Вы находитесь на странице: 1из 18

Acomodao - um ajustamento formal e externo, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudana interna,

, relativa a valores, actividades e significados.

Adaptao - Processos de ajustamento as situaes diversas exigidas pelo meio, necessria a proteco aos processos vitais do organismo . A inteligncia uma adaptao feita atravs da assimilao e acomodao.

Adquirido - O comportamento do ser humano essencialmente formado a partir do contacto com o meio ambiente, portanto somos aquilo que o meio nos ensina.

ADN - A sigla ADN uma abreviatura de cido Desoxirribonucleico. no ADN que est contida toda a nossa informa o gentica, sob a forma de genes. Tem a forma de um escadote enrolado, ou seja, de uma hlice dupla em que os degraus so formados por pares de bases ligadas entre si.

Afectividade - conjunto de emoes e sentimentos que um endividuo pode experimentar nas diferentes situaes em que vive.

Afectos - predisposies do indivduos para reagir de modo penoso ou agradvel nas relaes de vinculao que estabelece com as pessoas ou com outros elementos do mundo que o envolve.

Alelo - Sequncia de uma molcula de ADN (gene) situada no mesmo locus e que corresponde a diferentes verses do mesmo gene provenientes do pai e da me.

Ambiente espao vital em que se desenvolve o sujeito; conjunto de estmulos que condicionam o individuo desde o momento da concepo.

Amor sentimento intenso que se experimenta em relao a outra pessoa que pode ou no ser do sexo oposto.

Angstia estado psquico de opresso, resultante de um sofrimento perante o qual a pessoa se sente diminuda ou in capaz de se defender.

Assimilao - Adaptao dos dados do meio s estruturas mentais do sujeito. Processo de integrao dos dados da experincia do sujeito.

Aprendizagem alterao relativamente estvel do comportamento ou do conhecimento, devida experincia, ao treino ou ao estudo; processo que ocasiona essa alterao.

Aprendizagem por insight - processo que se da quando existe a compreenso rpida e inesperada dos dados de um problema e da f orma de os organizar para o resolver.

Aprendizagem social forma de aprendizagem que as pessoas fazem atravs da observao de comportamentos sociais, os quais so mentalmente imitados e exteriormente expressos.

Ateno concentrao persistente da nossa mente sobre qualquer estimulo ou actividade.

Atitude predisposio para responder favorvel ou desfavoravelmente a estmulos scias: ideias, princpios, temas, etc.

Behaviorismo - Tambm designado de comportamentalismo , o conjunto das teorias psicolgicas que postulam o comportamento como o mais adequado objecto de estudo da Psicologia deixando os processos mentais no acessveis observao. Comportamento geralmente definido por meio das unidades analticas respostas e estmulos observveis.

Carncia- estado de ausncia ou de insuficincia de elementos biolgicos, psquicos ou scias importantes num processo de desenvolvimento harmonioso. Castigo qualquer estimulo desagradvel que surge em consequncia de algum comportamento.
Crebro - rgo situado na parte anterior e superior do encfalo, e que a sede das funes psquicas e nervosas e da actividade intelectual .

Cognitivismo - Corrente de estudo do comportamento e dos processos mentais.

Cognio - conhecimento, crenas, pensamentos e ideias que as pessoas tm acerca delas prprias e do ambiente sua volta. Pode igualmente referir -se aos processos mentais atravs dos quais adquirido esse conhecime nto.

Comportamento - Qualquer acto efectuado pelo organismo e que possa ser observado e registado.

Conhecimento - Acto de assimilar internamente a realidade.

Consciente - constitudo por noes, imagens e lembranas que o sujeito capaz de forma voluntria evocar e controlar segundo as suas necessidades, os seus desejos e as suas exigncias sociais.

Continuidade - Os seres humanos evoluem de uma forma gradual e contnua ao longo do tempo.

Criatividade - competncia dos seres humanos para estabelecer novas relaes e dar origem a produes inditas e originais.

Cromossoma - Estrutura celular transportadora de genes e que o suporte de informao gentica, sendo constitudo por nucleofilamentos condensados, que se tornam visveis durante a mitose e a meiose.

Cronaxia - Velocidade com que uma clula nervosa se pode excitar e conduzir a informao.

