Вы находитесь на странице: 1из 17

proibida a reproduo total ou parcial desta obra, por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorizao prvia,

por escrito, do autor. Obra protegida pela Lei de Direitos Autorais.

Introduo Me chamo Nina, deixei o Brasil para esquecer a Clara. Uma traio e uma desiluso amorosa sempre arrancam pedaos e deixam marcas profundas... De certa forma, a minha vinda para c foi uma espcie de fuga, quis enterrar meu passado e simplesmente recomear... Por alguns meses pareceu-me a deciso acertada, apreciei a minha nova vida com tranquilidade, curiosidade e uma gratificante calmaria, confesso que quis driblar o destino, indo embora sem olhar para trs, mas o destino esperto e nos prega peas, no adianta tentar enganlo, fugir, ele est eternamente atrelado a ns... Minha histria comea naquele dia frio de inverno intenso, parecia uma manh como qualquer outra, mas eu no poderia imaginar nem em meus mais remotos sonhos que aquele dia seria diferente, a minha rotina seria quebrada por algo novo, algo que mudaria minha vida... Para sempre...

Captulo 1 Sempre que o despertador tocava era um tormento, acordar cedo definitivamente no meu forte, e inacreditavelmente ainda confundia o toque do despertador com o soar de sirenes dentro de meus sonhos, mas nem tudo perfeito e acordar cedo faz parte de minha nova rotina, de meu novo trabalho, que por sorte tanto amo. Lutando contra o sono e minha imensa vontade de ficar entre edredons e lenis, como por reflexo levantei em uma frao de segundos e me pus embaixo do chuveiro de jatos fortes, as fortes gotas que se chocavam contra meu corpo faziam minha pele doer, elas me acordavam e me davam disposio para enfrentar o frio que estava l fora. O sol s apareceria dali a uma hora, ento aps tomar uma xcara de chocolate bem quente e ler as notcias dirias do jornal The Montreal Gazzete forrei-me de roupas quentes, botas para neve, luvas impermeveis e touca de pelica, tratei de ir caminhando e apreciando a linda paisagem entre meu pequeno apartamento e o mercado. Para mim ainda era tudo novo, no apenas uma cidade nova, mas um pas novo com paisagens e culturas a que eu estava desacostumada. Chegar ao mercado em meio quela loucura e gritaria que faziam minha cabea zunir tambm me deixava empolgada e com uma pontinha de medo em perceber o quanto era grande minha responsabilidade em estar frente de um tradicional restaurante e foi somente nessa hora que eu percebi que j era adulta, mesmo beirando os meus 30 anos. Parei por um segundo, olhei num mbito de 360 e fui, fui em direo confuso toda em busca de um pargo perfeito, aquele que me daria nimo de ir correndo para o trabalho e prepar-lo com afinco e de maneira deliciosa. Depois de 15 minutos em meio a negociaes e barganhas, finalmente consegui sair com meu peixe de mais de 8kg do mercado e daquela loucura toda. Aps alguns minutos caminhando finalmente cheguei ao restaurante e ingressei na minha cozinha em meio turbulncia das preparaes dos pratos, oito funcionrios, panelas fervendo, liquidificador e fritadeira a todo vapor, e meu pensamento estava longe, confesso que no ouvia praticamente nada ao meu redor, estava to concentrada no preparo da minha Moqueca que nem vi o tempo passar. S voltei da minha viagem interior quando escutei o matre Marcel: Chef, a srta. Julieta gostaria de falar com voc. Por favor, diga a ela que j vou, preciso lavar as mos.

