000,00 / ms.

ESTRATGIA DE TCNICAS PUBLICITRIAS Como a verba destinada ao lanamento do produto de R$ 20.000,00/ms, a agncia desenvolveu uma campanha criativa que veiculasse por maior tempo possvel nos canais publicitrios, optando pelos seguintes veculos : -REVISTA -OUTDOOR -INTERNET -CARTAZ -PROMOTORES REVISTA : o anncio ser veiculado nas revistas correspondentes diretamente ao nosso pblico, (Boa Forma, Claudia) , ligadas a beleza e a vaidade da mulher. O anncio ser de duas pginas, tendo como principal objetivo apresentar o produto. OUTDOOR : por ser um meio de comunicao de impacto, excelente para o lanamento de produtos, estes sero distribudos em vrios pontos, sendo que a sua fixao principal ser nas proximidades do ponto de venda. INTERNET : Como comprovado em pesquisa divulgada recentemente as mulheres que navegam na internet vem crescendo a cada dia, por isso este um meio de grande importncia neste lanamento. CARTAZ : Esta forma de divulgao ser feita para auxiliar o pblico no momento da compra, apresentando e dando explicaes sobre o produto, e perfumarias. PROMOTORES: Espalhados em pontos de venda e locais estratgicos demonstrando e estimulando a compra do produto. previsto para ser colocado em vrios pontos de venda como supermercados, farmcias, lojas de cosmticos e

Distribuio da Verba

VECULO Revista Outdoor Internet Cartaz Promotores

% 20% 25% 5% 20% 30%

CONCLUSO: A empresa Natures Mirror Ltda., para divulgao e lanamento do seu novo

produto, REVITING, concluiu seu trabalho de forma satisfatria, dentro do cronograma previamente estabelecido. Detectamos o perfil ideal do consumidor para o produto REVITING, e conseguimos que a Natures Mirror Ltda., atingisse seus objetivos e metas inicialmente propostas. Os profissionais da Natures Mirror Ltda, sentem-se profundamente felizes e honrados em contribuir para o sucesso desse novo produto que hoje j faz parte do nosso cotidiano.

BIBLIOGRAFIA 1) KOTLER, Philip. Administrao de marketing: anlise, planejamento e controle. So Paulo: Atlas, 1.974 2) AMBRSIO, Vicente. Plano de Marketing Passo a Passo. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1.999.

3) FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Novo Aurlio. So Paulo: Editora


Nova Fronteira , 1998.

4) http://www.aromaterapia.com.br/guia 5) http://www.fitoterapia.com.br 6) http://aromaeterapia.com.br/saiba_mais.htm

Вам также может понравиться