Cultura - Herana social transmitida de gerao em gerao e que constituda por ideias, sentimentos, atitudes, costumes, valores e tradies que so comuns a uma colectividade.

Desejos impulsos que nos movem em aspectos apreendidos de natureza psicossocial e que, no forem satisfeitos, no pem em p erigo a sobrevivncia.

Descontinuidade - A evoluo humana acontece por saltos em que a forma de evoluo no gradual e d -se diferentemente.

Desenvolvimento - Evoluo das capacidades humanas no crescimento do organismo resultante de vrios factores.

Educao . processos de desenvolvimento das capacidades que so valorizadas pela sociedade ou pelo grupo social a que se pertence. Pode decorrer de modo formal, na escola, ou de modo informal, no quantadiano,~

Empatia - Faculdade de experimentar os sentimentos e a conduta de outra pessoa. A empatia, ou endopatia, diz respeito a uma vivncia pela qual quem a experimenta se introduz numa situao alheia, real ou imaginria, objectiva ou subjectiva, de tal modo que aparece como se estivesse dentro dela. A empatia pode referir-se a toda espcie de situaes, mas considerada sobretudo como um problema psicolgico.

Emoo reaco sbita agradvel ou desagradvel, geralmente de curta durao e de grande intensidade, a um acontecimento inesperado, que interfere na relao que o s ujeito estabelece com a realidade.

Epignese - Tese segundo a qual o desenvolvimento do individuo se processa atravs da aco recproca estabelecida entre a gentica e o ambiente.

Estabilidade - O ser humano no muda ao longo do tempo, mantendo -se sempre a mesma pessoa e inaltervel.

Estdios - Etapas qualitativamente diferentes que se desenham no desenvolvimento cognitivo.

Estimulo qualquer forma de energia, externa ou interna, que alerta ou activa o receptor sensorial.

Externo - Na base do que cada pessoa esto os estmulos do meio que agem sobre cada indivduo.

Fentipo - Aspecto de um organismo, considerando determinados caracteres dentro do campo da hereditariedade.

Filognese - Origem e evoluo das espcies, desde as formas mais elementares de vida at ao aparecimento de seres mais complexos, como o caso do ser humano.

Funo vicariante capacidade que as zonas cerebrais possuem de exercer as funes que competiam a determina rea lesionada.

Gene dominante - Aquele que produz efeito mesmo que esteja presente em apenas um dos cromossomas do par.

Gene recessivo - Aquele que s produz efeito quando est presente nos dois cromossomas do par.

Gene - Unidades biolgicas elementares que contm informao responsvel pela constituio orgnica do ser vivo.

Gentica - Cincia biolgica que tem por objecto o estudo dos fenmenos e das leis da transmisso hereditria.

Genoma - Conjunto de genes que formam a estrutura de um ser.

Gentipo - Constituio hereditria de um organismo formada por todos os genes existentes nas suas clulas.

Hereditariedade - Conjunto de processos biolgicos que transmisso das caractersticas dos pais sua descendncia.

presidem

Hereditariedade especifica - Transmisso gerao seguinte das caractersticas comuns aos indivduos de uma espcie e que os diferencia de todas as outras espcies.

Hereditariedade individual - Conjunto nico de caractersticas herdadas por um individuo e que o distingue de todos os que integram a sua espcie.

Historia pessoal narrativa organizada pelo individuo, que expressa o modo como v o que passou.

Identidade conjunto de atributos que conferem carcter nico a um ser.

Inato - Caractersticas resultantes do patrimnio gentico de cada pessoa, portanto no determinadas pelo ambiente.

Inconsciente - constitudo por instintos, pulses e desejos inaceitveis no meio social, mas a que a todo o momento exercem presso para se manifestar.

Individuao - Processo de singularidade e autonomia que permite a cada ser humano escapar a padres especficos, comportando -se de formal original.

Individual - Somos seres completamente nicos ignorando os outros na constituio do ser humano.

Influxo nervoso - Energia ou impulsos elctricos que circulam nos neurnios.

Interno - Relao directa com o inato, portanto as caractersticas de um indivduo tem origem principalmente na carga gentica de cada pessoa .

Intuio operao que permite conhecer umobjecto de modo directo e imediato sem recorrer a qualquer mediador cognitivo.