Dona Julieta era uma senhora educada, bem-vestida, aparentava ter uns 70 anos e frequentava o restaurante desde 1998, na poca ainda em que o Petit Brazil chamava-se Petit Monde, muito tempo antes de eu pensar em trabalhar em outro pas. Fui at o salo de encontro a dona Julieta. Tudo bem, dona Julieta? Em que posso ajud-la? Minha querida, como vai? disse, com extrema simpatia. Muito bem, e a senhora? Muitssimo bem, obrigada. Queria dizer-lhe pessoalmente que seus pratos so deliciosos, e gostaria de saber como posso fazer algo parecido em minha casa, aquela moqueca que voc faz, por exemplo, afinal quero fazer uma surpresa e cozinhar para meus netos uma comida tpica brasileira! Enquanto eu ouvia a dona Julieta, percebi na mesa de trs um grupo de trs pessoas que eu nunca havia visto no restaurante, pessoas bem-vestidas que no paravam de conversar um minuto sequer, e dentre eles me chamou ateno uma mulher, linda, com um sorriso que me fez hipnotizar, ela tinha um biotipo diferente das demais daquela regio, tinha uma pele mais morena, com cabelos escuros, ondulados, quatro ou cinco dedos abaixo dos ombros, vestia branco, o que fazia sua linda cor ressaltar ainda mais... Querida? Desculpe, dona Julieta, irei agora mesmo providenciar a receita para a senhora levar, pedirei ao Marcel para trazer at sua mesa. Obrigada, Nina, voc sempre muito atenciosa! Obrigada senhora, com licena. Meu Deus, o que isso? pensei , quem seria aquela mulher, como ela podia me deixar de pernas bambas simplesmente com a sua presena? Marcel... Sim? Quem so aquelas pessoas da mesa 27? Nunca as vi. No sei, tambm nunca as vi aqui.

Procure saber, Marcel, parecem ser pessoas de fora, influentes, seria interessante dar uma ateno especial tentei convenc-lo de que aquilo seria de certa forma bom para o restaurante. Concordo, vou ver o que descubro. Marcel! Oferea uma caipirinha a eles, diga que por conta da chef acrescentei. Pode deixar, Nina, farei isso! Ah, Marcel, antes venha comigo que vou dar a receita da moqueca para dona Julieta, leve at a mesa dela com essa garrafinha de azeite de dend alcancei para Marcel aquela pequena garrafa de azeite alaranjado , seno ela no vai conseguir fazer a moqueca em sua casa, diga que mandei especialmente a ela. T bem. Enquanto Marcel levava a receita e o azeite para dona Julieta, percebi que eu estava totalmente atordoada com a presena daquela morena. Sinceramente, a ltima coisa que eu queria era me apaixonar por algum, afinal minha ltima paixo, com a garota de So Paulo, j tinha me deixado bastante machucada e resolvi que o que eu queria mesmo era me dedicar ao trabalho e no mximo ter algum envolvimento superficial sem me apaixonar. Mas, por outro lado, tambm tinha que agradecer Clara, pois se no fosse por ela eu no teria me aventurado nessa mudana em minha vida, ento de algo teria valido aquela desiluso. Chef? Fale, Marcel! A dona Julieta adorou a sua gentileza e pediu para agradecer, diz que faz questo de pagar pelo azeite. No, Marcel, diga que um presente, para por favor aceitar... E quem so as pessoas da mesa 27? Ah, sim! So mdicos, esto aqui para dar algumas palestras na universidade, me parece que so de Toronto. Ah... Sabe at quando ficam aqui? No... No perguntei, por qu? ele me olhou sem entender. Nada... Obrigada, Marcel.

De nada... Ah! Eles gostariam de agradecer pela caipirinha, falei que iria avisla e que voc iria at a mesa deles. Me agradecer? Eu ir at l? Assim desse jeito? levei um susto, eu no estava preparada para ir at ela. Sim... Dar uma ateno especial, lembra? Da mesma forma como fez com dona Julieta. Claro, j vou, s irei lavar as mos e estou indo. Meu Deus! Estava com cheiro de peixe! Como iria at l?! Lavei as mos, coloquei minha doma reserva que estava limpa e me dirigi at a mesa 27. Quando cheguei ao lado da mesa percebi que a mulher pela qual eu estava fascinada era muito mais atraente do que antes me parecia... Era impressionante como to rapidamente fui acometida por aquela espcie de hipnose por ela, eu no compreendia. Quase tremendo e sem conseguir olhar diretamente nos olhos dela, fui logo falando: Bom dia, senhores, gostaram do drink? Muito! respondeu um homem grisalho, de voz grossa e que usava uma gravata rosa. Esta uma bebida tpica brasileira, muito apreciada e consumida no meu pas emendei rapidamente. Ento ouo a voz dela, para delrio de meus ouvidos, uma voz calma, firme, com um tom quase grave, falou incisivamente olhando fixo em meus olhos: O que vai nela? indagou, num tom quase seco. A sim, quase engasguei! Olhei em seus olhos, mas meu olhar desviava para sua boca, ento me controlando ao mximo disse: Acar, limo, gelo e cachaa. Cachaa? perguntou ela. Sim, um destilado da cana-de-acar.