Insight- Compreenso repentina, em geral intuitiva, de suas prprias atitudes e comportamentos, de um problema, de uma situao.

Impulso- Estmulo que possui fora para levar o indivduo a fazer determinada aco. Qualquer estmulo pode vir a ser um impulso, desde que tenha uma intensidade que provoque a aco. O impulso l eva o indivduo a ter determinado comportamento ou a reagir de determinada maneira, at que o estmulo venha a ser reduzido ou eliminado, graas aco provocada.

Latncia - Presena de elementos psquicos esquecidos na esfera subliminar

da conscincia, donde podem ressurgir.

Lentificao - Ritmo de desenvolvimento que possibilita a complexificao a nvel de organizao e funcionamento.

Meio - Condies vindas do exterior ou interior que condicionam a evoluo do organismo.

Mente - o estado da conscincia ou subconscincia que possibilita a expresso da natureza humana baseada em processos psquicos. Mente um conceito bastante utilizado para descrever as funes superiores do crebro humano relacionadas a cognio e comportamento. Particularmente aquelas funes s quais fazem os seres humanos conscientes.

Motivao segundo Bandura, processo de aprendizagem social feita por imitao de comportamentos ou costumes observados em pessoas significativas.
Mudana - Passamos por alteraes ao longo do tempo, o que indica que mudamos ao longo da vida e no nos mantemos sempre a mesma pessoa.

Mutao gentica - Alterao no material gentico de um ser biolgico, que no est relacionada com os seus ascendentes mas que pode ser herdada pelos seus descendentes.

Neotenia Atraso do desenvolvimento do indivduo que faz com que as caractersticas juvenis se mantenham na idade adulta.

Neurnio - Clula especializada do sistema nervoso que recebe e transmite sinais electroqumicos.

Neurotransmissores - Substncia que, sendo libertada pelas terminaes dos neurnios, transmite o impulso nervoso.

Nervos mistos - So os que transportam a informao da periferia para os rgos centrais (crebro e espinal -medula), e destes para os rgos perifricos.

Nervos motores - Vo transportar as impresses dos rgos centrais para os rgos perifricos, ou seja, os msculos e glndulas.

Nervos sensoriais - Transportam as informaes dos rgos sensoriais ate espinal-medula e ao crebro, para a serem processadas.

Ontognese - Desenvolvimento do individuo ao longo da vida, isto , com inicio na formao do embrio e prolongamento at a velhice.

Operao - Aco interiorizada, ou seja, executada interior e simbolicamente pelo pensamento.

Opinio expresso verbal de uma atitude. as posies que damos quando pedem o nosso parecer.

Ovo - Clula que resulta da fecundao do gmeta feminino (vulo) pelo gmeta masculino (espermatozide).

Padres culturais - Formas comportamentais que permitem que o ser humano trace a sua conduta e preveja a conduta dos outros

Pensamentos - Designao gentica de uma sequncia de actos mentais cuja finalidade a resoluo de problemas, a tomada de decises e a representao da realidade.

Percepo - A percepo o processo de descodificar os estmulos que recebemos. Se as necessidades e motivaes de um indivduo, analisadas anteriormente, se concretizam, por vezes, na compra e no consumo, no se deve concluir da que as foras internas do ser humano so suficientes para explicar o seu comportamento.

Personalidade - Organizao constituda por todas as caractersticas

cognitivas, afectivas, volitivas e fsicas de um indivduo.

Plasticidade - Alteraes fisiolgicas dos neurnios, que resultam da aprendizagem e da memria.

Preformismo - Tese segundo a qual o desenvolvimento individual prossegue um rumo predeterminado, em virtude da programao inscrita no cdigo gentico.

Processo mental - Fenmeno interno e subjectivo, inferido a partir dos comportamentos observados.

Psicologia - Disciplina cientifica, definida como a cincia que estuda o comportamento e os processos mentais.

Psicologia ambiental - Parte da psicologia aplicada que estuda a aco do homem sobre o ambiente e do ambiente sobre o homem

Psicologia aplicada - Ramo da psicologia que se centra nos problemas de tipos prticos que esta ligado a outras cincias.

Psicologia clnica - rea da psicologia que se dedica ao diagnostico e restabelecimento de pessoas perturbadas.