O outro rapaz que estava sentado junto a eles, mais jovem e de boa aparncia, interrompeu-nos: A comida estava tima, um pouco diferente do habitual, mas deliciosa comentou, nitidamente achando muito apimentada. Obrigada, espero que retornem, amanh teremos um cardpio excelente! falei, na tentativa de convenc-los a voltar no dia seguinte. Claro, se for possvel, pois estamos de passagem e bastante atarefados, mas ainda ficaremos dois dias aqui disse o jovem, com muita simpatia. Tomei coragem e perguntei: So mdicos? Ela ento respondeu, tomando a frente: Sim, fomos convidados para dar algumas palestras sobre patologias cardacas, inclusive algumas delas ligadas a m alimentao. Se quiser, fica o convite para a palestra de amanh noite, que tambm abranger este assunto sugeriu, olhando diretamente em meus olhos, quase me fulminando com seu olhar, que impressionantemente parecia ver atravs de mim. Deu-me friozinho na barriga por aquele convite, mas respondi com tranquilidade tentando aparentar calma: Obrigada. Sim, realmente um assunto interessante tambm para minha rea. Percebi que ela me observava, no com um olhar de desejo, era algo diferente, parecia interessada pelo que estvamos conversando, mas isso bastou para me deixar nervosa. O rapaz mais novo ento abriu sua carteira rapidamente e tirou dois pequenos bilhetes e entregou-me. Duas cortesias para voc, leve um amigo ou namorado. Obrigada agradeci, pegando as cortesias. Bem, muito prazer em conhec-los, espero que tenham gostado do almoo e que retornem. Eles agradeceram e eu fui em direo minha cozinha com aqueles bilhetes nas mos. Naquele dia no consegui pensar em mais nada, s nela e no que eu tinha dito, ou no que eu deveria ter dito! Nem disse a eles que no tinha namorado, sequer perguntei o nome dela... Meu Deus, eu tinha feito tudo errado...

noite, deitei em minha cama e fiquei olhando aqueles bilhetes ao lado de minha cabeceira, relembrando do rosto dela, seus grandes olhos negros, sua pele morena, o contorno de seus lbios, o sorriso, a voz firme, fiquei imaginando sua idade, uns 35 ou 36 talvez... Adormeci pensando nela. Inacreditavelmente naquela manh acordei antes do despertador tocar, e ali tive a certeza de que meu corao estava sendo atingido por um novo sentimento, mas como aquilo era possvel? No sabia nem o nome dela, se era casada, se tinha filhos, onde morava, fiquei at imaginando que ela poderia ser esposa do cara da gravata rosa, e ainda, mesmo supondo que ela fosse solteira o que era praticamente impossvel de se imaginar , baseado em qu ela sentiria atrao por mulheres? Era certamente um lapso de loucura da minha mente tentando me iludir. ... pensei de repente talvez ela fosse realmente casada com o senhor da gravata rosa, ele parecia bem mais velho que ela, mas, pensando bem, achei at bem provvel a possibilidade. Seria possvel? Tratei de parar de pensar em bobagens e ir trabalhar, isso sim era a minha realidade. Depois de toda minha rotina matinal, estava eu novamente na minha cozinha no Petit Brazil, mais apreensiva, com uma palpitao no peito, ansiosa em saber se ela voltaria naquele dia. Resolvi falar com Marcel para ver se alguma reserva havia sido feita na mesa 27. Marcel, foi feita alguma reserva na mesa 27? Deixe-me ver aqui, vamos ver... Sim, tem uma reserva para duas pessoas em nome de Alfred. Ah... fiquei pensativa. Nina? Hum? O que est acontecendo? Nesses trs meses voc nunca me perguntou se havia alguma reserva em especial. Voc se interessou pelo rapaz de ontem, no ? Ai, Marcel! Para com isso! No me interessei, no, quer dizer... No exatamente... Agora tenho que entrar! sa desconcertada. S o que faltava! Eu estava dando bandeira, tinha que me conter. Continuei fazendo as minhas preparaes e por aquelas horas concentrei-me, sem muito pensar nela.

Nina? Quando me virei vi seu Jordi, o dono do restaurante, ele estava engraado, com o nariz vermelho e aquela touca na cabea, no combinavam com o seu terno italiano que provavelmente custava o meu salrio do ano inteiro. Sim, seu Jordi? Voc pode vir no meu escritrio por um instante? Claro, s vou lavar as mos e estou indo! Fiquei imaginado o que o fez aparecer no meio da semana no restaurante e o que ele poderia querer comigo. Mas s havia uma maneira de saber, ento rapidamente fui at seu escritrio. Com licena? Entre, Nina, sente-se. Obrigada. E ento? Est gostando do novo trabalho? Sim, muito! E o clima? Como est se sentindo num pas de clima temperado? Ainda estou me acostumando, se bem que passo a maior parte de meu tempo aqui dentro, se no estou na calefao estou entre foges, ento nem tenho sentido muito frio. Sim, verdade, aqui em Montreal tem calefao por tudo e o frio mesmo s sentimos de passada, quando estamos na rua disse, descontraidamente. Bem, quero dar-lhe os parabns pelo trabalho que vem desempenhando e pedirlhe para dar um jantar em minha casa, claro que ser muito bem recompensada por este extra, no se preocupe com isso. Sbado ser o aniversrio de minha esposa, meus filhos viro de Milo para fazer uma surpresa para me e eu tambm gostaria de fazer a ela uma surpresa, proporcionando-lhe um jantar especial. O que voc acha? Nossa, fico lisonjeada com o convite e ser um prazer imenso poder contribuir nessa data to especial para vocs! Obrigado, Nina, ficamos combinados ento? Sbado?

Certo, pode contar comigo! Agora tenho que voltar ao trabalho, com licena, at logo. Levantei-me e sa. Fiquei muito contente com o reconhecimento do meu trabalho, mas estava muito atarefada, ento voltei rapidamente para meus afazeres. Nina, Nina! Que foi, Marcel? O seu namorado j chegou! Est na mesa 27! Meu corao disparou, fiquei parada e mal consegui dizer: Ele no meu namorado! Quem mais est na mesa com ele? O senhor da gravata rosa. Quem mais? S os dois, a reserva era para duas pessoas, acho que a amiga bonitona no vem hoje... Que pena... falou rindo, com certo ar de interesse por ela. Fiquei frustrada e irritada, mas eu nada tinha a fazer, estava de mos atadas. Me deixa continuar aqui, Marcel! falei sem pacincia. Ela no tinha vindo, ser que no havia gostado de algo que falei? Ou a comida no teria agradado ao seu paladar? Eu at estava decidida a ir palestra, mas j no sabia mais se seria o caso, tinha medo de parecer uma boba. O dia foi passando, a dvida sobre o que fazer me atormentando e eu estava entrando em parafuso com aquela incerteza... A noite fria estava de volta, retornei ao meu apartamento no 3 andar depois de uma caminhada de 10 minutos entre o restaurante e meu pequeno lar... Fiquei ali por quase uma hora em estado catatnico, sentada na beirada da cama enrolada num cobertor com os olhos parados, olhando para um furinho preto na parede, estava completamente sem saber se deveria ir ou no palestra. Comecei a lembrar-me de tudo que eu vivera at ali e, ainda sentada no mesmo lugar, atravs da porta de meu quarto fiquei observando meu pequeno apartamento de cinco cmodos...