Psicologia educacional - Dedica-se ao estudo educativo, do educador e dos processos educativos.

Psicologia social - Estuda a forma como as pessoas interagem numa relao social.

Psicologia do trabalho e organizaes - rea da psicologia ligada aos recursos humanos nas empresas e nas variadas organizaes. Estuda e desenvolve princpios relativos ao aumento da produo.

Psiclogo social - Especialista que estuda o modo como se comportam e agem as pessoas relativamente a um meio/grupo.

Psicoterapia - Forma conjunto de tcnicas terapeutas que implica uma relao com um profissional na qual se partilha e explora a origem dos problemas apresentados pelo paciente.

Psiquiatria - Ramo da medicina que estuda as doenas e perturbaes mentais e a respectiva teraputica .

Recalcamento - Processo normal e essencial ao equilbrio psicolgico e social do individuo, tornando -se prejudicial quando vai para alm de certos limites, o que pode ocasionar, ento, o aparecimento de comportamentos neurticos.

Reversibilidade - Capacidade de regressar mentalmente ao ponto de partida.

Reforo estimulo agradvel que, surgindo em consequncia de um comportamento, aumenta a sua ocorrncia. O mes mo que recompensa.

Represso - Mecanismo de defesa mediante o qual os sentimentos, as

lembranas dolorosas ou os impulsos desacordes com o meio social so mantidos fora do campo da conscincia.

Representao - Estrutura cognitiva que reflecte, no sistema mental, uma parte do universo exterior a esse sistema; aco de tomar o lugar ou de simbolizar alguma coisa. Os processos psicolgicos no so o espelho do mundo externo, mas uma representao dele.

Reteno - operao de conservao da informao na memria.

Saciedade - Plena gratificao de um apetite ou, mais genericamente, de uma

necessidade ou desejo. Estado do organismo quando o objeto necessitado fornecido de modo to completo que o apetite ou desejo se extingue em conseqncia da gratificao obtida. Estado de relativa insensibilidade estimulao que se segue a uma srie de estmulos intimamente relacionados.

Satisfao - Contentamento, prazer que resulta da realizao do que se espera, do que se deseja.

Seleco natural - Eliminao dos seres vivos que no se conseguem adaptar ao meio ambiente. As capacidades adaptativas vo transmitir -se assim as geraes seguintes e permitir a continuidade da espcie.

Sensao - Efeito de uma impresso mental, quase sempre complexa, que s e tem atravs de rgos dos sentidos. Esquematicamente, pode -se dizer que a sensao tem origem num estmulo ou numa excitao, que actua sobre os receptores (retina, pele, etc.) de rgos sensoriais, provocando a impresso; esta levada pelos nervos sensitivos dos centros nervosos (crebro), tendo -se portanto a conduo; e por fim se d a sensao propriamente. Conforme essa teoria da localizao, as sensaes passam a ser "percebidas" quando uma determinada rea sensorial do crebro (terminal nervoso) activada.

Sensibilidade - Capacidade de sentir em geral ou de modo particular; por

exemplo, sensibilidade visual.


Sensvel - Qualidade que caracteriza o objeto capaz de ser apreendido, no

todo ou em parte, pelos sentidos, em virtude de sua intensidade ou situao acima do limiar da percepo.

Significado - Representao semntica de uma palavra, uma frase ou um texto; construo semntica que as pessoas fazem para interpretar o que as rodeia.

Sinapse - Pontos onde as extremidades dos neurnios se encontram e o estimulo passa de neurnio para outro por meio de mediador qumico, os neurotransmissores.

Socializao - Integrao social dos indivduos adquirindo as atitudes, valores e crenas mais relevantes da cultura desse grupo e assumindo -os como seus.

Variao - Alterao no indivduo provocadas pelo meio onde se inserem. So modificaes processadas a nvel do fentipo, no afectando o cdigo gentico.

Vnculo - Conexo entre estmulo e reaco ou, mais genericamente, entre

dois processos psicolgicos de qualquer natureza. Vinculao tendncias dos bebes para permanecerem junto das mes nos primeiros tempos de vida, estabelecendo laos de afecto com ela ou com outro adulto de quem dependam.

Вам также может понравиться