Aquele pequeno lavabo junto sala com apenas uma pia roxa e azulejos azuis, alm de muito feio, era to pequeno que mal uma pessoa de porte mdio conseguia permanecer ali de forma confortvel. O meu quarto era arejado e pequeno, com apenas uma cama de casal e dois criados-mudos com um abajur sobre eles, um de cada lado; do lado esquerdo a grande janela deixava o quarto bem iluminado; e do lado direito estava o guarda-roupa branco de apenas trs portas. Encostada ao guarda-roupa havia uma pequena porta de cedro que levava ao banheiro; este com uma pia e uma ducha muito boa contrastavam com os azulejos cor-de-rosa desbotados que apesar da m aparncia eram firmes e no apresentavam nenhuma infiltrao; um pequeno balco ao lado do box de vidro servia para guardar as toalhas, produtos de higiene pessoal e alguns materiais de limpeza. Entre o meu quarto e a sala vinha a cozinha, que tinha um tamanho bom comparado com o tamanho do apartamento, de apenas 46m. J a sala era bonitinha, estava tudo combinando: o sof-cama verde-musgo de dois lugares com vrias almofadas claras sobre ele fazia uma tima combinao; uma mesinha de centro e uma televiso de 20 polegadas com boa imagem sobre a estante de ptina branca ficavam de fronte ao sof-cama sob a grande janela, o que me dava uma vista bonita para alguns prdios. Ainda era tudo simples, mas estava bem arrumadinho. Tinha calefao e dentro do possvel me proporcionava conforto, porm ainda faltava um telefone e um computador. E a palestra? Se eu quisesse ir teria que me apressar, pois a palestra comearia em uma hora. Ento pensei e falei em voz alta comigo mesma, tentando me convencer daquela deciso: Vou ir sim, vou ficar em um cantinho, sem ser percebida, pelo menos a verei novamente e quem sabe descubro algo mais sobre aquela mulher de olhar intrigante. Tomei um banho rpido, coloquei uma roupa que at ento eu ainda no tinha tido a oportunidade de usar , meu perfume e desci at o telefone pblico em frente a minha casa e chamei um txi, pois o ponto da esquina estava vazio. Em poucos minutos ele chegou e rapidamente eu j estava na frente do anfiteatro da Universidade McGill. Entrei na fila que dava acesso ao auditrio e logo pude entrar e sentar-me em minha cadeira, que coincidentemente era de nmero 27, fiquei intrigada com aquilo, mas logo passou, por conta da ansiedade em rev-la! Foi quando a luz do palco acendeu-se e um senhor subiu dando a introduo palestra, no incio at prestei ateno, mas depois juro que no ouvi mais nada, eram termos to tcnicos que s seriam compreendidos por um

estudante de medicina em estgio avanado. Aps uns 15 minutos de muitos prefixos e sufixos complicados, o senhor que estava conduzindo a palestra falou: Convido agora o dr. Alfred Willians, cardiologista do Mount Sinai Hospital, a fazer o uso da palavra. Alfred, o da gravata rosa! Falei alto, mas logo percebi a minha gafe e baixei a cabea, fiquei ouvindo e mais uma vez me deu sono, nossa, como era demorado todo aquele discurso, e ela? Nem sinal! Eu j estava ali havia mais de 40 minutos, estava desanimando... Foi ento que minha espera seria recompensada, o to aguardado momento parecia estar chegando. Agora, prezados alunos, mesmo sabendo que podemos dispensar apresentaes, prefiro seguir o protocolo, pois ainda assim tenho a honra de convidar a juntar-se a ns a mdica intensivista, Ph.D. em cardiologia e especialista em transplantes cardacos, dra. Allegra Cavazza, para compartilhar conosco sua vasta e inquestionvel experincia. O auditrio inteiro levantou-se para aplaudi-la, parecia que uma celebridade estava prestes a aparecer ali bem na nossa frente, percebi que ela devia ser muito conhecida no meio mdico, pois a reao do pblico ao ouvir o nome dela foi extraordinariamente absurda, e eu, ainda entorpecida pela figura daquela mulher, levantei-me tambm e aplaudi fervorosamente acompanhando todos! Ento finalmente eu a vi, linda, alta, levantou-se de uma cadeira que ficava bem na frente onde at ento eu no a tinha visto , dirigiu-se at o palco e colocou-se atrs do plpito. Meu sono, que at ali se fazia presente, desapareceu como num passe de mgica, eu estava alerta, prestando ateno em cada movimento que ela fazia, e muito ansiosa em ouvi-la! Boa noite a todos os presentes e aos meus futuros colegas! Nossa! Gelei! A forma como ela falava era inexplicvel, impossvel de reproduzir, ela falava com tanta firmeza que com apenas duas ou trs palavras ela poderia mover multides, ela crescia naquele palco, as pessoas estavam imveis prestando ateno em cada palavra, em cada vrgula, anotavam tudo e eu olhava atentamente para ela, ouvindo-a com devoo, acompanhando com meu olhar atento enquanto ela se movia e apontava para um painel com uma pequena luz a laser para mostrar os pontos a serem observados entre um corao sadio e um corao danificado.

Como podemos observar, a incidncia em seco transversal do miocrdio mostra a direo do fluxo sanguneo normal. No existe um sintoma isolado que identifique de maneira inequvoca uma cardiopatia, mas determinados sintomas sugerem a possibilidade, e um conjunto de sintomas faz com que um diagnstico seja estabelecido e eu zonza, ouvindo atentamente as explicaes da dra. Allegra. Allegra! Soava bem aquele nome! Cavazza?! Italiano com certeza! Que nome forte, de personalidade, nome diferente, diferente como ela, e lindo, assim como aquela figura que me deixava absolutamente perdida. E foi assim at a ltima palavra dela, quando novamente o auditrio levantou-se para aplaudi-la e entre palmas e assobios eu ouvia os comentrios em minha volta, quase endeusando a minha dra. Allegra, e ouvi tambm um rapaz dizendo a uma colega que eles pegariam os autgrafos dos mdicos convidados na sada, na antessala do anfiteatro. Fiquei pensando, como assim pegar autgrafos? Mas logo entendi, ao lado da porta central havia um estande com bibliografias dos respectivos palestrantes, foi quando corri para comprar um exemplar. Cardiopatia isqumica diagnstico e preveno dra. Allegra Cavazza. Esse era o seu mais recente livro lanado, imediatamente o comprei e dirigi-me at a antessala para v-la de perto. As filas eram grandes, mas a fila que levava at a mesa onde ela estava era muito maior, pessoas a cumprimentavam e disputavam para tirar fotos com ela, percebi que para aqueles alunos era um acontecimento a presena dela na universidade. J eu estava meio perdida, no havia levado cmera fotogrfica nem me preparado para pedir autgrafos, mas como eu iria suspeitar de toda aquela tietagem? Nem em meus mais remotos sonhos! Enquanto eu aguardava na fila, folheei rapidamente o livro e na ltima pgina havia sua foto, aquela foto me acalmou, me deixou tranquila, pude olhar com clareza cada trao de seu rosto sem precisar forar minha memria a tentar reproduzi-la. Mas medida que fui me aproximando da mesa onde ela estava sentada meu corao disparou, ouvi que ela perguntava o nome de cada aluno que estava ali e escrevia algo rapidamente dentro do livro, se aquele aluno no tirasse uma foto ao seu lado, automaticamente j passava para o outro e assim sucessivamente era tudo muito rpido, ela nem levantava de sua cadeira. Nessa hora, confesso que gelei! Finalmente eu seria a prxima, s ento pude compreender quase que com exatido o que era um sintoma de ataque cardaco! Meu corao parecia que ia sair pela boca, me aproximei dela sem dizer uma palavra, ela estava sentada de

cabea baixa, coloquei meu livro sobre a mesa e deslizei-o at perto de suas mos, foi quando ela levantou o seu olhar e disse: Qual seu nome? Imediatamente respondi com um sorriso sem graa. Nina. Ento, ela levantou seus olhos e mais uma vez olhou diretamente dentro dos meus, novamente parecendo olhar por dentro de mim, era uma sensao inexplicvel, eu tinha quase a impresso de me conectar com ela, atravs de seus olhos. Ora, quem veio nos prestigiar! A chef brasileira! Gostou da palestra? disse com um pequeno sorriso. Ela lembrava de mim! Muito, embora eu tenha ficado um pouco perdida. Enquanto eu falava, ela ia escrevendo dentro do meu livrinho da isquemia. Ousei perguntar... Vai passar no restaurante amanh? No, daqui estou indo para o aeroporto, vou para Madri ainda hoje, tenho uma conveno que se inicia amanh pela manh, vida de mdica assim, muitos compromissos e pouco lazer, mas essa foi minha escolha, ento tenho que acatar as consequncias. Dentro de mim eu tive vontade de gritar, pedir que ela ficasse, quase deixei transparecer minha tristeza, mas segurei-me. Naquele instante ficou claro que provavelmente eu nunca mais a veria. Ento, ela me devolveu o livro, eu o peguei e para minha surpresa ela levantou-se e estendeu a mo dizendo: Obrigada por ter vindo. Pela primeira vez a vi de p to de perto na minha frente, ela era alta, no mnimo uns 15cm a mais do que eu, esguia, com um corpo atltico e um perfume que me tonteava, perfume bom. Fiquei esttica segurando a sua mo quente, de pele macia, que apertava a minha com firmeza, s voltei a mim quando uma luz ofuscante vinda de sua mo esquerda me fez parar de sonhar, era uma aliana dourada enorme que talvez tivesse uns 300 quilates. Quase no quis acreditar, mas mantive a classe e retribu sua gentileza.

Obrigada a voc por me deixar a par sobre a quantas cardiopatias somos suscetveis... Vi que tinha falado uma brincadeirinha totalmente sem graa, ento tentei remediar. Desculpe a brincadeira, tenha uma boa viagem e foi um prazer imenso conhec-la. Ela sorriu e sentou-se, eu virei e fui me afastando, ainda tentei dar uma olhadinha para trs, mas ela j estava de cabea baixa autografando outro livro, enquanto uma pequena multido ainda a aguardava com ansiedade. Eu tremia de alegria e de tristeza, os sentimentos eram conflitantes, o perfume dela estava impregnado em minha mo, queria sentir aquele cheiro para sempre, tentei memorizar aquela fragrncia! E aquela aliana? Na mo esquerda! Significava que ela tinha algum, algum de muita sorte! E eu? Por um momento de insanidade fantasiei a possibilidade remota de t-la comigo, que ingenuidade a minha, que papel de boba estava fazendo, ali, abestalhada, no meio daqueles mdicos, com um livro sobre isquemia embaixo do brao e cheirando meus dedos para no desperdiar aquele perfume! Era pattico! Eu estava parecendo uma verdadeira adolescente de 12 anos ao encontrar-se com Leonardo DiCaprio, e jurando que ele se casaria imediatamente com a adolescente prometendo amor eterno! O que estou fazendo? falei baixinho comigo mesma. Mas ela mexia comigo e isso era fato, to real que meu peito doa, tinha uma vontade quase incontrolvel de ir l e dizer a ela para, por favor, ficar! Eu alimentava uma esperana, mesmo contra todas as chances do mundo, mas desanimava ao me perguntar quem seria a pessoa que tinha o privilgio de cham-la de sua esposa. Foi a que me lembrei do cara da gravata rosa, que por sinal continuava com sua gravata de estimao. Voltei uns 5 metros e cheguei perto da mesa de autgrafos dele e procurei olhar sua mo esquerda para ver se tambm tinha uma aliana de 300 quilates, mas as mos dele estavam vazias, no havia o menor vestgio de uma aliana, ainda mais daquele tamanho, seria impossvel no detect-la, ento conclu que no era ele o homem sortudo. No sei se isso era bom ou ruim, mas por hora me aliviou um pouco.

Olhei novamente para a mesa dela, mas no consegui v-la, a sua mesa estava rodeada de pessoas, ento vagarosamente fui me dirigindo at o porto da universidade para pegar um txi e voltar para minha vida, minha realidade. Eu caminhava junto a outros alunos que estavam eufricos com a palestra e com seus livros autografados, quando ouvi uma aluna dizer: Pierre, o que ela escreveu no seu? O rapaz rapidamente abriu seu livro e mostrou para sua colega, lendo em voz alta. Ela escreveu: Caro Pierre, sorte e sucesso em sua nova jornada, saudaes, dra. Allegra Cavazza. E no seu, Justine? ela repetiu o gesto e mostrou-lhe o seu livro. Tambm! Escreveu a mesma coisa! Que mximo, no? Ento eles se afastaram eufricos, quando me lembrei de olhar o que ela havia escrito no meu livro! Como pude esquecer-me de olh-lo? pensei. O que estava acontecendo com minhas faculdades mentais? Meu corao disparou novamente, ento rapidamente peguei meu livro e o abri, estava nervosa, quase no conseguia folh-lo, mas l estavam, trs ou quatro linhas escritas com uma letra horrvel, era quase ilegvel. Querida Nina O dia est sua frente, esperando para ser o que voc quiser Obs.: Voc preparou a melhor cachaa que j provei. Um abrao, Allegra C. O que isso queria dizer? Fiquei estupefata lendo e relendo aquilo, sem entender absolutamente nada! Parecia que ela brincava comigo, me deixava tonta, agora ainda tinha um enigma para decifrar! Mas, sem mais o que fazer ali, chamei um txi e fui para casa tentando entender aquela frase. Ao chegar, deitei-me na cama com a inteno de comear a ler o livro sobre aquela tal de isquemia, mas no consegui sair do primeiro pargrafo, eu ficava alternando entre a primeira pgina com a dedicatria que ela havia escrito para mim e a ltima, onde estava a foto em preto-e-branco dela, foi assim at eu adormecer...

Na manh seguinte me aprontei para mais um dia de jornada, esta mais longa, afinal em vez de me liberar s 17h como de costume eu ainda teria que preparar um jantar espetacular para meu chefe, seu Jordi. No tinha ideia de a que horas voltaria para casa, mas tinha ideia sim do que fazer com o extra que ganharia naquela noite. Compraria ento, depois de trs meses, o meu computador para finalmente poder me conectar com o mundo e tentar saber mais sobre a minha cardiologista! Aqueles dias que se seguiram passaram sem grandes emoes, daquele jantar que fiz para o seu Jordi saram mais alguns convites, com isso comecei a juntar uma graninha e fazer meu p de meia, comprei meu computador e me conectei com o mundo, trocava e-mails com a minha ex-namorada Clara, a menina de So Paulo, e tambm com a minha melhor amiga, Shelly, intercalava os e-mails com pesquisas de novas tcnicas de cozinha e buscas por notcias sobre a dra. Allegra, s vezes eu tinha sorte de achar alguma foto dela na internet, inmeras notcias sobre sua participao em convenes, cirurgias complicadas, transplantes, participaes em eventos mdicos e at uma especulao sobre um possvel lanamento de um novo livro, mas nada que indicasse que ela viria novamente para Montreal, descobri tambm que ela tinha 39 anos e era casada, mas pouco se falava de sua vida pessoal, muito sobre seu talento na rea da medicina. Adquiri o costume de olhar as reservas feitas no restaurante em especial da mesa 27 , sempre com a esperana de ter uma reserva no nome dela... E assim minha rotina permaneceu por dois longos meses.
______________________________________________________________________ Material promocional gratuito. Sem valor comercial.
Mesa 27 Adriana Nicolodi 378 pginas ISBN 978-85-62426-28-5 R$ 55,00

Вам также может понравиться